Inquérito SP_DID_083

SPEAKER 1: : vação do dia quatro de setembro de mil no centos e setenta e dois. Narciso, eu gostaria que você nos falasse um pouco sobre dinheiros. (risos) Quando você tem um dinheiro grande, que você não quer guardar em casa, onde é que você costuma guardar? Bom, para guardar dinheiro existe banco, né? Banco, né? ###

SPEAKER 0: : Bom, a minha atividade, de certa forma, requer um uma compensação para bancos. De modo que eu sou, de um lado, depositante, e do outro lado eu sou usuário dos dinheiros do banco. De modo que eu preciso dar uma compensação para o banco. Certo? E Então eu procuro depositar num banco que possa me dar alguma coisa na atividade que... na atividade comercial que eu exerço.

SPEAKER 1: : E a localização? Como é que você escolhe?

SPEAKER 0: : A localização... hoje os bancos estão, assim... dotados de uma porção de agências, né? De modo que a gente procura sempre aquela que está mais próxima do escritório, mais próxima do local onde a gente tem co atividade comercial, né?

SPEAKER 1: : E para você abrir uma conta no banco, o que é que você faz?

SPEAKER 0: : ### Bom, hoje você sabe que os bancos estão caçando clientes, né? Então, quer dizer que a gente não faz. E Eles é que fazem para a gente, né? (risos) Então, o que acontece? Eles vêm, geralmente, eles procura o contato que oferece alguma vantagem. Hoje eles pagam seus impostos, eles pagam as suas contas de água, de luz, e uma série de coisas. Mais do que aquele banco que traz o seu gerente mais simpático, que é aquele que a gente acaba usando como como como como de maior facilidade.

SPEAKER 1: : Quando você chega num num banco com dinheiro e você fala, bom, vou abrir uma conta aqui. Quai são todo todas as operações que você faz ali naquela horinha em que você estava com aquele dinheiro ali para pôr no banco? Você chega com o dinheiro e depois?

SPEAKER 0: : Bom, qual é o encaminhamento normal do indivíduo? E Ele procura o gerente, né?

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Porque, geralmente, quem vai abrir uma conta... (risos) quem vai abrir uma conta em banco, procura um contato melhor. Depois, para um contato, assim, suplementar, para para coisa de rotina, você vai ao balcão. Mas, de uma maneira geral, quando você vai iniciar um negócio, você procura o dono da casa. O dono da casa de uma agência é o gerente do banco que... que está ali sempre mais solícito quando você é um cliente novo, n

SPEAKER 1: : é? E e o que que você faz? E o que e

SPEAKER 0: : u faço? É Ele pela fisionomia da gente, ele já sabe o que a gente vem fazer, né? (risos) Então, quer dizer, pela simples manifestação de de de abrir a conta, quer dizer, ele já te encaminha para uma secretária, você preenche aquelas fichas normais, tem que fazer o registro da firma, tem que dar o seu nome, tem que dar naturalmente todos os dados pessoais Bom, somente para abrir uma conta em banco, nós temos um cartão de assinaturas. Isso para uma conta corrente e comum de saques e depósitos. Se você tiver alguma intenção posterior de usar o banco também para você fazer algum empréstimo, arrumar algum financiamento, que realmente é o que eu procuro na minha atividade normal, então você faz uma ficha que se chama ficha cadastral. A ficha cadastrada, então, dá uma porção de outros dados do indivíduo, desde das origens dele e as atividades que ele exerceu anteriormente na vida comercial. E E isso, essa tradição do indivíduo é que vai permitir ao banco que faça um aquele conjunto de informações que vão depois dar um limite, uma uma possibilidade de você usufruir daquilo que o banco dá para o cliente, que é tomador de dinheiro também. ###

SPEAKER 1: : (risos) Há necessidade de ( ) de um outro cliente ou não?

SPEAKER 0: : Aqui em São Paulo normalmente ( ) se exige apresentação. À Às vezes quando você já vai imbuído de uma intenção de a usar o banco assim para empréstimos, aí você precisa de uma apresentação. É se você é simples depositante, não precisa apresentar.

SPEAKER 1: : E quais são os tipos... E depois que abriu a conta, o que que acontece? Te dão algum papel? Da ( )

SPEAKER 0: : Bom, normalmente quando você abre uma conta, a primeira coisa que você faz é solicitar um talão de cheques, né? Então você espera dois dias, deixa ela ( ) descansar um pouco, né? Depois você fica com o seu talão de cheques e... Só não deve dar para dar ( ) para a esposa.

SPEAKER 1: : ### Arrumar confusão.

SPEAKER 0: : Mas o o movimento normal, depósitos, saques, vai pagando suas contas. O banco, quando está contando este horário, está sempre ( ) (risos)

SPEAKER 1: : E quais são os tipos de cheques que você usa normalmente ( )?

SPEAKER 0: : Hoje nós temos modalidades diferentes. Por exemplo, o Banco do Brasil é muito bonito porque dá um cheque chamado cheque ouro. Tem os bancos de bom porte hoje que te dão, por exemplo, cheques previsados. O Itaú te dá um um talão de cheques chamado de previsados. Você pode usar duzentos, trezentos por vez ( ). Tem as contas, por exemplo, de saques para o fim de semana, os postos de emergência. Né? De uma maneira geral, a conta de particular só tem is

SPEAKER 1: : E mas você usa algum outro tipo de cheque? Cheque que qualquer pessoa pode receber? Cheque que só uma pessoa pode receber?

SPEAKER 0: : Bom, você... Quando emite o cheque, você pode emitir o cheque ao portador, você pode emitir um cheque nominativo.

SPEAKER 1: : E e para o cheque nominativo, a pesso basta a pessoa apresentar no balcão o cheque para ele ser descontado ou não?

SPEAKER 0: : ### O indivíduo, como tem o cheque nominativo, ou ele deposita em conta própria, ou ele tem que endossar e tem que se identificar. Uma vez identificado, o banco paga. S Sem qualquer dificuldade.

SPEAKER 1: : Tem algum outro tipo de cheque? Que você conheça?

SPEAKER 0: : Cheque de viagem?

SPEAKER 1: : Cheque de viagem... E outros? Quando a pessoa te dá um cheque que não... Um cheque o quê?

SPEAKER 0: : Um cheque sem fundo? (risos) Bom

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### O cheque cruzado... É um cheque que dá mais garantia ao emitente. Porque um cheque cruzado só pode ser recebido por um banco. E E uma vez que ele só pode ser recebido por um banco, então ele tem que ser depositado numa conta. Então a vantagem é que fica perfeitamente caracterizado quem é o recebedor daquele cheque. Você veja, por exemplo, o cheque é o portador, O próprio nome está dizendo. Quer dizer, um portador, qualquer indivíduo que se apresente no bicheiro do banco com um cheque ao portador, embora os bancos às vezes exijam, quando as quantias são maiores, eles exigem identificação. Mas isso é uma uma garantia a mais que o banco está exigindo. Porque, a rigor, o cheque quando for emitido ao portador, escrito ao portador, ou quando tiver em branco o nome do beneficiário, Então, o indivíduo não tem obrigação nenhuma de se identificar. O banco tem a obrigação de pagar sem discussão alguma.

SPEAKER 1: : Você falou em cheques pré-visados, o que é?

SPEAKER 0: : Cheques visados. Um cheque visado, quando, por exemplo, nós vamos pagar um título num banco, no dia do vencimento. Não admiti que eu não quis pagar antes, então foi no dia do vencimento. Em bancos hoje só entregam os títulos, especialmente o título aceito, Somente se ele tiver uma garantia de que aquele cheque que você está entregando em pagamento do título é um cheque garantido. Porque ele só pode tomar conhecimento se você tem saldo no banco. Você, por exemplo, paga num determinado banco, mas o seu cheque é emitido contra um outro banco. Não é é? Então, ele só depois de compensado o cheque, só depois de cobrado aquele cheque, é que ele poderá saber se aquele cheque realmente era bom. Então, para evitar este trabalho e essa espera de dois dias em média, Então, quando você visa o seu cheque no seu banco e o seu banco põe uma chancela porque aquele cheque é bom, então aquilo tem curso livre e você pode pagar um título, ele te quita o título e te entrega no mesmo ato. ### Está garantido.

SPEAKER 1: : Como é que você controla a sua conta no banco?

SPEAKER 0: : Eu, conta minha, individual, (risos) eu controlo pelo talã ### A gente vai lançando ali no salto, né? Se depositou... O talão tem um canhoto, né? Naquele canhoto a gente tem condição de... Tem condição de... De lançar ali alguns depósitos, né? Um cheque por vez. De modo que eu acho que na conta particular, esse sistema do canhoto atende perfeitamente a necessidade de cada um. A Agora, quando você entrar, por exemplo, para um problema de firma, Então, aí você precisa daquelas folhas de conta corrente, onde você tem que fazer todos os seus lançamentos, porque o canhotinho do banco já não atende mais o volume o volume de de lança

SPEAKER 1: : mentos que a gente faz, né? Aquelas folhas de conta ( ), tem ( ) nome especial?

SPEAKER 0: : ( ) são chamadas folhas de conta corrente mesmo. São controles que não são exigidos por lei. Então, são folhas avulsas, ou são folhas que você usa assim, num tipo de livro desses de parafuso que a gente usa normalmente. E ali você faz o seu controle. Hoje os bancos te dão uma vantagem muito grande. Veja por exemplo, eles te dão estratos diários. Com os sistemas atuais de computadores. Então os bancos começaram a fazer estratos diários. Então você recebe diariamente no seu escritório o movimento do dia anterior. Então você confere. Embora que não há mais aquela necessidade de esperar o mês inteiro acontecer que no dia dez te mandam um estrato de trinta dias decorridos, né? Onde você podia ter cometido vários enganos. Hoje não. Hoje a coisa é muito rápida, muito o simples, né É só você se dar o trabalho de confrontar ( ) qualquer possibilidade de engano que ( ).

SPEAKER 1: : E quando você recebe na caixa, ( ) quando você vai ao banco e retira o dinheiro? Você podia dizer com os no mes da da do papel, moeda, das das do dinheiro no Brasil?

SPEAKER 0: : Eu quando vou ao banco buscar o dinheiro, Eu sempre reclamo por notas graúdas, né? Porque aqui nós temos sempre um problema. Você vai receber hoje quinhentos cruzeiros no banco, se te dão nota de cinco já forma um volume no bolso que já cria problemas, né? Então a gente procura sempre aquilo que tem cada vez menos nos bancos, as notas graúdas, nota de cin

SPEAKER 1: : quenta, nota de cem. E além dessas, o todas que você conhece, diz para gente, quais são os tipos de de papel moeda que existem no no Brasil?

SPEAKER 0: : O moedas correntes ( ) Papel, moedas, melhor dizendo, né? tão nós temos a nota de cem, a nota de cinquenta, as notas de dez, as notas de cinco, que são as notas mais usadas no sistema bancário. Depois troco praticamente no banco cada vez menos ( ) né? Isso é o que corre, vamos dizer assim, aí no no jornaleiro, no no no no na ( ). e e pequenas conta

SPEAKER 1: : ### ### O nome mesmo do papel moeda e do dos outros dinheiros que você tem, são desses pequenos.

SPEAKER 0: : Nomes regionais? Ó se você quiser, é ótimo. (risos) Você conhece também, quanto eu, né, a linguagem da gi? (risos) não, mas a a linguagem... Pedro Peru? Eu estou estou estou estou sem sem sem sem atualização, mas vamos dizer, o o Pedro é o Cabral, que a turma, né, normalmente chamam Cruzeiro.

SPEAKER 1: : E além desse papel moeda, tem algum outro tipo de dinheiro no no país? Moedas, moedas. Moeda. E o valor ( )

SPEAKER 0: : Moedas de de de cinquenta centavos, as moedas de vinte centavos, as moedas de dez centavos, São as que a gente, mais ou menos, ainda encontra por aí, né? É, não acab

SPEAKER 1: : ### Você falou que se o utiliza em banco em dois sentidos, né?

SPEAKER 0: : Você deposita e... É, banco é feito para isso. Aliás, o banco não vive só do depósito, ele vive mais do... financiamento que ele faz, né? O lucro do banco, propriamente, a atividade maior do banco, é exatamente o empréstimo. A A técnica do banco qual é? é tomar dinheiro de uma série de indivíduos, formar aquele encaixe, né? E E especialmente as agências de banco, hoje, eles têm aplicação baseada no encaixe. Então eles podem aplicar, vamos dizer, setenta porcento, oitenta porcento do encaixe, e aí que a agência, vamos dizer assim, encontra a finalidade da existência dela, porque ela não é fi feita com o sentido de ( ) dinheiro para depósito, ela é feita no sentido de poder emprestar e de trazer lucros para o banco. Não é?

SPEAKER 1: : ### Aí o banco está fazendo para mim. ### E o caso de você emprestar para o banco, aconte

SPEAKER 0: : Também acontece. Por exemplo, quando nós temos algum dinheiro disponível, o que é que a gente faz? Você pode fazer na sua vida prática uma série diferente de investimento. Você pode investir no imóvel, você pode investir em diversas modalidades de aplicações, mas as aplicações vão se chamar de prazo curto. E Então, hoje, as mais garantidas são oferecidas por títulos de bancos. que não são propriamente dos bancos, são das companhias de financiamento dos bancos, né? Então existe a possibilidade de você, por exemplo, comprar letras de câmbio de prazos variáveis que começam a ser seis meses, cento e oitenta dias. E E vão até vinte e quatro meses.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : A vantagem da pessoa é que ela pode ter uma renda segurada. Uma renda que está ligeiramente acima da inflação hoje. Então você, às vezes, quando tem, por exemplo, uma conta para ser paga em determinado prazo, então você não tem necessidade de ficar com esse dinheiro parado numa conta corrente, quando nós sabemos que no Brasil de hoje não há contagem de juros nas contas particulares. Então o indivíduo procura um título de renda certa, não é? Garantida por um banco, onde ele deixa o seu dinheirinho lá, com uma renda já pré-fixada. Os bancos oferecem hoje, por exemplo, letras de câmbio, letras imobiliárias, empréstimos a prazo fixo, todos eles com a sua renda, cada um dentro de uma faixa, né? Depois também tem a possibilidade, por exemplo, hoje tem uma nós temos uma modalidade nova que se chama Open Market, o nome é importado, mercado aberto. Qualquer dinheiro acima de cinquenta mil cruzeiros Você pode aplicar acima de dez dias, hoje com uma renda que varia diariamente, são publicadas tabelas nos jornais diariamente, mas nunca é inferior a um vírgula quatro ou vírgula cinco. De modo que hoje deixar dinheiro parado em banco não se recomenda. Além daquela quantia necessária para você assegurar suas despesas de casa, sua vida comum, o resto pode fazer aplicação que nós temos tudo quanto é modalidade de empréstimo por ci

SPEAKER 1: : Você tinha falado de um financiamento aí, né? ###

SPEAKER 0: : Financiamento? Bom, o Brasil evoluiu muito em matéria de financiamentos. J Já a própria condição social da população evoluiu. Em consequência disso, surgiram modalidades que não são novidade no mundo, são novidade de certa forma aqui para nós. Foram importadas uma porção de técnicas, E a mais usual hoje é aquela chamada de financiamento direto ao consumidor. Então isso permite a um indivíduo de posses limitadas, vamos dizer um indivíduo uma classe média, que não precisa ser uma classe média A, de adquirir bens, como por exemplo um automóvel, que é o mais desejado, não é? E E por que não dizer de outras atividades de mo mais sofisticadas? Até hoje o indivíduo adquire barcos, adquire quadros, até obras de arte. A classe média está adquirindo isso hoje porque surgiu esta modalidade do financiamento direto ao consumidor. Como funciona o financiamento direto ao consumidor? Antigamente as empresas, o vendedor, ele ficava ligado à operação de venda ao consumidor. Porque ele financiava, ele emitia títulos, ele ficava cheio de papéis e depois ele saía por aí procurando quem descontasse aqueles papéis. Duplicatas, não é? Essas duplicatas, porque no Brasil o juro legal não pode exceder a um porcento, então elas tinham que envolver já toda a despesa de financiamento, que sempre superou Mais atrás eram de três, três e e meio até quatro porcento. Estou falando mais atrás, coisa de cinco anos. E Então, o preço da mercadoria ficava aumentado. Em consequência disso aumentava o imposto também que incide sobre cada venda, né? Com o surgimento das companhias de financiamento, então surgiram os tais financiamentos diretos ao consumidor. O vendedor hoje emite uma nota de venda à vista. pelo menor preço, por ser uma venda à vista, dando todos os descontos que ele daria normalmente por uma venda à vista. Quem paga a mercadoria é a companhia de financiamento. Então como ela faz? Ela recebe do comprador o mínimo de vinte porcento e os oitenta porcento restantes ela financia em prazos variáveis, mínimo de seis meses, máximo hoje até trin mediante juros que variam evidentemente de acordo com o prazo, né né. Então, o indivíduo quer comprar um automóvel, vamos admitir dez mil cruzeiros. Então ele não tem o dinheiro, mas ele pode reunir facilmente vinte porcento dos dez mil cruzeiros, que são dois mil cruzeiros. Os restantes oito, ele naturalmente encaixa dentro do orçamento dele de acordo com a possibilidade dele pagar a prestação. Né Esta prestação será maior ou menor em função do prazo. Ele pode fazer isso a quinze meses, a vinte meses, a vinte e quatro meses, até trinta meses. O que é mais comum? vinte e quatro meses. Então, o indivíduo não precisa esperar aquele momento onde ele tenha o necessário para ele chegar em uma loja e adquirir aquele bem. Então ele já passa a usufruir das vantagens daquele bem e encaixa aquela prestação no seu orçamento e isso realmente acelerou bastante o comércio.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Hoje, também uma técnica que o brasileiro está adotando cada vez com mais frequência é o seguro. Então, o seguro familiar, especialmente esse seguro de proteção à família, o chefe da casa sempre tem essa preocupação. E Ele viaja para lá, viaja para cá, Toma um avião, hum toma um automóvel todos os dias, as estradas estão cada vez mais perigosas, né né. Então existe o seguro de vida, que é um seguro que no Brasil é caro, como toda modalidade de seguro no Brasil ainda é caro. E Existe o seguro de acidentes pessoais, que é muito mais barato. O indivíduo pode hoje fazer seguros de acidentes pessoais, gastando Eu posso lhe dar uma base, inclusive. Por exemplo, um seguro de quatrocentos mil cruzeiros por ano deve estar custando ao redor de três mil e quinhentos cruzeiros por ano. Quer dizer, isto é o que ele paga de taxa. Incluindo uma diária hospitalar, incluindo não somente caso de morte, como também invalidez permanente. E mais do que por uma quantia que eu acho bastante razoável, o indivíduo pode deixar a família assegurada para um imprevisto de... de uma fatalidade.

SPEAKER 1: : E há outros tipos de seguro, além desse

SPEAKER 0: : Seguro de vida, que eu já citei, né? É Que esse... a companhia seguradora paga em qualquer evento, inclusive por uma doença, né? Dependendo do valor do seguro que o indivíduo providenciar, né né. Ela recebe integralmente, uma vez provado que... ocorreu o evento, o evento no caso é morte, né? Então, simplesmente provado o fato com uma certidão de óbito, as companhias de seguro, conforme o valor de seguro, fazem lá a sua pesquisa, ah para ver se não houve nenhuma... nenhuma nenhum engodo, né? Desde que a coisa esteja perfeitamente caracterizada, que houve uma morte normal, eles pagam o seguro. Demoram o quê? Dez dias, quin ze dias.

SPEAKER 1: : E ( ) perfeitamente. E aquele papelzinho que a gente recebe da companhia de seguro?

SPEAKER 0: : Pólice.

SPEAKER 1: : Né? É. E a e a além do seguro de vida, qual é o seguro ( ). Bom depois do seguro cha

SPEAKER 0: : mado ciclo familiar, né, ainda na faixa do seguro familiar você pode fazer um seguro de fogo da sua casa, pode fazer um seguro de roubo, que são modalidades ainda muito baratas. Seguro de fogo, seguro de roubo, assim... de residências hoje ainda é muito barato. Na faixa comercial, os seguros de fogo já são bem mais elevados, né? A Aí envolve uma porção de coisas, por exemplo, o local onde está assegurado, a possibilidade do do local, vamos dizer assim, se incendiar. E Então as companhias têm todas aquelas taxas, têm uma série de de taxas que eles aplicam em função do

SPEAKER 1: : ( ). Bom, ( ) falar um pouquinho de ### Podem falando Eu gostaria que você me explicasse, porque eu como nunca joguei na (risos) ( )

SPEAKER 0: : ( ). Bom, a bolsa não chega a ser propriamente no jogo, né? A A bolsa no Brasil, o que que aconteceu? De dois anos para cá, vamos lá, para situar no no tempo, né? Nós tivemos as bolsas operando tradicionalmente com cerca de papéis de algumas dezenas de companhias tradicionais. E Então o movimento era muito limitado. E Essas companhias ofereceram sempre algum benefício. Benefício de uma ação é o lucro, né? E E o governo, de uma certa época para cá, procurou estimular o a utilização da bolsa. Então o Brasil, vamos admitir, se espelhou no modelo japonês. E Então, quis canalizar a economia popular para as bolsas. Pouquinho mais atrás, ele eliminou toda qualquer possibilidade de títulos de favor. Ha Havia muita agiotagem pelo Brasil. Então, ele proibiu que o indivíduo particular emprestasse dinheiro para qualquer empresa. O Obrigou que todos os títulos de particulares fossem registrados nos órgãos próprios que são as recebedorias federais. Com isto, praticamente eliminou o que se chamava mercado paralelo, que era muito grande no Brasi Então, canalizou-se uma quantia de dinheiro para a bolsa de títulos. porque até hoje a bolsa de títulos pode ser operada sem vestígios. O indivíduo pode aplicar sem denunciar o seu nome. Existem formas, né? Uma das poucas formas ainda de se poder operar sem se deixar o nome registrado. N Não só isso, o governo providenciou, por exemplo, que os indivíduos que recolhem parcelas de imposto de renda pudesse optar com doze porcento daquilo que seria imposto, daquilo que seria recolhido para o governo a título de imposto de um dinheiro que nunca mais voltaria, então ele deixou a opção de que cada um pudesse aplicar doze porcento do seu imposto em títulos, ações, desde que canalizado para a Bolsa através dos fundos mútuos de investimento. Certo? I Isso provocou o seguinte, uma massa muito grande de dinheiro se canalizou para para as bolsas, para as diferentes bolsas. Vamos dizer assim, mais maciçamente para São Paulo e Rio, que são os grandes centros financeiros do país, né? Resultado, pouco papel e muito dinheiro. Sempre a velha a lei da oferta e da procura, né? Os papéis existentes começaram a subir de preço. Isso provocou a chamada alta da bolsa, a corrida da bolsa. Então, aquela subida diária que nós acompanhávamos pelos jornais. Quando o governo percebeu que os papéis estavam assumindo já valores um pouco maiores do que realmente eles tinham, porque o o que é uma ação? A A ação é um denominador comum, né? De um capital. Então, a ação espelha o quê? Uma porcentagem de um todo. U Uma empresa que tem no seu todo um xis de ações, ela tem naquele valor total o espelho da própria estrutura da empresa, do valor da empresa. Então, se uma firma tem um capital em bolsa, ou em ações que não precisam necessariamente estar em bolsa, num valor de dez milhões de cruzeiros, e se aquela firma realmente não tem um valor total de dez milhões de cruzeiros, se o valor dela é inferior, então aqueles papéis passaram do normal. Então quando o governo se apercebeu disso, o que que ele fez? Fez uma campanha pelos jornais, dizendo que as empresas no Brasil precisavam abrir seus capitais, que era o momento de socializar o capital, que isso trazia uma série de benefícios, né? ### Ele criou uma série de vantagens para que as empresas de clima familiar abrissem seu capital e oferecessem papéis na bolsa, que era para haver um equilíbrio, porque se havia muito dinheiro e pouco papel, então precisava que houvesse mais papel para que houvesse uma divisão mais proporcional daquele dinheiro, né? E Então, nós vimos um movimento oposto. M Muito mais papel na bolsa, mesmo porque o empresário percebeu que era um alto negócio ele colocar ações na bolsa, porque ele ainda que mantivesse mais de cinquenta porcento em suas mãos, ele estava obtendo um dinheiro que é completamente diferente do dinheiro de banco, porque para o dinheiro de banco você paga juros, mas o dinheiro que você obtém através de colocação de títulos na bolsa é um capital que chega e que concorre junto com você em todas as formas. Se a sua empresa é formal é aquele capital que você associou ao seu, ele concorre com o seu. ele perde ou ganha juntamente com o resultado da empresa, entende? De modo que isso para o empresário é muito bom. Re Resultado. As empresas começaram mais e mais a abrir o seu capital. E Então nós vimos o posto mais papel para um dinheiro que não crescia na mesma proporção dos papéis. Resultado. O O valor das ações começou a cair. E entram outros efeitos que nós não podemos deixar de considerar. O O indivíduo que aplicou o particular, que tinha uma certa quantia nas suas economias, ele aplicou em bolsa. Quando ele vê que o mercado está em declínio, o que que ele faz? E Ele procura se desfazer. Então começa a surgir uma quantidade maior de vendedores. No mercado onde só tem vendedor e onde não tem comprador, o que que acontece? O fenômeno ele baixa. Não há como mudar. A Até a coisa se acalmar. E a coisa agora está no ponto de se acalmar. Não é? ### Não tem muito papel bom, inegavelmente, muito papel bom para isso. Mas Bolsa é um tipo de aplicaçã que é onde nós num po podemos jogar com dinheiros se que os americanos chamam de hot money. Dinheiro quente. Né? Di Dinheiro de longo prazo. Bolsa só serve para o indivíduo que pega uma parcela do seu capital e deixe como investimento de longo prazo. Bolsa é boa quando se fala em operações de três, de quatro, de cinco anos. Que a longo prazo a bolsa é bom negócio. Continuará sendo bom negócio. Agora, no Brasil, no mercado, é novo, os aplicadores são, na maioria, inexperientes, então aproveitaram, vamos dizer assim, o embalo, não é? Do momento, acreditaram que a ascensão seria permanente, mas isso, quem olha com mais tranquilidade sabe que não pode acontecer, não existe

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : mais comuns na bolsa, são as ações ordinárias depois as preferenciais, não é? Que ambas podem ser ao portador ou podem ser ( ). Por que ações ordinárias e por que ações preferenciais? As ações preferenciais são aquelas que têm geralmente um dividendo assegurado. No Brasil, ( ) que as ações preferenciais têm ao fim de cada exercício doze porcento como retribuição mínima. E Elas têm outras vantagen No caso da co da empresa ir a falência, as ações preferenciais são as que têm resgate assegurado. E Então, são preferenciais por isso, porque elas têm a preferência na liquidação. Agora, as ações preferenciais geralmente são ações de quem não está no comando da empresa. São ações sem direito a voto. A Ao passo que uma ação ordinária, ela embora não dê para você possibilidade de decidir também sobre as gestões da empresa, sobre a vida da empresa. Eu estava dizendo das ordinária As ordinárias, embora não te deem preferência na na na liquidação, elas são aquelas que têm direito a voto. Então são aquelas que geralmente o empresário, quando coloca ações no mercado, quando ele faz a abertura do capital da empresa, ele guarda as ordinárias para ele. Porque quando ele tem cinquenta e um porcento das ações em emprego, ele faz e desfaz, ele elege diretoria, ele decide sobre a abertura de filiais, ele decide sobre a política econômica, sobre a política industrial, se for o caso. E Enfim, ele tem o comando pleno da empresa com cinquenta e um porce

SPEAKER 1: : nto de ações ordinárias. E esses ( ) ãh esse dinheiros que você recebe ah das ações, como ( ) como é que se chamam esses a mais assim... Explicação (risos) mais mal explicada? (risos)

SPEAKER 0: : ### ao fim de cada exercício, porque as empresas no Brasil são obrigadas a publicar um balanço ao fim de cada exercício. Exercício da empresa, o exercício comercial, não precisa coincidir necessariamente com o ano civil, embora a maioria prefira essa coincidência no ano civil com o ano comercial, né? Ao Ao fim de cada período, as empresas são obrigadas a publicar os seus balanços, né? E no balanço é que você vê o reflexo da atividade do ano anterior. Então, desde que a ação... desde que a empresa tenha lucros, cada a a cada ação é atribuída um dividendo. Né? Depois, também, se a empresa fizer um aumento de capital com reservas próprias, então as ações têm aquilo que nós chamamos dos filhotes. Então as ações dadas na proporção do capital do que cada um possui dentro da própria empresa. ### ### é dono de dez porcento das ações da empresa xis. Se aquela empresa amanhã aumentou vinte porcento do seu capital com reavaliação do seu ativo ou provimento dos lucros não distribuídos, ela, senão de pagar em dinheiro, ela lhe dá vinte

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Todas essas empresas que têm ações colocadas no mercado, são empresas chamadas de capital aberto, né? elas têm uma vida pública, elas são obrigadas por lei, existe um regimento próprio, onde elas têm que dar conhecimento ao público dos resultados. Então elas publicam as datas das assembleias, a qual o acionista deve e pode comparecer. Né? Se ele tem direito a voto, ele pode votar nas decisões maiores. Se ele não tiver direito a voto, pelo menos ele vai assistir, vai tomar conhecimento daquilo que aconteceu na vida da empresa, porq A diretoria administrativa é obrigada a a fazer um relatório daquilo que aconteceu, pelo menos dos fatos principais do exercício que está se analisando, né? Já que uma vez por ano se analisa. E Então, a vida econômica da empresa se reflete mesmo no balanço. Então, todo o balanço de empresa é acompanhado. Você vê, a primeira peça, assim, quando você vê o balanço da empresa, está lá em cima. ( ) Relatório da diretoria. A A diretoria tem que fazer um relatório. Depois do relatório da diretoria, você vê, balanço. A Abaixo do balanço, você vê, demonstração da conta de lucros e perdas, né? A Abaixo do da do da demonstração de lucros e perdas, você vê lá, aparecer do conselho fiscal. Existe um conselho fiscal, escolhido pelos acionistas, que são geralmente acionistas da empresa, que são indivíduos que formam o conselho para fiscalizar a atividade da diretoria. Então eles atestam. Depois de publicado o balanço, você vê então este atestado do Conselho Fiscal, que é nada mais do que o órgão fiscalizador dos acionistas, para ver se a veracidade daquele balanço pode ser atestada, né? Mais abaixo você vai ver, que também é obrigatório nas empresas de capital aberto, um laudo de uma de um escritório especializado, que nós aqui chamamos de auditores. Né? Né? Então, os auditores são técnicos, geralmente em contabilidade, que analisam mais profundamente do que aqueles que são simplesmente representantes dos acionistas. E Eles vão a fundo, eles fazem uma perícia mesmo da contabilidade para saber se tudo aquilo que está escrito está perfeitamente documentado. E Então, quando uma empresa tem esta forma de capital aberto, ela está perfeitamente fiscalizada e o resultado dela tem que ser considerado como bom. Mas o acionista não veja, ele não exa ele não examina, cada um não examina pessoalmente. Embora ele possa, ele pode por lei aquisitar, não o acionista de ação preferencial, mas o acionista de ação ordinária, ele pode requerer inclusive um juiz, uma perícia se ele quisesse, se ele duvidar de qualquer um daquele resul daquelas dados apontados no balanço.

SPEAKER 1: : Isso é de lei. E você, que lida com uma ( ) tipos de dos tipos de pessoas, né? ( ) um pouquinho assim da da pessoas em relação a dinheiro, quais são ( ) qual ( ) ( ) das que seguram muito o dinheiro das ###

SPEAKER 0: : ### Dois aspectos, né? Vamos analisar, por exemplo, um indivíduo que tem dinheiro porque ele conseguiu o dinheiro com esforço próprio. Né? E Então, esse indivíduo, quando vem comprar qualquer coisa, Esse indivíduo geralmente luta para pagar um preço melhor. Não é? E quando você encontra um indivíduo que luta para pagar um preço melhor, geralmente você dá uma certa preferência, dá uma certa atenção a mais, porque já parte do princi do seguinte princípio, se ele está lutando, é porque ele vai comprar. Não é? Que o indivíduo quando faz assim perguntas muito superficiais, ( ) você ele já demonstra que ele não está comprando, ele não está maduro para comprar. Então ele vem com aquele... Ele vem com aquele ( ) de perguntas, mas ele está fazendo perguntas assim para formar uma ideia. Será um comprador, mais... mais para frente. Não é? A Agora, aquele indivíduo que chega... que você, assim, pela postura dele, você já observa que ele tem condição de comprar a coisa que ele está pretendendo. E que ele começa a lutar pela coisa, começa a pechinchar, como se diz na gíria, né? E Então, esse indivíduo, para mim, merece muita atenção. Porque ele é um comprador que eu sei que, ainda que ele compre a ( ), ele é um indivíduo zeloso das suas coisas, e se ele luta é porque ele vai pagar, normalmente é cumpridor da obrigação dele. Existe. Existe outro tipo de comprador. Vamos dizer, dessa faixa de gente adulta. Que chega, que é capaz de comprar qualquer coisa, que num discute preço. S Se ele estiver acompanhado de alguém, então ele procura fazer demonstrações de poderio financeiro, né? ( ) ###

SPEAKER 1: : Tipo de pessoa, não como comprador, mas como pe

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Um indivíduo assim mais largado, vamos dizer assim. Éh A forma dele se portar, a forma dele... O esbanjador, não é? O esbanjador não é bom pagador. Ele é perigoso. Então você precisa um certo cuidado com ele. Ela se se cerca de mais garantias, você procura investigar um pouco mais a vida do indivíduo. Procura ver se ele está gastando momentaneamente porque ele teve alguma herança recente ou se ele tem qualquer outro fator que melhorou muito a vida dele no momento. Ge Geralmente esse indivíduo não é bom comprador no sentido global. Porque a venda só se conclui mesmo no dia que você recebe dinheiro, né? (risos) Na prática nós sabemos. ### Tem sua importância. Mas você só conclui a venda, no dia que você vê o dinheiro na caixa. Esse aqui é o o final da operação. Existe, por exemplo, o filho do pai rico. Esse é um comprador fácil, ele é muito bom para nós. Não é? Tanto assim, quando você vê, por exemplo, um indivíduo acompanhado do pai, você vê um indivíduo na idade escolar, um indivíduo que está, assim, prestes a entrar numa faculdade, esse indivíduo é um comprador ótimo. Porque o pai pode ser o maior pão duro na face da terra, mas ele quando está querendo prestigiar alguma coisa do filho, então ele geralmente ele abre a mão. Não é? E esse é um comprador muito bom, para mim pelo menos, não é? Que mais? Você quer saber que tem outro tipo de comprador muito bom? É o paquera. Quando ele está acompanhado de uma menina bonita. (risos) Ele pode ser o maior pão duro da face da terra, viu? Mas nesse momento ele se desdobra, ele faz o que ele não queria fazer na véspera e acaba comprando e pagando aquilo que ele nunca sonhou de pagar.

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : ### Não sei assim como dar um nome para esse dinhei

SPEAKER 1: : Como é que você chama essa esse tipo de pessoa? ### ###

SPEAKER 0: : ### Ele pode ser chamado do quê, de vigarista? (risos)

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : ###