SPEAKER 0: ### SPEAKER 2: Infância, adolescência e adulto. Eu penso que... Uma vez que... Ontem, se não me engano a senhora me falou que a entrevista devia não ter um caráter técni Não é isso? M> A linguagem comum deve traduzir assuntos que se vive em nível universitário. Ahn a senhora deve estar mais ou menos ao par, porque os jornais publicam. Dessa tentativa do governo de extinguir o> institutos de pesquisa, para substituir por, aliás, onze institutos, se não me engano, para substituir por três empresas estatais ou de... tipo... de economia mista, em que praticamente o Estado é que domina. Se haja vista, a aliás, parece que esse fato criou uma espécie de crise entre os cientistas que geralmente integram os institutos de pesquisa. De qualquer maneira, se de fato os cientistas vêm se manifestando contrariamente à tentativa do governo, é porque ele constitui uma classe que costuma se considerar como uma classe respeitada do ponto de vista e por assim dizer dele nasce ou daí resulta que toda a sua atividade é valorizada no sentido da criativo da palavra. Se> Ocorre sempre a mim apresentar a seguinte interrogação, que corresponde a perguntar, se ciência é impor é assim tão importante, ah o que se pode definir SPEAKER 0: Professor, quais as profissões que o senhor acha que são mais valorizadas atualmente? SPEAKER 2: Deixa eu continuar a o o raciocínio. SPEAKER 0: Ah, você não terminou? (risos) SPEAKER 2: Não, evidentemente. Senhora deve ter notado. Se ciência () é qualquer coisa de importante, como se pode caracterizar o que se o que seja c> sem nos perdermos, conforme a senhora recomendou, com o tecnicismo da palavra. Es> do relógio de bolso, que tornou a vida dos cidadãos cada vez mais rigorosa nos seus entendimentos. Depois, New> Eu agora estou à disposição para responder mais alguma pergunta. Mas eu pretendi, com isto, fazer sentir que o conceito de ciência é muito mais... mais acessível do que se costuma, quando se fala em ciência, atribuir como se coisa fosse uma... assunto muito particular. Porque o cientista, quando se fala austeramente, é sempre um enti um indivíduo de mentalidade que o classificam como tal. E ele realmente respeitado no sentido, ah como é que se diz,  austero da palavra, né? Mas, então, O que que torna o cientista assim, quando austero, respeitado? É> <É que só os relógios, e à medida do tempo, permite julgar da respeitalida ahn respeitabilidade com que os indivíduos são tratados. Ahn Talvez com um exemplo, a senhora compreenda o que eu quero dizer. Um indivíduo que não cumpre os seus horários, ele tende a ser classificado como um indivíduo que não cumpre a palavra. A> É conceito. Tem a lá aspectos tem o sentido puramente abstrato. Ao passo que a técnica é uma aplicação de conceitos. E pode ser também ter sentido abstrato, enquanto se aplica uma técnica de linguagem, não é? Mas a tecnologia, éh então, uma aplicação dos conceitos científicos, Tecnicamente, mas usando objetos, ahn recursos materiais. Certo? De modo que, em resumo, ciência você encontra quando e onde há objetos concretos ou abstratos de durações comparadas. E o seu valor reside em comparar durações de objetos que concorrem para o progresso humano. E está somente na mente ao passo que a técnica é uma maneira de usar os conceitos científicos. Pode ser ainda abstrato, mas existe uma forma de usar aqueles conceitos científicos e se pode ver, tecnicamente, se usa certos conceitos na maneira de de utilizá-los. M> Mas a tecnologia é uma maneira de aplicar os conceitos científi> utilizando objetos materiais. De modo que se eu posso falar em, é respondendo a sua pergunta, sobre quais as profissões mais no futuro que tendem a se valorizar, porque eu apenas me refiro a uma tendên> São as que estão ligadas às atividades científicas, técnicas e tecnológicas. Tem mais perguntas? SPEAKER 0: Quais as profissões que o senhor acha que eram muito valorizadas e que estão perdendo seu valor a> SPEAKER 2: É que eu estou falando de uma maneira muito genérica. E> Para estudar este artista, nós temos que estudá-lo nessa forma, cientificamente. Veja como isso fatalmente teria que se revelar. Você teria que examinar a vida do artista, e aí a senhora tem que fazer uma cronologia da vida do artista, né? () De que maneira se apareceram as tendências artísticas do indivíduo? E a> <ção melhor explicando. Esta era a m> SPEAKER 2: Não, porque tem a casa com estilo de lar e a casa como construção. Qual é? SPEAKER 0: De lar. SPEAKER 2: De lar? Bom, é preciso, e geralmente é o que se dá, é que o casal tenham níveis equiparáveis. Que não tenham uma diferença nenhuma muito acentuada A não ser que uma das partes tem seja muito mais, muito mais compreensível do que a outra. E> SPEAKER 0: