SPEAKER 0: Doutor Jair, gostaria que o senhor nos desse, por gentileza, os tipos de transporte que o senhor conhece. SPEAKER 1: Bom, os tipos de transporte que eu conheço, de maneira geral, de um ângulo que abrange... abrangeria a todos, seriam os o o o o flu... o fluvial, o marítimo, o rodoviário e o aéreo e o ferroviário, certo? É Especificamente em cada um desses nós teremos O barco, o navio, o ônibus, o automóvel, é... o trem, nas suas diversas formas, o avião, os transportes mais rudimentares, ah... bicicleta, o cavalo, são animal. Seria isso, enfim. (tosse) SPEAKER 0: Então, agora vocês que... você nos desse, é, uma descrição do transporte ferroviário. em que consiste um trem, os tipos de trem, enfim, outras particularidades. SPEAKER 1: Bom, o que eu teria de... a dizer em relação ao transporte ferroviário seria talvez um pouco incompleto, de vez que o meu conhecimento a esse respeito não é dos maiores, sabe? Então, em questão a a transporte, é... ferroviário, vimos que Existe, vamos dizer, o o o o trem (tosse), cujo desenvolvimento no Brasil não é dos maiores, certo? Teriamos, é... o o trem o.... atua... o trem a diesel, o trem a carvão e as composições ainda daquele estilo antigo de... de vagões de madeira eh... e mais atualmente, mais recentemente, o os trens de aço e os trens super rápidos que agora parece que já estão começando a a correr mais aqui no Brasil. Mas, de forma geral, eu... a única coisa que eu tenho conhecimento seria que o... o trem seriam somente nesses tipos e... e que o transporte ferroviário, de maneira geral, o Brasil, é deficiente. E nada mais que isso. SPEAKER 0: Daria para você descrever, eh, em linhas gerais, as peças de um trem? SPEAKER 1: Bom, em linhas gerais, as peças de um trem seriam, vamos dizer, em primeiro lugar, a locomotiva, cer> que como nós dissemos antes, já pode ser ou a diesel ou a elétrica ou até a carvão, o sistema mais antigo, certo? Depois os diversos vagões que seriam distribuídos entre passageiros e carga ou especificamente só passageiros ou só cargas Vagões, é...é..é, de trem, digamos, de viagens grandes, de viagens noturnas, então seriam os vagões-leito também. Então aí compõe o vagão-leito, o carro restaurante e... e tudo mais. Seria isso. E os E os trens de carga com... com os vagões vão ser para para o transporte da das encomendas, esses transportes interestaduais, tudo o que é feito mais por aí. SPEAKER 0: Prosseguindo, agora gostaremos, assim, transporte mais comum, transporte de carga e principalmente no que diz respeito a...ao automóvel. SPEAKER 1: Sem a descrição? Do automóvel? SPEAKER 0: É, a descrição do automóvel. Sim. SPEAKER 1: Das suas peças e tudo? Das suas peças... Certo. Bom, o automóvel então, (fungada de nariz) você seria começando... desde o... do elementar é é o sistema de transporte mais usado nas cidades, o sistema de tração por motor a explosão, geralmente movido a gasolina e algumas excepções já para para os ônibus, ou os micro-ônibus o o o combustível seria o diesel, certo?  para o transporte de passageiro motores esses que variam ah... da potência, cuja potência você varia em função (fungada de nariz) da cilindrada e do aj... e do do ajuste da concepção mecânica das diversas, ãh, dos diversos componentes do motor certo, que em função como eu disse da cilindrada e de outros elementos aumentam os agá pê que em cada motor, que em cada carro você constitui a a sua potência certo O automóvel no Brasil, ele está agora em grande fase de expansão. Melhora a produção de automóveis, certo? Após aquele início de fabricação... mil novecentos e cinquenta e quatro, quando começou a indústria automobilística. Então agora contamos com diversas opções, tanto na faixa de luxo, como na faixa de de consumo de combustível, que agora ganha uma importância grande com o aumento do petróleo e seus derivados. SPEAKER 0: Você poderia classificar os os automóveis, ou melhor, os os carros no sentido ge... no sentido geral? SPEAKER 1: Bom, os veículos no sentido geral, vamos dizer, seriam o o o os de passeio, os de carga, E os mistos. E hierarquia? ### Uma hierarquia, vamos dizer Começando pelos de passeio. () Certo? E tem os caminhões. En> Então, no primeiro lugar, seria o o... esses caças, o Mirage, o MIG, que seriam, vamos dizer, de momento, as últimas. Uma das últimas, né? inovações em matéri... de de aviões de guerra. São supersônicos, são aviões que ultrapassam a barreira do som, snif, e assim tem uma condição excepcional de de utilidade em guerra. E inversamente vai servindo para os aviões mais antigos que vai chegar no motor a explosão também, vamos dizer, a maneira do dos transportes, é, de passageiros mais antigos. E Então, é, seriam os pequenos aviões, aqueles mais usados na Segunda Guerra, que seriam aviões não jatos, de caráter menos menos avançado proporcional ao ao ao nível atual. Certo? SPEAKER 0: Você poderia agora descrever alguns tripulantes do avião e mais ou menos o que se faz no aeroporto, da das pistas, vamos dizer assim? SPEAKER 1: Bem, os elementos que trabalham no avião, vamos ver, seriam é...é, em função do do do tamanho do avião e maior ou menor número, mas regra geral tanto quanto me é permitido conhecer, seriam os seguintes. Capitão, ou melhor comandante do avião, que, não sei, seria o o chefe máximo dentro da aeronave. O... O piloto, que seria, vamos dizer, o ajudante do comandante, snif, numa numa numa igualdade quase que total em si, digamos, em conhecimento e e experiência ao comandante. O O radiooperador, os comissários de bordo, () comissários de bordo que seriam, vamos dizer, primordialmente, vamos dizer, as, ãh, ao... as aeromoças, cuja competência principal é o atendimento a ah...aos passageiros, servi-los e, além de, eventualmente, algum conhecimento técnico, mas mais no nível de esclarecimento do que no nível de conhecimento de fato da coisa para operar. Então, aeromoça ou o comissário, além de de atender os passageiros, servi-los e... dar as refeições de bordo. Qualquer eventualidade terá, naturalmente, algum conhecimento técnico de voo, de rota para, é, se atualizar e servir em casos necessários, sa> Agora, servindo mais, creio eu, ao ao ao próprio passageiro do que à aeronave em si. Esse conhecimento técnico que tem é bem superficial, vamos dizer, se limitando a... a a ter um entrosamento com o passageiro caso ele seja perguntado, ele seja, é... seja necessário numa emergência algum... de algum de urgência ou alguma atitude drástica em caso de de de de panes no avião. É isso aí. Bom, Na na aviação comercial, vamos dizer, há que se distinguir a a aviação comercial doméstica que é feita, vamos dizer, no país, no caso, no Brasil, e aviação internacional que é feita () do Brasil para para os países e vice-versa. A aviação doméstica ela ela ah... atualmente aqui no Brasil é bastante abrangida. Não sei se é isso que seria que eu se... interessante que eu dissesse. Então a avi... ah...a aviação doméstica aqui no Brasil, ela, atualmente, pelo menos nesses últimos dois anos, ela se expandiu estradeiramente, inclusive com a criação de algumas companhias novas. Uma companhia nova, se eu não me engano, a Transbrasil. E E todos os principais cidades do Brasil são servidas pela aviação e também, ãh... ultimamente é que as cidades não tão, não tão, não diria principais, não não tão grandes como as outras, então essas também são servidas pela pela existência agora de pequenos aeroportos que são servidos por aqueles antigos aviões, os dê cê-três e também pelos aviões agora construídos ultimamente que são os os bandeirantes, os aviões feitos pela Embraer. Bem, agora vamos entrar então numa numa descrição de um de um aeroporto, tanto quanto podemos saber esse respeito, né? Então, o... um aeroporto, de que partes é composto? Como um leigo, o... o que eu poderia dizer? O aeroporto tem Na sua parte principal, as pistas, né? É, pistas essas que variam em número na proporção do do, é... do adiantamento do centro urbano, ãh...e como também vemos da da concepção avançada ou não do aeroporto.  da época em que ele foi construído. () Fora isso, fora o aeroporto. Então tem a estação de embarque, tem a alfândega, existe o saguão de espera, os guichês de venda, o departamento de de carga, o o departamento de aeronáutica civil, a torre, que coordena as operações de de decolagem e aterrizagem, coordenação geral, onde é serviços técnicos e burocráticos do aeropor> Os cafés, com as lanchonetes. No saguão, acomodações, onde ele espera. Seria isso, mais ou menos, em si e de de maneira geral, o que constitui um aeroporto. SPEAKER 0: Sobre o transporte marítimo e fluvial, poderia falar um pouco para gente? SPEAKER 1: Bom, sobre falan... transporte marítimo e fluvial, é é... é mais ou menos uma coisa de meu desconhecimento quase que total. Mas, o tanto quanto eu sei, o transporte fluvial, pelo menos aqui entre nós, no Brasil, é muito pouco explorado.  O marítimo, é, já tem uma uma... já é utilizado em mais larga escala. tanto para transporte de carga como para transporte de passageiros também. E para transporte de passageiros, é, sei que no momento atual está sendo incrementado agora mas é, o... o o transporte interno, quer dizer, no do Brasil para o Brasil, entre as diversas cidades. Então sei que existe agora em Manaus, São Paulo, Manaus, está sendo explorado um turismo por navio, coisa que não existia antes. Antes a pessoa saia de navio era só para ir para o exterior. No Brasil não havia turismo em navios. Em navios, é o que agora ocorre, né? questão de carga, eu eu desconheço completamente questões de capacidade, tudo porque não estou muito afeto a isso, nem nem nunca tive, assim, maior interesse em em ter conhecimento a esse respeito. Mas em síntese você, a capacidade dos navios é grande,  que varia em classes de de se... de segunda, primeira, classe turística, eh... navios de auto-luxo, navios de... navios mistos, como o os trens, no caso, quer dizer,  então você vai ver os que comportarem o transporte de passageiros e cargas, navios só de cargas, navios só de passageiros, os navios petroleiros, os navios, é... de guerra, Os porta-aviões, os porta-helicópteros, os cruzadores, destroyers e outros tipos de de de... eh... de desse transporte exclusivamente sobre águas, né? () SPEAKER 0: Sobre transportes secundários, por exemplo, os terrestres, os mais antigos, primitivos, SPEAKER 1: Quais seriam? Bom, Quais seriam? Seriam... é O transporte animal, né, de tração animal. Em suas diversas formas. Sobre o animal, o cavalo, o burro. Sobre é... sobre a forma de carroça. Então, todo trãh... todo transporte, vamos dizer, mais antigo teve sempre uma base de tração animal. () dos mais diversos tipos de animais, mas sempre de animal ou sobre ele ou ele puxando a carroça ou arado ou qualquer coisa assim. Então temos a carroça, tem a charrete, tem a antiga diligência conhecida nos Estados Unidos, as formas, vamos dizer, de de utilizar economicamente a tração animal. Então seriam na lavoura, puxando arados, eh... e todos diversos aqueles implementos agrícolas que naquela época ah... a única se... maneira de de se fazer qualquer benefício seria tendo função a força animal. Seria isso. SPEAKER 0: A bicicleta, embora não não esteja em tanto uso quanto já esteve, daria para falar um pouquinho da bicicleta, inclusive as peças de uma bicicleta? SPEAKER 1: Bom, sobre a bicicleta, inclusive falando agora sobre a bicicleta, acho que nem falamos ainda sobre motocicleta, né, que seria um transporte derivado. Mas a bicicleta, ãh... que poderíamos descrever seria as suas peças, né, então vamos lá. Teremos a roda, que mais, vamos dizer, seria o o especificamente o aro, os raios, ah.. roda, ah.. os raios, o pneu, a câmara, o o selim, o garfo, o bagageiro, os paralamas, o guidão, o breque e os diversos elementos, vamos dizer, que fazem atuar cada um disso. aquelas varetas que fazem o breque, é... brecar, né? E teríamos também eh... o... ah.. a catraca e a corrente, como últimos elementos, né? SPEAKER 0: Jair, agora nós gostaríamos que você falasse sobre o problema de legislação no trânsito, a hierarquia de trabalho. SPEAKER 1: Bom, é, sobre, hrum-hrum, legislação de trânsito, Vamos dizer uh... ãh... os ór> órgãos, né? Bom, a legislação do trânsito aqui, a legislação do trânsito, vamos dizer, a organização, né, do trânsito, organização, né? É a organização do trânsito. São Paulo, vamos dizer, de momento, ãh...ãh e último, foi a... foi agora, é é centralizado no DETRAN, vamos dizer, conhecido como DETRAN, mas, vamos dizer, toda ah... a parte burocrática de trânsito de São Paulo agora passou para o dê esse vê, né, justamente Departamento do Sistema Aviário, que que centraliza, vamos dizer, a maior parte de estruturação e operação do trânsito.  A par do DETRAN, vamos dizer, que ainda existe, mas criou, como vamos dizer, com uma uma limitação maior do que a anteriorme> Além uma escala acima da do Departamento de Estradas de Rodagem, nós teríamos o o o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, que então centraliza  e e sistematiza, né, organizando todo o sistema é...é... de transporte rodoviário nacional, de uma forma geral, e as estradas federais, é, como vamos dizer, a ju... com jurisdição sobre as estradas federais, como é o caso da Dutra, e estra... estradas que vão ser de de de de caráter prioritário ligando estados. No caso aqui, nosso de São Paulo, rodovia Dutra, certo? E de uma maneira geral, na na na supervisão de todo... de tudo mais em matéria de estrada de rodagem. Seria isso de uma forma geral, né? SPEAKER 0: Sobre o policiamento do trânsito, um pouquinho. É... o SPEAKER 1: Opinar e descrever, né? Bom, policiamento do trânsito no no sistema viário, no sistema urbano, O problema de trânsito é um problema é...é...  já praticamente crônico aqui em São Paulo, na cidade de São Paulo especificamente, eh... quase que mesmo insolúvel, certo? O policiamento de trânsito, é...é... praticamente ele é mutante. Ele tem diversas ao... ah...ah... ele alterna muito, vamos dizer, ah... as condições e a filosofia que que que ordena esse processamento, se bem que nem sempre com sucesso. Então aí que está o problema. Al> Altera-se uh...uh... a mentalidade, uh... a filosofia, vamos dizer, de trânsito, mas o problema do trânsito não se resolve que... não chegaria a servir de policiamento, mas como também de de de vias de circulação. Então, às vezes, o policiamento, eh... ostensivo e intensivo não chega a suprir uma deficiência que seria corrigida pela existência de mais uma de mais uma via, de  mais uma rua. Então, às vezes, se gasta um número muito grande de elementos, justamente para policiar e, eventualmente, vamos supor no caso, proibir estacionamento em locais não permitidos. Quando uma mais uma via, mais outras vias, eh... possibilitariam que no... o estacionamento nesses lugares que agora são proibidos como também não não haveria o policiamento, quer dizer, poderia estacionar e não seria policiável o local. Mas como aqui em São Paulo essa solução ela fica só no plano da teoria porque seria impraticável, então, nós contamos com o problema sempre assim de Trânsito intenso, trânsito congestionado, muitas inflações de trânsito, policiamento intensivo e ostensivo, sem que se resolva de mesmo problema. E mesmo com o metrô, creio que a coisa ainda vai ficar completamente solucionada, que a cidade... que se forma ao lado do núcleo habitação, sem muito planejamento, é um problema que vai sofrer mesmo, caso que não acontece nas grandes cidades, como por exemplo Brasília, que é uma cidade em que, é, o projeto dela, ãh, ãh... foi anterior à própria habitação, coisa que aqui em São Paulo, por ser uma das primeiras cidades do Brasil, não aconteceu. SPEAKER 0: Bem, então, Jair, agora nós gostaríamos que você mudasse um pouquinho o assunto e falasse um pouquinho sobre profissões e ofícios, é, a parte jurídica, talvez, () não sei se é esse mesmo ter> ### SPEAKER 1: Enfocando, ãh... profissões e ofícios, o que que nós poderíamos dizer exatamente seria talvez, ãh..ãh..ãh considerações, é...é... considerações, ãh, do ponto de vista... é... do advogado, certo? Do profissional jurídico, quer dizer, naturalmente, ãh... dando aí um enfoque maior por mais conhecimento do seu setor, que seria a advocacia, certo? Direito. Ou então, sobre a profissão, certo, na na na qual eu () Atualmente, entre os ofícios e profissões, é...é... do momento, é... é flagrante que ah... a advocacia, o bacharel em Direito, sofre um certo desgaste em função do momento atual e e e e da filosofia educacional dos da, ou melhor, em vez de filosofia, diríamos da estrutura educacional no Brasil.   Sucede que atualmente, é... ocorre em todos os campos, eh...é do conhecimento, uma explosão do conhecimento. E E no Brasil também, com a criação de de novas escolas, novas faculdades e outros centros de ensino. Ei  Então, no Brasil atualmente, sendo assim essa explosão educacional, o que acontece é que na proliferação dos diversos ramos de conhecimento, é... é mais fácil criar-se uma faculdade de direito. Uma outra faculdade, devido ah...ah...ao problema ser, é... se limitar ao material humano e não ma... ao material, vamos dizer, didático propriamente di> Uma faculdade de Direito não seria necessário laboratório, não seria necessário ãh... tubos de ensaio, não seria necessário elementos químicos, pacientes para se estudar, porque é uma ciência humana, mas somente nesse sentido talvez, é... mais teórico, de mais de conhecimento jurídico, certo? Então, em função disso, em função da da proliferação de diversas faculdades, sucede que no momento atual existem muitas faculdades de Direito e anualmente são formados, é... mais ou menos, creio que talvez uns mil bachareis, novos bachareis de direito. Cifra essa que não corresponde ah..ah.. à formação universitária em outro nível nenhum. É só na advocacia em função. das diversas escolas existentes. Então, justamente como uma forma de limitação desse problema, dessa dessa dessa inflação de de mercado de trabalho, justamente isso sucede que agora a Ordem dos Advogados do Brasil, ela ela instituiu o exame de ordem, que seria um exame, assim, é, de suficiência, é, para que o bacharel em direito recebesse a sua carteira de advogado.  Dessa forma, estivesse é... apto e livre e autorizado legalmente a desenvolver suas atividades. Isso aqui é um ponto ainda hoje controvertido, então, é..é... sucedem-se na justiça uh... os mandatos de segurança contra a ordem, por essa limitação, porque se alega que existiu uma uma uma inconstitucionalidade aberrante de uma exigência dessa da ordem, porque se a faculdade confere o diploma ao indivíduo, ele, de posse desse diploma e re... e e registrado no MEC,  registrado no MEC, repetindo, então esse esse indivíduo teria o direito ao livre exercício da profissão na qual foi formado, sem qualquer limitação. E alega-se para para ne... alega-se nesse sentido justamente que as pessoas, que o profissional médico, por exemplo, formado, o cê erre eme, ele não impõe limitações a ele, nem faz qualquer exame de qualificação prévia nesse profissional para que ele fique ato... ãh... autorizado a medicar, nem engenheiro e nem qualquer profissão liberal. Então essa é a base... é... sobre a qual se discute atualmente, base essa terrivelmente controvertida, e que inclusive, vamos dizer, na época na qual fazemos essas declarações, é é uma coisa, vamos dizer, da mais viva polêmica e e cremos, ãh, que não será sanado tão logo nem o problema, nem a polêmica. SPEAKER 0: Quais as profissões mais liberais no Brasil e depois as mais comuns? SPEAKER 1: Profissões li.. libera> Bom, nas profissões liberais teremos o o o advogado, o médico, o engenheiro, é... e E nas profissões humildes? () Nas profissões humildes encontraríamo... encontraríamos a maioria das profi... ah... a a maioria populacional nessas profissões, certo? Naturalmente num trabalho no no no no meio assim, não nos mais desenvolvidos como o nosso, o trabalho braçal ocupa uma porcentagem é..é... relativamente alta na população. Então seria o pedreiro, seria o marceneiro, seria o servente de construções, seria o varedor, o lixeiro, o limpador de rua. o lavrador dessa forma geral assim, o... seriamos as profissões simples no nível braçal, depois teremos um nível é...é.. já no campo comercial, mas também é... é nível esse não muito alto, não muito qualificado, seria então, vamos dizer, o office boy, o datilógrafo, sem qualquer conhecimento técnico da coisa, um mero um mero eh... repetidor ou ou ou cumpridor das das determinações simples que lhes são impostas. Então depois já vem o uh.. uh... dessa faixa vem o do datilógrafo, aí virá já o contador, que já é uma faixa mais qualificada, o pessoal técnico, uh... no comércio o contador, a secretária, no no âmbito de indústria, o químico, o químico nas outras diversas opções, químico industrial, químico farmacêutico.  E depois, então, vem as profissões liberais, numa ordem, assim, bastante é... sem rigor, sem muito rigor cultural, assim, mas para citar, certo? SPEAKER 0: Será isso. Agora eu gostaria que você citasse, por exemplo, o problema dos empregados, ()? jurisdição em termos da firma. Pode citar a firma, inclusive, aqui. SPEAKER 1: Bom, então é... di... eh... sobre divisão da firma, então vou dar como exemplo a firma na qual eu trabalho. Estou dando a estrutura na medida em que eu conheço. Então aqui então nós temos o departamento comercial, o departamento, ãh, educacional e o departamento, ãh, de manutenção da firma, certo? Então no departamento comercial cabe a gerência da firma. Então, ãh...ãh... aqui são situados os diretores, Todo aquele pessoal que que estrutura e administra todo empreendimento no seu total, certo? Então aqui vem desde os diretores, o o chefe de contabilidade, eh... chefe de departamento pessoal, departamento jurídico também, departamento jurídico e os funcionários, vamos dizer, é... menos graduados, não obstante qualificados. Então seriam os auxiliares de escritório, os auxiliares de contabilidade, caixas e tudo mais. No departamento educacional, temos os diretores de departamento educacional, temos os professores, temos os psicólogos, e temos o o os supervisores, que aí já é um é um nível, vamos dizer, abaixo do do dos professores. Então, ou seja, que cuida de disciplina de pátio, de refeitório, tudo.. eh... todas as dependências da escola. E no departamento de manutenção, limpeza, cozinha e dentro da cozinha também, a chefe de cozinha, as cozinheiras, as limpadoras da cozinha e e pessoas menos graduadas, ãh, as quais cabem somente serviços de de limpeza simples e manutenção. Bom, o no sistema, é... departamento pessoal de empregados, os empregados aqui são todos mensalistas, quer dizer, percebem seus rendimentos, ãh... por mês E a graduação salarial é dado no sentido equitativo correspondente ah...ah... à capacidade e ao é...merecimento, merecimento não seria bem o termo, a capacidade profissional de cada um. Então, os salários funcionam em função da da própria estruturação da firma, vamos dizer, em seu organograma, e em cada cargo colocando essa pessoa de conformidade com a sua competência ãh..eh... profissional. Então, percebe os salários mensalmente numa escala é...é... decrescente atualmente de salários, do salário mais mais alto, vamos dizer, correspondente ao melhor cargo, o cargo mais... é... hierarquicamente mais mais válido, mais importante, e até o salário mais baixo, que seria até o mínimo, para o último servidor, uh... o o varredor, o encarregado de limpeza. Seria mais ou menos essa estrutura. E níveis salariais condizentes com a capacidade de cada um, no cargo que ocupa, em função também de uma de uma... em função do tempo de serviço à firma. Cada empregado é registrado na firma, vamos dizer, nos nos nos termos e nas determinações da Consolidação das Leis do Trabalho e, dessa forma, registrado no sindicato da categoria profissional a qual pertence na função em que ocupa. Então, acham-se cobertos por todos os benefícios salariais e obrigações, é... trabalhistas de parte de empregador e de parte deles empregados também. Dessa forma, é... eles assistem qualquer reclamação, qualquer ação reclamatória trabalhista, em caso de uma eventual burra ou esquecimento de de de salários ou ou ou remunerações que se forem devidas. Como assistem também a firma empregadora, os mesmos direitos em relação às omissões, culpas ou desacertos dos seus prepostos, dos seus empregados. Então cabe a cada um qual direito de recorrer sempre que o seu direito for burlado por um excesso, ou por uma omissão, ou por um decesso da outra parte. Seria isso em síntese o o o sistema é..é... departamento pessoal da firma, né? SPEAKER 0: Quando um empregado perde os seus direitos na fir> SPEAKER 1: Bom, uh..uh... o empregado é... não chega nunca a perder os seus direitos na firma. O empregado, ele pode ter uma diminuição desses direitos. ou então ele pode deixar de pleiteá-los, vamos dizer O direito existe de forma, vamos dizer, na minha concepção, ao mesno.. ao menos escalecendo melhor agora, o direito existe, mas existe assim, vamos dizer, em forma potencial, é...é... e impessoal, independente do uh uh da pesso.. eh... do indivíduo, da pessoa, do ser. Então, vamos dizer, o direito a uma determinada remuneração ou determinado pagamento, a uma determinada, é... determinadas férias, determinadas retribuições, no sentido trabalhista especificamente aqui, ainda existe. Então o empregado, ele ele ele não chega a perder o direito, ele então ele terá condição de usar esse direito a seu favor quando preencher as as condições, os requisitos para que use esse direito, certo? Então o direito ao aviso prévio existe e independe de empregado. Se o empregado é despedido repentinamente, Ele tem direito a um mês de aviso prévio. Se ele é despedido repentinamente, se ele é despedido com justa causa, não é necessário o aviso prévio. Mas o direito ao aviso prévio continua existindo, conquanto que existam é..é... conquanto exista a condição para preencher, ou seja, uma despedida sem justa causa. Então, ele deverá ou é...é... cumprir o mês de aviso prévio, Ou caso o empregador não deseje que ele é...é... assim o faça, deverá pagar-lhe o mês de aviso prévio e dispensá-lo regularmente. Essa é a condição. Quer dizer, então ele não chega a perder direito. Ele terá menos condição de requisitá-lo a seu favor. O que vale para o empregador também. Vale então aí a ah... a condição de de preencher ah... as formalidades, os requisitos de uma situação de fato a qual a norma jurídica se aplica. SPEAKER 0: Muito obrigado.