Inquérito SP_DID_256

SPEAKER 0: : () Eu gostaria de saber, primeiramente, se você teve alguma vivência religiosa já.

SPEAKER 1: : Já, eu sou católica, praticante eh... Só (riso).

SPEAKER 0: : Você poderia para descrever uma igreja para gente? Posso. O interior, assim, de uma igreja, do que ela é composta e tudo mais.

SPEAKER 1: : Eu imagino uma igreja de um estilo antigo, barroco, ãh que compreende obras de arte, hum tendo muito ãh muita parte () dourada ou dentro do ouro, de acordo com o estilo antigo, ãh com muitos santos, ãh do estilo mais escuro do que claro, com pouca luz, eh que dá assim uma imagem de uma reli religiosidade maior. Uhum.

SPEAKER 0: : Uma missa ela só pode ser celebrada dentro da igreja ou existe uma um outro lugar onde ela possa ser celebrada?

SPEAKER 1: : Não, uma missa pode ser celebrada em qualquer lugar. Não existe um determinado. O que importa é o sentimento em si, o espírito em si, e não o local né.

SPEAKER 0: : Você lembra assim de algum local onde a missa pode ser celebrada fora da igreja agora?

SPEAKER 1: : Lembro numa praça, por exemplo, no meio de uma praça, onde se arma um altar e é celebrada a missa com a assistência de todos aqueles que intere que interessarem em assistir.

SPEAKER 0: : E quais as partes que são fundamentais em qualquer igreja?

SPEAKER 1: : O principal é o altar. O altar estando formado com aquelas peças principais que seria o local onde é colocado uh a hóstia em si, desde que consagrada, é o fundamental. O resto é... são acessórios (riso) independentes ou paralelos.

SPEAKER 0: : Você sabe como é que é celebrada uma missa?

SPEAKER 1: : Sei. (riso) De que forma que (riso)... em que sentido?

SPEAKER 0: : Como é que ela é celebrada, desde o início até o fim, assim as partes que você acha que são são mais importantes assim?

SPEAKER 1: : A parte mais importante é o ofertório, a consagração e a comunhão. As outras que seriam constitu constituindo mais um preâmbulo e um e um pós (riso) preâmbulo, ãh seria a parte do in do introito, ãh do credo, que seria anterior à consagração, e depois seria a parte da benção final. que seria posterior às às partes fundamentais.

SPEAKER 0: : Sabe como é que chama aquele o lugar onde se guarda a hóstia? Você está lembrada agora no momento?

SPEAKER 1: : Eu (riso). Deixa eu ver. Não, não lembro no momento. Você já leu a Bíblia? Para dizer a verdade, não (riso). Vergonhosamente, (riso) não. Só o Novo Testamento, alguma coisa. O antigo testamento não, só a parte dos evangelhos que eu tenho algum conhecimento.

SPEAKER 0: : Quais as grandes festas religiosas que você conhece?

SPEAKER 1: : Aonde? (riso) É que... ### Aqui mesmo no país varia muito, né? Aqui nós temos o Corpus Christi, que antigamente era uma festa muito grande e hoje já deixou de ser, né? Que mu Variou muito já. Eu conheço, por exemplo, em Belém do Pará, que eu participei o ano passado, da de uma festa grandiosíssima, que para eles é muito mais considerada do que o próprio Natal. É a festa do Sírio, que é realizado em outubro, no segundo domingo de outubro. E é uma festa tão grande, tão em um espírito religioso tão grande que aquilo para eles é muito maior que o Natal. As famílias se reúnem, eh eles já eles fazem a procissão pela condição eh física do estado, pelo calor que lá apresenta. Então eles fazem a hum a procissão às sete horas da manhã e vai assim o povo inteirinho para a rua. É uma coisa impressionante, eu nunca vi tanta gente na rua como naquela festa. Então, e ela termina mais ou menos às dez horas, tem carros alegóricos e tudo mais, termina com a missa. E depois da missa, aí o povo vai para as suas casas, o pessoal que está fora está viajando, vem para participar do almoço em família, como se fosse, é como o nosso natal, mas com um espírito muito maior e de maior importância para eles. Que eu me lembre assim, uma festa que tenha me impressionado muito é essa (riso). Aqui em São Paulo atualmente já não existe festa religiosa nenhuma. Nem depois da festa do Natal, ãh Semana Santa, Páscoa, né? E assim mesmo aqui em São Paulo já perdeu muito do daquele sentido que o pessoal quase todo viaja aqui, né? Já nem participa dessas festas. Por isso que eu acho que o ano passado, quando eu assisti essa festa em Belém, impressionou bastante.

SPEAKER 0: : O que que você acha que se deve a essa falta de (tosse) de interesse pela pelo sentido religioso? Ãh, nossa...

SPEAKER 1: : A nossa educação, talvez a evolução dos tempos (riso), mudou muito né. Então, não sei se é progresso ou não progresso, eu ainda não tenho condições para para dizer sobre isso, mas eu acredito que Há uma mudança muito grande, uma mutação muito grande, e atualmente existe um... não sei se o povo ele quer demonstrar uma falta de religião, porque eu não acredito que não exista. Eu acho que o fundo religioso existe, e bastante, mesmo na turma jovem, na geração jovem. Só que a demonstração é que, o tipo de demonstração que eles dão é diferente. É por isso que eu não tenho condições para dizer se... Eu tenho eu acredito que talvez seja para melhor, porque hoje eles se preocupam mais com a vivência autêntica sem grandes demonstrações em público.

SPEAKER 0: : Você conhece alguma outra atividade religiosa que não seja a missa?

SPEAKER 1: : Dentro da religião católica ou qualquer religi ão? Dentro da religião católica. Ah, existem várias (riso). Existem... Eles fazem geralmente semanas de estudos, cursilhos, ãh que atualmente tá muito em moda, né? ### Vários. Vários movimentos.

SPEAKER 0: : Você falou (tosse) que haviam comemorações que eram feitas e que agora o pessoal não está dando tanta importância. Quais seriam elas?

SPEAKER 1: : As procissões, por exemplo. Antigamente, na eu me lembro que quando eu era criança nós éramos obrigados, a no tempo de escola, a participar de todas as procissões que haviam para comemorar as festas religiosas. Uma delas era o Corpus Christi. Então, tinham bandas, você era obrigado a ficar no sol, às vezes as pessoas (riso) se sentiam mal e tinham que justificar na escola eh. Mesmo na Semana Santa, na Quinta-feira Santa, tinha aquela procissão ãh. Na Sexta-feira da Paixão tinha uma procissão também que quase todo católico era obrigado a participar, se sentia na obrigação de de participar. em que nós tínhamos também que justificar a ausência caso não fosse nas escolas. Isso hoje não existe mais.

SPEAKER 0: : Que eu lembre (riso). E o que que antecedia a Semana Santa? Havia alguma comemoração que antecedesse ou não?

SPEAKER 1: : Dentro da Semana Santa, sim. Dentro da da do espírito da igreja sempre houve né. Que eu saiba, eles todos os dias tem um um motivo especial. Mas para o público em geral assim, para os espectadores, os participantes em geral, a Semana Santa é o ponto máximo né. Mas existiam, eles fazem via sacra faziam vias sacras nas igrejas que antecediam ãh o espírito da Semana Santa. Na quinta-feira, antes da sexta-feira, que é o ponto maior, existia aquela cerimônia do lava-pés, que hoje também não existe mais eh, ou então existe muito mais esparsamente, que eu lembre (riso).

SPEAKER 0: : Escuta, (), existe alguma comemoração especial no Natal?

SPEAKER 1: : Existe. Dentro de um fundo religioso, você quer dizer? Existe, o Natal tem o espírito de lembrar que um dia ãh aquele Deus que todos nós conhecemos para a religião católica, para os católicos, claro, né? Eh ele nasceu um dia em forma do ser humano. E esse é o dia que se comemoraria, o que eu memoro, o nascimento daquela criança com forma humana. Então se lembra da, o espírito é principal É lembrar que Deus foi homem, igual a todos os homens nesse dia. ()

SPEAKER 0: : Essa é a lembrança, e a comemoração que se faz a esse respeito, qual seria?

SPEAKER 1: : Religiosa também? A comemoração principal sempre é a missa, né? Eles têm Principalmente eles têm a missa do galo, que é a mais famosa e que celebra geralmente... Ãh e que não, Tem a missa sempre que é o ponto principal. Então, tem eles eles geral geralmente, a pessoa assiste à missa ãh do nascimento ãh, seja em que dia for, é um dia obrigatório que o povo tem que ir à missa. Eu acho que a comemoração principal para o católico é essa, né, (riso) na religião.

SPEAKER 0: : Escuta, você você saberia nos dizer o que é um presépio? Você sabe ou não?

SPEAKER 1: : O presépio é a constituição da justamente dos elementos que ãh que compuseram, no momento do nascimento do do Cristo ãh, que es que estariam presentes. Então, é uma casinha pobre, ãh um casebre né, ãh com os três elementos principais, que seria José, Maria e e o menino, e vários bichinhos do lado, a visita dos reis magos. Então, aquele caminho que eles fazem representando o caminho que os reis magos eh tiveram que percorrer até a chegada do casebre, medi () mediante a indicação da estrela maior. E o resto, todo um um um campo cheio de de muito verde, muitos bichos, a natureza em si, né?

SPEAKER 0: : Você já foi a um batizado? Já. E como é que ele é realizado?

SPEAKER 1: : Bom, o batizado ãh, ele tem justo ãh... o padre dá uma... uma benção, ele faz uma cerimônia, na onde ele coloca o sal na boca de uma criança e reza as orações próprias, a cerimônia do batismo e... e benze, né? ### É isso.

SPEAKER 0: : Escuta, você falou dessa comemoração que há em Belém do Pará. Em outros estados ou outros lugares que você foi, você notou alguma comemoração desse tipo e qual seria?

SPEAKER 1: : Não porque eu sempre viajei em épocas ãh fora qualquer espírito religioso. Eu não me lembro de de nenhum espírito na de todas as minhas viagens para o exterior, ou para ou mesmo aqui no Brasil, de uma festa dessas. É que calhou em Belém, de eu estar presente justamente na época maior para e les né. () Não lembro, não.

SPEAKER 0: : Você poderia dizer para gente sobre as divisões dentro do campo de ensino, passando agora, mudando um pouquinho de assunto de religião, né (riso)? Já está (riso) cansada, né (riso)? E Quer dizer, as divisões den dentro do campo de ensino que você conhece, desde a hora que a criança entra na escola até a fase adulta.

SPEAKER 1: : As fases? ### É dentro do espírito educacional ou do espírito pessoal? Não, dentro do campo educacional. Bom, existem várias fases. Desde que ela entra na escola, tem a fase primária, que antiga nós chamávamos, na minha época era primária, agora eles já tem um outro nome não é, ele já chega por ciclos, né? Tem a fase primária, fase secundária (tosse), colegial ãh e universitária, né? Não sei se é isso que você está se referindo.

SPEAKER 0: : Antes da escola primária, ela pode cursar alguma coisa?

SPEAKER 1: : Atualmente, sim. Antigamente existia apenas um jardim na infância né. Hoje já existe um período preparatório. Existe o pré-natal, que já é hum já de quase bebê, até três anos de idade. Existe depois as faixas ãh preparatórias, o pré ãh elementar, até a criança chegar à fase primária. Isso de Hoje anti o que antigamente eles exigiam exigiam a idade de se para o primeiro ano primário, ãh hoje eles vão, a criança passa já a alfabetação na medida em que ela apresenta, ãh ela apresenta alguma predisposição para isso, independente da idade.

SPEAKER 0: : Escuta, e você saberia dizer qual a diferença que existe entre o jardim na infância, o pré-primário e o primário?

SPEAKER 1: : Sim, o jardim da infância eh é onde eles desenvolvem na criança aquela as aptidões que elas ainda desconhecem, para saber quais as aptidões que elas vão poder desenvolver um dia, ao passo que no primário já existe um plano estabelecido educacional no qual elas elas uh são obrigadas a seguir rigidamente.

SPEAKER 0: : Passando agora um pouco dentro assim do campo universitário, Eu queria que você dissesse como é que é feita a seleção para para o ingresso na faculdade?

SPEAKER 1: : É através de um vestibular. E um vestibular no qual ãh muitas pessoas participam e e que poucos são aqueles que... An antigamente já era muito mais difícil do que hoje em dia. Hoje o número de vagas é maior, mas ainda existe o problema de seleção. através do vestibular né.

SPEAKER 0: : E como é que é constituída uma escola? O que ela preci ela precisa ter? Qualquer tipo de escola. Certo. Assim, Quais as partes que precisam compor uma escola?

SPEAKER 1: : Eu acho que hum (riso) o principal elemento de uma escola é o é corpo discente é o docente, que é o mais importante né. Deve ser escolhido de acordo com a categoria de escola. Logicamente que tem que haver também o discente, (riso) os alunos, e e a parte que é acessória a esse corpo docente, que seria o material em si, a biblioteca principalmente, que é muito importante, ãh eu acho e os equipamentos necessários de acordo com a especialidade da escola.

SPEAKER 0: : Mas se você fosse construir uma escola e quisesse fazer uma escola com todo conforto para os alunos, como é que você construiria essa escola?

SPEAKER 1: : Em questão de área? Isso. Bom, essa escola deveria realmente. Eu acho que o conforto é muito importante em qualquer área, principalmente em uma escola onde a pessoa passa as maiores horas da (riso) sua vida, ou estudante, né? Então, se pudesse de uma forma bastante confortável, com salas muito arejadas, com muita... É isso que você quer, a parte física? Com muito ãh muita janela, (riso) com muita clari bastante claridade, ãh com mínimo de luz artificial. tendo carteiras ãh ou mesas e cadeiras bastante ãh cômodas e confortáveis, que tira aquele espírito de carteira de escola que nós tínhamos antigamente né, e que dê assim hum um ambiente bastante propício, ah e que dê vontade, inclusive, de se fazer algum estudo ou alguma pesquisa. Que Hoje a escola funciona quase que como um laboratório, o professor orienta e o a o aluno desenvolve. que antigamente não, antigamente o aluno só assistia e ele participava ativamente muito menos do que hoje em dia. Então, quanto maior o conforto, maior o arejamento, maior ãh... (riso) como é que se diz... ãh área de ar, luz, ãh tipo de luminosidade natural, melhor.

SPEAKER 0: : E quanto aos materiais que são essenciais para o ensino, o que é que deveria ter?

SPEAKER 1: : Em questão de equipamentos? Eu acho que o importante hoje em dia é ter quase tudo, né? Retroprojetor, projetor de slides, projetor de filmes, gravador, filmador, (riso) ãh máquinas fotográficas, todo e qualquer equipamento, eu acho que eh é de valia para a escola, se puder ter todos, melhor.

SPEAKER 0: : E quanto ao material escolar? O que que você, vamos supor, que você acha essencial que um aluno tem?

SPEAKER 1: : um aluno qualquer, ma material, acho que ele tem que dispor de tudo aquilo que for necessário para ele dentro da área que ele está desenvolvendo. Se ele for um aluno primário, ele tem necessidade de lápis de cor, ele tem de lápis comuns, canetas, ãh canetas ãh esferográficas, que hoje em dia é o que que é o que mais se usa né, ãh tem que haver os cadernos especiais para eles. Se for um universitário, um um estudante de engenharia, ele há de ter necessidade daque daquela máquina, ãh minicomputador, que eles carregam no bolso, porque hoje os cálculos eles não vão mais perder tempo em fazer cálculo em réguas e nem de cabeça, () eles existem essa facilidade, que então ele se desenvolve muito mais nas técnicas do que no ato em si de fazer a operação. Então, se for um um médico, ele vai ter que ter um estetoscópio. Se for um anestesista, ele vai ter que ter uma bolsa especial que eles usam para a matéria anestesista. Hum se ele for um médico plantonista, ele vai ter que ter aquele BIP para chamadas nos hospitais (riso). Que mai s? (riso) Tem um monte aí. (riso)

SPEAKER 0: : Se você fosse fazer um curso de desenho, o que que você acha que você teria que levar quanto a material?

SPEAKER 1: : Olha, eu não entendo muito de desenho, viu? Porque desenho, eu sempre fui a pior aluna, eu tenho horrores, não sei, não tenho jeito, mas (riso) eu imagino que seja. Réguas de todos os tamanhos, todos os tipos, canetas de todos (riso) os tamanhos, todos os tipos, aquela mesa pantográfica, papel vegetal, ãh luz fosforescente na mesa, que haja uma claridade (riso) maior, óculos (riso) de todos os jeitos, de todos (risos) os tipos. Olha e parte específica assim de material de desenho, realmente, eu não sei nome. Tem Pode ser letra sete. Ãh Eu sei que existe um estojo especial de de canetas e réguas. Tem um nome específico, mas eu sinceramente não me lembro. E quanto à parte de pintura? Na pintura talvez teria que ter um painel, pincéis, ãh tintas ãh de várias qualidades, conforme o material, se fosse tinta a óleo, tinta... Essa outra tinta em pó, ãh misturada (riso). Também não entendo muito de pintura, não (riso).

SPEAKER 0: : Cecília, você sabe como é que é feita a seleção dentro do campo do magistério?

SPEAKER 1: : Depende da escola, né? (riso) () Universitário, primário. Tanto universitário como primário. Eu acho que, dependendo das escolas, não existe seleção nenhuma. E outra, infelizmente. E outras escolas existem, seleção demais. Isso é muito relativo, acho que depende da escola, porque eu conheço escolas, inclusive, que o aluno mal se forma e no ano que vem já é professor. Ou pelo menos dizem que é, né? (riso) Mas eu acho que é muito relativo, é muito difícil definir, porque realmente não existe uma sistemática ainda, e é algo com o qual nós lutamos muito no Conselho Federal.

SPEAKER 0: : Dentro do campo de ensino, na época que você estudou, com a época de agora, você nota, assim, alguma diferença marcante ou não? Muitas. (riso)

SPEAKER 1: : Não uma só, eu acho tudo. (riso) Tudo é diferente. Eu já estou me repetindo, porque eu já falei sobre isso, mas eu acho que antigamente a nossa educação, a formação educacional Era muito mais passiva, hoje ela é muito mais ativa, ou seja, o aluno antigamente ouvia muito, hoje não, ele fala mais. Eu acho que essa é a diferença fundamental.

SPEAKER 0: : E quanto ao professor, você acha que houve muita diferença? O relacionamento entre professor e aluno, sem ser essa?

SPEAKER 1: : Existe sim, o professor hoje não tem aquela hum aquela imagem que antigamente tinha de nós ãh estarmos assim, mas ãh o o aluno antigamente ele era ele via o professor lá no alto, né? Então ele tem um acesso muito mais difícil de se chegar hoje não. Hoje o aluno é quase que amigo do professor, inclusive já não se... eh hoje eles se tratam em quase todas as escolas por você, eles têm um atendimento ãh de igual para igual, embora isso, o respeito não não tenha mudado, exista o mesmo. Eu acho que melhorou muito e para melhor e mudou muito e para melhor.

SPEAKER 0: : O que mais distancia um aluno de um professor?

SPEAKER 1: : Isso depende muito do professor também, né? Porque tem certos professores que estabelecem hum sentem, uma uma insegurança tal, que fazem com que o aluno ãh fique ãh a uma distância muito grande, mas isso denota, principalmente por parte do professor, a insegurança que ele tem sobre, talvez, o que ele vai falar. Porque realmente o professor seguro, aquele professor que é eh está dentro da da da sistemática que ele se propôs, ele dificilmente ele se ele dá uma distância. Isso também depende muito da personalidade. Pode ser que uma pessoa se tenha todas as características e seja tímido (riso). Ãh Pode existir uma determinada influência da ãh exterior que a gente desconheça. Isso também depende muito da personalidade, mas geral genericamente eu acredito que que seja isso.

SPEAKER 0: : E existe alguma instituição de ensino que prepara alunos para o vestibular?

SPEAKER 1: : Existem várias, né? Eu acho que todas as escolas têm uma estão ligadas ah a uns cursos preparatórios. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, tem um curso preparatório de vestibular ãh para qualquer tipo de de vestibular que eles façam nas áreas diversas que eles têm. A USP, também existem vários. Ãh a PUC, a mesma coisa. Todas, eu acho que quase todas têm.

SPEAKER 0: : Quando você se formou, na entrega dos diploma, quais os membros que compunham essa entrega? Ãh

SPEAKER 1: : A diretora, a diretoria da escola, os professores, diretoria, os professores, paraninfo, só. Na minha formatura foi s

SPEAKER 0: : ó. (riso) E você acha que há alguma formatura diferente?

SPEAKER 1: : Não, mas às vezes eh tem determinadas escolas que pertencem a uma fundação. Então, como eu já assisti o ano passado, eles com eles trazem para a mesa que vão que vai compor ah a mesa de formatura, eles trazem toda a os elementos que compõem () aquela determinada fundação ou congregação, e que os próprios alunos nunca ouviram falar, nem têm nem tinham conhecimento até aquela presente data.

SPEAKER 0: : E sem ser a entrega do diploma, numa formatura, o que que o que mais compõe essa parte assim de formatura, além da entrega do diploma?

SPEAKER 1: : Os discursos, (riso) que são as belezas de serem ouvidos. Tem a parte de os discursos aonde uh o corpo docente eh sempre aproveita para dar hum uma palavrinha ãh no sentido de conseguir alguma coisa, por exemplo, vamos supor que eles, atualmente, nos na nas formaturas de agora, eles convidam em elementos po políticos, ligados à política, na formação educacional. Então, é a hora que eles realmente fazem assim, uma choramingas (riso) perante esses eleme e esses elementos para conseguir, para explicar a situação da escola. E que o corpo discente sempre, a representante do corpo discente faz um discurso sempre mais suave, mais ãh menos, conforme a escola também, conforme a pessoa que estiver fazendo. É muito relativo, depende muito do espírito da escola, né? (riso)

SPEAKER 0: : E quanto ao espírito religioso, existe alguma coisa?

SPEAKER 1: : Aonde? Na formatura? Sim, existe a missa, que em geral eles fazem, uh ou a missa para para quem é católico e os cultos para as outras ãh para as outras para os outros tipos de outros tipos de religiões.

SPEAKER 0: : Quais os cursos universitários que você conhece?

SPEAKER 1: : Em matéria de escola ou matéria de cursos mesmo? Não, cursos mes Direito, Biblioteconomia, ãh Medicina, Engenharia, ãh Economia, Administração de Empresas, Administração Pública, ãh Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Assistência Social. (riso) Ãh hoje em dia é difícil de ãh você diferenciar o universitário do do técnico, né? Tem... Sei lá. Precisa falar mais? (riso) Deve ter muito mais. (riso) Quem sabe, espera um pouquinho, deixa eu ver. Eh ### Não lembro assim de cabeça agora.

SPEAKER 0: : E uma pessoa quando termina o ginásio o primário, se ela não quiser fazer o curso ginasial, há algum outro curso que ela possa fazer?

SPEAKER 1: : Ah, existem todos existem vários cursos técnicos, né? Tem um tem um que chama técnico têxtil, tem um técnico de secretariado, tem tem química, técnico de química. Quase todas as áreas tem um curso técnico. Que corresponderia ao ginásio, () do ginásio. Não, espera aí, desculpe. Estou fazendo confusão. Esse é o curso secundário maior no no do ginásio, Existi existia no meu tempo um chamado básico, agora não sei se existe mais. Não, não sei. Sinceramente, não sei se existe. Esses outros que eu falei agora vão responder ao curso secundário maior, ãh da parte do () do colegial. O ginásio, atualmente, eu não sei, sinceramente. Não sei mesmo.

SPEAKER 0: : ### Escuta, O que eu gostaria de saber é o seguinte, um aluno quando vai fazer uma prova e não tem conhecimento da matéria, por falta de estudos, como eh que atitude normalmente é tomada por ele durante a prova?

SPEAKER 1: : Várias, né? E depende muito do caráter do aluno, né? (riso)

SPEAKER 0: : A atitude mais normal tomada?

SPEAKER 1: : A cola, né? (riso) Tranquilamente, a cola. Isso existe bastante, né?

SPEAKER 0: : Eu acho que é. E qual a atitude também normalmente tomada pelo professor diante dessa atitude do aluno?

SPEAKER 1: : Se ele conseguir perceber, alguns mais rígidos anulam a prova, né? E outros fecham os olhos e não ligam.()É. Eu acho que sim. Sinceramente, não sei te dizer se é o mais normal. Eu acredito que seja cinquenta

SPEAKER 0: : Escuta, e quando um aluno presta vestibular, logo que ele entra na faculdade, por que ele leva o famoso trote? Qual a condição dele em relação aos outros?

SPEAKER 1: : Eu tenho a impressão que isso é um uma brincadeira que que impuseram para () para haver um relacionamento maior entre aluno e que está chegando que é o calouro e os outros que já estão na escola há algum tempo. O espírito seria esse, mas ele foi bastante desvirtuado nos últimos tempos. E justamente hoje é muito difícil de se ouvir falar em trote nas escolas né. Ah essa parte do trote já está caindo bastante. Por Por causa desse problema de ter sido desvirtuado bastante. Mas o espírito principal seria esse, o de relacionamento daquele que está entrando na escola com aqueles que já estão. Escuta, e

SPEAKER 0: : E como é que são feitas as avaliações para medir a competência de um aluno?

SPEAKER 1: : Através de provas, testes, seminários. e trabalhos, né.

SPEAKER 0: : Atualmente, nas escolas, o currículo em relação a notas, quer dizer, avaliação, está diferente do que era, certo? Você podia dizer como era essa avaliação e como está hoje?

SPEAKER 1: : Antigamente existia aquele problema de ter provas mensais, bom, Isso dentro do curso secundário, universitário, sempre foi um pouco diferente né. Nas provas mensais, ãh o resultado de uma nota mensal e depois tinham as notas de de ano semestral em julho, outra em novembro, junho e novembro. () Eu tinha um exame oral em dezembro e o resultado dessas notas com o peso maior para os exames era a média estabelecida. Hoje não, hoje já não existe mais essa parte de pesos e uh isso varia muito de escola e de professor e a avaliação é feita de uma forma muito mais ãh liberal.

SPEAKER 0: : Normalmente, para um aluno se inscrever para o vestibular, o que que ele tem que fazer?

SPEAKER 1: : Para se inscrever para o vestibular? (riso) Eu acredito que ele tenha que apresentar a documentação que a que ah o curso peça eh e assinar os papéis e pagar a taxa (riso) exigida (riso) pela pelo curso em si.

SPEAKER 0: : Escuta, Cecília, Um aluno, como é que você acha que ele recebe um professor enérgico dentro de uma sala de aula? Muito enérgico. Qual é a maneira que ele recebe esse professor?

