SPEAKER 0: ### () Se se a senhora acha que tem algum algum porquê Bom, eu, de preferência, eu gosto mais de teatro. Embora hoje em dia, num atualmente, nesses últimos anos, não tenha havido assim muita... Mas é... O teatro como já tivemos. Vocês talvez não não tenham pegado (risos) (), (), porque eu era estudante ainda. Grandes festas de de grandes eventos. Hoje em uma, Às vezes aparece alguma coisa boa, tem aparecido, né? Tenho assistido também, mesmo sucessos modernos (). Eu gosto. Agora, você falou em... Se o teatro e o ci e o cinema é preferência de um pelo outro. Né? O cinema eu acho que é uma tem mais assim recurso, então agrada uma maioria maior de pessoas, um número maior de pessoas. Com o recurso que ele tem, ele transporta a pessoa para cenas hum maravilhosas que o teatro já não pode. Ele é mais acanhado, tem assim uma limitação muito maior, né? Uma... Como é que se E também uma... Movimentação muito menor. No caso, que a senhora falou que uh uh hoje o teatro já não é mais teatro, ou não corresponde ao teatro de antes. Né? Não, o que eu quis dizer, me desculpe, o que eu quis dizer foi isso, que na no começo, naquela na época em que eu vejo um avanço maior do teatro aqui em São Paulo, vamos dizer da onde eu me situo, eu achava que tinha um número maior de teatro, de autores,   representar. E... Hoje, a gente faz uma seleção, assim, num não consegue. Bons espetáculos, vamos dizer, mentalmente. Talvez tenha dois por ano, três () Ouve uma queda maior. ### O teatro caiu um pouco. E.. Isso isso eu não sei dizer porquê. Talvez seja por ser mais caro, por haver uma minoria que goste também. O cinema sempre é mais fácil. Né? Tem muitos cinemas em todos os bairros, com todo tipo de filme, né? Acolhendo todos os gostos, porque assim facilita  muito mais né? Então o teatro é mais limitado mesmo, né?  Eu também gostaria de pensar em dizer, como que era  ### Hoje em dia, o teatro, aliás, eu gosto. () Nós fomo ver (), o Jesus Cristo, foram espetáculos que eu gostei, particularmente eu gostei. Embora muito diferente de outros, tipo, vamos dizer, teatro mais clássico, aquela representação mais acadêmica, aquela coisa toda. Mas, inclusive, uh a escola antiga de teatro, quem mesmo é um ator de ator de se hoje ainda representam, já não agradam, porque não tem, às vezes, aquela espontaneidade, fica uma coisa assim meio declamada, não muito natural. E que hoje há uma um maior à vontade, o pessoal já chega aqui e já fala, Parece que está mesmo conversando, não há aquela diferença entre público e e ator, vamos dizer O que eu digo é que havia peças melhores e que hoje essas peças continuam existindo. Talvez num não existam pessoas interessadas em fazer com que elas apareçam ou não há possibilidade. E é isso, não sei se é o que... Acho que eu não fui muito clapel determinado, assim, ou um determinado ator ou, ou em geral, ah ah a disposição dos do dos papéição. Foi uma preocupação grande e, hoje em dia, com as novidades todas que que a gente, que temos é ah é a iluminação Sem falar em som também. O som também influi, porque tem o fundo  musical. O () tem que ter também, às vezes é um um eco, uma qualquer coisa que ressoa, tudo isso E no caso, assim, a () era feita como? Como é que era feita entre áspas ()? ### Iluminação por determinada forma? Ah, bom, isso já é uma... Isso é técnico. Absolutamente, eu num... Não saberia dizer. Sei apreciar, mas não saberia dizer como é feita. () assim a reação  do público em relação à  Eu acho muito variada. É? E... Inclusive, às vezes, em mesma faixa, assim, de de educação, de ambiente, uns gostam, outros não gostam. Uns ainda acham mais chocantes, acham que é agressivo, ou que... Isso depende, acho que é muito da da pessoa em si. Cada um tem uma... Um... () de uma forma. E antes da reação da da reação do cara, você () lá no final da peça ou não? Pelo público ou não? Não. ### Ele lê um comentário posterior, de manhã. Como é que o público reage, em geral? Aplaudindo sempre, né? ### Vamos dizer, uma mais recente, a Missa Leiga, talvez vocês tenham assistido também. Eles usam gravadores e e fazem ali, procuram uma mensagem de cada um e não deixa de ser uma... uma apreciação da peça em si, porque aquilo leva a pessoa a dizer aquilo Né? E assim, uh uh o local, que nem, a senhora falou, a senhora falou de... Que, talvez, hoje em dia escolha mais o cinema do que o teatro. A senhora falou que os recursos seriam mais modernos. A senhora pode me explicar melhor que recursos O que eu digo é isso, o teatro, ele fica ali adstrito a um um pedaço, vamos dizer, ãh a uns poucos metros quadrados, e lá a imaginação ah du da du da própria pessoa que assiste é que que leva de um lado para outro, ou ele mesmo por meio de iluminação, e aí escurece, e clareia, modifica uma cena, passam-se anos e vai-se para outro lugar. Já no cinema, não. A () é () A pessoa acompanha, porque... Tem, assim, um, ãh, geograficamente, vamos dizer, um espaço muito grande. Então, podem se locomover, e vão de uma cidade para outra, fazer a  Se passa num num num país e depois pode se passar em outro, numa casa, em outra casa. Já o teatro não não oferece esse recurso, essa mobilidade tão grande  E no caso, assim, da arquitetura mesmo, do... O prédio mesmo, do cinema ou do teatro, Bom, existe porque no teatro a pessoa sabe que aquilo é bem fictício. Ali é uma tela, é um... Ou então é uma armação que foi provisória, precária, feita ali para aquelas horas. Já no cinema, pode ser a mesma instalação precária, mas ela dá uma impressão de realidade muito maior. E assim, a acomodação das pessoas? É a mesma o mesmo tipo de ()? SPEAKER 1: No teatro e no cinema? () SPEAKER 0: ### No teatro sempre é mais limitado. Ele dá uma uma uma impressão, quer dizer, há uma sala, pode ter uma poltrona com uma mesa, ter uma janela, uma cortina, mas é sempre um canto, é sempre um pedaço. Já no cinema já é uma totalidade, né? Aparece, vamos dizer, o ambiente todo. ### Está na acomodação? É relativo, tem cinemas confortáveis, (risos) como também tem cinemas que não são, teatros confortáveis, outros que não são, com... Uns com ar condicionados, sem ar condicionado. Isso depende do... Do próprio prédio em si, poque não é... Não é por ser teatro, ou por ser cinema, que um tenha mais conforto ### (), ou pode descrever um pouco? Os cinemas nossos, aqui, eles são... Eles chegam a ser luxuosos, né? (risos) Desde a sala de espera, ah a sala de de espetáculo, toda tapetada, poltrona bem confortável, uma tela muito grande, um um som muito bom O cinema é... Acho que porque oferece um, dá um maior lucro, ele tem possibilidade de de oferecer maior conforto também, né? E o teatro? Como é que seria uma uma sala de espetáculo de teatro? Teatros já são menores, as salas já são menores, de modo geral. E têm também, assim, as poltronas mais ou menos estofadas, mas não... O luxo não se iguala. O teatro, nessa matéria, ele ainda não tem muita possibilidade. Por exemplo, corta essa. Por exemplo, no caso do Theatro Municipal, ele é diferente dos outros, né? Dá uma certa... Desilução. Há diferença entre a parte de datas ou de exibições? Sim ou não? Bom a diferen<ça diferen>ça, vamos dizer, monetariamente... Uh... Preço, ou questão de.... () pode... Pode...  Bom, o preço varia também de acordo com aquilo que ele oferece. Quer dizer, o melhor lugar, ele custa mais do que o lugar pior. Tudo para... No Municipal, para quem vai lá em cima, lá na torrinha, tem cadeirinha durinha, o chão não é assim... De tábua, não tem tapete, não tem nada. É um lugar mais barato. Vamos dizer... E tem ah uh a plateia, que é um bom lugar, né? Os camarotes, que são caros. E aquilo é, ãh a questão da visão também. Conforme o lugar, você vê melhor o palco ou vê pior. E tudo isso é, a divisão dele é... Se baseia nisso. Em relação ao teatro moderno, o palco em si, ele é da mesma forma que o teatro mais antigo ou não? Alguma coisa aí, né? () Ãh... Tem teatro moderno feito naquele sistema de palco e... Antigo, e tem o teatro moderno que eles fazem uma estrutura completamente diferente. cria um novo teatro. () O balcão, né? () Foi uma... Mudança total de toda e qualquer () possa ter tido. Assistir () que foi completamente diferente. Ele era um poço central onde havia, ou haviam elevadores. Era um mecanismo completamente (risos) diferente. Ninguém espera, num teatro, encontrar aquilo tudo e... E lá há essa Quando é palco, eles ficam no palco, no palco, mas eles têm assim uma uh uma entrada, às vezes, pela própria plateia, eles passam pelo público. Tem ãh as cenas que eles vêm e participam com o público, né? Que é o caso da Missa Leiga, é o caso de Aquários, também havia essa participação ãh dentro da plateia. Isso depende muito do do tempo também. Não é uma representação, vamos dizer, ou moderno, ou antigo e então obedece a certos padrões. É mais um problema no texto. E o que é que dá essa variedade? ### O camarim, né? Geralmente, todos eles. Isso acho que não mudou. (risos) É algo obrigatório. (risos) ### Bom, deve ficar atrás do no palco, ou ao lado do palco. Isso é uma questão de da arquitetura, de construção, né? () Deve ter uma maior facilidade, né? De locomoção deles  mesmos. No caso, a senhora poderia, assim, indicar, por exemplo um determinatãozinho, né? Já que a senhora fala do botãozinho. Qual que é Bom, um é ligar e desligar para volume, aumentar o som, diminuir ou... Outro para selecionar os os canais, né? O seletor de canais. Depois tem os outros botões que são para os riscos horizontais, verticais, quando ela fica pulando, a imagem pula muito, quer dizer  Isso é o que o o amador pode mexer, porque depois tem por dentro um monte de coisa que só o técnico mesmo vai (risos) entender tudo aquilo. Existe alguma parte interna da seleção que não seguia no caso ()? Sim, existe. Tem a antena né, uma antena interna que eles chamam, que a pessoa dirige de um lado para o outro e vê em que posição que ela fica melhor né, para dar um uma imagem mais perfeita. Há dois tipos de antena? Uma, uma assim Tem uma direta do aparelho e tem uma de costas, no telhado da casa, para absorver melhor a, para conectar melhor ().  E a diferença assim nas imagens Eu acho que é mais a televisão, mais é o aparelho mesmo, num não seria tanto a antena não. A senhora poderia dizer no caso, como é que funciona a televisão ou o canal o ca ãh para transmitir algum programa?  o programa, o que que é que precisa ser feito  ### () Sim, mas sempre indo lá para a televisão, não aqui para a casa da gente. Bom, depende do tipo de programa, Sempre ãh tem que haver um diretor, tem que haver um haver um artista, ou cantor, ou ator, ou cômico, dentro do do que o programa vai dar, né?  É aquela... Também o roteirista, mais ou menos como no cinema. () No caso, por exemplo, das coisas que agora são moda, (), né? Uhum, Eles passavam diretamente né? Como que eles conseguiam passar diretamente de lá para o () devido a esse satélite que que existe e que quase ãh possibilita essas transmissões diretas  É ao vivo assim, imediatamente de um país para outro outro né, () Bom eu ouço rádio do carro (risos) É como é que é o rádio do carro?  ### ### ### Bom, ele é embutido ali no painel do carro.  ih A gente aperta um botão e ele já sai falando. Geralmente, () estação, a gente prefere mais por uma escolha pessoal. Ele é diferente no caso do carro que você tem ali dentro de casa ou não? Ah, ele é diferente pelo... Pela forma mesmo, não ()? O de casa... Hoje também em casa estão todos assim, de pilha, e também estão todos diferentes, né?  ### A eletricidade, né? A rádio vitrola (risos), conjugada à vitrola só. Só a eletricidade. Hoje também tem elétrico, mais atualizado, né? Não quero programa de rádio porque sou afim de música. Sempre de música?  Gosto muito mais. Só de ouvir música. num Não me importo o gênero assim ou. Gosto de um gênero moderno. () preferente a músicas. Gosto gosto de música. Mas eu nunca mais também gosto de músicas. Prefiro só ouvir música. Uma parte de comércio, uma parte comercial. Isso não me agrada. E nem esse tipo de programa que falam, que contam dramas, e que fazem perguntas e telefone, essas coisas eu num não gosto. Não tem paciência para isso.  ### ### ### Geralmente, na primeira página, hoje, eu sempre estou na E depois, como é que foi o discurso () das notícias dentro da nossa presidência? ()  As notícias do dia, dos (), acontecimentos assim, ou internacionais ou nacionais, e de maiores números, de maior importância. E depois vem  () houve reportagens, artigos de fundo, da própria redação, Isso geralmente vem na segunda página, na terceira.  Depois tem a página de esportes, mais para o meio. No final sempre vem a página do (risos) cinema. E sempre tem uma parte de... de anúncios também. A tarde que você escolheu a gente terminar o jornal, você diz assim... O tipo de jornal comum? ### Os dados, a folha, o diário? Mais ou menos, eu gosto do jornal da tarde e gosto muito das folhas. Isso aí por quê? Pela disposição, pelas notícias? Não, talvez pela variedade de coisas que lhes apresentam mais. Mas acho que é um jornal mais eclético. abrange uma organização de temas.() Qual que é a diferença entre jornal da tarde e o jornal () ### () quase nenhum tamanho, é quase o mesmo. Não teve nenhuma diferença nenhuma não. Agora ãh aspectos assim, vamos dizer, de estrutura, de de assunto, dev pode haver uma diferença porque são empresas diferentes.  com ideias talvez diferentes. Só que as notícias são sempre iguais, são acontecimentos que não podem ser mudados (risos). O caso que eu vejo semanalmente, né, às vezes sai algum acréscimo dentro do jornal, os embates saem todos os dias e semanalmente Isso acontece, pelo que eu sei, em jornais de domingo, porque o número de anúncios é muito maior. Há uma preferência dos dos anunciantes de colocarem seus anúncios nos domingos. Naturalmente, as pessoas terão mais tempo de ir ao jornal, se dedicam mais. ih ih Já há uma é uma prática mesmo de que no domingo, anúncios, a gente encontra  Muita coisa, muita variedade. E as pessoas que têm socializado? Também, no domin, não ### No domingo também cai uma folha literária, uma folha social, uma folha feminina, uma infantil. ### () E no caso assim, o que consiste em  A folha feminina se preocupa sempre com moda, com beleza, com a decoração de casa, uma receita diferente para cozinha, um trabalhinho de um bordado, crochê, quer dizer, mas fundamentalmente é nada mais que isso.  E a criança? () ### ### Eles vão direto na página infantil , né, na folhinha ou suplemento infantil, cada jornal tem o seu. SPEAKER 1: O que tem de características para esse suplemento infantil. São histórias assim em quadri> SPEAKER 0: