SPEAKER 1: Gravação do dia dezesseis de dez mil Novecentos e setenta e dois. Ah, gostaria que você contasse, por exemplo, algum viagem que o senhor fez, em que meio de transporte, como foi a viagem? Alguma que tenha mais recordação SPEAKER 0: Bom, eu eu quase não tive a oportunidade de sair muito de São Paulo. Nem do Brasil, especialmente, nunca saí do Brasil. Quase todas as pequenas viagens simples foram ser ao redor de São Paulo Tiveram várias interessantes, poderia citar por várias estradas ou para o Rio de Janeiro. Ultimamente não tenho ido e não conheço o novo Rio de Janeiro, mas então tenho ido assim aproximamente esses lados de Santos, Guarujá, talvez Bragança Paulista, o início de Minas Gerais, o começo de Minas. Ido também ao lado da do Vale do Paraíba em maior quantidade, também o interior aqui na parte mais da be erre cento e dezesseis, antiga be erre dois que iria para o sul do Brasil, assim para o Para> Essas daí são as que eu teria ido mais. SPEAKER 1: E quando vai em viagem, que tipo de transporte usou? De automóvel? SPEAKER 0: Normalmente, quando eu vou a passeio, eu vou de automóvel. Eu não indo a passeio, indo profissionalmente, eu tenho a preferência de ir de ônibus. De ônibus sempre facilita no sentido de descanso físico, viu? Então seria essa vantagem. SPEAKER 1: E  de e poderia dizer assim, qual é o seu automóvel? Ou contar alguma coisa sobre ele? Ou fazer uma descrição dele? Como é que ele é? SPEAKER 0: Bom, eu tenho mais de um automóvel, então talvez isso aqui traria um pouco mais de dificuldade. Bem, meus automóveis são de tamanho grande. Todos de tamanho grande, e sendo assim, então são mais, digamos, confortáveis. Apesar de um ser mais antigo,  É um Chevrolet americano mais antigo. Esse daí, apesar de ser ãh pelo número de anos, já tem dezoito anos de uso, mas é bem mais confortável do que um carro pequeno, mais veloz, mais estável. Inclusive tem acessórios que são reputados hoje, inclusive modernos, eles têm. SPEAKER 1: Quer dizer não... Que tipo de acessórios? SPEAKER 0: Por exemplo, rádio com botões automáticos de mudanças de estações. Outros aparelhos é muito simples. A antena que levanta pela pressão a vácuo, inclusive o limpador de para-brisa a vácuo, é coisa que atualmente é considerado moderno. Mas o carro há dezoito anos atrás, o Chevrolet cinquenta e quatro, já tem esses acessórios. Então ele apresenta uma série de vantagens digamos assim, que não dá condições, normalmente, para uma cidade atual. Mas para quem já está acostumado a usá-lo, então, gosta dele porque ele apresenta. Continua apresentando as mesmas vantagens de um carro moderno de tipo médio. Tipo médio, eu digo de tipo médio de preço. Não do tamanho. O tamanho ãh seria maior  O tamanho dele. Não? SPEAKER 1: ### () E qual é as diferenças básicas assim em em relação aos outros carros? SPEAKER 0: Pode, quer dizer, eu tenho um Galaxy. Então, um Galaxy é um carro considerado assim, mais moderno ãh, talvez mais confortável, apresentaria, digamos, vantagem de maior número de pessoas nele, porque ele é bem mais largo. Um Galaxy é um dos carros americanos ãh, dos tipos americanos, que é mais largo. Então, cabem seis pessoas mais folgadas do que o Chevrolet, não?  Então, teria esta vantagem em relação ao Chevrolet, talvez o motor é mais possante. Acredito que não apresente outras vantagens, a não ser também éh pneus que são sem câmara, então eles nunca estouram praticamente né, estouram entre aspas. e mais fácil a manutenção dele, a conservação dele é mais fácil do Galaxy do que do Chevrolet.  Porque o Galaxy é um carro nacional e como carro nacional ele apresenta as vantagens. Qualquer ãh defeito que surge no carro ele é consertado imediatamente com a maior facilidade em qualquer lugar.  E um carro importado americano já não encontra essas facilidades. Qualquer peça, qualquer acessório, qualquer necessidade que se tenha para corrigir nele, então sempre há maior dificuldade. São determinadas casas especializadas que têm essa parte de acessórios e de peças. SPEAKER 1: O Chevrolet assim é diferente dos carros menores assim da () SPEAKER 0: É, ele é diferente. Ele é diferente porque, normalmente, os carros de origem americana, como é também o nosso Galaxy, o Ford, eles apresentam, normalmente, uma marcha de ré e três marchas para frente. Ao passo que, digamos, os carros pequenos, eles apresentam, em geral, uma marcha a ré e quatro ou cinco marchas para frente. Apresentam também um motor. Normalmente, os carros pequenos, seja de Volkswagen, Corcel, normalmente são de quarenta, cinquenta aga pe. O Ford tem cento e noventa e quatro, se não me engano, aga pe O Chevrolet, no caso que você me perguntou, tem cento e e trinta e cinco aga pe. Então, são carros bem mais possantes.  Normalmente, a primeira dos carros americanos são, não são muito violentas, são mais lerdas, por causa do peso do carro. ao passo que os carros pequenos, eles sendo mais leves, a primeira, ela apresenta possibilidade de velocidade maior na saída. Quer dizer assim, com o passar do alcance da velocidade, depois de andar a trinta, quarenta, cinquenta quilômetros por hora, então ele podem adquirir uma velocidade muito maior do que os carros pequenos. Apresentam maior estabilidade, especialmente nas curvas, possibilidade de transporte de maior número de pessoas, que não é o caso, mas sempre em linhas gerais, apresenta essa vantagem. SPEAKER 1: E, assim, no exterior, ele também apresenta a diferença de de carros () Então, estabelecendo um paralelo, certo? () Descrever por nós, para nós, por dentro né. Aí nós queríamos saber por fora. SPEAKER 0: É mais o aspecto, né? Por causa que os carros todos apresentam sempre as mesmas vantagens, como o meio de transporte. Você é transportado com um carro pequeno, um Volkswagen, um Fiat, mesmo um Fiat pequeno, como esses que parece que vão fabricar agora aqui no Brasil, ou um carro grande, um Galaxy, ou mesmo um carro super grande, que seria um Cadillac ou um Oldsmobile americano, ou mesmo um Mercedes-Benz desses tamanhos grandes, tem vários tamanhos, A única coisa mais é a estética dele do que propriamente como meio de transporte, porque tanto um como outro transportam a pessoa ao mesmo local. Então, talvez, mais conforto, mais comodidade e maior número de pessoas. Tenho mais essas as apresentações do tipo básico, não entre  SPEAKER 1: Um ou outro. Agora eu vou voltar um pouquinho Do, da mecânica. E na parte da mecânica, tem a, por exemplo alguma coisa assim totalmente diferente? SPEAKER 0: Os carros grandes normalmente apresentam oh digamos assim, em relação a certos carros pequenos, como o Volkswagen, apresentam um motor na frente, quando o Volkswagen tem o motor traseiro. Então, sendo o motor na frente, a fim de poder virar, digamos assim, girar as rodas de trás, então tem uma peça comprida que vai do motor, do câmbio, até as rodas traseiras, que é o diferencial E os carros pequenos que tem os motores atrás, fazendo paralelo com o Volkswagen, Ele não apresenta esse diferencial, a não ser parece muito diminuto. Esse é um diferencial de poucos centímetros. E de um carro grande é de um metro e tanto, dois metros em geral de comprimento. Há uma diferença muito grande no compri> SPEAKER 1: E quais os outros aspectos assim que por exemplo comportam o motor do. () mais dif> SPEAKER 0: Sim tem Velocímetro. Velocímetro, no caso, Chevrolet é em milhas, não em quilômetros. Tem relógio de horas, elétrico. Inclusive, porta luva, também... Ãhm Eu não fumo e, às vezes, me falta a memória. Onde coloca, me falta a palavra. O cinzeiro, onde coloca a cinza, eu estava olhando e não vinha a palavra. Certo e Espelho, retrovisor, no caso do Chevrolet, o espelho e o retrovisor é no painel e não como normalmente é em cima do vidro do de para-brisa do carro. O Ford ocupa... tem todos esses mesmos Ford Galaxy no painel, tem todos esses equipamentos mesmos. A única diferença mais acentuada seria o espelho retrovisor, que não é embaixo no painel, e sim acima do para-brisa, como todos os carros normalmente têm. SPEAKER 1: Sim, e eu queria saber assim, quando o senhor entra dentro do carro Quais são as atitudes, né, para por em movimento? SPEAKER 0: Normalmente, colocar a chave no n na fechadura para destravar a direção, em seguida, uma outra chave na partida. Então, liga uma chave, a partida, e no outro desliga, digamos assim, destrava o volante. Dá a partida. Engata a primeira SPEAKER 1: E como é que a gente faz para para engatar a primeira? SPEAKER 0: Em um carro grande, normalmente tipo assim de origem americana, a primeira ela vem para baixo, então a alavanca junto do volante desce, junto do volante desce, a segunda é para cima, a terceira para baixo também e a ré para cima. Forma ej exatamente um x Sendo que a parte debaixo do xis seria a primeira e a terceira. A parte de cima do xis seria A ré e a segu> SPEAKER 1: