SPEAKER 0: Doutora Júlia, nós gostaríamos que a senhora falasse um pouco para gente da sua vida, da época de infân> <ância. O que que a senhora tem de interessante para contar para gente? A minha vida foi muito boa, viu? Com sete anos eu fui para Portugal. Conheci meus avós, moravam lá. Como se era tempo de guerra, não tinha-se oportunidade de poder voltar. Então eu fiquei num colégio interno e na casa dos meus parentes. Depois de quatro anos vim para cá. Fiz um estudo no externato São José. Depois fiz um cursinho e entrei na faculdade () farmácia e odontologia, né? Estudei um ano de farmácia, não gostei e passei para odontologia. ### Curso. Depois, durante um ano, eu trabalhei. Tive um consultório na Praça do Patriarca. Depois me casei com dez> () Muito bem. Eu tive uma vida boa, graças a De> () pequenos problemas, né, como todos têm. Como todo mundo têm. Mas, graças a Deus, eu cheguei aqui já há quarenta e seis anos de casada. E como é que foi o período de namoro da senhora? Conta para a gente essa fase de conquista, e como é que a senhora conheceu a paquera. ### ### () namorar, () justamente nesse período, ele foi trabalhar fora. () E ficou dois anos fora. () vinha todo mês me visitar, mas ficou... () Durante dois anos ficou em Bernardino de Campos. E quando ele voltou, depois de cinco meses, nós casamos. Casei em casa mesmo. ### Novecentos e vinte e oito. E como é que foi o ca> Ah, o casamento foi o casamento foi em minha casa mesmo. () altar foi arrumado em minha casa. Casamento simples. Não foi casamento muito cheio de de festa, não. Fui para Aparecida, para o Rio de Janeiro. Depois voltei com () luta, né? ### () Antes de casar era tudo bem. Não, sempre foi bem, né? Tanto antes como depois. () trabalhar assim, depois de casada começou a trabalhar para ajuda o marido () trabalhar fora, não. Nunca trabalhei, não. Trabalhei só um ano, e tive consultório um ano antes de me casar. Mas esse consultório fechei porque meu pai queria que tratasse só de senhoras e crianças, e naquela época era muito difícil, né? () A pessoa que ia tratar dos dentes, aonde o marido fosse uma mulher, levava o filho, né? () pai não queria homem no consultório, e não era (risos) possível. ### () Não deu certo. Então, depois de casada, já resolvi Não trabalhar. Doutora Júlia, conta uma coisa. Como é que a senhora se divertia? O que que existia no seu tempo para se divertir? ### O que que a senhora fazia de diversão na sua fase de assim de mocidade? Olha, não havia diversão quase que nenhuma. () era um passeios em casa de família. Eu () em casa de um amigo. Ãh, divertia, (), tocando piano, né? Cantando, () havia rádio, não havia cine> ### E lia muito romance. ### É, li muito, li muito romance. ### Era só o serviço daquela época era esse, né? Quase não se saía de casa. A senhora acha que a juventude de hoje tem muito mais o que aproveitar, tem mais lugares para se distrair do que antigamente? Ou a senhora acha que antigamente o pessoal não sabia aproveitar tanto as oportunidades como hoje? Não havia as oportunidades que tem hoje, e nem os pais consentiram daquelas poucas que haviam (risos). () era muito difícil, viu? () As moças eram muito mais presas, né? E... Agora hoje há muito mais liberdade. Hoje está tudo muito melhor, né? () está muito mais facilita> Muito mais facilitado. A noite não () não tinha nada, né?Não saía. Oito horas da noite a cidade estava escura. ### E () oito horas já estava tudo fechado. Mais nada. Não havia um () SPEAKER 2: ### SPEAKER 0: () diferente. Não havia nada. Tocava esse piano o dia todo. () para escola, voltava, tocava piano, cantava. Era uma vida de sossegada, viu? Diferente da de hoje. Muito diferente. E qual que a senhora prefere mais? Olha, eu gosto da de hoje. Eh, eu acho que os moços são mais animados, né? Mais alegres. Tem um melhor meio para estudar, para trabalhar, né? Naquela época não havia, né? Eu acho que hoje está melhor () conta uma coisa. A senhora acha que, logo depois de casados, é sempre um período difícil para a mulher. Qual é o período que a senhora acha mais difícil para a mulher, logo depois do casamento? Ruim, mais difícil. Mais difícil é a gente se adaptar. Para cada um há uma diferença, mas para mim é difícil me adaptar numa cozinha, né? Cuidar da casa. Mas para () foi difícil. Quem saiu da escola para casar, há sempre uma dificuldade () SPEAKER 1: () dificuldade () SPEAKER 0: () na casa, com os filhos, né? É difí> () E houve algum fato que marcou a vida da senhora na infância ou adolescência? Seja bom ou ruim que marcou a senhora? Você é muito prisioneiro, né? Vivi verdadeira prisão. Tive uma temporada boa estando no colégio, viajei com os meus tios, mas que foi um período bem difícil a gente ter que ãh estudar numa faculdade e, ao mesmo tempo, ãh estar sujeita ao horário de chegar, ao horário de sair, não é? É sempre difícil, né? Foi muito difícil Em relação à criação dos filhos, a senhora teve problema?  Porque a senhora era tão novinha quando cas> () porque todos foram estudiosos, viu? Todos foram bons, todos eles têm não têm me dado muito trabalho não. Não tive nenhum que tivesse me dado muito trabalho. Trabalho normal, né? Também eu tenho sido sempre muito de casa, tomado muito conta deles, né? Eu tenho procurado ser, né? Mas eu digo quando pequenos, assim, porque principalmente a mulher, quando casa muito nova, ela tem problemas para criar os filhos, né? Sei lá, adaptação... Eu não eu não tive muitos problemas porque fiquei morando sempre perto de meus pais, viu? Então havia facilidade, qualquer coisa corria para eles, né? E tinha sempre uma pessoa que me ajudasse. Não teve muito problema, não. ### Julia, qual é a fase que a senhora considera mais difícil para a criança, na educação da criança? A mais difícil é a adolescência mesmo, viu? ### É a mais difícil. Que eles já têm querem formar um outro modo de vida, né, e a gente ainda está apegada naquele antigo, então é difícil para os dois, para eles e para nós. () Nós que temos que educar e eles que querem se libertar. Essa é uma fase difícil, né? Eu acho que é () a fase mais difícil que tem. Apesar de que dificuldade há sempre, ### Quando eles casam, qualquer coisa eles nos procuram, temos que dar uma solução. () Então, sempre sempre há uma dificuldade. Mas a mais difícil eu acho que é a adole> Difícil, né? Essa entrada em ginásio, quando eles passam do primário, né, para o ginásio, essa parte aí é difícil. A senhora poderia descrever para a gente uma criança desde recém-nascida, as fases assim que ela passa, até chegar a ser adulta? A senhora descrevendo assim, desde a hora que ela está recém-nascida, as () que ela passa, o que que a senhora nota de diferente, a medida do crescimento da criança? Estou entendendo bem o que que você quer. Uma criança recém-nascida, eu gostaria que a senhora falasse para a gente as fases que ela ultrapassa, à medida que vão passando os anos. Qual a fase que essa criança atravessa na sua opinião, que ela encontra mais dificuldade, além da adolescência que a senhora citou? Vamos acompanhar uma criança desde a fase recém-nascida, tá certo? ### SPEAKER 1: E eu gostaria que a senhora () um panorama geral assim para a gente. () SPEAKER 0: ### ### Sua opinião, o que que a senhora acha que acontece? () Eles atravessam. () dificuldade para eles seria a hora que eles entram na escola, né? A hora que eles () a época de estudo, de de exames, de... Eu penso que seja isso () Para eles, eu acho que não há tanta dificuldade. ### A senhora acha que toda criança tem capacidade para estudo ou não? Não. Toda criança, não. Umas são diferentes, né? Tem umas que tem maior capacidade de pegar, de de estudar, de decorar. ### Outras não, né? Então a senhora acha que não depende da boa vontade? Não. Não depende de esforço dele. Eles precisam esforçar muito, mas mesmo assim há diferença entre uns e outros. Há muita diferença. Qualquer coisa eles já aprendem no momento, e outros é mais difícil, né? Quando é que () acha que um homem atinge a maturidade? Com que idade? Olha, há uma diferença grande, há uma diferença também, viu? Uns atingem a maturidade mais cedo, uns às vezes com quatorze anos já já atingiram, viu? Outros vão a dezoito e outros acho que nunca chegam. E a mulher, a senhora acha que é mais fácil ou não? Eu acho que quando ela aos quatorze, quinze anos, não têm maturidade, na minha opinião, elas não têm mais. ### É muito difícil, viu? Mas geralmente vai até () Dezoito, né? Elas atingem a maturidade. Depois Eu acho que se na nessa época elas ainda não atingiram, é muito difícil () () elas vão sempre... É muito difícil () () muito controle, muita coisa (), senão não vai. A senhora que criou cinco filhos, a senhora acha que é mais fácil educar o menino ou a meni>  () eles devem ser delicados, atenciosos, né? Eu Eu penso assim, né? () (risos) Né? (risos) É meio difícil, viu? () vou responder para você, porque há tantos modos de chegar, né? A senhor sabe como é que, normalmente, o pessoal de hoje, ãh os rapazes chegam, as meninas, assim, para a fase de conquista? Olha, não sei, não. ### SPEAKER 2: E no tempo da senhora, como é que era? SPEAKER 0: Ah, no meu tempo, escreviam cartinha, né? Era muito difícil, viu? () Cada um de uma maneira, né? Por () é só de olhar, né? Precisava olhar muito, viu? () ### ### Eu comecei a namorar () com o meu marido quando morava em frente à minha casa, mas nunca tivemos a oportunidade de falar. Nós, como éramos muito amigos da família, uma ocasião fomos passear numa chácara do meu pai, né?  E chegando lá é que nós conversamos, no carro, na volta, nós conversamos. Mas perto da mãe não podia falar, perto do pai não podia falar, né? Então, depois que ele foi embora, que escreveu uma carta. Aí que nós começamos a encontrar. Como é que era o namoro nessa época? Era tudo escondido, né? () Quando os pais chegassem a saber, era preciso já ficar noivo e...  () Só entrava em casa para pedir, né? ### () na minha casa () foi tão diferente. Só entrava em casa para pedir em casamento. E tinha que marcar uma data para casar, né? Para mim foi mais fácil, porque eu estava estudando, Então, meu pai disse, olha ela só casa quando terminar de estudar. E só casei mesmo quando terminei de estudar, né? E ele só podia vir em casa... Ele morava no interior, né? Vinha uma vez por mês. Mas depois que passou para para vir para São Paulo, só podia ir em casa duas vezes por semana. E isso não era... De noite não ficava, não. Ficava das duas às seis. () de noite. E a senhora notou muita diferença no namoro dos seus filhos? A senhora estranhou? Demais, principalmente na última. Na última não dava satisfação nenhuma, não. () Acho que depois que casa primeiro... () Doutora Julia, quais os parentescos assim que a senhora conhece, que a senhora podia dizer para gente? Meus parentes? Não, parentesco assim que exis> Pode ser seus parentes ou... E relacionamento assim, que se considera como parente, ou que seja parente mesmo. Tem muitos irmãos, tios, né? () () não tem mais. ### Não tenho mais tios vi> Minhas noras, meus filhos, meus genro, né? E muitos amigos, tenho muitos amigos. É, nós temos uma relação de amizade muito grande. ### () São meus amigos também. É, está certo. E os parentes, assim, que são às vezes considerados parentes, embora não sejam do mesmo sangue, que paren que parentesco a senhora consideraria? Que não sejam do mesmo sangue? () genro, cunhada, n é? Cunhado. Acho que só, né? () Pai e mãe () não tem mais, né? Sogro e sogra não tem mais. E uma substituição para o pai ou para mãe, no caso, se houver? O meu não, porque eu já tenho bastante idade, já não podia ter outra pessoa para substituir meu pai e minha mãe, né? A senhora acha... lógico que eles são insubstituíveis, mas não teria uma possibilidade de substituição? Por exemplo, caso o seu pai fosse vivo, quisesse casar outra vez, ou vice-versa? () disso com a senhora sua mãe? () Poderia haver Quem a senhora acha que poderia substituir? Que tipo de pessoa, mais ou menos? Quem seria, no caso? Bom, na minha idade eu não posso responder isso mais porque eu não sei quem poderia substituir agora minha mãe e meu pai. Eles já morreram há tempos, né? Caso seu pai casasse novamente, supondo que ele estivesse vivo, eh como é que a senhora chamaria essa pessoa que se casou com ele novamente? () Por Dona Fulana, o nome dela, não sei. Não () chamaria de mãe, não. Nem por um outro nome? Pelo nome dela, né? Só pelo nome dela e não chamaria de mãe. Não  ### Seus filhos, quando pequenos, tiveram muitas doenças? Quais as fases que eles atravessaram? Tiveram, sim. () Não, as doenças assim, mais comuns, né? Todas as doenças de criança, sarampo... Catapora, tosse () né? Agora, depois de maiores, sim, tiveram doenças mais graves, mas em pequenos, só essas doenças de criança mesmo. Agora, quando mais velhos, sim. Mais velhos, já tiveram doenças mais graves, também. () Teve até um uma ameaça de gangrena por causa da circulação. Tive outra que teve hepatite. Pneumonia, essas coisas mais um pouco mais graves. () Grave () e uma que faleceu, né? Uma faleceu com o apêndice suturado. Doutora Júlia, na sua opinião, como é que a senhora acha que uma pessoa, ou uma, não, várias pessoas, elas possam se se entrosar melhor? O tipo de relacionamento, como é que elas podem se relacionar melhor, se conhecer? Por intermédio do que que senhora acha que é mais fácil o relacionamento das pessoas? No intermédio de outras pessoas conhecidas, né? Eu tenho a impressão que seja essa a melhor. Só por intermédio de pe não existe nenhum ambiente em que elas possam se conhecer, nada. Ah () Que há reuniões, há igrejas, há outros lugares () relaciona com outras pessoas, né? Mas, geralmente, é em casa de amigos é onde a gente vai formar uns outros amigos, né? ### ### ### ### Estou conhecendo e estou gostando. Então, muito obrigada. Muito obrigada mesmo, viu? É recíproco, viu? Obrigada. Escuta, e seus filhos, quando moços, adolescentes, eles se reuniam em algum lugar para encontrar com amigos? ### Minha casa ou em casa deles E a senhora permitia que eles dessem reuniões em casa e tudo? Sempre permiti. E sempre gostei que eles tivessem reuniões em casa. E sempre gostei muito deles. E tenho amigos dos meus filhos que me visitam. Mesmo eles sendo casados, estando em casa deles, eles vêm me visitar. Tem uma amiga da minha filha mais nova então, que ela vem quase que todo dia me ver. E é amiga dela. SPEAKER 2: ### SPEAKER 0: E todos eles foram muito bons amigos, viu? Muito bons. () Há amigas da senhora da época da faculdade ou antes que a senhora ainda se relacione? Que tipo de relacionamento () Eu tenho uma amiga e me dou muito bem com ela. Mora () em São Paulo, é casada, não tem filhos. Nos visitamos de vez em quando. Telefonamos quase toda semana. ### Quase toda semana. Até estou em falta com ela, () duas semanas que não telefono. Nós nos damos muito bem. Fomos colegas durante todo o período de faculdade. Estudávamos juntas. Passeávamos juntas em volta da faculdade. SPEAKER 2: () Eh, até agora nós vamos muito SPEAKER 0: E a senhora acha que atualmente a amizade é mais sincera ou não? () Olha, eu () eu acho que não é muito. As as amizades são meio difíceis de ser cultivadas, não? Você acha que depende da pessoa? Ah Depende da pessoa. O relacionamento é meio difícil. Hoje as amigas parecem que uma temporada estão muito bem, depois acabam, mas sempre foi assim, né? SPEAKER 2: ### () É difícil cultivar () SPEAKER 0: É muito difícil. () está pensando que uma pessoa é muito amiga, ela não é, não. SPEAKER 2: ### SPEAKER 0: Muito difícil. Eu acho que a gente pode ter muita vontade de ser amiga de uma pessoa, mas com o tempo a gente vê que qur não serve, né? Hoje eu acho que é mais difícil ainda, viu? Doutora Ju, a senhora podia dizer para gente quem é que trata das enfermidades? Os médicos, as enfermeiras, né? Tem os hospitais, né? ### Socorro. Existem pessoas que não são formadas e e que passam receitas, que passam por médi> () Sabe como é que são chamadas essas pessoas? Olha, agora no momento eu não lembro, mas eu sei porque eu até conheci um. () Eu tenho medo de dizer um nome que não seja, viu? Pode dizer à vontade. () Não vou dizer, não. () porque eu agora estou meio esquecida, viu? E não estou lembrando, não. Eu sei o que é, porque até foi publicado no jornal. Era uma pessoa conhecida minha, mas não estou lembrando agora () O nome do de que se dá é essa pessoa que pratica uma profissão que ela não tem, né? Mas a pessoa que eu conheço até era irmão de um médico, médico muito nosso amigo também, E ele tratava muito bem dos doentes. Ele estudou, mas não chegou a se formar. Ele não era médico () era, mas ele foi preso depois. Mas não me lembro. Francamente, não lembro o nome que se dá a ele. () Conhece algum tratamento feito em casa, que normalmente os médicos, eles são contra tratamentos feitos feito em casa, né? Porque vem problema de tradição, de época. A senhora conhece algum tratamento feito em casa que não seja passado assim por médico () Que seja um tratamento assim que venha de tradição? Tradição? Não () chá, né? () Essas coisas, né? Essas bebidas caseiras, né? () Alguma bebida caseira que a senhora esteja lembrando agora? Alguma outra receita? () ### Chá de camomila, essas coisas () não chama médico, né? () com limão, né? () Tem muitas coisinhas assim que se fazem. ### () É lógico, um chá de camomila, um um chá de hortelã, isso não faz mal para ninguém. Um chá de erva cidreira, um mel com limão para a garganta. Dá umas pinceladas na garganta de vez em quando. () Você podia dizer para gente o que que se vende numa farmácia? Que a senhora esteja lembrando agora. Os tipos de remédios que vende na farmácia? Xarope Nossa Senhora, tem tanto remé (risos) Eu não sei dizer o nome de remédio. () os remédios. Não precisa dizer nome de remédio, só os ti o tipo de remédio. () xarope. Quando uma pessoa tem problema de garganta, além das pinceladas, o que que ela poderia usar? Olha Remédios para garganta () Tem tantos remédios. () né, que chama? Não me lembro. ### Tem uma () de remédios, (risos) agora () problema, não. Assim, para curativo, o que que vende numa farmácia? Bandaid, né? Algodão, gaze, esparadrapo, iodo, né? () Oxigenada. ### ### (risos) Uma pessoa está muito doente, que ela quer um tratamento mais rápido, em que ela não queira tomar, vamos supor, cápsulas, pílulas, assim, o que que a senhora acha que ela deve fazer? Se é muito rápido, vai no pronto-socorro. Não, mas no tipo, assim, de medicamento, porque o comprimido traz () uma recuperação um pouco mais demorada. A senhora acha que existe alguma coisa que ela possa recuperar mais rapidamente? Uma injeção? Pode ser, né? Toma injeção, é mais fácil. Injeção na veia é mais rápido ainda. Mas como eu gosto muito de homeopatia, viu? É, é mais lento, né? ### Olha, se o médico é bom, ele acerta depressa, a homeopatia cura rapidamente, viu? E se ele não acerta, ela é mais demorada. Ou se a doença é já vem de muito tempo, né? Então, ela é um pouco mais demorada, né? Mas, senão, eu tenho casos em minha casa em que a homeopatia curou curou em menos de uma semana. E caso grave, depois de ser operado duas vezes, Tomaram a homeopatia e sararam em uma semana. Eu perguntei para a senhora a respeito dos médicos que não têm diploma, era a respeito da homeopatia que eu queria saber. Mas a homeopatia, os médicos que eu conheço, têm diploma. Têm diploma de alopatia e de homeopatia. Eles têm diploma. E a senhora acha então que a homeopatia tem dá bons resultados? ### Para mim, sim. Acho que sim. Mesmo em problema da circulação, Eu vou com o médico homeopata e e e ele me dá uns remédios que cura imediatamente. E tive um problema de ouvido a agora há mais ou menos uns dois meses. Fiz um tratamento e o médico achou que era cera no ouvido. Eu fui três semanas seguidas tirar essa cera do ouvido, que não chegou a sair, né? Nã> Então, procurei a homeopatia e em duas semanas eu não tive mais o barulho que eu tinha na minha cabeça, eu estava desesperada e sarou com homeopatia. E como é que funciona o tratamento deles? É à base do quê? São os remédios que eles dão. São... Olha, agora eu não sei explicar () A senhora sabe como é que ele funciona, como é que ele é feito. Ele é tirado da própria... Parece que às vezes é da... Olha, eu não vou explicar não, porque eu não vou saber dizer direito agora. Viu? (riso) Mas eu sei que são remédios, são doses mínimas. Por exemplo, um remédio que faça muito mal, parece que é tirado desse remédio uma dose mínima. E é feita com essas pílulas, são pastilhinhas ou em água com ou com algo. Eu gosto muito de homeopatia, viu? Em caso desesperado, eu vou procurar o que for na homeopatia, né? Mas eu gosto de homeopatia. E são médicos, sim. () São. São médicos formad> Médicos de nome, né? Tem o doutor Estevão de Almeida Prado. Tem tem outros () Doutor () Nobre, () quanto que ele trabalhou, quanto que ele lutou. Ele tinha um consultório. Doutora Júlia, quando a senhora senhora mencionou infecç que a senhora teve uma infecção no ouvido, né? Que tipo de remédio a senhora tomou para essa infecção? Antibióticos Antibiótico você sabe. Às vezes ele trata () ele cura uma doença, mas ele ataca o fígado, qualquer outra coisa, né. ### Pode sair daqui um pouquinho, abre a porta. Pode, pode à vontade. SPEAKER 1: ### SPEAKER 0: Eu queria saber... Uma pessoa, quando ela está muito fraca ### O que que ela precisa tomar? () A senhora conhece algum outro nome para substituir fortifican> Não está lembrada agora. ### (risos) Esse fortificante, a senhora falou que () comer bem, são feitos em ca> E a senhora trabalha há um ano só na sua profissão? A senhora gostava da profissão ou não? E... E a senhora largou porque seu pai não queri> ### () Se a senhora pudesse, teria continuado? A senhora estava falando para a gente que a senhora estudou num Colégio São José, não é? () São José. Externato, é um colégio de freira Colégio de freira, tá? Então, eu gostaria que a senhora contasse como é que foi a sua vivência neste colégio de freira, as experiências que a senhora teve  () Eu queria que a senhora contasse alguma coisa para a gente. Eu gostei muito do colégio lá, eu fiz o quinto e sexto ano. Na época era () era do curso primário ainda, né? () até o sexto ano eu estudei. Quatro anos em Portugal, como já disse para você, depois vim para aí. Gostei muito, era externato, né? Eu morava na Rua onze de Agosto, subia um pedacinho e estava na Rua da Glória. Né? E fiquei lá no () Gostei muito das freiras, de todos lá. Gostei () colégio, achei um colégio muito bom. E qual é a vivência religiosa que a senhora teve no colégio? Ah, lá foi aquela vivência antiga, né? De colégio, de de religião, ãh obrigada a comungar todos os domingos, a confessar todos os domingos, ir à missa todos os todos os domingos, entrar no () na no colégio, rezava antes de começar as aulas, terminando as aulas, rezava outra vez. () mais obrigatórios, colégios religiosos quase não dão aula de religião, né? E a senhora notou alguma diferença da escola de Portugal, por exemplo, com a daqui? Não, () não há diferença não. Só que lá nós estudamos, por exemplo, História de Portugal, Geografia de Portugal, né? E aqui a mudança é essa, não é? Agora lá os colégios, desde o primário, já começam no primeiro ano o francês e o inglês. ### Também os tempos de férias são diferentes, né? Aqui ah o período de férias grandes é fim de ano, né? E lá é no meio do ano, por causa da... no inverno e de verão, né? Só essa diferença, não há muita diferença, não. E confor>  Lá, se somos brasileiras, então eles dã> Umas aulas de História do Brasil. Né? É, dão umas aulas de História do Brasil e, às vezes, alguns () Geografia, né? Do Brasil, e eh da de estado. Né? Eles ensinam lá. Quer dizer que aqui, para mim, não teve () muita diferença. Vindo de () com quatro ou cinco () lá com sete. Voltei com onze, () com doze. Entrando aqui no Externato São José, para mim não houve tanta diferença, porque muitas coisas eu já sabia. E para ingressar na faculdade a senhora não teve problemas? Não, não tive problema () Na minha época, () se nós fizéssemos um cursinho, sem ter o ginásio mesmo, né, mas tinha o sexto ano já do Externato, nós () fazíamos um cursinho e já prestávamos exame diretamente na faculdade. Não havia o colegial. Havia ginásio, um ginásio naquela época, né mas não era obrigatório o gi> Desde que nós respondêssemos a todas as matérias que eles pediam, né? Quais os tipos de escola que a senhora conhece? () Não secundárias, né? Escola, primária? A primárias aqui no Ipiranga mesmo tem uma função, né? Escola São José, ãh Rainha dos Apóstolos, Sagrada Família, Regina Mundi, e tem o Colégio... Não lembro o nome agora. Os cursos