SPEAKER 1: gravação do dia () dez do onze de mil novecentos e setenta e dois, () () SPEAKER 2: na parte relativa mais à cabeça SPEAKER 1: Bom, fisionomia, traços fisionômicos, não é? orientais de raça branca () () tendência esverdeada como eu digo, azeitonada, né Cabelos escuros, geralmente, ou lisos, ou ligeiramente encrespados. () Olhos, geralmente escuros, olhos grandes, e muito frequentemente, oblíquos para baixo. Nariz. Orientais, nariz grande, frequentemente < Lábios finos. Queixo salien> Rosto maravilhoso. Estatura média. () os tipos nórdicos, cabelos claros, lisos, geralmente, traços bastante irregulares, olhos claros, pele clara ou rosada. SPEAKER 2: E esse tipo de cabelo claro, como é que ele pode ser? () nuance () SPEAKER 1: Bom, variando, eu acredito que do loiro claro ao, ao castanho médio, né? Com olhos claros, olhos escuros também se encontram muito frequentemente. Os traços fisionômicos, assim, não me ocorrem muito bem. Estatura elevada. Vamos ver o tipo latino. Bom, tipo de latino já é mais difícil porque ele é muito misturado, né? Ele tem uma porção de, de características, vamos dizer, de, de, de várias raças, não é () Os ibéricos normalmente têm assim () Eles tem as... Como chama isso aqui? Eu não sei o nome de nada (risos) sou completamente analfabeta (risos) () () eles têm () () () de castanho ao preto, preto-negro () () saliente, se eu queria dizer. Olha que bonito, hein (risos) () (risos) traços, eles têm mais ou menos regula> SPEAKER 2: () SPEAKER 1: É, o tipo de nariz, o tipo de nariz... Então, encontra-se alguns com nariz (), eu acredito que influência da evasão normalmente eles tem nariz afilado, laços regulares, lábios não muito grossos, estatura média, mais baixos do que altos, pele clara, os homens a gente nota barba serrada, as mulheres abundância de cabelo, cabelo pixaim, nariz grosso, achatado, lábios grossos, olhos salientes, uh, fundo do olho amarelado em geral e eles têm os olhos Independente, eu sei que os africanos, em geral, há algumas diferenças entre eles, independente da região, não é? Existem, acho que os do norte da África são... têm os olhos mais oblíquos que os do sul, se não me engano. Pois há a diferença também de estatura, mas isso eu não sei qual é. Dependendo também da, da região, eles têm o fronte alto ou eles têm a testa mais curta também. E a, e a forma () do rosto? Do rosto? Olha Eu acho que é muito variável. Dependendo da região, eles têm o rosto mais redondo. Alguns têm o rosto oval, oblongo. É muito difícil encontrar na raça negra. O rosto oblongo nós encontramos talvez mais nos nortes. podemos só () () () raça amarela Sim. Pele azeitonada, cabelos lisos, bem escuros, castanho escuro até o negro isolado, estatura média, olhos oblíquos, nariz pequeno SPEAKER 2: () fala um pouquinho sobre as pessoas de raça branca, homens e mulheres () de homens tudo que for relativo a cabelos SPEAKER 1: Quando eles estão macios, geralmente os cabelos estão (risos)... Cabelos longos, bastos, fartos, depois tendência para calvície. SPEAKER 2: Quando começa a calvície, como é que ela, como é que () SPEAKER 0: () SPEAKER 1: marido começou pela coroinha Há outros que começam pela fronte, né? () () SPEAKER 2: () () (risos) () SPEAKER 1: () As características ainda da raça branca no homem? Bom, tendência para cabelos brancos, grisalhos. () pelas têmporas em geral, né () SPEAKER 2: e () esses cabelos assim no rosto, você falou de, de barba ser rala, né () SPEAKER 1: as barbas eles deixam crescer o bigode, costeleta, cabanhaque Também é chamado de barbixa (risos) SPEAKER 2: () do, dos olhos SPEAKER 1: descreve para a gente sobrancelhas espessas ou finas ou ralas ou, cílios também bastos ou cílios ralos () SPEAKER 2: E, e o olho? () Como é que é? Mas assim, não falo assim () você sabe que você usa normalmente SPEAKER 1: () nós vemos que as pessoas tem olhos grandes, ou tem olhos pequenos, ou tem olhos fundos ou tem olhos salien> SPEAKER 2: () () chama essa, essa partezinha branca do olho, eu sem> () e as outras partes () () e quando a pessoa começa a () SPEAKER 1: os pés de galinha, as rugas de expressão. SPEAKER 2: e quando a pessoa está muito cansada, às vezes fica com sinais assim nos olhos, olheiras, e (), os cantos dos olhos () geralmente aborrecimentos () de emoção () () Lágrimas. E Quando a pessoa cai as lágrimas, qual é, o que () está chorando () () de choro assim que você conhece Desde criança, todos? SPEAKER 1: todos Criança choraminga ou chora... Chora, chora, chora convulsivamente. SPEAKER 2: () soluço SPEAKER 1: Sinal de desespero. SPEAKER 2: que tipo de () SPEAKER 0: () tem os () também chamados de () SPEAKER 1: () SPEAKER 2: () () SPEAKER 1: Desde ontem () SPEAKER 2: () () () tipos de defeito () () Ela é provocada por alguma () () () () () SPEAKER 1: () () se chega a provocar () SPEAKER 2: E isso que faz com que a pessoa seja obrigada a usar óculos (risos), miopia SPEAKER 1: astigmatismo, hipermetropia () SPEAKER 2: problemas relacionados com o nariz Quando a pessoa está resfriada assim, o que que acontece? Coriza (risos) () E antes () da coriza? () SPEAKER 1: () mais () () pigarro () () cuidados, todos os cuidados possíveis Higiene em primeiro lugar, xampus, banhos de olhos, tintura, se for o caso SPEAKER 2: E o que acontece quando o cabelo é muito seco? Não aparece uma, uma coisinha na cabeça? SPEAKER 1: Caspas, bom, caspa pode também ter a caspa de cabelos () () SPEAKER 2: () fala para a gente tudo que tem dentro da boca e todas () SPEAKER 1: Dentro da boca nós temos a língua, os dentes O freio da língua, o freio dos lábios, que deve ter nome adequado, mas eu não sei Essa águinha aqui? Saliva. SPEAKER 2: () conhece algum problema de lábio () SPEAKER 1: Os lábios lepori> () Existe um outro problemazinho assim, relacionado com o freio dos lábios. Mas eu não conheço o nome específico. SPEAKER 2: E () com os dentes, tudo que você se lembrar referente a dente () SPEAKER 1: () A dentição de leite. A segunda permanente. E a terceira, móvel. () () arcada dentá> >ria. SPEAKER 2: dos nomes dos dentes se você lembrar, se você usar normalmente SPEAKER 1: molares, os premolares, os caninos, os posteriores, os () E que tipo de problemas relacionados com os dentes? Vários, cáries, problemas de esmalte, de SPEAKER 2: quando o dente está () SPEAKER 1: (), obturação, (), pontes SPEAKER 2: () dente é tirado e não é colocado outro fica o que SPEAKER 1: () SPEAKER 2: Quando nessa segunda dentição, () muitos problemas também, os dentes nascerem de maneira irregular, os dentes tortos, normalmente se faz () O que mais? Os que nascem, às vezes, dois... Acavalados. SPEAKER 1: Dentes acavalados. Esse problema eu conheço bem. Minha filha parece um jacaré. Ela tem duas fileiras de dente. Nascem os permanentes e os de dente não caem. Duas fileiras, um por cima do outro. Depois com extração resolve. Ou então eles começam a crescer, caem sozinhos e os dentes () SPEAKER 2: Não precisa nenhuma Por enquanto nunca () () SPEAKER 1: A terceira dendição? É. Bom, hoje já existe a implantação. Transplante. transplante de dentes SPEAKER 2: Mas quando não acontece isso, o que que a pessoa usa normalmente? () SPEAKER 1: () pontes, pontes móveis, pontes fixas SPEAKER 2: E agora, com referência à saliva, o que acontece quando você está com fome e () () como agora (risos) () () SPEAKER 1: Com sede, nós ficamos com a boca seca, a saliva desaparece () SPEAKER 2: Quando tem muita salivação, () no dentista, () tem que fazer com a saliva? () tirar () que você joga naquela coisinha assim (), ah, cuspir SPEAKER 1: (risos) () pensando em coisa tão diferente, coisa tão mais complicada que me () () você não precisa cuspir () Eles têm aquele aparelhinho salivador e você põe ali na boca e ele fica su, sugando () () machuca, né, desagradável SPEAKER 2: agora fala para a gente sobre as outras, as outras partes do Cabeça, tronco e membros. () audição, ouvidos, é, e a fala, bom, a audição () SPEAKER 1: ausência () () inclusive provocada às vezes por determinados antibióticos perfuração do tímpano () quaisquer, há problema de () comum Fala, gagueira, causada por diversos motivos, pode ser psicológico, emocional, traumas, etc. Timbres de voz mais elevados, mais baixos, vozes de pouco alcance () Quando não há (), () pode ser congênito () problema das cordas vocais () SPEAKER 2: () SPEAKER 1: () o lóbulo () orelha () SPEAKER 2: E agora você falou de cabeça () (risos) () SPEAKER 1: () () () é pescoço SPEAKER 2: e a parte de trás, a nuca, parte posterior, parte interna também chamada de garganta SPEAKER 1: contendo amígdalas, laringe, fa> >ringe SPEAKER 0: E agora a parte do meu tronco, a senhora lembra a descrição () SPEAKER 1: () as partes do braço, o braço, o antebraço, a mão, os dedos, as unhas, () a palma da mão, as cos> >velo, os punhos (risos), os ombros, as (), que mais ()? Peito, as costas, depois as nádegas, os quadris, o peito, a barriga, () as pernas, coxa> joelho, a barriga da perna, os tornozelos, os calcanhares, o pé e os artigos () SPEAKER 2: () algum nome especial () artigos () SPEAKER 1: tarso, metatarso, se eu não me engano são as partes do dedo da mão, dos dedos da mão (), carpo, metacarpo, dedão, o mindinho (). Que nomes você dá normalmente para os dedos da mão? Mindinho, anelar, pai-de-todos, indicador (risos). Quem tem filho se lembra disso, porque a gente ensina. SPEAKER 2: Na parte interna () SPEAKER 1: Os órgãos internos? É. Bom, vamos tentar, né? No tórax, então, os pulmões, brônquios, uh, coração, esôfago, estômago, () mais, estômago, () vamos ver os órgãos digestivos, né Estômago, fígado, vesícula, os rins, intestino, intestino grosso, intestino médio, mais para baixo, reto, bexiga, na mulher os órgãos reprodutores, útero, ovário SPEAKER 0: () () testículo () SPEAKER 1: () a próstata as hérnias (risos) SPEAKER 2: () () SPEAKER 1: os seios ou as mamas, como dizem os médicos () SPEAKER 2: () para a gente a descrição. A descrição SPEAKER 1: bom, me consta que é os órgãos femininos o que contém maior número de vasos É uma glândula. () O volume de carga maior, né, salien> cujo tamanho varia também de raça para raça. E problemas relacionados com... amamentação SPEAKER 2: () quando a pessoa não comeu muito () () está empanturrado () () empanturrada () uns barulhinhos tipo a saída de gases (), os arrotos () quando a gente está grávida (risos) SPEAKER 1: () mal-estar, digestão difícil, enjôo, vômitos frequentes. Isso eu falo de cátedra. E () SPEAKER 2: () flatulência () Fica mais forte depois de () () () () () SPEAKER 1: () e aparelho circulatório? Artérias, vasos () SPEAKER 0: () () SPEAKER 2: () SPEAKER 1: () () () () ossos, reumatismos, (), osteoporoses, calcificações. () () () De criança, de... Doenças infantis () () >pora, sarampo, rubéola, varicela, () SPEAKER 2: () Bronquites? SPEAKER 1: Não. Infelizmente, não. A > Asmas, bronquites ou... () () ocorre as palavras em francês () em português, é que eu falo muito mais () SPEAKER 2: () cachumba SPEAKER 1: () () () () Que mais? () () () Você já teve algum problema de saúde com as suas crianças ()? () mais velha () a minha mais velha () problemas com () () vias urinárias () () o que que é ()? A pielite é uma () () () >nárias que só as meninas () (tosse) das próprias vezes não for tratada pode se tornar séria porque pode resultar numa nefrite () SPEAKER 2: se for tratada, não tem problema. Mas alguma ()? () SPEAKER 1: problema () () amígdalas, elas nunca tiveram problemas sérios Aliás, a minha mais velha teve alguns problemazinhos hormonais também, com tireoidismo (), só. E aí o que que acontece? Ela fez um tratamento () adequado com um endocrinologista. Mas quais são as manisfestações? Bom, dela apareceu atra> >vés de uma celulite na barri> que não é normal em criança dessa idade Ela