Inquérito SP_DID_210

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 2: :

Inf :ância, adolescência e adulto. Eu penso que... Uma vez que... Ontem, se não me engano a senhora me falou que a entrevista devia não ter um caráter técni Não é isso? M Mas, se não tem o caráter téc A linguagem comum deve traduzir assuntos que se vive em nível universitário. Ahn a senhora deve estar mais ou menos ao par, porque os jornais publicam. Dessa tentativa do governo de extinguir o institutos de pesquisa, para substituir por, aliás, onze institutos, se não me engano, para substituir por três empresas estatais ou de... tipo... de economia mista, em que praticamente o Estado é que domina. Se haja vista, a aliás, parece que esse fato criou uma espécie de crise entre os cientistas que geralmente integram os institutos de pesquisa. De qualquer maneira, se de fato os cientistas vêm se manifestando contrariamente à tentativa do governo, é porque ele constitui uma classe que costuma se considerar como uma classe respeitada do ponto de vista e por assim dizer dele nasce ou daí resulta que toda a sua atividade é valorizada no sentido da criativo da palavra. Se e cientistas ou a ciência é qualquer coisa de importan Ocorre sempre a mim apresentar a seguinte interrogação, que corresponde a perguntar, se ciência é impor é assim tão importante, ah o que se pode definir

SPEAKER 0: : Professor, quais as profissões que o senhor acha que são mais valorizadas atualmente?

SPEAKER 2: : Deixa eu continuar a o o raciocínio.

SPEAKER 0: : Ah, você não terminou? (risos)

SPEAKER 2: : Não, evidentemente. Senhora deve ter notado. Se ciência () é qualquer coisa de importante, como se pode caracterizar o que se o que seja c iênica. Enfim, em última análise, o que é ci sem nos perdermos, conforme a senhora recomendou, com o tecnicismo da palavra. Es tivemos, então, a discutir, do ponto de vista filosófico, como, por exemplo, ahn o cartesianismo, que, por assim dizer, constitui um um método da atividade científica desde Descartes Aí talvez nos iríamos encaminhar para uma um tecnicismo da palavra, né? () iam discutir a filo ahn diversos filósofos de que maneira eles consideraram o conhecimento humano. Mas existe uma forma pela qual a ciência pode ser meditada em termos correntes. P ropondo a seguinte per, conforme ahn disse há pouco, propondo A pergunta é o o que se fa o que é ciência? E E a resposta, ela é encontrada quando ou onde há objetos concretos ou abstratos de duração comparável. E E o seu valor reside em comparar durações dos objetos que promovem o progresso humano. Penso que, embora a a definição possa ser muito técnica, mas notem que a noção de duração é apenas a noção de do que os calendários e os relógios permitem caracterizar. De modo que a senhora vê que a atividade do cientista não é mais do que comparar durações. E E note que não pode deixar de (). Basta a senhora ahn fazer a seguinte pergunta para si própria. Que a senhora encontra logo uma resposta. O que seria a história da humanidade se não houvesse calendário? É sabido que quatro mil an anos antes de Cristo não existe uma data histórica. A Antes vem o período pré-histórico, em que a é uma pretensão da história revelada pelas camadas geológicas. E a antes disso, tudo é uma escuridão. Mas depois, Vem a fase, por assim dizer, histórica da da humanidade. Mas sa perceba onde eu quero estou chamando a atenção. Se não houvesse calendário, a história seria uma amontoado de lendas. S Só os calendários é que permite coordenar as ideias, fazendo com que a a história tenha características que, então se pode dizer, Assim, temos o período em na civilização ocidental, antes de Cristo e depois de Cristo. O O que caracterizou, por assim dizer, o sistema de contagem dos anos, o sistema de contagem chamado ahn Calendário Juliano, que foi adotado pela Igreja Católica, por ocasião do Conselho de Niceia, por volta do ano de mil de trezentos e vinte e três Mas com o progresso dos conhecimentos humanos da, ou melhor, da astronomia, em mil e quinhentos e oitenta e dois, o Papa Gregório, atendendo as circunstâncias do progresso, inaugurou o o calendário que realmente prevalece até hoje, que é o calendário gregoriano. E no te aí já marca uma fase histórica da humanidade. A Antes, a fase da Idade Média e a fase chamada da Renascença, que se não me engano é marcada com aquele fato histórico da queda de Con Constantinopla. Mas então vej amos o que é, o que caracteriza propriamente a Renascença, mostrando que sempre a noção de duração é a que coordena o conhecimento humano em última análise. Com o aparecimento de os dos cientistas que se marcaram a o início da fase histórica chamada de Renascença. () recordar, por exemplo? Copênico. E E... Donde se passou a considerar como mais importante é, éh no campo de astronomia, o movimento dos planetas em torno do S ol. Porque antes, dominava a ideia de que a Terra era o centro do Universo. Depois vem, Kepler... Galileu... Kepler inaugurou o melh or. Enunciou as três leis fundamentais do movimento  Galileu, que teve uma atividade múltipla, mas há aquele fa fato histórico da de observação que ele fez da oscilação do ca de um candelabro da e Catedral de Pisa, da qual ele concluiu da de considerar a da importância de considerar o isocronismo do movimento de um pêndulo. Depois vem, veja o que vai se acentuando como relevante. Sempre, à medida duração e da contagem do tempo. Com o (), ele inventou o balanci do relógio de bolso, que tornou a vida dos cidadãos cada vez mais rigorosa nos seus entendimentos. Depois, New ton com as Leis de Newton permitiu que Laplace criasse a aquela obra monumental chamada Mecânica Celeste, na qual foi possível prever ahn os acontecimentos celestes e fenômenos que se observam no céu. E entramos no século, quer dizer, por exemplo, o uso dos relógios chamado de marinha permitiu tornar mais seguras as viagens éh de longo curso, interoceânica. E nos século atual, o uso dos relógios torna possível a organização da sociedade. Q ue seria a ordem social  No campo da da ativida da ciência jurídica, não houvesse prazos nos contratos, que tornam fatais o esses contratos. Se não houvesse calendário, se não houvesse relógios, isso não seria possível ser levado a rigor. E no século atual, com a chamada física moderna. Veja, ao que chegamos, é possível medir o tempo de duração de fenômenos, com a de se alguns fenômenos na física, com a precisão da ordem de um segundo dividido por dez elevada potência, Um, dez. Quer dizer, é um sobre o denominador. Dez, um. Dez zeros. Com isso, senhora, dei o que se pode, de uma maneira, usando uma linguagem simples, mostrar o que seja a ciência sem nos perdermos em linguagem muito téc Eu agora estou à disposição para responder mais alguma pergunta. Mas eu pretendi, com isto, fazer sentir que o conceito de ciência é muito mais... mais acessível do que se costuma, quando se fala em ciência, atribuir como se coisa fosse uma... assunto muito particular. Porque o cientista, quando se fala austeramente, é sempre um enti um indivíduo de mentalidade que o classificam como tal. E ele realmente respeitado no sentido, ah como é que se diz,  austero da palavra, né? Mas, então, O que que torna o cientista assim, quando austero, respeitado? É É que só os relógios, e à medida do tempo, permite julgar da respeitalida ahn respeitabilidade com que os indivíduos são tratados. Ahn Talvez com um exemplo, a senhora compreenda o que eu quero dizer. Um indivíduo que não cumpre os seus horários, ele tende a ser classificado como um indivíduo que não cumpre a palavra. A A ideia de verdade ou de mentira está ligada exatamente à noção. Quando um indivíduo fala, é o caso de perguntar até quando vale a palavra desse indivíduo? Tudo tudo gira em torno em última análise, e cientificamente, assim falando, em cumprir os prazos. E E muitas vezes os prazos estão implícitos na maneira pela qual o indivíduo fala. De m odo que, socialmente, parece que não é é um tanto o considerar a ciência de uma maneira que, assim, é simples, é tão simples. Mas, na realidade, a ciência não tem nenhum outro sentido que obrigue a falar independentemente do controle, do conceito de duração, realmente marcado por uma forma que a técnica e a tecnologia oferece. Uma pergunta a mais?

SPEAKER 0: : Professor, eu gostaria que o senhor dissesse para gente, na sua opinião, quais as profissões mais valorizadas atualmente?

SPEAKER 2: : Eu não posso dizer, ou sem me arriscar, quais as mais valorizadas atualmente. As que, me parece, tendem a se valorizar no sentido austero, para falar exatamente quando digo, quando se éh quando me refiro a interpretar um fenômeno um tendo uma interpretação científica. Então eu não posso fugir do que eu acabo de expor. até quando vale uma afirmativa. Se isto é importante, eu digo que a as profissões que tendem a se valorizar, se é que se acredita que a o progresso social é uma ati é um progresso que se possa coordenar, a então defini-lo como tal, como progresso. Então, as profissões mais importantes, passam a ser aquelas que têm fundamento científico que caracteriza uma atividade técnica e tecnológica. E E se eu falo em fundamento científico que orienta as atividades técnicas e tecnológicas, eu faço quero fazer sentir que ciên É conceito. Tem a lá aspectos tem o sentido puramente abstrato. Ao passo que a técnica é uma aplicação de conceitos. E pode ser também ter sentido abstrato, enquanto se aplica uma técnica de linguagem, não é? Mas a tecnologia, éh então, uma aplicação dos conceitos científicos, Tecnicamente, mas usando objetos, ahn recursos materiais. Certo? De modo que, em resumo, ciência você encontra quando e onde há objetos concretos ou abstratos de durações comparadas. E o seu valor reside em comparar durações de objetos que concorrem para o progresso humano. E está somente na mente ao passo que a técnica é uma maneira de usar os conceitos científicos. Pode ser ainda abstrato, mas existe uma forma de usar aqueles conceitos científicos e se pode ver, tecnicamente, se usa certos conceitos na maneira de de utilizá-los. M Mas a tecnologia é uma maneira de aplicar os conceitos científi utilizando objetos materiais. De modo que se eu posso falar em, é respondendo a sua pergunta, sobre quais as profissões mais no futuro que tendem a se valorizar, porque eu apenas me refiro a uma tendên São as que estão ligadas às atividades científicas, técnicas e tecnológicas. Tem mais perguntas?

SPEAKER 0: : Quais as profissões que o senhor acha que eram muito valorizadas e que estão perdendo seu valor a tualmente? O senhor acha que há algu

SPEAKER 2: : É que eu estou falando de uma maneira muito genérica. E Eu penso que respondo a sua pergunta me referindo a qualquer profissão que a senhora queira nomear, ahn falar nela. Porque em cada uma delas existe sempre o que caracteriza o conceito, para que ela tenha um fundamento científico, a maneira de usar esse conceito, que é uma técnica do seu uso, e o uso maior, menor de desses conceitos por meio de objetos ma, ahn recursos materiais. Eu eu estou com isso tentando mostrar à senhora que Toda atividade que se enquadra na atividade social, queira ou não queira as pessoas concordarem, tem um fundo científico. Eu mostrei a a senhora, tentei mostrar, que a humanida ahn o progresso da humanidade é apenas um progresso no rigor com que se mede o tempo. Não sei se as senhoras sentiram isso. num rigor com que se mede o tempo. De modo que, quando a senhora me pergunta a respeito de uma profissão e e e fazer referência sobre como é a senhora me perguntou mesmo?

SPEAKER 0: : Quais as profissões que o senhor acha que eram valorizadas e que estão perdendo o seu valor no decorrer do tempo?

SPEAKER 2: : É que eu diria que enquadrar uma lista de profissões e nelas eliminar aquelas que não têm nenhum caráter técnico, ahn te que não tenham caráter científico, técnico e tecnológico. Bom, a senhora aí certamente pode derivar a nossa diálogo para perguntar. E a arte? Senhora poderia  perguntar. Senhora diria Então teria que pôr nessa lista o artista como também uma profissão, não é isso? Então eu diria que ou o artista tem por natureza espontânea a sua manifestação artística, ao pa Para estudar este artista, nós temos que estudá-lo nessa forma, cientificamente. Veja como isso fatalmente teria que se revelar. Você teria que examinar a vida do artista, e aí a senhora tem que fazer uma cronologia da vida do artista, né? () De que maneira se apareceram as tendências artísticas do indivíduo? E a a maneira apareceu outras tendência nas respetivas idades em que ele passou e os ambientes em que ele se em que ele viveu. E, no fundo, a senhora () se esse artista teve uma importância relativa na história dos dias que viveu, ela se enquadra num calendário. E os diversas fases porque a arte por por ele produzida, Passou A senhora está fazendo sempre um um estudo científico da atividade do artista. De modo que pense que dessa forma eu res procurei responder ah a sua pergunta, mas não especificamente este ou aquela profissão, porque a cada uma teria que enquadrá-la na história e ver de que ela de que forma ela está evoluindo para melhor ou para pior ou que está tendendo a desaparecer pelo interesse maior ou menor que ela possa ter na vida social. Que mais que puseram? O ahn