secundários que a senhora conhece? No próprio Regina Mundi, na Colégio São Francisco Xavier, Eu queria saber os cursos secundários que a senhora conhece. De, por exemplo, todos esses, assim como esses que você estuda, né? Letras. Letras clássicas que você faz? Não. Só letras, né? Tem farmácia, odontologia, tem ãh contabilidade, tem medicina, engenharia, né? () engenheiro  () Engenharia quí> Doutora Maria Júlia, quais os os os objetos que a senhora conhece que são usados na escola? Por exemplo, quem faz matemática, ### Porque é tudo novo, tudo diferente, né? Não tenho nem ideia, viu? () SPEAKER 1: Os objetos mais comuns. SPEAKER 0: () Régua, lápis, caderno... Esferográfica? ### () sei, não tenho ideia, viu? Quando a senhora estudou, esferográfica já era () Não () não. Usava lápis, caneta, tinteiro. Pena mesmo, não tinha, esferográfica não tinha, não. Nem tinha caneta tinteira. () Não, era a caneta e a pena mesmo. Tinha a pena () para fazer caligrafia diferente, né? Não não havia nem a caneta tinteira. ### ### () desenhos, como é que vocês  faziam? Ou não havia desenhos? Havia () sim. Havia desenho Fazia com creon, né? Lápis. Havia lápis de cor, sim. Lápis colorido, tinha. Onde vocês faziam suas anotações de aula? Cadernos, né? Nós tínhamos cadernos. Eu toda a vida fiz anotação. ### Cadernos comuns, só que não havia com aquele... Como é que chama esse caderno? Espiral, né? (risos) Não havia cadernos com espiral, mas cadernos bons. Haviam cadernos muito bons, com papel muito bom. Não havia falta de papel? Não () ### ### (riso) E como é que eram feitos os exames? Os exames eram feitos numa num num... O professor de cada matéria, () lá na faculdade de farmácia, o exame de admissão era feito assim. Ãh Os inscritos, um dia um, outro dia outro, né? E os orais, todos num dia só. () Todos num dia. () Os professores numa mesa, os alunos eram chamados, né? E... E respondiam. E eram chamados por... Tantos por dia, porque todos no dia não era possível, né? Mas os professores era todos num dia, todos os exames num dia só. Os orais. Como é que eram feitas as avaliações? Como é que os professores faziam as avaliações dos alunos? Olha, eu não sei, porque eles tomavam nota () não havia essa avaliação que existe agora, né? Que a própria pessoa já pode ir vendo, mais ou menos, a nota que tem, né? () Na faculdade não tinha isso. Eles tomavam nota lá e e davam a nota depois, né? SPEAKER 1: E era feito só um exame por ano? Como é que era o critério? SPEAKER 0: Só um exame no fim do ano. Eles davam as aulas e durante as aulas faziam perguntas, né? E no fim do ano só () os exames. Lá na faculdade não havia nem os exames do mei do meio do ano. Porque nas escolas haviam provas, né, durante o ano, todo mês. Agora na faculdade lá não havia não. É. E era obrigado a tomar nota do que eles falavam. Havia muita distância entre o aluno e o professor ou não? Para alguns sim, para outros () Nós tivemos professores muito bons e outros que tinham uma distância enorme. O que que a senhora acha que distanciava mais o aluno do professor antigamente? Ah, eles se achavam muito superiores, né? Então, eles não enxergavam os alunos de maneira nenhum> () E qual era a atitude deles em classe? Ah () Eles entravam, cumprimentavam e davam a aula deles, saíam, não conversavam, não... () aluno não tinha intimidade nenhuma com o professor, não. O professor impunha realmente a distância () distância mesmo. Acha que isso era prejudicial ou ou atualmente que o professor tem mais contato com o aluno favorece mais ou não? Talvez favoreça mais, mas o aluno também é muito confiado na classe agora é, né? O que que a senhora acha () Parente, até já que foi professor na faculdade, ele é advogado, E eu ouvi dizer que ele até aos pés, ele põe isso da mesa e dizia bobagem na classe. () não achava isso certo () Isso não acho certo. SPEAKER 2: ### SPEAKER 0: Impor um pouco de respeito, senão não é por ser uma época diferente que não vai impor respeito. () ter respeito, né? O que que a senhora acha que distancia mais um aluno do professor? Mesmo na sua época, que existia, assim, muito mais dificuldade do aluno se aproximar do professor. Isso era devido a quê? Acho que era da época mesmo, todos pais, todos eram muito... não se chegavam muito com os alunos, né? Nem os pais com os filhos. Havia muita diferença, né? Eles se achavam... Uma pessoa muito acima, muito elevada, né? Mas eles eram realmente ou só se achavam? Eu tenho a impressão que não eram, como hoje não são, não? () a mesma coisa, deviam ser mais amigos, né? (risos) O que tem tanta importân> () O que que a senhora notou de mais diferente, por exemplo, dos seus filhos na escola em relação ao tempo que a senhora estudou? Achei que eles têm muito mais liberdade. Agora, estudar, eles estudam bastante. Viu? Não tem diferença, não. Eles estudam mesmo. () tem muita liberdade com os professores, tem mais, né? Já não existe mais... não é nem a palavra senhor, porque nem que tirasse a palavra senhor, mas eles têm muita liberdade com o professor, brincam muito e e isso atrapalha. ### Quando a senhora quer entrar assim numa escola, o que é que a senhora faz? Se eu quero entrar numa escola? Quando a senhora quiser entrar numa escola assim, o que que a senhora faz para poder ingressar nessa escola? Agora eu não quero ingressar mais. SPEAKER 2: Vamos supor que a senhora queira ingressar. SPEAKER 0: O que que a senhora faria para ingressar nessa escola, para ser participante, membro dessa escola? Ir lá conversar com as pessoas competentes, né? Ver se elas me recebem. E se elas receberem, a senhora já se considera como membro da escola? Apresentar a minha papelada, né? (risos) Eles não vão me receber assim, não. Eu tenho que apresentar as meus papéis, certidões () isso sempre teve, né? Já na minha época. ### Sabe? Certidão ãh de de nascimento. Não havia essa carteira profissional. Carteira disso, carteira daquilo não tinha, não. Porque nós não fazíamos nada, né? Antigamente, mulher não trabalhava, né? () não trabalhava () Só empregada doméstica, () mas passou disso, não trabalhava. Você levava uma vida meio a boba, viu? () E essa papelada, a senhora fazia o quê? A senhora apresentava lá para quê? Qual a finalidade? Eles tomavam nota de tudo, idade, precisava ter idade mínima, né? E... E tinha E os pais tinham que ir lá fazer, assinar, né? Os pais é que tinham que matricular. Agora acho que é a mesma coisa, precisaria levar minha certidão, meus documentos, né? Carteira de identidade, títulos de leitor, né? ### (risos) e onde é que vinham as Notas, né? () Em boletins. Né? Haviam os boletins. No externato São José, na época que eu estive lá, a nota maior era cem. E eram só boletins que existiam? Só boleti> () notas marcadas nos cadernos. Tinha a lição de casa que iam sempre com as notas. O que foi a sua formatura? Daria para a senhora contar? () na minha formatura não teve nada. Nós fomos receber o diploma lá, porque morreram dois professores durante a durante o ano. Então, a escola não não quis fazer festa. () Então, os alunos foram lá receberem o diploma separadamente. Tivemos só uma missa na Igreja de São Bento () E a formatura dos seus filhos? Teve festa? Ou foi igual? Foi mais ou menos igual, vi> Uma das formaturas faleceu meu pai. Quer dizer que eu não fui, né? Nós não fomos. E as outras todas, tudo em colégio de freira, viu? É uma coisa () sempre foi mais fechado () né? Eram convidados só os pais, os tios, iam lá, festinha de colégio de freira. Quer dizer que não tinha muita... () Mas a senhora já foi assim em alguma formatura completa? Sim ### Então e qual foi? Na faculdade católica eu já tive duas, né? Na minha filha, que é psicóloga. E como é que foi essa formatura? () Ah, falatório, né? (risos) ### () falam, tem um aluno que fala, que agradece. SPEAKER 1: A senhora sabe como é que chama esse professor que fala? Ora> SPEAKER 0: A senhora poderia descrever para a igreja... (risos) Para a igreja, não () A senhora poderia descrever para a gente O interior de uma igreja. Tem a nave da igreja, né? Os altares, o altar-mor, o coro. SPEAKER 2: O que mais você quer que eu descreva? SPEAKER 0: Ela é composta disso, né? () Os altares, o coro, a nave da igreja, onde o povo fica. Sacristia, né? Como é que chama a indumentária do padre? Ah, tem diversas, tem o casulo, tem a... Ah, hoje não tem muita indumentária, né? Mudou muito, viu? Eu sou meio esquecida, viu? Eu sei, eu lembro, eu sei o que é, mas... Assim, de momento, assim... Estola... () Uma porção de coisa, viu? Principalmente a roupa que o Padre u> A senhora acha que há muita solidariedade entre entre as pessoas católicas? Não, deveria haver mais. Não há, não. Eu acho que deveria haver muito mais. () Nem todos são católicos católicos mesmo, né? São católicos de nome. Mas eu creio que os que são católicos mesmo, eles têm que se entender, né? Qual a manifestação normalmente dada, por exemplo, pelos católicos católicos, como o senhor está dizendo? Por exemplo, quando eles fazem () alguma reza especial para uma pessoa do> Doente. Como é que é feita es> ### () normalmente fazem novenas, né? Rezam terços, né? Geralmente é isso. Muitos rezam em conjunto, o que seria mais certo, né? Outros rezam sozinhos. E quais são as personalidades acima do padre que a senhora co conhece dentro da igreja católica? () Bispo, arcebispo, cardeal. SPEAKER 1: ### SPEAKER 0: De cara assim no momento, agora não. Você pode só citar para a gente. Citar o quê? () que ela cortou, se a senhora souber de mais algum, pode continuar. Tem bispo, arcebispo, cardeal, cônego, né? Tem outros mais ainda, tem o papa, que é o principal, né? Tem uma porção de de nomes que agora não me lembro, de personalidades que não me lembro agora. Qual é a religião que a senhora acha que tem, que existe, assim, mais solidariedade entre as pessoas? Existe alguma outra religião? Ou apesar da religião católica ãh ter, assim, mais distância entre as pessoas, que é a minoria que tem mais solidariedade, a senhora acha que existe alguma outra religião que existe mais proximidade, preocupação com as pessoas, assim, mais um lado humano? Eu acho que, apesar de tudo, é a católica apostólica ro> Acha que houve alguma modificação na missa atual? Houve. Muita para melhor. Agora ela é celebrada em português e todos acompanham a missa junto com o padre. Há mais relacionamento e entende-se o que ele diz, não é em latim. Melhorou muito. () ### Mudaram para mais alegres. Né? Mudou para bem melhor. Tudo o que foi feito na religião mudou para bem melhor. Muitos padres saíram, mas saíram aqueles que não queriam mesmo ficar. Eles estavam dentro da ordem, contrariados. Né? Então eles saíram, melhorou para eles e para os outros que ficaram. A missa, ela além de ser celebrada na igreja, ela pode ser () celebrada em algum outro lugar ou não? Pode. Pode ser ser celebrada em lugar público, até dentro da minha casa. Dentro de uma casa, desde que haja um altar e um padre para abençoar. O que mais emociona a senhora num casamento? Se é que emociona. Né? Não sei, já estou colocando. ### Se é que existe alguma parte do casamento, que, sei lá, pelo menos para mim, existe uma parte do casamento que eu () muito mais emocio> () Não sei. Então, eu, como eu acho assim, eu acho que todas as pessoas devem, deve ter uma parte em que elas se sintam mais emoci> () casamentos agora são muito bonitos e emocionam bastante, porque o padre Fala mais, () os o os noivos tomam mais contato, falam mais, têm mais respostas para dar. Acho que há muito mais vivência no casamento agora. SPEAKER 2: E antes como é que era um casamento? SPEAKER 0: Antes era muito simples, né? Chegava lá, não sei, num instantinho, era a mesma coisa. Havia a benção no oficial, da mesma maneira, né mas não havia. O padre não falava nada, não dizia nada, abençoava e pronto, né? Agora não, agora já há casamentos na missa, durante a missa, né? A senhora gosta de casamento? Qual é a parte que a senhora mais gosta, desde o casamento durante a missa? Eu gosto do casamento todo. Eu gosto do casamento inteiro. Eu assisto o casamento com vontade mesmo. Quando eu vou assistir um casamento, eu não vou para conversar, eu vou para assistir o casamento. Quando a senhora está dentro da igreja esperando a noiva entrar, fica aquela expectativa, a hora que a noiva entra, qual é a manifestação assim que a senhora percebe dentro da igreja, não assim do do pessoal que esteja presente, Mas, assim, de algumas outras pessoas para receber a noiva, qual é a manifestação que elas () ### () devem estar todos comovidos, né, de ver chegar os filhos, os os padrinhos, ver chegar os afilhados, né? () Devem estar todos comovidos, alegres, contentes. E além dos ()... Além dos padrinhos, existem outras pessoas que que dão manifestação aos noivos assim? Os pais, os irmãos. E os convidados todos têm que dar uma manifestação, né? Eles foram convidados, eles vão cumprimentar, né, é uma manifestação, né? E existe música no casamento? A senhora gosta de casamento com música? Gosto de casamento com música () Geralmente, o casamento tem música, por menor que seja, tem, né? Os que eu tenho assistido, tem. Agora, pode ser que tenha algum que não tenha, né? E por quem que é cantada essa mú> Geralmente pelo coral, ou por pessoas que tem na igreja. Já para isso, né? Para cantar. () SPEAKER 1: ### (riso) Eu ia fazer a mesma pergun> SPEAKER 0: Qual a manifestação que normalmente uma pessoa tem quando ela está assim muito carente que alguma coisa que ela realmente quer seja alcançada? Ela vai à igreja. Qual é a manifes eh assim a atitude que ela toma perante o santo para ela conseguir... () agradecer, né? Ela vai agradecer. E isso é uma coisa muito importante, porque geralmente a gente pede, né? E depois não agradece. Então acho que a gente devia () sempre de agradecer, né? Você não acha? Eu acho, sim. Estou plenamente de acordo. E qual é a parte (tosse) da igreja que a senhora acha mais bonita? Chama mais atenção? Ah, o altar-mor, né? O altar-mor () Um santo mais da minha predileção, não é? Porque eu tenho () da minha predileção. Eu gosto de São José, gosto de Santo Antônio, gosto de São Francisco. (risos) () Júlia, a senhora () ### Bíblia? Ah, leio, de vez em quando eu leio. Meu marido lê todo dia. Então, como ele lê, eu não tenho muito trabalho de ler. Vou deixar para ele. Ele lê e depois vai contando. É. De vez em quando ele conta. (risos) E qual é a parte da Bíblia que a senhora Que mais gostou? Ah, não sei dizer, não. Uma passagem? ### ### ### Não sei dizer, de todas elas tem um pouco. SPEAKER 2: Então, a senhora acha que é importante ler a Bíblia? Acho. ### SPEAKER 0: Acho que é importante, sim. A pessoa deve ler a Bíblia. Para estar mais entrosada na época de Jesus Né? Como é que se chama a vestimenta de uma fre> ### Hábito. () SPEAKER 2: Ah, depois eu explico para a senhora