tinha nove anos quando apareceu () supérfluos em exce> () foram só essas as manifestações Um pouco de insônia SPEAKER 2: também () uma coisa muito leve () () SPEAKER 1: bons, pesadelos, agitação SPEAKER 0: () SPEAKER 1: () Deitar e dormir com uma pedra, é difícil. O professor não consegue. Não, e todos os problemas que você tem de dia te afloram assim à noite, né, eles vêm () à tona à noite, você não consegue, eu () durmo muito mal () As férias () já estão aí. SPEAKER 2: É o con> () só pensa nisso, () (risos) só penso nisso (). Então, você podia falar um pouquinho para a gente sobre o () uma experiência pela qual você já passou, né, é difícil a gente conseguir SPEAKER 1: Que que você quer saber? Sobre o parto? () () todo o processo (tosse) () início > de gravidez, eu acho que, pela experiência pessoal, né? Início de gravidez, eu acho que é a fase mais difícil, os três primeiros > meses, porque normalmente () () enjoo do mal-estar, etc., do quarto ao sétimo mês > é uma beleza, é tranquilo. Sétimo mês em diante, eu acho que há > problemas mais sérios (), retenção de água peso da criança, você dorme mal você não encontra posição para ficar, mas eu acho que é muito variável de pessoa para pessoa > né? Algumas que passam por uma gravidez sem sen< Com o parto, uh, hoje em dia é tão mais fá< >cil, né? Existe o pré-natal, aquele preparatório para parto sem dor, que < funciona real< SPEAKER 2: >mente. E quais são os tipos de parto que você conhece? SPEAKER 0: Césa< SPEAKER 1: >riana com fórceps Hoje também se dá a raquidiana para partos normais. Quando a criança nasce de SPEAKER 2: (tosse) (). Os prematuros. E quando a mulher engravida e depois () Aborta. () são os tipos de parto () () parto normal assim, você pode dizer para a gente mais ou menos (tosse) como é SPEAKER 1: fazer a descrição > de parto? (tosse) () você lembrar (tosse). Bom, em primeiro lugar, ah, aquilo que eles imitam de () chamar de dor, são sensações dolorosas, não são dores () os médicos (risos) que passaram por isso eles foram muito bons são chamadas (tosse) de cólicas ou contrações (tosse) bastante violentas que vão diminuindo de intervalo Depois começa a dilatação própria () A dilatação atinge seu ponto máximo, então se dá a expulsão da criança. SPEAKER 2: E quando a criança é expulsa, o que que acontece nessa hora () que vem junto () SPEAKER 1: () o cordão umbilical SPEAKER 2: () que providências que são tomadas? Primeiro SPEAKER 1: > lugar... Bom, a criança sai primeiro, a placenta sai de A primeira coisa que se faz é cortar o cor< antes de cortar É. Primeiro se corta o cordão umbilical () nózinho ali A criança é virada imediatamente de cabeça para chorar ou, ou expelir qualquer coisa que esteja na gargan> () leva um tapinha assim () chorar (risos) a criança é limpa () Eles imediatamente pingam um colírio, uma solução Os olhos e narinas da criança. () crianças que () qualquer coisa () () SPEAKER 2: () como o dedo () e depois quando () SPEAKER 1: de criança, de pediatra () da mulher, ginecologista ou () ginecologista () SPEAKER 2: () () A enfermeira que ajuda o médico () () () () a primeira vez que () O primeiro leite se chama colostro. E ele tem alguma propriedade? Ele tem uma característica assim () SPEAKER 1: () é de limpar o intestino da criança (risos) () SPEAKER 2: Não sei se é isso. Depois, como é que é a, como é que se faz? SPEAKER 1: Real, se a criança é amamentada pela mãe, ou artificial, se for através de mamadei> SPEAKER 2: () () natural () () () SPEAKER 1: Você faz? É. Para dar de mamar? É. A coisa mais linda do mundo () dar de mamar. Primeiro lugar () () se faz com água boricada ou outra solução () você leva a criança () a criança () você põe a criança deitada horizontalmente mas de forma tal que as na> () () Eu pegava com o braço só. () SPEAKER 2: () () SPEAKER 1: () () você põe de pézinho, assim, meio que deitadinho no seu ombro, dá uns tapinhas nas costas para ele ()