SPEAKER 0: ### Rubens, gostaríamos que o ( )> nos desse então éh sobre a Igreja senhor f> falasse em suas viagens pelo Brasil, contasse talvez alguma experiência. SPEAKER 1: Nas minhas atividades na Igreja Adventista, eu conto com atividade como o pastor no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e também exercendo o magistério num numa instituição de ensino da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro. E a> Entre essas atividades, eu também viajei desde o Rio Grande do Sul até a Paraíba, no Nordeste Brasileiro, tendo contato com as várias comunidades, naturalmente numa em numa empreendimento de caráter evangelístico da Igreja. SPEAKER 2: fazendo parte, tendo parte ativa em conferências evangelísticas, procurando então levar a nossa contribuição por meio de canto, por meio de conjuntos musicais, enfim, o atrativo para que a conferência ficasse menos árida. SPEAKER 0: ### Nós gostaríamos do senhor mostrar, vamos dizer assim, em termos básicos, a a filosofia adventista, a igreja adventista. Por exemplo Por exemplo, a igreja católica tem um tipo de batismo, a igreja adventista tem tem um ou outro tipo ou al ou algumas outras igrejas evangélicas. Nesse contato, nessa vivência que o senhor teve durante algum tempo, o senhor naturalmente dará uma uma visão para nós. SPEAKER 1: A Igreja Adventista adota o batismo por imersão, segundo ordem e exemplo de Jesus Cristo. E> Ela, naturalmente, organiza o seu trabalho em vários aspectos. A> SPEAKER 2: Administrativamente, ela tem sua central em Washington, onde nós temos lá o que chamamos a Conferência Geral. De lá, então, imanam as ordens para o mundo todo, para os campos de trabalho. De baixo, Abaixo da Conferência Geral nós temos as divisões, por exemplo, a Divisão Sul-Americana dos Adventistas do sétimo dia, onde estamos, e a Divisão Sul-Americana, ela, então, procura dar destino aos trabalhos na América do Sul. Abaixo da divisão estão as uniões. No Brasil nós temos três uniões, União Norte abrangendo os estados do Norte, União Este Brasileira abrangendo os estados do Leste Brasileiro e Nordeste e a União Sul abrangendo os estados de Centro e Sul do Brasil. Essas uniões então determinam o desenvolvimento do trabalho em seus campos e jurisdições, sendo que Para que o trabalho se desenvolva de uma forma mais objetiva, ainda temos as associações e missões. A> SPEAKER 2: Nós temos o pastor das igrejas, que naturalmente ele vai administrar os trabalhos na sua igreja, na sua paróquia, e ele então desenvolve uma série de atividades, porque a igreja tem os seus departamentos também, o departamento de atividades laicas, o departamento da escola sabatina, o que equivale à escola dominical, como a nossa é realizada aos sábados, então nós temos a escola sabatina, e tem um departamento de assistência social que nós denominamos o a Sociedade de Dorcas que visa angariar meios e fundos para ajudar os necessitados e principalmente ajudá-los nas ocasiões festivas em que a sociedade está procurando agradar os seus filhos e agradar-se a si própria através de festejos de Natal e outras ocasiões festivas, então esta sociedade de Dorcas procura dar a estes (ruído) éh menos abonados a oportunidade também de ter um auxílio, dando assim alguma coisa para que eles sejam mais felizes nessas ocasiões. SPEAKER 0: No âmbito da assistência social, o que os Adventistas têm feito ou estão fazendo no Brasil, principalmente? SPEAKER 2: Bom, o principal que eu acho são as escolas. Escolas que funcionam dentro de um de um sistema cristão, onde procuramos desenvolver o respeito ao homem, à nação e principalmente o respeito a Deus. Nós temos em quase cada igreja um salas de aula onde funcionam éh as escolas do nível primário, onde os alunos então recebem as primeiras instruções. A> que tem o curso de primeiro e segundo grau completos, éh no Rio Grande do Sul, no Paraná, em São Paulo, dois colégios, no estado do Rio de Janeiro, três, dois, na Guanabara, um colégio, na Bahia, no Espírito Santo, no Pernambuco, em no estado do Pará e no Amazonas, além da Faculdade de Enfermagem, no Instituto Adventista de Ensino em Santo Amaro, a Faculdade de Teologia, Faculdade de Educação, no mesmo Instituto em Santo Amaro, a Escola de Formação de Auxiliares de Enfermagem do Hospital Silvestre no Rio de Janeiro e o outras escolas que não me ocorrem agora. Éh Ainda temos os hospitais que estã> bem categorizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Clínicas, e principalmente o que re ressalta aqui aos olhos também é o trabalho missionário das lanchas. Nos rios Araguaia, na represa de Furnas, no rio Amazonas, no Ribeira, aqui em São Paulo, no Paraná também temos lanchas funcionando, e estão atendendo essas populações ribeirinhas, que de outra sorte não teriam um atendimento médico que muitas vezes salva até vidas. SPEAKER 0: Com a experiência o senhor tem em um colégio interno, ou talvez em um colégio de período integral? Quais as atividades que se desenvolvem em um colégio interno, no âmbito da da educação ou mesmo da assistência pessoal? SPEAKER 2: Durante quatro anos eu estive no Instituto Petropolitano de Ensino, E uma das atividades principais, além de professor da cadeira de educação religiosa, era orientar e dirigir o departamento de música da escola. A> Qual é o objetivo principal ao educar um aluno aqui no Lusuel? SPEAKER 2: É muito simples a nossa filosofia. A> Durante quinze anos estivemos fazendo parte do Quarteto Harmonia, cantando no Brasil e fora do Brasil, em congressos na Argentina, de forma que é uma experiência de leigo, não é uma experiência, não passa de de apenas um gostar disso e fazer das horas vagas um prazer de cantar. E escolhemos a nossa música, é a música sacra, onde nós louvamos a Deus, levamos conforto ah às vezes a corações entristecidos, e ao mesmo tempo nós também somos edificados pela letra e música dos hinos que cantamos. SPEAKER 0: Na Igreja Adventista a música faz parte integrante, mas nós gostaríamos de saber éh a a atuação dessa música dentro dentro da igreja e também da das atividades que se desenvolvem na igreja durante a semana. SPEAKER 2: Um exemplo do que> da história do povo de Deus relatada na Bíblia, nós sempre temos o registro de que o povo cantava e nas horas mais tristes o povo cantava para não se entristecer tanto ou nas horas alegres como uma atividade de demonstração de alegria. E a Igreja Adventista também inclui nas suas atividades os hinos sacros e a igreja toda toma parte no canto congregacional. A> Enfim, eu a atividade musical da Igreja Adventista também tem aquele tônus de arte. SPEAKER 0: ### Rubens, quais são as reuniões costumeiras da Igreja Adventista? SPEAKER 2: O povo Adventista, praticamente em todo o mundo, faz os faz as suas atividades éh religiosas como grupo aos sábados de manhã, através da escola sabatina e culto e Isto é realizado em todo o mundo, cada sábado de manhã, na Igreja Adventista, os hinos são cantados e a Escritura Sagrada é aberta para estudo e meditação. A> É uma quase institucionalizado aqui no Brasil o culto evangelístico. A> <Às quartas-feiras à noite um culto mais de meditação e de recolhimento espiritual da igreja. Além de outras atividades, por exemplo, os jovens se reúnem para desenvolver programas culturais, naturalmente de caráter sacro. E cada sábado, em quase todas as igrejas, são realizados os programas dos jovens adventistas, onde eles procuram desenvolver, então, atividades culturais, desenvolver ou desinibir o jovem para fa falar ao público e, enfim, desenvolver-se. A> SPEAKER 0: A igreja adventista é conhecida muitas vezes por uma igreja que faz certas restrições. muitas atividades sociais que não vivem. Gostaríamos que o senhor emitisse a sua opinião sobre esse assunto. SPEAKER 2: Não, o que eu acredito é que o jovem Adventista, ele vive, talvez viva um pouco mais (risos). A> A igreja em si não proíbe o uso da carne. A igreja apenas recomenda que o uso da carne seja regrado, seja limitado e há certas carnes, que a medicina está com a igreja, éh que devem ser rejeitadas totalmente. Quanto a essas não temos dúvida, essas o adventista para ser um membro da igreja ele deve aceitar também a doutrina da boa saúde, ele deve conservar o seu corpo em plena forma, em boa forma e a carne bastante comum aqui no Brasil é a carne de porco, nós por exemplo não adotamos, porém a carne do gado, éh do Nós não proibimos, apenas se o indivíduo tem força de vontade suficiente para se abster da carne, ele é um valente, é corajoso e usa o bom senso. SPEAKER 0: O professor falou que a a música, o senhor como apreciador da música sacra e praticante, é um dos seus hobbies. Mas nós gostaríamos de saber outro tipo de hobby. Parece-me que o senhor gosta muito de> O senhor falaria alguma coisa sobre sobre esse assunto? SPEAKER 2: É o campismo, ele fala por si, né? Nós gostamos de acampar e temos o costume de, quando há um feriado, um recesso escolar, fugirmos um pouco do ar carregado da cidade para respirarmos um pouco o ar mais natural no meio da natureza. E esse é um assunto já dissecado pela imprensa, um assunto já bastante divulgado, e que inclusive toma um vulto colossal aqui no Brasil. De um ou dois anos para cá, o campismo tem tomado um vulto bastante grande, e isso eu já posso dizer de experiência própria, em áreas de campismo que há pouco tempo eram utilizadas em sua meia capacidade e hoje elas já são bastante insuficientes para o número de acampantes que vão a essas áreas. O> pacatas cidades de Minas ou do Nordeste, ou talvez mesmo as boas capitais que já conhecemos, o estilo de vida, e assim fizesse um ligeiro apanhado para nós. SPEAKER 2: Bom, o Rio de Janeiro apresenta características diferentes. O povo em si é diferente, um povo que trabalha, um povo que luta, porém um povo que sabe se alegrar. Esta é uma virtude do povo. Dizer que o carioca não trabalha, como alguns de que forma dizem, não sei. Mas eu não concordo. Eu acho que o povo carioca, por exemplo, é muito laborioso. Trabalha. Trabalha muito e> É um povo que vai mais devagar, não tem tanta pressa. Quando se descontrola emocionalmente, ele é bastante afoito e apressado. Porém, não tem esse desejo de um progresso tão vertiginoso quanto tem o paulistano. O sulista, principalmente o de São Paulo, parece que corre muito atrás do seu progresso material. Naturalmente é um estímulo que a sociedade mesmo faz, e o comércio estimula, No norte, a gente já vê um pouquinho mais de acomodação, embora existam a os elementos diferentes. E> Isso, creio que já é uma decorrência do próprio clima. O indivíduo num lugar bastante quente não tem a disposição que nós temos aqui num dia frio como está hoje, por exemplo. SPEAKER 0: O senhor morou numa cidade do do interior, cidades pequenas também, talvez? Podia falar alguma coisa sobre a cidade. SPEAKER 2: Não, a cidade onde morei do interior apenas foi Petrópolis. Lá eu morei no colégio, que ficava distante, vinte e dois quilômetros do centro da cidade, portanto numa zona praticamente rural. E> Petrópolis uma cidade que caracteriza-se por ser uma cidade de turistas, uma simpática cidade, muito bonita, limpa, onde várias atividades industriais são desenvolvidas. É uma cidade onde o povo anda sempre agasalhado. E poder-se-ia dizer que, em certos aspectos, uma miniaturazinha de São Paulo. Muita influência estrangeira, germânica, por excelência. E> É onde eles desenvolvem muito a indústria têxtil e malharia. É muito desenvolvida ( )> Há fábricas com milhares de empregados éh desenvolvendo a indústria têxtil. SPEAKER 0: Professor ( ), já estamos chegando à final, mas gostaria que que o senhor desse nos já omitisse talvez, uma opinião assim, generalizando. O> Nós vemos o Brasil em um ritmo de crescimento e vemos também a educação ganha uma afeição diferente. Como o senhor vê, em que sentido positivo ou até certo ponto negativo essa grande massa tendo oportunidade na educação? É> SPEAKER 2: <É o que o brasileiro esperava. É o que nós esperávamos como brasileiros. E é isso que nós desejávamos e é por isso que lutamos. O Brasil, ele evoluiu bastante. N> Não só no sentido de estudo, como no sentido tecnológico, econômico, social. O>