Inquérito SP_EF_374

SPEAKER 2: : ### É... Do ponto de vista agregado, Na agregada existem três ativos... ãh... importantes que podem () de demanda agregada. E esses três ativos eram a moeda, ãh letras, ativos ### () a demanda agregada podia ser maior ou menor do que o fluxo de produção, porque ãh as pessoas () determinado período, fazendo com que a demanda agregada passasse um nível maior do que o nível de produção. ### (tosse) Em segundo lugar, eu havia sugerido na aula passada O ponto de vista dos clássicos. () É... diziam o seguinte, ninguém reterá moeda em quantidade superior há necessária para financiar as transações. Eu expliquei para vocês que moeda é um título de crédito com juros zero e que nenhuma, segundo o ponto de vista básico, nenhum agente econômico nacional vai render moeda se moeda rende juros zero. () ou capital ou título de governo que vendem juros positivos. () vender moeda em quantidade muito grande. Só se () moeda para financiar as transações. Está certo? Só para financiar as transações se () moeda. Como vai a quantidade de moeda que você precisa para as transa É algo que não varia muito no tempo, depende () das das estruturas de integração das empresas, dos períodos de pagamento, se os pagamentos são feitos quinzenalmente, ou mensalmente ou anualmente. Como essas coisas todas não variam, a demanda de moedas para transações é uma função ãh estável no número de transações, é uma função do dividimento. Não há razão para esperar grandes oscilações dessas deman Se não existem grandes oscilações das demandas de moedas, segue-se também não vai existir grandes oscilações de crime. () existir grandes oscilações de demanda agregada. ### () A demanda agregada nunca vai ficar muito diferente ### ### ### ### ### ### ### Na vida passada, eu havia insistido e continuo a insistir que vocês compreendam por que que existiu a demanda de moedas. A razão é que, do ponto de vista agregado, Um dos ativos, () estoques que sobe, que podem influenciar o nível de demanda agregada é o estoque de moeda. Certo? Se for estudar a demanda de automóveis em São Paulo, ãh do ponto de vista micro, que ativos que eu ia considerar? estoques que eu ia considerar? Podem fazer com que a demanda agregada de automóveis aumente ou diminua?

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 2: : Estudar a renda dos consumidores de automóveis, está certo? Isso é que eles recebem por mês () comprem ou não comprem automóvel. O preço do automóvel comparado com o preço de o Agora, os consumidores de automóveis, de serviços de automóveis, podem, durante um determinado período de tempo, consumir mais serviços de automóvel do que a renda existente. Temos que considerar o crédito para a compra de automóveis, está certo? E ponto final. Quando () e quer estudar a demanda do (), não adianta estudar o crédito Não adianta eu colocar o crédito () demanda agregada. Por quê? E a cada crédito no setor privado corresponde a um... Uma o quê? ### ### ### E débito dá zero ao setor Está certo? Não faz diferença. ### ### ### ### ### ### () Porque uma das fontes possíveis de variação da demanda agregada é o estoque de moedas que as pessoas têm na mão. ### Agora vamos ver um ponto de vista quem deseja. Agora que eu comecei a falar em clássicos de quem vem de clássicos, é bom deixar claro o seguinte. ### ãh Há trinta anos mais ou menos, há trinta anos que o () é apresentado, como eu vou apresentar em todos () Mas isso não quer dizer que seja () Certo? Essa é uma versão do ponto de vista de alguns autores. O (), assim como a maioria dos autores clássicos, clássico no sentido famoso () ### ### Quer dizer, eh ele é sujeito a mil e um interpretações. Ele é um autor difícil de ser dito, difícil de ser compreen e a interpretação que a gente dá nos cursos () interpretação do livro-texto, está certo? Isso não é a interpretação, é uma interpretação. ### ### ### As pessoas retém moedas sem