Locutores: ... (...) relacional... não é?? ... que está subjacente no comportamento... e de certa forma... influencia este comportamento. ... na última::... parte... da::s das aulas de::... terça-feira passada tinha muito pouca gente... mas vocês não viram então um texto que eu analisei... de Benjamin Whorf... sobre os hopi. ... --quem estava aqui?? ... então quem me diz alguma coisa?? vamos ajudar os colegas--! ... qual é a diferença entre a forma de pensar dos hopi... e a forma de pensar dos indivíduos que pertencem... a grupos integrados na tradição cultural do ocidente?? ... hã?? ... você já está saltando sobre o aspecto linguístico para chegar nas consequências não é?? ... [mas... ... certo. ... não existe passado presente e futuro. ... agora me diga uma coisa... eles não têm ideia então ninguém se casa por exemplo marca a data do casamento e não se casa porque não tem ideia do futuro?? ... como é a his/ como é a [história?? ... [certo. ... exato. ... aqui o Whorf diz... não há ideia então... de um conTInuum... compreendem?... isto é... alguma coisa que se perde numa perspectiva infinita às nossas costas. ... que é o passado. ... alguma coisa que é um ponto onde nós estamos... certo?? ... e alguma coisa que se dirige... para um horizonte e se perde no fim do horizonte... que nós chamamos de futuro... certo?? ... isto é... como eu disse a vocês... uma das ideias fundamentais no ocidente... é a ideia de viagem. ... a ideia de peregrinação. ... nós podemos aproximar isto então... da literatura religiosa do ocidente. ... ''nossa vida é um via/ é uma viagem pelo vale de lágrimas''. --vocês já não ouviram isso?--? tem alguns católicos que... vão à igreja ao domingo... e ouvem sermões não é?? esta ideia da viagem eu creio que tenha uma importância imensa... em todas as mitologias que influenciaram... i::sto este todo extremamente complexo... que se chama... a civilização ocidental. ... uma das primeiras... obras literárias que se conhece da humanidade... é a epopeia de Gilgamesh... que::... foi escrita em língua assíria se não me engano ou sumeriana eu não sei em que diabo de língua foi escrita. ... e que aliás até hoje se lê com:: agrado. ... em que a::... Gilgamesh tem um amigo que chama-se Enquidu esse amigo... era imortal. ... e ela tinha a simplicidade dos animais. ... de repente ele conhece a mulher e através da mulher... a doença a morte... são lendas... que PREexistiram à elaboração da Bíblia... e tiveram uma influência muito grande sobre a Bíblia. ... daí chega a serpente... ele vai em busca da imortalidade Gilgamesh. ... e a serpente rouba a imortalidade dele a serpente se torna imortal. ... mas enfim... a estrutura da narrativa é uma estrutura de uma viagem... cheia de percalços cheias de aventuras. ... vocês pegam a literatura do Ocidente toda... Odisseia por exemplo... a Eneida né?... há toda esta ideia de viagem. ... isto tem uma influência muito grande eu creio... ... --eu estou chutando aqui um pouco--... ... isto tem um::... uns resquícios desta teoria... nalguns autores... ... mas em suma... eu acho uma coisa muito interessante como sugestão. como hipótese de trabalho. ... a ideia que a viagem os povos do ocidente... que... viveram... em constantes:: andanças::... ... Europa é uma península da Ásia que sofreu todas as invasões possíveis. ... então esta mobilidade deu uma certa ideia de mobilidade social... e de mobilidade no tempo e o espaço... até nós chegarmos às ideias de tempo e espaço... que existem na nossa cultura... e que são o fruto da elaboração milenar do pensamento. ... chegou a uma forma... precisa... por exemplo em relação ao espaço... num homem que se chamava René Descartes... compreendem?? ... mas antes de René Descartes houve um outro que chamava-se Leonardo da Vinci... e que deu a forma final a uma noção pers-pec-ti-va... certo?? ... todos vocês conhecem a Santa Ceia pelo menos. ... para não falar na Gioconda não é?? ... a Gioconda... segundo Claude Valéry... foi o pedaço de tela tecida que mais asneiras ouviu no mundo. ... todo mundo em Paris chega frente à Gioconda... e diz asneiras (né?)? ... mas na Gioconda... mas especialmente na Ceia... há essa... perspectiva. ... vocês aprenderam ainda desenho nas escolas... na minha época... havia as famosas perspectivas de ponto de fuga vocês aprenderam isso nas aulas de desenho?? ... os pontos de fuga... as coisas que vêm do fundo... até nós. ... esta ideia de espaço... não é universal. ... por exemplo... em toda pintura egípcia não havia essa noção de espaço. ... para se representar... o exército do faraó... punha-se a primeira fileira do exército... num plano. ... em seguida... aCIma desta fileira... outra fileira... compreende?? ... e assim por diante... ... na::... plástica nas artes plásticas no Oriente e na China... e no Japão... a perspectiva é diversa. ... é uma perspectiva em que há um primeiro plano mais nítido e um outro plano que é sempre superior ao primeiro. ... hipótese de trabalho que eu acho um pouco infantil... é o fato... dos japoneses e chineses... estarem sempre sentados ou ajoelhados e verem as pessoas numa certa perspectiva. ... não não funciona isso. isto é muito... uma hipótese derivada... de uma psicologia de um reforço de situações que eu acho que não explica toda a questão. ... mas em suma... o que é fundamental é o seguinte. as noções de espaço e de tempo as noções de causalidade... as noções relativas aos problemas fundamentais da existência... que guiam... que põem... direções que dão pautas... à ação dos grupos... são derivadas de conceitos... que... radicam vamos dizer que... saem... se não se se não são totalmente determinados são em grande parte determinados... por... hábitos linguísticos... certo?? ... isto é... voltando aos hopi. ... existe... na mitologia hopi... a ideia fundamental de uma... força atuante central que é o coração do universo. ... desta força central derivam... forças parciais... que animam... tudo o que existe no universo. ... então... não existe nada de inanimado! ... vocês encontram em certos manuais sobretudo manuais brasileiros... que estão quarenta ou cinquenta anos em retardo sobre a... os avanços da ciência... vocês encontram a palavra animismo... ... --já ouviram falar nisso?--? ... é uma concepção falsa! ... porque supôs-se... a princípio nos primeiros contatos entre... muitas vezes missionários exploradores e povos de outra tradição que não a ocidental... que eles atribuíram uma ALma... a objetos e a plantas. ... mas a noção de alma é uma noção complexa... é uma noção que foi... refinada... através... da tradição judaica... ahn da filosofia grega... que foi um dos componentes essenciais... do:: CristiaNISmo compreendem?? ... não há uma atribuição de alma:: a objetos ou a plantas. ... supõe-se que estas plantas... os objetos o mundo inteiro... é animado de certa forças compreendem?? ... forças... éh que se revelam em certo momento. então elas existem em estado latente... compreendem?? ... então há uma espécie de eterno p::resente... que é um presente mitológico. ... o mito... não é um acontecimento do passado. ... o mito é algo que aconteceu... segundo... um esquema narrativo. ... que pode obedecer a variações mas há uma hisTÓria no mito. ... mas::... uma vez que se desenrolou este drama do mito... este drama não tem fim. ... porque ele se repete sempre ele é um presente eterno. ... --isto ficou claro?--? ... isto não é só característico dos hopi... é característico de todo grupo... que::... tenha (um conceito) da existência... baseado em mitos ou seja todo grupo humano praticamente. ... mas alguns... põem ÊNfase... neste eterno presente... em que... há forças... ocultas que de repente se manifestam. ... como diz... ahn Whorf... ''não se pode dizer que as coisas vão acontecer... que elas aconteceram... ou que elas acontecem agora. as coisas sempre... se E-VEN-TU-AM''... (lembram-se disso?)? ... --eu procurei no Pequeno Dicionário... da Língua Portuguesa e não encontrei a palavra eventuar. ... e em inglês é palavra raro eu vi lá termo raro. ... mas ele diz para o hopi... a coisa... não surge à existência porque houve um passado que levou a certas... ah ações determinadas... há um presente... em que as coisas então são:: contemporâneas... e depois o futuro... certo?? ... há... um conjunto... de indícios que é necessário interpretar. ... de onde a importância da magia e da religião. ... e esses indícios mostram que de repente... uma força... num determinado momento... se manifesta. ... Lévi-Strauss em La Pensée Sauvage... diz o seguinte. ... ''por que nós supomos que o nosso modo... de interpretar o mundo... é... o modo verdadeiro?''? ... e ele encontra no pensamento... de certos grupos... ah selvagens... alguma coisa que está mais de acordo... com a física atômica... compreende?? ... porque eu acho eu não não estou de acordo com isto. ... --eu não andei pichando muito Lévi-Strauss para vocês porque senão vocês não conhecem mas eu há anos que eu... me bato contra o Estruturalismo--. ... em todo o caso... neste nível de análise... eu creio que nós podemos utilizarmos desta reflexão. ... para um grande número... de grupos humanos... existem então... forças que surgem... que se manifestam então... ... o verbo entre os hopi... tem... duas categorias. segundo Whorf. ... notem eu não sei... se isto não foi completamente transformado pela linguística moderna... ... na época em que eu estive nos Estados Unidos... Sapir tinha morrido há pouco tempo e esta corrente... Edward Sapir (Benjamin Whorf) ( )... Hayakawa Korzybski... era gente que tinha uma importância muito grande na Linguística. ... isto... antes de Jakobson começar a visitar os Estados Unidos depois o Estruturalismo linguístico dominou. ... acho que a Linguística de um modo... ... mas::... o que eu quero salientar é que... sem entrarmos em hipóteses... porque a hipótese de Whorf... e de ( )... como eu disse a vocês... é a hipótese... que a importância soberana da língua... deriva... talvez de um modo mais claro exis/... no século dezoito existiram... indivíduos que... defenderam esta ideia. ( )... e outros... ... quem deu uma feição mais científica foi... Humboldt. ... a ideia de que... o indivíduo... PEN::sa... por meio de símbolos linguísticos... a estrutura da língua... então dita... a forma do pensamento... o indivíduo vê... o universo... através dos rótulos que a língua coloca sobre o universo... a ação do indivíduo é norteada pela língua. ... há então... uma influência... da língua... que é DEcisiva na formação do pensamento. ... mas... a começar pela própria percepção. ... o indivíduo não percebe. --aí nós estamos no terreno de vocês--... ... quem diz alguma coisa sobre percepção?? ... vocês já tiveram curso sobre percepção?? ... ninguém teve?? ... [segundo ano? ... cadê o segundo ano?? tem alguém do segundo ano?? ... bom... daí em todo caso gestalt vocês sabem o que é?? ... gestalt... teoria da gestalt? ... quem me diz o que é gestalt?? ... ahn?? ... ahn?? ... só o segundo ano?? ... ahn tem tem tem alguns do segundo ano que ficaram né? que... resolveram topar... o curso ou não?? ... ahn... ... ah hoje tem prova?? ... ah mas porque não não não avisaram?? a gente podia fazer mais um dia então... bom... a coisa já está tão atrapalhada que não vale a pena atrapalhar mais né?? ... em suma... vocês todos têm uma ideia geral... do organismo... que é a base... e o conceito-chave para o estudo da Psicologia. ... o organismo... não é... uma máquina... dotada... de::... órgãos de recepção passiva... de estímulos... e que responde a esses estímulos com passavidade. vocês sabem disso. ... o organismo é essencialmente atividade. ... então... a percepção... não se faz... por uma série de sensações que ferem o organismo... todas elas se juntam e dão a percepção. ... a percepção é aTIva! ... a percepção... é o dirigir-se... de certas... possibilidades de dar-se conta do universo que existe no... organismo... para o mundo exterior... a SEleção... daqueles estímulos que têm importância para o organismo. ... vocês compreendem isso?? ... por exemplo... bom... deixe eu dar um exemplo... bom... um exemplo clássico. ... um:: índio::... que foi trazido... de uma reserva... do norte do Canadá... para Ottawa se não me engano. ... uma das cidades canadenses. ... levaram este índio... a ver tudo. pela primeira vez que ele tinha contato com uma cidade... do mundo do Ocidente. ... quer dizer ele passou por aquilo olhando. ... de repente ele parou embasbacado. ... ficou olhando... ... o quê?? ... um indivíduo subindo num poste elétrico... para consertar... fios... e coisa equivalente. ... esse indivíduo tinha um cinturão de couro... não sei se vocês já viram isso nas ruas de São Paulo... não é?? ... tem um cinturão de couro e tem nos calcanhares uma espécie de esporão. ... então... ele finca o esporão no... no::... --eu acho que isso não há mais em São Paulo porque não há mais postes de madeira os postes todos são de cimento não é?? ... [de concreto. ... e... vez em quando... vocês percebem que eu sou um indivíduo de outra geraçã::o já... sou quadrado mesmo né?? ... mas enfim isso também é um::... é um exemplo:: bastante antigo... é de Franz Boas não é?... ... [digamos mil novecentos e vinte--... ... então havia o poste de madeira com esse esporão. ... foi isso que o índio percebeu... vocês compreendem?? ... por quê?? ... na::... cidade de Ottawa... tudo o que existia... era de tal modo novo... que não podia ser relacionado com a experiência anterior desse índio certo?? ... quer dizer imagine que ele visse pela primeira vez a locomotiva... ... aquela coisa imensa que se move. ... com que ele relaciona?? com nada de preciso! ... a máquina... é um universo estranho a ele. ... mas ele viu um indivíduo subindo num poste de uma maneira muito fácil. ora... em toda esta região os índios sobem em certas árvores... por exemplo... certas formas de ácer... de... chama-se... em português chama-se bordo parece... ... é uma planta que dá uma seiva açucarada... da qual se faz uma rapadura que aliás é deliciosa! e um... uma espécie de melado. ... então eles sobem até certa altura da árvore e talham. ... subir numa árvore por meios relativamente simples como seja esporão... de ferro... e uma correia de couro passada na cintura que o indivíduo se apoia na árvore... é qualquer coisa que a experiência anterior do índio permitiu... que ele compreendesse. ele tinha um esquema anterior no qual... os estímulos novos podiam ser enquadrados certo?? ... isto é... para que haja percepção... é necessário antes... que já haja uma organização do campo perceptivo... claro?? ... quer dizer... é preciso... que haja... um certo modo de estruturar este mundo porque senão as coisas não fazem sentido. ... não sei se vocês... ahn conheceram na na época em que eu era estudante nos Estados Unidos havia uma voga muito grande de certas coisas... ... certas piadas. ... o que é isto?? ... alguém me diz?? ... uma ave?? ... quem dá outro palpite?? o que é isto?? ... vamos fazer mais... é assim. ... é uma cantora de ópera italiana vista da caixa do ponto! ... a caixa do ponto... ... quer ver havia uma outra que era uma girafa passando na janela de uma catedral como era?? ... bom mas enfim... há uma série de coisas desta ordem não é?? ... se nós... ... não sei se vocês já tiveram ocasião... de pegar... uma fotografia por exemplo... uma fotografia de jornal... vocês PEgam o jornal correm a notícia... correm os olhos sobre as manchetes... as notícias... de repente há uma fotografia vocês olham... e à primeira vista parece um embaralhado de massas... de repente vocês olham e percebem as coisas. ... já tiveram essa experiência?? ... o:: ( )... no Canadá também ( )... antes de começar... a aplicar os testes de Rorschach com esse grupo... ele começou por mostrar fotografias. eles nunca tinham visto fotografias na vida! ... mas de repente ele dizia ''É ISto''! ... os índios olhavam viam a coisa ficavam LOUcos de alegria! mas gargalhavam de alegria! ... de PERceberem compreendem?? ... é necessário então haver antes... uma noção de que é possível representar... objetos tridimensionais em duas dimensões... para a pessoa aceitar a fotografia... e organizar o campo perceptivo. ... muito bem. ... voltamos à Linguística. ... segundo esta corrente que alguns chamam escola humboldtiana ou escola... ahn Sapir-Whorf ( )... o principal NExo que liga as coisas... no mundo... a principal... maneira... de chamar a atenção para os objetos... é o estímulo linguístico... compreendem?? ... nós não podemos desenvolver isto muito aqui que este curso é introdutório. ... eu quero apenas dizer que... evidentemente... esta orientação... pode comportar exageros... ... eu não acredito... que a língua... tenha um papel... TÃO decisivo... na formação... de toda a estrutura... de percepção cognição da própria personalidade do indivíduo... que nós cairíamos aí numa dificuldade lógica que eu já tinha falado a vocês... nas primeiras aulas que eu dei. ... que é a seguinte... ... se a língua é tão decisiva... na formação da mentalidade... como é possível... passar-se de um universo linguístico a outro?... compreendem?? ... eu falo... uma língua... de derivação indo-europeia. ... possivelmente eu me entendo com um francês... ... eu me entendo com um alemão... com um russo... um italiano... como eu vou me entender com um árabe?? ... em que tem uma outra estrutura linguística completamente diversa. ... ou com um::... o judeu que fala só hebraico... ... quer dizer há línguas semitas que têm uma outra estrutura uma estrutura em que há... ahn... formas vazias triliterais. ... são... sempre consoantes. ... e as vogais são representadas por pontos. ... vocês sabem que ninguém conhece o nome de Deus. ... diz-se... Ia-vé::... Jeová... mas é... o correspondente ao... na nossa no nosso... alfabeto a um i... a um agá e a um vê. ... como se pronuncia isto... há várias tentativas de reconstrução. ... vocês sabem que as línguas... têm estruturas muito diferentes. eu falei... no caraíba... no no caraíba das Antilhas que eu cheguei a conhecer um pouco. ... essas... línguas polissintéticas aglutinantes... em que a palavra desaparece como palavra-palavra... e inclui aquilo que nós chamamos comumente de verbo... inclui... variantes de local... de tempo de privação... ou de adjunção... enfim a palavra é uma frase em si própria. ... lembram-se daquela frase que eu disse né? o... meu amigo Sabago... ''onde está ele? ele esteve procurando o senhor por toda parte''. ... se deveria traduzir... o... estar procurando... DEle... pelo senhor... está em toda parte. ... quer dizer a frase inteirinha eram duas palavras só em caraíba. ... não sei se cheguei a pôr isso na (pedra)... ... não eu dei uma outra coisa. s::em que se pudesse ter previsto antes eu acho né?? ... então... vocês veem... que... existe uma importância muito grande... da estrutura linguística subjacente à ação por quê?? ... porque a língua... designa certos aspectos da natureza... ela articula ações... a língua... organiza... o mundo dos atos humanos significativos. ... mas não se pode dizer... que a língua transmita todo o sentido profundo de uma cultura. ... eu não não vou entrar nesses argumentos é uma coisa que há vinte anos eu vejo discutido eu acho apaixonante... mas... apenas eu coloquei para vocês a questão lógica... lembrem-se disso! ... Equimênedes de Creta dizia ''todos os cretenses são mentirosos''... certo?? ... ele estava dizendo a verdade ou a mentira?? ... quem me diz?? ... a menTIra?? ... mas se ele dizia todos os cretenses são mentirosos ele estava [mentindo. portanto estava dizendo a verdade. ... se ele dizia a verdade mentia e se mentia dizia a verdade... ... como é que nós vamos destrinçar isto... de Creta e Equimênedes e tudo o mais?... compreendem?? ... não se pode construir uma lógica... em que as proposições lógicas... se referem... a SI PRÓprias... comPREENdem?? ... você não pode dizer... eu estou mentindo ou ISto é mentira. ... isto é mentira. ... o quê?? ... isto que eu disse é mentira! ... o quê?? ... isto que eu disse anteriormente é mentira. ( ). ... é uma espécie de dízima periódica compreendem?? ... uma classe lógica tem que ser construída... por critérios estranhos À PRÓpria classe lógica certo?? ... você não pode referir... Equimênedes de Creta cretense... que diz alguma coisa sobre Creta que é decisiva sobre Creta... e que alguém fora de Creta dizia qualquer coisa compreendem?? ... uma classe lógica se constrói com critérios sempre exteriores à própria classe lógica. ... se não... há uma espécie de::... ... isto::... no Oriente há um símbolo clássico... a serpente que morde a própria cauda... se alimenta da cauda cresce... então a boca da serpente vai comendo a própria cauda e a cauda vai crescendo porque ela se alimenta da cauda. então... é um círculo fechado em si mesmo... éh que é um dos::... símbolos que eu conheço... mais interessante sob certas formas... de conhecimento místico. ... mas nós estamos aqui não tratando da mística... mas da ciência. ... então... eu diria o seguinte... ... a língua... articula de fato a ação. ... a língua... designa... pontos do universo para os quais se dirige a ação humana. ... certos casos são muito claros... ... lembram-se do que eu disse também na última vez. ... no que toca o vocabulário. ... o fato de existiram... trinta e seis ou trinta e sete palavras na língua esquimó... para designar... gelo. ... isto é evidente. não precisa... comentar com vocês... ahn que o vocabulário... de um determinado grupo social é determinado por suas atividades. ... depois nós passamos a este plano mais profundo da organização mental coletiva de um grupo... que deriva da estrutura linguística. ... mas... o ponto é o seguinte. ... a língua... tem esse efeito decisivo?? ... meu amigo Joseph (Winters)... uma vez::... teve um argumento... me pareceu na hora de... muito contundente. ... ele estava conversando com um linguista francês. ... e disse o seguinte... ... ''eu acredito que os franceses... estão ainda na fase... do chamado animismo''. ... os franceses acreditam que cadeiras e mesas têm sexo talvez até namorem... (o que) eu não admiro nada dos franceses! ... porque um francês diz... la chaise... e quando se refere... a a cadeira ele diz... elle... portanto esta cadeira... para o francês... é alguma coisa dotada de sexo. ... porque em INglês NÓS que falamos a língua inglesa... nós somos plenamente... racionalistas. ... porque nós temos o gênero neutro... e temos então a cadeira para nós é it! ... é um objeto inanimado! ninguém jamais chamou a cadeira. vejam... aí mesmo há certas coisas curiosas. ... em inglês... a palavra... ship... navio... é rê/ não é sheep... ... --lembram-se disso não lembram?? problema não vamos voltar a isto não--. ... a palavra ship navio... pertence ao sexo feminino. ... por quê?? ... eu creio que a:: língua inglesa é uma língua de marinheiros. ... e... um navio... para o marinheiro não tem a im-personalidade do it. ... é alguma coisa de afetivo e evidentemente vai para o sexo... feminino. ... bom isto me lembra também um exame de alemão que eu fiz na universidade em ( )... em que... alguém foi perguntado sobre... ... isto é clássico! depois eu me ( ). a palavra mädchen... em alemão. ... mädchen... que significa moça... éh... menina... como é diminutivo vai para o gênero neutro em alemão. mas ele diz ''que gênero é esse?''? ... respondeu o candidato... ... ''neutro''. ... ''por que neutro?''? ... ele pensou então disse ''eu acho que as meninas alemãs pertencem ao gênero neutro''... ... o que eu quero dizer com tudo isto... é que existem hábitos linguísticos... mas::... a língua... não encerra... dentro de si... todos os processos do pensamento. ... (por exemplo)... nós vamos entrar na próxima aula na análise de mitos e símbolos. ... parece-me que o pensamento místico transcende... do mundo... que está contido dentro dos significados linguísticos compreende?? toda língua tende... a dar como significado alguma coisa a mais do que está contido... dentro da estrita estrutura linguística. ... isto que dá possibilidade... de se traduzir qualquer coisa de uma língua para outra. ... eu já ouvi... esta afirmação... ... ''não há traduções! ... ninguém traduz nada''. ... na verdade... o que se pode dizer... é que... em cada língua cada palavra tem um sentido especial... ela desperta existe em TORno dela... uma série de significados... claros... e latentes. ... o que se chama conotação e denotação. ... de modo como cada em cada língua essas palavras são um pouco diferentes... cada sentido de uma palavra em cada língua é único. ... ahn se eu digo a uma criança mauzinha por exemplo... não é a mesma coisa que o italiano que diz a uma criança cacivo. ... cacivo significa mau. ... é curioso a transformação linguística que houve. ... mas há um... um halo semântico que chamava-se antigamente isto. ... e que eu esqueci porque eu estou com duas linguistas na sala e eu estou me arriscando num assunto que eu não trato há muitos anos... ... mas então... existe um modo peculiar de conceber a palavra... que é característico de cada língua e não passa à outra compreende?? ... mas a tradução... é uma reconstrução da outra língua. ... mas é capaz de transmitir... o essencial que está num texto da língua a ser traduzida. ... sem isso não seria possível a comunicação entre os homens... certo?? ... então... eu estou supondo o seguinte... ... a língua faz o pensamento?? ... de certa forma... ... vocês vejam em ciências humanas... Psicologia está mais... um pouco mais ligada às ciências biológicas que as outras. ... mas em ciências humanas... uma das coisas terríveis é que... nenhuma afirmação é totalmente errônea. ... é muito uma questão de matizes de precisar bem o sentido. ... que não se possa pensar SEM a linguagem... é uma verdade ou não?? ... eu acredito que não se pode pensar... CLAramente... que não se pode articular o pensamento... sem o uso de categorias gramaticais que levam... de um... PAsso do pensamento a outro. ... mas existem as formas mais obscu::ras de pensar... ... existe o pensamento emergente de um fundo conativo-afetivo... que ainda não atingiu a clareza da cognição. ... eu não estou dizendo nada de místico para vocês. porque eu sei que há isto. ... porque existe em todas as línguas uma coisa que se chama poesia... ... e o que é a poesia?? ... é exatamente... a apreensão... de sentidos NOvos para as palavras... compreendem?? ... poesia e... muitas vezes a prosa. ... num escrito de Eça de Queirós da juventude ele dizia... que::... ''os prados estavam revestidos de uma er::va... tão louça... de uma verde tão moço''... ... um crítico disse... ''os absurdos da pseudo da escola pseudocientífica que saiu de Coimbra... um verde moço moço é um adjetivo que só se pode aplicar a coisas humanas''. ... ora eu acho admirável! eu vejo mais o verde do Eça do que outros verdes românticos... compreendem?? ... ele usou... uma palavra... que designa qualquer coisa de exclusivamente humano... para alguma coisa da natureza... e nos deu então a noção. quer dizer o verde::... loução o verde... ahn::... viçoso e tudo mais eram coisas gastas. ... ele usou a palavra verde de moço. ... quer dizer em toda língua... há... uma parte cristalizada no sistema... e há... a língua que se elabora... que está se fazendo... uma língua que lança mão de recursos expressivos da linguagem... para criar novas aplicações de termos. ... existe... na concepção estruturalista... uma ideia de estrutura linguística que demasiado rígida... para meu gosto... porque... o característico... de todo organismo de todo sistema vivo... é o contínuo devir é a mudança... contínua... ... então... há sempre possibilidade de t::ranscender o esquema linguístico. ... então nós cairíamos nalguma coisa que... que chama a CRIatividade humana. ... vocês compreendem... que se nós admitirmos... que uma estrutura... seja linguística ou seja social... se impõe... aos membros do grupo... e que essa estrutura... cria... cérebros pensantes... com hábitos linguísticos inteiramente estabilizados... à imagem e semelhança da sua própria estrutura... nós estamos negando a História. ... nós estamos negando esta renovação contín/. a língua... se transforma... como a sociedade se transforma. ... o meu maior interesse neste momento da minha carreira... não é a estrutura... e todas as explicações que se podem fundar na estrutura... ... eu estou interessado especialmente... em saber COmo se explica a estrutura! ... a estrutura surgiu num certo momento. ... como?? ... como de uma estrutura sai outra estrutura?? ... e eu creio que há uma... ÊNfase... que dura há muitas décadas... nas Ciências Sociais. ... uma ênfase... posta na estrutura em que... a mudança da estrutura... é concebida como algo de aNÔmalo. uma CRIse e muda a estrutura. ... ora... nós podemos... em Psicologia... em Psicologia... em Sociologia deixe de lado a Linguística... que eu tive alguns cursos há muitos anos... meu último curso formal de Linguística... foi... em mil novecentos e quarenta e oito né?? ... portanto vocês veem isto é pré-histórico não é?? ... então... nestas ciências do comportamento huMAno... nós podemos adotar um outro ponto de vista que é o seguinte... ... o movimento... a transformação são contínuos. ... a transformação a dinâmica não é tanto um problema... certas transformações se cristalizam e entram a fazer parte de estruturas. ... e este é um problema... certo?? ...