Inquérito SP_D2_359

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : tenta e dois. (tosse) São quatro anos. ( ) depois aqui para Veneza, de setenta e ### Eu nunca saí. ( ) Bom, mas já as minhas viagem foi do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, na faixa da, ah aquela, sabe, o Chile do Atlântico. (risos)

SPEAKER 2: : Minas. ( )

SPEAKER 3: : Eu não conheço ( ) estado. Mato Grosso, Goiás, e aqueles lá Amazonas, Pará... ### ### cê conhece, conhece? Conhece? Olha ah For tale ah Ah conheço o sul, Porto Alegre ### Rio Grande do Sul. Curi Santa Catarina Paraná, nós esquadrinhamos ( ) assim em automóvel. Aham. Foi essa minha viagem que meu pai fez com a gente. Ah, São Paulo conh eço mui São Paulo assim porque a gente faz viagem por tudo que é essas estradinhas por a O estado do Rio também conheço muito, Vassouras, essas via essas cidades históricas, quase todas. Mi nas, cidade histórica, quase todas. Hã Espírito San to, conheço capital e alguma coisa do interior. Bahia, só conheço capital. ### ### ### ( ) não. Pernambuco, eu conheço capital e um pouco do interior. As ilhas Rio Grande Norte também, não é? ( ) Vocês fazem assim, uma volta de de automóvel e já... Já acabou. Já acabou. ( ) ### ### Mas agora, com o Cortiço Vermelho é assim está na mo ### de pau assim não sei se você já assistiu o ( ) e tem esses pedaços de pau assim que descem, e lá está escrito assim, umas porteiras de um pan de um pau só, em cima está escrito assim fronteira de Pernambuco Eu não vou poder falar com você até ela sair, tá? Está escrito fronteira de Pernam Quer dizer, a divisa de um estado para outro é fronteira, né? (risos) ( ) ###

SPEAKER 0: : ih ih bom, você disse que já esquadrinhou o estado de São Paulo, né? Uhum. Há diferença entre as cidades do interior do estado de São Paulo e as do interior do Rio Grande do Norte, Pernambuco? Há, há. Ah a difer

SPEAKER 3: : ença entre gente, modo de vi Eu acho que a diferença assim de de aspecto também, assim, de visão, vamos dizer, ah o modo de você sentir na pele, o modo de você sentir ah o estado de seca, de chuva, de vegetação, tudo i sso é diferente. No Rio Grande do Sul, São Paulo... Não, é sempre uma c ### ###

Inf :elizmente, né? Especialmente Santa Catarina, né? ### al. Hum, é mais bacana. Coisas maravilho

SPEAKER 0: : ### Não, não conheço. Ah. Conheço

SPEAKER 3: : até Curitiba. ( ) Blumenau ### Grande do Sul você não ### ### de do Sul nós fomos a Porto Alegre de avião. E depois nós fomos convidados para para ver uma c idade histórica. Meu marido gosta muito de cidade histórica. E a cidade histórica era Santa Cruz  umas uma uma área da cidade que parece mais ou menos aquelas histórias do Érico Veríssimo, do Tempo e do Vento, não é? Uhum. Então nós fomos lá da Durou um tempão, nós precisamos até dormir na cidade, para depois ir a uma fazenda que desse que fosse típica não sei o quê Mas, fora disso, assim fora dessa desse interior assim que nós tivemos num fim de semana, é Porto A

SPEAKER 0: : E como é que o povo do interior eh do estado de São Paulo recebe, vamos dizer, o estrangeiro, não é, ou o visitante, e o do norte recebe o visitante? Há diferença também?

SPEAKER 3: : ### é o que eu eu sempre disse, por exemplo, que o carioca é uma pessoa que, quando a gente chega, ele é muito amável, ele ele recebe a gente, é muito fuziante, et cetera e tal O gaúcho é muito mais ah introvertido, ele recebe a gente com certo com delicadeza et cetera, porque a gente visita, mas não se abre, não é fuziante, muito cerimonial, tudo isso. Mas eu tenho a impressão que as amizades no Rio Grande do Sul são muito mais sólidas que com os cariocas, porque uh aquela eles realmente tomam consciência do que eles vão abrir as suas casas, et cetera e tal, com certa discrição, mas o carioca não, o carioca é muito esfuziante, et cetera e tal, mas também acaba logo. Não é uma coisa que fica dep ois. Agora no norte, no norte eles são muito gent is et cetera. Agora no norte eu tenho a impressão que é é o meio termo dos dois, do sul e do carioca. Ah mineiro é fechadíssimo. ### Eu conheço Isaque, serve? (risos) Serve. 

SPEAKER 0: : ### ### ### Isaac não serve. (risos) (risos) É um cidadão aberto para a humanidad

SPEAKER 3: : Eu acho que o Isaque é mais semita do que outra coisa, né? ### ( ) Aliás, a família toda, né? Eh Mas esse negócio de receber. Aqui em São Paulo, cada zona do estado é dif erente, né? Por exemplo, eu me lembro das Uma vez eu fiz uma viagem para para Alta Sorocabana. Estava acostumado a viajar aqui para o lado de Santa Rita como uma zona antiga estabili zada então o que ( ) que tinha ### ser recebido sempre bem, com certa educação, de certo modo, né, afável. Uhum Na na Alta Sorocabana não é assim. Parece que há uma certa animosidade, como se fosse um uma zona

SPEAKER 2: : Mas ela já foi Zona de Fronteira ( )

SPEAKER 3: : Quem sabe eu conho eu ti eu tivesse conhecido nessa ocasião, porque faz mais de quarenta anos, não é? É ver Então, eu tinha aquela impressão de estar numa fronteira. né? Provavelmente era isso.

SPEAKER 0: : Durante a Revolução, eles faziam passagem do estado de São Paulo para o estado do Paraná, através ali da da região

SPEAKER 1: : Que revolução? De trin ###

SPEAKER 2: : Qual delas? Trin ta e dois. Papai passou por mui

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : Não. (risos) Papai passou por muita. Eu acho que que esse dado histórico deve influenciar no no recebimento lá, não é?

SPEAKER 3: : Muito forasteiro, muita gente... Não, eu tenho a impressão que é é um eh uma questão de informação eh do espírito do povo mesmo, do espírito agressivo, de (ruído) de de fron ### pioneiros assim que vão chegando vão tentando conquistar alguma coisa com a luta da... eu tenho a impressão que o Rio é mais folgadão, porque ( 0 tudo funcionários públicos, não é? (risos) Não tinham pro

SPEAKER 2: : blema.

SPEAKER 3: : Agora uh o gaúcho já também, eh ele tem que tomar conta daquele pedacinho, né? nós fomos à Santa Catarina, estávamos lá vendo o marco do Tratado de Tordesilhas, de Laguna. Uhum. Do Tratado de Tor ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : chão

SPEAKER 0: : Agora aquilo lá foi apanhado às duras penas, né? Então, vô, que mais que falta de dados? ( )

SPEAKER 3: : Bom, eu fiz primário, ginásio, realmente, fiz científico para medicina, quer dizer que eu sabia tudo sobre ciências et cetera tal, e depois entrei na faculdade de direito. (risos) Mude física, química, biologia, matemática, tudo isso eu sabia. Depois ti ### Depois só fiz um uns seis meses lá Outros cursos ( ) Eu tive cursinhos no IDORT de seleção, administração, recrutamento. Tive cursinhos de... Fiz pedagogia dois anos Deve estar trancada a matrícula faz mais de dez anos. Caducou já. Cad

SPEAKER 2: : ducou. Sei lá ###

SPEAKER 3: : Eu tive um colega que também deixou a a matrícula e disse que depois voltou depois de dez anos, sete anos. ( ) ### Não sou obrigada a cursar mais tar ### ### ### ### Mas ele já é da área de ciências humanas, né? E o pai é da... ( ) veterinária, né? É. Eu fiz ah um um curso sobre orientação psicologia ( ) cada ah aplicação de tes tes, tudo na área da advocacia, né? ( ) muita atividade de orientação vocac ional, fui dois anos orientadora vocacional. ### ### É, do... não, um ano, seis meses É mais para atualizar. Eu nunca fui advogada mesmo. Eu fui mais trabalhei em indústria do

SPEAKER 0: : que advogada, mas na área de pessoal. Eh várias ( ) aí. E a sua profissão qual é? É uma das coisas mais di

SPEAKER 3: : Eu eu tenho dois clientes, meu pai e meu marido. Como advogada, mas em sistemas tributários, imposto de renda, finanças, orientação para nu para negócios, esse negócio ( ) com o pai, meu pai é meio ( ) ante de aceitar minhas orientações. Eu aceito como ( ), aceito Mas meu ma ### Eh eh... Dor de cabeça? Dor de cabeça eh... Ela

SPEAKER 0: : Como é que o ( ) fala que está com dor, com tristeza, que o senhor disse? Com gastura. É. Gastura (risos)

SPEAKER 3: : ### gastura da cabeça. É. Mas ela passa ( ) cacia a isso. Mas eu não lido muito Já lidei muito em Bolsa de Valores. Já... Eh Atualmente eu faço a administração de um sítio. Eu sou sitiante atualmen Minha profissão atual é sitiante. ###

SPEAKER 0: : É advogada mesmo. (risos) Ela aplica a advocacia em várias (risos) É... ela ela... eu p

SPEAKER 3: : ego pego algumas orientações legais para tudo o que eu quero fazer. E tu ( ) cerâmica, tricô, crochê. Direito prático. Di reito prático. ###

SPEAKER 0: : ### ( ) sociocultural.

SPEAKER 3: : É, agora meu marido é é terrível em questões intelectuais. (fala enquanto ri) Ele realmente deve ser ( ) ( ) intelectual. E também ele é médico? Não, ele ele, bom, ele fez o curso na Universidade Gregoriana de Filosof ia, na Itália. Depois terminou o curso Filosofia aqui em São Paulo. Seria chamado filósofo, né? Mas depois ele entrou na Administração de Empresas, cursou seis meses do curso ( ) Administração de Empresas, foi convidado para ser professor. ### às vezes ele foi professor de administração. Foi, inclusive, professor de vários colegas dele. É? Tem vários livros publicados de administração de empresa. Agora, ele ele é administra dor de empresa, mas ele se a área dele é conselheiro de empresas familiares, entende? Ele chegou a dizer que, realmente, ele vive ainda da filosofia. Porque ele, na vida, ele teve que ( ) psicologia. bate Psicologia com Filosofia, e Administração de Empresa para fazer a área dele. Tanto aberta? É. Eh bom Ele é que anda para para cima e para baixo Brasil inteiro a procurar cidades histó ricas, ele ele tem de a licenciatura em História do Brasil História geral na Filosofia. E gosta muito disso. Uma das hã minha filha, ah antes dos dois anos, por aí, ela não ouvia música se não fosse Viva ldi, já começou assim com Vivaldi, quando entrou no Ba É só isso que ela ouvia. Isso que é o barroco. Barroco, depois ela foi ficando mais ah orquestra de câ ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : ### ### ( ) nós começamos da da música popular para a erudita, né? Ele começou da erudita para a popular, né? Ele, como ele tinha, ele estudava no seminário, ele já pegava só música erudita, né? Aham. Grego ### Mas a música ### É que ele gosta de pesquisar. ( )

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : ( ) É, isso que também... Também na na na aventura dele é interessante que ele ele tem um ( ) uma fase muito s Ultimamente só analisa e pesquisa em romance de detetive. Ele ele

SPEAKER 1: : conversava em latim no seminário, né?

SPEAKER 3: : seminário a conversa normal das pessoas era em latim. O almoço, o jantar, era tudo feito em latim. É? Ele chegou a estudar grego, lia grego e começou a estudar por aí. Agora ele é um policial. ### ( ) uma época aí de pes ( ) não antes ainda, antes da música, eh Padre Maurício, ( ), esse negócio todo. Nós também tem não temos preconceito. Tem Waldick Soriano, tem Cristianinha, claro ### dio, de pesquisa de universidades americanas, fizeram um longplay sobre músicas de índio, do Alto Amazonas, do Alto Xingu, do Xavantim Muita música caipira. São três mil e quinhentas, né? Aham Quer dizer que tem tudo o que possa existir. Tem música pop, tudo. O Brasil, mesmo depois de de ficar pensando na em Vivaldi, nos barrocos, et cetera, música de câmara, só pensa nos pop, né? Não adianta, edificação (fala enquanto ri) muito cultural e depois vai mesmo para música pop.

SPEAKER 2: : Mas o refinamento já foi feito, né? ( )

SPEAKER 3: : e já saía com as criança visitar museu, museu de arte, museu ( ), tudo, museu do Índio, museu do Bandeirantes, com as crianças Levou a Cecília para ver todo o ciclo de Dom Pedro segundo, em Petrópolis, Vassouras, Valência, aquele negócio todo. Mas alguma coisa eu sinto que ficou, porque em história, ela vai muito ( ) E eu tenho a impressão que pelo menos no consciente está. Ago ###

SPEAKER 0: : forte, né? Hum. É, meio que fora, é. Muito fora. ( ) Rea

SPEAKER 2: : ções

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 3: : ### percebeu ( ), né? De vez em quando ela discute com a gente. Ah mãe, gosto não se discute. Eu falei, mas se aprender. Ah ### ### Vai em alguma quermesse, qualquer coisa, ele traz uma andorinha de porcelana, pelo amor de Deus não faz

SPEAKER 2: : ### Ah, mãe, go gosto não se discute, falei, mas se apren de. (risos)

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ###

SPEAKER 3: : Mas por lá, meu bem. Por lá. Mas não vem aqui, não. Qual que é esse? Esse é o caçula. ( ) ### ### mésticas. Prendas do

SPEAKER 0: : ### Tem o seu marido ficou como conselheiro.

SPEAKER 3: : É, admi con ah administra dor de empresa. ( ) Pode ser chamada, mas conse conselheiro de administrador de empresas. (risos) ( ) Bom, eu tenho dois filhos e uma enteada. enteada tem quinze anos Uma filha de e um de um menino de quatro. Agora ( ) (pigarro) Acho que deve perceber que eu sou meio xenófoba, né? (risos) Bom, eu fiz inglês até terceiro ano da cultura inglesa, há muitos an os atrás. Também ci Eu estive trabalhando no Mackenzie uma temporada com os diretores do Mackenzie que eram americanos. Então eu acho que trabalhei lá uns dois, três anos. E como eles queriam aprender português, eles me proibiam de falar em inglês. Então às vezes a gente discutia, e eles discutiam em inglês e eu respondia em português. Então quer dizer que eu eu entendo tudo que uma pessoa fala em inglês. Mas na hora de eu falar em inglês, Me sinto inibida. Há muitos anos que eu não falo, entende? ( ) não deixavam me A gente tinha brigas homéricas assim na na diretori

SPEAKER 0: : Mesmo sem... mesmo... Você não gosta de falar errado, né? O inglê

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : eh é um problema muito grande aí, de mais de timidez atual mente. Apesar que eu tenho contactos aí com pessoas que vêm do... e mais de enquanto em contactos aqui em casa com ingleses, america Eles vêm, eu converso uh, depois de uma hora eu já estou me desinibindo, né? Mas eu levo muito tempo para começar a falar. Agora, participar da conversa, participo, porque eu entendo tudo, né? Mas falar é aquela ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 3: : Peças só. Peça em francês. Ah, um livro de texto completo ( ) ( )  Minha avó eh minha avó veio com quatro anos da Espanha. É o único ramo que eu tenho do meu dos meus ancestrais que é estrangeiro. E falavam espanhol em ca Não. ( ) vovó nem sabe falar espanhol. Não sabe.

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 3: : Ela veio com dois anos de para Da Espanha mas ### ### trombose cerebral e depois disso atualm ### ### esso de... de deterioração eh mental, mais ou menos. Ela está nor ah praticamente nor mal. Mas ela começa a se lembrar das coisas da infânci Falava de espanhol, de coisas das primeira infância, mas da da primeira infância. Eh É engraçado isso, não é? Acontece muito disso. Eu nunca vi ela falar qualquer coisa relativo a espanhol. Nada. Bom eh nem é possível mesmo. E mais ### ### ### Eh a pessoa com ( ) na velhice pode esquecer ah os fatos recente ah os conhecido ah os fatos recente, mas aquilo da da primeira infância começa a voltar tudo, não é? Aham. A memória das coisas antigas, das coisas passadas na primeira infância, começa a se tornar bem nítidas. né? Isso é é próprio da velhice. É a hora da saudade, né? ( ) É. Só que ela está com oit enta e nove, né? Oitenta e nove anos. (pigarro) Que mais ( )? E italiano também? Não. Só o Topolino. Revista em quadrinhos, só o italiano. (risos)

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : Não.

SPEAKER 3: : O que eles perguntarem para mim, eu vou responder como se eu estivesse dando uma aula sobre pneumonia. (risos) Eu eu E o professor lá ouviu. achou muita graça e Quando eu cheguei, assim, eu vi que eles estavam ouvindo. E v E o professor disse assim, você pode nos dar uma aula sobre pneumonia? Eu caí mesmo na na armadilha. (risos) (risos) Já estava tudo armado. Estava. Quer dizer que você pode falar sobre pneumonia agora também. (risos) Não não não, por favor (risos) Posso falar da broncopneumo bronco ### ### certo, né? Pulmão, pulmonite.

Inf :lamação de pul Bom, não há de ser pneumonia, que eu acho que não está certo, né?

SPEAKER 2: : É, não sei bem não. Mas em inglês eu acho que é, não é?

SPEAKER 3: : Pneumonia? ###

SPEAKER 0: : É o que eu mais conheço. Mas ah voltando ao tempo de escola, o senhor já que o senhor falou em professor, A escola, quando o senhor estudou, quando criança, era diferente da escola de hoje? Assim, o aspecto humano do professor, o aspecto social digo a classe. Havia di... O senhor sente que há alguma diferen

SPEAKER 3: : Bom, eu não conheço a escola de hoje. ### conheço bem. Aham. Eu eu tenho... ### Eu fui aluno da escola ( ) Caetano de Campos. uma escola um tanto diferente daquele tempo. Era uma escola mais ou menos de elite. Mas mesmo assim eu tenho umas ah tantas ah ideias, quem sabe, devido ao meu temperamento, umas ideias ah meio de de mágoa. Um exemplo, eh havia uma certa discriminação de aluno que eu sempre tinha um colega, por exemplo, eh que sent era filho do diretor de educação do estado de São Paulo. Ele falava comigo. Eu ### ( ) O professor abaixava a minha nota, a dele não. Então aquilo ficava... eh eu achava aquilo uma injusti ( ) Não era do chefe dela, né, o filho do chefe dela. ### Já por outro lado, eu eu tinha certas coisas que até hoje... Pois eu tinha uma professora, Dona Rosinha, e ela se ( ) e ela usava muita joia. Ela, quando vinha corrigir as minhas eh as minhas provas, eu achava que era a coisa mais extraordinária do mundo, assim. Era ### Eu era criança, né? E achava aquilo uma coisa linda, né? Mas, assim, não sei, não me lembro muito eh da da da escola, assim, quando eu era menino. Eu me lem

SPEAKER 0: : dessas coisas assim. O relacionamento aluno-professor era muito cerimonioso, diferente do que é hoje, hoje deve ser um pouquinho mais.

SPEAKER 3: : Mas isso não depende um pouco do temperamento do aluno? ### Não havia, assim, uma uma intimidade. Mas eu me lembro, por exemplo, de colegas meus, aqueles que sentavam na frente, que eram os bons alunos, eles tinham um bom relacionamento com as professoras. Eu como sentava um pouco para trás, porque eu não devia ser um muito bom aluno. ### E havia certas professoras, por exemplo, a dona... aquela professora de história, que era depois do seu tempo... Dona Branca. Do na Branca, Dona Branca de Cantomelo. Ela era, inclusive, parente da Marquesa de Santos. ão, era uma mulher pequenininha, gordinha, baixinha. E eu tinha outras professoras mais no Mas ela era uma pessoa de idade, já. Era professora de história. E eu tinha as professoras mais nova Professoras mais novas, a gente gostava e chegava lá, abraçava. Não chamava de tia ainda, mas ainda gostava, entende? Mas a Dona Branca, e tinha uma outra também, já de mais uh que é um pouco mais nova que ela, que era de português, a gente tinha pavor, porque a mulher... Eu me lembro da Dona Carolina Ribeiro. Bom, aquele é

SPEAKER 2: : Aquela mulher era uma mulher imensa que chegava no corredor e fazia shh Aquele shh dela arrasava todo mundo.

SPEAKER 3: : A gente ficava passava no corredor em silêncio, nem ### É de apavorar. Eu acho que da da sua, da para para minha, mudou. Mas da minha, para os meus filhos... O interessante é que eu não tenho muita ideia. ### Lá eh era uma educação ### ### ( ) modo que nós éramos tratados, né? Eh havia uma certo respeito, porque ### ### com alguns anos de antecedência. Eles ### E engraçado que ele descreve o o ginásio ( ) de lá igualzinho o ginásio ( ) ( ) daqui, com as mesmas características e tudo, né? Desde essa ocasião já lá também era assim, a gente para poder falar com os profes ### naquela ocasião. Era uma boa coisa. Mas a gente estudava matemática, estudava francês, tudo no livro em inglês.

SPEAKER 1: : E aqui em São Paulo. E as aula

SPEAKER 0: : eram dadas em inglês também? É, ( ) não eh digo

SPEAKER 3: : matemática não chegava a esse ponto, né? Aham. Mas eh se dava muita ênfase ao inglê s , né? O livro de texto era ### ês. Pois o livro de francês, uh a a explicação

SPEAKER 0: : ( ) Duas de uma vez só, né? (risos) É. (risos) ( ). Como é que era o sistema assim de avaliação do aluno? Como é que chamavam as provas? Tinha outro nome? A prova tinha outro no Sempre foi prova? Ah s

SPEAKER 3: : im, sempre foi prova. Foi prova de escrever ( ) Agora, havia professores interessantes. ( ) ### Ele foi meu professor. É, né? Professor de latim. ### Ele é professor de geografia Não, por mim foi de latim. E ele era extraordinário. Ele via o Estado de São Paulo na aula. ### ### assim, então, que saía fora de série, ele não sabia como que ele eh ele percebia que nós estávamos fazendo alguma brincadeira, ele era ( ) o homem do Estado de São Paulo.

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : Eu não sei como são eh as aula as salas de aulas agora. Mas cada um tinha a sua sua carteira, né? ### Até me lembro bem de uma greve que nós fizemos, estávamos no primeiro ano de ginásio que E e na hora que nós íamos, ( ) ele estava terminando a aula. ( ) nós vamos ficar mais cinco minutos revisando alguma coisa. E nós, então, para eh para reclamar, começamos a bater a a a carteira Então ficávamos mais uma hora de castigo. (risos)

SPEAKER 0: : Quer dizer que havia castigo? Oh.

SPEAKER 3: : se havia, se havi a, coisa séria. Ficar preso, fazendo de pé, junto do do relógio, assim, no co Não chegava à palmatória, isso não chegava. E no e no seu tempo j

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 3: : Ah a governanta aqui, ela é de Pernam buco. E morou em Igaraçu muito tempo. E ela tem uns dois anos mais nova do que eu. Ela disse que lá em Igaraçu, a tabuada era na base da palmatória. Quer dizer, que na mesma época que eu estava fazendo a escola aqui, ela também devia estar fazendo dois anos a menos, né? Aqui não se falava mais em palmatória. Era um negócio que não se ouvia falar. E ela lá sentia. ### errava ela disse que o mais engraçado que era, fazia de propósito para o colega dele dela errar, porque quem estava fazendo as perguntas, se o colega errar, se a pessoa errar, é a pessoa que estava fazendo a pergunta que batia em palmatória. Então ela fica ficava aquele jogo para ver quem ( ) perguntava para poder bater no colega de palmatória. ### Igual, eu aprendi muito fazer, copiar a a frase de duzentas, trezentas, quatrocentas vezes. Is so é terrível. ###

SPEAKER 1: : Como castigo.

SPEAKER 3: : Fazer cem vezes, duzentas vezes, né? Eu devo ser um bom alu ### ### quer dizer, às vezes, ( ), às vezes, é é apresentar no dia seguinte. ### ( ) E depois, a gente não apresentava, eram qua trocentas, né? E aí ficava ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ( ), descreve para o seu pai como é que é uma... é uma carteira de aula, de sala de aula, hoje em dia, para estabelecer uma comparação entre a carteira que ele tinha e a carteira que hoje em dia você teve, de sala de aula.

SPEAKER 3: : Bom, a minha carteira na Caetano de Campos já não tinha essa de levantar. Tinha tem uma parte embaixo, né? Era uma mesinha com ah o lugarzinho do tinteiro. Bom, lugarzinho do tinteiro também eu ti ### Quantos ( ) foi cheio de tinta, eu levava para casa. Se aquilo caía, pronto.

SPEAKER 2: : ### ele mas caía.

SPEAKER 3: : Tinha um lugarzinho para o lápis, né? E E pena. ( ) A gente começava no segundo ano primário a a usar pena. ### ### era tipo ( ). Agora, (pigarro) depois eu passei para aquelas carteiras que a gente sentava e tem uma parte, um braço que fica mai maior, dessas de ginásio, assim, aquele braço que vai para frente e se abre um pouco, metade de uma carteira. Porque no primário era uma mesinha para duas pessoas. Agora, ah minha filha, ( ) Brandão, agora já voltou outra vez da do banco, que sai na frente a outra peça que há na carteira e abre a tampa outra vez. Por isso que eu estou dizendo que Eu que passei, mas voltou a ser de abrir a tampa para colocar o material embaixo. O colégio da minha filha. Mas o meu filho é daquelas mesinha ainda de maternal, de jardim, mas sentado no chão.

SPEAKER 0: : ( ) esse uso do tinta, é melhor você usar um outro tipo de material escolar, né?

SPEAKER 3: : ### ### O o o mata-borrão, você não encontra mais mata-borrão. É é um dos ih dos proble mas, é verdade. Não há mais

SPEAKER 1: : Não existe. ###

SPEAKER 3: : No princípio da, como médico, né, eh todo que era anúncio era feito em mata-borrão. ### Não existe mata-borrão. Pa pelaria não existe mata-borrão. Você encontra de vez em quando esse mata-borrão de mesa, que é um mata-borrão quase papel. Uhum Não é aquele mata-borrão, é um verde. É papel... É um papel mais assim chuva, qualquer coisa assim, né? ( ) mata-borrão daquele felpudo, bonitinho, gostosinho. Era uma delícia escrever ah o nome da gente naquele papel ir borrando Então a gente pegava a tinta. Quando can surgiu caneta tinteiro, a gente pegava com um pontinho assim da da pena ### ### ### Eu me lembro desse negócio de escola, do primeiro ano primário. ### do. Você já ouviu falar em ditado mu Aquele tipo da incongruência, né, ditado mudo ### Ditado mudo é assim, a professora ficava quieta, tinha a lousa da frente da esco da frente da aula e tinha a ### Então você tinha que prestar atenção na palavra e escrever. Aí ela apagava. Esse era o ditado mudo. Ela apagava a palavra. Agora, eu como sempre fui muito distraída, eu olhava a primeira palav Escrevia e ficava olhando para os para os outros colegas, né? Aí, quando chegava lá, ela já tinha ( ) uns três, quatro palavras que eu não estava vendo. Eu tenho uma raiva de ditado mudo Você teve ditado mudo na sua vida? ### ### ### mudo e começava a copiar as pal ### ia eu acho que é mais para a atenção da gente ser focali ### Aquele bruto parque da da da Praça da República do lado de fui numa janela para estudar, uh, era passarinho, é plátano. Aqueles plátanos que saem caindo assim, e eu seguia folha por folha. Eu não sei se existe mais plátano. ### ### Fora os dias que ela se cabulava para ir para o ci Eu já saí pelo porão da faculdade escola. (risos) Aquela escola lá não pode cair, não, porque acho que eu conheço lugar naquela escola que ninguém conhece.

SPEAKER 0: : ### ### ### Vocês são capazes de reconstituir o prédio escolar? Oh, eu não ( )

SPEAKER 3: : ### ### A escola está lá ainda, né? Isso a gente ### ### como é que era esse...? Olha, tinha uns porões fabulosos. Se se se você conhece assim, de frente para a Praça da República, tem uma uma escadaria dá em três portas. Daquela escadaria, a gente entra para o auditório onde tem aquelas cerimônias. ( ) Depois tem uma outra escadaria que sobe para o segundo andar. ### ### ### ### ### Do lado assim da escada, escondidinho, tinha du uma portinha de cada lado, embaixo da ( ) Essas portinhas davam para o porão. (pigarro) E o porão assim às vezes tinha os o porão era mais al ### E tinha uns lugares que tinham umas umas abó ### ( )  A gente entrava nesses arcos então era mais ain da era baixinha aí devia t ### Eu ia ao porão apenas para fazer aqueles... ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ###

SPEAKER 3: : ### ### Se você tivesse puxado a mim, você seria uma boa aluna. (fala enquanto ri) e eu, hein? Eu acho que eu tive nota mais alta que você na escola. ### ### (risos) Aplicação, se não fosse o Henrique Thompson, eu era o melhor aluno da turma, mas ### ois é. Era aquele, né? ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : não era assim, não. ### ### Do outro lado, só para as meninas. No seu tempo era assim? Não, já era misto. É No nosso, não. E ra separado ### ### ### ### te hein. ( ) meu primeiro namorado eu devi a ter uns dez a ### ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : O meu primeiro namorado é assim, nós tínhamos ah uh c ah ah assim do bar, né, tinha um banco, né, aqueles bancos da escola, compridos, né? Escola sempre tinha aqueles bancos. Então eu sentava no banco, vinha o rapaz, sentava do lado. A gente falava Aí eu apesar que o papai não sei se concorda com isso, eu era muito tímida para namorar, apesar de ter dez anos e meio. (risos) Então eu não falava e andava o banco um pouquinho mais para fre para para o lado. ( ) Aí o rapaz vinha um pouquinho mais para o lado, mais perto de mim. Até que você caía do

SPEAKER 2: : Até quando chegava no fim do banco, eu levantava e sentava do outro lado do banco outra vez. Era bem

SPEAKER 3: : te minutos de recreio, era vinte minutos desse negócio. ### de uns três meses de namoro desse namoro, sem a gen Eu cheguei à conclusão que eu já... Namoro mudo. É, é um namoro mudo. Eu cheguei à conclusão que eu estava me comuni comprometendo muito, e era muito jovem para me comprometer nessa idade, né? Então eu resolvi brigar, mas também nunca tinha falado com ele, também não podia dizer que eu não que eu ia bri gar. Então eu pedi que duas colegas minhas sentassem uma de cada lado de mim. Então o rapaz chegou, olhou, viu que estava uma menina de um lado e outra menina do outro, levantou os ombros e foi embora. (risos) ### ###

SPEAKER 0: : Isso era na escola?

SPEAKER 3: : No no bar da escola, na hora do recreio, vinte min utos. Também eram os vinte minutos que eu o via por dia, sábado e domingo não não o via. Ah, e tinha uma uma uma outro detalhe. Como nós somos protestantes, ele era espírita, então ele também não frequentava aula de religião uma vez por semana. Então nessa época, nessa hora, também a gente sentava no banho. (risos) Quer dizer, só essa hora.

SPEAKER 0: : ### Quais eram essas cerimônias no tempo escolar?

SPEAKER 3: : Bom, verdade é que para mim, ele no anfiteatro, uma vez por semana, eh nós nos reunimos para cantar. ### ### ### ### ### no final, ele ( ) ele ainda dizia umas poesias patrióticas e tudo, e assim acabava, então, o sábado. ### questão de festa, era tipo feito um recreio para nós, né? de uma vez que houve uma conferência que nós todo todo o colégio foi chamado toda a escola foi chamada para ouvir uma conferência do ( ). E Então eu me lembro que ele contou aquelas coisas de matemáti ca, de contava aquele negócio foi só agora aula de mú ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : ### E, por uma brincadeira, eu eu falava, rece be um afeto que te ( ) Eh tu tudo é exame oral. Naquela época existia muito exame oral. ### E o professor disse assim, quero ver se você vai falar agora. ### ### ### ### ### Aham. Então a gente cantava lá. O japonês tem quatro filhos. Não conhecem essa versão? Até hoje existe ainda essa versão? Noss ### (risos) isso mesmo.

SPEAKER 2: : Nós também can

SPEAKER 3: : ### As coisas se continuam pelos anos afora, não é? É 

SPEAKER 0: : uma série de brincadeiras ( ) ### ###

SPEAKER 3: : Ah a Cecília a Maria Helena de quinze anos frequentou o Vila Brandão. E a Cecília frequentou o Vila Bran dão depois quatro anos de diferença já. Eh ela está com ela está uma está com quinze e a outra está com quatro anos. Não é a quase a mesma geração mais. Mas no mesmo ano que uma veio para mim e falou assim, Vila Brandão, onde a gente entra burro e sai ladrão. Na mesma idade que a outra falou, depois esqueceu, mais ou menos lá para o segundo ano do primário, a outra que veio quatro anos depois, veio com a mesma história. Vila Brandão. ( ) Diretoras diferentes, professores diferentes. ### ma coisa. Por exe ah ah não sei até que se era jardineiro ou era bedel ou qualquer coisa lá, chamava-se seu Fonseca. Então a ge te se se escondia e gritava, seu Fonseca, perna seca. Outro dia encontrei com uma pessoa que foi de um outro grupo escolar, tinha um tal seu Fonseca lá, que gritavam também, seu Fonseca, perna seca. Quer dizer, é coisa de ah de criança mesmo.

SPEAKER 2: : faixa de idade, né?

SPEAKER 3: : É, tem que ter mesma coisa, né? E para i E é uma revelação na hora. Oh ( ) ### ( ) Porque, por exemplo, eu não gosto de de ensinar brincadeiras esculachativas, né? Hum. Esculacho, não gosto ### ### Mas não há dia que ele não pega o meus filhos para ensinar alguma coisa de esculacho para eles. ### Eu pre eu procuro evi ### É preciso, eh é herança, né, que a gente deve dar. ### ### ### ### ### O outro ah me tirou, engatinha embaixo da pia. Não, isso não é estímulo. Oh As crianças sabem, mas não fui eu que ensinei, não.

SPEAKER 0: : ### Segundo dizem, a a mãe educa e a avó deseduca, né?

SPEAKER 3: : ### ### quem quer ser respeitado, respeite também. É, né? Quem quer ser respeitado? O avô não quer ser respeitado.

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : ### respeito à pessoa, Olha, ontem, ontem aquele negócio, ontem o ( ) falou uma porção de coisa, né? Que uh a liberda de mal usada provoca o mal e mais eram duas coisas. O que forma o mal é a liberdade mal usada. Eu acho que é f undamental, não precisa ser ### ação não é mais nada do que aprender a respeitar um ao outro ### ### de respeito pelo outro, né? ( ) sei se se

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 3: : ### ### Eu aprendi educação, agora... Não, não é, não estou falando eu estou falando seus netos. Sim, mas você quer que eu ensine ensinar como d ### Bom, tem de ser mal criado mesmo com o seu filho. Ele

SPEAKER 2: : já sabe, eu falo, isso é o vovô que faz, hein? (risos)

SPEAKER 0: : Mas respeita o vovô, mas respeita. ### o fim de um curso é uma festa agora quase não há mais, ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : Não? No meu tempo não ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ###

SPEAKER 3: : eu mesmo não tinha. ( ) Mesmo na faculdade. Eh na faculdade quando eu me formei eu me formei eu eu... No meu tempo, eh tinha de prestar... Eh de fazer tese e defender uma tese para ter o gr deixava para a segunda época. Eu como precisava me casar logo eu então defendi em primeira época. Namorou seis anos, por isso que ele precisava

SPEAKER 1: : ### ### ### ###

SPEAKER 3: : eu explicar, porque tinha seis anos de de noivado, né? ###

SPEAKER 1: : Que foram onze de na onze também Sei lá.

SPEAKER 3: : ###  Mamãe conta. Não, onze. ### Nem eu conhecia. ### ### Eu não fiz assim, eu cheguei lá e disse olha quero o meu diploma já, né? eles fizeram o diploma e me entregaram em ( ). Mas essa turma fez a tese e apresen tou a tese ### ### dezembro ### ### ### ###

SPEAKER 0: : Como é que eles chamam essa roupa de para essa cerimônia? É cerimônia

SPEAKER 1: : de de fim de curso? Beca? Be ###

SPEAKER 3: : ### ### ente usa a beca, mas a beca, eh eu acho que é um... Quando eu me formei, eu tive, acho que aluguei, sei lá ( ) alugar, né? Eu só usei beca quan mas olha as coisas enquanto são esculachadas Porque, antigamente, a gente precisava se formar numa universidade para ( ) beca, receber diploma e aquelas festivi Depois eu tenho a impressão que no meu tempo já ah o ginásio se formava. Se formava no ginásio e no último ano da faculdade são as duas festa de formatura. ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 3: : ### xames parcelados. De modo que não havia nem formatura. A gente chegava no no fim do ano, prestava exame de quatro maté e formassem naquelas quatro matérias, né? No ano seguinte, mais quatro matérias. E assim Em três anos fazia-se o ginásio. ( ), não havia formatura, né? Agora ( ) ah agora, primário, se faz festinha de formatura. ( ) Pelo menos até haver o curso inteiro, n ### Mas minha filha já teve uma festa de formatura de pré-primário. Quando ela aprendeu a ah a ler, Ela teve um uma festa para receber um diploma, de vestidinho branco, no pré-primário. E há pouco tempo eu vi que a filha de ah de uma cozinheira que eu tenho, filho dele, ela precisou fazer beca e pôr aquele chapeuzinho de de quadradinho para ele se formar no maternal. (risos) Acho que as coisas mudaram mesmo. Ficando folclórico, né? ### ### também têm que ser respeitadas, porque se uma pessoa respeita sse o rio, nunca ia sujá-lo. Se respeitasse o ar, quer dizer, as mínimas coisas devem t

SPEAKER 0: : Respeito, só.

SPEAKER 3: : E respeitar também esse negócio, porque afinal de contas ( )... Minha filha de quinze anos, eu tinha dito a ela que ela ia ter, quando fizesse quinze anos, ia ter uma festa, um vestido comprido, tudo isso, né? ### Ela foi para a casa da avó, lhe deu um siricutico e ela resolveu com treze anos e meio para quase quatorze vestir seu primeiro ah de ah vestido comprido, lon Bom, perdeu aquele encanto dos quinze anos na formatura dela, ela ter um vestido comprido. Depois ela começou a dizer, puxa, agora não posso pôr outra vez, ah porque afinal de contas não não eh só porque eu já andei de vestido comprido? Falei, olha

SPEAKER 2: : Perdeu, mesmo que você tenha um outro mesmo significado porque você estragou aos treze anos o significado do vestido comprido, né? Quer dizer, há há uma certa assim um um ritual nas coisas, pode ser que seja um pouco demodê agora esse ( ), mas que eh que dá aquele significado da vida, né? A gente precisa esperar um pouco pelas coisas acontecerem num momento próprio. Ela

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : ### ( ) a saia. já é uma ma modo... ### S só se veste saia para ir numa festa, né? E depende da festa. ( ) ### ### ía à noite, por exemplo, uma festa à noite que não se usasse esse eh eh smoking... não se e quinze a dezoito anos, quer dizer,  três anos, eu gastei três smokings. Porque eu eu gostava de dançar e de festa à noite. Toda noite eu, depois do jantar, eu punha smoking. Era o costume daquele tempo. Hoje quem é que põe ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : ### ### ### ### ### ### dois smokings né pai? Então eu tive por por sua causa né? É.

SPEAKER 0: : Mesmo para ir à igreja era diferente o comportamento para se vestir, não era? É. Eu tenho re

SPEAKER 3: : ### de tudo. ### Mas nas outras igrejas, por exemplo, todo mundo vai de de blu de de de camisa, né? ( ) Mas na nossa, na na primeira igreja, ainda predomina o homem, eh uh uh a vestimenta com gravata, né? Eu tenho certa restrição de ir de calça comprida à igreja. Não vou, nunca fui de calça comprida à igreja. Mas minhas filhas... Olha, para a Cecília, que é a do meio, ir de calça comprida um dia esse ano à igre Eu precisei fazer verdadeira aula, mostrando para ela que ela ia de casaco, qualquer coisa. Mas o pessoal vai de calça comprida, na no no cida de vai. Mas eu ainda tenho certo ### ### ### seja do tempo antigo, mas ainda

SPEAKER 0: : O o senhor vai à igreja sempre? Todo domingo. Todo domingo? Todo domingo. Como é que o senhor chama essa es ah essa ida à igreja? Por que o senhor vai a essa igre à igreja no domingo? Aos do ###

SPEAKER 3: : ### ### ### ### é é um isso é uma do um dos fatores também. E também outros, por exemplo, a gente tem aquele hábito de, não é, desde criança, né, também tem o hábito de ir, naturalmente. O senhor sempre frequ entou a mesma igre Sempre. De sde criança desde que eu  nasci. Desde que eu nasci. Desde os seis anos de

SPEAKER 0: : ### sou católica. Sim, senhora. O senhor é protestante. ( ) Bom, então eu não conheço nada em termos de religião protestante. Só agora que eu passei a... me libertei de uma série de coisas, então a gente passa a conhecer outras coisas de outras igrej as, não é? Então eu gostaria de saber Como é que se faz o culto na sua igreja? Como é a sua igreja? Mas você já sabe que chama-se culto, e não missa? É, ele falou para mim (risos) Ele disse que foi ( ) está cul culto a Deus.

SPEAKER 3: : Há uma diferença. ### ### Mas há um, naturalmente, um umas leis gerais. Em geral especialmente na nossa igreja, que é a igreja presbiteriana, dá-se uma ênfase grande ao sermão do pastor. Então, o púlpito na nossa igreja tem um um lugar preponderante, porque ali o pastor vai vai expor, primeiro, a leitura da Bíblia, porque a Bíblia é, para os protestantes, a regra de fé. ( ) Então, ele O sermão do do pastor é feito sempre eh tomando por base uma uma parte da Bíblia. Então ele lê a Bíblia e depois então ele vai comentar e tirar os ensinamentos disso. Então é uma parte preponderante. Outra coisa que caracteriza o culto protestante é o canto dos hinos. Então são duas coisas aí, o sermão e os hinos. Hinos de louvor a Deus. De modo que Isso se resume o o culto, né? ( ) ### Mas não que seja eh com no valor. É. O va lor, naturalmente, se dá mais ao sermão e aos aos hinos em segundo lugar. Mas também depende da igreja protestante, porque há umas igrejas protestantes que têm mais liturgia e outras que têm menos liturgi a. Por exemplo, a igreja ( ) é a que tem mais liturgia. Então se assemelha muito mais à missa católica, do que, por exemplo, ah a Igreja Presbiteriana, que tem menos liturgia, mas tem ainda liturgia. Por exemplo, eh eh ah o culto na Igreja Presbiteriana é dividido em ( ) Primeira a invocação, depois a adoração, eh tudo isso, mas tudo feito eh segundo uma certa esquema que só a pessoa que conhece é que percebe, porque aquilo vai se encaixando harmoniosamente. Já em outras igrejas, como na Igreja Batista, já é um tanto diferente, porque é uma igreja mais democrática. ### Então, se for numa igreja mais ainda simples, como, por exemplo, Igreja Pentecostal, então o culto eh dá uma aparência até de desordenada, porque qualquer um pode falar, e fala porque se julga inspirado pelo Espírito Santo no momento e e e pede a palavra e fala, né? De modo que depende. Agora, a nossa, que é presbiteriana, tem já essa esquema como eu eu ex pliquei agora.

SPEAKER 0: : Está claro? Está claro. Agora, quanto à à à parte assim material da igreja. Sei. Decoração... Sei, isso. Bom, a igreja presbiteriana é uma igreja que

SPEAKER 3: : de origem calvinista. Porque há dois te duas origens na igreja protestante. Eh igreja luterana de Luther e a igreja de Calvino, que era suíça. Agora, a igreja presbiterana de Calvino é é de eh origem escocesa. Depois foi para os Estados Unidos e daí veio para para o Brasil. ( ) missionários. Então, o que acontece é que na na na igreja nossa, a primeira coisa Não se não existe, por exemplo, ídolos. Então não há santos. Não há santos. O púlpito, como eu disse eh eh para a senhora... eh eh O púlpito, como eu disse para a senhora, é uma parte preponderante. Ele ela Então ele eh está sempre em evidência. Tanto que entre os que os que constroem igrejas sempre há uma discussão. Se o púlpito deve estar no centro na frente e no centro, ou do lado, como é na igreja católica. Na igreja católica, o púlpito não é do lado? É Na nossa primeira igreja, o nosso púlpito é do lado. ### s era na frente.

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 3: : ( ) questão de acústica que eu acho que eles mudaram o lugar Não sei se foi bem por causa disso.

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 3: : ### Quem sabe você tem eh tem razão nisso, porque, de fato, O púlpito, em geral, é na frente, quer dizer, tem o o ah o lugar onde fica o ficam os ministros e os presbíteros, e fica o púlpito na frente, com a Bíblia sempre aberta, e ele fala para o povo, como se estivesse dando uma aula, não é? Já o púlpito na Igreja Católica é do lado, na nossa Igreja é do lado, provavelmente foi por causa disso. ### Mas há uma discussão, porque não é tradicional na igreja protestante o púlpito ser do lado, como é na igreja católica. Ah ### ### ### ### ### Se construiu, mas então, por exemplo, os vitrôs lá são bonitos, mas são só vitrôs de ( ) Mas não tem, por exemplo, passagem, não há pessoas representando, não há santos, nada disso, né? Mas também, em certas igrejas, como na igreja, em outras igrejas, como na igreja anglicana, pode haver, por exemplo, uma uma presença de uma pessoa e tudo, numa num vitrô, sem haver aí qualquer motivo. Mas fo na igreja protestante foge-se de que de qualquer imagem.

SPEAKER 0: : Edna disse que quando as coisas perdem o ritual, elas deixam ah um pouco a graça também, perdem um pouco a graça. ### Como é que a criança é introduzida na igreja?

SPEAKER 3: : ### Todo domingo a criança vai, a escola dominical é feita de um modo que tenha mate tem berçário ### Então, por exemplo, o meu filho de quatro anos vai lá saber ah o que Moisés fez, o que foi quem foi Davi e Golias, todas essas histórias, que a gente chama de historinhas da Bíblia, ele fica conhecendo. ### Só que é é voltada o currículo é a Bíblia. ### Agora, uh depois, (tosse) ah por exemplo, há um la umas turmas de adolescentes que quer (tosse) eh ser fazer parte da igreja que batismo é feito pelos pais. ### ### juram educar os filhos e principalmente ensinar a ler. Prometem. Desculpe ### Não é juramento, é promessa. Ah Principalmente a ensinar a ler. Então, o que havia hum ah hum há anos atrás é que quase todo protestante era alfabetizado. ( ) E hoje, eh mesmo os ah os adultos analfabetos procuram aprender a ler para ler a Bíblia. Eh Esse é uma coisa importante, a influência. ### Mas mesmo para uma uma igreja uma no interior, existe alguém que ensina os outros a lerem, sempre havia esse nível de alfabetização obrigatória na igreja protestante. Agora, isso não quer dizer que ele se torna membro da igreja, a criança. Ela o que os pais n Mas depois de uma certa idade, quatorze, quinze, vinte anos, ele leva a a fazer a tal de profissão de fé.

SPEAKER 1: : Pública profissão

SPEAKER 3: : Pública profissão. Ele se comprome ele se conscientiza que ele quer pertencer à igreja. Então, ah também não quer dizer que uma pessoa que não tenha feito Escola Dominical, ah ele pode chegar lá não ter sido batizado, ele vai batizar na hora e faz a sua profissão de fé. Mas ele vai à frente, ### ão de fé. E aí ele começa a pertencer à igreja. Então ele tem direito a... A igreja presbiteriana só tem dois sacramentos, que é o batismo e a... vocês chamariam de ah ### ta Ceia, nós chamamos de Santa Ceia. eria mais ou menos a comunhão ### Não, mas na Igreja Católica é a comunh

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 3: : ( ) Você pega o pão e o vinho. ### o vinho que é tomado pelo padre e o pão é a hóstia... quer dizer, a hóstia eh o pão e tomamos o vinho Agora, aí daí em diante, ele começa a participar dessa segunda ah como é o segundo sacramento, que é a Santa Ceia. Só depois que ele resolveu entrar, que ele participa da Santa Ceia. E nesse momento, existe uma classe de catecúminos, que é mais ou menos um catecismo, né? É porque esse. Em que ### Então um dia, eh eh ou numa numa reunião mais séria da igreja, por exemplo, num aniversário de igreja, ou então num culto qualquer. Então o pastor convida, ele vai à frente lá e ele é interrogado então sobre aquilo e ele faz então a pública profissão de fé, como a ( ) está dizendo Então ele é arrolado como membro da igreja. Ago ra isso não é eh o catecismo ensina a religião. eh Espírito Santo, Deus, Pai, Filho. Não, não. criança já sabe tudo isso. Ela já é eh como fosse ele sabe a história do Brasil e vai aprender educ ah moral e cívica, né? aprender vai aprender a organização da igreja, quais são os símbolos ah os símbolos da igreja, tudo isso, quer dizer É uma parte que não tem muita importância na religião. Mas tem ele precisa saber o que que ele está fazendo, né? E, conforme ah ah a facção da do protestantismo, então tem certos símbolos diferentes, o batismo é feito diferen diferenças, por exemplo, no nosso, se ( ) presbiterianismo, porque pelo modo de dirigir a igreja. A igreja é dividida em presbíteros, quer dizer, são os os velhos de igreja. Então a igreja ### Que, se por um certo gabarito, e formam, então, ah o conselho da igreja, dirigido pelo pastor. E esse conselho é que dirige a igre Depois, esse eh esses presbíteros há um presbitério, quer dizer, as igrejas de u ma certa região. Por exemplo, aqui em São Paulo está dividido em vários presbitérios. São várias igrejas de uma região que são reunidas num presbitério. Então, cada igreja manda seus representante e se reúne uma vez por ano.

SPEAKER 0: : Estabelecendo um pa estabelecendo um paralelo entre a católica e a protestante, os prebís os prebíteros são ah a paróquia.

SPEAKER 3: : ### Agora, há o sínodo, que uh que de três em três anos, de toda a igreja do Brasil. E, uma vez por outra, eu já eh na minha vida, eu acho que foram umas duas, três vezes, há o sínodo mundial de todas as igrejas presbiterianas, de todo o mundo. E a última vez que eu vi foi ( ) Foi aqui em São Paulo. De todo o mundo. Veio até da Hungria. Então, todas as igrejas presbiterianas mandam seus delegados. Isso é do presbiterianismo. Por exemplo, o metodismo já é diferente. O metodismo eh eh já não existe eh essa maneira. Eh São bispos, pastores e bispos que mandam que dirigem a igreja. Não há intervenção da da congregação. A congregação não intervém como nós. Nós intervimos através da da votação. ### ### passo que eh metodismo é lá lá em cima que se resolve. E j á na igreja batista, não. É a congregação que resolve tu Quer dizer, cada congregação resolve a sua vida. Então eles se reúnem numa reunião quase que socialista. ### ### se reúnem, elege, tenta a maioria. ### Os diáconos seriam os deputados, os presbíteros seriam os senadores e os pastores seriam o presidente, né? (risos) ###

SPEAKER 0: : Na minha religião, o padre, né? É. Ele se paramenta todo. na sua igreja há esse ritual. Ele põe uma roupa. Eh

SPEAKER 3: : ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 3: : uma beca, como se fosse um um professor universitário. Eles têm têm tudo com o seu significado. ### Eles dividem um auxiliar e outro especializado em adole em juven ### ( ) Lá tem mais, porque a igreja é maior, né? Agora, quando eles apresentam os três ou dois, no mínimo geralmente se tem dois sempre na frente, em ( ), aquele que vai fazer o sermão leva uma faixa vermelha nas costas, um uma espécie de de fita larga. E tem também, uh uh lá por exemplo, eh também eu acho que é a única igreja que tem isso, o Faustino, que é o é o pastor em de música. ### ### Só nisso. Ele fez curso nos estados unidos e tudo e tem tem título e tu Mas só trabalha na parte de de música. É, De vez em quando o coro da nossa igreja dá ah audições para a Sociedade Bach de São Pau ### Só de música sacra. O culto inteirinho tem eh assim de eh de invocação, de adoração, tudo, mas tudo de mú de canto de coral, não é? O coro lá é muito grande, né? É ( ) ### Quem gosta de música, eh é uma coisa bem interessante. É lá tem uns ( ) ( ) É porque a igreja é maior. ###

SPEAKER 0: : É, o senhor falou que cada coisa tem um significado, quando ele se veste, o pastor. Bom, natural, eh como qualquer... Tem nome cada coisa? ###

SPEAKER 3: : Não não tem esse paramento da igreja católica, que tem a veste, depois põe uma roupa, né, que é uma ( ), depois tem uh os os... Mesmo aquela coisa vermelha que aquela fita vermelha tem um significado, mas eu não nunca me interessei muito por isso. Interessante, mas essa questão de... pôr essa roupa por cima, esse paramento, vamos dizer, uma coisa relativamente nova, porque, primeiro, quando eu era moço, não se usava isso. Era ### ( ) batista não se usa isso, né? Nem aquele negócio de ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : Introduziram, mas não não funciona muito, não existe muito

SPEAKER 0: : Para que que serve esse ( )

SPEAKER 3: : ### ### É fantasia. (risos) Nós temos um pastor, ah inclusive eu acho que você já ouviu falar lá na usp, que chama-se Jorge Bertolaso Stella. É um cara que fa que tem íntima intimidade com o sânscrito. ###

SPEAKER 2: : Eu tenho impressão que eu acho que o Isidoro nem conhece o Bertolaso, não sei, nunca pergun

SPEAKER 3: : tei. Sânscrito? É. Não, o Isidoro é português, mas ele trabalha com sânscrito. Trabalha?

SPEAKER 2: : ### Ele a biblioteca da usp de sânscrito é dele.

SPEAKER 3: : E ele vai se aprofundar e já tem ida ###

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 3: : O que ele diz no sermão nos sermões dele, eh a gente podia dizer, escanda se outra pessoa mais nova falasse, escandalizaria. ### ### Não tem medo de dizer coisas que, por exemplo, se ele... Um dia eu ia falar sobre a Bíblia, por exemplo. A Bí blia, para certos protestantes, a Bíblia não se pode tocar numa vírgula da Bíblia. Uhum. Não se pode tocar. No entanto, hoje em dia, a Bíblia está sendo escoimada de certos de certas traduções errôneas, de certas eh interpolações. No entanto, ah para os conservadores, isso é é é uma coisa escandalosa. Então há essa luta na Igreja, hum na Igreja evangélica, em toda a parte do mundo. Aqui mesmo no no no no Brasil tem havido há muito tempo já, tem acontecido isso. Bertolaso, um dia desse, eu conversei com ele. Estava conversando com ele. ### Mas que se pudesse eh eh tirar muitas dessas coisas da Bíblia, a Bíblia ficaria pequena, mas teria de um valor extraordinário. Eh Ficaria bem pequena, mas teria de teria um valor extraordinário. ### E ele ( ) mas por causa do respeito que se tem a ele, ninguém fala nad No entanto, se um desses pastores novos for falar uma coisa dessa, é capaz de no dia seguinte ser ### ### ### ( ) foi um caso desse. Ele f ### ### ### ### sim, ah por onde vão as almas que eh as pessoas ruins, né? Então ele disse Existe várias teorias sobre isso. Uma teoria é o inferno. S e, por acaso, existir o inferno, quer dizer, o cara fala na do púlpito, né? ### Ninguém abre a boca. E le ele chegou ah há tempos e... Bertolaso está há muito tempo aí. Quanto tempo? Acho que mais de quarenta anos, cinquenta anos. ( ) sabe que ele é pastor nosso. Ele agora é pastor emérito. né? Eu acompanho o Bertolaso desde quando ele apareceu, ele veio ### Ele me casou e batizou meus filhos. ### empre na igreja, né? Há quanto tempo ele está aí?

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : ### ### Pode-se dizer que... Uma das coisas boas da igreja é essa. Uh O pastor está na nossa é como se fosse da família. Se não houver isso, não há igreja. o médico da família, é aquele conceito de médico da família, o pastor da família. O Bertolaso, por exemplo, é considerado para cada família da igreja como um membro da família. E os outros também, né? A gente sente isso, né? ### ### ### ### ( ) Dois dois dias depois o Bertolaso estava lá em Santos, com oitenta e sete anos, nos visitan O Bertolaso é uma pessoa de idade. Uh quando eu fui batizar o Rubem, há quatro anos atrás, ele tinha mais de oitenta anos já, né, eu morava no Haddock Lobo uma casa com uma escada terrível, né, tinha dezoito degraus antes de chegar na casa. E ele eu fiz combinar para ele como ele ia ser batizado em casa, tudo isso, mandei o motorista pegá-lo. Mas pensando que ele ia chegar em casa. Ele dizia, não, eu vou até aí combinar com a senhora, não sei o quê. Eu falei, não, ( ) eu vou, mando o motorista pegar o senhor na sua casa. ### Ele chegou, subiu aqueles dezoito degraus com certa dificuldade. Sentou, combinou a hora, o dia, levantou e disse, vamos fazer uma oração? Eles sempre se despedem com uma oração. Fez uma oração e eu disse, mas o senhor não vai embora agora, não. Ele disse, não, vou embora. Ele deve ter ficado quatro ou cinco minutos dentro de casa. Desceu novamente as escadas. Chegou lá embaixo, eu estava meio ah A gente fica meio esquisito, uma pessoa de idade, subir aquela escada, né? Quatro minutos, podia ter ficado até ( ) Eu disse, ah, Reverendo, o senhor subiu tudo isso, afinal de contas, o senhor teve todo esse trabalho. ###

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 3: : ### É que esse contacto direto com Deus que nós fazemos através da oraç ### Qualquer um de nós pode dirigir diretamente a Deus em oração. Isso tem uma importância muito grande. Dá-nos uma segurança na vida e tudo. A gente Seja feita a vontade de Deus. Mas nessa nessa questão de falar, seja feita a vontade de Deus, eh está muito esse conformismo nos dá segurança. Mas o pastor está sempre mais ce ### Então, eles têm o costume, quando nos visitam, de sempre terminar a visita com uma oração. Aquilo faz bem. Então, eles sabem disso. Então ,eh cada visita do pastor sempre é é desejada, é querida, em qualquer caso, né? Especialmente assim como um pastor que a gente sente que a vida dele é dedicada, que ele ( ), né? Meu Ultimamente, ele tem mudado, não sei se tem mudado, mas ele tem se expressado que ser cristão é ter sentimento religioso. Quer dizer, é uma coisa assim bem profunda, que não é nem eh quase acreditar em Cristo, né? Porque ele diz que nos estudos que ele teve de sânscrito, das religiões de hindus, aquele negócio todo, de todas as outras religiões, ele disse que nisso também tem a presença de Deus. Então, ser cristão é ter o espírito religio É uma coisa tão vasta, tão ampla, não é? Eh

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : É uma pessoa que tem muito conceito por aí, mesmo em ( ) pessoa discreta, né, pai? Não eh não participa em programas de rá ### Aliás, ah pessoas de de projeção. ### ### ### ### ### ( ) eu me lembro que eu era menino. ### ### ### Não, Motinha não morreu.

SPEAKER 1: : Não, uh uh mas

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 3: : Ele era de quê? ### ### ### Não, já aquele é o Lívio Teixeira. ### ### ### É uma turminha da USP que saiu lá da igreja. Oh A igreja saiu da turminha da USP, sei lá. Acho que a uh a igreja veio primeiro. ### ### ### ### ### ### ### ão, sempre foi.

SPEAKER 0: : Mas a música na igreja?

SPEAKER 3: : Eu não sei, mas eh a dança, eh eh para para para dançar como? Sem música? Não, estou dizendo na liturgia. Bom, não sei se na liturgia, mas até é engraçado que eles... eh é um chamariz dos mórmons, são são os bailes eh de fim de semana, não é? Sabe disso, né? Não. Pois é, eles têm... eh uh no meu tempo No tempo do papai, não sei como é que era a igreja. O meu tempo não não não era... começou-se ah as pessoas dançarem, os pro os protestantes começarem a dançar, foi o meu tempo. ### ### E mesmo eu fui ( ) numa rigidez de costume muito grande quando era eh era mocinho, tudo, porque quem frequentava escola dominical tinha de ter uma uma vida muito rígida, né? E quando, naturalmente, o mundo vai entrando, não é, eles têm muita força de modo que que os costumes vão modificando um pouco, né? Vão modificando.  Mas e Ainda assim, eh na igreja ainda há uma certa eh rigid ### ### ( ) Agora acho que no meu tempo só é mulher, né? Mas eles fazem até hoje. ### Aconteceu uma coisa engraçada comigo, que eu não ### ### Mas o fato é que eu levei, e eu leva E acontece que um dia foi lá o jornal e fi e cinematografou a eu a pular com ah com as três loirinha Não, precisa dizer que papai só ah pulava quando a gente demorava muito para chegar na mesa? ( ) então Ele ia atrás. Então, para voltar para a mesa, eh ele foi na frente e nós três pusemos a mão assim atrás dele. tamente, naquele naquele ah Aparece na na nos Cinemas de São Paulo, eu em três quartos.