Inquérito SP_DID_305

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : Bom, minha casa é uma casa de três pavimentos, é O superior são os dormitórios e banheiros. O intermediário são as salas, é cozinha e E na parte inferior tem o quarto de empregada, banheiro, lavanderia, quarto de passar roupa, quintal, uma piscina para as crianças. Só.

SPEAKER 0: : Piscina, que gostoso.

SPEAKER 1: : Pois é, uma piscininha razoável, dá para gente molhar um pouquinho, mas não é muito funda não, para não causar preocupação, né? Mas o que mais que eu posso falar?

SPEAKER 0: : Vocês que construíram essa casa?

SPEAKER 1: : Foi, sim. Nós construímos e há treze anos atrás e desde então que eu moro aqui mesmo. O bairro é muito bom, estou muito bem localizada, mas gostaria de ter uma casa térrea, mais cômoda, quer dizer, mais fácil de manejar, Embora seja uma casa muito boa, dá bastante trabalho. O que mais?

SPEAKER 0: : Justamente por ser de três pavimentos.

SPEAKER 1: : Exatamente, por ser de três pavimentos, às ve zes a gente fica sem doméstica e o problema já está posto aí, né? Mas, realmente, eu gosto muito da região. E, se eu tiver a oportunidade de construir outra casa, eu quero ir para a mesma região

SPEAKER 0: : Você lembra

SPEAKER 1: : Não, realmente eu não não não estive muito, assim, a postos durante a construção, porque eu estava esperando o meu segundo filho e não não passei muito bem, de formas que eu não fiquei muito, assim, a par da construção, não. Mas foi uma casa muito bem construída, como até hoje, depois de treze anos, não tem rachadura, não tem nada, muito boa.

SPEAKER 0: : E material? Vocês

SPEAKER 1: : Sim, o material foi todo adquirido pelo meu marido. O engenheiro foi o nosso primo. E de formas que Ele diz que deu bastante trabalho na escolha de material, né? Aliás, isso acho que em qualquer época dá muito, né? Mas estou satisfeita aqui, mas (risos) com ideias futuras de, né, arranjar uma outra mais fácil.

SPEAKER 0: : Gostei é do seu ja

SPEAKER 1: : É, eu gosto muito de plantas também, sabe? Aliás, pela entrada, você já viu que é tudo cheio de planta. Eu acho que o verde dentro de uma casa dá muita graça, não sei, lembra um pouco a natureza, quebra um pouco a, vamos dizer assim, imobilidade do móvel, a madeira, entende? Eu acho que dá mais um aconchego dentro do lar. Eu gosto muito de plan

SPEAKER 0: : Você tem preferência pelo jardim, alguma parte específica da casa?

SPEAKER 1: : Não, eu gosto muito do meu cantinho lá mesmo, sabe? Mas a atividade é mais na parte superior, né? Atendendo um filho outro, às vezes nas necessidades de de estudo, ajudando em alguma pesquisa. De manhã eu tenho um de nove anos e à tarde tem os outros dois, de quatorze, de quinze anos, que sempre mãe é mãe, né? solicitam para alguma coisa e a gente sempre está a postos. Mas fora o serviço que eu tenho de rua, que é muito grande, né? Leva, traz, compra e tende a acudir os três ao mesmo tempo.

SPEAKER 0: : Qual parte da casa que a criançada mais usa normalmente?

SPEAKER 1: : É a parte superior e o jardim de inverno, né? ### reunião, às vezes chegam uns amiguinhos, qualquer coisa, é sempre nesse jardim de inverno. E E a parte de cima é mais é para estudo mesmo, né? Tem os quartos? Bom, eu tenho o meu quarto, que é bem grande, o meu banheiro, tem o hall, tenho mais o quarto da menina, o quarto do rapazinho e do pequeno, o banheiro deles, e tem um quartinho que é chamado quartinho da bagunça, Porque lá é tudo quanto é brinquedo, tranqueira da criançada, né? De formas que eles ficam lá. Ainda tem uma parte superior a esse terceiro andar, que eles chamam de clubinho. Então, eles sobem. E Era para ter feito uma adega e tal, mas resolvemos não fazer porque é muito alto. E E eu sei que eles brincam, fizeram até a inauguração de um clubinho aí e tal. Isso foi o ano passado, sabe? Se divertem bastante aqui em casa. Eles gostam muito daqui. S Sentem muito bem, se realizam muito aqui, os três.

SPEAKER 0: : Como é esse clubinho do salão? Ah

SPEAKER 1: : Ah, é um salãozinho que eles adaptaram e fizeram. E on Ontem mesmo fiz uma limpeza lá em regra, porque agora eles já vão crescendo mais um pouquinho, os estudos já pegam mais tempo. Em férias eu nunca estou aqui, quer dizer, justamente o o tempo que eles podiam usufruir mais, né? De formas que nós saímos sempre e na em tempo de estudo, pouco pouco tempo sobra do lazer

SPEAKER 0: : Né? E a sua casa na praia e na fazenda é térrea? É na

SPEAKER 1: : na praia eu tenho um apartamento, um apartamento muito bom, grande, com uma área, além do apartamento, tem uma área descoberta de sessenta metros quadrados, quer dizer, é realmente uma casa. Quando Na fazenda, nós Essa fazenda nós adquirimos, tínhamos outra, vendemos e adquirimos há pouco tempo, uns três, quatro anos. E meu marido está fazendo primeiro essa parte de pasto e tal e E agora nós vamos, já tem uma sede provisória, mas vamos construir uma outra. E Essa aí eu quero fazer bem do meu gosto. É? Bem... Ah, o meu ideal seria, por exemplo, acabamento interno usando muito madeira, chapisco, Tijolo a vista. Não quero pintura. O chão eu quero todinho de lajota colonial ou tijolo recozido. Você já viu essa montagem? Lá no casarão cinquenta e qua tro tem. É um espetáculo. É bem rústico. É bem rústico. Eu quero fazer um negócio assim, aproveitando muita madeira, muito tijolo, pedrinhas, sabe? Uma varandona grande em volta. Bom, casa de fazenda tem que ser assim, né? E muita planta. (risos) Dentro e fora? Dentro e fora. ### Eu acho que uma fazenda sem um gramado, sem coqueiro, não é fazenda, né? Eu acho. () é que nós estamos já começando a construção Uma lareira, porque lá é região fria é muito perto do Paraná. Entende?

SPEAKER 0: : Quer dizer que... Em que local da casa ficaria a lareira? A

SPEAKER 1: : Ah, na sala principal. Nós gostarmos de fazer na sala principal, porque aí já é reunião dos amigos, dos parentes, que nós temos muitos parentes por lá, né? E Ficaria assim, mas como a sala é o ponto de reunião principalmente em fazenda, então nós faremos em faze na na sa

SPEAKER 0: : las. Sim. E quantos quartos?

SPEAKER 1: : Quero fazer quatro quartos, sabe? Quatro quartos. E também eu estou querendo fazer um negócio assim, pré-construído, se pudesse ser assim. Sofás de tijolos, é mesa, mesa da sala de jantar, eu estou bolando todinha em em armação de cimento, azulejada por cima, camas. Eu quero eliminar muito essa parte do do móvel móvel, quero o móvel imóvel, sabe? Eu acho mais prático, para limpeza, para tudo.

SPEAKER 0: : Ah, bastante. Aqui dá muito trabalho a sua limpeza? Ah, eu acho que sim, sabe?

SPEAKER 1: : Eu não sei, mas eu já estou afim de ter um (risos) negócio mais prático. ### É que eu tenho lutado tanto com essa parte doméstica, você compreendeu? Que realmente gostaria de um negócio assim, mais mais fazenda dentro da cidade. Como essas casas modernas agora, tudo de lajota, material que não precisa cera, sabe? Um negócio assim bem bem rústico e bem gostoso. E quanto à cortina? Cortina? Cortina eu gosto. A Acho que a cortina é a saia da janela, né? Precisa uma cortina. Eu gosto. Gosto de cortina leve, esvoaçante. Decoração sou um pouco sóbria, pelo o que você está percebendo aqui, né? Gosto de tudo muito sóbrio, porque eu acho que, na sobriedade, você tem a beleza, não é? Não gosto muito de jogo de cores, assim, não, sabe? Eu gosto da, vamos dizer assim, do tom sur tom, porque não cansa muito. Cortina, eu acho que é um ponto neutro. Do meu ponto de vista, é um ponto neutro.

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : Cortina em fazenda, eu vou pôr de juta, sabe? Eu acho que a juta acompanha o rústico da casa. A Agora, na praia, eu fiz agora uma reforma, reconstruí novamente meu apartamento, estou justamente no ponto de recortiná-lo. E eu acho que vou optar por essa cortina de rendão de nylon, né? Para os quartos, assim. E eu acho que na sala é capaz que eu ponha de madeirite, embora eu não goste quanto a estética não, sabe? Eu acho que endurece um pouco, não dá leveza, mas eu acho que eu vou optar pela madeirite. Vamos ver se vai dar cer

SPEAKER 0: : to. (risos) Depois eu volto a perguntar. É (risos). E que dependência da casa você mais usa?

SPEAKER 1: : dependência da casa que eu mais uso é meu quarto. Meu quarto, o quartinho da bagunça que eu falo, que inclusive tem minha máquina de costura, porque uma dona de casa sempre tem que estar reparando alguma coisa, né? E as salas, para receber as amigas e tal, assim como vo

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : Não, não. Meu marido, a a as atividades extra lá são todas feita no no no escritório dele, sabe? Ele tem um escritório lá na Braulio Gomes. e o restante na fazenda. Na fazenda, sim, ele tem uma sala que ele recebe lá os colonos, o administrador, essa coisa toda.

SPEAKER 0: : É junto da casa? É

SPEAKER 1: : É, atualmente é junto da casa. Agora, futuramente, além dessa casa que nós estamos construindo, eu quero ver se faço dois quartos e um banheiro, mesmo para quanto for os colegas, os meninos terem mais liberdade, principalmente os rapazes, né? Menina não, mas os meninos eu acho bom. Ter uma área deles para não importunar muito dentro de casa. É. Homem é bom mais fora do dentro. É, realmente. E você sab eria descrever a fachada dessa casa? Bom, a minha fachada, eu acho uma fachada, assim, muito prática, porque é toda em pedra e pastilha e madeira, né? Tem a janelona de madeira, a parte superior toda em pastilha branca, a frente naquela pedra ferrugem, com branco, Os laterais também são em pedra cinza. E a frente, o chão, também é naquele mosaico português. Só tenho duas faixas de de grama para o para o escoamento dos carros, né? De de óleo, essas coisas. E eu gosto muito da frente da minha casa. Acho muito prática, sempre está bonita, nunca descasca em nada. Eu gosto. E Essa frente fui eu que que, de um certo modo, projetei. Eu acho que frente de casa sempre tem que ser bonita. Né? E não dá para escapar. Não dá realmente, de vez em quando manda lavar com ácido, as pastilhas, as pedras, sempre está está ótimo. Não dá realmente trabalho. E a fachada do apartamento da praia? Bom. fachada não tem, né? Porque apartamento, você diz assim, a fachada do prédio? Ah, o prédio é muito simpático. É um prédio que não é muito alto, com venezianas também pintadas e é todo pastilhado também. de branco e os laterais de azul.

SPEAKER 0: : E para janela, tem algum material que você prefere?

SPEAKER 1: : Para janela, assim, você diz com relação a vidro, estrutura de alumínio, essas coisas? Ah Ah, eu prefiro estrutura de alumínio. Ah, bom, lógico, porque não estraga tudo isso. Agora, aqui em casa, é uma casa construída há treze anos ainda tem estrutura toda de ferro, né? Mas é foi tão bem feita esse essas estruturas, foram tão bem feitas essas estruturas de ferro que não me dão trabalho, não. Só as grades da frente, que de vez em quando precisa dar uma lixada, que algum ferruginho sempre ataca, não é? Mas, no mais, não não não me dá realmente trabalho, não.

SPEAKER 0: : E aquelas janelas de madeira? É

SPEAKER 1: : É, eu tenho uma janela de madeira no meu quarto, né? São muito boas esse tipo ideal, né? O único problema é que tem aquela... aquele sustentáculo que é um cabinho de aço, de vez em quando, cada quatro anos, dá uma estouradinha. Mas acho que o problema que dá é muito pouco em relação à funcionabilidade da ja nela

SPEAKER 0: : São realmente muito boas. E quanto à questão de iluminação, como é que você gosta de uma casa bem iluminada, mal iluminada?

SPEAKER 1: : Não, eu gosto de uma casa muito bem iluminada, mas com iluminação indireta. Eu gosto muito de iluminação indireta. Eu acho que iluminação direta, iluminação direta, cansa bastante. A Agora, aqui nessa casa, eu não tenho, assim, muita iluminação indireta. Só mais na sala, né? Que tem as duas arandelas, que são para cima. A Ali o globo é mais ou menos direto. E aqui, nesse nessa parte, eu tenho o abajur. Que dá uma bela... Eu acho que a luz indireta dá outra graça. Bem iluminada. Mas dá outra graça numa casa. Gosto bastante. Agora nos outros cômodos, não. É iluminação normal. Que é uma construção de treze anos. Você há de convir que é uma construção super, vamos dizer, quadrada no sentido de luz no meio. A Aqui em casa ainda é mais moderno, porque São laterais. Lá no meu dormitório eu tenho dois focos de luz também diferentes. Não é exatamente no meio. O quarto dos meninos é que é no meio, mas tem as arandelas laterais também.

SPEAKER 0: : E eles usam bastante essas arandelas? Usam usam

SPEAKER 1: : usam sim. Principalmente à noite, para estudo, né? Cada um tem a sua escrivaninha, então a iluminação mais direta, para eles acham melhor.

SPEAKER 0: : E o que mais tem no quarto dos meninos? Ah ()

SPEAKER 1: : Lá em cima é muito simples éh O quarto da menina tem duas camas. Duas camas, na na eventualidade chegar uma priminha, como sempre tem, uma coleguinha, e os armários são todos embutidos. Tem uma penteadeira, que não é bem penteadeira, uma mesinha que s tanto serve para ela usar nessa parte de toucador, como para estudo, um espelho, meio hippie, com moldura de couro. O quarto dos meninos também são só duas camas, uma escrivaninha. O meu quarto é minha cama, penteadeira, poltrona, todos os armários embutidos. ### Não gosto de atulhamento, não. Inclusive, se me for permitido nesse ano, que eu espero, eu quero fazer uma remodelação total lá em cima e diminuir o que eu tenho, sabe? Menos ainda, menas coisa ainda. Gosto de bastante espaço. Eu acho que eu eu sofro de claustrofobia, Gosto de nada me apertando, não. Nada fechado, atravancado.

SPEAKER 0: : Pelo que eu vi ali, você gosta de almofadas no chão?

SPEAKER 1: : Gosto. Eu acho que dá muita graça. Uma almofada e... Sei lá. Aí era para eu ter posto um banquinho colonial, sabe? É. Depois eu resolvi e falei, não... Inclusive as crianças usam muito, sabe? Eu tenho embaixo da escada também umas quatro ou cinco almofadas. Num no Embora não seja muito bom para para postura, não é? Mas é bem cômodo para eles. Como é que eles usam

SPEAKER 0: : bastante. E esse cantinho que tem o piano? E

SPEAKER 1: : Esse cantinho, eu era uma pianista, certo? Estudei muito tempo, fiz conservatório, cheguei a dar alguns recitais. E E depois eu larguei pela faculdade, que o maestro exigia oito horas de estudo por dia, não era possível. Depois eu morava em apartamento. apartamento você não pode estudar à noite, uma série de coisas, tem solteira, e de formas que esse piano veio para cá. A minha filha começou a estudar, depois não quis mais. Então, atualmente, o piano está meio sem função, sabe? Nunca mais? Não, eu acho que uma pessoa que já tocou bem precisa de muita técnica para recomeçar, e a técnica você sabe que é com uso, né? o cada dia que te dá uma técnica perfeita. E sem técnica eu não vou dar. De forma que sai meio jogado, mas quem sabe? Volta a ter função um dia, né?

SPEAKER 0: : E que tipo de portas você prefere? E

SPEAKER 1: : Eu prefiro portas enceradas, embora aqui em casa sejam todas pintadas. Mas eu acho, pelo uso que eu tenho tido da casa, eu acho que a porta encerada é muito melhor, Suja muito menos. Você pega aí um lustrador uma vez por ano, cada um ano e meio, a porta sempre está atualizada. As maçanetas eu gosto de cristal. Eu tenho aqui todas de cristal porque eu acho que essa parte de de cromada dá muito trabalho. De vez em quando precisa, né? Fica uma fechadura feia. Eu tenho lá na parte superior também, são todas de cristal são são Funcionam bem, sabe? Não gosto de cromada, não.

SPEAKER 0: : posição de quadros nas paredes? ()

SPEAKER 1: : Aqui até estou precisando pôr mais um. Estou com um quadro do Ballone para pendurar, que é um galo e Eu gosto muito de quadros, mas prefiro a escola clássica. gosto muito do moderno, não. Sabe? Gosto da da da definição. N Não gosto de você éh se projetar dentro de um quadro para se identificar com a pessoa que pintou, não. Eu re Realmente gosto Esse ali, por exemplo, é do Marcos Scola. Eu adoro esse quadrinho. A Aquele é do Maliano. Gosto muito daquela daquela pintura, embora tenha muita gente que não goste, sabe? Eu acho uma perfeição a fisionomia lá do do do homem rude, né, no meio do canavial. Ele tem uma expressão diferente. Não sei se você percebeu. Cada lugar que você vai, ele te encara. Eu acho muito bonita essa pintura. Exatamente. Eu gosto muito daquela pintura. E aquela tapeçaria fui eu que bordei, sabe? Eu gosto Eu gosto de qualquer sempre tenho um trabalho na mão. Nunca sento para ver uma televisão sem ter um crochêzinho, uma tapeçaria. Nunca, sabe? E eu gosto muito de dessas coisas. Tapeçaria? Bom, eu faço assim um pouco, né? Não não me dedico. ### Aquele lá é do Geraldo Palma, aquela é original dele, sabe? As cores, a riscagem, tudo é dele. Eu fiz um do Renault, esse eu dei para mamãe. Faço mais algumas coisas. Agora vou bordar um para praia, mais motivo marinho. Vou bordar para lá.

SPEAKER 0: : E aqueles tapetes de sisal, claros, você sabe fazer? Não, não sei.

SPEAKER 1: : ### Do tipo de arraiolo que você está falando?

SPEAKER 0: : Um espaço bem largo. É nã

SPEAKER 1: : não não vi ainda, não. Eu estou para ir lá nessa senhora que faz esses riscos para mim. Quem sabe ela tem, porque ela tem tudo que há de moderno, sabe? Vamos ver se eu vejo alguma coisa por lá. Eu faço alguns arraiolos. Ah é? ### Você gosta de fazer? ### Não demo Demora demais eles e a gente fica aflita para acabar. Não rende nada. Não rende. Eu prefiro esse essa tapeçaria simples. Esse é um pouco mais rápido. É E eu gosto muito. E Eu já pintei. Sabe? Ah é? É, eu gostava muito de pintura. Eu tenho uns quadros também, estão na praia. Mas sempre o clássico. É Sempre o clássico. Não gosto de abstracionismo, na nada disso. Eu gosto da de fazer alguma coisa que eu sinta. Entende? Eu sou muito... Gosto muito de campo, gosto muito de flores. A Aliás, por lá você está vendo, escolhi um motivo bem bem de flores, tem até samambaias lá penduradas, né? Ali é o ovo representa a formação da (), o início da vida, né? E dali vai tudo.

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : Esse meu móvel foi um projeto do Jean Gillon. Tanto o móvel quanto a sala de jantar. O O dormitório também foi projeto dele. É um móvel muito bonito. Eu gosto muito desse móvel. Tem um estilo muito muito reto, né? Eu gosto muito desse móvel. Tem na parte de baixo, tem o étagère que as portas são viradas para a sala de jantar. É um móvel. Depois, essa parte de cima é o barzinho de um lado e outro lugar para pôr beber louça. A parte de cima é talvez um enfeite, uma tábua lisa. A Agora, esses bibelôs todos que vocês estão vê que você está vendo aí, esses de porcelana, são todos japoneses autênticos. Sabe? Eu gos gosto muito, colecionei muito tempo, tenho muita coisa guardada em em louça japonesa e chinesa também. Gosto demais. O meu hobby era esse. ### São muito bonitinhos.

SPEAKER 0: : Esse precisa tomar cuidado com criançada. Exata a

SPEAKER 1: : Ah, já me quebraram muita coisa. Agora aqui a gente precisa entremear um pouquinho porque só um estilo cansa, né? Gosto também muito de prata, cristal, sabe? Enfeitando assim. Tem muita coisa bonita guardada que eu não não exponho porque realmente eles quebram demais. De vez em quando. De vez em quando, mas engraçado, eu sou meia quadrada nesse sentido. Eu gosto muito das minhas coisas, então eu habituo, você entendeu? Então quando eu vou mudar, eu acho que eu estou numa outra casa. Realmente é difícil para eu aceitar, mas de vez em quando eu dou umas mudancinhas sim. Não sou de mudar toda hora, não. Sabe?

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : Aí eu adquiri aqui no Brasil mesmo, não muita coisa eu comprei, adquiri no Brasil, mas de de registro com lacre de importação mesmo, sabe? Exatamente, antiquário e mesmo casas especializadas. Eu, por exemplo, aquelas duas peças, aquele casal que eu tenho ali em cima, é é uma são duas peças antigas e esse daqui também, esse velho que você está vendo aqui nessa Nessa parte do móvel também é um um bibelô de valor e esse cachepô aqui é realmente uma coisa antiga, bem antiga e de grande valor. ### Está toda suja ainda, não deu para polir, mas tem uma salva embaixo. E Esses copos são de prata inglesa, prata de lei E isso aqui era usado na fazenda da minha mãe, do meu avô, para cada filho tinha um para beber leite na mangueira, no curral, como dizem por lá, n é? Essa outra peça também é madeira de lei, essa bandejinha aí. E o resto veio veio da Bahia, quer dizer, pedras de cristalina lá de Goiás, não é? Gosto, acho

SPEAKER 0: : muito bonito. Quando eu viajo, eu ()

SPEAKER 1: : Ah é? Você vai muito para para o para o estrangeiro?

SPEAKER 0: : Para onde?

SPEAKER 1: : Ah vai, que bom! Ah que ótimo! Isso lá em Cristalina tem bastante! E é de graça Nossa, é impressionante! É. Eu estive lá em julho e eu adquiri muita coisa, inclusive dei um para a Marta também de de pedra. Trouxe uns cachos de uva para... ### ### a dedo lá. Mas e eu gosto de casa, eu gosto de arrumar casa, sabe? Eu gosto de de me projetar dentro da casa. Eu acho que uma casa, quando a pessoa entra, já sabe o tipo

SPEAKER 0: : da dona que é, né? Eu gosto de ver a casa e imaginar a dona (risos)

SPEAKER 1: : É? Você me imaginava assim ou não? É? (risos) sou sóbria em tu

SPEAKER 0: : do, viu? Qual outro elemento da decoração que você gosta? Ta

SPEAKER 1: : pete, né? Acho muito bonito. O Opto muito pelo carpete. Eu acho genial o carpete. ### E lá em cima eu tenho tapetes, mas eu realmente tenho vontade de colocar carpete. Essa sala, por exemplo, depois que eu carpetei, foi uma coisa a menos para dar trabalho.

SPEAKER 0: : O que que você acha de tapete solto em cima de carpete? Ah e

SPEAKER 1: : Eu acho muito legal também. En ### A parte de tapetes, se eu não gosto de tapete sobreposto ao carpete? Eu acho muito bonito, sabe? Mas aqui o meu ambiente não é muito grande, como você está vendo. Se, por exemplo, eu for jogar com um tapete aqui, vamos supor que eu fizesse um arraiolo, com a minha tapeçaria, uma almofada bordada, eu acho que já seria muito rebuscamento. Você compreendeu? A A menos que eu eliminasse ou a tapeçaria ou a almofada. E eu estou contente com os dois elementos, não estou pretendendo fazer nenhum arraiolo por hora, sabe?

SPEAKER 0: : E livros e disco, onde vocês guardam? A

SPEAKER 1: : Ah, tudo lá em cima. Tem estantes para livro, tem uma parte inferior que é de... de guardar os discos, né? Agora a criançada gosta muito de ouvir e tal.

SPEAKER 0: : Fazem muito barulho? Oh! E tipo de cama, que estilo você gosta? Bo

SPEAKER 1: : m, meu estilo é estilo desse que você está vendo, mesmo reto, moderno, bem simples. Mas eu gosto muito do colonial também, sabe? Eu acho que o colonial te dá muita chance de decoração no sentido de ser um móvel pesado, bastante sóbrio, Dá para você jogar bastante com cores e, porque ele por si já quebra um pouco, sabe? Gosto também.

SPEAKER 0: : E suponha que você está dando um jantar hoje uhn Objetos comporiam a sua mesa? Ah sim e

SPEAKER 1: : eu Por exemplo, eu gosto muito de um jogo que eu tenho, porcelana branca com friso dourado, cristais e prata, né? E quanto dependência de serviços? Éh Nessa parte Tem quarto de empregada, banheiro de empregada, quer dizer, eu acho que um apartamento é necessário para essa parte doméstica, né? Depois na parte de passar roupa, tem um bom quarto de passar roupa, tem inclusive máquina para as empregadas costurarem, lavanderia, eu tenho máquina de lavar roupa, três tanques, quintal todo de caco, de cerâmica, quer dizer que, então é bem funcional também essa parte.

SPEAKER 0: : Isso é importante, né? É

SPEAKER 1: : para limpeza da casa? Ah bom. Veja, Aja ax Éh água cândida, é sapólio, polvax, varsol e sabão em pó. Éh c Conforte. S Só. Mais ou menos isso. O que seria um jardim ideal? Jardim éh É você diz na parte exterior da casa? Ah, para mim, eu acho que jardim tem que ser grande. Jardim pequeno não não diz nada. Acho que um jardim bem tropical, sabe? Com flores, mas pegando mais essa parte tropical mesmo, esses tiros de dracenas e pedras, as plantas mais baixinhas também, com bastante colorido e bastante grama. Precisa ser muito bem tratado, né? É O nem diga. Gosto também muito de cerca-viva, hibisco, azaleias. Gosto muito, acho que dá muita graça.

SPEAKER 0: : Você mesmo planta? É

SPEAKER 1: : É, os meus vasos eu gosto muito de plantar, refa az, torno plantar,

SPEAKER 0: : Sabe? Eu gosto muito dessa parte de planta? Você acha que é imprescindível uma casa ter pátio? A

SPEAKER 1: : Acho. Eu acho muito importante. Muito mesmo.

SPEAKER 0: : Como seria o pátio? Bo

SPEAKER 1: : m, eu gostaria, por exemplo, se eu tivesse oportunidade, eu gostaria de um pátio social e não quintal só. O quintal, eu acho que pode ser até pequeno, não tem problema, porque usa-se mais na parte de serviço, para estender roupa e, né, ter o cachorro, como eu tenho, essas coisas. M Mas ah na parte social, eu acho que um pátio é muito importante, mesmo para o para a recriação das crianças, dos companheirinhos que venham. Acho muito importante.

SPEAKER 0: : E como seria esse pátio? Acesso direto à sua casa? É a

SPEAKER 1: : Acesso direto ### assim da sala de visita ou de jantar ou de um jardim de inverno e já se estendesse, sabe? Faria assim, vamos dizer, um conjunto harmonioso.

SPEAKER 0: : Só para finalizar, como seria uma casa ideal? Uma casa ideal?

SPEAKER 1: : seria térrea, detesto escada. Eu tenho duas escadas aqui em casa. e seria a térrea com um material assim muito simples e muito prático, muito pouca pintura na casa, usando mais os materiais assim, vamos dizer, muito práticos, como a juta, é como madeira. Eu tenho uma uma sala de lambri aqui, eu acho muito boa. Madeira, lambri, chapisco, tijolo à vista. Eu não gosto muito de tinta, não, sabe? Eu gosto com elementos, assim, pedras. A Acho muito bonito isso tudo.

SPEAKER 0: : E as suas crianças gostam de decorar o próprio quarto?

SPEAKER 1: : Gosto. Não pintar eu não deixo, porque senão vira uma anarquia, né? Mas pregam, às vezes, muita figura e móbile e gostam de arrumar a escrivaninha do jeito deles. Gostam, sim. Cada um tem o o direito de arrumar aquilo que gosta. Eu que agradeço, querida.