SPEAKER 0: Gravação do dia seis de cin> Eu, particularmente, sinto pouco frio. Então, eu geralmente estou com uma roupa bem mais leve do que a maior parte das pessoas. E> SPEAKER 0: ### SPEAKER 3: A Faculdade de Direito exige. SPEAKER 0: ### SPEAKER 3: Para trabalhar, venho com uma camisa de manga curta. E e Em alguns casos, inclusive, por exemplo, em Ribeirão Preto, que eu tenho um coral em Ribeirão Preto. É uma terra muito quen> Então eu vou de sandálias e às vezes até de bermudas. SPEAKER 0: E assim, a calça, como é que se tem algum tipo especial assim ou? Como, como é que é? SPEAKER 3: Bom, eu tenho três calças ali. ( ) (risos) É bastante prático, né? A gente coloca nas mais diversas ocasiões e com a mais diferentes temperaturas, porque ela tanto se adapta ao calor como ao frio. SPEAKER 0: E assim, você guardar documentos, por exemplo, como é que você faz? Documento ou sua carteira sem Na na na roupa existe algum lugar especial ou não? SPEAKER 3: Bom, as calças têm bolsas também (risos) e você Algumas calças não têm bolso, isso traz sempre problema. E eu, quando saio com uma calça sem bolso, geralmente procuro sair com uma camisa com dois bolsos, (risos) como esta aqui. Ou então com um paletó, ãh um casaco, né? Um Uma jaqueta que contenha bolsos também. SPEAKER 0: Qual que é a diferença, assim, entre a jaqueta e o paletó, por exemplo? ( ) ### SPEAKER 3: ### Material também. A gente diz uma jaqueta de couro, talvez dificilmente diria um paletó de couro, né? SPEAKER 0: Você falou né que não tem tanta preocupação assim em ocasião, né, assim de usar roupa sempre em ocasião, certo? Então isso variaria conforme o tempo. Então então vamos situar, por exemplo, no calor o que que você usaria e no frio? O que que teria de particular assim no frio para você usar? SPEAKER 3: Bom, no frio eu procuro ao máximo evitar ah casacos, pulôveres, porque isso me incomoda bastante. Então, geralmente, eu consigo aguentar o frio com uma camisa de manga comprida. Uma camisa, talvez, de um material um pouco mais pesado e que me faça prescindir (risos) do do uso de pulôver e casaco. E> SPEAKER 0: Costuma limpar em casa mesmo? Ou você manda para alguém limpar? SPEAKER 3: Bom, a nossa empregada éh faz tudo. (risos) O quanto que ela lava tudo em casa. E> O que que você faz? SPEAKER 3: Bom, antes de mais nada você tira as medidas e ele faz uma uma ( ) geral da da roupa e chama para uma prova. Em seguida já tem todos os elementos para dar a roupa pronta. SPEAKER 0: ### SPEAKER 2: Qual a diferença das calças que a gente usa hoje e antigamente? SPEAKER 3: Você diz com respeito à moda? Bom, é o que eu tenha visto, a as as calças passaram a ter bocas mais largas. ( ) A chamada boca do funil. Boca de sino, sei lá. (risos) SPEAKER 0: E o resto, assim sem ser calça, o resto da vestimenta mais ou menos segue o mesmo estilo ou não? Você sentiu alguma diferença? SPEAKER 3: Bom, as camisas estão perdendo um pouco a a sua primazia, né? Para Tipo camisetas, blusas, usa-se muito mais roupas com o menor número possível de botões e esse tipo desagradável de fechos. SPEAKER 0: E vestimenta assim feminina, por exemplo, você você costuma reparar assim (risos) na vestimenta de mulher e tal? SPEAKER 3: ### SPEAKER 0: O que que você poderia notar assim assim, por exemplo, na sua mulher? Digamos, né? Como é que você gosta de ver a sua mulher vestida, por exemplo? Em que tipo de rou> SPEAKER 3: Bom, minha mulher tem uma preferência especial por calça comprida, que eu acho uma preferência óti> E se eu não gosto de pulôver para mim, eu gosto muito de pulôver para mulher. (risos) E desde criança eu já tinha notado isso, que em Campos de Jordão as mulheres eram mais bonitas, porque elas (risos) usam mais calça comprida e mais pulôver. (risos) SPEAKER 0: E no calçado assim, no sapato, que que tem de diferente? Por exemplo, calçado feminino calçado masculino? SPEAKER 3: Cada vez está tendo menos coisa diferente, né? (risos) Estão se aproximando bastante. aumentaram para os masculinos, diminuíram para os femininos, quer dizer que estamos chegando a um ponto comu> (risos) (risos) ( ) A o aspecto de delicadeza também foi um pouco abandonado nos sapatos femininos. ( ) SPEAKER 0: E assim enfe> Sim. Agora, mudando assim um pouquinho de de de assunto, né, Arnaldo, eu gostaria que você falasse para a gente sobre teatro, sobre cinema. Quer dizer Existe, a gente sabe, né, por aí, que todo mundo vai mais em teatro que vai mais em cinema do que em teatro, né, o contrário Então, não sei se você sabe, se há alguma razão especial ou por que ( ), ou se é simplesmente porque cinema é melhor que teatro. Você poderia dizer alguma coisa sobre a gen> ### SPEAKER 3: Bom, eu acho que é uma... série bastante grande de razões para que isso aconteça. Mas eu tenho a impressão que a pressão da propaganda condicionou de uma forma bastante grande as pessoas a irem muito mais ao cinema. Fala-se muito mais do cinema, os atores são muito mais badalados, ãh são internacionais. No Brasil nós temos também essa Esse certo preconceito contra artistas nacionais, nós achamos que os estrangeiros são muito melhores. De fato, no cinema são. Os artistas nacionais deixam bastante a desejar. Mas, no caso do teatro, nós temos muitos artistas bons e espetáculos que podem ser equiparados a a nível de teatro estrangeiro. De ci ci> Se não em escala maior, talvez por falta de meios. Quer dizer, o cenário não é não tem a mesma riqueza, a a preparação (tosse) talvez não seja a que seria precisa por falta de tempo de e de maiores recursos. A> SPEAKER 3: bom aí a gente pode ### SPEAKER 0: E além do Faroeste, por exemplo, o que que poderia ter? SPEAKER 3: Nos os filmes, agora passando de um extremo ao outro, passando por uma classe, assim, mais ou menos requintada, ou esnobe, intelectualizada, teríamos os filmes chamados grandes, os filmes marcantes, que todas as pessoas que procuram estar por dentro, fazem questão de assistir e comentar e discutir a respeito do que entendeu. ( ) muitas vezes não entendeu nada, mas (risos) o importante é discutir alguma coisa a respeito. E, no na categoria média, nós teríamos aquelas fitas mais para para o tipo burguês que vai ao cinema para esquecer dos problemas de casa, para se divertir, para passar duas horas em que ele não precise pensar em na> que ele fique acompanhando um movimento apenas na tela, que são comédias, fitas leves, ( )  fitas às vezes fitas épicas de guerra, que para esse tipo de pessoa funciona como distração, aquilo é uma aventura e fictícia, porque nada tem a ver com ele, a guerra não foi com ele, a família dele não estava envolvida, não participou, não sofreu, então... para ele funciona como uma terapia. SPEAKER 0: E no teatro você acha que a restrição, por exemplo, que o fato de não ser ( ) livro de teatro é quase que tão somente devido à propaganda? SPEAKER 3: Bom, isso é um dos fatores, né? O> teatral que foi filmada. ( )> Não foi não é não está se comparando um filme com uma representação de teatro, mas é são duas representações de teatro. Quer dizer Pelo filme nós tivemos uma ideia da do nível da apresentação cênica na Inglaterra e essa apresentação pode ser comparada à brasileira e a brasileira não deixou muito a desejar. No caso do balcão, também, nós vimos que foi conseguido algo de impressionante no fator montagem. SPEAKER 0: E assim, por exemplo, éh quando eu falo ( ) em condições técnicas, não somente no trabalho, ( ) os atores ou qualquer coisa assim, mas também o teatro (risos), o teatro assim, como como arquitetura, por exemplo. ( )> O teatro tradicional, digamos SPEAKER 3: Como arquitetura? I> SPEAKER 0: Teatro, peças. Iss> SPEAKER 0: ### No no ambiente, né, no ambiente físico do teatro, né O teatro com uma arquitetura linda, com se se há uma diferença ou não entre o o o teatro municipal e o o os outros tipos de teatro que se faz atualmente? SPEAKER 3: Bom, o é interessante notar que o teatro municipal É o único teatro de maiore maiores dimensões que nós temos. Quer dizer, todo tipo de representação que requer um espaço maior e que seja destinado a um público mais numeroso, é obrigatório escolher se o teatro municipal porque nós não dispomos de outro. Quer dizer, a diferença básica é essa. No As peças que são encenadas no teatro municipal, e são raras, sempre peças estrangeiras e companhias famosíssimas, ãh elas propiciam a oportunidade de serem assistidas ao mesmo tempo por um público enorme. SPEAKER 0: ( ), eu digo assim, por exemplo, na dis> SPEAKER 3: Bom, há os teatros em que as cadeiras são dispostas em volta do do palco ou como que jogadas, não muito ordenadamente, no caso do do cemitério de automóveis. SPEAKER 0: Isso teria um nome especial ou não? SPEAKER 3: Talvez tenha um nome técnico, que eu desconheço. SPEAKER 0: No no teatro municipal, existe somente o lugar da da plateia ou há outros outros lugares dentro do próprio teatro para se assistir? SPEAKER 3: Há frisas, camarotes, balcões, ( ) e galeria. SPEAKER 0: ### SPEAKER 3: Hoje em dia abandonou-se praticamente, né, esse tipo de construção. SPEAKER 0: Talvez haja um motivo, ou será que simplesmente porque é mais difícil (risos) se construir? A> SPEAKER 0: E mais há mais alguma coisa característica atrá> E uma visão de como isso é... assim, anárquico. Você tem que dá uma impressão de bagunça e não aquela impressão organizada que nós temos da plateia. SPEAKER 2: ( ) no papel, como que era feito isso? SPEAKER 3: Bom, era feito através do chamado ponto. Um indivíduo que> ### E ele, então, na emergência de qualquer esquecimento, então, dava a dica. SPEAKER 2: E, geralmente, quando assim, hoje em dia está está em moda fazer show musical, né, por exemplo, Pe> Quando há um grupo musical, onde é que eles ficam? ( ) atrás ( ) Como é que é ( ) que acompanha um cantor brasileiro no teatro? SPEAKER 3: Bom, nos poucos espetáculos que eu vi, que ãh apresentava também grupos musicais, esses grupos ficavam numa das partes laterais. Nunca atrás, mas do la> SPEAKER 2: Mas há a possibilidade também de eles serem escondidos, ou seja, de não perturbarem assim a visão, deixando só o artista no palco? Há a possibilidade de eles ficarem em algum lugar? Bo> SPEAKER 3: se no espetáculo há presença de gravação ou mesmo de um conjunto ao vivo acompanhando, ele é notado a seguir. O> e assim cada um dos diversos atores. E> Mas a acredito que o a s o principal seja o ensaio dos atores, né? ( ) Esses fatores todos são acompanhantes. E o ensaio dos atores está diretamente relacionado ao papel do diretor que vai coordenar tudo isso e vai dar a sua feição à peça que ele pretende encenar. SPEAKER 0: ( ) eu não vi, eu não sei como que é esse trabalho de criação coletiva que o Celso Nunes o Celso Nunes está fazen> SPEAKER 3: o diretor dá uma linha geral ao ator. Claro que com os grandes a grandes atores essa linha funciona também de uma forma um pouco restrita, porque os grandes atores já têm a sua maneira própria de encarar cada papel. E> E ao na primeira leitura da peça, ao se iniciarem os ensaios, Ele praticamente já tem a visão da linha que ele vai dar ao personagem. Linha que o diretor poderá, talvez, mudar. SPEAKER 0: ### E no cinema, assim, em qual que é ( ) Ãh o que que se faz, por exemplo, como é que se faz o seu ( ) O filme? Você tem, você sabe SPEAKER 3: Bom, o que eu sei é que ele é feito ãh numa grande desordem de cronológica (risos), digamos. E> Um outro elemento que eu não citei no teatro, mas que existe também no cinema, o fator vestuário, no caso de haver dança ou outro tipo de movimentação, a coreografia. No cinema, o papel da música e da sonoplastia em geral também passam mais desapercebido, mas ele é importante também. ### talvez não percebam conscientemente, mas inconscientemente elas sentem o clima que é criado através de uma música éh aflitiva, por exemplo, angustiante, no caso de um filme de suspense. SPEAKER 0: E o material usado assim para fazer o filme? Como é que é? SPEAKER 3: ### SPEAKER 0: E quem é que cuida dessa da turma ( ) Quantos ( ) Existe algum aparelho especial para para fazer rodar essa película? Alguém que cuida dessa parte em específico ou não? SPEAKER 3: Bom, evidentemente tem todas as câmeras, né? Que atuam também sob a ordem do do diretor. E no cinema, o o aspecto assim basicamente diverso do teatro é o fator fotografia, que no cinema é de uma importância capital. ( ) A Metade da arte do filme está na fotografia, porque é a forma de captar a cena da realidade. SPEAKER 0: ### ### ( ) eu não sei se você teve (risos) a oportunidade de ver ( ). ### ### SPEAKER 3: Bom, isso eu vou ter que buscar nos... nos idos tempos, (risos) no mais fundo da minha memória, porque circo que eu me recordo, éh eu fui apenas na infância e esporádica às vezes mais tarde. O que eu me lembro era era uma um tipo de representação muito interessante. Quando criança, eu apreciava bastante. E E, recentemente, eu tive a oportunidade de viajar para o Nordeste, em uma cidade de Alagoas, chamada Coqueiro Seco. Nós vimos um circo que estava se apresentando lá, um circo de condições precaríssimas. Eles não tinham nem lona. para montar o circo. Se é o circo não tinha teto, se chovesse, não ia ter circo. Como não chove mesmo, vem esse tipo de problema. O> ### Essas tábuas muito mal pregadas, em situação bastante éh ameaçadora de segurança (risos), e as condições materiais da da representação eram bastante folclóricas, pela pobreza que apresentava, né? A partir do do elemento pessoal, que o apresentador era ao mesmo tempo o empresário do circo, ao mesmo tempo era o palhaço e o acrobata. (risos) SPEAKER 2: ### ### ### ### Há no circo também ou não? SPEAKER 3: Alguns lugares acho que foi feita essa diferença de preço. Nos círculos mais assim, menos esnobados, né, acredito que essa diferença não se faça. Mas... Quando há apresentação de circos estrangeiros em lugares como o ginásio do Ibirapuera ou mesmo num circo montado, mas destinado a uma apresentação assim de maior gabarito, sempre se faz em lugares de condições superiores de visibilidade, conforto e, então, o o preço desses lugares é maior. SPEAKER 0: ( ) espetáculo que passa em em circo? Qual que é a característica desse tipo de espetáculo? Você falou em alguns elementos, né, que não pode ser em circo, que no caso da ( ) lá é um medo, né? ### Que tipo de espetáculo que passa isso? Como é que é? SPEAKER 3: Bom, o circo... É um espetáculo que procura atingir exatamente esse aspecto buscado pela por esse público burguês, né? É um aspecto direção, através dos palhaços, ãh mesmo animais que façam algumas proezas. E>