Locutores: então nós gostaríamos que o senhor falasse os tipos de instrumentos musicais... finalidade... bom a principal divisão dos instrumentos musicais nós temos instrumentos musicais de cordas de sopros e de percussão. instrumentos musicais de cordas nós poderíamos citar o violino a viola o contrabaixo e o violoncelo. os instrumentos de sopro os principais são clarinetes as flautas os oboés os as requintas os trombones pistões fagotes e dentre os instrumentos de percussão sã os principais são os tímpanos. existem a divisão nos instrumentos de sopro e ainda nos ins instrumentos de palhetas tem os instrumentos de bocal. os instrumentos de palheta são o oboé e as clarinetas e ainda os fagotes os instrumentos de bocal são os trombones e os pistões. e tem ainda também as trompas que são instrumentos de bocal. essa é a principal divisão e espécies de instrumentos usados nas chamadas orquestras sinfônicas. e o que (você quis dizer) com ( ) instrumentos de palheta? é por causa do tipo de instrumento quer dizer o boé e a clarinetas elas têm na ponta no bocal um instrumento uma palheta que é onde se produz o som. ao passo que nos instrumentos de bocal como o pistão trombone as trompas elas têm uma forma fixa que chama-se é forma de bocal. senhor estava falando aí de violão certo e quais são os instrumentos assim que são muito parecidos com o violão? bom instrumentos parecidos com violão já fogem ao âmbito vamos dizer de uma orquestra sinfônica seria a guitarra tem uma forma também de guitarra e tem o cavaquinho tem o bandolim e tem o banjo. são instrumentos assemelhados com o violão certo? certo e outros assim fisicamente parecidos? com quem? com o violão. com o violão ainda? seria. é. bom o o mais parecido é a guitarra. uhum. é o mais parecido com o violão. inclusive um instrumento clássico que teve como um dos precursores o famoso professor segóvia. a guitarra é o instrumento mais se assemelha ao violão. tanto na no tamanho como na disposição da das cordas. certo. agora por exemplo o assim numa música mais mais clássica assim quais os instrumentos que seriam que formariam? bom numa tipo de música clássica poderia ser executada vamos dizer num duo um dueto de piano e violino ou então pela própria orquestra sinfônica onde entram as cordas e os metais compondo os instrumentos de sopro. numa orquestra sinfônica nos teríamos a ala dos violinos as violas os violoncelos e os contrabaixos compondo os instrumentos de cordas. e depois os instrumentos de sopro as palhetas compondo os clarinetes os oboés e os fagotes. e nos instrumentos ainda de sopros temos as flautas os trombones os pistões as trompas e os de percussão que são os tímpanos. há apenas um tipo de flauta ou ou há divisão? ah existem vários tipos de de flautas mas eu honestamente eu não estaria autorizado a descrever os tipos de flauta. mas existem vários tipos. aham (não tem problema). e passando para a ala assim mais jovem? aí existem os instrumentos modernos são essas guitarras elétricas não? existe guitarra havaiana existe hoje também contrabaixo elétrico quer dizer quase todos os instrumentos da chamada música moderna hoje são eletrônicos. ainda ajudados pelo órgão elétrico que hoje é um instrumento de muito recurso que praticamente substitui quase que uma orquestra. (muito fácil). com tranquilidade um baile quase que usando só um órgão ele é eletrônico com todos os seus recursos que imita praticamente todos os instrumentos musicais. como exemplo o o organista andré andré pinazzi que faz bailes só com seu órgão. hum. e aqueles instrumentos que são mais de que são mais que são mais para usar assim com as mãos? bom aí tem o bongô tem o atabaque são os principais. também são usados mais em conjuntos populares né para fazer o ritmo. uhum. agora por exemplo numa escola de samba a gente vê uns instrumentos bastante ( )... ai são instrumentos todos de percussão para exatamente manterem o ritmo da música né? então na escola de samba eles usam a caixa usam o bumbo ou também chamado surdo usam o bongô e às vezes também usam instrumento triângulo o são os principais da escola de samba. instrumentos destinados tão somente a manter o ritmo e a cadência da própria escola. e o pandeiro ainda também muito usado. certo. eles também parece que tem uma que é uma espécie assim como um brinquedo de criança que tem um cabo não sei se ainda é usado né... aquilo é um instrumento não é muito usado em hoje em dia não é muito usado em escola de samba é o chocalho né? é... não é muito usado não. instrumento de pouco recurso. mas parece que elas tem um que o som se assemelha. a cuíca. é lembrou bem esse instrumento é a cuíca esse dá muito realce na escola de samba. e poderia descrever como é que é esse instrumento? ela não tem assim nada de de excepcional ela é o formato dum duma pequena caixa com a pele e por dentro tem um espécie de uma mola que que acionada ela dá aquele aquele emite aquele ruído que caracteriza a cuíca. agora eh podemos voltar para a música clássica e lembrando assim os tempos da de bach por exemplo os ins o instrumento que era muito usado era de inclusive de salão quer dizer era costume na ocasião assim se reunir em salões que instrumento quer dizer? é nessa época o instrumento mais usado praticamente era o primitivo instrumento na forma de piano era o cravo né que era usado e que posteriormente com o passar dos tempos surgiu então uma forma mais aperfeiçoada que é hoje o piano. uhum. praticamente era o único instrumento depois surgiram outros como o violino a viola e foram surgindo os instrumentos musicais. e poderia dizer para a gente qual foi o instrumento assim de corda inicial? terá sido o cravo? de corda? de corda foi o violino. foi o violino? (violino). o primeiro instrumento de corda que surgiu foi o violino. e como é que é um violino? o violino é constituído duma caixa acústica de madeira com quatro cordas tem a parte onde se assentam as cordas é chamado espelho ele é afinado através de quatro peças que corresponde uma a cada corda que chamam-se cravelhas é sobreposto a um cavalete que fica em direção à caixa acústica e separando essa caixa acústica existe uma pequena peça denominada a alma do violino. essa peça tem fundamental importância porque o deslocamento dela de um milímetro por exemplo dá uma diferença muito acentuada no som do violino podendo até acarretar a desafinação das cordas. e no na face no no vértice inferior do violino há uma pequena peça que também segura a as quatro cordas denominada rabicho e compondo o conjunto há também um ar com o qual e executando-se as peças musicais que dizer o arco sobreposto às cordas emite então os sons. em síntese é o instrumento violino. agora digamos que numa peça tocada pela orquestra sinfônica que papel desempenha cada instrumento ou o conjunto dos instrumentos? bom aí é relativo. num numa peça num concerto por exemplo pode existir existir um instrumento que é o solista pode ser um violino pode um violoncelo pode ser até um instrumento de sopro e evidentemente que conjunto na medida do possível procurará de acordo com a partitura acompanhar um instrumento solista. devendo sempre cada músico ter a consciência que um solista é um instrumento próprio destinado àquele fim e o conjunto deverá só se preocupar em acompanhar não sobressair ao próprio concertista. e aquele agrupamento assim a aquelas alas de vários instrumentos ela geralmente é fixa ou? é as orquestras distribuem segundo um padrão. ao lado do maestro tanto o direito como o esquerdo são colocados violinos que são distribuídos em duas classes são chamados primeiros violinos e a outra classe são os segundos violinos. logo a frente do maestro devem ficar situados os violoncelos e as violas instrumentos de madeira muito parecido também com os violinos depois numa parte mais do fundo ficam então colocados os instrumentos de sopro classificados segundo a a distribuição que já fizemos referência anteriormente. e no fundo de todo o conjunto então são colocados os instrumentos de percussão que podem ter além dos tímpanos as caixas e os bumbos. conforme a peça musical. não há diferença entre por exemplo os primeiros violinos e os segundos? a diferença é mais uma questão de tradição. às vezes a princípio poder-se éh poder-se-ia pensar que os primeiros violinos executam sempre a parte mais difícil da música. mas nem sempre isso aí ocorre. há peças em que o papel dos segundos violinos é muito mais difícil mais preponderante até que dos primeiros violinos mas é uma divisão clássica que vem desde os primórdios da música clássica e das primeiras orquestras em separar-se os primeiros violinos dos segundos violinos. destacando-se nos primeiros violinos a figura do violino spalla que o que é o músico que senta na primeira estante do lado direito e seu companheiro de esquerda é o chamado violino concertino. a figura do spalla é muito importante porque ele vem a ser o substituto imediato do maestro no impedimento do maestro a figura imediata para reger a orquestra é o spalla é esse primeiro violino que se coloca à direita. nos segundos violino também há um spalla que é por assim dizer o líder do grupo dos segundos violinos. uhum. e qual é a denominação assim não sei se tem uma denominação especial para aqueles aqueles cantores que há por exemplo num num concerto? não sei se há num concerto. bom aí seria a figura do coral quer dizer as vezes há concertos que são realizados com coro e orquestra. então o agrupamento daquelas vozes às vezes é um coral misto composto por vozes femininas e masculinas formam um coral. e há músicas há várias músicas que se prestam a execução por coro e orquestra. essas vozes se dividem também as vozes masculinas são compostas pelos baixo barítonos e tenores e as femininas pelos contraltos meio sopranos e sopranos. esse conjunto de essas vozes então formam um coral. e eles cantam em uníssono? eles cantam em uníssono mas em é obedecida a graduação das vozes. e que critério ( ) para acompanhar o a orquestra? bom aí existem também as partituras para o coro aí existe um maestro especializado em corais que de acordo com a partitura original da orquestra ele faz a parte para o coro. então eles também obedecem a uma uma escala e sobre a qual são colocados os trechos ou ou as vozes. agora a partitura que o senhor falou para o coral e na da orquestra diferem muito de instrumento para instrumento? ah difere. a partitura é é diferente. a a harmonização é diferente. a harmonização da orquestra é uma a harmonização do coro é outra. e e de instrumentos em particular? também difere porque há instrumentos que obedecem por exemplo a esc escrita numa clave musical e há instrumentos que obedecem a escrita em outra clave musical. poderia dar um exemplo? de acordo com o recurso de de cada instrumento. os instrumentos de de sopro por exemplo utilizam-se geralmente das claves de dó. assinaladas na primeira segunda terceira e quarta linha da pentagrama musical. já os instrumentos de cordas em sua grande maioria obedecem a escala com a clave de sol assinalada na segunda linha. é o caso dos violinos violas violoncelos e contrabaixos. essa é em síntese a diferença. ( ) então obriga por exemplo um violinista terá que ler a a parte dele a música na clave de sol. ao passo que por exemplo um um clarine clarinetista já teria a mesma música escrita numa outra classe e se dado a ele a parte da clave de sol por uma falta de da da parte dele no momento então ele teria que fazer o que se chama da da transposição. ele teria que pegar por exemplo a clave de sol e transpor para um instrumento dele (tão) lendo as vezes uma quinta nota acima do que está escrito para o violinista e isto ás vezes ocorre pode extraviar uma partitura do do clarinetista no momento da execução no no momento do concerto e ele ter que se socorrer numa parte da mesma música de um violinista o que vai obrigá-lo a fazer uma transposição quer dizer não é aquilo que ele normalmente ele tocaria. então ele tem que pegar a parte do violino transpor e ir lendo a medida que as notas aparecerem uma quinta uma sétima acima do que 'tá escrito. isso evidentemente só músicos com muito recurso e com muito conhecimento musical poderiam chegar a fazer. são os próprios instrumentistas são os músicos eles mesmos que adaptam? e teriam que fazer a adaptação no momento seria quase que uma improvisação. ( ) ah eu não (gosto) disso. hum. agora que tipo de música que seria é que exigiria isso? bom a rigor qualquer música desde que não tivesse a parte apropriada para o para um instrumentista e dado a ele uma parte de outro instrumento ele teria que no momento fazer essa transposição. a rigor qualquer tipo de música. uhum. e nos lugares assim onde são adaptada (mais ou menos)? é os concertos sinfônicos normalmente são executados em teatros. em são paulo existe o teatro municipal que é o mais conhecido onde se exibem as grandes orquestras e há uma orquestra própria que é da municipalidade que é a orquestra sinfônica municipal. mas nada impede que até em colégios sejam feitas exibições em orquestras sinfônicas ás vezes até em teatros de igreja são levados ao público a realização de alguns concertos mas os mais apropriados são os teá os teatros pó próprios para para esse fim. agora é parece que não mas excelência ( ) no teatro municipal ou não? é um local mais apropriado por questões inclusive de acústica também quer dizer um teatro já construído para esse fim né? com todos os recursos possíveis. agora há inconvenientes em se dar uma apresentação ao ar livre? inconveniente não há. apenas que requer muito silêncio dos dos presentes porque evidentemente não terá assim recursos de acústica no local por ser um concerto ao ar livre e evidentemente que qualquer perturbação pode atrapalhar a a execução. ou trazer até aborrecimentos ao próprio maestro que terá que além da de preocupar-se com com os seus que está regendo preocupar-se também com o barulho que momentaneamente atrapalhar. uhum. agora é uma apresentação que atualmente é de um público bastante restrito e é cantado para o consumo ou não há uma inclinação é uma espécie de história que? e aí é o problema da da opera. como é que o quê que é encenar ópera? é a opera geralmente é baseada num num drama quer dizer num é seria um drama acompanhado com com a orquestra então a medida que o que os seus personagens vão fazendo a encenação então procura-se adaptar uma música própria àqueles atos. em são paulo inclusive anualmente é realizado uma temporada de opereta que é levada a efeito no teatro municipal de são paulo. esse ano mesmo já está programado para os meses de outubro e novembro uma companhia de operetas. o senhor falou aí agora em operetas e ópera qual é a diferença? é ah a diferença é apenas de de denominação entendeu opereta quer dizer chama seria um uma ópera mais curta. então essa seria praticamente a distinção principal entre ópera e opereta. opereta seria uma ópera um pouquinho mais curta. de menos duração. e substancialmente não haveria diferença. mas é ela é sempre trágica ou não? não nem sempre é trágica depende do do enredo depende da... éh então seria uma peça de teatro então... não seria bem uma peça de teatro seria uma peça mais adaptada à a própria ópera mas normalmente ela encerra um texto dramático. normalmente. e não sendo dramático ela vai ter denominação diferente ou não? não seria ópera também. desde que adaptada como ópera. uhum. é agora e longe daqui do brasil assim no oriente existem as (mesmas tradições) às vezes? hum. é eu não tenho assim muito conhecimento dos instrumentos musicais do oriente mas por algumas gravações que eu já ouvi a gente percebe que há instrumentos diferentes. eles se utilizam também dos nossos instrumentos mas há instrumentos de criatividade própria deles né? e o que que diferencia assim quanto ao som? é seria de acordo com a construção do dum instrumento daria um outro um um a um outro tipo de de de som né uma outra sonoridade. às vezes mais aguda às vezes mais mais grave de acordo com a constituição e própria construção do instrumento musical. o senhor saberia dizer assim alguns nomes desses instrumentos lá do? por nomes não conheço. esses instrumentos do oriente por nome eu não conheço. o senhor nunca viu nenhuma apresentação? não. conheço através de gravações só. agora eu estava lembrando de de da década de quarenta mais ou menos se eu não me engano e era muito em moda aqueles quando os homens usavam palitinha então se reuniam na pracinha pública... é aí já entra no terreno da da música popular que agora parece que estão querendo cultivá-la nova novamente inclusive para isso houve a reconstituição lá do do jardim da luz né na semana passada a chamada música de seresta né? sim. são os seresteiros quer dizer são cantores aí da velha guarda que nessa época se reuniam com um grupo de amigos para fazer música popular à noite então ficou célebre as chamadas serestas né? que é seresta? a seresta é uma reunião de amigos fazendo música popular durante a a madrugada. ((risos)) são os chamados seresteiros não é que faziam as músicas de madrugada mas música popular né? um violão um cavaquinho... seria o mesmo tipo de música por exemplo que que a pouco tempo usava para fazer para a namorada sei lá? é tinha esse aspecto também é o sujeito para conquistar a namorada ele ia debaixo da janela de madrugada e tocava o seu violãozinho e fazia uma seresta para namorada e de vez em quando levava uma bordoadas também do pai da da moça. ((risos)) lembra alguma coisa? eu acho que não (de) música... então nós gostaríamos que o senhor falasse assim por exemplo se existiria alguma orquestra sinfônica é um diretamente ligado à universidade. é em são paulo nós temos uma orquestra universitária de concertos essa orquestra ela foi fundada em mil novecentos e quarenta e cinco tendo como um de seus fundadores um professor de medicina legal agora aposentado professor hilário veiga de carvalho. teve como seu primeiro maestro o conhecido regente leon kanievzky que hoje já se encontra também aposentado ela realiza os seus ensaios desde essa época de fundação teatro da medicina da universidade de são paulo ela esteve paralisada por aproximadamente uns dois anos isso ocorreu quando o maestro leon kanievzky se aposentou. posteriormente um grupo de músicos que dela já fazia parte convidaram então um regente amador doutor sérgio veiga de carvalho que foi incumbido pela direção da faculdade de medicina de reorganizar a orquestra universitária. ela temo nome de universitária porquê ela foi fundada na universidade de são paulo mais especificamente na faculdade de medicina mas tanto na quela ocasião de fundação como vamos vamos dizer atualmente ela é composta por ex-universitários. uhum. porquê em realidade infelizmente eu acho que é um problema brasileiro no brasil encontram-se poucos músicos amadores que sejam universitários. porquê evidentemente ou por questão de sobrevivência ou por questão de de outras diretrizes o músico quando ele chega a estudar um instrumento normalmente ele tem o objetivo de ser profissional da música então ele concentra o seu raio de atividade na música e normalmente não vai fazer outros cursos ele fica só na música. raramente acontece de um de um músico profissional enveredar posteriormente no correr dos anos por uma universidade. mas em geral o que ocorre é o seguinte. o universitário depois da sua formatura então ele pode enveredar pelo amadorismo e vir a estudar um instrumento. como por exemplo um violino um piano então de regra geral a orquestra vem a ser formada por pessoas ex-universitárias. quer dizer que alguns chegaram durante a universidade a fazer música ou às vezes até mesmo antes. mas na sua grande maioria estudaram depois da da universidade. depois dos bancos acadêmicos é que vieram a estudar algum instrumento e hoje faze fazem parte dessa orquestra universitária que agrupa mais ou menos uns trinta e cinco a quarenta músicos. e também às vezes há necessidade de se arrumar um elemento fora que não seja nem universitário nem ex-universitário dada a dificuldade de um ou outro instrumento. podemos citar por exemplo o instrumento trombone trompa fagote que são instrumentos dificílimos que normalmente pelos problemas já citados são executados por músicos que desde a sua juventude enveredaram pela música e se concentraram tão somente nesse campo e assim nós temos dificuldades hoje em encontrar um músico que execute esses instrumentos e que seja universitário ou ex universitário. essa orquestra universitária de concertos hoje sob a regência do maestro sérgio veiga de carvalho ela ensaia às sextas feiras na faculdade de medicina no seu teatro e de quando em quando ela realiza concertos também alguns desses concertos são levados a efeito no próprio teatro da faculdade de medicina e às vezes ela se exibe fora. como ainda recentemente no dia primeiro de setembro a convite da escola de aperfeiçoamento de oficiais da aeronáutica foi realizado um concerto na base aérea em guarulhos em homenagem a o jubileu de prata dessa escola de oficiais da aeronáutica. e a orquestra lá se exibiu foi magnificamente aplaudida muito bem recepcionada e agora está em termos para dar um concerto proximamente na própria faculdade de medicina o que deverá ocorrer no mês de outubro próximo vindouro. e e quais os instrumentos que tem essa orquestra e mais ou menos quantos elementos teria (assim) em cada um? é a orquestra conta atualmente com aproximadamente uns trinta e cinco músicos podemos dizer que a grande maioria são ex universitários ela é distribuída tendo mais ou menos uns dezoito violinos tem dois violoncelos dois contrabaixos duas violas que formam o grupo dos instrumentos de cordas. no campo dos instrumentos de sopro tem duas flautas dois clarinetes tem um fagote tem dois pistões tem um trombone tem um tímpano e tem ainda um trompista. então dá mais ou menos um grupo de trinta e cinco figuras. uhum. e a disposição deles é mais ou menos a ( )? é o na disposição da orquestra tendo-se também em consideração as dimensões do palco do teatro que não das maiores obedece na medida do possível a distribuição da padrão das orquestras sinfônicas. por um problema de acústica a gente procura acomodar o o pessoal da melhor maneira possível às vezes até necessitando inverter um pouco a distribuição de um ou outro instrumento para adaptá-lo às condições do local. agora uma curiosidade há um limite de de número de instrumentos ou não? é a rigor não há para a formação da orquestra sinfônica não há um limite de músicos. o que deve haver é um mínimo de qualidade entre os músicos. porquê às vezes também o fator quantidade num pode até atrapalhar. o ideal é trabalhar com um grupo de quarenta a sessenta músicos de uma qualidade boa para que no conjunto dê um um mínimo indispensável para a execução das peças. e por exemplo sobre esse número mínimo de membros em geral e em cada instrumento também é assim por exemplo um tem que ter mais porcentagem que o outro tem ou é indiferente? é a rigor ao as cordas devem ter um número maior de instrumentos porque é onde há a quantidade de maior recurso para a execução. porque normalmente as cordas têm guardadas as proporções uma maior facilidade na execução e no alcance da peça do que por exemplo os instrumentos da sopro que alguns deles inclusive têm recursos limitados. então sobressai numa orquestra sinfônica sempre o número de maior de instrumentos de cordas. (que tipo de música vocês executam)? é normalmente o s concertos realizados pela orquestra sinfônica universitária ela tem em vista sempre duas partes uma primeira parte é executada uma uma sinfonia. que abrange quatro movimentos e tem duração conforme a sinfonia vinte minutos meia hora quarenta minutos dependendo da sinfonia. e numa segunda parte são executadas peças clássicas de menor duração e onde se procura também tocar músicas de agrado mais do público. quais seriam? essas de execução assim de curta duração existe vários autores né nacionais e estrangeiros. seriam músicas clássicas (mesmo)? clássicas de assim de um conhecimento geral que mais agrada ao público porque também setenta por cento da plateia é constituída de pessoas normalmente leigas em música clássica. então a sinfonia que é executada na primeira parte do programa geralmente é uma peça um pouco cansativa dada a a duração. e nem sempre de de fácil acesso ao público como música de conhecimento. então na segunda parte do programa é muito corriqueiro e habitual executar as peças mais fáceis e assim de acesso de maior conhecimento do público. (porque) para que também não se torne muito monótono o concerto. esses movimentos que compõem o concerto tem uma denominação cada cada parte? é normalmente a sinfonia ela é sempre dividida em quatro movimentos com exceção da da sinfonia inacabada de schubert e por isso que recebeu o nome de inacabada. o a sinfonia ela divide-se em quatro movimentos sendo o primeiro movimento é um allegro é um andamento mais ou menos rápido um segundo movimento recebe o nome de andante depois o terceiro movimento que é clássico na sinfonia esse que é o minueto uma forma quase que de valsa e um quarto movimento que é o movimento ou é o próprio allegro repetição do allegro ou então é um movimento que se chama presto que é o movimento mais rápido o andamento mais rápido da música clássica. e alg... são os quatro movimentos que compõe uma sinfonia. e algum deles tem maior duração ou são mais ou menos? é relativo dependendo da música. uhum. e algumas tem variação além dessas quatro partes? não porquê são os movimentos mais ou menos clássicos da sinfonia às vezes troca um movimento um andante por um adágio quer dizer é apenas questão de de diferença de andamento propriamente dito. a motivação é sempre a mesma da peça né move o o motivo principal vem sempre desde o primeiro movimento que é o allegro mudam em geral os andamentos. agora nesses movimentos mudam também os os instrumentos solistas ou não? é eventualmente pode mudar sim inclusive na no romance ou no andante que é o segundo movimento sempre sobressai um instrumento solista normalmente é um instrumento de corda. movimentos é o conjunto todo que opera. e num por exemplo um outro tipo de música assim vocês tocam ou não ou basicamente é esse? bom a a espécie é sempre música clássica evidentemente agora. pode variar na segunda parte pode tocar um um gênero de música por exemplo chamado gavotta uma peça de fácil execução e que sobressai muito pode tocar uma uma peça nacional às vezes de até do próprio maestro da orquestra nós já temos executados. executado música dele tem tem várias espécies de música