Inquérito SP_DID_202

SPEAKER 1: : Dona (), pelo menos pela sua indumentária que a senhora está usando hoje, eu estou vendo que a senhora tem muito gosto para se arrumar. Então, nós vamos falar com a senhora sobre moda. Então, eu gostaria que a senhora me dissesse qual o traje que a senhora usa normalmente, diariamente.

SPEAKER 3: : Eu uso, gosto muito do traje mais (). Eu uso muito calça comprida. Porque São Paulo, o clima favorece para isso, né? É. E () que eu uso sempre calça comprida. Te nho () conjuntos bastante. Ãh. Roupas de lã, tem conjuntos leves. E é o traje que mais eu prefiro.

SPEAKER 2: : Como é que é o modelo desses conjuntos que a senhora usa normalmente?

SPEAKER 3: : De preferência, cores escuras. Azul marinho, marrom, verde escuro. São as cores prediletas. Minhas predi letas. Ãh. E os conjuntos, como eu tenho amigas e a filha que vai muito para o Estados Unidos, eu prefiro os conjuntos de lá. Ãh.

SPEAKER 2: : E o que que tem de diferença entre os conjuntos dos Estados Unidos e aqueles que se vendem aqui?

SPEAKER 3: : Ah, eu vejo diferença. Os de lá têm uma numeração ótima. Fa zenda boas, muito bem feitos. A minha filha é caprichosa para comprar. Conhece perfeitamente o meu manequim. De maneira que ela me traz conjuntos ótimos que eu aproveito um ano, dois anos. Estou sempre bem vestida com os conjuntos, às vezes, de três anos de uso.

SPEAKER 2: : E que tipo de fazenda que é de lá?

SPEAKER 3: : Tenho de lã e seda. De... De alguns de nylon também, lã e nylon misturados. E o modelo, como é que é? O modelo é calça comprida e o casaquinho simples, bem simples. Enfeitado, com cores diferen Se é preto, tem sempre uma golinha, um bolsinho ver Se ele é roxo, tem apenas os botões dourados.

SPEAKER 2: : O detalhe só está nisso ou tem algum outro enfeite na calça ou no ou no no cas

SPEAKER 3: : aco? As calça sempre simples. Não tem enfeite nenhum. Os Gosto muito dos modelos que ela me traz porque são simples. De acordo com a minha idade agora. (riso) (riso) Bem bonitinhas, mas simples. E o casaco, como é que O casaco tem sempre uma golinha manga comprida. Outros de meia manga. E () Decote redondo. Para se usar colarzinho, fica muito bonito, né? Feito, conjunto. É. Fica mais chique. E

SPEAKER 2: :  além do colar, a senhora gosta de usar outros enfeites? Quais que a senhora usa?

SPEAKER 3: : Gosto de usar um broche, hum porque tenho joias antigas. E uso broche, uma flor. Que mais que eu uso. Uma correntinha. Por sinal, que eu tenho uma correntinha de ouro muito interessante, que eu comprei para colocar o dentinho de dois ne Dois netinhos que eu tirei o dentinho deles, hoje um deles já está com vinte e três anos no terceiro ano de medicina, que é o noivo da Sônia. Hum. Eu tirei o dentinho dele quando ele tinha sete anos e mandei fazer num numa joalheria muito boa, colocaram um () de ouro e colocou o dentinho na corrente. Meu outro neto, filho do meu filho também, quando tinha sete anos, eu tirei o dentinho e hoje ele está com dezenove anos. Poxa. E o dentinho eu coloquei também na corrente. Por isso essa é a minha joia predileta, com os dois dentinhos. E chama atenção, por todo mundo quer saber o que é isso. E agora eu vou dispor dessa joia porque eu vou dar o dentinho para a Sônia. Ah. Eu prometi que no noivado dela, eu dava o dentinho para ela. É uma coisa interessante, né? Fica uma joinha de família, né? É (riso) verdade. () é.

SPEAKER 2: : Na cabeça, a senhora usa algum enfeite, não? ()

SPEAKER 3: : Na cabeça, eu quando estou com preguiça de ir ao cabeleireiro, eu uso peruca. Umas perucas grisalhas, bem discretas. Só isso que eu uso.

SPEAKER 2: : E para ir numa festa, ir numa reunião social, qual é o traje que a senhora usa?

SPEAKER 3: : Se é à tarde, se eu vou de (). Escolho um () mais elegante e vou. Agora, se é à noite, casamento, eu vou com vestido longo. Ou com uma saia longa e uma blusa. Prateada. De ().

SPEAKER 2: : E qual é o modelo dessa blusa?

SPEAKER 3: : Essa blusa? Eu tenho diversas. Tem uma que é cor de areia, de gola esporte, abotoar de ()  à frente, manga bem comprida. Essa eu uso uma saia preta de seda. Fica muito elegante. Fica muito bonito. (riso) (riso) E as outras? As outras? Tenho vesti diversos vestidos, eu lembro. Minha filha me trouxe um corte da Alemanha, muito bonito. E eu fiz ficou muito elegante, é muito simples. Apenas com recorte. Uma cintura, sai um apagado e um laço. () Esse é o último com ele eu tenho ido em casamentos, ãh nessas festas à noite.

SPEAKER 2: : E no verão, o que é que a senhora costuma usar e qual o tipo de tecido que a senhora usa para para as roupas de verão?

SPEAKER 3: : No verão eu uso muito seda natural. E uso blusas com calça de brim. Calça de seda preta, gosto muito. () de tropical. E  uso blusões. Bl usões branco. blusas leves, meia manga. Certo.

SPEAKER 2: : E quando a senhora vai à praia, ou a senhora sai fora de São Paulo, qual é o tipo de traje que a senhora usa?

SPEAKER 3: : Quando eu estou em Santos ou Ubatuba, nas praias, eu vou sempre com uma calça branca e uma blusa mais decotadinha um pouco, sem manga, cavada. Só de manga cavada e. E sempre cores claras. Roxo bem clarinho. branco. Aí eu mudo um pouco a () (riso), é mais para claro.

SPEAKER 2: : É aonde fica, né? (riso) É. E se for uma reunião social no inverno, que tipo de traje a senhora usari

SPEAKER 3: : a? No inverno? Uma reunião social? ### Aí eu uso um vestido preto e o meu casaco de pele pre ta. Preto. Se não está muito frio, eu ponho um vestido de lã e uma estola de pele. Do

SPEAKER 2: : na Zinha, a senhora nota alguma diferença com a... a respeito das da vestimenta que se usa de hoje em dia em casamento, da vestimenta que se usava no seu tempo? Ah, ex

SPEAKER 3: : iste uma diferen No meu tempo não usavam vestidos curtos assim, né? Usavam sempre vestido mais longo um pouquinho. E  as fazendas mesmo eram diferentes uh. Como é que eram as fazendas? A s fazendas eram mais... Simples, não eram tão floreadas como são hoje hoje usa-se estampados, vivo, saias bem bordadas, bordado diferente, né? Mais vivo, cores alegres. No meu tempo usava-se também, mas não havia tanto exagero. Hoje exagera um pouquinho, né? Nos decotes e tudo. Quando eu ia mais, No meu tempo de moça, de casada, moça casada, (riso) eu ia com o vestido pouco decotado, e mas lindo também se usava nos bailes, vestidos longos e pouco decotado. Hoje,  usa-se mais o decote exagerado, né? Desse encosta, vai com costas bem de fora, muito elegante, eu acho bonito. Mas não usei, esses vestidos eu não usei. Eu Usei alça. No meu tempo eu usava decote, não era muito grande, mas punha-se alça nos vestidos. Alça ().

SPEAKER 2: : Antigamente, no seu tempo, né? Como é que as moças tinham que se vestir para elas estarem para elas se eh para considerarem que elas realmente estavam bem arrumadas?

SPEAKER 3: : As moças? Elas vestiam-se com vestido de seda. Seda pura, seda mista. E vestido em cores também.

SPEAKER 2: : E o modelo desses vestidos, como é que era? Para uso diário?

SPEAKER 3: : Para uso diário? Era de meia manga, gola esporte. É  quase que o mesmo modelo de hoje. Esses vestidos esporte já se usavam. Gola esporte, meia manga. Usavam também muito um tipo de vestido que parecia uma camisola. Como se usa hoje? As senhoras, quando esperam um bebê, hoje usam. Era um vestido que nós usávamos quando éramos bem moças. Ah. Tipo camisolinha. Ah. Era muito interessante. Com cores, com desenhos. Babado, usava-se muito babado. Babado era uma cola na manga. Era muito elegante sabe, muito ().

SPEAKER 2: : Por que que a senhora acha que modificou o traje do seu tempo com a do com o tempo de hoje?

SPEAKER 3: : Eu acho que modificou um pouquinho para mais exagerado na nos enfeites e no nos decotes e no comprimento. Só.

SPEAKER 2: : Antigamente os enfeites eram mais discretos?

SPEAKER 3: : Eram mais discreto. Hoje  mais quanto mais vivo né, mais ele é elegante, mais moderno. E também os enfeite, as joias toda eram diferente. Não se usava tanta bijuteria como usa-se hoje, né? Hoje bijuteria está em alta moda, né? Exagera um pouquinho, um (), uma (), mas antigamente não. As joias eram mais verdadeiras.

SPEAKER 2: : Que tipo de joias que se usava antigamente?

SPEAKER 3: : Brilhante, como rubi, esmeralda, brilhante. Jogos de brilhante. Eu, por exemplo, tive um jogo de brilhante que eu ganhei. () Ficou formado o jogo. Cada filho que nascia, meu marido me presenteava com um brilhante. Quando nasceu a filha mais velha, ele me deu um brinco de brilhante, muito bonito. Quando nasceu a segunda, me deu uma barrete trabalhada. E quando nasceu o filho, ganhei um anel de brilhante, um solitário. Essas joias eu conservo e estou dando para as filhas. Cada um vai receber a sua joia. Sim. E tinha também umas joias muito lindas. Essas joias eu herdei da minha madrinha, de batismo. Quando ela falec, antes dela falecer, ela teve uma moléstia muito grave, ficou paralítica, E dividiu tudo o que tinha. E me deixou as joias de noivado dela. E  essas joias eram muito lindas. E eu quase não podia usar. Porque quando eu vim para São Paulo, não havia tanto automóvel. Eu tinha que me  () locomover era às vezes de ônibus. E uma vez que eu saí à noite com meu marido, nós tomamos um  ônibus. Pode ###

SPEAKER 2: : Pode contar o que a senhora quiser. Seja à von

SPEAKER 3: : tade. E eu,  então, estava com as joias. Eu pus as joias. Falei, ah, hoje nós vamos fazer uma visita. Eu vou levar essas joias bonitas. E pus a pulseira. ### Mas chamei tanta atenção no ônibus que o meu marido ficou com receio. Porque tinha uns homens, dois ou três, esquisito, E nos seguiram um pouco. Ah. ### Não saía mais com elas. E depois, quando meu marido faleceu, eu achei melhor vender essas joi as. Então eu dispus as joias. Hum. Eu Disse, eu não posso usar sempre. Eu já tenho as brilhante. Tenho diversos jogos que eu comprei. Eu ganhava pedra. E mandava. ### Trabalha até hoje aqui em São Paulo, vende joia. E ela me fazer me fez diversas joias. Muito bonitos. E... E a outra, era essa joia que eu tinha, que era mais fina, hum de muito valor, eu dispus eu vendi. E qual é o tipo

SPEAKER 2: : Quais os tipos de bijuterias que a senhora conhece?

SPEAKER 3: : Que eu conhe ço? Essa bijuteria de de (), imitação de (), de prata. Eh... Mas tem bijuteria de banho de ouro, né? Uhum. De Feitas ãh em casa, também, com contas. Uso muita conta, colar de conta, de cores né. E s ó o colar pode ser de con Pode ser (), pulseira, fazem tudo. Hoje as moças em São Paulo, tem muitas moças que trabalham nisso que é uma perfeição. Eu tenho visto na le na televisão coisas extraordinárias. Exposição de de joias, bijuteria, coisas admiráveis, muito bonitas, que valem a pena. Mas eu não uso muito, bijuteria. Prefere (). Eu prefiro as minhas joinhas antigas. (riso)

SPEAKER 2: : Qual é o qual é o tipo de enfeite que a senhora acha que a mulher pode usar? Todos os enfeites que a senhora conhece, que a senhora acha que a mulher pode usar? Do quê?

SPEAKER 3: : Vestido. Tudo. Vestidos, pode usar bordado. Eu acho muito bonito bordado com miçanga. Bordado, as contas. Isso, um vestido para noite, bordado, é uma maravilha. pode usar renda, bordado também, aplicar aplicar bordado em vestidos. Vai ficar muito bonito. Bordado com lã e lantejoulas. Eu mesma bordei para minha filha diversos vestidos de baile, com lantejoulas. Obrigada, (). E... renda. Parece que renda está voltando. Na (), no programa da Hebe, ela estava com um vestido uh de rendas muito bonito. Verde escuro, estava um espetáculo. É. E como é que era o modelo? O modelo era um vestido todo de renda. E depois, sob o vestido, ela usava um casaquinho também verde e com enfeite de plumas. Fica muito bonito. Hoje estão usando muito plumas e peles. Na mesma cor era o vestido dela, todo verde, o casaquinho verde e o casaquinho era todo rodeado de peles verde também, pluma verde.

SPEAKER 2: : O que que a senhora acha que pode se usar no vestido a não ser o bordado as plumas e as peles?

SPEAKER 3: : Como enfeite? Uhum. Pode usar aplicações. Como é? Aplicações de flores. Hoje está voltando muito a flor no peito, né? As flores de pi flores de papel, flores de na própria fazenda. E flores de... de veludo. Estão usando muito, (). Está voltando flores.

SPEAKER 0: : E no braço? (riso)

SPEAKER 3: : Aliás, enfeita muito a moça, flores (). Uma flor no no no vestido enfeita muito.

SPEAKER 2: : E no braço? O que que a senhora acha que uma mulher poderia usar?

SPEAKER 3: : No braço pode usar um o relógio. Um reloginho bonito. Usar uma pulseira. Eu gosto eu não tiro o meu relógio ou a minha pulseira. (riso)

SPEAKER 2: : E quanto ao cabelo? A  senhora acha que houve alguma modificação? Como é que é usavam os cabelos antes?

