SPEAKER 1: tenho que trabalhar ainda com vocês um item de consciência histórica e cristianismo e filosofia d> Augusto Comtes, século dezenove. vamos dar as características do positivismo e o que esse essa corrente de filo> éh influenciou, qual foi a influência que a que o positivismo teve no todo no no pensamento do século dezenove inteirinho. E ele, o positivismo, influenciou diretamente o pensamento de uma certa época aqui no Brasil. Bom vocês sabem que o pai do positivismo foi Augusto Comtes. E eu acho que eu pedi para vocês ### lá no no () moderno de filosofia, éh a lei dos três estados, o estado teológico, o metafísico e o positivo. Eu não pedi para vocês fecharem, né? Só lerem. Então vocês já têm algum contato, né? Com o pensamento do Comte Deixa eu dar mil setecentos e oitenta e nove ele morre ### íntima e última das coisas. A busca das essência das coisas está fora. ### Bem observados os fatos precisa, o quê? Primeiro, ter condições para levantar hipóteses, né, que antecipa a experiência. Segundo lugar, ele precisa acreditar que existem leis constantes na natureza, né? Em terceiro lugar, ele deve não buscar Qual é a natureza íntima e última das coisas, ou da realidade, porque isso seria cair numa indagação sobre a essência das coisas. A essência, né? ### essência última das coisas. Isto é () Segundo Comte, na fantasi> num espelho fiel da ordem externa. SPEAKER 0: Fecha aspas, ponto. SPEAKER 1: É preciso transformar o cérebro humano num espelho fiel da ordem externa. Então, o que e o o Comte chamaria de ordem externa? Então, seguia, vamos dizer assim, aquelas leis constantes e invariáveis que nós encontramos entre os fenômenos né, que se expressam numa espécie de ordem. Que que significa ordem? A ordem de estável de fixo, certo? Então, os a> raciocínio de> atingir esta ordem fixa e invariável das coisas, né? Então, o nosso o cérebro deve, o quê? Coincidir com esta ordem que existe exteriormente, né? Éh, essa ordem, então, significa a fixidez, sabe o que é fixidez né? A fixidez d> em função disso, o Comte propõe uma espécie de classificação das ciências. Então, a classificação que ele faz das ciên> A primeira. É. Uma espécie de uma enciclopé> ### Em termos de complexidade, aliás, é uma ordem crescente. Então, segundo Comte, nas matemáticas nós terí teríamos as ciências mais simples, certo? E a complexida> SPEAKER 0: SPEAKER 1: percebem, tá faltando Nessa lista, século dezenove Evidentemente ele tirou dessa lista a metafísica, não é? Éh, portanto, a filosofia não pode ser como parte da filosofia, não ãh a metafísica como parte da filosofia. A filosofia toda não é uma ciência. ### A teologia também desta classificação, né? E tirou tamb> <ém, naquela época, né? Vocês veem aí que na na lista não consta a psi> a psicologia fica, vamos dizer assim, diluída, na sociologia e na biologia, certo? Ela não não é uma terce> SPEAKER 0: É a religião, a propriedade, família. Linguagem ### SPEAKER 1: Quais são, então, aqueles setores fixos da sociedade? dentro de uma noção de progresso, né? Existe um certo progresso, uma certa evolução que permite né éh trabalhar nesses elementos que são considerados fixos na soci> SPEAKER 1: