SPEAKER 0: Zé Arnaldo, eu gostaria de saber o que é que o senhor acha necessário para a construção de uma casa? SPEAKER 1: É básico que haja terreno, né? SPEAKER 0: E o que não é? SPEAKER 1: Além do terreno, há necessidade de capitais para se poder adquirir o material necessário para isso. Além do mais, há também absoluta necessidade de um plano, dependendo naturalmente do tamanho e da... amplitude da casa. Casas populares podem ser construídas, principalmente em em locais não centrais, por consultores. Já casas de maior gabarito, de maior extensão, há necessidade que sejam planejadas, o projeto seja feito por arquitetos e depois elas sejam construídas com o acompanhamento de um engenheiro. Bom, além disso, há necessidade de todo uma uma um um conjunto de materiais, eu sempre disse, e isso está mais ou menos ( ) da minha antiga posição, de que a construção de uma casa é uma das coisas mais complexas que existe. Quando um indivíduo vende, por exemplo, cebolas Ele necessita comprar cebolas para revender cebola O indivíduo é médico e é especializado, mas ele tem necessidade de assuntos médicos. O indivíduo vende... o indivíduo vende... ferro. Ele compra ferro e vende ferro. Já um construtor, ( ) de uma gama de materiais completamente diferente. Ele compra desde de tijolos, cimento, ferro, madeira, uma infinidade de coisas, que torna o assunto tão complexo que ele é é é especializado em tudo, poderíamos dizer assim. Então, além de de de materiais de construçã> Para ( ) além do do engenheiro, além do terreno, além do construtor, eu acho que há necessidade apenas de uma aprovação da prefeitura de uma planta. SPEAKER 0: Quantos materiais se precisa para para a construção uma casa, além desses que você falou? Como SPEAKER 1: disse, para construir uma casa há necessidade de toda gama de de materiais. Vamos iniciar com as aos fundamentos. Necessita-se de cimento, terra e pedra e areia. Madeira para fazer a forma. Depois, algum material isolante para impedir que a umidade atinja aos níveis superiores. Ãh Depois, necessita-se de de reboco. Tijolo ( ) tijolos, madeira para telhado, ãh revestimentos, tintas, ãh azulejos, e aparelhos sanitários, ( ) a instalação elétrica, a instalação hidráulica, com os respectivos canos, conduítes e mais detalhes, telha, forro, tintas, não sei o que. ( ) Ah, tecidos para para revestimento de pisos e de paredes, muitas vezes, fórmica, louça, SPEAKER 0: pregos, enfim, (risos) uma variedade enorme de coisas. SPEAKER 1: Dependendo naturalmente do tamanho da construção, porque uma casa pequena Não não não se usa, naturalmente, os mesmos éh os mesmos materiais, as mesmas ferramentas, os mesmos aparelhos que são usados nas grandes estruturas. Uma casa pequena precisa, naturalmente, de papo, picareta, trolha, éh nível, desempenadeira, brocha de pintor e de pedreiro, Arame... éh, agora, já para uma grande estrutura, ou para uma prédio de apartamentos, há necessidade de betoneiras para o a mistura do concreto armado, há necessidade de de desse aparelho, como é que se chama, que vibra o vibrador para (risos) o assentamento do do concreto, depois há necessidade nas grandes estruturas de mai maior ca capacidade de instalação hidráulica. Então são o aparelhos especializados para esta instalação elétrica. No caso de elevadores, mais aparelhos ainda, mais complexos, de eletrônica inclusive. Há Cerrotes, éh pé de cabra, até pé de cabra é usado. SPEAKER 0: Doutor Arnaldo, quais os profissionais que o senhor acha que são necessários para a construção de uma casa? SPEAKER 1: Profissionais, uma infinidade, depende do tamanho da casa, como eu sempre digo. Uma casa de moradia de fa família, não um conjunto residencial de um prédio de apartamento, mas vamos partir de uma casa para uma família de Quatro pessoas que tenham três dormitórios e e dois banheiros, sala de jantar, sala de visita e Enfim, uma casa comum. Quer saber quantos profissionais necessitam? Bom uns Quais? Ah bom Ele necessita naturalmente de um... de um de de como técnico. Não como mão de obra bru força bruta, mas como técnica. Vamos admitir. U> Lavanderia, quartos de empregada, éh banheiro e para empregada, porque hoje em dia nem mais dá dinheiro se usa aqui em São Paulo, não é mais permitido. SPEAKER 0: E quais as medidas que o senhor acha que devem ser tomadas para uma casa ser bem protegida, para não haver perigo de assalto ou coisa parecida? SPEAKER 1: Medidas de segurança. Medidas de segurança que podem ser postas em uma casa, Então, guarnecer as janelas com gua com grades de ferro, as portas com sólidas e, naturalmente, na parte interna com com trancas e correntes que impeçam o acesso de pessoas de meliantes. E, naturalmente, impedir que, e é muito comum isso, o forro seja violado. É muito é normal entrar-se pelo telhado e do forro passar-se para dentro do caso. Esse forro então deveria ser protegido de modo que não permitisse a invasão por ele. SPEAKER 0: Qual a diferença mais marcante que o senhor acha que é uma casa na cidade atualmente com uma casa de interior, como o senhor falou que era diferente? SPEAKER 1: Eu do disse que era diferente no sentido de uma casa não do interior, uma casa de campo. O do interior também é um pouco diferente da casa da capital, não tanto como uma casa de campo. A casa da capital resume-se em um a conglomerado de quartos, sem muito espaço para... a ( ) a receber o ar e o sol, porque o terreno em São Paulo, ou nas capitais, ( ) é caro, então se faz construção com o mínimo de ( ) de terreno. Já esse problema não existe em uma construção de de interior, que o terreno é mais barato, principalmente em uma casa de campo, até o que geralmente é ( ) do terreno que for necessário para ser construído. SPEAKER 0: Éh o senhor poderia nos descrever uma casa bem grande assim, estilo ideal, né? Mesmo em casa do povo, como o senhor já acabou de mencionar, desde a parte externa até chegar à parte interna? O que o senhor teria ( ), tudo o que o senhor pode encontrar, desde a parte externa até a parte interna? SPEAKER 1: Vamos dizer, é uma casa que eu consideraria ideal, mas uma casa, então, de campo, porque numa casa ideal na cidade é diferente. Uma casa de campo, para mim, deveria ter... ser ampla. Deveria ter, pelo menos de frente, uns seis metros só de construção. Abrangeria, então, um terraço em toda a frente, de seis metros. Um um galpão, vamos chamar assim. A entrada ou acesso se faria por uma porta larga, possivelmente de vidro, e janelas venezianas ou persianas, éh e também vidro laterais. Esses seis metros seriam ocupados em uma única peça. que poderíamos chamar de living, ou sala de estar, que devia ter seis, pelo menos, por uns sete, oito metros de profundidade. Eu poderia, nessa casa, nessa sala, dependendo, principalmente, do local onde eu faria essa casa de campo, eu veria de por uma lareira, eu veria de por poltronas confortáveis e local para móveis, fazia vários, poderia fazer vários conjuntos de móveis. Agora, após essa esse living, então, eu faria duas alas. Uma ala esquerda e uma ala direita, naturalmente, com um pátio interno, que seria servido desse living, para esse pátio interno, por uma também uma porta ampla, que abriria na sua totalidade, permitindo, vamos dizer, um uma continuidade do living para que houvesse possibilidade de uma recepção de mais pessoas, no no caso de uma de um de uma recepção. A> Na ala esquerda poderia então ter a parte de serviço. Seria a do a parte de serviço e a parte de de de estar. Poderia ter a sala de jantar ampla, de cinco por por sete, por exemplo. E depois, cozinha, ãh copa e outras coisas ma> Éh o gabinete. lavatório. Agora, já a ala direita ou a esquerda, dependendo, como disse, da linha norte, então seria parte do totalmente de de ( ). Então eu faria um uma espécie de um pequeno corredor que desse acesso para três dormitórios, ou dois dormitórios impermeados, com um um lavatório, com um banheiro completo. E nesse nesse corredor, então, o apartamento, que seria chamado de casal, com uma su um um dormitório amplo e um banheiro e um banheiro completo privativo. E> A minha primeira televisora branca e preta e e as as os figurantes que apareciam viviam indo para o telhado porque era difícil segurar a imagem. O rádio, e eu não era cheio de de ondas curtas, ah o rádio de ondas curtas era quase que impossível de se ouvir. O meu primeiro aparelho para rádio, o que eu tive foi um rádio de galena. Você nem sabe o que é um rádio de galena. Era uma um um um rádio que o a a proporção era conseguida. A emissão de voz, ou ou de transmissão, não sei como, não sou técnico no assunto, não sei como é que se poderia dizer, era produzido por um minério de galena. um minério que a gente ficava cutucando até conseguir descobrir uma onda onde se pudesse ouvir uma estaçãozinha qualquer. Foi ( ) a transmissão é feita do modo perfeito. Veja a perfeição, por exemplo, dos cassetes hoje dos gravadores. Esse gravador que estou a do qual estou utilizando deve ser um gravador bem moderno, não é? Mas é meio parecido com os primitivos gravadores que eu conheci. Hoje você tem esses cassetes pequenininhos que se com se põe o cartucho ali na hora e pode ser usado tão facilmente, bem diferente dos primitivos. Não, a evolução é um fato. E e e a tendência é cada vez mais simplificar e cada vez ser mais eficiente qualquer funcionamento de aparelho de usado para o o homem sapiens. SPEAKER 0: Você poderiam nos dizer qual é a arquitetura de uma casa estilo colonial? SPEAKER 1: ### Colonial é do tempo da co do do tempo ( ) Brasil colonial. As características são mais ou menos ãh amplas, janelas larga, e telhado achatado, telhas não tipo francesa, mas aquelas telhas côncavas, com as patibandas, éh com aquelas, não sabia como dizer, são aqueles rabinhos de peixe que estão nos cantos das casa. Terraço e tudo agora. Principalmente se quando nós consideramos colonial tipo tipo missioneiro, tipo espanhol. A> Agora, tem o colonial português é um pouco diferente, mas também éh são cas casas achatadas, com com varandas na frente, com terraços na frente. O mundo é totalmente de um estilo completamente diferente dos estilos europeus, por exemplo, como o fiorentino, como os estilos, modelos turísticos árabes. Não é cheio de curvas, como é o... o o tipo... de ( ). É, é peculiar mesmo, é colonial. É o Só um arquiteto saberia dar em detalhes o que é que diverge a a diferença básica entre um estilo e outro. A> As chaves de interruptoras eram pegadas ao globo de luz. Muitas muitas vezes eram de correntinha, de se puxar. As fios, éh como disseram os postos, não eram embutidos em conduite. Não havia interruptores nas paredes. E os fios também eram capeados com pano, com algodão. O> Hoje eles são capeados com matéria plástica. Há muito menos possibilidade de curto-circui curto-circuito hoje do que antigamente, porque os fios são mais isolados. Quadro o próprio quadro da que recebe a força externa é um quadro mais aprimorado, com fusíveis muitas e muitas vezes automáticos que, depende só de apertar, eles tornam a funcionar sem a necessidade de removê-los. Eu acredito que o a coisa evoluiu. SPEAKER 0: E e quanto à estrutura da do da casa, do estilo colonial, você já disse para gente, né? A parte externa. E a parte interna, o senhor acha que existe alguma diferença ou não? SPEAKER 1: Sendo uma residência, não acredito que haja éh mui muita diferença, porque porque hoje quem constrói uma casa poderá dar um estilo de de desse estilo ou outro estilo, mas sempre irá procurar dar o máximo de conforto para si próprio. E no conforto não há muita diferença que se possa fazer. Poderá, por exemplo, um móvel ser de um estilo ou de outro estilo. Mas éh o tamanho de uma sala não deve variar entre um estilo ou outro estilo. O as instalações sanitárias também não vão ser diferentes entre um estilo colonial e um outro estilo. Éh os lustres poderão se éh ter o siste o serem diferentes entre um estilo colonial e um estilo um outro estilo qualquer. Mas a hum As portas serão diferentes. As portas do estilo colonial geralmente deve ser ou de madeira trabalhada ou de ferro batido. E quando outros estilos já também ( ) são de ferro, mas já já é diferente. Não, éh de modo geral, as portas poderão manter o vamos dizer desenho colonial, mas a funcionabilidade, o a o funcionamento, quero dizer, da porta é sempre SPEAKER 0: porta. o senhor acha que há mais comodidade numa casa térrea ou em um apartamento? Por quê? SPEAKER 1: Bom, eu já morei em casa térrea, já morei em casa sobradada, já morei em apartamento no décimo andar. Hoje eu estou vivendo em casa térrea, ou melhor, em um apartamento térreo. E estou bem satisfeito de estar onde eu estou. Quando eu morava num apartamento do décimo andar, apesar de ser bem servido, de elevadores, de estar bem atendido quanto à parte de serviço, muitas e muitas vezes eu me emplacentava no ter que esperar o elevador. Perdia contato com o resto dos meus vizinhos, porque, por incrível que pareça, e apesar de dizerem que apartamento é cortiço de luxo, eu discordo. Nunca eu estive eu estive tão pouco em contato com os meus vizinhos, porque quando morei nesse prédio, que era um conjunto de trinta apartamentos e dez pavimentos, eu quase não encontrava os meus vizinhos. Já na ma no apartamento no térreo, a gente parece que fica mais em contato com o povo, mais em contato com a vida, mais em contato com o seu semelhante. Gosto muito mais de morar em um apartamen, em uma em uma moradia, seja apartamento, seja no que for térrea, do que numa de de último andar. SPEAKER 0: Para quem tem filhos, qual o senhor acha que é mais convenien> SPEAKER 1: Bom, quem tem filhos, indiscutivelmente, se forem filhos na idade da do pasto, como se costuma dizer, idade que a criança precisa pastar, há indiscutivelmente necessidade absoluta de morar em residência, em casa, não em apartamento, onde a criança tenha não só jardim na frente, como seja em local onde não haja muito movimento, para que essa criança possa ter um contato com seus amigos e vizinhos, e mesmo que seja na rua, ou que seja em praças, o que tem de parques, mas onde não haja movimento e não seja perigoso para essa criança, por causa do movimento do trânsito. SPEAKER 0: E sobre a arquitetura de uma casa de estilo moderno? Você teria alguma coisa para contar para gen> SPEAKER 1: De modo geral, eu não gosto do estilo moderno. Esse negócio de uma parede pintada de uma cor e outra de outro cor de outra cor, um móvel éh todo ( ), que mais ocupa espaço do que conforto, do que dá conforto, não me agrada. O estilo moderno eu num num aceito como um estilo futurista ( ) Eu poderia aceitar o estilo moderno como um estilo, vamos dizer, aproveitando tudo que a ciência e a indústria e e enfim, quem tem possibilidade de desenvolver essas ideias, aproveita para transformar, dar mais conforto ao ambiente. Não como estilo, mas como conforto. SPEAKER 0: O senhor acha que há mais facilidade atualmente para uma dona de casa e por quê? SPEAKER 1: Não, não há mais facilidade para uma dona de casa hoje em dia. Hoje em dia as donas de casa até passam pior do que passavam no tempo dos meus avós. Porque no tempo dos meus avós, as minhas avós tinham a mão de obra escrava que produzia por elas. Elas muitas e muitas vezes eram assim, ( ) que determinavam o se apenas o serviço e ficavam no ( ) Já eu vejo quanto hoje em dia, já não tanto o caso de nosso caso aqui em casa, que graças a Deus estamos bem servidos, mas o caso de meus filhas e de outros meus familiares e amigos, como lutam com a mão de obra de uma empregada. Então, apesar de todo o aparelhamento que exis> da máquina de lavar roupa, da máquina de passar, da enceradeira, do aspirador. Muitas e muitas vezes as donas de casa ficam muito mais ( ), muito mais afoga ( ), vamos chamar assim, porque são obrigadas a trabalhar, porque não encontram a mão de obra necessária, não encontram em termos positivos, as domésticas para poderem fazer o serviço que antigamente eram feitas, não só pelas escravas, como pelas as ( ) assalariadas que antigamente se encontravam. SPEAKER 0: Como é que o senhor considera uma casa bem mobiliada, bem decorada, como é que ela precisa ser? SPEAKER 1: Ela deve ser confortável antes de mais nada. Mais do que bonita, ela deve ser confortável, ela ( ) deve dar ambiente para quem mora nela. Porque muitas e muitas vezes podemos ter coisas bonitas que não são confortáveis. Então é básico o conforto, o ambiente. Depois, naturalmen> coisas boni> Não há necessidade de coisas caras. Naturalmente, que se um indivíduo tem, dispõe de dinheiro e possa pôr um um pedaço de ( ) numa parede, ele estará, ele pode, pode equipar a sua casa melhor do que se eu apenas fizer uma gravura de um quadro de de Monet, ou de de Picasso, ou de Váli> O Picasso não é assim porque é moderno. O> SPEAKER 1: Bom, para o negócio uma sa uma sala de de visita ou um living, eu diria que é, porque lá no sofá as mesinhas de centro, friseiros, abajures, e naturalmente um bonito tapete. E nas paredes poderíamos ter quadros, gravuras, éh que enfeitassem o ambiente. Nas mesas poderíamos ter cinzeiros de cristal, se possível, e mas eu acho imprescindível, e isso é importante. Vasos com flores, porque isso enfeita muito o ambiente. Eu> Eu sou cem porcento favorável à decoração com flores e plantas. Éh> Uma sala de jantar, naturalmente, necessita é de uma mesa de centro, poltronas ( ), cadeiras e poltronas confortáveis. Éh> ( ), mesinhas para... colocação de pratos para serem servidos. Isso, ah naturalmente, na sala de visitas ou living, deveria ter uma uma vitrela, uma uma uma aparelho de som que pudesse proporcionar, se houvesse necessidade, a a emissão de de música. Porque nunca deveria ter nesse living uma televisão. Porque a televisão é o aparelho mais antissocial que existe. Não> Uma televisão só pode existir numa sala de estúdios, numa sala em separado, onde se vai exclusivamente para assistir televisão. SPEAKER 0: Sobre o soalho, o senhor colocaria alguma coisa? SPEAKER 1: Dependendo do do material que fosse feito o soalho. Se o> Se o soalho fosse de, como é muito a casa moderna hoje em dia, éh éh de é de pedra, eu naturalmente haveria necessidade de tapetes grossos ( ) para eliminar, como dizer, a frialdade, a friagem que poderia emanar da pedra. ( ) tão simples piso feito de taco, eu preferia que fosse todo ele de sob o estilo de carpete. Agora, se é um carpete aprimorado, cheio de desenho, então deveria ter tapetes isolados que pudessem dar um certo destaque de de conforto, mas nunca cobrindo totalmente. SPEAKER 0: Em uma sala de estudos, o que que se leva a ter? SPEAKER 1: Bom, já o nome diz. Aparelhos de gravação, aparelhos de som. Éh Se possível, um projetor de slides. Escrivaninhas, éh Luz boa. Se possível, uma um aparelho de aquecer a a de aquecimento E outro de refrigeração. uma mesa de desenho para a necessidade (risos) deste desenho. Mas estou falando de um modo geral, né? De um modo amplo, né? Não? Mas depende muito da especialidade. Meu filho, advogado, nunca teria necessidade de uma mesa para desenho. Já um> Um rapaz que estivesse mesmo fazendo o científi mesmo fazendo o científico, ele necessitaria de uma prancheta para dese> ( ) Ah, o livro sem dúvida nenhuma, em estante, porque eu eu acho isso importante. é que em uma casa haja muitos livros. Eu gosto muito de ler, de maneira que deve existir uma uma biblioteca, se possível. E, naturalmente, os livros especializados deveriam ficar isolados dos livros de ficção ou de qualquer outro assunto. Então, os livros de estudo também deveriam ser catalogados para facilitar o estudo. a busca do interessado. Dependendo do do material que fosse feito o assoalho. modo amplo, não é? ( )> Não? Mas depende muito da especialidade. Meu filho é advogado, nunca teria (risos) necessidade de uma mesa para desenhos. Já um um rapaz que estivesse, ( ), fazendo científico mesmo, fazendo o científico, ele necessitaria de uma prancheta para desenho. Ah, o livro sem dúvida nenhuma em estante, porque eu acho isso importante, é que em uma casa haja muitos livros. Eu gosto muito de ler, de maneira que deve existir uma uma biblioteca, se possível. E, naturalmente, os livros especializados deveriam ficar isolados dos livros. de ficção ou de qualquer outro assunto. Então os livros de estudo também deveriam ser catalogados para facilitar o estudo, do a a busca do interessado.