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SPEAKER 2: : Certamente, senhora, eu tenho que encarecer a importância do nível de es escolaridade da pessoa, porque esse nível é que a a tende a lo a colocar a pessoa no âmbito social. E E aqueles menos protegidos dizer da sorte que o levou que levou a pessoa a ter um nível maior ou menor, a tendência é a pessoa mesmo se revelar, e se ahn colhendo os frutos ou sofrendo as consequências, conforme os o nível de escolaridade em em que ela se encontra. ###

SPEAKER 0: : ### indispensá vel. A organização de uma casa? Ou de o da constru ção melhor explicando. Esta era a m

SPEAKER 2: : Não, porque tem a casa com estilo de lar e a casa como construção. Qual é?

SPEAKER 0: : De lar.

SPEAKER 2: : De lar? Bom, é preciso, e geralmente é o que se dá, é que o casal tenham níveis equiparáveis. Que não tenham uma diferença nenhuma muito acentuada A não ser que uma das partes tem seja muito mais, muito mais compreensível do que a outra. E E que saiba encaminhar todos os seus problemas dessa forma compreensiva. E promove o equilíbrio do lar

SPEAKER 0: : Que profissionais o senhor colocaria para trabalhar na sua casa?

SPEAKER 2: : Mas casa no meu lar? Mas no meu lar, a sua pergunta não permitiu alcançar a finalidade. Porque na minha casa, eu considero que, principalmente, se encontram o casa o casal e os filhos. Os profissionais, ocasionalmente, ou são amigos da casa e têm uma aproximação relativa só por ocasião das reuniões familiares ou de qualquer outra natureza, ou do contrário, não tem lugar para para eles. a não ser o nas relações soci ais. É isso. Se bem, do contrário, não sei qual é o sentido da sua pergunta. Por exem

SPEAKER 0: : emplo, a sua esposa, ela a cuida do lar, mas ela recebe ajuda de alguém ou ela administra a casa sozinha?

SPEAKER 2: : A senhora fala na minha esposa, eu tenho informar o seguinte. A minha esposa é formada. como professora normalista, que fez o curso da Praça da República. Mas, depois que nos casamos, ela se interessou também por um por um curso universitário e fez o curso de Física e Matemática. Ela é licenciada em Física e Matemática e professora de Física e Matemática. E E, assim, coordenamos a nossa vida e e, posso dizer, profissionalmente, ela, para mim, se tornou uma pessoa indispensável, porque os nossos raciocínios, os nossos pensamentos se coordenam com os fundamentos da atividade científica, dos exercícios. E () De modo que, sob esse aspecto, havendo níveis assim equiparáveis, há muito mais possibilidade de um equilíbrio no lar. Que mais?

SPEAKER 0: : O senhor falou para gente em arte, em artista. Quais os tipos de artista que o senhor admira?

SPEAKER 2: : Que eu admiro? ### são pessoas realmente admiráveis. Mas isso de um as um aspecto genérico, porque se formos examinar este ou esta ou aquela arte, eu diria que me manifestar semelhantemente. Mas, pelo contrário, eu não sei bem o sentido que a senhora quer dar a sua pergunta, porque se eu for me perder a examinar esta ou aquela arte, eu só éh tendo dito que éh me é objeto de admiração a todas elas, quando a gente sente propriamente que ela é feita com o o verdadeiro cientista () verdadeiro sentido artístico. Então eu respeito qualquer dos artistas e sinto admiração por eles. Ha ja vista por exemplo. Ou, melhor, eu tenho uma forma de encarar a arte como também resultado de um esforço do artista. É preciso certamente que o artista tem tendor artístico, porque a arte exige muito sacrifício por parte dos artistas, nesse sentido que eu não posso compreender muito o a o artista improvisado. E é muito comum, nos dias que passam, é que sentir que aqueles qualquer coisa que se costuma chamar a arte que está na moda, por causa da ousadia com que alguns se apresentam, éh eu distingo dessa classe de artista daqueles que tiveram uma escola. A escola, o que eu digo para artista, é de supor que seja uma escola que está ligada a uma sucessão de acontecimentos históricos que foram acumulando experiências artísticas que são transmitidas e apuradas e melhoradas. Então, o indivíduo que passa por uma escola aquelas tradicionalmente artis de da formação de artista tem Eu tenho uma tendência para admirá-los muito mais do que estes que se improvisam, dos  improvisadores