Inquérito SP_EF_400

SPEAKER 2: : ### ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 1: : a primeira parte que a gente vai ver é a a divisão da história ### ### ### então tipo assim, com a idade da pedra polida, depois na evolução da pedra lascada, então a gente vai observando a evolução técnica do homem, certo? Bem, no período seguite da missão, então, já havia escrita a divisão convencionada da história antiga, certo? Mais ou menos quatro mil antes de Cristo a

SPEAKER 2: : ### Isso

SPEAKER 1: : o seguinte, a história moderna que vai de mil e qua e cinquenta e três a mil setecentos e oitenta e nove, certo? E o último, a idade contemporânea que vai de mil setecentos e oitenta e nove até agora, bom, isto em termos de idade, está certo? Porque, se a gente for observar, por exemplo, a idade contemporânea, você vai ver que Uma coisa era a sociedade da época da Revolução Francesa, uma coisa era a técnica daquela época e outra é válido para a sociedade Mas não levava, por exemplo, para a Rú para, para o Japão, para, para a Chi ### Então, a primeira coisa que temos ### esta parte do cristiano, certo? Alguma coisa sobre a pré-história, as origens do homem e as dificuldades que se tem em Que até hoje não estão. Existiu um ancestral, desse ancestral ### então, isto aqui, esse ancestral propôs uma interrogação a Então, is restos de ossos, ou poucas, são poucas coisas que ### Bem, mas depois, com relação à pré-história, a gente teve o período paleolítico, certo? () então, veja bem, o que vai interessar para gente é verificar como o homem se Então, veja bem, como ele vai organizar é, uh, organizar em termos de (), então, aqui no paleolítico ca No Neolítico, já é uma vida mais Então, aqui é que o homem começa a praticar a

SPEAKER 2: : () então, aqui já tem u

SPEAKER 1: : Esse quadro aqui das das eras geológicas que tem, () que eu deixo no caderno para você situar o aparecimento do homem, entendeu? Em termos de... devolução da terra, quer dizer, o homem aparece quando há condições ### sobre a pré-história história e a cultura chinesa, () então, vamos fazer o seguinte, uh, () o aparecimento do homem e as dúvidas que se tem a esse respeito. ### ### () aparece Mas as caracterís ### Mas, aonde? Aonde foi É preciso ser solucionado. () algum vestígio, que vem lhes parecendo () ### Esse pedaço trouxeram ### ### () depois (), é uma evolução, é uma evolução com o céu, ### ### Então, se são metades, como ### ### ### ### ### () criança () o homem precisa de ()

SPEAKER 2: : ### Quando ele se afirma so ### ###

SPEAKER 1: : Na parte de... Por exemplo, na hora que começam a surgir as glaciações, no final do período, oi, só um (), começa a surgir as glaciações, é, a, o último período, quando se cobre de A parte () senta aí, Aldo, por favor. Cassilda, né? Cassilda, a gente tá vendo aí a parte da pré-história ### () pré-história primeiro Então, veja bem, quando na glaciação nós já estamos no homo sapiens, certo? No homem com as características atuais. Então, es Este homem, então, vai ter que se refugiar nas cavernas, certo? Então ele vai se refugiar nas cavernas, ele vai... Então vai se desenvolvendo a arte Certo? Aquilo que vocês estudaram em educação artística. Então começam a aparecer as pinturas nas cavernas. Entende? Bom, então nós, essa origem e a revolução, certo? Revolução em termos materia ais, a gente vai ver Primeiro ele vai usar pedaços de pedra, mas de um modo assim bem, bem rudimentar. bem tosco mesmo, os, os pedaços de pedra. Depois, à medida que ele vai evoluindo, nós vamos percebendo que os instrumentos também vão melhorando, entende? Então você vai observar, olha aqui, página trinta e dois, trinta e trê () então a gente vai observar, por exemplo, ele usava Esse bloco de pedra aqui, certo? Fazia o machado, fazia um, um machado de pedra com esse bloco. O que se perdia, as lascas ele não, não aproveitava. Agora, à medida que ele vai evoluindo, ele aproveita essas lascas também, entende? () Vai fazendo ponta de flecha. Depois ele passa a usar outros instrumentos além da pedra. Por exemplo, o osso. Então, às vezes, a gente encontra, se você for, é, por exemplo, fazer trabalhos de, dessa parte da, da pré-história ou visitar museus, a gente observa o tipo de, de pedra, como eles se utilizavam, como eles... lascava e depois no período seguinte, no período Neolítico então, é, como ele vai, é, polir essa pedra, certo? Então uma evolução física do homem e uma evolução cultural também, entende? Neolítico então pedra polida. Agora é o período que o homem vai domesticar os animais, que o homem vai, é, começar os, os métodos agrícolas. Agora ele não vai ser simplesmente um caçador, um predador. Ele vai utilizar a agricultura. Então se ele está fixo num lugar, parado num lugar, ele vai procurar, é, vamos dizer assim, plantar, certo? e domesticar os animais. Não se sabe qual tenha sido o primeiro, provavelmente o cachorro, () mas ele vai começar, então, uh, a utilizar, uh, a força do animal, uh, para o seu, o seu benefício também, entende? Agora, no período seguinte que a gente tem aí, nessa, na página vinte e nove, a idade dos metais. Agora, com a idade dos metais, () nós já estamos chegando na história, certo? Então, é o período onde ele vai utilizar o ferro Entende? Então, agora a gente tem aqui, uh, este quadro da página trinta e sete entre Egito, Mediterrâneo Oriental, Mediterrâneo Ocidental, Europa Ocidental, Europa Central e Europa Ocidental. Certo? Então, os períodos onde foram aparecer gradativamente ou pedra, é... Desculpa, os metais. Certo? Então, uma coisa a gente vai observar, é Essa divisão () não é uma coisa muito rígida. Vocês têm aí no livro as datas, certo? Mas não é uma coisa muito... Se a gente for pensar, por exemplo, há certos locais ainda que a gente poderia considerar um pouco paleolítico, gente que não conhece os indios do Brasil, que não conhece a terra, a gente. Então, esta divisão aqui, também tem os seus pontos, que a gente não pode pegar, como uma coisa estática () É paleolítica no mundo inteiro, certo? História já não pode ver assim. Há sociedades que ora são mais avançadas, ora menos avançadas Então, a gente, uh, vai observar, por exemplo, no Egito, norde, nordeste da África e na, na Mesopotâmia aqui na Ásia, a gente vai observar que mais ou menos lá para quatro mil () começa a aparecer a escrita E esses povos, então, vão sair dessa () da, da pré-história e E entrar então no que a gente, é, () história, certo? Período da escrita pré-história, aparecimento do homem, até o aparecimento da escrita, com essas divisões, certo? A gente não vai entrar em detalhes aqui porque é uma aula só, não tem condições, e com es sa observação, () uma evolução do homem, em termos biológicos, em termos físicos aí, e uma evolução cultural, certo? A pedra lascada, a pedra corrida e depois para o uso dos metais. Então ele vai percebendo coisas na natureza que ele pode usar () dele. Vai organizando as casas, vai formando, então, é, o estado, a família que vai surgindo, a () como casamento. cada grupo (), determinado (), assim, determinado ritual, e, mas todos tendo um determinado... a ideia de, é, de família. Não famílias como a gente pensa, pai, mãe, filhos, mas uma família muito maior, () como a gente vê na Grécia, por exemplo. Bem Isso, com relação à pré-história. Nós vamos deixar para fazer os exercícios amanhã E agora a gente vai ver o seguinte, dentro da história antiga () desses quatro mil até o século quinto. Então, vão se destacar alguns povos. No oriente, o primeiro povo que aparece com destaque aí vai ser o, o povo egípcio, certo? Então, o Egito, a primeira coisa que a gente vai observar, vamos pegar um mapinha da página quarenta e () fazer o seguinte, se a gente, uh, olhar aqui pro mapa, da página quarenta e dois, você tem aí, uh, os egípcios, no nordeste da África, e tem aí então a dispersão dos povos, uh, indo-europeus e dos semitas. Então, esses povos indo-europeus e povos semitas, () do norte da Europa, eles vão avançando, e vão dar origem, então, à Pérsia, aos povos da Mesopotâmia, aos egípcios e titas gregos. () Então são esses povos aí que a gente vai encontrar numa forma bem organizada, mais ou menos no quatro mil Então, antes de a gente partir para, para o aspecto político do Egito, a gente vê a parte geográfica, certo? Então a geografia para o, o povo antigo, principalmente para o povo antigo, é fundamental, porque ele depende da natureza. Então vamos dizer o seguinte, que rio que domina o cenário do Egito? () () aí na página quarenta e dois e quarenta e três, os dois mapinhas Qual é o rio, qual é o rio que domina o cenário aí? É o ### () o rio No Egito () É, no Egito. Qual é o rio que vai... Nilo. É o Nilo, certo? Achou aí o rio Nilo? Achou, Cassandra?

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : É nesse mapinha ### Olha aí. Achou? Mar Mediterrâneo. Não, mas é nessa () mesmo que você está. Então, qual a particularidade, por exemplo, do, do Nilo? Se a gente for pegar, por exemplo, uma lenda, um aspecto religioso do Egito, a gente vai ver a lenda, por exemplo, do Osíris, de um Deus. Entende? Uh, a gente vai observar que até na religião essa, esse aspecto das enchentes do Nilo vão se refletir. Entende? O homem observa a natureza e passa isso para o aspecto religioso. A gente vê daqui a pouco, () muita confusão. Então vamos dizer o seguinte, primeira coisa que a gente vai observar é o, a presença do rio Nilo. Então outra coisa que a gente observa é que quase todos os povos antigos, todas as civilizações antigas vão se desenvolver ao longo de, de um rio. transporte, abastecimento. E, e no caso desse alto Nilo, quando ele transporta, () porque você se lembra desde o ginásio, certo? Ele deixa aquele húmus fertilizante que depois o homem utiliza naquele terreno para a agricultura. Então fica um terreno fértil nas margens do Nilo, quando ele transbordou. Lembra disso? A vida do povo no Egito depende muito dessas enchentes, entede? Desse, uh, do período então das enchentes. Depois do, que o rio volta ao normal, ele utiliza, (), as margens onde fica aquele terreno,uh, umedecido e aproveita para a agricultura. O Nilo é importantíssimo para o povo do Egito, certo? Como vai ser depois o Tigre e Eufrates para a Mesopotâmia, tudo isso. Entende? Então, vamos ver aqui. Primeira coisa que a gente tem é a presença, então, do Rio Nilo, tá? A Agora, com relação ao homem que vai habitar essa região ali, o grupo, uh, de povos, Então vocês têm aí no finalzinho (), certo? E mais tarde outros povos de origem semítica e núbia. Não vamos nos preocupar tanto com isso, vamos ver como este homem vai aproveitar o, aquelas condições geográficas de um território com um rio e como é que ele vai, então, Se aproveitar disso e levar na atividade uma civilização bem desenvolvida que foi a civilização egípcia (). Agora mais um detalhe, nesse mapinha da página quarenta e três, observe o seguinte, quarenta e três, Cacilda. A região do delta nele, onde ele desemboca na Mar Mediterrânea, achou? Achou a Mar Mediterrâneo? Então, aqui, região do Baixo Egito, onde vai desembocar no Mediterrâneo, certo? E E, região aqui de interior, praticamente, é o Alto Egito. Não faz confusão com isso, porque normalmente o pessoal faz confusão entre Alto e Baixo Egito, entende? Então, o Baixo Egito é a região onde ele desemboca no Mar Mediterrâneo, tá? E, quando ele dizia, são vários... Parece vários braços de rios. Bem, agora, com relação à história, é, egípcia, vocês sabem que o que se tem bastante conhecimento hoje é devido ao período, só no século deze Que o Napoleão, o Egito () pertence à Inglaterra no século dezenove e o Napoleão, numa campanha para querer derrotar a Inglaterra, vai até o Egito. Certo? Lá, eles encontram uma pedra, certo? Com um tipo de escrito que não havia sido descifrado ainda. essa pedra, então, a pedra de Rosetta, é que vai possibilitar ao francês, o Chapolion, decifrar os hieroglifos. Decifrando os hieroglifos é que vai haver, então, condições de se conhecer bem a história egípcia, certo? Então, um Um outro dado aí, que é escrita, que surgiu ao volto de quatro mil antes de Cristo, só vai ser decifrada no século deze Então vamos ver agora politicamente como é que esse povo, então, uh, se desenvolveu. Vocês têm um quadrinho na página quarenta e quatro, a cronologia da história egípcia. Bem, a gente vai observar se nos anos, nos anos altos e baixos, nos termos políticos, até que esse povo vai ser dominado por outro e aquela civilização antiga, uh, bem adiantada para a época naturalmente num vai, não vai mais florescer. Então, a primeira coisa que vocês tem aí, é um nome, parece um nome aí, aqui, a esquerda Menés, achou? A esquerda. Então, esse Menés aí é que se atribui à, à fusão de reinos, certo? Então, a fusão dos reinos e a fundação de um império, quer dizer, vai haver um chefe do estado, esse chefe do estado com características, é, de rei, monarca, certo? É, hereditário, uh, quase que cos poderes absolutos, que vai ser então o faraó, que vai dominar a política. É ele que manda e desmanda. Certo? Agora, uma coisa que é muito importante é a classe sacerdotal. Entende? Então, os sacerdotes vão ter influência também. O próprio faraó é considerado um deus. Então a religião para o, o antigo é muito importante. () não como a gente conhece hoje, mas eles se influenciavam de uma maneira bem decisiva nos assuntos, uh, políticos. Entende? Uh, então a gente vai observar aqui pri primeiro lugar, aí, esse antigo império que vocês têm aí, três mil e duzentos três mil e duzentos antes de Cristo, então, dez séculos, certo? () antigo império, é aquilo que vai, que vai, é, caracterizar Então, em termos econômicos, nós vamos ver, se nós estamos aí, veja bem, é, três e duzentos antes de Cristo, né, a economia Qual seria a base econômica do povo aí?

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 1: : Que tipo de economia eles... Mar, marítimo? Eles teriam Não, transporte, resina? () O povo marítimo crescente vai ser, vai ser o fenício, entende? Aqui, que tipo de economia vai ser? Eu já falei a vocês, eles dependiam do, das enchentes do Nilo, É a agricultura () Então, quase que uma predominância, uh, na Idade Antiga é, é a agricultura, certo? E também o comércio, certo? Nós vamos ver. Logo depois que o Egito vai... as pedras, por exemplo, a construção de pirâmides e tudo isso, ele vai ter que buscar em outros lugares que o Egito não tinha. Então, vai haver a... O que predomina, como você está falando, é a agricultura, mas também, em menor escala, o comércio, certo? Aqui no Egito. Nós va a mesma coisa depois no, na Mesopotâmia. Agricultura, principalmente, certo? Bem, nesse Antigo Império aí, você (), vê aí o que a gente viu em termos de Antigo Império Egito, Parece que () bem no começo, antes desse, desse quadro aqui, olha aí, aqui. Então é nesse, nesse período que vai aparecer um, assim, um aspecto que ficou bem marcante na história egípcia, que é o quê? A construção do quê? Nós temos um período onde o faraó é a figura predominante, certo? Onde do ponto de vista econômico é a agricultura é atividade que predomina também, agora do ponto de vista, nós podemos ligar aí religião, política e porque não dizer assim, a parte técnica, vão ser construídas o que nesse período aqui? A As, aquelas pirâmides, as maiores pirâmides que tem no Egito, que (), certo? Essas pirâmides também que intrigam muito, uh, cientistas hoje, () do ponto de vista histórico, elas explicavam do ponto de vista religioso e político, certo? O faraó é a, o, a figura dominante, () ele (), é, () e a religião também, a religião (), há uma voltaria, uh, voltaria Então, poderia, ele teria que conservar aquele corpo, certo? Então para isso se desenvolve um processo de mumificação e por outro lado se constrói, é, monumentos para... () enormes como o caso dessas pirâmides. essas pirâmides têm cento e vinte metros de altura mais ou menos, entende? Quer dizer, o número de pessoas que trabalhou aí O material empregado, tudo isso, é uma coisa para esse período é segundo milênio antes de Cristo, fabuloso. Entende? Então daí vocês veem, essas, surgem essas teorias meio, meio doidas também, que deveriam ser, uh, povos de outros planetas, mas o povo egípcio, egípcio, nesse período, é, ele praticamente cultua esse faraó como uma... O faraó é considerado o deus, certo? ### ele é considerado um deus, se a alma voltaria, uh, ao corpo novamente, então esse corpo deveria ser conservado. Uh O sarcófago, quando ele era colocado, o caixão, né, todo pintado. E a figura, por mais que se aproximasse, quem, quem pintava deveria dar, assim, um ar o mais parecido possível com o, o morto. porque eles achavam () nas teorias que o morto, a alma voltaria, então para achar rapidamente o corpo que ela havia habitado, né, os desenhos facilitariam. Com relação ainda aos, ao aspecto religioso, a gente vai ver que

SPEAKER 0: : Quando eles vão usar o processo de mumificação, eles vão () indivíduo.

SPEAKER 1: : Isso vai facilitar o desenvolvimento de, de uma ciência, vai facilitar o conhecimento do corpo humano. Então a gente vai ver o seguinte, a gente vai estudando religião, certo? Daqui a pouco, parece que acaba a religião, a gente vai estudar () um aspecto cultural, ciências que os egípcios se desen () então a gente vai ver que aparece o, a medicina, entende? Mas uma coisa está ligada Então, história não é uma coisa que a gente pode pegar, vamos dizer, um potinho pra política, um pote pra economia, outro pote pra cultura, outro pote pra religião, certo? Tampar e cada um pro seu lado. Isso tudo faz parte de um todo, certo? A gente fraciona pra estudar melhor. Mas, então, () em vocês, quando eles vão usar o processo de mumificação, é, isso vai possibilitar o conhecimento do corpo humano. ### operações, diz que os egípcios eram ótimos orgulhistas. () então, isso facilita, quer dizer, a religião ligado, ligada à cultura, claro (). Não só o aspecto () da arquitetura, é, que ele vai construir monumentos, é, funerários, templos () mas também o aspecto da, da medicina e matemática para, para construir aquelas, aquelas pirâmides. cálculos precisos. Então, tudo isso (), é, a gente vai entender dentro desse contexto, é, () religioso dele. Então, a, o faraó é o elemento, quer dizer, o representante de Deus aí, mas a religião não fica apenas, vamos dizer assim, como algo fora da vida do cidadão, ela o indivíduo se envolve totalmente. Entende? Bem Depois nós vamos ver o período aí do Médio Império e Novo Império () O Médio Império. Então nós vamos ver que esse, é, esse país não vai ser assim, ah, ele vai receber agora invasões. () vai receber as invasões, veja aí na página quarenta e seis, então invasão dos (), aparece aí na, no mapa, mas são povos vindos do, da Ásia e que vão invadir o Egito. Agora como invasor eles vão deixar pelo menos aspecto positivo que vai ser o uso do cavalo, carro de guerra, entende? Principalmente o uso do cavalo, que o egi, o egípcio não conhecia. Então isso, uh, vai ser introduzido pelo, pelo invasor, pelo íquissos. Agora, como qualquer povo invasor, ele vai ser expulso também. sendo (), vai começar uma nova era na história do Egito, que é o Novo Império. Vocês têm, então, uh, uns quinhetos anos mais ou menos, é de mil quinhentos e oitenta a mil e oitenta e cin () de Cristo, o novo império Bem, Novo Império, agora... O governo egípcio não se preocupava muito, () vamos dizer, com o aspecto militar. Agora, depois da invasão, depois que o ladrão entrou em casa, ele põe a tranca, né? Então agora, no novo império, vai haver preocupação com o aspecto militar. Está dando pra vocês fazerem o relacionamento? Quer dizer, não é decorar no novo império, isso (), mas a gente fazer uma, um relacionamento das coisas, certo? Relacionar religião, relacionar com a política, relacionar, uh, com a ciência, entende? E aqui também, quer Antes () não havia preocupação em termos militares, não tinha necessidade, agora depois sim. Então aqui ele vai partir para uma preocupação militar e para a conquista também. Certo? Então eles vão partir para a conquista do mundo. Certo? () ### agora do ponto de vista econômico, vocês viram aí, a primeira coisa que a gente, é, viu no cenário geográfico aí, é o Nilo dominando praticamente tudo. Entende? Até o Heródoto, um historiador grego, falou que o Egito é um presente do Nilo, certo? Então, não dá pra gente entender a civilização egípcia se não entender o, o Nilo e o problema das enchentes, certo? Bem, agora a gente vai, o que você vai entender do ponto de vista econômico quem vai dominar mais é a agricultura, cereais principalmente. comércio também. () a gente fala aqui em indústria, () não vamos pensar em indústria com máquina, nada disso. Indústria, no termo que a gente conhece hoje, é só do século dezoito e ainda tudo feito com ferramentas rudimentares, ush, quase que artesanal. Mas havia necessidade, por exemplo, de () Bem, acho que com relação ao Egito, Depois () viria a parte da, da sociedade. Então nós vamos ver que é uma sociedade assim bem, é, dividida. Então existe lá o faraó, que é o poder supremo, certo? Ele faz e desfaz. Depois nós temos a classe do sacerdo sacerdotes são indivíduos que têm uma influência muito grande na, na vida do povo egípcio. A camada alta da sociedade, né, a nobreza e havia uma classe também, é, de destaque aí que eram os escribas, era o pessoal que detinha o conhecimento da, da escrita. Então esses estavam de acima de um cidadão comum. () E o povo, de um modo geral, e os escravos. No mundo antigo é muito comum a presença do escravo. Não vamos pensar que o escravo foi só o negro, certo? Mas um povo vencido se tornava escravo de um do povo vencedor. Ele () Esse escravo, sobre ele então é que recaía a parte mais pesada do trabalho. Acho que por hoje, então, a gente encerra por aqui. Amanhã a gente comenta alguma coisa sobre a religião, é, egípcia. O caso da lenda do Osiris, em que ele é morto, uh, e depois

SPEAKER 0: : os pedaços do corpo dele são juntados, não é? E aí

SPEAKER 1: : ele revive. Agora, nesse morrer e renascer, estaria ligado também à observação O egípcio faz da natureza. En Há uma hora que morre tudo com as enchentes, depois, é, renasce, certo? Depois ele semeia e volta a ver vida. No ano seguinte a mesma coisa, morre tudo e renasce. Então isso, uh, também é transplantado para o plano da religião, então a gente ver isso no mu A outra coisa é a crença agora. a crença na i imortalidade em termos de religião. Certo? Ele acredita que a alma continuaria a existir depois da morte, () continuaria vivendo. O corpo morre e daí ele conservar esse corpo, é Então conservar com aqueles, uh, métodos de mumificação. Agora, a religião, ela vai, então, ter o seu reflexo, principalmente, é, nós vimos aí, na arte. Então, arquitetura, (), pintura também. Se vocês forem () cidade universitária e () no museu de, de arqueologia, existe lá a tampa de um sarcófago, entende? cê, uh, vê perfeitamente a pintura de uma, é, de uma mulher, parece, não tenho bem certeza, mas, uh, onde demonstra essa crença do, do egípcio no na volta da, da alma, então ela deveria encontrar o corpo, certo, em perfeitas condições e o sacófago pintado. Entende? E também ele era, uh, colocado junto com seus objetos pessoais, objetos que ele, muito preciosos para ele. Também ele era colocado na, na tumba. Com relação ao aspecto da cultura, nós já falamos da matemática, né, uh, a construção da, de pirâmides, a construção de, de outras obras públicas, exigia uma precisão de cálculo. Então, a matemática () não tinha o conhecimento do processo de multiplicação, mas divisão, soma, subtração, eles sabiam, entende? Outra coisa, a divisão do dia em vinte e quatro horas, a hora em minutos, tudo isso também no, na, na época antiga. E medicina, como eu falei a vocês, se existe, uh, processo de multiplicação, porque eles abre todo o indivíduo, tira todos os, todos os órgãos, isso vai facilitar o conhecimento do corpo humano e naturalmente, uh, começa a desenvolver a medicina, entende? Com relação à escrita, então, a gente já viu o caso do Champollion, que teve a escrita decifrada só no século de