Inquérito SP_DID_217

SPEAKER 1: : ### (nome), então gostaríamos que o senhor nos descrevesse os tipos de transporte que o senhor conhece.

SPEAKER 0: : De uma maneira geral, nós temos o terrestre, aéreo e marítimo.

SPEAKER 1: : Citando esses tipos de transporte desde os mais primitivos, eu poderia então cita-los assim, mais miudamente.

SPEAKER 0: : Então, começando pelos mais primitivos, nós temos que começar pelos terrestres, né? E E depois, talvez, os marítimos também. Primeiramente, antes de de conhecermos a a roda, acho que o que podia servir como transporte seriam os animais. Então, o cavalo e outros animais tam bem. Depois, com o advento da roda, então nós tivemos um maior progresso, crescimento das das carroças e carruagens. E E mais tarde, então, surgiram os carros movidos por energia a vapor, depois a gasolina e assim por diante. Nós tivemos o progresso e o aparecimento dos novos tipos de transporte. automóveis mais velozes, caminhões, ônibus, etcetera  Na parte marítima, também, remonto, acho que há há muito tempo atrás, porque é os barcos e embarcações são conhecidas há milênios, eu creio, né?  Já nós podíamos pensar, então, logo na Arca de Noé no dilúvio. (risos) E hoje nós temos navios impressionantemente grandes, dos quais perto dos quais os os o os grandes navios de antigamente parecem pequenos barquinhos. Quanto à parte aérea, com o advento do avião, as distâncias diminuíram, novos tipos de aviões foram fabricados e hoje nós temos os problemas com super rápidos transportes. os supersônicos que trouxeram também outros problemas de ruído, etcetera ()

SPEAKER 1: : Muito bem, professor (nome). E e Esmiuçando um pouco, nós gostaríamos que o professor falasse sobre o transporte ferroviário. Tipo de trens, por exemplo, e o que se faz no

SPEAKER 0: : Eu estive

SPEAKER 1: : esse último fim de semana dando uma voltinha no metrô. Muito bem então o senhor especifique então o metrô. O que o senhor viu lá no metrô e o que o senhor pode falar. Bom sã

SPEAKER 0: : o carros modernos, bem macios, ultra rápidos, mas ao mesmo tempo eles têm um arranque suave e a aceleração é gradativa, de modo que a gente não sente solavancos, nem tranco, nem ninguém cai. Quer dizer, a pes além de Embora o arranque seja bem rápido e em pouco tempo ele está em uma velocidade bem elevada, ela é gradativa, de modo que você pode ficar perfeitamente em pé, sem cair, sem problema nenhum. A gente sente mesmo aquela aceleração violenta, mas ela é é éh gradativa e não há problema nenhum. Muito agradável, muito tranquilo e uma viagem muito rápida. Fizemos do Vila Mariana, perto da rua Madi Cabrini, até o final da linha, Jabaquara, em dez minutos, com todas as as paradas. E o transporte rodo rodoviário, rodoviário, não digo, é urbano, de ônibus, eh eles têm uma média de cinco enquanto que o metrô faz uma média de trinta quilômetros Por hora. Quer dizer, eu calculo que ele deve andar oitenta a noventa eu nã não sei qual é a velocidade que que ele se locomoveu lá dentro do túnel. Mas eu gostei demais, muito agradável, rápido, limpo, sem problema de poluição, sem nada, porque é elétrico. E a construção, me impressionou muito a construção também do metrô. Excelente, aquele sistema de concreto aparente, digo, dos túneis, e das estações. Concreto aparente, mas muito bem feito, muito bem acabado e uma tec tecnologia avançada mesmo. ### Espetáculo.

SPEAKER 1: : O senhor falou do metrô. Agora eu gostaria que o senhor partisse do metrô, que é o mais moderno, vamos dizer assim, e falasse sobre outros tipos de ferrovia.

SPEAKER 0: : É um negócio meio difícil a gente falar hoje, né? Quase ninguém anda de trem. Nós estamos atrasados nesse nesse tipo de transporte, de modo que eu quase não viajo de trem, viajo mais de automóvel. Mas as poucas vezes que eu viajei, que já é algum tempo atrás, eu me lembro dos trens mov elétricos que nos levavam, por exemplo, de São Paulo para para a região de Campinas, Limeira, etc. E trens também rápidos, muito confortáveis, silenciosos, etcetera  Outro trem muito bom que eu viajei era o sistema diesel-elétrico, que é uma máquina movida a um motor diesel, mas esse motor diesel ele aciona um gerador elétrico, e o gerador elétrico é que que que é o sistema de de locomo que é o (estalar de dedos) me fugiu agora o termo. Faz a tração do trem. () E  Eh o que eu viajei um pouco também foi na velha Maria Fumaça. Fiz uma viagem de terra ao paraíso, pela noroeste do Brasil.

SPEAKER 1: : Eu quero então que o senhor especifique a Maria Fumaça? O que o senhor lembra assim (dela)? Olha

SPEAKER 0: : Eu tenho uma lembrança desagradável, porque uma viagem feita até para o ao litoral sul, Registro e Juquiá, uma fagulhazinha entrou no na vista e... aí cravou mesmo na córnea. Na hora eu não percebi, era um pedacinho de de metal mesmo, de ferro. Eu não percebi. E de noite aquilo... Passei a noite inteira com dor, violenta, acordado, tive que ir ao médico para retirar aquilo, né? Né? Mas a maioria da fumaça era um trem. Muito barulhento, muita fuligem e fumaça e carvão. e não podia se prever qual era o tempo de viagem. Geralmente era assim, quando você via viajava por essas linhas por aí. Eu, quando era pequeno, viajei muito para o Rio de Janeiro. E me lembro perfeitamente que a viagem era de doze horas, mas nunca levava doze horas, sempre mais. E, às vezes, marcávamos... o horário era para chegar oito horas da noite no Rio de Janeiro, ou seis horas da da tarde, E nós íamos chegar lá para meia noite, uma hora, duas, três horas da madrugada, e os familiares lá esperando na estação para que a gente chegasse. Era uma verdadeira luta e aventura viajar num trem desse tipo, levando em consideração o que a gente conhece hoje, né? Santa Cruz e outros trens modernos e rápidos. Mas, naquela época, tudo era festa.

SPEAKER 1: : O que existe em um trem, internamente?

SPEAKER 0: : Existem os assentos, os corredores, lugares para guardar bagagem. E existem os sanitários. Existe também um quadro com vidro ou papel, que é um alarme para uma emergência. E, geralmente, os trens. Os mais modernos têm ar-condicionado. e as janelas não se abrem. Os mais antigos tinham as  janelas que se abriam e ventiladores, por causa de um calor excessivo. Lembro também das luzes. (agora placas) eram usadas quando o trem passava pelo túnel ou ou quando viajava à noite. Além disso, nos trens que possuem leitos, existem as cabines. com os leitos, alguns possuem o leito conjugado também ao sanitário, de modo que a pessoa não precisa levantar à noite e se dirigir ao sanitário à distância. Eu viajei num desses que tinha cabine individual com o sanitário tudo junto. Era um pouco de ginástica que a gente fazia para (risos) usar as duas coisas ao mesmo tempo, mas no final das contas dava certo.

SPEAKER 1: : Muito bem. E quais são as pessoas que trabalham em um trem?

SPEAKER 0: : Bom, o trem moderno, a gente no próprio trem ou ou relacionados com o trem?

SPEAKER 1: : Pode ser no próprio trem e relacionados. Bom no no

SPEAKER 0: : No próprio trem nós temos o o maquinista, que no caso dos trens antigos nós precisávamos ter o foguista também, né? Né? é Hoje eu creio que deve ter o maquinista e algum ajudante que tenha outra função que não seja foguista. E atualmente um fiscal que fis fiscaliza as passagens, e ao mesmo tempo é o responsável pelas partidas e dá os sinais de partidas nas estações, etecetera, né? A agora, os que estão relacionados com o trem é que são em número muito maiores, porque nós temos que considerar as oficinas com os operários encarregados de manutenção e os operários e e técnicos ah encarregados do do do tráfego. Envolve, então, escritórios e departamento de compras. A aí a coisa vai bem longe, não sei a que ponto ao certo quantos a gente poderia dizer estar incluídos aí.

SPEAKER 1: : Tá muito bem. Voltando ainda internamente ao trem, quando você faz uma viagem longa, e às vezes até mais perto, o problema de alimentação

SPEAKER 0: : Olha, para nós que temos um regime alimentar, Porque somos adventistas e nosso regime é um não é tão fácil assim de ser encontrado em qualquer lugar porque não comemos carne. Fica difícil comer, não só no trem, mas em qualquer lugar. Porque em todos os restaurantes a gente encontra sempre a base da alimentação é com a é com a carne. Então é ãh ovo com bife, é arroz com bisteca, é batata com filé e assim é tudo na base da carne. os sanduíches também. E fica muito difícil. Eu já viajei de trem, em outros lugares, sempre tive dificuldades por causa disso. Sempre... Mas, por outro lado, eu me recordo que era uma coisa sempre agradável, gostosa, comer em um trem. Talvez porque quebrasse a rotina. Então era gostoso, diferente, o trem correndo, aquele barulhinho. E a gente sentar no restaurante, mandar vim uma bebida, um Guaraná, um sanduíche. Era sempre uma coisa gostosa e agradável. Eu me eu recordo com satisfação.

SPEAKER 1: : Na estação ferroviária, o que normalmente se encontra?

SPEAKER 0: : Tudo que existe, né? Bom, a gente sempre é chama chama atenção mais naquilo que que gosta mais, né? É claro E o que  eu chama atenção na estação ferroviária são os tipos de trem, E observo os trilhos, os dormentes, como são colocados e o os tipos de locomotivas principalmente. Fico observando os tipos de locomotivas e também os vagões. O lho a suspensão, quantas molas tem. Fico admirando a o tamanho e o diâmetro da da do aço que forma as molas, etc. Que é algo fora do comum que a gente está vendo constantemente, né? Mas, fora isso, nós temos as passarelas para atravessar de um lado para outro da estação, os bancos para espera, para guardar os os trens, e as bilheterias, e todos os outros sistemas de atendimento, como às vezes os restaurantes, em venda de jornais, revistas, etc.

SPEAKER 1: : Professor (nome), sobre o transporte rodoviário, então eu gostaria que o senhor colocasse termos hierárquicos, talvez, especificando.

SPEAKER 0: : Então, nós poderíamos começar com os grandes transportes, né? os grandes caminhões () e Embora isso seja um uma nós tivemos uma época de crise de combustível, eu creio que não vem ao caso nessa entrevista. Os maiores caminhões que nós conhecemos são os caminhões movidos a óleo diesel, a motor a óleo diesel, que tem grande potência e grande capacidade de carga. Todos conhecem os Jamantas famosos e os Scania Vabs e Mercedes e Alfa Romeo, etc. Né? São grandes caminhões que transportam grandes quantidades de de carga São de grande utilidade, principalmente para nós que temos um precário sistema de transporte ferroviário.

SPEAKER 1: : Em que consiste, por exemplo, um caminhão, uma jamanta, transporte de uma jamanta? Uma ja ja

SPEAKER 0: : Jamanta geralmente é... formada de duas partes que se unem o cavalo, cavalo mecânico e a carroceria que é encaixada ali. A vantagem desta desse sistema é que pode se deixar a carroceria carregando e descarregando e tirar a parte mecânica e trans levar para outro lugar ou fazer outros transportes. e a parte do cavalo mecânico que é a parte motriz é formada então em uma cabine com os instrumentos todos o motor e tração, diferencial, roda e freio todo o sistema ali está na parte principal do caminhão a ca carroceria É mais hã somente para como um reboque, quase como um reboque de transporte, mas também possui sistema de freios. Geralmente o sistema de freio desses caminhões é ah ah ar comprimido. Bastante eficiente e No entanto, é eficiente, mas devido ao grande peso que carregam, e às vezes o motor é muito possante, que dá uma velocidade muito grande, eles não param quando deveriam parar, né? Aí traz esse problema.

SPEAKER 1: : Outros transportes menores nesse gênero?

SPEAKER 0: : Menor? Seria o que? Um caminhão um caminhão de menor capacidade de carga? Menor tonelagem? Bom, seriam os motores, os caminhões movidos a a motor a gasolina. Dos quais o presidente acaba de declarar nos jornais que deveriam ser limitados porque é um transporte antieconômico, que um caminhão, a gasolina... ele deve consumir é de dois a três, ou melhor, fazer dois a três quilômetros por litro de gasolina. certo. E com o preço que está a gasolina, é um transporte bastante caro. Enquanto o caminhão diesel usa quatro, consegue fazer quatro a cinco quilômetros por litro de gasolina, de óleo diesel, digo melhor, que é uh metade do preço, quase, da gasolina. Então a diferença de de de custo ainda operacional com ele de transporte é muito grande. Esses caminhões são mais rápidos, tem a vantagem de serem mais rápidos, de maior aceleração. Então a gasolina depende também da tonelagem. Mas eu creio que para nós eles estão fadados a diminuir e o governo talvez vá pressionar as fábricas para fabricar mais caminhões diesel do que a gasolina. A diferença principal é essa, é que o motor, a gasolina, tendo menor potência, os caminhões são um pouco menores. Embora haja alguns grandes também a gasolina. e pouco mais rápidos, mas o consumo é maior.

SPEAKER 1: : Sobre o transporte rodoviário, professor Roberto, no que diz respeito ao transporte de passageiros nessa área, gostaria que o senhor colocasse.

SPEAKER 0: : Bem, como transporte de passageiros, nós temos os ônibus que nos servem muito bem, são ônibus confortáveis, grandes, macios, suspensão a ar, etc. Além disso, as empresas, talvez por causa da concorrência, fizeram também os ônibus leitos, que tem menor número de poltronas, mas as poltronas podem se reclinar quase como uma cama. Muito confortáveis, muito agradáveis, e também silenciosos, alguns com ar-condicionado, o que proporciona uma viagem muito agradável.

SPEAKER 1: : E ainda há outros, Outros menores, vamos dizer assim, nessa ala

SPEAKER 0: : Menores nós temos os micro-ônibus. E abaixo dos micro-ônibus, teríamos então os automóveis mesmo. Que temos algumas peruas também, que são usadas geralmente para transportes em de de escolares. Mas transportes é em estrada, a não ser no interior, que usa ainda algumas peruas combi Eles são feitos mesmo com ônibus grandes, então micro-ônibus, e abaixo de micro-ônibus, acho que poucas peruas, depois nós já caímos no automóvel mesmo.

SPEAKER 1: : Para fugir um pouco ah ao esquema aqui, eu gostaria que o senhor descrevesse uma viagem que o senhor fez de carro. E Eu sei que já que o senhor fez uma tem viajado para para o Nordeste, talvez para o interior do estado, e também em excursões e outras coisas. Se possível, o senhor fizesse então uma descrição de uma viagem tal, inclusive as ocorrências.

SPEAKER 0: : O nosso preparativo para a viagem é um pouco demorado, porque nós colocamos no carro ãh um material para campismo que envolve muita coisa. Então Nós já temos separado as barracas, as ferragens das barracas e material para alimentação, da cozinha. Então, nesse preparativo envolve um movimento muito grande em casa e sempre algum tempo para que possa se separar tudo. Embora já tenha prateleiras organizadas, mas não é tanto quanto precisarmos e sempre demora algum tempo. mas depois que nós colocamos o material todo no carro, e... nós temos um carro velho, mas ele ainda consegue puxar uma lanchinha. Então a lancha também recebe alguma coisa de de de uso no acampamento, como colchonetes, que é material mais leve, cadeiras e alumínio, etc. Depois que tudo isso está arrumado e pronto para viagem, que sempre é uma ocasião festiva no caso quando a gente vai sair, E envolve também preparo do carro, como é verificar óleo e e () checar () no carro. Além disso, pressão de pneus, etc e tudo Todas essas coisas. Então nós alegremente nos pomos a caminho. E como a última viagem, por exemplo, fomos para Avaré. E logo no começo da viagem, eu não gosto de correr. E mesmo com muita coisa assim, não dá para correr muito. Mas logo no começo da viagem, a moto tinha estado entrado na estrada, furou um pneu do carro, que é um prego mais ou menos grande. Então nosso o nosso plano de viagem já já foi atrasando, vamos chegar mais tarde do que do que pretendíamos. Mas o restante da viagem foi excelente, porque a Castelo Branco é uma estrada, a a melhor estrada do Brasil, segundo consta () e a viagem Geralmente plana, poucas subidas. quase sem curvas e com várias pistas, são seis pistas no começo e depois passa para quatro pistas, mas excelente, a gente nem sente a viagem, muitos quilómetros e quase nem sente. E chegando em Alvaré então, campo maravilhoso, cuidado pela prefeitura, gramado com luz e água, água quente e uma represa, que é a represa de Jurumirim espetacular, linda mesmo, água clara, bem limpa E o solo é arenoso e a e a  enxurrada arrasta para as margens da represa muita areia. De modo que quando o nível da represa está baixo, nós temos praias de areia branca na represa. É um lugar muito bonito. Vale a pena conhecer.

SPEAKER 1: : Muito bem. Agora nós vamos voltar (vamos dizer) a ao veículo propriamente dito. Um automóvel. Quais as As partes, as peças de um automóvel, (vamos) dizer assim que o senhor pode, descrever em um automóvel.

SPEAKER 0: : Bom, nós temos a (pigarreou) carroceria, que sempre traz os problemas de  de corrosão, ferrugem, e as e a parte interna, estofamento, etc. Agora, a parte mecânica, que composta, então, do motor, a explosão, a gasolina, geralmente, quase todos os nossos carros são motor a gasolina, com exceção de uma perua Toyota que é diesel. E o motor, preciso dizer as partes do motor? () o motor é com pacto é composto de uma série de cilindros nos quais correm pistões e esses pistões ah admitem dentro do cilindro um uma mistura de gasolina com oxigênio do ar Então era quatro, geralmente, o motor é quatro tempos. ### A mistura entra no cilindro. A segundo tempo, o pistão sobe e comprime a mistura, então é compressão. Aí solta uma faísca, que é distribuída por uma peça chamada distribuidor, que provoca a explosão. Então, é a quarta tempo, uma explosão. E, finalmente, os gases queimados são expulsos do motor. Então, é a expulsão. Esse esse esses pistões são presos a uma peça móvel chamada biela e E esta presa numa árvore de manivela chamada também virabrequim. Este obrequim está preso por mancais e ligado a uma roda pesada, que é chamada volante, para que o movimento do motor não seja aos solavancos, mas sim contínuo. Este volante é ligado, por sua vez, a uma um disco de embreagem, de fricção, e daí vem a caixa de marchas ou câmbio. do câmbio sai um eixo chamado eixo cardan que vai até o diferencial e daí a a força se transmite às rodas. Além disso nós temos a parte de refrigeração do motor também e a parte elétrica que envolve bateria, geradores, alternadores, motor de partida e luzes de uma maneira geral. Então o instrumental todo que con consta geralmente de um marcador de velocidade quilometragem. Além disso, o velocímetro e o odômetro, né? E o e o a Alguns têm o perímetro marcado amperagem Outros, apenas uma luzinha que acende quando um o o gerador está carregando e E o outro que acende se, aliás, acende se o gerador não estiver carregando e E o outro que acende se a bomba de óleo do motor não estiver funcionando, lubrificação interna do motor. Acho que é só. Quer dizer Tem mais coisas, mas se for descrever tudo vai longe.

SPEAKER 1: : Enrão muito bem. O senhor já fez uma viagem de navio?

SPEAKER 0: : Por enquanto é só na vontade.

SPEAKER 1: : Mas o senhor... O senhor conhece da na da vamos dizer da navegação aquática? Marítima, vou dizer assim, fluvial. Seria o termo talvez mais mais adequado.

