Inquérito SP_DID_295

SPEAKER 0: : ### Minha casa é bem grande. Deve ter uns doze cômodos, nunca contei direito (risada). Duas entradas, essa uma parte velha de construção de trinta anos, e essa parte que é nova, foi construída há cinco anos, mais ou menos. Essa era para ser a entrada principal, mas, como lá na frente, que é a rua de passagem, o pessoal entra tudo pela parte velha, a parte nova ficou... Meio meio desligado. Deixa eu ver. Começo pela parte velha. Tem uma salinha de entrada, onde fica a televisão e a bagunça das crianças, com jogo de sofá muito simples, uma estante. Lá dentro tem dois quartos, que é o quarto meu do casal, o quarto das crianças. Dentro do quarto, digo o que tem... Pode () pode citar. Bem, dentro do meu quarto, um jogo de... A cama, o guarda-roupa, a penteadeira simples. O quarto das crianças não está arrumado. Estou esperando que a pequenininha cresça para tirar o berço e fazer o quarto direito delas. Também não está arrumado. O banheiro. Depois tem uma copa. Na copa eu tenho só um jogo de fórmica. E agora começa a parte nova, que tem a cozinha bem grande. Uma parte ainda sem móvel. Lavanderia misturada com fogão e a pia. Ah o ah Agora hum tem a sala de visita, que é onde fica mais arrumadinha. E essa parte nova com jogo de sofá, uma estante que eu gosto muito (risada) dela. Está fora de medida, mas eu gosto muito dela. E... Um quarto de hóspedes. Um banheiro. E um banheiro, simples, só. Para a fachada de de casa você mais gosta? Para acabamento de casa? Você diz pedra?

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Sei bem. Não, deixa eu ver. Acho que tijolinho.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Você acompanhou de pressa uma construção? De perto uma construção? Bem de perto? Não, mais ou menos assim. Não junto, não, porque eu tenho minhas cunhadas que construíram agora, então estou sempre vendo o que elas compram e tudo, mas não, bem de perto. Dá para explicar mais ou menos as fases da construção que elas estão tendo? Ai, (), não sei Sei lá, eu acho que

SPEAKER 1: : Eu

SPEAKER 0: : O que eu mais vi elas comprarem foi acabamentos, as peças, Logo no início, peças do banheiro, os encanamentos, tudo isso eu vi. Você não vai perguntar, quer dizer que eu tenho que eu mesma me dizer as fases? Ai, acho que não dá (riso). Eu vi assim, só isso que eu vi. Eu vi o começo, compraram as as peças do banheiro, os encanamentos, tudo isso. Depois, eh eu eh tijolo, telha, essas coisas eu vi meu cunhado comprando. Depois, eh né o resto eu não vi, só depois dos acabamentos. Lustres, até fui com elas, as coisas das portas, ladrilhos, azulejos, assim, uma porção de azulejos, ficamos escolhendo, uns lindos, por sinal, só isso que eu vi. Eu mesma não construí ainda (risada). Você falou em lustres, que tipo de iluminação você gosta numa casa? Olha, eu a a adorei uma casa que eu fui, que tinha luz fria nos quartos, na sala também, assim com com uma proteção, não direto, mas eu achei linda aquela iluminação, gostei demais. É luz fria, não é essa branca assim que demora para acender, é luz fria, eu gostei demais. ### Fica bem no quarto, fica muito claro à noite, eu achei uma delícia. Com () Com proteção, ela não é direta, ela tem assim um tipo de, eu não sei como uma uma calha assim que cobria aquelas luzes, Na sala era nas dois lados, em dois lados da sala, no quarto, numa parede só. Achei muito bacana, gostei. Dá para você descrever para nós a fachada de sua casa? Em li nhas gerais?

SPEAKER 1: : A fachada externa?

SPEAKER 0: : O que eu vou dizer? Tem uma área, uma entrada na área, não tem janela lá na frente, é uma parede lisa, grande, e um gramado com uma entrada de carro é do lado, só. Em que local da casa você prefere ter um jardim? Um jardim? Acho que na frente. É. Se você fosse construir, você poria na frente? Ah, sim, acho muito bonito um dentro também, eu gosto, gosto demais, dependendo do na frente de uma sala de jantar. Acho lindo jardim (espirro) dentro. Com que tipo de planta? Adoro flor amarela. Gosto muito de folhagem também. Acho muito bonito folhagens. De uma assim uns cantos assim muito bem arrumados com a folhagem, eu gosto. E adoro aquela... Eu não sei bem como chama, acho que não é amarilhas, umas flores amarelas. Parece um tipo de lírio. Acho muito bonito (riso aquilo. Eu gosto. E gosto de tudo que é flor amarela. (risada) Estou, igual aquela da televisão, né? A daquela novela da... Que começou agora. A Anjo Mal, que ela gosta de tudo amarelo. Não é para contar para ninguém, mas ela gosta de tudo amarelo. Flor eu gosto demais.

SPEAKER 1: : Eu gosto de vermelho (risada). E

SPEAKER 0: : E janelas, você gosta grande, pequena? Janela grande. Sempre grande. Com veneziana grande, gosto. É? É. E no quarto também? Também. Sempre que possível, grande. Gosto de baixo, não gosto assim, essa esse tipo de vitrô lá em no alto, que o cômodo fica escuro, eu não gosto. Eu gosto bem claro. Quanto maior e claro, gosto. Se tiver no lugar meio perigoso, uma proteção, uma grade, que deixa a gente mais garantida, né? Mas gosto muito de vitrô grande. E E porta, que tipo que você gosta? Ai, adoro esse tipo de porta colonial, viu? Essas assim, você quer dizer o modelo? Eu não sei como chama, não. Ela é toda de quadradinho, assim para fora, saliente. Acho lindo esse tipo de porta. Gosto bastante. Você pode descrever os elementos da sala de novo? Dessa podia ser. Ah um Um tapete vermelho, um jogo de sofá de cor vinho marrom com as almofadas vermelhas e bege, eu acho, né. Né. Uma mesa de centro. de mármore, duas mesas pequenas, um armário.

SPEAKER 1: : Nesse armário. Com a minha mão de gesso.

SPEAKER 0: : Nesse armário tem, o que que tem aí, duas cole três coleções de livros, umas um barzinho, um rádio que meu marido trouxe agora. Mas nem está funcionando, é rádio relógio. E Tem uma parte de roupa nesse armário. O que mais que tem nele? Só, e cortina. Cortina ainda sem terminar, falta eu colocar os forros dela. E um quadro meio feinho (risada), que faz tempo que preciso arrumar direito, fazer (), meu marido está sempre mandando, mas eu não tenho tempo, mas vou fazer ainda. Você gosta de bastante qua dros na parede? Você gosta Não, dependendo do quadro, acho muito bonito. Adoro uma sala enfeitada, muito bem quadros assim pintados, acho lindo. Gosto. (), acho lindo mesmo. Não tenho porque, não tenho tempo de fazer, mas se eu tiver, na hora que as crianças crescerem, eu vou fazer (riso). ### Gosto. Que estilo de decoração você mais gosta? Interno. Você diz... Não sei. Estilo de móveis. Ãh. Não gosto muito de coisa antiga, não. Gosto, assim, um antigo mais moderno, uma coisa mais, assim, mais moderna do que antigo, eu prefiro. Gosto muito de coisa que eh vai para o lado de madeira. Não é porque eu moro no Horto, nem porque meu marido é agrônomo (risada), mas eu gosto demais. Sabe? Mesmo coisa de gesso, assim, que imite madeira, eu gosto bastante. Não sou muito para o lado do dourado, nem da prata, não. Pre firo mais o rústico. ### ### Não. Adoro muito fazer crochê, bordar, sei costurar, gosto de fazer tricô, mas decoração, coisa disso, não. Pintura não é comigo. Quer dizer, se fosse fazer, talvez gostasse, não tive nunca orientação, não não sei. Como eu gosto muito de trabalhos manuais, tricô, crochê, bordado, talvez gostasse né de pintura, mas nunca fui, nunca fiz. E alguém assim na sua família ### Essa decoração, não sei. Não ### Mãe, nem minha irmã, não. Direto assim. Tem em sua casa algum lugar especial onde você guarda eh livros, discos, além dessa estante? Aqui nesse quarto tem. Acho que a maioria do que tenho de disco, que não é muito, está aí. Livros, todos os livros do meu marido também estão nessa estante, nesse quarto. Então tem (riso). (riso) É aí que ele tem o lugar dos ()? É é. É () É, () geralmente quando vem alguém, visita meus sogros, meus cunhados, a gente ajeita esse quarto, mas é aí que ele estuda, porque ele está mais isolado também, né? Fica longe do barulho das crianças que ficam lá embaixo, ele fica aí. Uhum. E qual o cantinho que você mais gosta na casa? ### Eu acho que é a salinha da lá da frente, onde está a televisão. É lá que eu mais fico (risada). Se sento para fazer alguma coisa também é lá. Está mais mais prático, mais perto, né? Fico lá.

SPEAKER 1: : Mas aqui é mais bonito.

SPEAKER 0: : Quais os objetos que fazem parte do seu dormitório? Meu dormitório é a cama, um guarda-roupa e a penteadeira. Só tem isso lá. Em cima da penteadeira, o que que você tem normalmente? Olha, não muita coisa por causa da menina pequena, que ela mexe e quebra tudo que eu coloco lá, mas é uma caixinha de joia, um vaso, geralmente, que eu adoro um vaso em cima da penteadeira, um botão de rosa, o que eu tiver. Agora mesmo tem um com antúrio, flor de antúrio, que eu não tinha () para pôr. E umas toalhinhas de crochê, que sempre eh eh que sempre está lá. E os vidros de um de colônia, vidro de creme de mão, é isso. Quanto à iluminação, você você já falou, né? Gosta ### Gosto. Mesmo nos nos quartos? Gosto. Eu gosto sim. Não gosto de ambiente escuro. Ãh ãh. Assim, dependendo, às vezes, uma arandela, numa sala de visita, pode ser. Dependendo, mas eu prefiro bem claro. E na sala de jantar, dá para você descrever, assim, em linhas gerais, os objetos que ela possui? Hum, não tenho sala de jantar, eu só tenho a copa. Ah. Você usa a copa então? É. É, nós usamos ali, que era para quando reformou, ter tirado o ladrilho, posto o taco e tirado a pia também, mas eu já estava enjoada de reforma e eu não deixei, até hoje meu marido fica bravo porque eu não deixei mexer lá, eu não aguentava mais, sabe? A Roberta era pequena, e estava difícil com criança pequena, não deixei. Mas não tenho, assim, sala de jantar. Eu uso a copa, um móvel de fórmica simples, um armário Securi t. E objetos que acompanham a sua mesa na hora do jantar, na hora do almoço? Você poderia me descrever? Bom, começando... O que tenho em cima da mesa nessa hora do jantar, tudo que eu coloco? É. Bom, nós somos em quatro. A toalha, os pratos, os talheres, as esteirinhas para colocar a as vasilhas com comida e os e as travessas. Agora, você quer que eu descreva de cada coisa? Sim, não precisa. Ah. É só copo, guardanapo e sempre um vidro de ketchup por causa (risada) da minha filha, um outro de maionese, mostarda, sempre tem isso em cima da (risada) mesa porque senão ela não come. E e aquele dia que eu passei aqui, você ia dar um chá. Em que local da casa você recebe os ()? ### ### E o banheiro? Quais são os elementos básicos que fazem parte dele? Do nosso banheiro? A ideia é muito simples. Tem um box, a bacia, um bidê, a pia, um armário onde eu coloco, assim, uma porção de miudeza lá dentro. É só isso. Sim, mas... E você tem dependências de empregada? Tenho. Tenho quarto e banheiro da empregada. É embaixo dessa parte construída mais recente. No quarto dela também não não tem nada assim especial. Tem o guarda-roupa, a cama dela, uma camiseira, uma uma cômoda e o banheiro. O banheiro também só tem uma pia, o vaso sanitário e um chu uma. E a área de serviço, como é que é a sua casa? Bom, eh... É meio difícil, ()? É meio complicado porque ela está aqui só junto com... aonde tem o fogão para cozinhar, o tanque, a máquina de lavar roupa ali junto. E a minha empregada gosta muito que enquanto ela vai adiantando o almoço dá para ir ensaboando umas roupinhas (risada). É den tro. Fica prático. É, é dentro. E que objetos eletrodomésticos você mais utiliza aqui na vida diá ria? O que mais utilizo? Fora a lavanderia, né? () É. Eu acho que é o liquidificador, não? O que eu mais uso fora, eh eu acho que é o liquidificador. Ferro elétrico que usa todo dia. Enceradeira. Acho que é isso mais. Não uso muito batedeira. É só, né? E e o seu ### ### ### Agora eu não sei. Eu acho que é desinfetante, não? sabão em pó, deve ser, sei lá, ela passa pano úmido na casa, geralmente todo dia. Aqui é muito úmido, então forma muito bolor, a gente tem que estar sempre passando coisa no móvel, passo muita cera, eu encero, toda semana a menina encera esse armário, aquele outro, porque é úmido demais, você não deixa aberto, fica tudo cheirando bolor, guarda-roupa, tudo. Então tem que usar, põe naftalina, cânfora, Pode nos des nos descrever um jardim ideal? Na sua opinião, o que mais se adaptaria ao seu gosto? Jardim ideal... Deixa eu ver... Algumas roseiras, né? Gosto demais, de preferência umas duas amarelas. nos ãh nos cantos ou formando como que hum sei lá umas hum como eu digo uma () de folhagens, essa folhagem clara. Eu não Acho bonito formando uma cerquinha com algumas roseiras. E aquela flor que eu te falei também, eu gosto muito daquele tipo de lírio amarelo, que mais que eu gosto no jardim. Tem bastante flor que a gente gosta não, mas acho que rosa é a que fica mais bonito, né. Seria assim um tipo de árvore, alguma árvore para sombrear no canto. Assim eu sei que a árvore que eu gosto mais. Moro no meio do mato, não tenho (risada) ideia de flor. Eu não tenho jardim aqui em casa, porque eu não não tenho lugar direito para fazer. Na frente não pode, porque já plantamos várias vezes e tiraram a flor da frente, não tem. E o quintal é grama, então só tem algumas roseiras mesmo. E assim, acho que não. Eu gosto muito de flor, mas eu não sou muito de mexer não, então não tenho. Você acha que uma casa tem que ter um Mesmo nos fundos, você você teria se pudesse construir a sua própria. Ah. Ah, sim, um terreno assim de cerâmica ou ladrilho. Eu acho que sim. Principalmente para quem tem criança, né? Deve ter, s im. E nós vimos ali embaixo um local para as crianças brincarem. Dá para você descrever para nós? No quintal? Um gramado, né? Tem um escorregador, Uma gangorra, tem um balanço, só que não está tudo no mesmo lugar. Não coube no gramado, então está ali do outro lado. E tem uma casinha de boneca também (risada), que está meio abandonada lá, mas tem um escorregador, uma gangorra, uma casinha de boneca e um balanço. ### ### Elas brincam sempre. E quem mais mora aqui? Comigo. Assim, além de meu marido, eu, as duas crianças e uma empregada. E a casa é do Horto, né? É do estado. É. ### Desde que eu me casei, eu moro em casa de Estado. Eu morei três anos em em no Horto Florestal, em Taubaté, também era de Estado, uma casa linda, bem melhor que essa, uma casa linda, linda mesmo. Recém construída, toda de (), assim, um tipo de casa de fazenda, uma beleza. E depois eu mudei para cá, mas aqui seria bem melhor para a carreira dele, então Nós viemos logo para cá e mudamos como a casa era, só depois reformou e aumentou esse outra essa outra parte. Vo Vocês mesmos podem reformar, então? Não. Não, não é com a gente. Tem que fazer pedido, espera tempo, demora muito tempo para fazer, tem que ter paciência, mas é tudo do Estado, né? Quer dizer, um dia que eu vou embora, largo tudo. (risada) Então, antes era bem menor, né? Era bem menor, bem menor. Até que a Roberta tinha acho que, quando ela fe é quando ela fez um ano, ela era pequenininha, daí já estava terminando a reforma. Quando ela fez um ano, estava terminando a reforma. Antes de quantos cômodos ela consistia? Antes de um, dois, três, quatro, cinco, só seis, se sete com a área da frente, né? E depois tinha um quartinho embaixo, que era da empregada, mas muito ruim, ele está lá ainda. Agora a gente só tem dispensa lá embaixo, né? Depois que construímos um outro melhor para ela. Quer dizer que é metade, porque eu acho que tem doze cômodos. Tinha seis e aumentou mais. É um, dois, três, contando com o banheiro, né? Metade do que é agora. E que parte da casa você mais usa? Nós usamos a de lá, mais a velha. Essa parte nova fica assim mais mesmo quando faço alguma festinha, se recebe às vezes meu marido recebe algum amigo, fica nessa parte aqui e que também está sempre mais arrumada por causa das crianças. E que salas lá na frente vocês mais usam? Que parte? Que cômodo? A salinha da frente, onde está a televisão. As meninas às vezes brincam no no quarto, ficam brincando, mas parece que gostam mesmo, vai tudo na salinha (riso). É assim mesmo, né? A gente tem um () que vai, mas... E o carro, vocês onde guardam? Tem garagem. A garagem é à parte, você não viu? Não. É lá embaixo, no quintal. Construída a parte, lá emba ixo. Sei. Se quiser ver... É bom, deixa em ordem, né? É. () Não, é. Fica lá embaixo, a garagem. Meu marido já lava o carro lá dentro. É cimentado, é simples também, mas é separado. E só para finalizar, Maria Aparecida, gostaríamos que você nos descrevesse o tipo de casa ideal, que mais satisfizesse seus gostos, sua decoração. Que tipo de casa ideal? Seria uma casa, assim, prática, grande, gosto de casa grande, cômoda. ### Pode detalhar. Bom, na frente um gramado, um gramado bonito, depois ah ah um arranjo, um jardim assim, mas não muito empetecado, eu não gosto de coisa eu gosto assim, pouca coisa que dê para cuidar bem, que dá uma aparência de limpo. E hum um escritório na frente, uma sala de visita, não exagerada, mas não muito pequena também, eu não Gosto assim de sofá bem colorido. Um escritório pode ser com tipo um móvel assim de uma madeira escura. Eu acho bonito. Não que seja antigo, mas assim que dá uma aparência, fica bonito o móvel, uma escrivaninha, um armário, uma estante de uma madeira escura. Acho bonito. Depois, um uma sala de jantar. Pode ser uma sala assim tipo em ele, misturado com uma salinha de televisão. E aí que eu acho bonito um jardim em frente. Gosto demais, com umas cadeiras, uma rede, mesmo hum um gramado. Se der, mas não grande, pequeno, com uma algumas flores plantadas. A área dos quartos e dos dos banheiros à parte. Seria. Eu digo ãh no fundo, assim, separado da do ambiente. Dos ambientes que a gente mais fica, sala de jantar, assim, separados, né? Não sobrado. Uma casa térrea grande e hum uma cozinha bem clara, um vitrô grande em cima da pia. Acho que tudo branco, gosto mais. Um armário grande para guardar tudo que tiver na cozinha. Gosto muito da área de serviço, já assim, saindo da cozinha, já perto, para ficar mais prático. Também um quintal grande para as crianças. Três, quatro cômodos eh quartos, se possível. Tinha os três, está bom? Que só tem duas meninas, um quarto para mim, um para as crianças e um para hóspede. Assim. Uma casa bem prática, talvez, carpete nos quartos e o resto... Sei lá, ou sinteco, se possível lajota e tapete, uma casa bem prática. Fica bo nito só (risada). Se pudesse, né? Aqui não dá não, né? São Paulo é meio difícil. Eu não sei se fosse aí por esses lados da Cantareira, que ainda tem terreno, dava para fazer isso. Tem umas áreas aqui em cima que dá, mas lá () lá eu acho que não dá mais não (riso), fazer uma casona desse jeito, só no interior (riso). E nas paredes, você gosta de pintura ou algum outro material? Paredes eu acho que pode ser pintura. Eu gosto, uma por exemplo, dentro do ambiente, uma parede de tijolinho à vista. Acho bonito. Pode ser o resto pintura. E de que cor? A pintura? Eu gosto muito desse desse... Como é que fala? Eu não sei como chama esse tipo cor de... É camurça? Eu gosto, adoro parede assim dessa cor. Ou branco. Um lustre bem bonito, né? Nos quartos é bonito esse globo, assim, não gosto de pendente. Aqui está sem lustre, faz tempo que o marido quer comprar e eu vou protelando. Mas um lustre bem bonito, acho bom. Bom, te falei da luz fria que eu gostei da casa, né? Se se desse para pôr também, gostaria. Isso só. Você se lembra da sua casa em solteira? Eu me lembro. Dá para descrever só em linhas gerais, os cômodos Dá. ### A casa da mamãe é pequena, numa rua muito movimentada. Tem uma um corredor, um portãozinho com uma entrada. É um corredor na ja. Já logo na frente tem a janela de um quarto. Tem um corredor comprido. Nesse nesse corredor tem três portas de três quartos adiante uma... Uma sala de visita e não tem também sala de jantar. Tinha uma cozinha comprida onde uma parte fazia copa, uh o outro cozinha e um quartinho onde a mamãe tem a máquina de costura, uma porção de coisas guardadas dela e no fundo um banheiro. Grandinho o banheiro e depois o quintal. Não tem muito quintal. Como não tem, tem uma parte de laje com varais e alguma coisa assim. Em cima, quer dizer, fica um quintal por cima da cozinha e do quintal de baixo, o pequeno. Mas é prática. ### Bastante de lá. Não vou muito assim não, que agora com criança pequena é difícil a gente ficar saindo, leva muita coisa, né? Mas a gente gosta muito, sempre casa da mãe e do pai, né? Maria Aparecida, aqui fica o nosso agradecimento (riso). ### Pois não.