de peças curtas e de muito efeito. e não são sinfonias não são concertos são pecinhas de fácil execução e aí e que agradam o público porque muitas delas chegam ao conhecimento através de gravações através de rádio e às vezes de televisão. vocês fazem apresentações só na na universidade? então como eu citei ainda agora pouco nós também nos e exibimos fora do na faculdade de medicina tudo dependendo de questão de oportunidade nós podemos e já realizamos vários concertos fora do âmbito da universidade de são paulo. tem um elementos elementos por exemplo que que trabalham apenas nisso? nisso o quê? na na música nas orquestras... é tem alguns elementos que em que pesa a qualidade de amadores como já tem idade avançada estão aposentados em outras atividades então hoje quase que se dedicam exclusive à música clássica mas sempre com a qualidade de amadores num auferem nenhuma remuneração na música. e tem alguma algum alguma que se pertença à faculdade e seja por exemplo que não seja amadora? alguma orquestra? éh existem fora da orquestra universitária existem um orquestra por aí que se denominam de orquestra de amadores mas na realidade existem muitos feno nela nelas existem muitos músicos profissionais (quer dizer) formam um misto de amadorismo e profissionalismo. unidas à faculdade (de medicina)? na faculdade existe só a orquestra universitária de concertos. composta só de amadores em sua grande maioria por ex-universitários e numa mai uma base muito mínima de elementos que não são universitário.. nem ex-universitários. uhum. agora se um elemento quiser sozinho fazer uma apresentação ele pode? ele pode sim. como... desde que el reúna qualidades para dar um concerto na qualidade de instrumentista solista ele poderá escolher a música leva ao maestro o maestro em última análise dirá se há possibilidade ou não de execução e desde que haja possibilidade então serão realizados os ensaios do solista então serão realizados os ensaios do solista com a orquestra. e se tirado proveito positivo então será incluído num num con futuro concerto aquele número de de orquestra com coro com solista e orquestra. aquele número de de orquestra com o coro com solista e orquestra. agora e que músicas poderiam ser executadas (por) exemplo? (por exemplo) se fosse um violinista um instrumento de sol poderia est escolher um concerto para violino e orquestra. se fosse um pianista um concerto para pianista e orquestra. e não haveria problema dele independente da orquestra dele ter por exemplo seus alunos tocar sozinho não haveria problema né? dele executar sozinho não haveria problema. não há essa restrição né? não restrição não. desde que ele demonstre qualidades para fazê-lo não haveria inconvenientes. uhum. e como seria essa apresentação? ( ) é aí seria en enquadrado no programa um dos números seria então o concerto para violino e orquestra (em que) evidentemente sobressairia a figura do do solista. bom aí no caso seria um solista agora (nós queríamos sem a orquestra) fosse uma apresentação apenas individual? aí talvez o violino não seria o instrumento hábil para isso então seria de preferência escolher-se então um pianista poderia executar uma peça sozinho no meio ou no início do programa daquele determinado concerto. é. e tem uma denominação especial para isso ( )? não seria um número de piano levado a efeito pelo exec (pelo) executor. certo agora isso seria encaixado no programa agora se fosse uma apresentação de diversas músicas né apenas de (pianistas por exemplo)... apenas de pianistas (por exemplo). aí fugiria um pouco do âmbito da orquestra universitária mas nada impediria que se programasse um concerto só para um instrumentista. então naquele determinado dia então uma pianista um pianista executaria peças pré previamente escolhidas e também denomar éh denominar-se-iam concerto não é pela pianista pelo pianista fulano de tal só que seria isolado por ele aquele programa especialmente por ele. mas... aham. não haveria diferença? não haveria. agora por exemplo numa formação de de pianistas lá é ( ) na festa deles lá de comemoração isso tem alguma denominação especial ou? comemoração? por exemplo na formatura de de pianistas (essas coisas)? sei. seria uma colação de grau. não tem uma ( )? não uma colação de grau e de professores de música. uhum. bacharéis em música. uhum. então uma comemoração a a semelhança de uma formatura um curso superior ou até em curso secundário.