Locutores: bom nós falaremos primeiramente sobre instituições ( ). certo. então vamos começar falando sobre a sua vivência em colégio de freira como é que foi as coisas que você se lembra de dessa vivência principalmente lig na parte ligada a igreja primeiro né? certo. então o que que eu poderia falar para vocês? como eram como era o dia no colégio a de na essa parte ligada a igreja. a igreja. é. bem logo ao entrarmos no colégio nós éramos obrigadas a fazer as orações ajoelhadas na classe de aula e em seguida nós tínhamos quinze minutos de aula de religião. obrigação religiosa durante o dia era praticamente essa. nós tínhamos que rezar antes da do lanche umas coisas assim pequenas. ah as festas religiosas todas comemoradas no colégio. você (pode dizer) algumas delas? ah festa por exemplo de são josé. porque eu fazia ahn estudei num colégio cuja a irmandade é a irmandade de são josé. então dia dezenove de março dia de são josé era comemorado com missa campal ali no pátio do colégio com todas as alunas presentes os pais... e a comunhão não era obrigatória mas era anotada e depois havia uma certa diferença entre as alunas entende? e geralmente depois tinha um lanche. dava para todas as pessoas que frequentava. que compareciam né? tínhamos também fazíamos sempre a páscoa do dos guardas civis. era feita no colégio. (quer dizer) vocês tinham alguma obrigação? em relação a essa... uhn era aí eram assim espontâneo. quem quisesse ajudar então na véspera ( ) a gente chegava a ficar até dez onze horas da noite preparando o lanche para eles após a comunhão pascal. então já eram preparados os pacotes em ( ) pratinhos de papelão já com lanche com pão doce com uma coisa depois embrulhadinho individualmente então eles recebiam após a comunhão pascal um com o copo de café com leite e aquele lanche. e nas festas de de fim de ano sempre também havia a presença de um padre ou do bispo quando elas conseguiam uma pessoa mais importante da igreja também elas buscavam. a capela do colégio que era muito bonita o altar não era todo de de mármore branco e tinha logicamente a imagem de são josé no no centro porque era o padroeiro do do colégio. e... você pode descrever a capela? como é que era? quer dizer fora o altar mor o que que tinha mais... tinha dois altares pequenos laterais e depois na no corpo mesmo da igreja tinha os quadros da da via sacra. uma capela muito pequenininha acho que uhn caberia umas trinta quarenta pessoas no máximo lá na capela. capela bem pequena mesmo e... o que que tinha no corpo da igreja? tinha os bancos... como eram? o genuflexório e a parte onde a gente apoiava a mão tinha também aquela parte embaixo onde se guardava a bolsa ou deixava o livro de missa enquanto se fosse tomar a comunhão e voltava. piso era de granito se não me engano. e nós tínhamos dois pátios no colégio. no pátio maior no pátio externo tinha no centro a imagem de são josé. e na parte interna foi colocada uma imagem de nossa senhora. você disse que tinha essa missa campais né? é. nas grandes festas. você pode dizer para as partes da missa? como que era a missa? num todo... então como é que é como é que estava o padre... como é como é que fazia a comunhão... é isso. sim o padre sempre com aquelas vestes que eu não sei o nome primeiro aquela camisola branca depois aquele pano mais grosso com aqueles galões dourados né? e geralmente a missa era ajudada pelas próprias freiras que f tinham que ficar do lado de fora do altar porque uma mulher não pode estar dentro do altar no momento que se celebra a missa. então elas ficavam daquela parte que divide o altar aquele genuflexório onde a gente se ajoelhava antigamente para tomar a comunhão elas ficavam daquela parte para fora respondendo a missa. então tem o primeiro intróito depois vem a a missa propriamente dita que é a consagração da hóstia e do vinho depois a distribuição da da hóstia aos e encerrando aquela parte final da da missa que é a bênção para todos os os fiéis presentes e tem na na no lá no altar no caso um lugar especial para guardar a hóstia? tem. é o sacrário né? uhn... e fica também no aquele o cáli fica dentro do do sacrário fica o cálice onde é feita a consagração do vinho a patena onde é apoiada a hóstia que tem aquela cortininha bonitinha na frente da porta do sacrário ((risos))... ((risos))... e os livros usados na... af ahn são feitas leituras durante a missa? geralmente eles leem primeiro uma epístola e depois o evangelho. e são tirados da da onde essas... da bíblia né? e no... e o padre nunca fala? é e fala o tempo todo né? é ele que... não mas assim de p de... ah sim! às vezes ele ele não é toda missa mas grande parte das missas tem o que a gente chama de sermão. que aliás na maioria das vezes é bem cacete porque eles não preparam antes então ficam repetindo uma porção de vezes a mesma coisa sem chegar a um um objetivo certo que eu acho que seria ideal né? fala curta e objetiva ((risos))... isso prenderia muito mais a atenção de todos os fiéis. ele tem um lugar especial para ele se colocar falando? sim no púlpito né? antigamente. hoje em dia não existe mais isso porque a missa é rezada completamente diferente o padre fica de frente para o público e já reza diretamente no al no no microfone e de dali mesmo ele costuma fazer a pregação do do sermão. mas antigamente tinha o púlpito né? é você sabe por exemplo se antigamente púlpito na na igreja mesmo né não seria em missa campal né? quais seriam as outras ( ) de uma igreja não mais capela de uma igreja mesmo. de uma igreja? teria a sacristia teria o altar mor que é o principal geralmente ao lado tem um altar menor que eu não sei qual é o nome específico dele mas é por exemplo nos dias em que o sacrário fica exposto o dia inteiro para ahn adoração do santíssimo sacramento né que eles chamam e aí fica nesse altar lateral. depois tem geralmente mais altares laterais tem os confessionários né também colocados assim geralmente na lateral da igreja... e na entrada da igreja? tem alguma coisa especial? o batistério geralmente né? também na entrada de um dos dois lados. e em cima nessa mesma parte da da frente fica o o órgão para tocar as músicas que acompanham a missa. e a parte de cima assim de teto você se lembra de alguma coisa especial? há alguma coisa especial nos tetos? se ( ) e são plantados com passagens da da bíblia ou da vida de jesus na terra né? ( ) e tem aquela parte que fica assim um pouco antes do altar mor que tem um nome especial acho que é a cúpula né? é a cúpula sim. que é uma parte mais alta e geralmente eles reproduzem o o céu as estrelas negócios assim... e qual é a forma dessa desse teto? plano? não. e é côncava né? na frente tem geralmente uma ou duas torres aonde são colocados os sinos que são tocados antes de começar a missa para chamar o povo e durante a elevação da hóstia e do cálice também algumas igrejas tocam o sino. além do sininho pequeno que toca o o sacristão ou a pessoa que está ajudando a missa também os sinos grandes eles vão tocar. continuando nessa nessa parte da igreja você saberia dizer quais são as grandes festas religiosas? aqui no brasil no caso. certo. nós temos o o as grandes festas religiosas tem a páscoa que é uma festa religiosa com todo preparação da semana santa... como é essa preparação? o que é a semana santa? a semana santa é a comemoração não sei se seria bem uma comemoração ( ) o relembrar o sacrifício todo de jesus né? então na quinta feira santa eles fazem a representação da da santa ceia do lava pés quando jesus lavou os pés dos apóstolos antes da da ceia e... fala um pouco sobre isso. que foi a san a santa ceia? (que)... a santa ceia foi ou a hora e o dia em que jesus falou a todos os apóstolos que ele ia ser traído por um dos apóstolos mesmo um daqueles que estava ali presente. e depois na sexta feira santa então se comemora a paixão de jesus. quer dizer o sofrimento que ele passou todo no no no horto das oliveiras enquanto esperava o o momento em que ele seria preso para ser crucificado... e antigamente e muito erroneamente a gente comemorava era no sábado a queima do do judas e praticamente tinha terminado. mas era errado porque na na bíblia mesmo dizia que jesus ficou morto parte de sexta feira o dia todo de sábado e parte de domingo. então é por isso que hoje em dia que a igreja condena os bailes de de carnaval no sábado de aleluia. não é sábado de aleluia é sábado santo ainda. domingo que é aleluia. porque foi na madrugada de domingo que jesus ressuscitou e... como é chamado esse domingo? domingo de páscoa. ( ) ressuscitou e subiu ao céu com o corpo e alma. e e outras festas assim... depois nós temos a comemoração da ascensão de nossa senhora que é no dia oito de dezembro. temos o natal que se comemora o nascimento de jesus cristo. acho que essa são as mais importantes né? tem alguma festa nacional assim (por exemplo) de algum um santo assim? de algum santo... bem aqui em são paulo tem dia vinte e cinco de janeiro que é dia de são paulo mas não se faz uma comemoração do santo. se faz a comemoração da fundação de são paulo né? um santo assim... um santo assim que ( ) vai até a cidadezinha onde foi encontrada aquela imagem... ah nossa senhora aparecida mas eu nem sei quando é o dia dela... eu sei que todo mundo vai e recorre reza tudo. sei da cidade que tem o nome dela mesmo a aparecida mas não sei o dia dela mesmo. será que é oito de dezembro também que se comemora? eu não sei também não... e quando as pessoas vão a essa cidadezinha que éh qual é a finalidade e no que se resume tudo isso? geralmente vão em romaria né? éh aquela grupo de pessoas que se reúne para ir até lá e prestar a sua homenagem. então vão assistem missa acendem velas fazem pedidos cumprem promessas às vezes cumprem promessas entrando na igreja de joelhos ou levando velas tamanho da pessoa que foi salvo que estava doente e essas coisas assim né? passa um dia e depois volta. você se lembra de outras ahn outras atividades religiosas? não sejam a missa? ah sim nós temos a reza que é geralmente feita assim no final da tarde quando se rezam (as) ladainhas. terço... e temos também por exemplo a via sacra (que é muito feito)... o que é uma ladainha e o que é um terço o que é uma via sacra? fala fala bastante sobre isso. é a via sacra é o seguinte tem uma oração específica a ser feita na frente de cada quadro que representa toda a a caminhada de jesus com a cruz nas costas. desde do local onde ele saiu até onde ele foi crucificado. então eles fizeram acho que treze quadros... no que foram as paradas de jesus. então diante de cada quadro se faz uma oração específica. então isso seria a via sacra as ladainhas são orações onde se pede a um determinado santo tudo aquilo que a gente deseja. então não seria meu deus do céu não sei explicar. eu já nem lembro mais de nenhuma ladainha. eu já tinha até ladainhas que eu sabia até de cor... olha (só) ((risos))... ( )... a resposta é sempre a mesma. é rogai por nós. ou ora pro nobis em latim né? e as petições entende? então a gente fala nossa senhora mãe de deus rogai por nós. nossa senhora ahn rainha eterna rogai por nós entende? então nossa senhora. então dá uma porção de éh de qualificativos exatamente. (qualifica). tudo que ela representa. tudo que ela representou foi e continua sendo e pedindo para que ela rogue por nós junto do do do do seu filho né? que é jesus. no caso do natal Ceci você sabe se esse tem comemorações especiais para o natal? o que que acontece antes depois durante o natal? que que é? bem no natal a gente f ahn tem aquela missa chamada missa do galo que é rezada à noite. né? e eu acho que do natal mesmo é só isso. alguns dias depois tem o dia dos reis magos. se comemora o dia que os três reis magos chegaram para visitar jesus depois que ele nasceu e levar o levando os presentes. e antigamente inclusive na europa na itália na espanha era nesse dia que se presenteavam as crianças. com os pre com brinquedos e com chocolates e roupas e doce essas coisas todas. depois foi mudando sob a influência dos protestantes que inventaram o papai noel para o dia de natal então passou-se a dar os presentes no dia de natal. inclusive na há muito tempo atrás quando a minha mãe era criança por exemplo não se dava brinquedos se dava mais comida e roupa. para as crianças no dia dos reis magos que é dia seis de janeiro. e não no dia de natal. mas e a preparação que é feita para as crianças? no quando a gente era pequena por exemplo (né)? não sei se ( ) não você deve ter colégio de freira sempre aquela preparação do natal. o que era feito para lembrar que o natal estava chegando? ah a gente fazia o pré arrumava o presépio... em casa eu mandei até fazer uma mesa especial que tinha um bordo alto onde eu punha areia mesmo e plantava alpiste uns dez dias antes do natal porque no dia de natal o alpiste estava assim com uns dez doze centímetros de altura então ficava uma beleza! era regado diariamente... o que é o presépio? o presépio é a reprodução da do local aonde jesus nasceu. então a gente coloca aquela estrebaria aquela casinha assim espigada de sapé a manjedoura com o menino jesus nossa senhora e são josé ao lado velando o menino e os bichos que ele nasceu num na acabei de falar esqueci o nome ((risos)) na estrebaria. (estre). então tem os bois as vacas os cavalos e em volta no no no pasto então carneiros os pastores que tomavam conta geralmente a gente coloca os reis magos num caminhinho como se eles estivessem chegando e em cima da casinha a estrela que indicou o caminho para os reis magos levando-os até a estrebaria onde se encontrava jesus. então isso é o presépio. e hoje em dia é alguma (ahn) feito mais alguma coisa assim na ( )? sim é a árvore de natal. que nasceu eu acredito do do dos países aonde existia neve nessa época então a as árvores são ou pintadas já de prateado ou então cheias de algodão e depois as (b) os enfeites coloridos eu tenho a impressão de que a própria neve com o reflexo das luzes que devia dar essa ideia desses enfeites coloridos que agora se coloca na árvore de natal. e atualmente os presentes são colocados em volta da árvore de natal. que aliás os os padres e as freiras condenam terrivelmente porque dizem que árvore natal é coisa de protestante. ((risos))... católico tem que fazer do presépio. ((risos))... você se lembra de alguma coisa que acontece (na) na sexta feira santa assim? ahn viu alguma comemoração especial no colégio que você estudava? olha eu nunca fui no colégio acho que não havia não. (ou então) eles faziam para as freiras mesmo só do colégio. eu sei que existe as três horas da da agonia que é uma comemoração feita durante à tarde e que o padre prega (o) sermão... e o que que faziam com as estátuas? ah cobre todas as estátuas com um pano roxo em sinal de luto e antigamente não se rezava a missa completa na sexta feira santa. eles faziam só o começo e o fim. aquela parte da consagração do do da da hóstia e do vinho não era feita porque jesus estava morto. mas hoje em dia isso também foi modificado. eles acham que não há motivo nenhum pelo contrário é um dia mais especial para nós irmos tomar a comunhão porque é um dia bem santificado né? então hoje em dia se reza a missa completa e quem quiser pode tomar a comunhão nesse dia também. e um batizado você já viu algum? ah já! eu tenho uns três ou quatro afilhados geralmente quem não tem filhos todo mundo gosta de é agraciar com os afilhados. então o batizado éh a hora em que eles dizem tirar da criança o pecado original com o qual nós nascemos. desde o tempo de adão e eva né? então o padre faz uma unção com óleo na testa no peito e nas costas da criança faz com que ela prove o sal da vida e lava a cabecinha com água benta para tirar então o pecado original e assim então torná-lo um membro da igreja católica. e crisma você já viu alguma? só a minha mas eu não me lembro ((risos))... ((risos))... inclusive hoje em dia não se faz mais crima crisma. não existe mais a crisma. ah estou antiga ((risos))... é não existe mais a crisma. foi abolida. e o não sei o porquê. antigamente se fazia de vez em quando porque tem tinha que ser realizada por um bispo então ficava aquela igreja cheia de gente cada criança com os seus padrinhos e mais os pais... na na crisma é só o padrinho ou a madrinha com o mesmo sexo da criança. se for uma menina ela tem só uma madrinha se for menino só um padrinho. e no batizado? e... no batizado não. (no) batizado tem que ter uma madrinha e um padrinho. um casal. não precisam obrigatoriamente ser marido e mulher. mas precisa ser os dois. e é qual a participação dos padrinhos no no batismo lá? o que eles fazem? como é que ( )... eles falam em nome da criança. entendeu? quando o padre pergunta se quer ser batizado tem que responder. na hora que segura a vela da vida o padrinho que segura em nome da criança que geralmente muito pequena não pode estar segurando. então ele os padrinhos falam em nome da criança. você disse que na crisma ela tem o vem o bispo né fazer a crisma. então se fala no bispo e padre. você sabe dizer se há dentro da igreja no caso católica outros cargos (que são) eclesiásticos? ah sim! ( ) existe uma hierarquia pra t bastante grande começa pelo papa depois vem os cardeais depois os arcebispos bispos e os padres e existem também cargos. porque esse seria um não não seriam bem cargos seriam como é que vai se dizer? porque por exemplo o núncio apostólico é um cargo. é como seria diretor de uma escola. um cargo nomeado. já por exemplo a a pessoa que passa de ginasiano para (estudan) estudante de uni universitário ele adquiriu esse grau por um outro meio. é o que acontece com padre com as carreira exatamente o padre o bispo o arcebispo o cardeal papa é uma carreira e existem também os cargos o núncio apostólico por exemplo eu não sei bem qual é a função dele na igreja mas eu sei que é um cargo. ele é nomeado para esse cargo. e a escolha do papa você você poderia falar alguma coisa sobre isso como? como tudo que você sabe assim... como são escolhidos? geralmente eles fazem um um congresso com todo com cardeais de diversos países do mundo principalmente da itália porque está muito mais próximo e entre eles eles fazem conferências e estudos até chegarem a uma conclusão e fazem então uma votação elegendo um deles para o cargo de papa. já é um um negócio que eu tenho a impressão de que antes que um morra outro já está praticamente escolhido e preparado para isso. ( ) uma coisa de enorme responsabilidade ele vai lidar com pessoas do mundo inteiro precisa ser uma pessoa que esteja enfronhada no assunto lá dentro bem próxima do papa atual para poder assumir depois as mesmas os mesmos encargos. eu acho que por (igreja) está muito bom é você está bem por dentro né ((risos))... muito por dentro mesmo! do assunto... impressionante! é maravilha! então você estava falando isso que estudou em colégio de freira né? seria interessante para nós que você também fizesse um uma descrição assim de como que é o ensino. então desde um mais ahn ahn primário no caso até um grau mais elevado né? como é que se divide tudo isso daí? certo. nós temos o jardim de infância depois o pré primário depois o primário que são quatro anos o ginásio curso colegial e finalmente o curso universitário. e você pode fazer por exemplo destinç distinções entre o jardim de infância o pré primário o primário? como é que é o lugar onde se estuda então diferença do primário para o ginásio o que que tem diferente? olha o o jardim de infância geralmente é um mais um recreio lá no colégio onde eu estudei... as meninas tinham ahn mesinhas com cadeiras e a professora então fazia elas brincarem de de comadre uma chega ensinava a receber como se abre a porta para uma visita se oferece a cadeira como se serve um lanche um café. tinha também assim um pequeno jardim com plantas artificiais que a professora ia ensinando para elas que plantas eram os nomes... enfim mais uma um aprendizagem assim geral da da das coisas mais corriqueiras da vida em forma de brincadeira. depois o pré primário então a criança já começa aprender as primeiras letras do alfabeto os primeiros números as primeiras continhas mais simples. no primário geralmente ela tem uma professora só que ensina todas as matérias. o português a aritmética um pouquinho ciências um pouquinho de já de no nosso colégio um pouquinho já de francês por causa da origem da irmandade que era francesa... daí passa para o ginásio e no ginásio já é completamente diferente. nós tínhamos uma professora de classe que cuidava então da orientação naquela aulinha de religião de manhã via apresentação da aluno uniforme o horário aquela coisa toda mas para cada matéria já tinha um professor diferente especializado naquela matéria. no começo quando eu entrei no colégio nós tínhamos muitas aulas com as próprias freiras. aí depois (houve) houve leis exigindo que as freiras tivessem grau universitário para poder lecionar e. elas tinham geralmente a instrução só recebida no próprio convento. então quando a ( ) quando passou a ter muitos professores leigos e as freiras saíam para ir fazer universidades para poder lecionar novamente. e eu achei isso ótimo porque ge realmente elas não tinham condições de ensinar tudo apenas com o que aprendiam no no no convento. depois um o curso secundário geralmente é a mesma coisa uma professora de classe e diversos professores dando as matérias ahn separadamente. filosofia física química matemática história geral história do brasil geografia geral geografia do brasil enfim uma porção de matérias. e a universidade é a mesma coisa. aí com muito menos éh rigor em horário em classe com muito mais liberdade para os alunos de assistirem ou não as aulas. e os cursos universitários todo mundo é obrigado a fazer uma coisa só? como é que é feita a escolha para um curso universitário? quais são as as oportunidades que uma pessoa tem para cursos universitários? olha eu acho que o ideal para a escolha do curso universitário seria um teste vocacional. que já deveria ser feito no final do ginásio. porque quando a pessoa vai fazer o curso de clássico ou científico ela já deve saber o que vai seguir para já se encaminhar pelo lado certo. e mas infelizmente isso é bem novo bem recente eu mesma não tive essa oportunidade escolhi assim meio porque a minha irmã fez hoje em dia não tenho aquela profissão que eu gostaria de ter... mas atualmente eu acho que as oportunidades são muito maiores do que eram (que tinha) antigamente. quais são os cursos que você conhece assim? ( ) nossa (eu) tenho uma porção. nós temos línguas que podem ser ser línguas neolatinas onde atualmente também foi bastante modificada. antigamente escolhia neolatinas então fazia português francês italiano latim todas as línguas de origem latina. agora não a pessoa escolhe uma língua só estrangeira e o português. então para ela ter um um diploma de todas essas línguas ela vai ter que fazer uma porção de vezes a universidade. depois nós temos as línguas ahn anglo saxônicas línguas germânicas química física filosofia matemática engenharia arquitetura ahn direito filo ahn filosofia acho que já falei. ( ) odontologia éh veterinária nós temos uma infinidade de faculdade! agora inclusive muitas faculdades modernas! relações publicidade uma porção de universidades aí para todos os ( ) as vocações. uma coisa é importante é como é que se faz para se entrar numa universidade? ah tem que prestar umfamoso exame vestibular que aliás eu acho uma das coisas erradas. se a pessoa estuda estuda estuda ela deve estar preparada para entrar na universidade. e vestibular é a prova de que o nosso ensino ainda é muito falho. por que que ela não está? em primeiro a pessoa poder ahn ter condições para fazer vestibular? geralmente ela é obrigada a fazer um cursinho que é mais uma prova da da falha do nosso ensino e uma vergonha. ((risos))... se uma ( )... inclusive atualmente nós temos cursinhos maravilhosos! o curso objetivo é um negócio que eu fiquei encantada de ouvir falar! eu ainda não visitei. com estúdio de televisão a pessoa perde a aula pode assistir no dia seguinte pela televisão vídeo tape... se ela não compreendeu com a primeira explicação do professor não há necessidade de que o professor explique novamente ela tem direito a ouvir três quatro cinco vezes aquela gravação assistir o vídeo tape na televisão com todas as explicações que o professor deu tudo. (quer) dizer se há possibilidade de se fazer um cursinho nesse tipo por que eles já não fazem um curso presencial desse tipo? e o que é que você acha ahn por que é que ele é tão falho? (a) pessoa... ahn... o que que você acha que é que é mais falho? (quer dizer)... eu acho a quantidade de alunos em cada classe uma das falhas grandes. o porque todos esses cursinhos a gente pode prestar atenção as classes são reduzidas. são vinte alunos. quando normalmente em qualquer ginásio em qualquer colégio que a gente vá as classes são de quarenta de cinquenta alunos. então não há a possibilidade mesmo de de de todo mundo tão heterogêneo entender com uma explicação só. quanto menor um grupo mais fácil de se tornar o grupo homogêneo. e... essa é uma das falhas grandes! a outra é eu acho são os colégios particulares. que têm o interesse em não perder o aluno então não reprovam... eles dão notas sem que o aluno mereça... inclusive eu conheço colégios particulares que se o aluno ajuda o colégio com dinheiro ou com benefícios qualquer que ele possa ceder porque o pai tem uma indústria disso ou tem uma in firma daquilo então ele passa de ano na maior tranquilidade com as notas garantidas sem que esteja absolutamente preparado para passar de ano e. e um ano mal feito atrapalha tudo que vem depois. porque falta depois base. e como são feitas as as avaliações? tudo isso para saber se o aluno tem competência ou não? atualmente são feitos ahn (foram) feitos assim provas trimestrais que dão uma determinada média acima da qual o aluno não precisa mais prestar o exame final. abaixo dessa média (quer dizer) se não me engano é sete então ele é obrigado a prestar uma prova final um exame onde ele pode ser aprovado ou reprovado. dependendo da nota que ele venha (conseguir). (aí) se ele for reprovado nesse exame final tem mais alguma... ele ainda tem mais uma chance no exame de segunda época que geralmente é feito em fevereiro. (os) na quarta feira de cinzas para o aluno estudar o carnaval inteiro ((risos))... ((risos))... ((risos))... ( ) ((risos))... e quando por exemplo o aluno não sabe a matéria e tem que fazer o exame? como é que ele vai ( )? como é que ele vai se (ver dentro) do exame? ah ele procura colar... e inclusive nós tivemos no mackenzie um negócio que eu achei que aqueles meninos mereciam passar de ano pela inteligência que eles provaram eles. eles em vez de estudarem a matéria ficaram preparando a cola. então era no relógio de pulso era um receptador. ((risos))... então um ficava lá em baixo transmitindo e o outro ouvindo pelo relógio e escrevendo na prova. ((risos))... ((risos))... gente que desmonta o relógio e põe rolinho de papel e vai virando onde a gente muda os ponteiros... ((risos))... copiam do vizinho do lado... ((risos))... abrem livro... enfim a cola é ainda muito usada né? ((risos))... e o professor quando não quando não não toma muito conhecimento assim... eu tive um professor que era desse tipo. ele tinha tanta vergonha da cola que quando ele percebia que algum aluno estava colando ele ficava vermelho e saía da classe. quer dizer essa era a atitude dele. ele achava tão deprimente um negócio daquele imagina um aluno colar ele era tão honesto tão honrado que ele se sentia envergonhado ficava vermelho e saía da classe mas. (mas) tem outros que não. vão lá pegam a cola tiram a prova anulam tudo dão zero para o aluno e o aluno acaba ficando ou (indo) para segunda época ou então reprovado porque tem casos que em que nem com segunda época ele não consegue mais a média necessária para passar de ano. e o que que isso afeta ( ) o relacionamento do aluno com o professor? (quer dizer) como é que o aluno encara então o esses dois tipos de professor? (por exemplo) o caso que você fala. olha eu acho que o primeiro caso é muito mal encarado pelo aluno. eu acho que o professor precisa mostrar um pouco de força sobre o aluno. e eu acho que esse caso desse professor ele mostrava ahn fraqueza moral. ele não tinha coragem de enfrentar o o aluno e de tomar a atitude que ele deveria tomar. então ele dava chance para que a gente menos ainda procurasse estudar a matéria dele. e tinha um nome especial (para) para chamar o professor? digamos esse tipo de professor? não. naquela época não. um colégio de freira a gente não se arriscava a por apelido nos professores. (mas) no mackenzie no mackenzie tinha muito professor... tem um professor que eu não sei o nome. para mim é professor sucupira até hoje. e nós chegávamos na secretaria e perguntava ( ) professor sucupira não sei o quê? eles davam uma bronquinha na hora sim mas nunca chegaram a dizer o nome do professor. eu não sei o nome dele. até hoje. já era o professor sucupira. isso talvez porque ele fosse muito novo e inclusive no ano em que eu entrei no mackenzie ele tinha já estava lecionando pelo primeiro ano em que ele estava lecionando ele tinha colegas que tinham ficado reprovados que tinham sido colegas de classe dele e agora eram alunos dele. então isso ajudou muito! que deveria ter se afastado uns dois três anos para depois voltar (né)? e com isso foi ficando foi ficando ficou mesmo ((risos))... igual apelido. e o e o professor éh no caso bravo enérgico né que você falou como é que o aluno vê esse profe? quando ele é enérgico e justo ele é muito bem visto! mas muito bem visto mesmo! respeitado e admirado. a gente não esquece nunca mais. eu me formei em sessenta e dois e até hoje eu me lembro do professor roffman que dava matemática no curso de química ele era formidável! era um professor enérgico mas justo. agora quando o professor é enérgico e lunático então esse a gente quer comer vivo. ( ) e nós tínhamos um professor ((risos)) que dava química analítica. eram quatro aulas seguidas para a gente fazer uma análise. então ele chegava um dia e ficava conversando com a gente. a gente achava maravilhoso não ter que fazer análise! ficava batendo papo com ele. no fim da aula até logo até logo o ( ) fazia lista de chamada todo mundo presente muito bem. ( )... passado uma semana a gente voltava para a mesma aula ficava conversando do mesmo jeito na hora de fazer a chamada ele dizia. você não esteve presente. você ficou conversando comigo o tempo todo isso não é presença. punha falta ( ) com quatro aulas com falta! quer dizer isso é ser lunático. então esse no fim a gente não quer nem ver na frente. porque uma criatura que e traz da sua casa ou da sua vida particular os problemas para descontar nos alunos que não tem nada que ver com isso. quer dizer uma pessoa in inconstante que age cada dia de um jeito a gente se desnorteia. então isso é muito mal visto pelos alunos. como é que faz então o aluno por exemplo que não quer assistir uma aula dessa não é? e não quer assistir né? mas no caso quer dizer teoricamente ele é obrigado a assistir porque está lá no currículo dele. então o que que ele faz? geralmente ele responde a chamada quando é feita no começo da aula e depois ele sai de fininho cabula a aula como a gente costuma dizer. mas no mackenzie eles faziam sempre a chamada no começo e no final. ((risos))... então nós saíamos do mesmo jeito só que tínhamos que no fim da aula voltar e estar presente para a chamada ((risos))... ((risos))... ((risos))... ai meu... quer dizer no fim quando o professor não prende a atenção ele não consegue segurar o aluno de jeito nenhum. ele pode inclusive segurar fisicamente. mas a mente está longe está voando... óculos escuros a gente está cochilando... quer dizer professor precisa nascer para ser professor... deveriam fazer testes mesmo bem sérios para ver quem podé pode lecionar e quem não deve lecionar. nós poderíamos falar um pouquinho agora sobre a outra área né? ( ) um pouquinho sobre éh a aquela área de agricultura e do terreno... por que? está no finzinho. já está no finzinho da gravação? está. melhor esgotar essa parte aí que senão vai começar no ( ). ah então você falar também sobre a parte da construção de uma escola. é. ou o material usado pelo aluno também. é. o material usado pelo aluno são livros cadernos (que) nem a gente fala os apontamentos pessoais... quer dizer tirando da explicação do professor o resumo aquela parte que mais chamou a atenção... lápis borracha caneta régua esquadro... ( )