SPEAKER 1: Sim, passatempo eu tenho, mas o interesse depende do que a pessoa considera que seja interessante para si. Para mim, eu considero como interessante cuidar de planta. em criação desse meu interesse, eu me associei com um português. O português é paisagista, paisagista formado em Portugal, veio para o Brasil a questão de uns oito, dez anos mais E, juntos, nós compramos uma, uma pequena chácara em Itapecerica da Serra, perto de São Paulo, lugar montanhoso. Dizem que os alemães, eu sou descendente de alemães, gostam de lugares montanhosos. Eu gostei de lá. Formamos juntos uma pequena sociedade particular, não inscrita em nenhum lugar, isso é importante. E começamos a plantar árvores ornamentais lá. Várias espécies. As mais usadas em () e em arborização de ruas. SPEAKER 0: () SPEAKER 1: bom, uh Sibipiruna. Nome científico, cesalpina peltoforoides. Pau-ferro. Pau-ferro é da mesma família, uma cesalpina também. Espatódea. O nome científico é espatória campanulata. O que mais? Pau-cigarra, ipê, ipê-roxo. Ipê-roxo tem vários tipos. Tem um que tem cinco folhinhos. Esse se chama pentafila. Outro que tem sete folhinhos. Esse se chama peptafila. Ambos são roxos. O nome científico é tabibuia impetiginosa (risos) Você vê, a gente vai aos poucos sabendo o nome científico das plantas, uh Esse conhecimento é meramente prático, né? Em razão do que fico sabendo quando ()... nas vendas que a gente faz, às vezes, olha, nem sempre a gente consegue vender. Então, fico sabendo do nome científico das plantas. O ipê-amarelo. Essa é a árvore símbolo do Brasil, né? Tem também inúmeras espécies, dependendo do crescimento dela, do formato que ela adquire quando adulta, e também da casca dela. Existe uma que tem casca grossa, outra casca lisa, outras árvores que nós temos lá, depois arbustos, as (), hibisco, várias outras espécies que eu não me recordo no momento. São nomes todos meio complicados. SPEAKER 0: Uhum. Agora, você poderia, por exemplo, descrever para a gente o (), ou qualquer outra planta () achar melhor. Descrever () SPEAKER 1: () É difícil, é difícil. Porque veja, o meu conhecimento que eu tenho de uma árvore, É meramente prático. Gostar de ver uma árvore. De vê-la nascer, crescer, cuidar dela. Saber o quê, como tratá-la para que ela adquira um formato ideal. Que torna essa planta possível de ser utilizada em ajardinamentos, em ruas, de escrever. SPEAKER 0: O que chamaria mais atenção? SPEAKER 1: () árvores? O que eu acho que chama mais atenção? a ramificação, os ramos da árvore, como esses ramos se colocam, se dispõem, a florescência da árvore, o momento em que ela floresce. Se quando ela floresce, a árvore tem as suas folhas ou não. Por exemplo, o ipê perde as folhas no inverno e floresce no início da primavera. Então, quando ele floresce, normalmente não existem folhas, apenas as flores que se notam. E os ramos? Por exemplo, no, no, no pau-ferro. É uma árvore que eu acho linda. Muito embora a florescência dela seja praticamente nula. Ou melhor, ela floresce, mas não se nota a flor, por ela, por ela ser muito pequena. Mas a disposição dos ramos, o formato que essa árvore adquire enquanto adulta, o fato do tronco dessa árvore, eh, descascar-se anualmente e revestir-se então de tonalidades mais escuras e mais claras, É uma característica do pau-ferro que eu acho bonito. O ipê, o fato de ela florescer no momento em que ela não tem folhas, normalmente. Existem certos ipês que guardam as folhas. Existe um ipê que nasce em cerrados, sobretudo na região do norte, digamos, noroeste de São Paulo, de Mato Grosso, sul de Goiás, sul de Mato Grosso, não em todo Mato Grosso. Um ipê de cerrado. É uma árvore pequena, minúscula, que floresce raramente. as cujas flores são lindas, com uma tonalidade de amarelo vivo, que não se encontra em outros tipos de ipê-amarelo. O ipê-amarelo-do-brejo. Esse tem, uh, nasce em grandes grupamentos, normalmente em regiões onde existe bastante água, alagadiças, né, por isso se chama ipê-do-brejo. Que mais características? Uh, sibipiruna. A sibipiruna é uma árvore também muito > Verde intenso, quando as folhas estão nascendo elas tem uma coloração acobreada e à medida que vão se tornando mais velhas vão passando para um verde claro, e do verde claro para o verde escuro. A florescência dessa sibipiruna é muito bonita, é um cacho de flores amarelas, não muito grandes, uns dois centímetros mais ou menos de raio, e o centro é marrom É espatódea, () é uma árvore de crescimento muito rápido e a florescência dela também em cachos, flores grandes, cinco centímetros mais ou menos () SPEAKER 0: () falando assim a respeito do cuidado especial que você tem com as plantas () bom, o cuidado SPEAKER 1: () cuidado... É. O cuidado está também (), eh, relacionado, ultimamente relacionado, uh, possibilidades de se ter algum lucro, possibilidades econômicas da plantação. Quanto maior o cuidado, mais a árvore se adapta aos fins a que nós destinamos ou aos fins em que existe proveito econômico. Por exemplo, () para que uma árvore nos dê lucro, é necessidade (), é necessário que nós tenhamos cuidado desde quando ela nasça. Nós temos despesas quando plantamos a semente. Então, quanto o maior número de sementes que, uh, nascem, maior, menor é o gasto por unidade que nós temos com a muda. Então, a semente deve ser, desde logo, cuidada com fungicidas. O fungicida mata os germes que a semente porta. Depois, quando plantada, ela deve ser plantada num local especial, um canteiro bem preparado com adubo e terra fofa. A terra que deve ser posta sobre a semente deve ser acelerada, também com matéria orgânica, portanto ela deve ser misturada com adubo orgânico. E depois, à medida que ela vai nascendo, ela deve ser novamente, o canteiro, nesse caso, deve ser novamente, uh, cuidado com fundicidas e também adubo, () nesse caso () adubo orgânico, adubo inor> >gânicos, esses adubos químicos, né? SPEAKER 0: dissolvidos na água () a planta. E essas sementes também () tem um nome especial ou não? SPEAKER 1: Eu desconheço, se tiver eu desconheço, não sei, não () Semente que está para nascer, semente que está para nascer, está germinando, mas eu acho que não, eu desconheço () conhecimento quase que só prático, né? () () tratar plantas () E que mais? Cuidados ainda. (tosse) () () certo Uma vez que a planta adquire um certo tamanho, ela deve ser transportada ou deve ser replantada, chama-se repicar. Essa linguagem, eu creio que também não é absolutamente científica () linguagem normal da pessoa que cuida desses negócios. Eu conheço o repicar. () repicar? Repicar consiste em tirar a planta do, do, do canteiro e plantá-la num laminado. Laminado é uma espécie de vaso feito de uma () madeira fina, () bastante fina. do laminado, ela depois de já ter adquirido alguma resistência, portanto já ter depois começado a ter novas folhas, ela então é plantada no chão, propriamente. No chão, cuidados especiais. Eh Algum herbicida, algum fungicida também é interessante pôr. É que às vezes a planta adquire fungos, as folhas ficam recobertas de fungos que impedem que a planta cresça normalmente Retarda o crescimento. Também adubo, nesse caso adubo químico, ou seja, mais fácil a aplicação, mais barato também. É... Outro cuidado é a poda, esse é importante. Fazer com que a planta adquira, que o tronco da planta adquira uma altura determinada e somente depois comece a ramificar-se. A altura é necessário cuidar-se bem, porque numa rua não é possível plantar-se uma planta que tenha ramificações logo embaixo, É necessário que as ramificações comecem a partir de um metro e meio, dois metros, mais ou menos. Então, a poda é importante. É um cuidado importante quando a planta já está se desenvolvendo na terra. Depois, outro cuidado é estaquear a planta. Fazer com que a planta cresça reta. Então, põe-se uma estaca junto () à planta, amarra-se o caule da planta junto à estaca, de maneira que ela cresça reta. Eu acho que cuidado seria só esse. No plantio, no crescimento da planta, são esses os cui> SPEAKER 0: >dados. Quer dizer, depois de grande, são só os cuidados da poda? SPEAKER 1: Praticamente só da poda. Só. SPEAKER 0: Não importa o... () perfeito, ele é mais suscetível SPEAKER 1: () doenças, normalmente fungos Ah, outro cuidado que () eu esqueci de me referir é a questão das formigas () as formigas é um inimigo desgraçado A formiga chega lá à noite, na calada da noite, como diz um poeta, ou sei lá eu o quê, e tira todas as folhas da planta durante a noite. A formiga não mata realmente a planta, mas ela vai tirando as folhas, ela retarda o crescimento da planta. Esse é o outro cuidado. Não realmente na planta, mas para evitar que a planta seja SPEAKER 0: atacada por insetos () Formicidas. Só? Só. SPEAKER 1: () () um outro método, não é? Igual aquele da, da pessoa que vende naftalina para matar baratas. Então o comprador pergunta, como é que eu vou usar isso? O vendedor diz, é fácil, você pega naftaminha e atira na barata. Com estilingue, com a mão mesmo. Não é? Existiria então esse método, pegar as formigas uma por uma. Mas não dá. Isso não dá certo. A gente mostrou que é antieconômico. E não dá certo, porque você nunca mata todas as formigas. () muita paciência e Não dá, não dá. as formigas têm um crescimento muito... Elas se desenvolvem rapidamente, a partir do () em poucos dias ela já é uma formiga e pode atacar uma planta. Ela tem o crescimento suficiente para ir cortar as folhas. O jeito de ela aplicar formicídios líquidos, o melhor é gasoso. Então, um outro formicídio é consistente em uma isca envenenada. A formiga vê-se atraída pela isca. Então leva a isca para dentro do formigueiro e deposita-a juntamente com as folhas que ela cortou. Essa isca envenenada envenena todas as folhas. Nas folhas vai nascer o fungo. O fungo é o alimento da formiga. Então a isca envenenada alimenta a comida da própria formiga. Essa extermina mesmo. É talvez a melhor. Outra é, é uma, uma formicida gasosa. É líquida, mas em contato com () É líquida sob pressão. tirando o líquido libertado, ele torna-se gasoso, mas mais pesado do que o ar. Então, esse, esse ar injetado no, no, no próprio formigueiro, no conduto usado pela formiga para chegar até a panela, que é onde ela deposita os alimentos, esse, esse gás vai se depositando também no local aonde, no local mais baixo, por ser mais pesado que ar, no local onde ela reserva os mantimentos dela. ou melhor, onde reserva as folhas que vão () SPEAKER 0: produzir os fungos que é o alimento da formiga. Além dessas áreas (), tem algum outro tipo de planta? Não. SPEAKER 1: Eu mencionei também alguns arbustos, () hibiscus, (), e além desses existem outros cujo nome me foge () Existem outras plantas rasteiras, não são arbustos, uh, gramíneas, lírios, são gramíneas além de lírio, lírio nem sei se é gramínea, mas é semelhante a () > gramínea. Por quê? (). Por quê? () () dela () rasteira e as folhas, as raízes são radiculares. Elas, uh, se dispersam homogeneamente pelo solo () Não é um peão, tem uma raiz que segue direto para o fundo e depois ramifica-se vez ou outra. São raízes que, a partir do, do caule, ou do início do caudo, nascem e se dirigem para todos > os cantos () SPEAKER 0: () (risos) e que outros tipos de SPEAKER 1: () eu acho que é só () Existe esse problema econômico a considerar. Se você diversifica muito a sua produção, você torna ela mais cara. Porque você não pode ter grandes quantidades de uma só espécie, mas sim poucas quantidades de muitas espécies. Isso economicamente não é vantajoso. Então nós evitamos. Por ora ficamos apenas nas árvores e em alguns arbustos. Nas árvores mais utilizadas e em arbustos E maior saída no co> SPEAKER 0: >mércio, né? Você falou que a () é um arbusto () () SPEAKER 1: A azálea está florescendo agora. Flores... Mais ou menos três centímetros de diâmetro, as flores Elas podem ser singelas ou dobradas () () flores, coloração () () rosa () () () rosa branco, vermelho e branco () Mesclado () SPEAKER 0: () essa coloração aonde que fica na flor? () SPEAKER 1: () da flor () coloração () () meio metro de altura, elas ficam maiores, não Decorrer dos anos, por exemplo, eu já vi as alhas com vinte anos de idade, trinta anos, tem uma altura de dois metros, dois metros e meio, pode-se até, por meio de podas, conduzir a planta a formar um túnel, uma espécie de, uh, proteção a um caminho, para sombrear o caminho. São arbustos muito bonitos, porque também florescem muito. Não perdem as folhas. Então, você vê uma árvore, um arbusto, uma azálea, com as flores e folhas, normalmente verde mais intenso. E agora, logo após terminar o inverno, a azálea, as flores, ou melhor, as folhas das azáleas, têm um verde bastante intenso. São folhas velhas, misturadas () as flores não, não nos interessa, eu acho muito bonita > flor, mas não nos interessa cultivar a flor () () Dá uma florescente () () não () () Um casulo Um azul tendente ao roxo. Dá em cachos, em pendões. É bonito quando você tem, uh, vários agapantos () () mudas mas várias () () local plano, aquilo fica tudo SPEAKER 0: () na época () SPEAKER 1: () existe > cerca de quarenta espécies de ipê () todas cabegulha, () família do () E essa família subdivide-se em várias espécies. Eu citei o ipê-amarelo e o ipê-roxo, são os mais comuns, mas existe o ipê-branco também. O ipê-amarelo talvez existam cerca de vinte e cinco, trinta espécies de ipês-amarelos. a distinção entre os vários ipês-amarelos. Às vezes a fluorescência, a forma de florir. Às vezes a coloração mais intensa ou menos intensa do amarelo. Normalmente é a casca que distingue. Tem o ipê-amarelo cascudo e o ipê-amarelo liso. O liso tem várias espécies. Esse ipê de cerrado é também amarelo. totalmente diferente dos outros. A flor é de um amarelo bastante intenso, mas as folhas são grandes e recobertas com um pouco de cera que impede que a planta transpire muito. No cerrado, chove pouco e é muito quente. Então, a natureza protege a folha por meio de uma pequena camada de cera. É uma folha mais resistente e a planta cresce muito () É arbustivo esse, esse ipê () Aqui, por exemplo, o tamanho de um ipê que a gente encontra na Avenida Paulista, que é oito, dez me> >tros de altura às vezes. Ele é menor. SPEAKER 0: metro, um metro e meio, quando muito. O ipê para, para estar () tão espalhado assim, ele nasce da semente mesmo ou como é () não SPEAKER 1: () semente () O, a semente do ipê dá em, naquele () () As sementes são espalhadas pelo vento SPEAKER 0: muito leve. E o que que resultam essas sementes? () SPEAKER 1: que resul> SPEAKER 0: () Como é que, como é que fica, forma uma semente? Bem SPEAKER 1: uh, não é muito diferente dos homens A flor tem um óvulo, que é fecundado. Se fecundado, nasce, uh, o fruto. Do fruto, a semente. SPEAKER 0: O ipê tem fruto? Sim, toda SPEAKER 1: toda a árvore tem o seu fruto Toda. Aliás, talvez eu erre ao dizer que toda a árvore tem o seu fruto. parecem que existem certas espécies que se multiplicam por outra forma, e não por frutos, mas não tenho certeza. Em todo caso, se não forem todas as árvores que se multiplicam por sementes, é a grande maioria. Quem não se multiplicaria por sementes seria inexpressível. Agora, talvez o motivo da sua pergunta multiplicar certas espécies de uma maneira mais fácil. Por exemplo, a azálea, você multiplica por meio de estacas, não por meio de semente. Quando você quer cruzar uma azálea com outra para produzir um híbrido, você então vai procurar fecundar uma flor de um tipo de azálea com o pólen de outro tipo de azálea, obtendo o fruto Espera o fruto amadurecer, colhe a semente, planta a semente e produz um híbrido de azálea. Mas o normal na reprodução das azáleas, no sentido econômico, de facilitar a reprodução é por meio de estacas. Então toma-se os galhos mais finos da, da azálea, corta-se de uma determinada forma, tira-se as folhas para evitar a transpiração e planta-se as estacas diretamente. Isso facilita muito a multiplicação das azáleas Mas, em princípio, todos os tipos de árvores, arbustos ou plantas, quaisquer que sejam, é possível multiplicar-se por meio de sementes. Muito embora, economicamente, às vezes é mais interessante multiplicar por meio de estacas. Existe um outro tipo, euforquia. Uma planta em que é difícil de multiplicar-se por meio de sementes, porque, ou também difícil de multiplicar por meio de estacas Então faz-se a euforquia. A euforquia consiste em tomar-se um ramo do, da árvore ou arbusto, cortar-se esse ramo pela metade e, nesse local do corte, uh, amarrar um pouco de musgo. Molhando-se sempre esses, esse musgo, aos poucos vai nascer alguma raíz. da parte em que foi cortada o caule da planta. Uma vez nascidas as raízes, corta-se o, a estaca abaixo do lugar onde nasceram as raízes e planta-se na terra. Esses seriam realmente os três métodos de multiplicação que se usam () no cultivo de plantas ornamentais Não. Então seria sempre por meio de híbridos () Nessas condições, () utilizar a inseminação () Inseminar uma folha, uma flor com o pólen de outra () Você pegaria o pólen e, suponhamos, uma azálea branca e uma azálea vermelha. Você pegaria o pólen da azálea vermelha e colocaria no estame da azálea branca () () exato, e () () você então fecundaria uma azálea branca com o pólen de uma azálea vermelha. Produzida a semente, planta a semente e vai nascer um híbrido. Nós nunca, nunca poderemos saber que tipo de híbrido será () Se será uma, uma azálea, uh, de coloração intermediária entre o vermelho e o branco ou se será uma azálea rajada ou pintalgada. Você, numa só fenotação, você às vezes pode conseguir vários tipos de flores. Por exemplo, entre o vermelho e o branco, teoricamente você pode conseguir um híbrido rosa, ou um híbrido rosa ou vermelho rajado de branco, ou um híbrido rosa ou vermelho pintalgado de branco. Isso é possível fazer () Assim que se faz também os híbridos e orquídeas, que são plantas que têm assim mais interesse em se conseguir híbridos, para aperfeiçoar a planta, para fazer com que ela tenha mais resistência a doenças e para produzir florescências diferentes das SPEAKER 0: () orquídea o que que é? Não é um arbusto, nem uma gramínea SPEAKER 1: () pulo SPEAKER 0: Não sei (risos) ### () Orquídea eu não sei o que é, não sei. Ela também é obtida através de sementes? SPEAKER 1: Os híbridos sim, sementes, uh Você pode também multiplicar a orquídea por meio de cortes no caule. Você, por exemplo, tem um ramo de orquídea com várias, várias folhas, uh Uma folha sempre dá após a outra. Você, então, secciona este ramo e deixa algumas folhas separadas da outra. Nessas folhas separadas, que a rigor já é uma, uma planta perdida, morta, às vezes nascem também outras folhas. Então, você, de uma muda () duas, três Deve ter SPEAKER 0: () pergunta para mim (risada), além da orquídea, há alguma outra planta que pode ser multiplicada dessa forma? SPEAKER 1: Muitas, inúmeras, mas da mesma forma, não adianta me perguntar que eu não sei. SPEAKER 0: Você não lembra de nenhuma outra planta? SPEAKER 1: Não é bem lembrar, sabe? Porque nós, na nossa chácara, nós não multiplicamos as plantas por essa forma, quer dizer, eu só conheço plantas que eu modifico por meio de estacas lá, ou plantas que eu modifico por meio de sementes, normalmente a semente Estacas são apenas alguns arbustos. Eu lembrei outro tipo de arbusto, euforbia. Euforbia é uma planta muito interessante. Você às vezes vê plantas, todas da família euforbia, você não jura não serem das mesmas famílias Dadas as diferenças flagrantes que existem entre umas > e outras, por exemplo, o bico-de-papagaio é uma euforbia Tem outros tipos de euforbia que eu não sei o nome, mas a folha das plantas é totalmente diferente da do bico-de> () as euforbias, todas as euforbias têm leite no caule, é, o bico-de-papagaio () quando dá florescência () folhas nascem vermelhas ou rosas ou brancas, dependendo do > isso () É a única coisa que eu poderia dizer-lhe aqui, de imediato, sem pensar muito no que seja, no que forma de papagaio () É folha, é folha, correto. E a planta? SPEAKER 0: () SPEAKER 1: () () acabou de dar as folhas vermelhas, ou folhas Não, não tem pétalas Pelo menos eu Eu, eu acho que não tem, né Porque eu entendo como pétala de uma flor, de uma flor... uma, uma, uma, qualquer coisa, digamos, que tem uma coloração que seja notável à vista facilmente. A > A flor da, do bico-de-papagaio é tão inúscula que você quase não vê. E não nota nenhuma, nenhum pedaçinho qualquer dela que possa aparecer, como uma pétala. Então eu acho que não tem pétalas. Né? Agora um cientista SPEAKER 0: > pode dizer que tem, eu não sei. () algum outro tipo de planta que seja, apareça A pétala é a folha. SPEAKER 1: pétala é () SPEAKER 0: folha () () não () () branca, ela parece muito com o lírio, não sei, não, não () SPEAKER 1: () () () Só () conhecimento que eu tenho de plantas provém das plantas que nós cultivamos lá. SPEAKER 0: cultivam flor () especificamente Não, não. SPEAKER 1: O que dá flor dá porque tem que dar. Nosso interesse SPEAKER 0: não é bem a flor, né? Agora () aquelas árvores que você falou que não davam fruto, você lembra de algum? SPEAKER 1: Propriamente elas não é que deixam de dar frutos. É que o fruto, eh, dificilmente dá sementes. Ou, se dá a semente, é difícil fazer com que a semente germine. É difícil de dizer uma árvore que dificilmente () () eu francamente não sei dizer SPEAKER 0: () então nesse caso () como é que ela se multiplica? Ou por meio de estaca () ou por meio de euforquia. Mas () nesses processos é preciso a interferência do homem, né? Sim É preciso, mas () não há um outro processo? SPEAKER 1: A natureza deve ter. Mas esse processo eu não sei. Provavelmente eu não saiba porque o processo da natureza não é econômico. () (risadas) () (risos) não sei, não sei. Francamente. SPEAKER 0: Agora, se você tivesse que colocar assim, ampliar, hum, que outros tipos de plantas você colocaria? SPEAKER 1: Se eu tivesse que ampliar? É () variando, variando os tipos, coqueiros Coqueiros é interessante. Não só economicamente, como também por serem bonitos, né E o coqueiro é uma planta de crescimento muito lento. Em razão de ser o crescimento dela muito lento, dificilmente ela é cultivada. Poucas pessoas o cultivam. Normalmente, coqueiros, palmeiras, a gente vai pegar no mato e traz para cidade. É uma planta que sofre muito, porque ela tem uma condição completamente É diferente na selva, no mato, do que encontra aqui na cidade. O ar, uma não é poluído, outra é mais húmido. A planta ressente muito, né Além de coqueiros e palmeiras, outro tipo, () pinheiros Pinheiros, acho bonitos, muito bonito E existem dezenas de tipos diferentes Bom, uh... () () poderia talvez mostrar fotografias, ou então andar no pinheiral e lhe dizer, olha esse eu acho mais bonito, esse eu acho mais feio (risos) Mas nomes (risos), não sei SPEAKER 0: Nomes não sei. Talvez pelo formato, né (risos)? () SPEAKER 1: Formato, eu prefiro os irregulares. Mas existem alguns regulares bonitos também. () no geral () é regular Ele tem um crescimento regular, () uh Os vários ramos, uns são equidistantes do, do outro. Eles formam um conjunto harmônico. Mas tem outros que não são regulares () A folhagem se ramifica, se dispersa, como se fosse uma árvore. Eu diria que esses são os mais bonitos, são os mais raros. Dificilmente se vê um aqui no Brasil. Dificilmente. SPEAKER 0: É apenas ornamental? Não, se você SPEAKER 1: () do pinheiro, extrai a (), da () extrai papel, extrai madeira () não é não ornamental E tem também pinhão, né? Às vezes a gente come () () () SPEAKER 0: () frio, né? É SPEAKER 1: É, exato. Festa de São João São Pedro, né? Faz bem, faz bem, comer pinhão pela madrugada a fora (risos) Não te aconselho () SPEAKER 0: E quanto à parte de flores? Hum, flores SPEAKER 1: flores, bem, flo> Flores, flores, eu acho as flores muito bonitas, mas eu não, não conheço nada de flores, realmente. A não ser () as que você mencionou É, exato. Rosas, rosas, rosas são muito bonitas, mas não conheço. Falando em rosas, eu me lembrei de outro tipo de multiplicação, a enxerquia. A enxerquia eu me esqueci Isso é muito grave () Não para mim, porque eu não uso enxerquia. Nós não temos plantas que, em que seja interessante praticar-se enxerquia. Mas a enxerquia é um método de multiplicação, uh, das rosas, por exemplo. As rosas, quanto mais bonitas, normalmente elas são mais fracas no sentido de crescerem, no sentido de darem uma florescência bonita. Então, normalmente utiliza-se numa rosa mais delicada, um cavalo de rosa brava. O cavalo é o caule mais as raízes, o início do caule mais as raízes de uma rosa brava, uma rosa que tem bastante força. Nesse, nesse cavalo, enxerta-se um ramo de uma rosa, uh, de um crescimento mais frágil. O cavalo, então, facilita em que essa rosa adquira um crescimento melhor. maiores, mais bonitas. Para gente presentear as moças. E as moças gostam das rosas ou não gostam das rosas e preferem as vermelhas Normalmente, não sei por que preferem as vermelhas. SPEAKER 0: Será porque é a cor de sangue? É (risada) SPEAKER 1: É () sei não SPEAKER 0: Porque as cores têm uma simbologia () variada, né ()? Talvez seja por isso. É SPEAKER 1: possível () É possível (risos) () () mais alguma SPEAKER 0: () rosa você não lembra de nenhuma outra flor? () lírios () por exemplo ### Como esses () que a gente vê normalmente passando SPEAKER 1: Margaridas. Hum. Que mais? Que mais? Que mais? () () () () () vive, uh, tão apressadamente tendo necessidade de fazer tanta coisa que a gente não pode adquirir um conhecimento muito amplo a respeito de tudo aquilo que nós gostaríamos de saber. Por isso, o que mais eu posso lhes dizer é sobre aquilo que eu trato quase que todo fim de semana () As coisinhas que eu tenho lá. O que eu não tenho, Eu sei quando, quando eu vejo, eu distingo. Mas para você me perguntar de, uh, de chofre quais são as () () flores eu não sei () fico na dúvida (risos), me foge a lembrança Sim, eu creio que eu tenho uma tendência a ser, como seu pai diz, rurícula (risos) E sempre gostei de fazenda, de criação, de plantações, sempre. Eu realmente gostaria não de viver aqui em São Paulo, mas no fim do mundo, Mato Grosso, Goiás, lugares onde a civilização, pode-se dizer, ainda não tenha chegado. E lá, Criar. Criar gado. Plantar. Plantar aquilo que é necessário para a subsistência da gente. Tornar-se mais ou menos autossuficiente no sentido de alimentação () necessário para viver, hum Bom, eu sou meio carnívoro (risos) Portanto, o necessário é ter umas vacas. e ao mesmo tempo preservar o ambiente natural numa certa área para deixar que os bichinhos lá cresçam sossegados e depois a gente vai lá de vez em quando dar uns tiros, convertê-los em carne suscetível de ser cozinhada, cozinhá-las e comer. SPEAKER 0: Adorme-se, adorme-se. Vacas, por exemplo, de que que se alimentam? Uh SPEAKER 1: Capim, capim, só capim. Só capim? Só capim. () () () () ração para as vacas, né? Para que a vaca produza mais, ela tenha um desenvolvimento melhor, ela ingira mais vitamina, então dá-se SPEAKER 0: > ração também. Mas a ração vem da onde? Hum SPEAKER 1: Produtos animais e produtos vegetais. Por exemplo, o próprio sangue consiste em ração para a vaca, ou pó de osso. Uh E componentes químicos. Aquilo que a gente, uh, ingere também por meio de pílulas, uh, mesma coisa () Não, as pílulas para a vaca (risos) () negócio de pílulas, né? () SPEAKER 0: () E esses outros animais naturais, que no caso você iria dar uns tiros para, perfeito, para obter? SPEAKER 1: Você quer saber quais são? Não, eu quero Quase todos, quase () SPEAKER 0: De que que eles vivem? É SPEAKER 1: Olha, vamos ver. Carne, carne, é o que eu gosto. Rabo de jacaré. O jacaré é um bicho que deveria ser criado. A carne dele é fantástica, formidável. Ela tem uma consistência mais ou menos rígida e o sabor parece a peixe. Você cozinha aquilo num bom ensopado, mesmo frita o rabo, o rabo dá para fritar É um espetáculo, porque ele come peixe () Peixe e animais mortos, né? Uh, saneia os rios dos, dos animais que morrem e que caem no rio, né? () SPEAKER 0: Aves você não gosta? SPEAKER 1: Gosto mais de ver do que comer, né? () são muito bonitas Tem uma plumagem colorida. Uh. A maneira delas serem irrequietas, for> A forma, às vezes, em que elas voam, uma () distingue-se da outra. Uh, não. Não. () tem certos () () pássaros que, em cativeiro, você pode alimentar de, de carne, né? Existe um pássaro preto, cujo nome vamos esquecer. Uh Você talvez conheça, chama-se Vira, né? Conhece o Vira? Vira tinha lá em () () O vira você pode dar a carne Para ele () Mas () os pássaros realmente não são carnívoros, a não ser os abutres que comem carne morta. os gaviões, () esse caça e come a carne do, da presa que ele próprio matou () SPEAKER 0: os que não comem a carne, o que eles comem? Bom, o, o urubu, () o abutre, ele come SPEAKER 1: normalmente, uh, carne de animais mor> que ele já encontra mortas, não é, que já estão em um estado de decomposição. SPEAKER 0: Mas digamos por exemplo um papagaio () SPEAKER 1: () Normalmente frutos de árvores, né? Mastiga coquinho também. Tucano e papagaio praticamente se alimentam do, dos mesmos tipos de, de frutos de ár> O resto, normalmente, come semente e capim