SPEAKER 0: : Bem, pelo pelo que consta, é ah um dos hum dos meios ainda mais econômicos de transporte. Embora o navio consuma grande quantidade de combustível e seja um tanto lento, essas dificuldades ou desvantagens são superadas pela grande quantidade de carga que ele transporta, tornando-se ainda um um meio mais mais econômico de transporte que se conhece, talvez. O que mais me chama a atenção são os tipos de de de navios com relação a velocidade, tipo de cascos, tipo de motores, etc. Por exemplo, eu tive a oportunidade de observar na Baía de Guanabara, nas lanchas, que depois de uma certa velocidade ela Se bem que agora já existe a ponte. E E outros barcos são os barcos menores, transportadores de chatas, né? que nos rios, por exemplo, que são rebocadores quase, com motores a óleo diesel bem possantes e que transportam grande quantidade de de chatas com E elas transportam várias chatas com grande quantidade de cereais. Eu li há (tossiu) eu li há pouco tempo que ah está sendo incentivado esse tipo de navegação no Rio Paraná. E também os nossos estaleiros já estão fabricando muitos desses rebocadores. E uma novidade para mim foi que nós já fabricamos navios de guerra, eu não sabia também. Foi, saiu ontem, antes de ontem no jornal, parece

SPEAKER 1: : Próximo à São Roberto. Agora, sobre... São Roberto, então, agora eu gostaria que o senhor falasse sobre os problemas do trânsito na capital, grande legislação, esta vez, ou mesmo a rodovia.

SPEAKER 0: : Eu não sei. Isso é um problema difícil de a gente falar. Quando eu estive fora de São Paulo, por uns cinco anos estive no Nordeste. Ao voltar não sabia mais andar aqui. Nasci aqui, sempre vivi aqui. Lugares que eu tinha conhecido desde pequeno e andei de bicicleta muitas vezes, é tornou-se desconhecidos de uma hora para outra. Porque foi na ocasião que houve aquele grande movimento do do prefeito Faria Lima e construções de vias expressas e tanta coisa, viadutos, etc. Mas quando a gente pensava que isso ia resolver os problemas de tran de tráfego, de trânsito, a fabricação de carros é tão acelerada, tão intensa, que eu creio que... eu não sei como é que vai ser resolvido esse problema. Eu acho que é um problema só não só de São Paulo, mas de todas as grandes capitais. Se se abre uma nova es via expressa, ou rua, ou avenida, o número de veículos que aumenta é tão grande que ela está sempre congestionada. Então é um verdadeiro sacrifício, só por isso a gente ia para a cidade. Eu vou, mas não gosto de ir.

SPEAKER 1: : Quando que um motorista está em infração? Ah hã

SPEAKER 0: : Eu acho que nós temos tão pouca fiscalização atualmente na cidade de São Paulo, que as vezes fica difícil a gente saber quando ele está em fração e quando ele não está. Já não se sabe mais o que que é certo e o que é errado fazer. Mas seria excesso de velocidade eh estacionamento em lugares proibidos, ultrapassagem quando a faixa continua. São as principais. U ltrapassar um farol, fechado. Enfim, com qualquer desrespeito, as regras normais de trânsito.

SPEAKER 1: : Outra pergunta. Onde estão onde ou melhor eh está situado o problema de diretrizes de trânsito? Hã Por exemplo, o problema de legislação do trânsito, onde se concentram (vamos dizer) as sete leis do trânsito? O Oh problema de documentação.

SPEAKER 0: : Aqui em São Paulo, local, aonde existe... Não, porque nós tínhamos um um sistema em que o... Era o Estado encarregado de da fiscalização do trânsito aqui em São Paulo. A gora nós passamos a a... E essa parte passou a ser efetuada, dirigida pela Prefeitura. E nós temos aqui no em São Paulo a sua sede no no Detran o que fica no Parque Ibirapuera. Eu não sei se é isso que você queria (que eu falasse). É

SPEAKER 1: : Eu ia pedir para o senhor me dissesse, por exemplo, quando que o senhor compra um carro, talvez, quais os passos que o senhor deve processar para... A primeira é verificar a documentação se está correta.

SPEAKER 0: : se confere número de motor, de chassi, essas coisas todas, se a licença está em dia, porque existem se multas se ela estiver atrasada. Eh É necessário também um recibo de de de compra e também uma declaração que o vendedor se responsabiliza pelas multas que possam existir até aquela até data da venda. depois disso nós temos que então nos dirigir ao Detran ou então ao despachante e fazer os requerimentos para que haja transferência do certificado de propriedade, da licença de seguro e o carro fique legalizado no nome do do comprador.

SPEAKER 1: : Muito obrigado professor (nome) pela participação.