ser para financiar transações. E o fim dessa retenção de moedas é a especulação. Além disso, essa retenção de moeda é (). E eu vou explicar isso (). Por que que isso é verdade. Eu vou colocar aqui a demanda. ### Vamos supor a seguinte situação, vamos supor que (tosse) eu tenha mil cruzeiros de caixa, acima do que eu preciso para os meus gastos mensais, está certo? Os meus gastos mensais já estão lá no banco, E eu não quero mexer neles, eu tenho mil cruzeiros no banco para financiar minhas despesas de consumo durante aquele mês. E eu tenho mais mil cruzeiros que eu quero saber o que que eu vou fazer com eles. Deixar esses mil cruzeiros no banco para os clássicos seria irracional. Por que que seria irra cional? Porque eu estaria deixando de ganhar juros. Como vocês sabem, depósitos à vista não rendem ### Eu deveria, do ponto de vista dos clássicos, comprar uma letra de câmbio, ou comprar uma letra de tesouro nacional, ou a depositar na () de poupança. Eu deveria fazer alguma aplicação com esse dinheiro que me desse juros, está certo? Se eu não fizesse essa aplicação, eu estaria sendo bobo () irracional. Eu estaria perdendo dinheiro, do ponto de vista dos clássicos, certo? O que eles argumentavam é, diferentemente, dizer, não, você pode reter esse esse montante de cruzeiros aí, além do que você precisa para as transações, se você tiver dúvidas sobre a evolução da taxa de juros e do preço dos títulos. () vocês sabem, o preço de um título qualquer é o rendimento que esse título dá, Vamos supor um título de vida infinita, Eu sei que isso aqui é um absurdo, mas é o mais fácil para () um título que prometa lhe pagar, todo mês, 100 cruzeiros. Está certo? Pro resto da sua vida e pro resto da vida de qualquer pessoa. ### bônus perpétuo. Todo mês esse título te paga 100 cruzeiros. ### Qual o preço que você está disposto a pagar por esse título? ### ### Se a taxa de juros, ãh por exemplo, da venda do tesouro for em 10%, esse título aqui só vale 1.000 cruzeiros. Por quê? Mil cruzeiros aplicados em algum outro lugar aí, vezes 10%, daí eu sei que esse título aqui me dá. ### ### que rende um título que rende 10%, um título que rende 100 cruzeiros por mês. ### Quando a taxa de juros do da venda de tesouro, por exemplo, for 10%, ninguém estaria disposto a comprar esse título por mais de 1.000 cruzeiros. ### Por mais, não. ### O que o meu cruzeiro já aplicado nesse outro lugar paga 10%, dá 100 cru ### Certo? Está claro isso ou não? () existe uma relação inversa entre o preço do título Os títulos e a taxa de juros. () Quando a taxa de juros sobe, o preço do título Cai. Tá certo? Então vamos voltar ao nosso problema original. Eu tenho mil cruzeiros pra comprar em () câmbio, ou em () de poupança, em alguma coisa. (tosse) Os clássicos diriam que é irracional guardar esses mil cruzeiros. ### Suponha que eh você saiba ou você espere que a taxa de juros vai vai vai ser () ### () Eu tenho sérias dúvidas sobre as possibilidades que o governo tem de fixar a taxa de juros. ### Eu vou fazer exemplo de como o governo possa variar a taxa de juros. que o governo brasileiro diga, olha, você é amigo do ministro da Fazenda e o ministro da Fazenda se diz, eh no mês que vem a taxa de juros desse mês é 2%. No mês que vem ela vai ser Sob essas impostas, é razoável você deixar esse mil cruzeiros parados por um mês em banco ou não? ### Por quê? ### Você poderia comprar um título, certo? Que te desse um título desse tipo aqui, que te desse cem cruzeiros por mês pro resto dos (), está certo? a taxa de juros passar pra ãh vinte por cento, qual vai ser o preço desse título aqui? ### Então, com o seu os seus mil cruzeiros, você poderia ter, comprado, dois () E conseguiria com esses dois títulos, duzentos cruzeiros por mês, e não cem cruzeiros por mês. ### Se aguarda o preço, se você tem eh dúvidas sobre o preço futuro de qualquer bem, por exemplo, se você acha que o preço futuro de um bem vai cair, Não compra agora, espera ele ca Está certo? Se você acha que o preço vai subir, não espera para comprar, compra agora. ### ### É fazer um negócio com () certo? ### ### Se você retém moeda, pode ser extremamente racional, desde que você ache que os preços dos títulos vão subir. Um exemplo mais brasileiro, talvez mais fácil de compreenderem é o preço de uma ação, o preço da ação do Banco do Brasil. Suponha que ele tenha mil cruzeiros de excesso de caixa, ou seja, de caixa que eu não preciso para financiar minhas transa Eu só vou comprar a ação do Banco do Brasil se eu achar que o preço da ação do Banco do Brasil vai permanecer constante ou vai subir. Se eu achar que o preço da ação do Ban, o preço da ação do Banco do Brasil vai cair, eu não devo comprar ago Então eu vou ficar com essa caixa ociosa. Está certo? Mesma coisa uma letra de () Eu só vou comprar uma letra de câmbio se eu achar que a taxa de juros vai ficar constante, ou então, que a taxa de juros vá cair no futuro. Se eu () achar que a taxa de juros vai subir, eu espero comprar com a taxa de juros mais alta. Está claro isso? Então, estou embananando já o ponto de vista dos clássi É possível que as pessoas retenham moeda, ãh além das suas necessidades de transação, por motivos especulativos. Está certo? Então é possível que (), vamos supor, que exista um boato que no mês que vem a taxa de juros () vai ser multiplicada por ### Ela é três porcento ao mês, vai passar a quinze porcento ao mês. O que vocês espera esperariam que acontecesse com a demanda agregada por causa da moeda? ### () O que vocês esperariam que acontecesse com a demanda de moeda? Qual que é esse boato? Olha, a taxa de juros vai ser multiplicada por cinco no mês que vem. ### O que que vai acontecer com a demanda de moeda? Esse mês. ### Está certo? ### Então uma parte da poupança aqui para as empresas não vai mais para as empresas. Está certo? Você pega a sua renda. ### Comprou geladeira, batatinhas, tudo isso passou para o fluxo circular da renda. A outra parte, todo mês você comprava com essa outra parte, dentro de câmbio, que era passada pra financiar o consumo de outras pessoas, um pedaço e outro. Outra parte dessa () de câmbio era passada pra financiar investimentos. E () demanda agregada continuava igual à produção. o que você retinha da sua renda para a poupança, você passava diretamente, através do mercado financeiro, para firmas e outros consumidores. Então a demanda agregada total permanecia constante. Aí chega num determinado mês, corre esse boato, a taxa de juros vai estourar. Aí você retém aquela sua parcela de poupança e não compra letra de câmbio, não financia o consumo de ninguém, Não financia o investimento de ninguém, mas guarda aquilo em caixa. O que que acontece? Esse dinheiro retido por você, acrescido ao seu estoque de dinheiro que você já tinha antes, cai fora do fluxo de demanda agregada. Ninguém recebe ele de volta. O que que acontece com a demanda agregada, então? Diminui. Então a demanda de moeda passa a ser fundamental para explicar o fluxo de demanda (). Está certo? Vamos pensar esse caso que eu dei agora, talvez seja um pouco ãh difícil para a gente entender. Vamos pensar no contrário, vamos pensar o seguinte, que como o (), que é a taxa de inflação no Brasil, aumentou, vai aumentar o mês que vem, Todas as pessoas dessa economia têm um estoquezinho de moeda. Está certo? As famílias têm um estoque de moeda, as firmas têm um estoque de moeda, todos têm um estoque de moeda. Certo? ### os preços desse mês para o mês que vem vão ser multiplicados por dois. O que que todo mundo deve fazer se se acreditar nesse boato? ### As firmas fazem estoques maiores, está certo? Então elas pegam aquele estoque de moedas que elas tinham, diminuem e gastam mais além do que elas podiam gastar pelo volume de vendas que elas tinham realizado. Elas venderam cem e gastam duzentos. De onde é que vem esses outros cem? Da quantidade de moedas que elas tinham guardado, certo? As famílias recebem com venda não poupam nada e gastam duze ntos e cinquenta. Então, de onde é que vem os outros cento e cinquenta? Saiu da demanda de moedas, do estoque de moedas que elas tinham antes, a quantidade de moedas demandada O que acontece com a demanda agregada? ### Está certo? Por isso que o a a a diferença básica entre o Keynes e os clássicos desse lado do da história, do lado da moeda, é que existe no mundo keynesiano uma tremenda incerteza sobre o futuro, certo? Existindo essa incerteza sobre os preços futuros, é muito razoável reter moeda, está certo? E é muito razoável que essas incertezas variem de dia para dia, ou de mês para mês, ou de ano para ano, ou dependendo da política do governo, e que por causa disso a demanda agregada varie acima, passando para cima ou para baixo do nível de produção. Está certo? Você pode dispender mais ou menos do que a renda. E, portanto, lá se vai, atrás da demanda, vai o que no nosso modelo? Lá se vai a produção atrás. Se todo mundo ãh achar que os preços vão cair, todo mundo retém moeda, a demanda agregada diminui e a produção tem que... está certo? Os clássicos, consistentemente com toda a sua visão ãh do mundo, esses clássicos que eu estou falando aqui são os clássicos, ãh que o Keynes chamava de clássicos, são os clássicos caricaturais, Está certo? Você não encontra ninguém tão clássico quanto Keynes queria. () Os clássicos tinham a visão do mundo onde, de um mundo onde não havia incerteza, onde não havia () problemas de obtenção de informações sobre o futuro, Se vocês já estudaram concorrência perfeita, ãh sabem que o (), que é um modelo tipicamente clássico, vocês sabem que o conco empresário da concorrência perfeita não tem certeza sobre o preço do seu produto, está certo ### A gente desenha aquela curva de custos assim, bonitinho, e o empresário sabe todos os custos, para cada nível de produção. Então essa visão clássica do mundo é muito consistente com o resto da visão que () E por causa dessa visão de um mundo sem incerteza, era muito difícil para eles introduzirem moeda. E a única forma de eles conseguir introduzir moedas era assim. Vejam vocês, se eu tivesse certeza sobre tudo que vai acontecer nos próximos anos com a minha vida, e o que vocês vão fazer, por que diabos que eu vou guardar moeda? Eu pegaria um talão de cheque desse tamanho e assinaria todos os cheques. ### Fazia todos os cheques e ia tiran Eu tenho certeza. Para quê que eu ia? Tenho que guardar um pouquinho de moeda para aguentar alguma eventualidade. Não existe eventualidade nesse mundo. Está certo? ### ###

SPEAKER 0: : a demanda de moeda segundo a demanda especulativa de moeda.

SPEAKER 2: : ### () motivo chamado especulativo, certo? Eu vou colocar aqui a taxa de juros. E agora eu pergunto para vocês, como é que eu vou desenhar a demanda de moeda? E por quê? Como é que vai ser a demanda de moeda? Quem estiver ouvindo a aula, () ### ### ### ### Isso aqui significa que essas raias aqui são constantes, certo? E, () dizendo sobre o bê, é sempre constante, aqui, aqui, aqui. Por que que você quer esse resultado? Você faz questão que a taxa de juros () seja constante? ### Como é que ela é, então? ### é negativamente inclinada. Agora eu quero explicação porquê que é negativamente inclinada. Qual o significado disso? Por que quando a taxa de juros é As pessoas retém. ### O capital de giro, se vocês quiserem, está lá. E quando a taxa de juros é baixa, () a taxa de juros aqui é sete porcen Ao mês. E aqui a taxa de juros é mei () em caixa, cem cruzeiros, além do que ela ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 2: : ### () Vamos colocar aqui um gráfi Preço do títu Vamos colocar aqui, para ficar bem intuitivo. Preço da ação do Banco do Bra A taxa de juros é alta, esse preço da ação do Banco do Brasil é baixo. E quando a taxa de juros