SPEAKER 1: : Isso depende, né? Porque enérgico é muito relativo, né? Tem aquela energia que realmente vem do caráter de uma pessoa, da personalidade, e tem aquele que (riso) é enérgico para esconder uma determinada insegurança. Então, ãh isso vai muito ãh... eu tenho a impressão que o aluno atualmente não... se for o enérgico, no sentido de rudeza, de impor de impor aquela distância, ou de impor aquilo que ele pretende dizer, o aluno não aceita. Realmente, ele tem uma dificuldade maior atualmente em aceitar. Agora, se for um enérgico, dentro das medidas razoáveis, ãh daquilo que ele está pretendendo dizer, eu acredito que, embora haja reclamações, talvez, e é o é o mais considerável.

SPEAKER 0: : Escuta, o que que você acha que é necessário para um professor para que um professor consiga fazer da matéria um veículo interessante para o aluno?

SPEAKER 1: : Ele tem necessidade de ter muita didática, principalmente. Ele saiba o que ele está dizendo e que saiba inclusive mostrar as melhores facetas ãh daquela matéria que ele está tentando ãh divulgar. sem torná-la árida e monótona.

SPEAKER 0: : Pelo jeito, se encontra muitas falhas dentro do campo da educação, né? (riso) Então, eu gostaria de saber o que que você considera mais falho dentro do campo educacional.

SPEAKER 1: : A preparação dos professores. Esse é o ponto básico. Eu acho que existe muito, aqui no Brasil, muito pouco preparo ãh de professores propriamente ditos. Quer dizer, essa facilidade que eles dão do de qualquer um lecionar, esse qualquer um é quando não (), sem exigir um mestrado, hum pós-graduação, Eu acho que isso vem realmente dificultando bastante ãh o nível das escolas em geral.

SPEAKER 0: : Falando em mestrado, numa defesa de tese, quais são os membros que compõem?

SPEAKER 1: : Uma defesa de tese tem hum hum os membros que compõem, são geralmente aqueles escolhidos () para compor a a banca que vai fazer uma avaliação da daquele que estiver defendendo a tese. Então existe o presidente da banca eh e os elementos componentes que são professores, doutorados que vão estabelecer perguntas, fazer paralelos, estudos da depois da tese apresentada. Então, eu acho que é o presidente e os membros componentes.

SPEAKER 0: : Qual é a atitude normalmente tomada por um aluno dentro de uma sala de aula, quando ele não quer assistir realmente a aula, mas ele é obrigado?

SPEAKER 1: : É uma (riso) atitude de (), talvez. Uma Em geral, ele pode ficar com um ar cínico assistindo uma aula ou ãh pode fazer perguntas inconvenientes ãh ele po de assumir uma ou então apenas se omitir. Ãh () Não prestar atenção (riso) absolutamente em nada. Acho que são várias as reações que ele possa ter. Depende da pessoa também, né?

SPEAKER 0: : O que que a escola fornece para um aluno para ele poder controlar a sua frequência e mesmo as suas notas, tanto na primária como na secundária?

SPEAKER 1: : No meu tempo era o boletim, né? (riso) Eu tinha uma caderneta (riso) também, sinceramente, dentro do primário, dentro do curso ginasial, atualmente, eu acredito que ainda exista uma caderneta de frequência do aluno, né? Que deve ser assinada pelos responsáveis, pelos pais ou responsáveis. Agora, () do universitário, não, né? No universitário, o aluno tem que fazer as suas próprias anotações.

SPEAKER 0: : E o professor, como é que ele controla a matéria que ele está dando?

SPEAKER 1: : através de uma caderneta específica que ele recebe, onde ele anota tudo aquilo que for dado. É isso que você me perguntou? É. Ah (riso). Uma escola, nor

SPEAKER 0: : malmente os, atualmente, aliás, os pais têm atividade, determinados pais. Como é que você poderia especificar isso?

SPEAKER 1: : na atividade de pais e mestres, ãh (tosse) realmente eles eles são chamados dentro de uma é uma espécie de uma associação, na qual eles fazem, os professores ãh expõem os problemas ãh gerais que acontecem dentro de uma classe. E os pais participam dentro do conceito que do daquele conceito educacional que os professores estão tentando dar, ãh conhecendo melhor a problemática em si e talvez influenciando melhor os os filhos naquilo que eles tiveram maiores dificuldades.