SPEAKER 3: : O cabelo usava-se também cortado. Cabelo curto e... No meu tempo de moça, o cabelo era comprido. Usava-se um laço de fita atrás, prendendo o cabelo. Duas tranças e passava na frente. As duas tranças ficava muito elegante. Prendia com uma fivela. E, para a noite, punha-se um enfeite, sempre de pedra, uma fivelinha de pedra. Ficava muito elegante. Depois que veio a moda de cabelo cur Aliás, eu fui a, na minha ci onde eu morava, em Amparo, eu era casada, já tinha dois filhos, fui a úl a última senhora que cortou o cabelo. Todas as senhoras estavam de cabelo curto e eu ainda estava de cabelo comprido. A í eu fui meu marido não queria de eu cortar. E eu disse, mas agora eu chamo a atenção, porque eu sou única de cabelo comprido. Disse, ah, então pode cortar, pode cortar. (riso) Aí eu cortei e foi um sucesso. No clube os homens comentavam, () a () cortou o cabelo, precisamos ver como ela ficou. (riso) E a Guiomar Novaes, essa grande pianista, foi fazer um concerto em Amparo. E eu, como sempre fui muito religiosa, tudo que era para caridade, eu eu estava no meio, para ajudar a passar as as entradas. E fomos, ãh anunciamos o concerto de Guiomar Novaes, e foi no clube, clube oito de setembro. E  lá no clube, para render mais um pouquinho a Guiomar Novaes, surgiu, sugeriu, a ideia de fazer um concurso de cabeça, depois de terminar o concerto. Então fizeram o concurso de cabeça, as mulheres todas sentaram-se, sentadas, e vi vota passavam e votavam né. E  o concurso de cabeça, de cabelo, Eu, que havia cortado há pouco tempo o meu, ganhei o concurso de cabelo. (riso) No concerto da Guiomar Novaes. Foi muito interessante. Então, eu disse ao meu marido, viu como foi bom? () (riso) deixar cortar. Ele não gostou muito. Preferia que você não ganhasse o concurso.

SPEAKER 2: : Você vai ficar muito vaidosa. (riso) Ficou com ciúmes, né?

SPEAKER 3: : (tosse) É. ().

SPEAKER 2: : E, além da trança, usava-se  de outra coisa? Para o cabelo comprido? A lém do quê? A senhora falou que usava-se trança. Trança? É. E além da trança, como é que ficava o cabelo? Ficava solto? Ou era penteado? Como é que era?

SPEAKER 3: : Não, era sempre penteado. (). Usava-se uma armação de arame muito leve. E fazia um cabelo que nos dizia o rolo, como o rolo de Santo Antônio. Aquele rolo atrás. Na frente, franjinha. Essa Eram esses penteados que mais se usava. Depois, cabelo curto. E aí, de todo jeito.

SPEAKER 2: : Mas, (), onde é que a senhora manda fazer sua roupa?

SPEAKER 3: : Eu compro mais feita. Aliás, agora eu tenho uma costureira japonesa. () Que mora na Rua Agrário de Sousa. Ela costura muito bem. E quando eu ganho (), eu não compro corte. Só quando eu tenho al alguém me dá de presente de corte de vestido, daí vou nessa costureira.

SPEAKER 2: : E a senhora sempre comprou mais roupa feita ou não?

SPEAKER 3: : Sempre uso mais roupa feita. Com pro feita porque acho que facilita, né? É. A gente comprar roupa feita. Dá menos trabalho.

SPEAKER 2: : Por que que a senhora acha que dá menos trabalho?

SPEAKER 3: : Dá menos trabalho porque não precisa escolher modelo. Já escolhe o vestido pronto, porque para mandar fazer você precisa escolher modelo. Primeiro escolher a fazenda, depois... ### No interior não era nada, mas aqui em São Paulo, com essa dificuldade de, é sempre que os carros estão na porta né. () (riso) Os carros para o serviço e eu tomo táxi. E aqui em São Paulo há dificuldade. Então, acho que eu prefiro comprar um vestido pronto. Vou na loja uma vez só, já escolho, na boutique, e pronto.

SPEAKER 2: : E quando a senhora es eh manda fazer suas roupas na costureira, quem é que escolhe os modelos?

SPEAKER 3: : Eu mesma. Eu sou uma criatura muito independente. Gosto de eu mesma escolher, eu mesma me dirigir.

SPEAKER 2: : E como é que a senhora escolhe esses modelos?

