Inquérito SP_DID_224

SPEAKER 1: : Bom, eu gostaria então que o senhor me contasse quais são os meios de transporte que o senhor utiliza nas suas viagens ou mesmo na cidade.

SPEAKER 0: : Tenho usado, nas minhas viagens o transporte aéreo que É muito mais rápido e acredito até mais econômico. E a rapidez é de fundamental importância, portanto, e e evita a per da do tempo e evidentemente do dinheiro e

SPEAKER 1: : E, por exemplo, eu nunca andei em via aérea. Então, eu gostaria que o senhor me dissesse o que é que eu preciso fazer se eu quiser utilizar esse meio de transporte.

SPEAKER 0: : É só comprar a passagem, entrar no avião e está resolvido

SPEAKER 1: : E o local que o o senhor ti uti toma, esse meio de transporte, onde é?

SPEAKER 0: : No aeroporto de Congonhas, aqui em São Paulo. Se for uma viagem internacional, é no aeroporto da Campinas. E, com impossibilidade, todo todo canto da cidade tem agência de turismo, e agência de passagem das companhias aéreas.

SPEAKER 1: : E... Quem é que dirige esse meio de transporte? Alguém auxilia? Como é que é? É o senhor mesmo que dirige isso aí? Como é que é?

SPEAKER 0: : Eu vou em avião comercial, consequentemente existe os comandantes desses aviões.

SPEAKER 1: : Fora isso, o senhor não viaja por mais nenhum outro meio?

SPEAKER 0: : Viajo de automóvel. Isso por inúmeros locais próximos. Onde não há possibilidade (pigarro) de aviões de carreira. Mas a maioria é () é em transporte aéreo, através de (pigarro) de aviões de carreira, e às vezes aviões particulares.

SPEAKER 1: : E quando o senhor vai para a sua fazenda, que meio de transporte o senhor utiliza?

SPEAKER 0: : Utilizo o avião. Vou até lá de avião.

SPEAKER 1: : E em um outro meio, sem ser o avião ou o automóvel, existem outros meios que, sem ser o senhor, as outras pessoas utilizam?

SPEAKER 0: : O transporte rodoviário é o mais usado do país. O governo está fazendo uma política de transporte rodoviário, construindo estradas pelo Brasil inteiro e deixando de lado os outros transportes como o transporte ferroviário o transporte também de de navegação. que é um que é um transporte muito mais econômico, principalmente nessa hora com a crise do petróleo. Portanto, a política éh do governo de usar o transporte rodoviário de investir em grande quantidade (), foi uma política errada, porque ele deixou de lado os nossos transportes que são muito mais econômicos e muito mais úteis à economia nacional.

SPEAKER 1: : Por exemplo, se eu tivesse que usar um transporte ferroviário, quais seriam as etapas que o senhor teria que seguir para utilizar esse meio? o o

SPEAKER 0: : Para o meu caso pessoal, o transporte ferroviário não serve, mas eu, ao afirmar que é muito mais útil para a economia nacional, eu acho que ele é muito mais econômico, principalmente para tran E hoje as ferrovias não foram aparelhadas, não houve nenhum investimento oficial no no transporte ferroviário nem na navegação fluvial, e consequentemente éh essas linhas de transporte estão no abandono

SPEAKER 1: : O o senhor disse assim para mim que é de carga, né? Como é que é transportado isso aí?

SPEAKER 0: : Carga? Transporte de carga é ele é diferente dos eh dos Transporte de passageiros transporte de passageiros tem tudo o e tem as cabines tem os leitos tem tudo Transporte de carga éh existe... Suponhamos o transporte... éh Ele transporta uma sacarina. Isso é isso é num vagão É isso. Ele não necessita de tanto conforto como é necessário para o transporte de passageiros.

SPEAKER 1: : O que existe a mais no transporte de passageiros, o senhor diz de conforto? como é que é

SPEAKER 0: : O transporte de carga é um transporte simples. (() o vagão e joga a carga lá dentro o transporte de passageiros tem todo o conforto existe as poltronas existe os leitos existe éh o () solitário existe restaurante tudo isso que cria muito mais conforto e consequentemente ocupa muito mais espaço uhum e

SPEAKER 1: : por exemplo ahn quando as pessoas utilizam esse vagão de passageiros quem é que dirige

SPEAKER 0: : ### então existem os trens mistos de passageiro e de carga portanto o trem é dirigido pelo mesmo maquinista então não tem muita diferença entre o maquinista do trem de passageiro e de trem de carga ou de serviço para dirigir é é é indiferente agora dentro da dos carros de passageiro existe mais assistência dentre os funcionários da ferrovia para dar éh esses esses passageiros que realmente merecem essa assistência

SPEAKER 1: : e o senhor lembra que há muito tempo atrás em são paulo existia um meio de transporte de transporte existiam meios o senhor lembra

SPEAKER 0: : lembra qual era era o bonde existia o bonde que também era de grande utilidade e também muito mais econômico do que os métodos de hoje tiraram os bondes na época acho que foi uma decisão errada e hoje nós estamos sentindo mais por essa perda porque era transportado éh por energia elétrica e e por isso era muito mais econômico e os ônibus que substituíram são usados por petróleo parece muito () ele traz menos prejuízos à economia nacional enquanto esse petróleo é importado, gastando muitas divisas para obtê-lo

SPEAKER 1: : você andou de bonde alguma vez

SPEAKER 0: : andava muitas vezes de bonde

SPEAKER 1: : como é que é eu nun eu nunca andei de bonde

SPEAKER 0: : não andou e como é que é mas éh o bonde teve até pouco tempo não é isso e não um transporte comum tinha até mais estabilidade do que os ônibus muito menos risco de vida era um transporte o único inconveniente era que atravancava um pouco o trânsito na linha ele não poderia desviar e isso atravancava um pouco mais o trânsito mas no resto era um transporte muito mais cômodo com muito mais estabilidade e com muito mais segurança

SPEAKER 1: : Mas como é que era a máquina? eu não sei era em volões

SPEAKER 0: : era um pouco diferente um pouco pequena diferença esses detalhes de maquinismo eu não eu não conheço bem esses detalhes para explicar e não tenho vocação para mecânica portnto não posso dar os detalhes de

SPEAKER 1: : esse mecanismo a parte que o senhor utilizava como é que era

SPEAKER 0: : a parte ele era completamente fechado você tinha os ônibus ahn eram abertos e e tinha os passageiros que iam no estribo mas a maioria éh eram outros eram bondes fechados que o povo apelidou de camarão era um bonde fechado apelidado de camarão esse tinha realmente grande conforto e grande segurança para os passageiros mas

SPEAKER 1: : o senhor utilizava muito para quê

SPEAKER 0: : para ir à cidade ao centro da cidade e mesmo para ir ao colégio quando estudava

SPEAKER 1: : não tem nenhum episódio interessante que você lembre não

SPEAKER 0: : quando você ia com os amigos para a escola () não me recordo assim o o único episódio é que desde que mudei para são paulo em trinta e sete e exis o motorneiro que trabalhava fazia a linha do jardim paulista e esse motorneiro se aposentou acho que em mil novecentos e setenta o mesmo motorneiro trinta e tantos anos depois ele se aposentou no mesmo bonde que eu comecei a andar desde menino

SPEAKER 1: : e sempre o bonde só era um motorneiro não tinha nenhum outro

SPEAKER 0: : é e o cobrador eram dois era o cobrador e o motorneiro o cobrador ficava atrás os passageiros iam saindo pagando e o motorneiro ia na frente

SPEAKER 1: : e navio o senhor já andou de navio

SPEAKER 0: :

SPEAKER 1: : como é que é eu nunca andei também

SPEAKER 0: : andei utilizei muito em transporte fluvial da primeira fazenda que eu tive o único transporte era fluvial no rio paraná e ia até princesa epitácio de () ou de ônibus ou de avião e de lá descia o rio paraná era um transporte fluvial que ainda existe hoje e o presidente epitácio até guaíra no paraná ele é () salto da sé de guerra esse ainda existe esse transporte naquela ocasião usava esse transporte porque era o único na na fazenda que eu tinha era o único transporte porque não tinha estrada e () e como que era esse veículo que o senhor utilizava para fazer transporte fluvial era grande pequeno era um vapor grande tinha quarenta e tantas ca ah cabinas t tinha um salão grande tinha uma parte de segunda classe e fazia um pequeno transporte de carga também e

SPEAKER 1: : e nunca aconteceu de haver um imprevisto no barco por exemplo

SPEAKER 0: : durante as minhas viagens nunca houve nenhum imprevisto já houve mas não eu estando presente houve u uma pequena trombada mas o navio tem toda a segurança e não há possibilidade de atraso não é e se pudesse primeiro o rio as águas são mais ou menos densas É diferente do mar. em segundo lugar o rio o o vapor tinha bastante estabilidade era grande ele qualquer acidente ele tem recurso para se para os passageiros salvarem o recurso poderia utilizar os botes que ele () e também ele não passava muito longe das margens então que tinha bastante segurança tanto é que eu disse nunca houve nenhum acidente no rio paraná nesses quaren

SPEAKER 1: : fora isso o senhor só utilizou esse tipo de transporte maritmo existem outros

SPEAKER 0: : os outros transportes existe já me transportei à cavalo () carro de boi isso é mais permitido

SPEAKER 1: : como é que é

SPEAKER 0: : o cavalo o cavalo isso t todo mundo conhece carro de boi é um carro é uma ga com carroça que ao invés de ser puxada por um burro () é puxada por um boi isso para a abertura dos sertões onde () é de grande utilidade

SPEAKER 1: : não tem um pouquinho aviões eu sou muito interessada porque eu quero viajar sabe se eu for intere para o exterior o que é preciso fazer

SPEAKER 0: : preciso tirar o visto de saída para os países que é necessário a pena de saída acredito que são os países aqui da américa do sul ou então éh precisa tirar o passaporte para outros países isso é a primeira providência depois comprar a passagem pode utilizar as diversas cartas de crédito atrás dos ônibus só isso

SPEAKER 1: : e quais são os confortos por exemplo que fora o tempo né que a gente economiza pode oferecer o avião ao invés do ônibus por exemplo

SPEAKER 0: : bom a rapidez isso é indicutível o e a rapidez traz também como consequêcia você cansa menos você perde menos dias de serviço e isso é o principal

SPEAKER 1: : mas fora isso não existe um conforto que a gente tem no avião e não tem no ônibus por exemplo

SPEAKER 0: : hoje por exemplo os ônibus leito () tem conforto tem os sanitários muito bons tem não sei o quê os antigos não mas o o avião tem tudo ele serve refeições muito boas bebidas companhia de aviação são as chamadas aeromoças né

SPEAKER 1: : fora isso exsite outro tipo de tripulação

SPEAKER 0: : tem a aeromoça tem o comandante auxiliar de comandante e não sei outros nomes que dão para a tripulação sei que a tripulação num avião que vai para o exterior é composta de seis de sete (pigarro) mais ou menos ou mais até mas não não cheguei a contar assim mas mais ou menos isso e se acontecer qualquer tipo de avaria por exemplo nesse tipo de transporte o que que eles poderiam fazer é só acalmar os passageiros acalmar os passageiros e eles podem descer em outros a éh outros campos previstos para eles a não ser que ele esteja atravessando aí o o mar e não tenha acidente de modo geral os acidentes são fatais são raros mas fatais

SPEAKER 1: : fora isso o senhor não gosta de andar de mais nenhum outros tipo por exemplo mesmo o na parte fluvial parte marítma de transporte a gente tem outros tipos né que seguem para diversão sabe o senhor conhece

SPEAKER 2: : éh

SPEAKER 0: : conheço seria iate que já andei bote também é um pequeno barquinho e que iate iate é um é um barco mais ou menos de luxo para turismo e sã serve para passeio não é pescaria esse é um é transporte fluvial ou marítmo utilizado os botes existe um outro lá do lá eu não me recordo agora o nome é um barquinho a remo também. que utilizam lá os nordestinos é uma () eu não me lembro o nome agora uhum e

SPEAKER 1: : aquela cidade se o senhor o senhor tem carro tenho se o seu carro quebrar por exemplo e o senhor preciar ir para o serviço certo então o que que o senhor faz

SPEAKER 0: : eu vou de ônibus e só eu vou de taxi e como que é o taxi normalmente que tipo de carro ele é os taxis hoje eles ah na sua maioria são o volkswagen ou corcel e e e de modo geral são carros pequenos é isso é a grande maioria carros grandes () o senhor acha vantagem utilizar esse meio de transporte acho isso hoje ele sai até mais barato se for pagar um estacionamento no centro nos lugares muito de grande destaque sai muito mais caro sem levar em conta o desgaste do carro a gasolina e tudo só o estacionamento da cidade fica mais caro do que o taxi indo e voltando que tipo de carro o senhor tem tenho um chevrolet uma perua chevrolet éh conhecida como veraneio

SPEAKER 1: : veraneio e e quais são as diferenças entre esses dois carros que o senhor

SPEAKER 0: : () diferença ahn qual dos carros O veraneio ah o veraneio é essa chevrolet que é conhecida pelo nome de veraneio como ela é ah é uma perua grande e perua grande cara tem doze bancos mas tem uma uma mala muito grando () meio meio rústica e é muito boa para viagem necessito dela porque tenho sete filhos e precisa um carro grande e por essa razão éh eu tenho um carro grande assim mas já estou pensando em mudar porque gasta muito combustível e eles precisam precisa economizar um pouco a gasolina deviso à crise do petróleo e essa perua

SPEAKER 1: : que o senhor disse o que que ela tem por dentro assim de acabamento que deixe o senhor (tosse)

SPEAKER 0: : como ela é por ela existe da veraneio existe três tipos a super luxo a luxo e uma éh rústica () a minha é é luxo é o meio-termo não tem nada demais de conforto tem rádio um equipamento bom mas não tem nada demais só tem rádio Só. () é tem também éh não como eu não fumo eu nem percebo que tenha um cinzeiro mas tem cinzeiro éh () não existe mais nada de de instrumento E isso me ajuda.

SPEAKER 1: : lembra dos detalhes do carro não

SPEAKER 0: : não os essenciais tem éh éh eu não isso eu não me recordo eu não me recordo assim eu não eu não presto atenção em detalhes (tosse) () saio e presto atenção não sei como que ele funciona qunado ele para eu mando consertar então eu não entro em ela e que não tem esta ar-condicionada e que carro

SPEAKER 1: : e se acontecer um acidente por exemplo como acontece com alguma mulher que ela fica parada assim do lado do carro esperando alguém chegar isso aconteceu com o senhor não como é que faz

SPEAKER 0: : ah eu eu sou igual essas mulheres que ficam paradas () eu não sei e não mexo ahn derre eu deixo por conta do destino para dar um jeito no carro porque eu não mexo não entendo e nem quero entender de carro então enco eu enconto num canto e e o chamo o mecânico se não tiver mecânico próximo eu fico esperando aí até deus dará

SPEAKER 1: : e o senhor não faz nada no carro tudo que precisar ser feito o senhor manda para o mecânico e tem servicinho assim essencial que é ir ao posto isso é isso eu só isso você só vai por gasolina

SPEAKER 0: : só ponho gasolina mas não troco o óleo e mais nada já aconteceu algum acidente assim já ca capotou uma perua combi numa numa decida () na na estrada estrada na divisa do paraná estava chovendo muito e capotou () não com a família toda mas não aconteceu nada com um milagre arrebentou a perua mas não aconteceu nada

SPEAKER 1: : fora isso o senhor nunca teve mais nenhum outro tipo de acidente

SPEAKER 0: : de avião eu já tive sete acidentes eu já já desci de barriga no aeroporto () no pé no avião num desses três eu já desci ahn descer de barriga é que o a roda do avião não desce a roda do avião não desce porque o avião quando ele levanta voo ele recolhe a roda roda quando ele vai aterrissar ele de novo abaixa a roda () a roda não queria abaixar então teve que ir descer de barriga né isso é um aci dente meio s () mas em primeiro lugar nós porque se o acidente descer de barriga com o tanque cheio explode

SPEAKER 1: : e quebra o avião e num caso assim por exemplo o que acontece com a pista a pista

SPEAKER 0: : o eles cham pelo rádio eles cham assistência então ficam as ambulâncias ali () eles correm para o acidente corpo de bobeiros se precisar se pegar fogo isso foi um dos acidentes houve outros que aterrissei () bateu uma árvore () e caiu no ar enorme mas também foram desastres no avião não houve vítima a não ser o comandante que machucou muito ele machucou um pouquinho a perna mas sem sem grande importância desci umas vezes numa praia no rio paraná eles me perguntavam o espaço onde era o avião foi batido numa cerca também na margem do rio paraná e mais alguns outros acidentes teve mais ou menos uns sete acidentes de avião

SPEAKER 1: : mas nunca na área mundial não

SPEAKER 0: : só com avião só com avião () se o senhor tiver que dirigir com o seu carro

SPEAKER 1: : éh o senhor disse que existe um problema de estacionamento na cidade se o senhor não encontrar o que o senhor faz olha eu

SPEAKER 0: : eu deixo ele num lugar proibido mesmo e seja o que ele for se tiver muita pressa eu largo ele num lugar proibido mesmo (tosse) seja lá que for e se tiver uma pessoa ahn entendida certo uma autoridade pode tentar ah eu d eu levo o carro preciso ir para o escritório tenho hora marcada se quisar levar ele de guincho pode guinchar dependendo a urgência

SPEAKER 1: : o senhor nunca teve nenhum problema desse tipo

SPEAKER 0: : acredito que sim já já fui para o guinho umas vezes mas porque porque () incumbido () fora isso

SPEAKER 1: : nada mais nada mais voltando um pou quinho a transporte aéreo o senhor me disse que viaja muito né o senhor só utilizou sempre aviões de grande porte

SPEAKER 0: : não já usei éh aviões de todo tipo já usei durante muito tempo desses três () é um avião que foi utilizado durante a guerra pelas companhias aéreas adquirido aqui para o transporte ele foi de grande utilidade para os sertões brasileiros onde pistas não eram boas ele desce em qualquer pista portanto nas minhas viagens para o paraná usei muito esse () que é dos aviões comerciais () um dos piores aviões considerados e o já usei os aviões pequenos de todos os tipos aviões éh monomotor e bimotor isso eu utilizo tanto que éh viagem eu faço para a minha fazenda foz do iguaçu lá eu utilizo o avião um avião pequeno um avião monomotor () esse avião éh monomotor é de um motor só não é avião o a marca dele como o () não o outro é Bonanza é Bonanza é Bonanza. é um avião que anda a uma () de trezentos quilômetros por hora e é um embora muito antigo um avião de muita estabilidade e muita velocidade é um avião muito bom só que não opera em pista muito ruim como é comum na nas fazendas lá de mato grosso grosso ele é para quatro passageiros e como é que fazem e como é que fazem os passageiros hein

SPEAKER 1: : como é que que fazem vão os passageiros

SPEAKER 0: : não oh o é o piloto e três passageiros quatro passageiros inclusive o piloto

SPEAKER 1: : você estava dizendo para mim que o senhor já usou fora esses tipos aí nenhum outro existe um comum que a gente vê sempre rodando aqui em são paulo não é

SPEAKER 0: : não esse avião eu já cansei de já vi éh avião a jato já o utilizei diversos tipos de avião éh o avião boeing setecentos e vinte e sete boeing setecentos e trinta e sete mais o () caravelho e e diversos outros o um avião que vai vai ser da asunção o eletra o eletra

SPEAKER 1: : como que eles recebem essas denominações

SPEAKER 0: : isso ou é da fábrica ou é do o boeing deve ser da fábrica não é isso e então tem as designações um a sete vinte e sete setecentos e trinta e sete diferenças assim na parte interna dele não existe Existe um é mais potente o outro é menos potente éh esses detalhes eu não sei porque () se se a designação é outra é que realmente são diferentes agora para passageiro não muda o lugar onde fica também tem algum tem alguma diferença a diferença quais são tem tem uns que são éh dois bancos juntos de cada lado outros são três bancos juntos de cada lado tem outros que tem três bancos de um lado dois do outro e co não é isso éh os aviões antigos os antigos () o o banco não era modo esse era modo então tem muitas diferenças

SPEAKER 1: : em caso de emergência o que que os passageiros de um avião devem fazer

SPEAKER 0: : calma só só só ()

SPEAKER 1: : mais nada () eles não mandam utilizar mais nada não não

SPEAKER 0: : é calma só

SPEAKER 1: : só calma só calma e se der um tranco como é que faz tem que ter calma (risos)

SPEAKER 0: : Calma. não tem não tem outro recurso ()

SPEAKER 1: : eles normalmente são muito luxuosos por dentro

SPEAKER 0: : ah isso depende da categoria existe o avião como eu posso dizer de mais luxo outros de menos luxo tem um () como diz o chico anísio (risos) no transporte lá no ceará é é de um jeito e o outro que é tem bastante luxo os internacionais tem mais conforto lá cadeiras mais espaçadas mais módulos éh as refeições são melhores bebida à vontade éh a diferença é essa tem mais aeromoças para servir né diversas diversos

SPEAKER 1: : e nesses aviões que fazem grandes viagens não existe só existe o lugar onde os passageiros devem se sentar mais nenhum lugar uhm éh éh

SPEAKER 0: : só só

SPEAKER 1: : já viajou no jumbo

SPEAKER 0: : não ainda não vai viajar não sei

SPEAKER 1: : quando o senhor chega a um local depois que o senhor utilizou um avião onde é que o senhor para

SPEAKER 0: : no ae roporto e o que que o senhor precisa fazer precis retirar a minha bagagem depende do do aeroporto tem o aeroporto que tem um lugar específico para retirada de de bagagem () qualquer dia o senhor sai do () parto dali eu estou no destino No destino.

SPEAKER 1: : está bom viajou de trem né então como é que e ir de trem que tipo de trem o senhor utilizou

SPEAKER 0: : é um trem mais ou menos em () perto da paulista e da sorocabana infelizmente o transporte ferroviário não teve a atenção que merecia do governo portanto está mais ou menos abandonado e hoje os trens realmente não tem assim muito conforto a não ser o trem esses de () ele vai com muita rapidez chega-se em cinco horas

SPEAKER 1: : por que que ele vai mais rápido

SPEAKER 0: : porque para menos é só por  isso e tem mais velocidade também e para menos a não ser este de um modo geral um nenhum inovação foi feita () ferroviário como grande importância para o país e ainda mais nessa época com a crise do petróleo o preço do petróleo aumentou muito você não pode utilizar e gastar gasolina à beça no trans

SPEAKER 1: : o senhor disse que viajou de trem né como é que o senhor fez para tomar esse tipo de transporte?

SPEAKER 0: : tem as esta ções aqui em são paulo tem umas três estações tem a estação do norte tem a estação sorocabana tem a estação chácara paulista não sei se tem mais uma essas três eu conheço tem a estação da luz éh e estação do norte estação s orocabana tem então diversas es () eu já fui daqui a presidente epitácio fica aí a mais ou menos () oitocentos e cinquenta quilômetros fiz diversas vezes já fui daqui ih na paulista fui daqui até ahn na paulista aqui até () já fui daqui até tupã e também já andei no noroeste

SPEAKER 1: : e e como é que são esses trens são diferentes daqueles que param por exemplo levam passageiros só de um bairro para o outro

SPEAKER 0: : não os trens são o mesmo eu utilizo não é de um bairro para o outro os trens é é de uma é de uma cidade para a outra aqui aqui não tem mais trenzinhos tinha o trenzinho da cantareira que também não não existe mais ele é diferente também de um bonde é uma composição muito grande tem acho que uns quatorze ou quinze vagões mais ou menos existe são só de passageiros são só de carga e existe

SPEAKER 1: : () e por dentro como é que é esse trem que o senhor

SPEAKER 0: : é um trem já viajei () como é que ele é tem os leitos as cabines restaurantes éh tem o tem as poltronas que são melhores do que as outras existe também o éh da primeira e segunda classe dentro desses trens de passageiros qual que é a diferença () é o banco é mais duro duro (risos) a diferença maior é essa é um banco mais duro existe algum pessoal que atende os passageiros existe não sei o nome que dá são funcionários da estrada de ferro éh guarda uns chamam de guarda outros chama dá uma designação de () não não sei o nome c certo designado éh pela ferrovia a eles

SPEAKER 1: : agora quanto a esporte () não gosta de utilizar nenhum desses tipos de transporte para esporte para diversão

SPEAKER 0: : ah eu não tenho muito tempo de me divertir minha vida é muito corrida tenho muitos encargos eu não tenho nem tempo de pensar eu não tenho tempo de de pescar no no né nem de nada () teatro hein teatro não já andei mas hoje () hoje eu gosto você gostava eu gostava éh de bote de iates é agradável mas isso eu não tenho tempo mais para isso 

SPEAKER 1: : e no iate o senhor disse que andou de iate né o que tinha nesse iate diferente do barco a vapor ()

SPEAKER 0: : não ele não tinha nada era uma era ele era particular era um iate que tinha oito camas tinha uma cozinha banheiro e você parava onde quisesse testava ficava passeando

SPEAKER 1: : tinha alguma uma forma de segurança em caso de acidente

SPEAKER 0: : eu andava no rio paraná e no rio paraná as margens são pequenas porque tem mu muita muitas ilhas no meio e ele tem um acesso seguro num perigo né você encosta numa ilha encosta no barranco né

SPEAKER 1: : e de repente ()

SPEAKER 0: : É! (risos) () e quando você vai nadar se vai nadar a paciência morre eu sei que o governo n não tem investido nada nos transportes ferroviários ele tem construído estradas para todo lado então já passou outras estradas por aí ele não tem construído nenhuma ferrovia nova nem aparelhado as existentes

SPEAKER 1: : o senhor chama de aparelhar de que forma o que é isso aparelhar aparelhar

SPEAKER 0: : aparelhar olha éh é comprar novos vagões ele retificar os trechos por exemplo a sorocabana ela foi construída há muitos anos ela o traçado dela da faz muitas curvas desnecessárias e portanto é necessário encurtar essas distâncias e retificar o traçado dela mas isso foi iniciado há trinta anos e faz mais ou menos uns vinte que está completamente paralisada as novas retificações como também alguns trechos ahn partiram para a eletrificação que é de grande importância precisa eletrificar é inadmissível que você vá usar o transporte ferroviário e ser transportado também não é isso por éh gasto de petróleo () umas locomotivas são movidas a óleo isso é um verdadeiro absurdo se você pode eletrificar todas elas então por essa razão o governo não tem investido em nada não tem construído nenhuma ferrovia a não ser numa no no paraná na central do paraná que também não está concluído o serviço mas parece que foi investido um pouquinho pelo governo federal e o governo do estado do paraná mas a essa obra ainda não está pronta entende teve-se muitas paralisações no meio mas acreditamos que ela possa estar pronta dentro de um ano mas fora isso nesse brasil todo foi construído nem uma ferrovia nova nem aparelhadas as existentes enquanto isso gastam dinheiro à beça em rodovias inclusive a transamazônica que o custo muito elevado

SPEAKER 1: : mas o senhor acha que não traz nenhum benefício?

SPEAKER 0: : traz benefício mas a outra também eu eu ahn eu não sou contrário a essa investimento nas rodovias eu acho que deve também nas ferrovias ainda mais que as ferrovias são mais econômicas do que as rodovias

SPEAKER 1: : qual é o mais sujeito a acidentes a

SPEAKER 0: : evidentemente que as ro as rodovias tem bem mais acidente que as ferrovias por que em primeiro lugar ela ela está no trilho e naquele trilho não existe nenhum outro éh veículo que está está trafegando ali () nas rodovias não milhares de e há e isso você pode ver em estatísticas é muito grande o os desastres nas rodovias e um número muito pequeno nas ferrovias a não ser que arranque o trilho um subversivo arranque os trilhos ou ou out ou outra outra razão qualquer mas é muito raro o desastre nas ferrovias mas nunca existiu exi ste mas é muito raro nas rodovias é desastre ahn toda hora você abre o jornal é to do dia não há bem um dia sem () tem tem dezenas de desastres né todo dia existem diversos desastres ahn ahn choque de carro éh  perde a direção e mas se derrapa diversos né diversos desastres e com o trem que tipo de () não ele o mais comum não é isso o é no no período de chuva de vários trilhos e e desvia os trilhos né aí a a ferrovia (pigarro) os carros da ferrovia descarrilhando ele sai fora ao longo do trilho e acontece o acidente

SPEAKER 1: : aqui em são paulo a gente tem ahn como meios de transporte coletivo o senhor já citou alguns né existe mais um outro tipo também né?

SPEAKER 0: : tem ônibus e tem metro que é () assim passando a experiência éh não isso está comprovada a eficiência em diversos países do mundo e aqui mesmo consegue ver a utilidade aqui ele precisou de um investimento muito grande muitas desapropriações trouxe muitos transtornos na sua construção porque arrebentava fios de serviço de esgoto e tudo mas ele depois éh vencidas todas as etapas está sendo bem utilizado para o tran sporte coletivo de são paulo () bom prime o doutor ele ele diz que não () construído aqui é subterrâneo é um trenzinho que sai sai de um bairro longínquo e vai mais ou menos pelo centro com algumas paradas na em algumas estações por exemplo () jabaquara vai sair de jabaquara dá uma parada na vila mariana vai até () e parece que ele vai com destino à zona norte que é  santana então ele trans porta mas ele não para como o o ônibus em todas as esquinas mas ele serve para o governo público e para o governo do jabaquara até o santana

SPEAKER 1: : fora isso não existe mais nenhum

SPEAKER 0: : existe éh o o ônibus os taxis e lotação não é isso alguns saem a lotação e sai o metrô os bondes acabaram

SPEAKER 1: : os seus filhos todos possuem carro ###

SPEAKER 0: : não eles não tem um tipo assmi que eles possam andar sem ser a pé é tem que ir de transporte coletivo

SPEAKER 1: : agora não existe alguma coisa é bem famosa né que os meninos andam muito pelas ruas né

SPEAKER 0: : de motocicleta é isso tem pouca segurança pouca estabilidade um contato qualquer () é é fatal quanto à porcentagem de de acidentes com de motocicleta é muito grande

SPEAKER 1: : () também que é barato né que é barato e que algumas pessoas utilizam não muito aqui em são paulo né santa catarina que eles devem usar bastante

SPEAKER 0: : bicicleta é isso é é também um esporte muito bom para uma cidade como são paulo existe um grande número de carros e que o tráfico éh está todo congestionado é um perigo andar de de bicicleta porque tem pouca segurança Santa Catarina é mais pacífico né isso não só a mentalidade dos catarinentes não é com a vida que levam a cidade tudo éh possibilita utilizar a bicicleta econômico né é econômico claro () e ainda é é é de grande utilidade para as pessoas inclusive você faz exercício aproveitar o exercício usa o transporte e economiza o petróleo é de grande importância