Locutores: ... ... Carlos Alberto... você estava dizendo para gente sobre umas representações teatrais... ... daria para você contar alguma coisa assim sobre essas representações que você fez... que tipo de PE::ças e tal?? ... conto sim não tem problema. ... AH não tem segredo. ((risos)) ... ... o negócio é o seguinte... eu participei de um grupo de teatro... formado lá no:: Mackenzie... por alunos::... éh:: alunos e alguns:: professores... dos diversos cursos lá no Mackenzie... ... e:: chegamos a representar... oficialmente três peças. ... uma DE-las::... fo::i O masSAcre de Manuel Rubens... uma peça muito bacana... só que infelizmen::te::... ela fo::i:: proibida... pela Censura FedeRAL... por ser j/ éh:: que:: a julgou como de cunho político. ... então a peça: se bem que não tem NAda que ver com política NOssa não fala nada do nosso povo ela se passa na Venezuela no século... entre o século QUINze e o século dezesSEIS... ou melhor do século quatorze ao século quinze perdoe... não é quinze e dezesseis mesmo [está certo estou antecipando a história. [((risos)) ... ... e:: se bem que:: não tem nada que ver como:: acabei de dizer com:: a nossa vida poLÍtica... ela foi: éh:: retirada... pela Censura Federal. ... e:: não foi na Época foi um pouco depois nós chegamos a fazer umas quatro apresentações. ... aí que a censura começou a dar um pouquinho em cima e agora foi oficialmente proibida. ... depois DESsa PEça... que foi ( )... nós apresentamos uma Outra... numa temporada um pouco maior... não foi foram apresentações foi uma tempoRAda. ... foi O banquete... uma peça de (Lúcia Ma/) Benedetti uma autora nacional por sinal foi a primeira peça que o Ziembinski apresentou em toda a vida dele na carreira dele. ... e::... praticamente PEça mesmo que eu estava realizando era minha PRImeira também eu tive esse privilégio ((risos)). ... (fora) uma pecinha já (um) uhn:: não... tão profunda... quanto o MasSAcre... até um pouco mais l/ bem mai/ um pouco não bem mais LEve... uma coisinha baCA::na e::... ah:: envolvia assim::... ahn:: problemas de faMÍlia de uma faMÍlia... uma família de gente humilde... ... e:: a terceira peça... foi a que eu mais gostei na qual::... (eu::)... sei lá eu me entroSEI realMENte entende? me senti BEM no:: no papel que me foi:: conferido... ... fo::i o Está Lá Fora Um Inspetor de Jota Bê Priestley que inclusive foi apresentado... há pouco tempo atrás pela Rede Globo... que avacaLHOU por sinal com a peça. modernizaram dema::is colocaram coisas que estavam fo::ras... mas completamente fora da do TEma... mudaram o enredo do::... do escritor::... quer dizer avacalharam avacalharam completamente a peça. ... e::... no nosso grupo foi a peça que::... praticamente fez mais sucesso nós ficamos::... praticamente um mês:: em em apresentações pela Comissão Estadual de Teatro no Teatro João (Caetano) aqui em São Paulo... e::... foi o que eu mais gostei. ... fora isso fizemos também um filme não com esse grupo... famoso grupo lá do Mackenzie também mas não um grupo de teatro foi anterior ao teatro nós fizemos um filme... de longa metragem... colorido inclusive na época tudo... mas não com fins éh::... promocionais ou com fim:: visando algum lu::cro:: ou apresentações realmente em cinemas... da da Capital... foi apenas uma::... uma realização NOSsa para:: mais para diversão... um hobby um pouquinho mais CAro que hobbies comuns... ma::s foi puramente por diversão nossa. ... escute me conte uma coisa... essas peças que você representou você e o seu grupo... elas foram apresentadas assim em outras faculda::des:: em outros teatros em teatro você já falou né que já foram... foram representada... mas eu quero saber... ... né onde ela foi represen/ ahn:: faculdade que não éh faculdade na Universidade Mackenzie no auditório... lá no Teatro Rui Barbosa... SÓ lá que as três peças... as três não as duas primeiras O massacre:: e O banquete foram apresentadas lá dentro... TAMBÉM... apesar se bem que foram apresentadas fora (em outros) em outros locais e foram apresentadas lá dentro também. ... agora::... --eu não entendi depois eu vejo-- ((risos)) elas foram apresentadas lá dentro agora::... em outras faculdades não... outras faculdades outras escolas não. ... escuta e como é que suas peças foram aceitas pelo público?? ... vocês tiveram um PÚblico::... uhn:: grande que assistisse essas peças e::... (uhn) como é que elas foram aceitas:: por ele?? ... elas sempre foram bem aceitas não::... não teve nenhum problema de de... de MÁ aceitação por parte do público muito pelo contrá-rio. ... inclusive no:: no ( ) inspetor... que foi onde eu mais me empolguei sei lá que gostei um pouco mais do paPEL... se bem que em qualquer papel... quem faz teatro qualquer papel... que seja conferido ele deve saber interpretar... deve gostar né na peça do:: deve gostar de se entrosar com o personagem. ... mas no ( ) inspetor me entrosei um POUco melhor (porque) eu me senti mais eu... dentro do personagem. ... ma::s quanto à aceitação NUNca nunca tivemos um problema de de má aceitação muito pelo contrário... talvez porque:: esses três temas:... ah das peças que eu:: apresentei tenham sido::... talvez escolhidos com um CArinho todo especial. ... ( ) nós éramos um grupo amaDOR então tínhamos que escolher algo bom para apresenTAR... porque uma feita que:: quando é teatro profissioNAL... é uma coisa... teatro amador é outra. teatro profissional se apresenta um abacaxi às vezes o abacaxi faz sucesso... o teatro amador já ENtra... na hora que abre levanta o PAno... já está com aquela difamação é teatro amador... então o pessoal já está esperando manCAda... dos artistas e:: uma coisa de baixa qualidade. então você precisa apresentar o MÁximo... para que o povo POssa realmente sentir porque todo mundo está lá com o intuito de de:: de criticar... e:: coisa que às vezes no teatro profissional o camarada não vai para criticar ele vai apenas para ressaltar para elogiAR o artista trabalhando bem ou mal ele vai para elogiar... certo?? certo. ... ... e como é que surgiu essa ideia de vocês... fazerem teatro e:: de quem vocês tiveram mais apoio... para poder realizar essas peças?? ... de quem nós tivemos mais apoio? de ninguém... mas:: de ninguém MESmo. ... inclusive:: apesar da peça ta/ estar sendo apresentada pela Comissão Estadual de Teatro com apoio dela... FInanceiros nós não tivemos apoio nenhum... com exceção de POUquíssima coisa que nos foi conferida pela:: Prefeitura de São Paulo. ... o então prefeito era o:: Brigadeiro Faria Lima saudoso não?... foi a única coisa:: e assim mesmo foi MUIto pouco viu? mas muito pouco mesmo que eles nos deram. ... aTÉ o aluguel do teatro nós pagamos com os recursos da da:: do dinheiro dos ingressos que nós estávamos arrecadando. ... mas como nós nós não visávamos lucro neNHUM... aquilo tudo era apenas para::... o próprio grupo de teAtro para poderem ser feitas as outras apresentaÇÕES... a coisa::... quer dizer não tivemos nenhum PROblema mais SÉrio. ... ma::s aPOio mesmo de ninguém... inclusive foi uma mágoa muito grande que o Mackenzie não dá apoio para ninguém para NAda lá dentro. ... ele gosta de de receber os elogios... quando uma coisa dá certo... então aparece todo mundo... principalmente naquela época era:: a famosa Esther de Figueiredo Ferraz que era reitora... então ela::... aproveitava os FRUtos quando davam bons resultados. mas ajuda::r... para que os frutos fossem::... coLHIdos::... ajuda não se tinha nenhuma MUIto pelo contrário... se tinha empeCIlhos de TOda e qualquer espécie. ... qual o melhor tipo de público aqui para se representar uma peça teatral?... o tipo de público assim que nais aCEIta e por quê?? ... o público infantil ((risos)) no teatro infantil... porque::... f/ como eu falei para vô/ tinha falado para vocês... quando nós estávamos conversando antes... o:: público infanti::l você::... tem aquela FAixa de idade mais::... mais concreta entende?? ... então... a mentalidade de criANça é sempre a mesma... desde que ela seja realmente criança. ... agora adulto não... então adulto o camarada pode ser adulto desde dezoito anos de iDAde... se bem que às vezes até um pouco antes ((risos)) no mais normal né?... até:: oitenta cem cento e cinquenta anos se o camarada atingir quer dizer... então você é muito mais fácil agradar a criANça... que você SAbe ( ) a quem você está dirigindo a COIsa... do que um adulto... entende? porque adulto conforme a idade ele tem uma opinião. ... e:: tem outra coisa né? fazer uma peça para criança você ver rostinhos bonitinhos simpáticos olhando para você::... e dando risa::da só você você ver um:: ouvir uma gargalhada duma criANça... numa plateia você está::... (você::) não precisa fazer nada não precisa ganhar nada... pode ser criticado por todo mundo... uma criança que deu risada é que ela gostou da peça você se sente feliz acabou. ... vocês:: que:: o gru/ o grupo o seu grupo né? que representou... essas essas peças teaTRAis... ... quais u/ ah:: eram todos do seu do seu curso mesmo ou outros estudantes de outros cursos participaram dessas peças teatrais?? ... a princípio eram todos do meu curso... do meu curso nem tanto... da minha área ((risos)). agora::... mais para o fim depois da:: apresentação da primeira peça nós tivemos adeptos de:: várias outras... faixas da escola. ... então... ti::/ tivemos desde::... ahn:: garotos que estavam fazendo o::... o... curso norMAL... alguns estudantes do:: curso científico até::... adeptos da Faculdade de Direito da:: pessoal da Engenharia... (éh) da Arquitetura... de todos os cursos exCEto a Filosofia que ninguém se interessou. ... e:: você gosta mais de represenTAR ou de assistir... teatro?? ... não resta dúvida de representar... acho que teAtro é uma coisa que TODO MUNdo ou mais cedo ou mais tarde na vida devia de fazer. ... é uma coisa que dá::... não sei o::... o camarada... pode enfrentar a todas as situações da vida mas::... com maior naturalidade sabe?... e:: com maior preparo. ... porque o teatro é um::... é uma escola exceLENte para você se adaptar a::... às condi/ às diversas condições humanas. ... então você no teatro é TUdo... você é você mesmo?... você é o personagem e quanto mais em personagens você interpreta... maiores éh::... tipos maiores GÊneros de vida você vai:: conseguir enfocar para sua PRÓpria vida... entende?? ... então o negócio você:: se sente... se bem:: ( ) depois do:: primeiro CHOque:: o choque iniciAL você enfrentar pela primeira vez uma plateia... você se sente quando você consegue enfrentar essa plateia... a mesma coisa que um caçador quando::... consegue domar um:: um domador perdão... consegue domar um leão... é mesma coisa. (então) você se sente::... um pouquinho realizado naquê/ naquele momento entende?... e::... e dá uma FORma::... u:: uma forma de vida:: u:: uma forma de você VER a vida aliás... por um outro PRISma:: de outros ângulos uma coisa::: é:: fabuloso o teatro é fabuloso TOdo mundo devia de fazer um pouquinho para... sei lá... para viver melhor. ... e::... com o pessoal do grupo... vô/ vocês se davam bem entre você::s ou:: houve algum problema?? ... olha como todo grupo de qualquer coisa... o pessoal se dá bem... e sempre tem os probleminhas. ... então TInha os estrelos... as estrelas ((risos))... e:: os que são::... ao meu ver os cabeças-dura... da coisa se bem que:: HOje... éh:: muitos::... éh:: muitas dessas pesSOas... éh::... mudaram de vida completamente... não::... acabaram uns acabaram abandonando estudos:: e se realizaram profissionalmente por por no teatro. ... uhn uhn. ... então tem muitos colegas nossos do:: do antigo Totem que era o nome do grupo de teAtro... que hoje:: fazem parte de:: do elenco de estações de televisão. ... tem duas colegas:: e um colega... principalmente este... que está::... pode se dizer::... quase que realizado nesse campo. ... conta uma coisa... na sua opinião... o que é uma boa peça de teatro?? ... não é só minha opinião... é a opinião de muita gente eu creio é aquela que aTINge diretamente... ao público que a está assistindo. ... não tenho... mais nada ((risos)) de diferente nesse campo... é isso aí é aquela que atinge REalmente ao público. ... e o que que precisa uma PEça para ela REalmente atingir o público?? ... aí depende... então precisa se ver a q/ a que faixa do público... que nós vamos endereçar a PEça... quem será nossa plateia. ... o primeiro ponto... não adianta nada você apresentar uma peça::... policiAL... (com as) crianças assistirem... as crianças não vão compreender:: com raríssimas exceções não vão entender o conteúdo da peça. ... uma:: peça de:: de:: de cunho:: vamos supor::... mais psicológico... você não pode apresentar a:: adolescentes... entende? se bem que alguns iam entender ma::s tem outros que::... já são mais preguiçosos mentalmente que não vão entender. ... então:: você tem que ver (para) a primeira coisa a se:: saber é a:: a que faixa... éh:: de público se vai:: apresentar aquela peça. ... depois disso... depende da interpretação da cada um e da vontade do trabalho. ... e:: você acha que o teatro atualmente é bem aceito?... para que tipo de público caso ele seja?? ... olha o negócio é o seguinte teAtro... é e não é bem acei-to... depende. ... éh::... por exemplo... tem peças... que são autênticas PORcarias... éh:: lixos do do:: do teatro de todo mundo são apresentados aqui fazem sucesso e agradam... outras ao contrário fazem um sucesso... eNORme em tudo quanto é capital da::... da EuROpa::... ah:: ah:: faz sucesso na AMÉrica... em tudo quanto é canto do mundo e chega aqui no Brasil... não agrada ou então::... sei lá éh::: depende do público da das pessoas que estão assistindo. ... você acha que isso se deve à (mentalidade) do povo... ou à cultura?? ... é o que eu fai/... o que eu falei... agó/ aqui na gravação não eu falei:: fora da gravação para vocês... o que::... o brasileiro tem um mal muito grande ele gosta de imiTAR... a TOdo mundo... todo povo o brasileiro tem TANta coisa bacana para SER imitado ele faz questão de imitar. ... então vamos supor um:: um espetáculo como Hair como:: Jesus Cristo Superstar... éh::... tem muita gente que vai assistir e não gosta deTESta. ... detesta mas:: SA:i do teatro falando bem da PEça... porque (ele ia falar) ''poxa (se eu)... se eu vou contar para todo mundo que eu não gostei... vão me chamar de ignorante''... porque no mundo inteiro fez sucesso todo mundo vai assistir todo mundo entende todo mundo gosta então vou dizer que gosto também que entendi que eu acho maravilhoso que eu acho espetacular. uhum. ... ... então é um erro muito grande... mas muito grande mesmo. ... porque você vê... como:: o caso daquele filme que::... passou a Bela da Tarde. ... éh::... na época de apresentação do FILme... você chegava para uma pessoa você falava ''você entendeu:: o o:: você assistiu o filme e gostou?'' ''ah gostei poxa quem é que não gostou do filme?... NOssa pelo amor de Deus claro que gostei todo mundo gosta... ah todo mundo gosta'' ''mas você entendeu? o filme é difícil de entender você entendeu?'' ''ah entendi... queria significar:: abacaxi o filme''... ''ah abacaxi'' quer dizer você entendeu? éh:: o:: o significado do filme era um abacaxi era um abacaxi... muito bem... vamos falar com outra pessoa. ... um quarteirão mais adiante você cruza com outro cidadão... chega para ele ''você assistiu a Bela da Tarde?'' ''assisti'' ''você gostou do filme?'' ''a::dorei'' ''mas você entendeu o filme?'' ''ah entendi entendi... queria dizer que ela gostava de PÊssego''... ''ué... quer dizer você tem certeza'' ''absoLUta quem é que não entendeu? todo mundo está dizendo que ela gostava de pêssego que ela gostava de PÊssego. ... mais adiante você encontrava um outro que incluía melancia no filme outro salsicha outro linguiça... ... quer dizer ninguém tinha entendido nada... mas todo mundo se fazia de entendido... queria se fazer de entendido. acho que nem o diretor nem o produtor do filme entenderam o filme fizeram o negócio por fazer... e:: todo mundo se dizia entendido e ninguém estava entendendo nada é o mal do brasileiro. ... então às vezes uma coisa que:: uma PORcaria duma PEça um espetáculo... que é um LIxo:: da Broadway de qualquer outra parte do MUNdo... apresentado aqui todo mundo todo mundo diz que é bacana que faz sucesso. ... você pode ver... primeira coisa uma::... uma loja de:: uma:: firma de confecções masculinas ou feminina... ... quando LANça um produto novo ou qualquer outra coisa qualquer produto é lançado no mercado a propaganda diz o quê?... trouxemos dos Estados Unidos e da Europa... as mulheres francesas usam... Lux o sabonete usado por:: nove entre dez estrelas do cinema... aí todo mundo usa porque todo mundo quer ser a estrela de cinema... e todo mundo usa porque:: o:: francês usa porque o americano usa... então éh:: principalmente o americano usa né? ((risos))? ... no seu entender o que é imprescindível para uma:: peça de teatro obter sucesso?? ... o que eu falei é atinGIR diretamente ao... o PÚblico... a:: ao qual ela foi destinada. ... então:: uma peça infanTIL... deve ser apresentada a um público infanTIL. ... uma peça séria deve ser apresentada a um público adulto a um público culto... senão ela não vai fazer sucesso nenhum. ... não mas você acha que o papel do aTOR é mais importante o cenário o que que você acha que é::?? ... tudo é importante... no teatro... mas o PRINcipal... em se falando DE TEAtro... é a interpretação do artista. ... não adiantam::... infinitos recursos técnicos... se eles não são bem aproveitados pelo artista. ... eu:: já vi muita peça de teatro... em que:: a técnica deu muita mancada... fez cair CHUva em hora que devia aparecer sol... deu tiro quando o camarada puxou fa::ca e nem por isso o espetáculo perdeu... o seu conteúdo... porque o artista SOUbe aproveitar... aquela cena... então SOUbe::... valorizar o::... cobrir a mancada... da parte técnica. ... eu mesmo uma vez que fiz teatro... um:: uma mancá/ uma falta de atenção do contrarREgra que esqueceu de tocar a:: uma campainha na hora que:: que deVIA... eu fui obrigado a entrar com uma frase ''eu acho que ouvi a campainha'' porque ( ) a campainha devia ter tocado aquele momento. ... e com (for/) com essa frase que eu falei ''eu acho que eu ouvi uma campainha tocá/: a campainha toCAR''... o contrarregra acordou e tocou a campainha realmente quer dizer salvei aquele pedaço da peça. ... então todo artista deve sabe::r... ah:: o conteúdo da da da PEça o que vai acontê/ e (deve) conhecer bem a peça... e:: com seu talento não estou queren::do... com:: isso dizer que sou um grande artista porque quando eu fui artista longe disso fui o pior possível. ... ma::s acho que o camarada deve::... quer dizer valoriZAR... o espetáculo... que está do qual está participando. então acho que o ponto CHAve:: o:: fundamental na numa apresentação de teatro é o artista... sem dúvida nenhuma... NO teatro. ... que você acha que é importante... para uma boa representação teatral... com exceÇÃO da participação do artista ou melhor da BOA participação do artista?? ( ) (bem)... ... ... quero saber o seguinte o que que você acha que é importan-te... para o para realização de uma peça... teatral né? lógico... com exceção da participação do artista?? ... existe algum recurso... para se chamar a atenção do PÚblico... ah::... a não ser a participação do artista ou a BOA apresentação do artista?... algum recurso?? ... em matéria de recurso técnico::?? ... tudo (o) recurso... mesmo assim de:: no que diz respeito a esTI::lo e:: por aí afora... ... é eu acho que::... o principal... em uma peça em um espetácu-lo não só de teatro... pode ser um programa de televiSÃO... éh:: espé/ por que novela de televisão faz sucesso? porque ela tem personagens que:: enFOcam:: o:: o a:: a vida reAL. ... são personagens que:: você olhando na rua você vai enconTRAR... com exceção do:: mocinho e da mocinha né?? ... você nunca vai encontrar pela rua uma Regina Duarte (você nunca) vai encontrar Tarcísio Meira... porque eles fantasiam muito. ... ma::s:: o principal no espetáculo é que ele::... que o que o:: a plateia consiga se:: entrosar na peça consiga se aCHAR DENtro do conteúdo dentro do contexto DA PEÇA... entende?... isso é o principal. ... certo mas assim na parte de apresentação... com exceÇÃO da participação dos artistas... ... bom TUdo ajuda... excluindo a:: a apresentação do:: a:: parte do arTISta que é o essenciAL tudo ajuda. ... um bom cenário ajuda sem dúvida... aliAdo à qualidade do artista... um:: bom recurso técnico uma:: boa sonoplastia uma boa acústica num teatro também é um fator preponderando. ... não adianta nada um teatro enorme que não tenha acústica e o:: o camarada ficar beRRANdo lá na frente éh:: sou isso sou aquilo pá pá pá e:: o camarada lá no fundo na na última fileira não estar ouvindo nada. ... uhum. ... então ajuda também. ... Carlos Alberto voltando a:: falar nas peças que você:: da das peças que você participou... ONde elas foram representa::das assim:: em que tea::tros... em que loca::is::?... foi só em São Paulo ou::... vocês foram para o interior?? ... eu em particular viajei pouco... mas o teatro viajou:: um bocadinho. ... o:: a primeira peça... O massacre ela não teve tanta sorte porque ela foi apresentada aqui em São Paulo e parece que em Santo André... se bem que:: dessa apre/ ah:: dessa apresentação em Santo André eu não participei também. ... mas:: as outras PEças... tanto O banquete como O:: ( ) inspetor... foram apresentadas::... em São Caetano Santo André::... se eu não me engano parece que foi em Jundiaí também... eles excursionaram bastante (foram) para o interior né?? ... éh:: em:: Santos também e e::... o:: mais longe se foi foi para:: Campo Grande... em Mato Grosso... (onde houve) uma festa parece que era aniversário da ciDAde... associada à inauguração::... ... (hum) agora há pouco ainda me recorDAva... à inauguração de estação de tê vê loca::l uma coisa assim... inclusive a peça foi... éh transmitida PEla estação de televisão fazendo parte do... éh:: da organização DAS FEStas... do roteiro da apresentação das FEStas da de aniversário da cidade. ... você acha que as éh:: a::s peças... que vocês (representaram) fora de São Paulo... me conta uma coisa elas foram melhor aceita pelo público pauLISta... ou pelo pelo público do interior:?? ... Olha... o:: paulista é frio é gelado... mas é gelado mesmo... e::... ele va::i... ele tem um pouquinho também de gozador sabe?? ... uhum. ... então o camarada VAI no espetáculo vai no cinema se se POde ver... o ca/ o FILme não está atraindo muito a atenção ele (que) vai procurar alguma coisa para fazer. ... ou ele vai pegar uma gilete do bolso e arrancar um pedacinho da almofada para levar para namorada de lemBRANça... ... ou ele vai pegar uma caneta e escrever o nome na:: na parte de trás ou pegar um papelzinho:: ou:: o amendoim que está meio duro que ele não consegue comer e atirar na cabeça do pessoal... ... ((risos)) ... agora::... FOra de São Paulo... não só no interior de São Paulo como em outros esTAdos... EU não tive eu não particiPEI dessas viagens (quando) eu falei... ma::s a não ser para São Caetano do Sul o resto ((risos)) eu não participei. ... mas:: pelo que os meus colegas me contaram tudo mais a:: a receptividade do público é:: é fora de fora do comum... é bem melhor. éh::... o o:: o indivíduo artista se sente:: artista entre aspas... SE sente:: éh muito mais à vonTAde... mais queRIdo da plateia... do que:: aqui em São Paulo. ... hum. ... e FOra de São Paulo eles representavam essas peças onde? em esCO::las em clu::be?? ... algumas foram apresentadas em esCO::las::... em colé::gios particuLA::res... e:: em Campo Grande foi no teatro da cidade não me recordo o nome sei que foi num teatro DA cidade mesmo não sei se:: é teatro municipal não conheço lá... não sei sei que:: foi num teatro profissional mesmo. ... agora aqui em São Paulo elas foram apresentadas... as dua/:: essas duas primeiras:: que eu:: participei O banquete e O:: massacre foram apresentadas... no Teatro Rui Barbosa Universidade Mackenzie... e tamBÉM em outros teatros fora de São Paulo... pertencentes a outras escolas::... ... (Azevedo::) o Teatro João Caetano PRINcipalmente no João Caetano... que ficou uma boa temporada... éh:: apresentando pela:: sendo apresentada pela Comissão de TeAtro... éh Comissão Estadual de Teatro e pela Prefeitura de São Paulo... durante:: foi um pouco mais de um mês. ... esCUta e como é que vocês faziam para divulgar essas peças para que o público tomasse conhecimento e viesse assistir?? ... com exceção do ( ) InspeTOR que nós colocamos propaganda em jorNAL... e::... em cartazes::... em:: esco::las:: em faculda::des em restau-ran::tes... ah esses cartazes tradicionais de teatro... e tive-mos:: o:: algum apoio... da Folha de São Paulo... ... e:: da::... Jovem PAN naquela época tinha um programa chamá/ hum parece que Ginkana da madrugada não me recordo... não me recordo também::... INgratamente não me recordo do apresentador do programa que era o produtor também... éh:: José Carlos RoMEU se eu não me engano era o nome dele. ... ele nos deu muito apoio fazendo promoção propaganda da da nossa PEça inclusive fez uma entrevista no programa dele uma noite com::... parte do::... da:: da:: equipe da da pre/ dos artistas::... e da equipe da:: da peça. ... conta uma coisa... que tipo de peça assim... quer dizer o esTIlo da peça... que você acha que é mais aceito pelo público?? ... quer dizer o::... o que o que precisa existir numa peça de teAtro... para ela:: atingir realmente a massa?? ... o que eu falei... para atingir realmente o público... ela precisa ter eh:: enfocar e realiDAde da vida. ... então:: é aquela peça que o camarada vai assistir e assistir e:: ele se enTROsa... no personagem... então ele se iguala. ... ele vê o João trabaLHAR... e:: ele:: o Joa/ a vida do João é quase igual:: à vida dele... ahn:: ah ele vê a Maria trabalhar e a esposa dele se sente... enquadrada NO personagem Maria entende?? ... então é isso::... que precisa o teatro fundamentalmente para:: o::... para atingir diretaMENte ao:: ao público... às massas como você falou. uhum. ... ... agora::... em São PAUlo... muito ao contrário do que::: se PENsam... os:: espetáculos musicais fazem um sucesso tremendo... devido à propaganda puramente propaganda. ... e:: aquele negócio... foi apresentado em tal lugar fez suCESso... foi apresentado na:: na FRANça fez sucesso foi apresentado na Itália fez suCESso no Japão fez sucesso aqui tem que fazer também... então TOdo mundo vai assistir. ... e o camarada pode NÃO gostar da peça mas ele sai com um sorriso até as orelhas a boca aberta até as orelhas mordendo a pontinha da orelha... sorrindo dizendo que gostou que entendeu o espetáculo e que achou magnífico... porque todo mundo acha e ele talvez por medo... hum:: de:: de falar que não gostou e passar por ignorante ele fala que gostou também... mas não é nada disso. uhum. ... ... agora:: o que faz realmente suCESso e o que é uma coisa::... muito bacana:: de:: se ver no teAtro... --principalmente ao meu ver né? isso para mim pode ser que as outras pessoas tenham opiniões (variáveis) todo mundo tem direito de ter opinião diferente--... é:: o espetáculo:: gênero::... partindo um pouquinho para o policial e um pouquinho para:: comicidade. ... prova é A ratoeira da Agatha Christie ficou TANto tempo em cartaz em São Paulo... e não foi só em São Paulo que ela fez sucesso... ela fez sucesso:: em Londres não sei... parece que ficou QUAtro anos em cartaz... ininterruptamente fazendo sucesso... quatro anos ou mais não me recordo ao certo. ... e:: você pode ver... nós apresentamos O ( ) Inspetor era um pouco um misto de policiAL... com:: um pouquinho de cunho:: psicológico na PEça... se bem que:: quem não::... prestasse muita atenção ia achar que era sobrenatural mas não era era um::... pouquinho psicológico a coisa... de sobrenatural não tinha nada. ... então... ah::... eu acho que é ESSE o GÊnero que realmente atrai que realmente faz sucesso porque todos os espetáculos... que partem para esse campo fazem sucesso em São Paulo. ... ou então:: os monólogos... de:: artistas famosos... eh principalmente os monólogos humorísticos como:: os espetáculos do:: uh::... uh Chico Aní::sio... do:: Juca CHA::ves:: eh:: Ari ToLE::do... José de Vascon-celos e outros que sempre faz sucesso... com algumas:: RAras exceções às vezes a peça não agrada tanto. ... mas:: normalmente... éh::... esse::... esses indivíduos esses humoristas fazem muito sucesso com (todos) seus moNÓlogos teatrais. ... uhum. ... agora::... tudo é válido né?... muita coisa::... que:: foge a qualquer... como:: a peça de Gianfrancesco Guarnieri Um grito parado no ar... está fazendo muito sucesso... não sei parece que ainda está em cartaz creio que não tenha saído ainda. ... está fazendo muito sucesso... e::... é uma coisa:: completamente NOva... que foge a... TOdo gênero de teAtro. ... foge... a... TODO e qualquer gênero de de de teatro que se possa per/ que se possa imaginar... e ela atinge diretamente a todas as camadas do povo... desde uma prostituta a um motorista de praça pa/... terminando no professor universitário... entende? então ela atinge diREtamente a todas as camadas. então... está aí a prova do sucesso dela... como ela atinge a TOdos... ela agrada a todos. ... você já havia dito para gente... que::... o cenário às vezes não é muito importante... que muitas peças de teatro são muito bem aCEItas... sendo que elas não foram não têm cenário certo?? ... então eu gostaria de saber o seguinte você lembra de alguma peça que tenha feito bastante sucesso... que tenha atinGIdo realmente a ma/ a massa... e que não tenha cenário? e se você lembrar daria para você dizer para a gente?? ... recentemente... Chico Anísio tinha um espetáculo em São Paulo... ele:: se apresentava soZInho... a não ser com o conjunto musical e alguns recursos de:: slides sendo projetados na:: na parede no finzinho da peça... coisa que durou:: cinco ou dez minutos no máximo. ... fora isso cenário não existia nenhum... e a peça fez muito sucesso mas daí aí ainda existiam recursos técnicos. ... agora um um exemplo óbvio... de:: que cenário é secundário e a interpretação dos artistas é o princiPAL... é uma peça que:: eu assisti outro dia não está:: em temporada em São Paulo... foi apresentada pelo Teatro Popular do SEsi... eu assisti:: de surpresa ia passando em frente ao Teatro MuniciPAL vi que estava anunciada a peça entrei. ... inclusive pensei que tinha que pagar ingresso e::... fiquei contente não tinha era (grátis) ((risos)). ((risos)) ... ... o Teatro Municipal estava completamente loTAdo... e não é pelo fato de ter sido GRÁtis... de não ter sido cobrado ingresso para todo aquele PÚblico... que a peça faria sucesso porque se o público não gostasse teria saído antes de terminar... ou:: no:: intervalo de um ato para outro ou então não teria batido palma no fim... e no final da peça todo mundo aplaudiu de PÉ. ... uma peça do Molière... foi adapTA::da... evidentemente... para atingir a::... um um PÚblico... não tão CULto... éh talvez né? não sei... e::... fez um sucesso tremendo e não não não:: possuía cenário nenhum recursos técnicos nenhum nada nada nada a não ser os artistas trabalhando... e uma roupagem exTREmamente simples... que eles apresentavam extremamen-te simples realmente... e:: fez um sucesso enorme. ... ma::s (você) deve lembrar um pouquinho... voltando para::... (no)... no TEMpo... que:: séculos e séculos atrás o teatro fazia suCESso... atingia totalmente as MASsas... em Roma na Grécia... e:: não existia cenário nenhum. ... os artistas interpretavam em cima de blocos de pedra e:: faziam sucesso. ... quer dizer o cenário é PUramente secundário o PRINcipal E a interpretação é o valor DO artista só isso. ... mas isso para qualquer mentalidade de PÚblico... ou você acha que só um pessoal:: que tenha um nível cultural assim mais elevado?? ... para qualquer mentalidade de público... desde o:: do:: nível cultural mais baixo ao mais elevado. ... existem grupos de teAtro... como o grupo:: o Teatro Popular do Sesi eles excursionam por cidades do interior... levando peças em carrocerias de caminhão... sem cenário nenhum sem recurso nenhum às vezes um PEqueno holofote iluminando::... ahn:: ou às vezes uma lâmpada pendurada iluminando o palco só isso mais nada às vezes sem microfone sem:: sistemas de som sem acústica sem nada... puramente na voz na na voz né no no BERro do arTISta ((risos))... que consegue no BErro colocar o timbre de voz necessário para apresentação do espetáculo e:: na qualidade do seu talento só isso. uhum. ... ... e q/... e quanto ao teatro atual qual a sua opinião? você acha que o teatro evolui::u? como é que está?? ... evoluir evoluiu... evoluiu muito... o teAtro principalmente no Brasil. ... ma::s ainda falta muita coisa... tem muita coisa a desejar. ... primeiro primeiro passo esses pouquíssimos teatros principalmente em São Paulo mas pouQUÍ::ssimos mesmo em São Paulo é considerada um::... uma das cidades que no Brasil que que existe maior número de teatro São Paulo e Rio. ... agora vocês veem conforme::... sendo menor o número de teAtros... será menor o número de espeTÁculos... menor a concorrência e:: o dinheiro mais curto... e consequentemente o público menor e o preço dos ingressos tem que ser maior ainda. [então::... o público não consegue::... uma f/ uma determinada faixa de público não consegue ir a um teatro... ele... tem muito mais dinheiro para ir a um ciNEma... que com com dois contos e:: dois cruzeiros e cinquenta centavos ele:: paga uma meia entrada que normalmente ele o:: o cidadão tem uma carteirinha de:: estudante falsificada... quase todo brasileiro tem... e PAga meia entrada no cinema então para isso ele tem dinheiro agora:: para pagar trinta quarenta contos o ingresso de teatro a coisa já é mais difícil. [certo. ... uhum. ... ... então você acha que:: a maior assistência assim ao ci/ é ao cinema... é por é por causa desse fator... ou se deve a algum outro fator?? ... completamente é o fato::r o::... o fator dinheiro aí é:: o o:: é o fator preponderante. ... uhum. ... o camarada tem recursos para ir a um cinema... qualquer UM... até um mendigo ele POde ir a um cinema. ... e:: da feriazinha do dia dele das esmolinhas do dia ele tira cinco contos PAga o ingresso inteiro em qualquer cinema de bairro e entra... ninguém vai barrar ninguém vai proibi-lo de entrar de jeito nenhum... ele pagou ingresso ele tem dinheiro ele entra. ... agora no teatro já não... teatro para o camarada juntar o dinheirinho para:: para o ingresso é meio pesado. ... e:: às vezes não é:: questão do:: do do indivíduo ter:: éh::... não ter cultura:: elevada para o::... que não gosta não não vai a um teatro... não é isso... às vezes em estudan::te um rapaz que paga seus estudos com sacrifício ele não POde ter dinheiro nunca para ir ao teatro... e principalmente porque o rapaz namora tem a namorada então você já imaginou. ... o camarada para ir no teatro ele vai gastar... põe aí uns vinte cruzeiros dez vinte cruzeiros de TÁxi para ir ou de condução que seja que reduza esse preço... uns sessenta cruzeiros para o ingresso de teatro... para assistir um espetáculo... e às vezes não é TÃO bom... não é uma coisa tão boa que:: que ::venha a valer a PEna o dinheiro que ele gastou. hum. ... ... agora o cinema não todo mundo tem dinheiro para ir a um cinema todo mundo POde ir a um cinema e criticar e discutir e:: comentar com todo mundo... o teatro já é mais difícil. (hum). ... ... e você a/ o que que você acha que é mais divulgado o cinema ou o teatro?? ... o ciNEma exatamente por esse fator... indiscutivelmente o cinema... e INFElizmente o cinema. ... por que infelizmente?? ... porque eu acho que o teatro é uma forma de expressão:: éh:: que::... muito:: muito mais natural muito mais esponTÂneo o artista se dedica muito mais o trabalho do artista é MUIto maior... no:: no teAtro do que o cinema. ... no cinema se:: o artista tem que fazer um papel de velho... a maquiagem enCObre o artista perfeitamente... e se ele não tem a voz adequada para ele representar aquê/ aquele papel... um o/ um outro artista faz a sua dublagem na hora da dublagem do filme. ... o teatro não... no teatro o camarada tem que ser se o papel dele é:: o::... Dom Pedro Primeiro... então ele tem que interpretar Dom Pedro Primeiro do primeiro dia de apresentação da peça ao último se a peça fica em cartaz um Ano... são trezentos e sessenta e cinco dias que ele vai interpretar Dom Pedro Primeiro ele vai SER Dom Pedro Primeiro. ... no cinema não... no cinema o camarada às vezes nem ensaia nem ensaio se tem... como eu SEI... que:: as nossas estações de televisão e o NOsso cinema o cinema brasileiro por questões de eCOnomia... eles não ensaiam as cenas. ... a::s posições vão sendo dadas pelo produtor... pelo produtor:: do:: do ci/ do do filme:: do::... da gravação do programa de televiSÃO... e:: dada aquelas posições os artistas vão::... PRaticamente vomiTAN::do aquelas falas que eles pegá/ aprenderam uma noite antes. ... então o artista vai fazer uma gravação num dia éh:: na segunda-feira às oito horas da manhã... no domingo às dez da noite ele recebe o roteiro e o::... o script da peça. ... então:: dificilmente ele va::i ter o:: o texto comPLEtamente decorado na sua na sua mente de forma nenhuma é praticamente impossível... mas impossível mesmo. ... então o diretor vai dando as posições onde ele vai fica::r o:: se a::: a câmara vai afastar vai vai se aproximar um pouco mais... entende?. então tem mil e um recursos que no teatro ele não tem. ... no teatro ele tem que caprichar na:: no timbre de voz... ele tem que saber... éh::... ele tem que educar a sua voz primeiramente... tem que saber o texto da peça tem que compreender o personagem para ele saber interpretar e TER uma boa interpretação... e no cinema e na televisão já não... de acordo com isso que eu acabei de explicar. uhum. ... ... certo. ... Carlos Alberto você já falou para a gente das peças das quais você participou. ... agora você podia falar alguma coisa sobre o:: filme que você falou que fez::... falar sobre o enre::do os loca::is que vocês filma::ram... ... o filme foi uma::... como eu falei para vocês uma diversão:: um hobby um pouquinho mais elevado... só isso. foi anterior à:: existência do grupo de teatro... e:: todo mundo era PRAticamente tudo moLEque quando estávamos fazendo o filme. ... e se bem que saiu algo:: muito melhor que MUIto filme que tem por aí. ... uhum. ... ma::s nós não ti/ tivemos interesse nenhum em apresentá-lo ahn:: em nenhum cinema foi apresentado num cinema... de propriedade do:: pai de uma:: colega nossa apenas para nós assistirmos nós mesmos e familiares mais ninguém... e:: às custas de muito... depois de muito custo... deixando muito a desejar também. ... mas foi mais pela diversão de faZER o filme... éh:: de nos divertirmos inclusive muitas PARtes do filme nós perdemos... po::r falta de recursos na hora de:: de ser feita::... a::... como se diz... me falta o:: o nome a::... a revelaÇÃO do filme. ... então muitos trechos chegaram a::... EStragar... dado o:: prazo muito grande que ficou para ser revelado o filme... então chegou a estraGAR aí uns:: muitos trechos nos fomos obrigados a cancelar a perder... e trechos que:: talvez tenham dado muito::... éh:: muita dor de cabeça para ser filmado. mas foi uma coisa muito BAcana... nós filmamos em cenários para:: TOtalmente naturais... éh:: tiu/ se o que tinha que ser feito num hoTEL foi filmado num hoTEL o que tinha que ser feito num TREM foi feito num TREM o que tinha que ser feito num ônibus ( )... urbano foi feito num ônibus urBAno... numa rua de São PAUlo foi feito numa rua de São PAUlo... tudo isso SEM os recursos que o cinema profissional tem. ... porque o cinema profissional chega éh:: requer um alvará na Prefeitura... e:: requer um policiamento especial cerca tudo com cordas vai e filma... fazem aquela cena TRANquilamente. nós não tínhamos NAda disso... se nós precisávamos da ajuda de um policial precisávamos pedir para ele na hora na rua procurar o policial e pedir ''por favor o senhor nos ajuda nos dá uma mãozinha que nós estamos fazendo um filme não sei o quê''... e dada a boa vontade que TOdo brasileiro gosta de ser artista paulista PRINcipalmente... então todo mundo dava uma mãozinha para a gente. ... e::... quer dizer tinha teve cenas muito engraçadas... ... por exemplo uma hora deu um tuMULto no aeroporto... porque nós precisávamos de um ônibus urbano para faze::r uma das cenas do FILme... e::... pedimos começamos a pê/ éh a pegar pessoas da RU::a... que estavam ali no momento para participarem da cena dentro de um ônibus que nós havíamos conseguido da empresa. ... e todo mundo queria participar daquele jeito o ônibus ia ficar MAIS que superlotado porque todo mundo queria aparecer ((risos)) [e o pior não é isso o pior é que todo mundo queria aparecer na janelinha fazendo tchau e alô papai e alô mamãe e o que era pior ainda né?? [(é). ... ... ((risos)) ... então tem esses problemas que nós tínhamos a enfrentar que o cinema profissional não tinha. mas valeu porque:: foi uma diversão fora do comum um negócio muito bacana muito gostoso de fazer... e se eu tivesse oportunidade faria inclusive novamente. ... escuta pelo jeito você gosta bastante dessa área né? de tea::tro cine::ma né?? ... mais ou menos ((risos)). escuta... e:: rádio televisão assim você tem alguma coisa para contar para a gente?... se você GOS::ta... se você assi::ste?... ... ... gosto... eu não sei dar partida no meu carro... às vezes eu ligo o RÁdio... ANtes... de:: de ligar o motor. ... então eu adoro música. ... eu:: se eu pudesse estar CAda momento da minha vida se eu::... com uma música no ouVIdo acho que eu viveria muito melhor. ... mas acho que não sou só eu não (acho que) TOdo mundo. ... então eu gosto muito de:: de RÁdio... boas estações boa música evidentemente. ... éh:: não vou ligar o rádio para ouvir um programa de CRI::mes que tenham acontecido no dia anterio::r éh:: t/ éh:: dramatizados para o rádio... e:: ou melhor RÁdio dramatizado né? pelo menos por assim dizer. ... e a mesma coisa com televiSÃO... eu esCOlho muito bem... meus programas... tanto de:: de rádio como televisão escolho a estação... de de RÁdio como escolho meu programa de televisão. ... se bem que no rádio é mais fácil escolher alguma coisa boa do que na televisão que se TEM noventa por cento de porcaria ((risos)). ((risos)) ... ... escuta e QUAIS os tipos de programa que mais te atraem hu-morí::sticos nove::la fi::lme?? ... desenho animado [((risos)) dos BONS desenhos animados. [((risos))! ... ... Disneylândia quando passa um bom filme e um bom desenho do Pato Donald quem é que não gosta? não existe. ... se o camarada não gosta de um desenho ele precisa visitar um psiquia::tra alguma coisa que não está bom ele está doente ele tem alguma coisa... que não há quem não gosta a pessoa pode dizer ''eu NÃO GOSTO de ver desenho na televisão ou no cinema''... mas no momento em que ele senta ele vê o Tom e o Jerry fazendo uma macaquice ele vê o Pato Donald brigando com o Tico e com o Teco o Mickey Mouse e o Pateta fazendo atrapalhada... ele tem que dar risada se ele não ri ele é doente mas é doente MESmo [não tem jeito. [uhum. ... ... escuta... a que que você acha que deve a gran/... a grande assistência à televisão?... essa massificação... todo mundo assistindo televisão:: e:: tanta gente deixando de sair... e conhecer coisas novas programas novos inclusive de partes culturais asSIM para se deter somente à televisão? a que que você acha que deve isso?? ... primeiro fator financeiro... televisão não custa nada a não ser alguns centavos de força no fim do mês na conta da (Light)... a não ser televisão colorida que o aparelho custa caro [((risos))... ma::s no mais é muito mais barato muito mais fácil. [((risos)). ... ... outra coisa que influencia... parece que São Pedro está de mal... com o paulista... então TOdo fim de semana chove. ... o cidadão não adianta quer ir a um clube e não pode quer ir fazer uma viagem:: não pode... principalmente que:: em se falando de viagem:: existem outros problemas piores. é um MEdo... de um bandido de um desgraça::do acabar com a vida da família dele num desastre numa estrada... ou:: ele mesmo talvez... ou:: a RAiva do congestionamento eu principalmente não/ deTEsto ir para SANtos... por vários problemas eu:: não suPORto a:: a Via Anchieta na hora da volta. ... eu acho que me canso muito mais dirigindo três ou quatro horas de anda para anda para na estrada com aquele MEdo de levar uma batida atrás:: de uma batida de lado da cerração que vai vir:: da chuva que vai caIR... do que eu fica::r sem sair de casa o sábado e domingo ficar em CAsa tranquilo acho que na segunda-feira estou muito mais descansado do que enfrentando uma estrada nessas condições... então esse é um outro fator. uhum. ... ... outra coisa o indivíduo SAI... fazer o quê em São Paulo?... não tem muita coisa. ... existem boates existem restaurantes... mas no fim:: a::quela coisa vira vira vira e cai sempre na mesma rotina. ... então::... temos o quê? temos UM centro de diversões em São Paulo o Playcenter. ... ma::s como eu já falei chove hoje chove amanhã chove hoje chove amanhã o camarada vai uma vez vai duas vezes... acabou ele já conhece tudo já viu tudo não tem o que fazer... não tem mais o que fazer aquele/ aquele local morreu para ele. ... outra coisa que ele vai fazer vamos pegar um teatro um cinema os teatros são poucos... em questão de:: um mês o camarada pode assistir todas as peças em exibição em São Paulo e essas peças ficam em exibição quatro cinco meses... éh:: em média... então o indivíduo não tem ahn:: não vai assistir duas duas três vezes o mesmo espetáculo não tem condições. ... um cinema... antigamente ele comprava ingresso para assistir o cinema e... e tinha direito a uma poltrona para sentar... hoje a gente tem direito ÀS VEZES de um lugar no CHÃO para sentar e olha lá hein? e olha lá se o o:: as empresas exibidoras acham que o camará/:: as empresas proprietárias de cinema acham que o camarada tem por obrigação sentar onde eles bem entendem. ... se tem lugar no lustre o:: o lanterninha vem e acha que o camarada tem obrigação de sentar não vê se é uma senhora se é uma gestante se é uma criança o que que é... ''tem lugar no lustre o senhor faça o favor o senhor sente lá o senhor não fique aqui o senhor está atrapalhando a passagem o senhor trepe e sente no lustre''. é isso aí é uma falta de consideração muito gran-de... por parte das empresas proprietárias de cinemas... também em São Paulo. ... e outra coisa São Paulo está:: cada dia pior... é TRÂNsito... é problema em uma rua esburacada é uma dificuldade com estacionamento quer dizer não tem. ... então do que que sobrou?... sobrou ficar em casa receber uns amigos fazer uma visita fazer um pasSEio... ou então... ficar vendo televisão que é o mais normal. ...