SPEAKER 3: : ### E de acordo com a costureira tam bém. Com a fazenda também. Fazenda requer modelo mais simple Se a fazenda já é enfeitada o modelo não ().  Sempre a costureira dá um () né. A gente não vai só. Ela dá um palpite também. E qua

SPEAKER 2: : is são os modelos que os jovens estão usando agora? O que  que a senhora acha? Da moda? Eu

SPEAKER 3: : Eu gosto. Gosto muito de tudo que é moderno. G osto de roupa moderna. De tudo que é uh moderno, eu gosto. A minha casa é mais moderna do que antiga, tem mais...Verdade né. É. Eu gosto. Uhum. E... Gosto muito da mocidade de hoje. A senhora gosta? Eu gosto. Eu acho que a mocidade de hoje promete muito. Sinto ser já de idade, para daqui dez anos não poder ver o que eu imagino que vai ser.

SPEAKER 2: : O que que a senhora mais admira na mocidade de ho

SPEAKER 3: : Hoje eu eu imagino que a mocidade de hoje parece que é uma mocidade louca, mas não é. Isso é progresso. É uma mocidade que sabe o que quer, sabe se dirigir e sabe sabe falar. Eu aprecio mu ito. Eu estou sempre em contato com a mocidade. É, () (riso) meus netos e e amigas. Eu tenho amigas, moças, que vão tomar lanche e jogar buraco comigo. Gosto muito. Es tar no meio da mocidade. Eu acho que tudo isso que nós estamos vendo que parece que é ruim, que é é é progresso e é vantagem. As moças de hoje sabem o que é. sabem dizer o que sentem, são mais francas, são mais dispos tas né. Eu aprecio muito.

SPEAKER 2: : Qual a maquiagem que a senhora usava no rosto antigamente?

SPEAKER 3: : Como é que a senhora fazia a sua maquiagem? Eu, até me casar, não sabia o que era maquiagem. Porque tinha pele boa, eu não precisava. Não usava maquiagem nenhuma. Depois que me ca Achava maravilha batom. Mas eu tive o trabalho de comprar batom, meu marido jogava. Ãh quando ele achava, ele botava no lixo. Para quê batom? Eu conheci você sem batom. Não precisa usar. (riso) Depois que eu comecei a ter filhos e tudo, que a gente já vai percebendo que está precisando de uma ajudinha para ficar melhor, uma ajuda de pó de arroz, aí comecei. Mas nunca fiz maquiagem. As minhas maquiagens, eu mesma fazia um pouquinho de pó de arroz, um pouquinho de ruge, batom muito de leve.

SPEAKER 2: : Quais as maquiagens que a senhora conhece?

SPEAKER 3: : Eu não gosto muito de maquiagem. Só uma maquiagem muito leve, mas umas quando eu vejo... Como é que a senhora vê? (riso) Eu vejo Vejo, às vezes, uma pessoa da família. Eu falo até, você é tão linda, quando você sem maquiagem. Quando você faz maquiagem, eu já não gosto. (riso) Ela faz muito forte, exagera um pouquinho. Co

SPEAKER 2: : mo é que é essa maquiagem exagerada? Os

SPEAKER 3: :  olhos, aquele branco e azul nos olhos, () gosta? Você não faz. (riso) É lá (). Eu gosto dessa maquiagem que vocês  usam. Um pouquinho da pestana, não aqueles cílios pos tiços. Porque o seu não é cílio, é rímel, né? É () (riso). Gosto rí Eu acho bonitinho. A cho bonito. A maquiagem leve, discreta. É só (). Eh...

SPEAKER 2: : Dona Ismirna, ãh daria para a senhora descrever uma moça bem maquiada, que a senhora chama de maquiagem muito exagerada, como é que fica o como é que se apresenta o rosto dessa pessoa? O que  que ela usa para a maquiagem chamar tanta atenção?

SPEAKER 3: : Ela deve usar. Uma base forte né, uma base forte, depois sob a base um pó de arroz tão bem forte, cílios, postiços, grandes, as sobrancelhas, ãh parece que ela arranca e põe umas um risco (riso), um (), um sei lá quê, meio marrom, meio preto, e depois a boca, um batom, escuro, eu não acho bonito. E as unhas? As unhas, sempre fiz as unhas. Eu nunca descuidei da minhas unhas. Acho bonita, acho que mã mão de uma moça é um cartão de visita. Eh ah As mãos, eu acho que sempre merecem um cuidado especial. Mas nada de esmalte, muito vermelho, esmalte. Mais natural. E onde a senhora faz as suas unhas? Ai, Eu tenho há dez anos a minha manicure em casa. Faço a cada oito dias. Ela vem toda quarta-feira de manhã, minha manicure está aí.

SPEAKER 2: : E ela só faz as suas unhas da mão? Faz () unha das mãos

SPEAKER 3: : Faz as unhas da das mãos, faz os pés e tira os fiozinhos da sobrancelha que atrapalham o óculos.

SPEAKER 2: : () E qual ah uh a roupa que a senhora usa para ficar em casa, quando a senhora quer ficar à vontade?

SPEAKER 3: : Eu tenho uma coisa interessante. Eu tenho penhoar. Tenho comprido, de lã, e tenho leves. Quando é inverno, eu uso. Até as nove horas, eu tenho em cima do meu pijama, um penhoar de de nylon, acolchoado. Então, de flanela, ou de lã. Comprido. Com chinelo de lã. Depois das nove horas, eu tomo meu banho e me visto como se eu fosse sair. Porque, veja, contei para vocês, eu fui professora, me acostumei a andar arrumada. Eu não tenho roupa para ficar em casa. Eu me visto, ponho um terninho, ponho uma calça, uma blusa. E se eu tiver que sair, não vou fazer nova toalete. Do jeito que eu estou eu saio.

SPEAKER 2: : Escuta, e o que que a senhora considera um rapaz bem arrumado ou um senhor bem arrumado?

SPEAKER 3: : Eu acho que os homens bem arrumados parecem mais do que a mulher. O homem precisa andar sempre barbeado, cabelos bem penteados, uma camisa bem passada. Do homem eu acho que tudo aparece mais do que da mulher, não é verdade? Eu acho. O homem tem a obrigação de andar com o sapato bem engraxado, a barba feita, o bigode bem aparado. Se tem bigode, que é uma coisa que enfeita muito, que eu gosto muito, (riso) moço de bigode. Exato. Bem aparados e o cabelo também bem cuidado. E não desgosto dos cabeludos, acho bonito. Moço cabeludo. Tanto que os cabelos sejam tratados. Não é mesmo? Eu gosto. Meus  netos são cabeludinho, mas são cabelos

SPEAKER 1: : super bem tratados. Isso é importante, né? (riso)

SPEAKER 2: : Qual é o traje mais bonito que a senhora acha para um homem?

SPEAKER 3: : Camisa esporte, quando é para um passeio, quando é para ficar em casa, está quente, uma camisa esporte, de meia manga, uma calça bonita, com um cin uma cinta bem alinhada. Agora, para um senhor de mais idade, também pode usar isso, uma camisa esporta, né? Um p ulôver se está frio, em cima da camisa, uma camisa de lã. Hoje tem tem camisas tão bonitas, tão () para homem. Tem sim. Eu gosto também, gosto do homem de colete, de terno, numa festa, né? Hum. Uma reunião social, gosto muito de camisa social branca, de preferência.

SPEAKER 2: : Que tipo de terno se usaria um homem para uma festa?

SPEAKER 3: : Sempre escuro. Para uma festa, um terno escuro, tropical, inglês é muito alinhado né. Também, se é uma festa a rigor, tem que ir de smoking. Sm oking, casaca. S (). () esses os trajes de mais () né.

SPEAKER 2: : E sobre a camisa, ele usaria o que?

SPEAKER 3: : Sobre a camisa? Usar o que na camisa? Ah  Eles hoje todos usam uma correntinha, né? Uma correntinha com com os () E os os rapazes hoje, os meus netos usam uma corrente, né? Mas eles usam pouco. Eles não gostam muito de enfeite. Usam pulseira, relógio, uma pulseirinha. Hum. Eu não acho feio, não. Eu gosto. A senho

SPEAKER 2: : Poderia descrever para a gente uhum um homem que vai a uma festa, a uma reunião social, como é que ele se apresenta? Para a senhora descrever ele assim, inteirinho.

SPEAKER 3: : Uma festa social, como é que ele vai? É. Ele deve ir de terno preto, com uma camisa social, uma gravata bonita, uma gravata de acordo com o terno, um sapato preto, Meias. Também escuras. Nada mais. Um relógio bonito pode pôr. En feite, não. Corrente, aí não não não vai. E na calça? Na calça nada. Calça simples né. Um terno. E colete. Calça, paletó e colete. Uhum. E a camisa social com uma bonita gravata. Agora pode pôr um lencinho no bolso, um lenço muito fino, de acordo com a gravata. Pode pôr no bolsinho do pale tó. Se não é festa a rigor não é? Uhum. Agora, se ndo a rigor já exige outros trajes. Smoking, outras coisas.

SPEAKER 2: : E se a senhora fosse a uma fazenda, como é que a senhora como é que a senhora usaria esse  eh o traje? Como é que a senhora acha que o homem usaria um traje para uma fazenda, para o campo?

SPEAKER 3: : Hoje, quando nós vamos para a fazenda, meus netos vão de camisa esporte, culotte, com bota, quando há cavalo. E ficam de short se vão na piscina. Ficam de short, de camisa esporte, de meia manga. Sempre roupa esporte, bem esporte. () É. Se vão andar a cavalo já disse esporte, né? É,  culote, botas, camisa esporte.

SPEAKER 2: : Qual o traje que seu marido mais usava ()?

SPEAKER 3: : Sempre de terno, meu marido. Se era verão, tinha ternos, de linho claro, branco. Mas eu usava muito cinza, tropical cinza, tropical azul marinho. Ele era muito discreto, muito chique, meu marido.

SPEAKER 2: : No inverno, como é que ele usa

SPEAKER 3: : Ele usava roupa de lã, cinza azul marinho de () e usava, um sobretudo, preto sempre. Usava pulôver de lã. E... paletó de lã. Em casa, sempre () de paletó de lã.

SPEAKER 2: : E ele tinha bigode, não?

SPEAKER 3: : Tinha bigode, ma mas no fim, no fim ele ti nos últimos anos, ele tirou bigode, porque estava muito branco. Então, eu disse, melhor tirar. Ele morreu moço, com cinquenta e  dois anos. E não parecia que ele tinha cinquenta e dois.

SPEAKER 2: : Quem que fazia a barba do seu marido?

SPEAKER 3: : Ele fazia em ca Ele me smo fazia todas as manhãs fazia barba. Ele tinha a barba muito cerrada, então ele fazia todas as ma nhãs. Antes de ir para o escritório, ele tomava o seu banho e fazia a sua barba. Era muito correto.

SPEAKER 2: : E como é que uhum... Esqueci a minha pergunta. () A senhora acha que há diferença no traje usado pelos rapazes atualmente com os de antes?

SPEAKER 3: : Antigamente não usava. No meu tempo, os rapazes não usavam tanto roupa esporte. Usavam paletó, mais terno. Agora não. Agora é sempre roupa esporte, né?

SPEAKER 2: : O que que a senhora considera um homem bem vestido atualmente? Uhum.

SPEAKER 3: : Um homem bem vestido é um homem que está com... Se está com uma camisa, se é traje esporte, uma camisa bem alinhada, de linho, manga comprida. Se é um senhor. E uma calça bem alinhada, combinando com a blusa e uma cinta bem bonita. Eu considero um homem bem vestido assim. E uma mulher bem vestida? Mulher bem vestida? Quando ela está com com... Se ela está vestida a esporte, um esporte chique, eu acho muito bonito. Bem combinada, blusa com a calça, ou então o terninho inteiro. Gosto muito de terno. De uma cor só, pode pôr uma blusa por dentro, parecendo a golinha esporte, fica muito chique. Eu acho uma mulher chique.

SPEAKER 2: : Dona Esmirna, qual é o traje que a senhora usa para dormir?

SPEAKER 3: : Eu gosto muito de pijama. Eu gosto muito. Tenho pijamas leve e pijamas de flanela. E lã. Durmo mais de pijama. No verão quase uso camisola. Sempre camisola. Uhum.

SPEAKER 2: : O que que a senhora acha... Na na mocidade de hoje, o que que a senhora acha assim de uhum que a senhora tem mais para  recriminar? Por exemplo, se a senhora tivesse que fazer uma mudança, se a senhora quisesse modificar alguma coisa quanto à vestimenta de hoje, () em que que a senhora modificaria?

SPEAKER 3: : Na vestimenta? É. E u baixaria um pouquinho Eu acho que tem mocinhas que exageram muito o comprimento do vestido. Pode ser curtinho. Eu acho uma gracinha menina de vestido curto mocinhas, mas não tão curto, porque tem umas que exageram. Fica muito feia, demais. Eu modificaria apenas isso. Um centímetro, dois a mais no comprimento. E para os homem? Os  homens, eles não são exagerados. Os cabelos, mais trato nos cabelos. Os que fossem cabeludo, barbudo, Que tratassem bem do cabelo e da barba. O resto eu não acho feio. Podem ser cabeludos, tanto que trate bem do cabelo né e da barba. Apare a barba ()... Não modificaria muita coisa.

SPEAKER 2: : Você sabe como é que um homem faz a barba? Daria para a senhora falar para a gente?

SPEAKER 3: : Como ele faz? No tempo do meu marido, ele fazia com o sabonete. Sabão próprio de barba. Espumava aquilo com a navalha ou gilete, fazia a barba.

SPEAKER 2: : A senhora conhece um um outro objeto que possa fazer a barba, a não ser a gilete?

SPEAKER 3: : Navalha, gilete e uma gilete americana, que são ótimas. Um aparelhinho americano. Como é que é esse aparelho? Esse aparelho é é é uma gilete, mas tem um (). (). Tem  uns dez centímetros. É ótimo esse aparelho americano. E  tem aparelho elétrico também, não é? Tem esse americano, que não é elétrico, e tem o aparelho americano elétrico, que é pequeno. Hum. Liga na tomada, perto de um espelho, ali no banheiro, e com aquilo é uma facilidade, sabe. Eles fazem a bar ba. E o cabelo, como é que se cortava anti gamente? Com tesoura. Sempre com tesoura. Navalha tam Tanto para homem como para mulher? Para homem e para mulher. Só que as mulheres naquele tempo usavam cabelo, chamava-se o corte la garçonne. Vocês conheceram? É interessante. La garçonne era muito bonito. Bicudinho atrás e passava o gilete no pescoço. Hum. Bem lim limpava, bem no pescoço. Ficava bonito o cabelo. E a senh

SPEAKER 2: : ### Não, sem ser roupa e enfeites. Há  algum outro complemento que ela possa usar?

SPEAKER 3: : Usar uma bolsa bonita, né? Uma bolsa combinando com o sapato. Sapato, bolsa, que mais? Pode usar cabeça, () uma () como você está, que está muito lin dinha. ### Obrigada. (riso) Não é? Pode usar. E o homem, ele pode usar. Os homens agora usam a bolsa a tiracolo, né? (riso) E sobre a cabeça? A cabeça? Um bonézinho, quando for no campo, fica bonito, né? Um chapéu, um boné, um chapeuzinho né... E na mão, o que que a mulher deveria us

SPEAKER 2: : ar? Para ela estar bem alinh ada. Ou a senhora acha que não deveria usar nada? Como?

SPEAKER 3: : Não sendo a bolsa? Na mão. Nas mãos? As joias, né?

SPEAKER 2: : No frio, por por exemplo, para proteger as mãos?

SPEAKER 3: : Podia usar umas luvas de lã na, (). Uhum. Luvas. Agora  quase não se usa. Agora no inverno já está voltando, né? Luvas.

SPEAKER 2: : Como é que a senhora sai na rua num dia de chuva?

SPEAKER 3: : Ah, é muito difícil eu sair, mas eu quando eu tenho algum compromisso que preciso sair, eu ponho uma capa de borracha, levo meu guarda-chuva e ponho galocha também. Eu uso umas galochinhas. Uhum. É  bom, é ótimo.

SPEAKER 2: : E se uma pessoa vai para uma competição esportiva, por exemplo, como é que a senhora acha que ela vai se trajar? O tipo de sapato, a senhora acha que é igual ao que a gente usa normalmente ou não?

SPEAKER 3: : Não, se ela vai a uma competição, tem que usar um sapato bem esporte, né? Um sapato bem esporte. Uma sandália bonita. Como está se usando hoje, não tão (). () Mas pode ir com uma sandália (). Todo tipo bem esporte.

SPEAKER 2: : Se ela vai participar de um jogo, como é que a senhora acha que uma pessoa que vai participar de algum esporte, como é que ela se traja?

SPEAKER 3: : Se ela vai tomar parte do esporte? Isso. Ai, Isso ela tem que ir de de short, né? Sh ort e uma camiseta. Uhum. Sapato. Não sei como é que chama sapato de de brim, sapato branco. Eu  sei o nome. Meus netos têm u sam. Quando vão jogar tênis né. Hum. É vão de tênis. Hoje tem os tênis bonitos, azul, marinho e branco. () Es

SPEAKER 2: : porte. () Qual que é o traje mais usado na praia pelas moças?

SPEAKER 3: : maiô, biquini e maiô.

SPEAKER 2: : () (riso) E antes de ir à praia, as moças usam alguma coisa sobre o maiô ou biquini?

SPEAKER 3: : Ah, podem usar. Usam essas... essas, como é, saídas de banho, né? Hum. Compridas até os pés. Tem umas de renda muito bonitas. Tem umas de... essa fazenda felpuda. De toalha de banho, (riso) né? Tem uns (). bonito para usar na praia, saída. Mas hoje quase que as moças não usam. Elas põem o maiô, põem um biquini e ficam lá assim à vontade.

SPEAKER 2: : E para se proteger do sol, quando a senhora ia à praia, quando a senhora vai à praia, a senhora usa alguma coisa para se proteger do sol, não?

SPEAKER 3: : Eu uso um chapéu de aba larga, chapéu de praia. Hum. E eu  uso um guarda-sol de praia. Eu fico embaixo do guarda-sol. (riso) E sobre a pele? Não uso nada, deixo o sol queimar à vontade. É melhor, né?

SPEAKER 2: : É. (riso) ###

SPEAKER 3: : () Existem muitos, muitos, muitos. Mas eu não uso. Eu vej o as moças, as minhas filhas, as minhas netas. Levam óleo né, passam óleo, bronzeadores que existem, quantidades ah. Mas eu não uso.

SPEAKER 2: : E para proteger a vista, a senhora usa alguma coisa?

SPEAKER 3: : Uso óculos escuro. Só os óculos escuros.

SPEAKER 2: : Quanto ao mo aos modelos dos ternos, a senhora acha que houve alguma mudança atualmente? Qual é? É.

SPEAKER 3: : Antigamente os paletós eram mais compridos e cortado atrás. Hoje são mais curtos, né? Mas não mudou muito, não. Mais ou menos. É. ###