é baixa, o preço da ação do Banco do Brasil é alto. ### Baixo e alto não tem nenhuma notícia, não tem nenhuma conotação ãh tomista aí de preço justo, está certo? É o preço que tem no mercado. Se eu estou dizendo que ele é alto? Eu estou dizendo que ele é alto relativamente às minhas expectativas. Aqui a ação do Banco do Brasil está cinquenta cruzeiros. Ele é alto. () Alto em relação ao que eu acho que é nor E aqui ele é baixo, ele é cinco cruzeiros por ação. Ele é baixo em relação ao que eu acho que ele é () que ele deveria ser. Está certo? Então se eu acho que o preço da ação do Banco do Brasil é alto, se eu acredito cegamente nisso, eu não devo comprar a ação do Banco do Brasil. Eu estou dizendo () eu acho que ele é mais alto do que ele deveria ser. Eu acho que a taxa de () é mais baixa do que deveria ser. Ora, se você acredita nisso, não compre ação do Banco do Brasil. Espere até ele chegar no nível que você acredita normal. Se o preço está muito baixo, se você acha que cinco cruzeiros é um preço absurdamente baixo, não espere para comprar. Compre agora. Quando ele for ao preço que você quer, você vende. ### Esta é uma versão da demanda especulativa da moeda. Tem uma outra versão. ### Esta taxa de juros aqui, eu vou chamar também de custo de reter dinheiro, moeda. Quando a taxa de juros é sete porcento, é muito caro reter moeda. Quanto custa reter moeda por mês? ### Sete porcento. Então, mesmo que eu queira especular, é muito caro especular quando a taxa de juros for Sete porcento. Está certo? por outro lado, quando a taxa de juros é meio porcento ao mês, quanto me custa reter moeda e não aplicar? ### ### Vale a pena aguardar o () que vai acontecer no futuro, guardando moeda. Está certo? Essa é a diferença ãh entre () e os clássicos () Uma das diferenças mais importantes. E que eu espero que vocês eh retenham mais a aula até aqui do que o gráfico que eu vou dar daqui por diante. Certo? A razão da utilização desses gráficos da () e da () é a seguinte, ehh é um auxílio, um instrumental de auxílio à compreensão Das ideias desse modelo, cer Mas não é nem a parte mais importante, nem a central, é a parte mecânica. Se vocês não entenderem o que está atrás daquilo, vocês vão ficar bons desenhistas, mas não entenderam (), certo? É bom refletir seriamente sobre o que quer dizer, querem dizer os gráficos. O que acontece geralmente é que a gente põe o gráfico, ou tira uma derivada, ou põe o modelo de (), como existe naturalmente uma dificuldade nova para aprender essa forma de expressão, ãh você se atém à forma da coisa e não ao conteúdo. A única forma que eu tenho de resolver esse problema é dar provas que Exijam () pouca coisa mecânica e muita coisa de compreensão. Certo? Preciso exigir de vocês a reflexão sobre o aparato, está certo? Esses fogos de artifício que são os gráficos, o ãh o modelo e tal, isso aí é o menos relevante. O relevante é entender o que está atrás disso. ###

SPEAKER 3: : ### ###

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 3: : ### ###

SPEAKER 2: : ### ### ### ### Tem uma grande regra conhecida por todo mundo, que é assim, compre na baixa e venda na alta. Essa regra não quer dizer nada, não precisa de nenhuma ãh regra () como comprar ações. Simplesmente está dizendo o seguinte, se você acha que está baixa, com Se você acredita que ela está baixa, bom, se alguém está comprando é porque acredita que o preço é razoá Se você comprar ação do Banco do Brasil a cinquenta cruzeiros hoje E achar que está caro, eu sinto muito () você fora do modelo. ### Gastou cinquenta cruzeiros, você já achava que não devia ter comprado. ### O que que eu vou fazer? Eu prefiro deixar você fazer um modelinho especial para você. Está certo? Agora, se você comprar ação do Banco do Brasil a cinquenta, todo mundo ### Você achava baixo? () Está certo? Se quando ela começa a subir, todo mundo começa a comprar ação, é porque todo mundo acha que vai continuar a subir. Está certo? Quando é que ela vai começar a cair? Quando um cara disser ih eu acho que não vai subir mais, aí ele () eu vou sair, aí cai um pouquinho. Aí o outro fala, ih eu também acho que () Eu acho que vai cair mais. Sai. Quando é que a () não caiu? ### É um mercado eh extremamente instável. E eh Primeiro mercado de (), em São Paulo. Por que que o terreno no Morumbi custa dois mil cruzeiros o metro? Qual é a razão? Já pensaram sobre isso? Por que que o terreno no Morumbi custa dois mil cruzeiros o me Ou por que o terreno aqui no () custa () mil cruzeiros o metro? Qual é a razão? É o custo de produção do terreno? Não tem custo de produção. Ou seja, é um ativo não reproduzí Não dá para você produzir outro terreno na mesma rua ãh com as mesmas características, está certo? ### Por que que ele custa mil cruzeiros ou dois mil? Simplesmente porque todo mundo acha que ele deve custar mil cruzeiros. Ou dois mil cruzeiros. ### Por que a batata custa cinco cruzeiros o quilo? É o custo de produzir espécies, né? Que é o custo de produzir batata. Produzir e colocá-la na feira. ### Certo? Se ele chega engraçadinho e fala, vamos especular com batatas. Vamos aumentar o preço da batata de cinco para dez cru () Pra ele conseguir fazer isso, é importante vocês entenderem esse lado aí, como é que funciona o mercado de ativos reproduzi Se ele for um grande comprador de batata, ele consegue levantar o preço para dez cruzeiros. O que vai acontecer no na safra seguinte? Os produtores de batata vão produzir muito mais batata. E o preço da batata não vai ficar em dez cruzeiros. Está certo? A menos que você tenha o o vendedor de batata e tenha chamado os produtores de batata () vamos fazer aqui um acordo. Vamos produzir menos batatas e vamos aumentar o preço da bata Certo? Mas no caso da batata, é muito difícil chegar () ### Está certo? No caso do petróleo, foi fácil, certo? () () os produtores, que eram cinco, seis e dez entrou no acordo e falou vamo segurar o preço do petróleo. Certo? Agora, no caso da batata, ou feijão, () difícil você juntar todo mundo e ninguém romper o acordo. ### Isso é muito difícil, é muito difícil segurar o preço da bata Agora o preço do terreno não tem nenhum lado da produção determinando o preço. O preço é mil cruzeiros, é mil cruzeiros, todo mundo acredita que é mil cruzeiros, é mil cruzeiros. Quando passar para cinco mil cruzeiros, muito menos pessoas vão acreditar que possa ser cin E pode chegar um ponto que o preço está subindo, subindo, subindo, subindo e () Está muito caro. ### ### As ações é a mesma coisa. O que que significa isso? () ### ### ### Se amanhã () a notícia, a inflação brasileira vai aumentar. Qual o resultado? ### Gerra-se um clima de pessimismo, em relação ao preço, ãh não só das ações, que no Brasil é pouco importante, preço dos títulos. () Acha que a taxa de juros ãh está muito alta. ### ### E a demanda agregada vai para o beleléu. Como é que você faz? Qual a proposta do () que vocês conhecem para resolver essas oscilações, essas crises cíclicas, resultado da contradição do sistema capitalista? É o governo entrar, orientando onde é que a economia tem que ir, está certo? ### E isso é aí que nós vamos ver () eh...(tosse) Ãh.. Eu vou () dizer agora que a demanda de moeda é uma função do nível de transações, medido pela (), e é uma função Da taxa de juros. Vou somar as duas ideias. Esta aqui é a ideia clássica. E esta aqui é a () As pessoas retém moeda por duas razões. Ou para financiar suas transações ou para especular. Essa é a demanda de moe ### (Tosse) Eu não falei nada, e vou falar só na aula que vem, sobre a oferta de moeda. Falei muito pouco. A moeda é ofertada por quem? Pelo gover Certo? O governo () o seu montante de moeda que existe na economia. Que emite, está certo? Ninguém mais além dele pode fazer isso. Por quê? ### Por que que só o governo emite moeda? ### ###

SPEAKER 1: : ###