Inquérito SP_DID_050

SPEAKER 1: : Gravação do dia vinte e dois de junho de mil novecentos e sessenta e dois Bom, então, nesse caso, eh já que eh () há uma certa, assim, predileção sua pela economia, a gente gostaria de saber ãh sobre o investimento, por exemplo, que você citou. Como é que a coisa se opera?

SPEAKER 0: : Bom, os investimentos hoje... ãh ãh bem pouco estimulados. Ãh Porque a a bolsa, que seria o termômetro dos investimentos, andava, ó, muita gente anda perdendo dinheiro () ### Então, acredito que as atenções se se voltem novamente para () os imóveis. Apesar da inflação eh () estar baixa, () ela esteja baixa. É o que o governo disse. Eh Os imóveis, apesar () pouca liquidez, voltam () Então, o que eu tenho notado é que ãh os imóveis, novamente, ()  estão estão bem cotados. Enquanto que bolsa e e principal principalmente o os papéis eh com com risco estão pessimamente cotados.

SPEAKER 1: : Me diga, me explica essa história. () papel ()

SPEAKER 0: : O papel com risco é é a ação, propriamente dita. Sim As ações. Enquanto que o papel os papéis sem risco são, por exemplo, as letras do governo, são as carteiras de poupança, as letras imobiliá As () imobiliárias é um papel sem risco porque ãh () atrás dela o Banco Nacional de Adaptação, que () mais ãh ricos hoje do governo. Quer dizer, esses são os investimentos. Atualmente tem girado em torno disso. e com grande predominância nas carteiras de poupança, que atualmente o governo até () vai dar um grande estímulo à carteira de poupança quando quando ele eh não computar o o imposto de renda sobre o lucro. Isso é um grande negócio para quem é grande investidor. Depois, além de não computar o imposto de renda sobre o lucro, ãh tem ainda a vantagem de... ãh a vantagem de... Dedução do imposto de renda de () quinze porcento, eu não tenho certeza.

SPEAKER 1: : Mas quem () quem quiser, por exemplo, abrir uma uma uma carteira de poupança, uma () como é como é que deve fazer? () Que or que organismo deve se dirigir? ()

SPEAKER 0: : Uma carteira de poupança tem duas te tem duas chances. Ou ou a pessoa se dirige a um a uma caixa econômica, que pode ser tanto estadual como federal, ou pode se dirigir as () associações de poupança e empréstimo. São agentes do do do Banco Nacional da Habitação.

SPEAKER 1: : Ah, sim, não são empresas particula

SPEAKER 0: : São, são () particulares, mas elas são filiadas, ao ao ao são inscritas, são são autorizadas pelo Banco Nacional da Habitação. E essas essas empresas, elas elas têm a sua carteira de poupança. Agora, a carteira de poupança tem um problema. O grande problema da carteira de poupança é ### Quando () quando uma pessoa coloca o dinheiro ali, para () ter algum lucro, tem que esperar no mínimo seis meses. Aham Não existe eh menos tempo do que isso. Mas o que que ela Durante seis meses, há uma ca há uma carência. E a pessoa, () depois depois de seis meses, ganha juros e () correção monetária. Juros é baixo, juros é seis porcento ao ano Mas a correção monetária, A correção monetária garante o o o valor do dinheiro. ### Agora, eu, por exemplo, há pouco tempo, eu fiquei num papel que é que é considerado ãh sem risco, que é a letra do tesouro. Sim. Ele é realmente sem risco, porque a remuneração () do seu empréstimo vem na hora do () na hora do na hora do do investimento. Você faz o investimento, já tem a sua remuneração, já recebe a sua remuneração. Como é que se ()

SPEAKER 1: : Como é que se opera isso? Isso

SPEAKER 0: : Ãh eu, por exemplo, foi a primeira vez que eu empreguei. Eu me dirigi ao Banco da Bahia e falei que queria ãh investir. Então, existe uma quantia mínima para se investir. Essa quantia mínima era ci milhões... Sim  É uma é uma é uma cota ideal de uma de uma letra maior.  O banco compra uma letra maior e me vende uma cota ideal. Ele me vende uma cota ideal ãh por um preço mais baixo ãh do que a fração... vamos dizer assim, por exemplo, a a letra do tesouro é de cem mil. ### mas ao invés de eu pagar vinte mil, eu pago já ãh dezenove () Então já vem o meu lucro, entende? () ### Decorrendo o prazo, ãh eu recebo o () eu recebo os vinte mil. É um prazo de carência também? É, é um prazo de carência, mas é é é é é mais é mais curto. Pode se empregar por quinze dias, por vinte dias, um mês, quanto quiser. ### O problema () problema é a rentabilidade é baixa, é mínima. Às vezes dá menos de um por cento. E e o () () problema dos 5 milhões só E bônus, o que são  Ãh bô eu não sei direito o que são bônus, bônus, mas eh parece que isso são são são papéis emitidos pelos governos ãh estaduais. São também de renda fixa, papel de renda fixa. () () Parece que funciona da mesma maneira como essas leis () tesouro. Eu não () não conheço muito bem. Eu conheço po

SPEAKER 1: : Mas o que que você atribui assim, por exemplo, a essa baixa () da Bolsa? Você não acredita que ela possa ainda se reerguer? Não. Nem como um certo artificialismo ali para que a coisa não seja, afinal assim, tida como uma um certo desastre financeiro?

SPEAKER 0: : Não, ah eu acho que, () não sei, eu, me pare ãh me parece que até até uns dois meses atrás o governo Fez muito de deu muito incentivo à bolsa, mas a bolsa não reagiu. ### Não. () Pelo contrário, a bolsa continuou caindo. Agora, dizem os experts aí que ãh ela vai voltar a subir. Eu, em particular, não acredito. Se eu acreditasse, eu estava pondo dinheiro lá. ### Mas diz que vai começar a subir porque, segundo eles, esses fundos de investimento eles estão numa... uma fase agora crítica, que () se esse ano que entrou agora, eh ele não mostrar um rendimento, eles vão morrer, porque ninguém mais vai aplicar neles, entende? Então, ãh eles vão, () talvez, () esse pessoal acredita que através de um mecanismo () de um artificialismo qualquer, eles vão fazer crescer as cotações. Por exemplo

SPEAKER 1: : Se () os organismos para-estatais ou estatais, no caso Petrobras, et cetera, se aumentam o () o seu capital, et cetera, você acha que isso poderia dar uma virada assim na coisa ou não? Não () por exemplo, eu ()

SPEAKER 0: : ### Uma uma Petrobras, uma Vale do Rio Doce, por exemplo, ela qual qual qualquer modificação nelas, a bolsa sente muito. Pelo o que eu vi agora, esses dias agora, parece que uma notícia de que a... a acho que não sei se a Vale do Rio Doce ou a () Mineira, a () Mineira, não sei. Uma notícia de que a () Mineira ia parar um (), fez () fez a bolsa cair, e cair bastante. Aham Quer dizer, capaz, () capaz, mas para mim já não já não interessa mais. Eu acho que mesmo que suba, não vai subir mui

SPEAKER 1: : Não vai atingir aquela coisa... Não, de jeito ()

SPEAKER 0: : Eu () de jeito nenhum.

SPEAKER 1: : Então, eu acho que... Mas o que que você atribui àquele momento, assim, de de auge, até de euforia da bolsa naquela época? Por que isso, assim, entrando num sentido econômico? ()

SPEAKER 0: : Eu acho que... é questão de início, né? Fogo e palha () Todo mundo viu... ãh viu () que o governo estava interessado em... em criar uma bolsa, que nem existia. Antigamente não () sessenta e nove não existia () tão ridículo que nem existia. E Então, eu acho que foi um uma corrida para a bolsa, não sei. () O que havia não era não e não era uma uma bolsa real, havia especulação. Inclusive o governo também não está mais interessado em que haja especulação na bolsa. Então acho que a coisa () vai se normalizar. O governo já vem dizendo há muito tempo que quem quer bolsa tem que esperar no mínimo dois anos. () investimento não é investimento mais a curto prazo, é a longo prazo. Então, eu acho que aquele () aquele volume, aquele aqueles lucros exorbitantes que a gente estava tendo acho que nunca mais (). Não, né? Não, acho que não ()

SPEAKER 1: : Aquilo provou que realmente o brasileiro é capaz de de ter um bom certo senso de poupança, porque isso, na nossa tradição, sempre se disse ao contrário né? Que o brasileiro não não encara () vamos dizer o futuro, assim em termos bem ãh tradicionais.

SPEAKER 0: : Não sei () não sei se isso, se o brasileiro encara o futuro, eu não sei se se isso po pode ser eh contestado pelo que houve na bolsa. Porque a bolsa estava estava dando tanto dinheiro a curto prazo, eu acho que isso não pode ser contestado () aconteceu na bolsa. Agora, que provou que o Brasil tem capacidade de poupança, isso provou mesmo. tem capacidade, inclusive, veio provar que a renda do Brasil do Brasil está crescendo e está crescendo satisfatoriamente, () concentração de renda que está havendo. Mas veio provar que a renda está crescendo bastante. Eu acho que é isso () que a bolsa veio demonstrar. Eu não sou um expert em bolsa, e eu nunca apliquei em ações. O que eu sei de bolsas é um pouco de teoria que eu aprendi na escola e eu

SPEAKER 1: : As conversas... Afinal, ficou um assunto do dia, né? É As conversas () a gente ouve por aí. Aham Agora, você acha, por exemplo, e essas fusões dos grandes bancos? Você acha que isso, para a economia, de uma maneira geral, é benéfica?

SPEAKER 0: : É. É um tal negócio, () () unir para para ter força. Isso, por um lado, é muito bom, porque () um Brasil um Brasil ainda com escassez de tal, ãh se invés de se ter os capitais pulverizados, () tem () é inclusive mais fácil de se crescer economicamente. Mas, por outro lado, a concentração de renda Causa esses problemas () todo, sabe? Muito () abuso do poder econômico, esse esse proble () todo. Eu acredito que esse é era o caminho, esse esse ()essas fusões eram um reflexo do do que está havendo no Brasil, que é uma concentração de renda. As classes ricas cada vez mais ricas e as classes pobres cada vez mais pobres. E Esse foi o caminho escolhido aí pelo governo para que ### Eu acho que é o caminho mais fácil, sim mais fácil e mais rápido. Agora, também não sei se é o mais interessante.

SPEAKER 1: : E do ponto de vista operacional assim, você acha que a coisa é é é realmente melhor? () Bom, eu sinto isso como cliente. Por exemplo, o Bradesco com Moreira Salles, não não dá certo a coisa.  ()Não dá certo por quê? Parece que já desfizeram a coisa, né? ### Pelo menos a Veja dessa semana disse que a coisa está em tempo. () e parece que realmente o Moreira Salles vai passar para o outro lado, não sei se é por conta de de revista ou o que é. Mas realmente, depois da sua palavra, () o Bradesco não funcionou como funcionava antes. Bom, eu não sei eu () eu acho

SPEAKER 0: : Que bom tem um pro tem um grande problema. Quanto maior ma maior a empresa, mais difícil de de controlar a empresa. Esse esse () real esse também esse foi o problema, por exemplo, dos conglomerados. Você sabe ()

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : () Não sei. O conglomerado são um tipo de empresa que nasceu nos Estados Unidos para evitar as as oscilações de mercado. Então, um um grupo, invés de ter uma empresa só, () ter uma empresa de de frango de corte, por exemplo, Ele tinha uma () de frango de corte, uma de madeira, uma de aviões, uma de, de sei lá, de farmacêutica. Por que ele que ele tinha uma coisa como essa? Porque se ele tivesse só frango de corte, tivesse uma () de frango de corte muito grande, o que que ia acontecer? Tem épocas do mer tem épocas do do do que o mer que o mercado de frango de corte não é bom. Bom, então quando não é bom o frango de corte, é bom o de o de aviões, é bom o farmacêutico. () isso, o que que que acontecia? Isso era um era um era um () então de compensação. Quando um está ruim, outro está bom. Eles mantinham eles mantinham uma estabi uma cer () uma certa estabilidade. Bom, o que que aconteceu? Ficou uma coisa muito grande, e apesar do computador, apesar () dos mecanismos de controle terem evoluído, eles começaram a... Eles começaram a a a não te a não ter uma o uma eficiência desejada. Então, () todo mundo começou a se desfazer esses esses conglomerados. Estão começando a se desfazer agora.

SPEAKER 1: : E no Brasil há alguma experiência nesse sentido, não? ()

SPEAKER 0: : Brasil ainda é () criança. () não pode, já não existe.

SPEAKER 1: : Mas por exemplo, existem outros... Na França existe. Existem operações bancárias de específicas de um determinado banco que o outro não realiza e que essa fusão possa beneficiar o outro? ()

SPEAKER 0: : Eu acho que, () para o para o para o cliente comum, como como eu, por exemplo, como você, eu acho eu acho, essas fusões eu acho que não não não não não não vão beneficiar o pequeno cliente. Eles vão beneficiar as grandes transações, só. Inclusive pode () no começo, essas confusões () Aham. A experiência que eu tenho de Bradesco é muito má. Não sei se eu se eu peguei Bradesco agora, depois dessa confusão, ou o que que houve. Você me dá licença um pouquinho que eu () um aluno aí fazendo prova.

SPEAKER 1: : Mas aí no caso, por exemplo, () de eu nunca sei ãh o que leva u uma pessoa a escolher um determinado banco em relação a outra, além da comodidade de estar perto da sua casa. () Você acha por exemplo que há determinados bancos que ofereçam mais vantagens do que outros, assim, para () indivíduos para para ele 

SPEAKER 0: : Eh, o que eu tenho notado atualmente é que... Eu, por exemplo, () o que eu me vejo atraído por um banco é a facilidade () empréstimo. A rapidez com que eles trabalham. Eu eu trabalho no SESC () ali embaixo tem milhares de bancos. tem o Bradesco, tem o Caixa Econômica, tem o Banco do Brasil, tem o Banco do Estado. Tem milhões de bancos. Tem o Banco da Bahia, inclusive. Eh O Banco da Bahia, dali, é um dos que mais facilidade apresenta para nós aqui para dar empréstimo. () o pessoal é conhecido e tal. Ah, mas em função da (), né? Não, não, não em função da () Em função () Nó nós conhecemos o () banco da Bahia, eles conhecem a gente e tal. Então há mais facilidade. Mas, ah () é um é um banco que... arcaico.

SPEAKER 1: : É isso que eu estava estranhando

SPEAKER 0: : É um banco arcaico, com os métodos, que a gente chega lá a gente fica até mal mal impressionado com os métodos dele. É aquele método que vai lá, entrega o cheque, ela te entrega uma fichinha, () você vê o teu cheque correr () é um negócio que não já era, não existe mais tenho a impressão. Aham

SPEAKER 1: : Agora, o... Eles dão baixa no cheque antes de pagar ou só depois que pa () Como é que é? Você já reparou () () dão baixa. Dão baixa an Eu não sei o que que emite baixa. () Quer dizer, eles creditam lá ou ou debitam o seu cheque antes ou não? ### Antes de () ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : () E quando você quer saber o quanto você tem no banco, você demora muito para saber isso? Eles Ou mandam para você algum () Não, isso tem, tem a fich

SPEAKER 0: : cha lá. () Isso é () é a única vantagem do Banco da Bahia. Tem na mesma hora. () você pegar tua ficha está lá, está lá. Não tem aquele () esse problema de caixa, () banco visitado ### Mas e eu atualmente te tenho trabalhado mais é com o Banco do Estado, porque o Banco do Estado oferece um um um tal de cheque especial que é realmente muito operacional. ### Porque... eu posso sacar sem fundo. Sim, mas até um limite () É um limite () para mim que está () que está bom, entende? E esse () O juro que eles cobram sobre a falta de fundo é um juro alto. Ãh () facilidade. () A hora que eu quero, eu não preciso ficar com perturbação de ir lá, pedir o empréstimo, arranjar a () esse negócio.  Não tem nada disso. () só emitir um cheque. E é e é bastante o fundo. () Quanto era? Eles me deram o dobro do saldo médio. Ah sim 

SPEAKER 1: : ### Isso é sempre em função da conta da pessoa.

SPEAKER 0: : É, então é só durante um mês aí ter um saldo médio alto. Sim. Que Eu, por exemplo, não tenho um saldo médio... ãh um saldo médio, eh vamos dizer, de cinco mil. E eles me dão dez mil, porque no mês eu concentro e tal ali, eles olham aquele saldo e eles me soltam... () não fazem muita questão, não não criam muito caso.

SPEAKER 1: : Mas você depois tem um prazo, por exemplo, você você não tem um saldo, vamos supor. Você tem um prazo para cobrir esse saldo ou não? Ou você vai pagando juros na medida em que a coisa vá correndo?

SPEAKER 0: : Não, existe um contrato. De vez em quando a gente pede o cheque especial, há um contrato por seis meses. Ah, sim. No fim desses seis meses, () tem que ter saldo positivo.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Só ter saldo positivo. Ah, bom. E aí eles vão pensar se eles renovam ou não renovam. E tem () malandros que pegam, tiram o cheque especial e no mesmo momento sacam () sacam sem cobertura. E passam os seis meses sem... Sem o sem co sem cobertura, chega no fim dos seis meses, tiram o crédito em um outro banco, pagam, renovam, tiram outra vez. () Fica com juro baixo. () E para o banco é mau negócio. O banco só faz isso por quê? Para chamar o pessoal para lá. Foi isso que foi isso que aconteceu comigo. Eu não trabalhava com Banco do Estado. vinha trabalhar por causa disso. Então o banco não atinge seus obje () Então, chega nessa hora, ele não... ele não... não renova o contrato.

SPEAKER 1: : E você não tem lidado, assim, com outras facilidades de crédito que os bancos agora estão usando muito? inclusive, para nós mulheres, é ótimo né, porque a gente gasta dinheiro sem sem mari

SPEAKER 0: : () crédito? () ###

SPEAKER 1: : Tem, fazendo crédito, mas... Você acha que é vantagem, assim, para a pessoa? Você acha que

SPEAKER 0: : É vantagem. ### () a gente não tem dinheiro, e o cartão de crédito funciona. Funciona. Inclusive, eh por exemplo, () uma emergência. Teve uma vez que eu tive que... tinha que não estava projetado de viajar. Veio aqui na última hora () convidou. ### ### Mas eu não me preocupei com o dinheiro, porque eu tinha o cartão. () Rio de Janeiro. Sei que lá no Rio de Janeiro tem tem hotéis com cartão ### ### Eu acho que o cartão () funciona, tanto é que eu eu não uso o cartão do crédito normalmente, eu deixo o cartão do crédito aí, só na emergência, porque é um convite à compra.

SPEAKER 1: : É, realmente, é uma tentação. Eu uso o meu dentro da bolsa.

SPEAKER 0: : (riso) É um convite à compra e não se para mais, eu acho que não se para mais.

SPEAKER 1: : Agora, e você assim, em relação ao à à operação bancária, assim, você tem experiência com vários bancos Você acha que há uns que oferecem mais assim facilidade em relação ao Quer dizer, o problema de de ter (), não quero dizer o nome, mas ter aquilo que eles chamam, sei lá, aquela documentação necessária, o fichário lá do banco e tal, () Como é que eles fazem isso () ter () esse tal cadastro? Como eles fa É, quer dizer, é necessário que você solicite o cadastro ou isso se faz mediante a sua conta?

SPEAKER 0: : Aconteceu... para mim aconteceu um negócio () um negócio interessante, porque... eh meu pai precisava que eu tivesse cadastro () no Bradesco. Ele ia fazer uma operação com o Bradesco, então... ãh eu seria um avalista, então eu teria que ter cadastro () no Bradesco. Mas... Então eu fui ao Bradesco e falei, quero ter cadastro aí. Então criaram um () tamanho lá  Não, o senhor não pode. Para que que o senhor quer cada Eu não sei. () Eu vou ser um avalista aí. E o quê? O empréstimo vai ser para quê? Eu não sei para que vai ser o empréstimo () Não interessa. Eu vou ser um avalista, mas não sei do que que é. Ah, não pode, criaram tamanho caso, tamanha dificuldade, que eu desisti

SPEAKER 1: : Mas aí, () o seu diálogo foi diretamente com o funcionário () lá do banco como é que foi?

SPEAKER 0: : () aí eu cheguei ao gerente. Cheguei ao gerente e falei, olha, vou ser eu vou ser avalista, do meu pai, que tem agen () que vai fazer uma operação lá na na agência de vocês, lá em... () cidade, vinte e quatro de maio e... quero cadastro. () você preenche isso aqui. Eu preenchi uma uma uma uma uma... ah um fo um folheto lá, sei lá, () formulário, como é que chama? Mas depois ele não queria receber, ele queria que eu levasse para a cidade. Enfim, tornou a coisa difícil. Seria possível, () uma coisa difícil. () Enquanto que no no no no Banco do Estado eu () eu quero um ca eu quero ter um cadastro aqui. Na mesma hora, está aqui. Preencheu, acabou, acabou. Acabou não houve mais problema. E () nem disse para que que era. ### Falei, não, quero ter cadastro. Falei, pode ser que alguma vez eu venha pedir aqui um cheque especial.

SPEAKER 1: : E eu pensei que fosse justamente o contrato, mas parece que (tosse)... pelo fato que você... (tosse) () Ãh? ### ### ###

SPEAKER 0: : (tosse) parece que é uma relação de cheques. Cheques, né? Uma relação de chefe () eu não sei. De quem? Eu não falo, só () É, uma relação de chefe. () Cada cliente tem. Você tem a sua, ela tem () aquela ficha que eles mandam para você? O teu crédito, débito, () os números de cheque que você  ### Você sabe muito bem () geladeira, como é que é. () Eu eu fui bancário, mas eu trabalhei na eu não trabalhei eh eh numa agência. Eu trabalhei na no Banco do Estado, na matriz e à noite. Eu não atendia público, não fazia () Mas em que setor? Trabalhei (tosse) em compensação de títulos. O pessoal pagava o título e eu lá tirava o título e () Então, quando ele não pagava, eu punha no pau o título () () (tosse) Eh () a gente nem não nem nem nem se toca com isso, sabe? Porque é tanto título para se ver, é tanta coisa para se ver. ### fim de mês tinha pilhas imensas. É um trabalho sazonal. Meio de mês a gente não fazia nada. Ficava batendo papo, contando piada. Chegava fim de mês e era um deus nos acuda que se chegava lá às seis e meia, saia meia-noite e meia. Ele não parava. () Essas horas que tinha muito trabalho, mas ninguém via nome de (), nunca ninguém via nada. Não via ### ### Tinha lá o nome da filma, ()

SPEAKER 1: : Mas você tinha que providenciar, realmente, a a a saída do título fora do banco ou não?

SPEAKER 0: : Não, a gente fazia... Eu não eu não chegava a a... () Eu apenas trabalhava na compensação. ### Tirava de lá e só? () Quem não pagava, ()

SPEAKER 1: : () as providências tomadas pelo banco, no caso? () mandava ao cartório. ### () mandava ao cartório. Isso o título () fica com determinado nome, não. Como com determinado nome? ### Não, mas aí além desse setor seu, você nunca teve vontade de passar para outro setor do banco? ### ###

SPEAKER 0: : () uma coisa que... Chegou a me atrair foi quando () eu estava terminando o mestrado. O Citibank apareceu () no curso. E () um cocktail no qual os diretores conversavam com a gente. Eles conversavam com a gente. Um bate papo assim () cocktail. Então eles conversavam sobre assuntos assuntos da época. Naquela época era era bolsa o negócio. ### Ele oferecia ãh, estava estava oferecendo para nós lá no curso, para trabalhar no Citibank na área de ãh análise de investimentos. Isto é, eles () aplicar na indústria. Então nós teríamos que chegar e estudar a indústria e ver o que seria feito do dinheiro deles. Isso me interessou, mas ãh eu não fui trabalhar no () eu não fui trabalhar com eles porque eu fiz o curso de mestrado sob a condição de depois ir trabalhar na SESP () dizer, essa área assim de análise de investimento, esse problema assim, eu gosto.

SPEAKER 1: : Existe isso normalmente em todo banco ou não? Eu acho que ###

SPEAKER 2: : () O Citibank não é um grande banco.

SPEAKER 0: : Aqui em São Paulo ele não é um grande () ### Eu acho que não, eu acredito que não. Pelo menos em número de clientes, por exemplo, () que não se compara com banco do estado, com o Bradesco, essas coisas. () número de clientes, e volume o mesmo volume de operações, () que não. () eles têm um... o pessoal que eles têm é bom. () eles têm () uma política de pagamento de pessoal interessante. O salário que eles foram oferecendo para gente lá era um belo de um salário. Que não é comum ãh da área () Era um belo de um salário. Então dizem que eles pagam muito para pessoal graduado. Pagam pessimamente para pessoal pouco graduado. E o pessoal até () tive contato com o pessoal que foi trabalhar no Banco, no Citibank nesse tempo, (tosse) e eles ficaram lá no máximo um ano. () gozado que parecia tão atrativo a coisa, tão interessante o negócio, () mas parece que depois de um ano o pessoal todo se se desinteressou da coisa.

SPEAKER 1: : Mas nessa nesse serviço que você fazia anteriormente com o banco, você tinha contato com outras seções necessariamente?

SPEAKER 0: : Uma outra seção era o pessoal do... era o pessoal do... que mandavam que mandavam os títulos () cartório Isso tem nome () Eu não sei o outro nome da outra seção, não sei. A minha era... () Era um seguinte, parece que era um setor, eu não me lembro direito, que faz () que eu era estudante eh. Era um setor que se chamava cobrança centralizada. Sim. A minha seção, em particular, que era eu e mais quatro pessoas, era a compensação. () tinha outro, mas eu não me lembro mais. Não me lembro () de nada. Ele tinha contato, mas () não era muito.

SPEAKER 1: : E vocês nunca tinham assim contato com o público no sentido de prevenir o cliente sobre () ### () a coisa chegava e tinha um prazo. Se não cumpria, morria. ()

SPEAKER 0: : É como diz  uma uma um professor de Santos lá, está, está. Não está, estivesse. Está pago, está pago. Se não está, estivesse e vai, manda para o pau.

SPEAKER 1: : E esse sistema de pagamento assim que se usa muito hoje, a pessoa, ao invés de pegar aquela fichinha, como você falou, da maneira tradicional, existe outra forma de pagamento, () próprio Bradesco Bradesco usa () A pessoa não recebe a fichinha, mas como é que ela opera para receber o dinheiro?

SPEAKER 0: : ### O Banco do Estado agora, ele... O o caixa faz tudo atualmente. Antigamente era era () era só o cheque, () o cliente apresentava o cheque, eles anotavam ali () na ficha do cliente e depois... e só. Né? Atualmente, se que se quer um talão de cheque, se dirige ao caixa, não se dirige mais no pessoal do lado. Se se quer ãh fazer um pedido, () retirar o pedido do talão de cheque, também é. Ãh... O que mais que se faz normalmente sem ser pedir um empréstimo? Regular. Retirar o dinheiro, por Retirar o dinheiro, também é caixa, direto no caixa. Não precisa espe Pagar a conta de pagar a conta de luz, gás, telefone, () direto no caixa também. ()

SPEAKER 1: : Tudo atualmente é caixa que faz  E você acha que o pessoal está preparado para tudo, para desempenhar, () todas as funções satisfatoriamente?

SPEAKER 0: : Acho que está. No Banco do Estado, o único problema que tenha havido ali É fila.

SPEAKER 1: : Ah, é muita gente, né?

SPEAKER 0: : ### Chega dia de de dia de pagamento, por exemplo, que o Banco do Estado paga () paga (), paga Metrô, paga todo mundo. Então, eh tem milhões, tem uma fila filas imensas. Agora, tem ali do lado, que eu trabalhei também, que é por onde me paga a Getúlio Vargas, o Nacional. Então, o Nacional se faz assim. tem letra... A, letra bê, letra cê, cada cada cada letra é um caixa. Então, na letra esse, que é a minha, tem um caixa. Então, () sempre aquele camarada. Então, a coisa anda bem mais rápida.

SPEAKER 1: : Você não acha incrível que o banco ainda faça ficha de de cliente pelo prenome? () Por exemplo, o se o seu nome seria pelo fato de se chamar Sérgio. Você não acha incrível isso, que a a a gente, para identificar uma pessoa, não faça pelo sobrenome e sim pelo pelo nome? () Você não acha complicado? ### Sim. Já me aconteceu isso, de ter assim uma conta no banco enorme e eu não ter () dinheiro nunca. Mas o problema é que, () olharam meu nome, e sem o sobrenome, devido, então () não acreditaram no primeiro () Acontece que não era da (), era do meu que acharam em primeiro lugar. Então, se eu provar que não era meu, () Agora, você não acha que seria realmente mais racional? () que estava no hospital, só sabia o sobrenome. Quer dizer, então () lá na fichário também está o nome do indivíduo, quer dizer, o primeiro, eu não sabia se o primeiro era só aquele ou se () outro. Será que esse sistema brasileiro de fazer registro só pelo sobrenome da pessoa dá confusão à beça

SPEAKER 0: : () Eu não acho que eles façam só pelo só pelo

SPEAKER 1: : Primeiro nome. De uma maneira geral, é ()

SPEAKER 0: : Você vai a um caixa, por quê?

SPEAKER 1: : Você vai na letra esse. Você devia ter (), pelo menos, porque o seu sobrenome... Quer dizer, e acredito que Pereira seja menos que Sérgio, no ca Não sei, nunca contei, mas eu acho que talvez ãh Sérgio haja mais que Pereira. () (riso)

SPEAKER 0: : () talvez eles evitassem uma coisa que eles fazem lá, por exemplo. () Existe um caixa, só para a letra Por causa do José e do João. () Se eles fizessem pelo pelo pelo pelo sobrenome, eu acredito () eh obtivessem uma uma distribuição mais uniforme. () (riso) Realmente, aí eu essa iria perdendo. (riso)

SPEAKER 1: : Mas, pelo menos, eu acho que os riscos seriam menores e o de confusão, porque eu acho irracional essa história do indivíduo Quer dizer, eu acho muito muito humano e muito gostoso você ser Sérgio e não Senhor Gonçalves Pereira, que afinal é um negócio muito chato, né? Inclusive, quando você vai para o exterior, você nunca é chamado pelo seu nome, mas sempre pelo seu sobre Então você desaparece, assim, no na família inteira, né? () circulante e tal. E para mulher então é horrível, né? Porque fica madame ou ou ou () qualquer coisa, quer dizer, dentro do sobrenome do marido. Então, mas eu acho que esse critério Ah sei lá, chamar o () negócio meio racional, sabe? Eu acho que pode dar armas maiores confusões, porque os os nomes () os nomes são muito mais eh comuns do que os sobrenomes, me parece.

SPEAKER 0: : Eu acho que o banco, para ãh para trabalho interno dele lá, ele não trabalha com nome.

SPEAKER 1: : Só com o sobrenome? Não () ### Ah bom, sim, com certeza. ()

SPEAKER 0: : É tudo () aham Então eu vou trabalhar com () Nome é só numa hora assim de, sei lá, chamar a pessoa.

SPEAKER 1: : ### É, e é realmente, hoje, nenhuma conta é mais eh conta pelo nome, né? ### ###

SPEAKER 0: : Mas como vão as coisas aí, parece que daqui a pouquinho cada um vai ter um número.

SPEAKER 1: : É com ele que dá (). Sim. (riso) É

SPEAKER 0: : É, hora que hora que a pessoa nasce, a pessoa já ganha um número. (riso) Ganha o número, está lá e ganha o número e pronto. E aquele número é para tudo, é para carteira de identidade, é para carteira de trabalho, é para tudo. É. Mas aqui no Brasil também já estamos ()

SPEAKER 1: : Quase, né? É e pior é que quando a gente começa a ser zero zero zero alguma coisa, talvez seja um problema assim realmente de () ### ### Talvez aí não seja nem aristocrático, nem muito () confortador, não sei. Mas eu queria perguntar uma coisa para você também em relação a a a a banco a e que agora eu me esqueci. Por exemplo, os bancos estão se expandindo muito, para cada bairro há banco, et cetera, et ce () Você acha que isso... eu não sei se seguraram isso, mas parece que houve um momento de expansão e parece que agora a coisa... () não tenho visto mais tanto. Você acha isso realmente u u uma vantagem para as operações bancárias?

SPEAKER 0: : Deve ser. Quanto ma mais facilidade de atendimento do cliente, porque eu acho que grande parte da população escolhe banco por estar por estar perto da sua casa. Quer dizer, () isso seja vantagem.

SPEAKER 1: : Mas, do ponto de vista assim, econômico para o banco, quer dizer, você acha que apesar disso ainda é vantagem? Pessoal, instalação

SPEAKER 0: : E... Aí eu acredito que é. () o negócio do balanceamento. Tudo, tudo, eu acho que tudo... É uma questão de verificar se um bairro muito populoso, por exemplo, ãh acho que vale a pena. Por exemplo, a essa agência do Banco da Bahia que abriram lá no do lado do Jumbo, () isso é um alto negócio, um altíssimo negócio. Agora, abrir lá um uma agência no () acho que não é vantagem. Aham

SPEAKER 1: : Como parece que houve no começo, meio indiscriminadamente, () sem muita () estudo de mercado, essa coisa toda. Só... E agora, () parece que há, não sei se é verdade ou se é é () apenas assim de gente que mora () mesmo bairro, que não vê outros bancos, a não ser aquele mesmo que abriu, só aquele, () nenhum outro

SPEAKER 0: : É, eu acho que () não se pode fazer uma coisa assim sem mai () Sem mais eu acho que a gente pode fazer. Por tudo tem que () mais... ãh atualmente cada vez mais () tomar qualquer atitude tem que estudar e estudar muito. Que a concorrência está () tão grande que eh o lucro advém de uma de uma eficiência, () de de uma de trabalhar otimamente. Antigamente no Brasil, por exemplo, se trabalhava de qualquer jeito, Trabalhava mal para () e chegava a bons resultados. Não está satisfatório. () Hoje, quem trabalha mal, dana-se.

SPEAKER 1: : Você, () viagem ao exterior exterior, como é que você ãh você sabe o os mecanismos que você tem que usar para obter moeda estrangeira? Como é que você vai fazer para obter moedas estrangeiras para sair do país? () Eu não sei ()

SPEAKER 0: : ### Quando eu fui viajar, ãh quando eu casei Eu trabalhei com uma agência que ela comprou os dólares e fez tudo. ### ### Eu não sei como é que eu vou trabalhar, porque eu vou com bolsa. Sei () ### cinquenta dólares por dia. Sei. E eu vou fican ### Eu não sei quanto tempo eu vou ficar lá. Eu não sei como é isso. Tudo, tudo quem vai fazer, tudo isso, vai ser a a empresa, vai ser a () Sim. Eu não sei como é que ela vai fazer. () Ainda nem me interessei pelo assunto, porque está muito crua ainda a viagem. () Parece que ela está acer acertada, mas ainda () meio crua a coisa.

SPEAKER 1: : E você costuma carregar muito dinheiro com você? Eu não dou essa informação para ninguém, é só ficar entre nós  (risos) ### Não. Você tem assim um lugar especial para botar o dinheiro? Quer dizer... () Um objeto que você use () A bendita da carteira. () bendita carteira. ### O que não é moeda grande assim, como é que você faz  dinheiro grande? () quando você recebe o que é menos grande?

SPEAKER 0: : Tudo na carteira dele.  Desde desde a as grandes notas, que são são raras, (riso) até a até as moedinhas. Tudo na carteira. Aham. É

SPEAKER 1: : Centralizado. () não sei se você você tem essa experiência, quer dizer, da pessoa reclamar muito ãh quando você não tem um dinheiro menor, e eles não não não te pedem isso, quer dizer, () precisar fazer uma compra () jornal, por exemplo. Às vezes você não tem o dinheiro ali, que não não é é é uma é uma pouca coisa, a pessoa não reclama, não não lhe pede o dinheiro menor. Como é que como é que eles costumam pedir isso? Se eu não tenho e aí, o quê? ### É assim, né, que se faz? Eu acho que sim, não sei se você tem essa experiência () Eu como sou muito freguesa de motorista de táxi, então eu tenho () sempre essa experiência. Só que antes de pegar a () eu fico juntando tudo, assim, porque eu sei que necessariamente virá a () Não tenho trocado, então tenho que improvisar. () que eu queria saber da sua experiêci