Inquérito SP_D2_356

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : Bem, eu acho que jornal para se ler, você tem um um ponto de partida para começar a ler o jornal. Eu acho que deve ser um método. Ele despreza, segundo as notícias, que a manchete diz tudo. Mas também não se deve ficar na manchete então. Se escolhe o jornal, o jornal certo. Se lê o editorial, porque o pensamento é a linha do jornal. Depois se lê as coisas principais, porque deve-se ter uma orientação firme para se conhecer os teus fatos, vamos dizer, mais notórios da vida cotidiana. A política é é uma delas ah. O noticiário geral sobre a cidade, sobre o Estado, sobre o país. ### Havendo tempo, então, a gente parte para a coluna social, a gente parte para a coluna literária, depois a gente vai pesquisar cinema, e até então a gente lê até aquelas noticiazinhas gostosas de de historietas infantis, um pouquinho acima do horóscopo. Se houver tempo. É assim que eu que eu leio o jornal. Isso é todo dia. ### Depois, à tarde, a gente compra outro.

SPEAKER 1: : Quais seriam esses jornais que o senhor tem lido?

SPEAKER 0: : Você prefere nominalmente? ### Nominal. Não, eu estava dizendo em geral, mas em todo caso, nominalmente eu assino a Folha a Folha de São Paulo.  Leio o Estado de São Paulo também. ### E Diário uma vez ou outra. ### ### Esses esses jornais que a gente denomina de cores, o jornal, a imprensa marrom, a imprensa vermelha, a imprensa verde, isso tem coisa que não se lê. Eu tenho um amigo, ele é professor de filologia da língua portuguesa. ( ) Ele diz que há certas coisas, por exemplo, certos livros de determinados autores, ao folhear a gente deve tapar o nariz, porque folheando faz mal. Então, certos jornais também fazem mal. Alguns que se bem que a gente deve para ter o conhecimento geral, deve saber tudo. Mas não é preciso a gente colocar colocar o dedo na lama para saber que suja. Então, os olhos também sujam. É por isso que que eu leio dessa forma. ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Bom, revistas... Eu compro de vez em quando. Porque as revistas no Brasil tem um grande mal de se regionalizar. Muito, muito regionalizado. Então eu compro revistas sérias. Por exemplo, o Veja é uma revista séria. Aquela revista destrutiva que é a Quatro Rodas. Uma revista técnica que eu compro lá na escola. E uma vez ou outra então essas revistas que eu digo regionalizadas porque é feita em determinado estado com noticiário somente desse estado.

SPEAKER 1: : Dentro desse ponto de vista, vocês não acham que a televisão também se se regionaliza? Maneira genérica, não.

SPEAKER 0: : ### ### Então, eu diria, algum canal de televisão, sim. Nem todo canal de televisão. Então, eu acho que não. ### Aqui não está encomendado. Mas, então, eu diria, com com exceção, o canal Treze eu diria o canal sete. ### ### Agora, outros, não. Outros bem encomendados, coisas de fora, uso e costumes, pronúncia, carregado de de de vícios e carregado de usos e costumes que não aqueles que o o, vamos dizer, que o comum dos homens, que o, vamos dizer, que o telespectador do interior ou mesmo da capital que quer ver. Então esse eu selecionaria aqui ### ### ### ### O dois, o sete, o treze. ###

SPEAKER 1: : ### ### Gente do interior, que é uma maior parte do Brasil, né? Mas é isso minha filha

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ###

SPEAKER 1: : O Dois por exemplo é. Ah, mas o Dois é um canal de elite, quer dizer, você assiste para um certo tipo de programa, e é uma uma um nível pequeno da população... O Treze não é canal de elite, eu dou muita risada no Treze.

SPEAKER 0: : dou muita risada, e há muita bobagem no Sete, então eu vejo também, quer dizer, então eu, há muita bobagem, agora, a

SPEAKER 1: : Asneira demais nos outros canais, eu não vou citar, porque eu não estou aqui para depreciar ninguém. Mas há portanto, só pesa ( ). Ah, eu eu não sei eu tenho essa opinião, eles estão vendo o mercado deles, o que interessa, o nu o nu número de pessoas que vão assistir, assim a maior população do Brasil é esse do interior do pessoal que assiste ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### (risos) Ele. É, elitista, exatamente. Eu acho assim e é mesmo porque, você veja, você assiste um programa, dois, três, sei lá, do Canal Dois ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ### ### ###

SPEAKER 0: : Eu acho que são ### ### Vou generalizar são várias, um ### Quando o coordenador é político, então ele puxa a brasa para a sua sardinha. Não vou citar nomes, mas há um determinado coordenador, este foi o meu aluno, é meu amigo, gosto muito dele, mas é essencialmente político, e ele puxa a brasa para o partido dele. ### Agora, quando se trata de outro, e agora eu vou citar o nome, o Almir Guimarães, por exemplo, e outros que são imparciais e que não têm interesse pessoal de natureza nenhuma, nem re nem próximo nem remoto, Então, a mesa redonda é paixão. ### Quando também é um assunto árido. Fazer uma mesa redonda, por exemplo, sobre a cotação de dólar, sobre a a incidência do i cê emê isso é horrível, quer dizer. É muito árido. Mas uma mesa redonda política, uma mesa redonda sobre um assunto atual, um assunto ãh bastante heterogêneo, que interessa toda todas todas as camadas populares É ótimo, eu acho uma mesa redonda muito válida. Deveria ser estimulada. Sobre todos os pontos de vista. Me menor resquício de censura.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : Eu lembro, Pinga-Fogo. ### Excelente. Muito muito bom, muito eh ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Concordo com a Sônia. Concordo com a Sônia em gênero, número e grau. Porque uma das coisas que afasta o povo do teatro não é, como dizem, bilheteria é exatamente a intelectualização. Isto que afasta o povo. Não é bilheteria, mas a intelectualização de certas peças. Então eh, indo de encontro, fazendo uma adaptação eh a, a audiência popular e o interesse popular, o gosto, a tendência, é muito mais presa e muito mais direta. ### ### ###

SPEAKER 1: : ( ) Você vê novela? ### ### ###

SPEAKER 0: : ### Umas vezes, em um outro capítulo, a gente pega e vê uma coisa interessante, então a gente prende. Por exemplo, quem que não se prendeu com Gabriela? Eu

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : ### Gostei. ### Senti senti aquele... como é que chama aquele velho? Paulo Gracindo. ### ### ### A hora que ela trepou no telhado para pegar ajudar a pegar um papagaio ali dentro, a população inteira parou. Aquilo é extraordinário, for formidável. Quer dizer, há uma ou outra novela que que atrai, que prende o sentido elevado. Muito bem escrita e melhor melhor do que escrita, muito bem interpretada. Isto é bom. Eu acho que a novela se, para muito, é um critério de quem não tem preferência para o teatro. Escolhe a peça pelo autor ou pelo ator. A novela deve ser assim também, mas principalmente pelo pelo ator ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### Por exemplo, em questão de teatro, o canal deles, aquele teatro que eles tinham, sabe? ( ) ### ### ### ### ( ) Aquilo era bom demais Quer dizer o pessoal da idade da gente, agora que tem a idade que a gente tem nos canais, não tem  ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### Gosto de assistir televisão, gosto mesmo, mas não tanto assim novela. ### Uma outra cujo nome não sei, que é precedente ao Xeque Mate. ### Foi excelente, portanto. ###

SPEAKER 1: : Nenhum capítulo. Vila Sésamo é um programa só para criança. ### ### Eu não sei, eu não gostei muito daquilo, mas eu não sou criança, talvez para Criança aquilo agrade, para mim eu acho muito boboca mas já me disseram que a maioria do ### ### ### Tenho pouco contato com criança. ### ### contato para poder contar, dizer para você, eu vejo que faz bem para fulano, para ciclano, apesar de eu achar horrível, de eu achar aquilo ridículo ( ). Não sei como é que a criança pode gostar daquilo, mas foi pesquisado, foi feito, foi bem copiado dos americanos, então está bom ( ) então está ótimo.

SPEAKER 0: : Mas o que é inegável, que é de grande vantagem na televisão, são os jornais, os jornais por exemplo esses Estão, a ao meu ver, estão na verdadeira fase  Cada um deles apresentando melhor. ### ### ### Nós temos visto em todos os países os distúrbios da da da da ### ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : Só assiste jornal e televisão. Esta fase competitiva é muito bom. ### Jornais muito bons, muito criteriosos.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### Nobre, é. Nobre

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### Seria barato se eles fizessem barato. Eles que encarecem as coisas. Em termos de de ser caro ou barato, o jornal também tem um um valor maior ou menor conforme a página, conforme... Certo, claro, as páginas de rosto, as as páginas limpas e a colocação do noticiário ou do anúncio, que você valoriza, evidentemente, quer dizer, é o somamento direto para para o leitor. Está em razão direta disso, o interesse é despertado na visualização.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### ### ele gastou um dinheirão e e o leitor não vê. Vira a página e pronto. Ela é a técnica da do anunciante também.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### O canto superior ### ### ### ### ###

SPEAKER 2: : Como é que eles cobram o preço de uma... Isso varia, cada jornal tem a sua tabela.

SPEAKER 0: : Agora, todos eles têm uma homogeneidade de critério, que é exatamente valorizando as pa a página de rosto, roda pé menor, ah acima, o preço mais valioso. Mas tem uma tabela que varia, de acordo também com a capacidade de penetração do jornal.

SPEAKER 1: : Uhum, e durante a semana, o anúncio é mais barato, é mais caro

SPEAKER 0: : Não, eu não tenho ideia concreta. Eu tenho ideia generalizada. Posso afirmar que ### ### E havia, até em São Paulo, um jornal essencialmente especializado em anúncio. ### ### Só que não existe com o critério exclusivo de anúncio. Ali já era popular. ### O velho José Maria Lisboa tinha aquele jornal tradicional. Então se colocava anúncio até para arranjar namorada (risos). Precisa-se. de uma menina de olhos verdes, cativante, amada, universitária, que não resida longe da da rua tal ( ) ### Ou então, mais mais recentemente, não tão remotamente, vende-se, ou lia livros, ou aluga-se casa, ou precisa-se de empregada, ou ou vende-se uma bicicleta. Então, pequenos anúncios, mas pequenos anúncios em grande quantidade, porque o jornal vivia exclusivamente de anúncios. ### Esse jornal passou a ser de anunciante exclusivo, passou também a ter matéria editorial, noticiário policial e outros. Então aqui ele vendia de anúncio, então resolveu também colocar um pouco de política e agora também um pouco de polícia, e vende o jornal. ###

SPEAKER 1: : ### Eh se utilizar do jornal como meio de você... ### ### Era um absurdo né nós queríamos pôr um anúncio bem grande, para chamar bem a atenção ### Ver se vendia logo a casa e acabava de uma vez com isso, não, a gente vai pôr um anúncio menor e contentar de sair na quinta-feira, depois ( ) Mais uma semana  ###

SPEAKER 0: : Não, isso ela quer dizer que o pai podia conhecer um pouquinho mais de jornal. ### A filha conhece bem o jornal, lê jornal e utilizou-se. Agora, como era um anúncio, eu só me entendi uma vez só. ### Como eu tive que colocar o falecimento do meu pai. Então, foi foi isto. Agora, chegava o jornal, quando eu era ainda estudante, havia a a gazeta em São Paulo, tinha uma gazeta literária. E ela promovia concurso de contos. Eu fiz um concurso de contos e me lembro até hoje até o nome desse conto. ### A louca que eu conheci. ### Foi muito bom. E depois passei a trabalhar num outro jornal também. Fiz concurso. ### ### ### Tinha uma uma sessão minha, que era O Crime e a Pena. É minha responsabilidade. Tanto que saí do jornal, tudo parou. ### Mas eu acho o jornal o meio de comunicação dos mais válidos. Exatamente, o que tipifica a imprensa é o jornal. Porque generalizar a expressão imprensa é erro dos piores e dos maiores. Imprensa

SPEAKER 1: : É jornal. Bom, já que o senhor tem essa vivência em jornal... Relativo (risos).

SPEAKER 0: : Vamos não não confiar muito, não. ###

SPEAKER 1: : ### Matéria paga de uma matéria que é a matéria do jornal, que vem do zero para o jornal. Sobre que aspecto? De uma maneira geral como é que eles eles eles separam matéria paga de matéria não paga não tem tratamento? ### ###

SPEAKER 0: : ### O jornal abre sempre um espaço para anunciantes. A matéria paga é como se fosse um anúncio. Então ele paga paga paga a matéria o. O cidadão responsável por por aquela matéria é responsável pelo seu conteúdo, perante a perante a Constituição, perante o as leis, a lei de imprensa, especialmente, e eventualmente perante o Código Penal, mas nem que o Estado o o responsabiliza, se ele for chamado a responsabilizar pelo Estado. Ou então o particular ofendido o responsabiliza se ele se ele se ele escrever uma ofensa qualquer. E não sendo assim, do ponto de vista do jornal, não. O jornal age imparcialmente. É um espaço em branco para anúncios. ### É esse o posicionamento que o Estado que o jornal dá em relação a um trabalho escrito, ou que seja anúncio, ou seja um artigo, um conto, enfim, qualquer expressão, desde que não infringe as leis do país, preserve a moral e os ( ). Então, a matéria não é rejeitada. É preservada essas condições.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### Para perceber, muito fácil para o jornal, porque a matéria paga está na sessão livre. Está encimada com o título, sessão livre. Então, esta sessão livre é matéria posta, bem visualizada. Agora, quando não é não está em sessão livre, quando for inserida esta matéria em tipo de anúncio, ela está, visualmente, dentro do quadrado em negrito. Então, este negrito evidenci

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ### Você tem ideia de como é que é feita a disposição dos assuntos dentro do jornal, como é que eles espalham as coisas mesmo? ### Eu não tenho ideia não, eu só imagino que eles devem fazer uma manchete que está mais na onda do dia, que está mais chamando atenção, sei lá, o exterior, o acontecimento mais importante. Depois, tudo que for de interesse maior, eles devem fazer as primeiras páginas, né? para chamar atenção, agora a última. Também, né, que a pessoa vira para cá, deve ser para chamar atenção nesses pontos agora como é que eles fazem o resto eu não sei. Eu sei que é que é tudo marcado ### Como revista também, né, que eles contam as letras, tem um número certo dentro de um quadrado que faz um uma marcação deles, que indica, assim, o o tipo, quanto é que vai cair, quantas letras vai dar, como é que vai ficar a forma ( ). ### ### Isso aí eu sei que são divididas em sessões, porque eu acompanho e leio né, como é que faz, eu não sei.

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : Viu pessoal as coisas que a Sônia está falando tipo da leitora correta, a leitora atenta, está falando tipo da leitora empírica. Ela está certa. Mas se ela fosse dizer, bom, tecnicamente não é isso. Ela diria, bom, tecnicamente são os assuntos são divididos por sessões. ### ### No jornal então ele coloca o exterior na na na primeira página, ou ele coloca o exterior exterior no exatamente no meio do jornal, mas sempre as sessões vai guardar sempre no mesmo lugar, porque o leitor está acostumado a ver aquela matéria naquele lugar. Nunca o leitor deve estar desbaratado. Continua na página  ### (risos) Continua na página  ### ###

SPEAKER 1: : Eh como é que eles contam as linhas? Eh quem é que se encarrega desse tra balho assim. Não

SPEAKER 0: : Paginação no jornal já é tradicional, já é coisa certa. Então você sabe, vamos dizer, quanto comporta, qual é a matéria que pode comportar a naquela página. Então, as matérias são divididas  Aqui nós comportamos. Se vamos colocar uma entrevista, mais dois ou três suetos, mais um um um anúncio, ou uma uma chamada. ### ### O espaço não dá. ### Chama-se chamada. Jornal, aquela titulação que se dá ao leitor a demonstração do do do ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Bom, pelo espaço reservado então eh. Toda matéria no jornal é datilografada agora. Cada papel do jornal datilografado, ele é ele é numerado. Então, a a numeração a numeração corresponde exatamente como se fosse um espelho do próprio jornal. Então, é feita a composição de vários profissionais é assim no jor

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Porque o o jornalista ele, dentro da sua sua atividade, na sua sessão, ele datilografa, depois ele vai ao posto de teste, ao revisor. ao secretário, enfim, ao organismo todo dentro da da dentro do mecanismo de um jornal, mecanismo vivo, que eu estou dizendo, dentro do jornal. Todos eles altamente especializados e vão ali para fora fora. Que está que está de longe, que é o repórter, o repórter que escreve o repórter, que fotografa, et cetera., traz a matéria já para para entrar para para esse cosmo, digamos assim, para esse complexo, digamos assim, técnico que tem no jornal. Não é fácil Diz que o jornalismo é uma cachaça. E é mesmo. Quem está lá ganha pouco e quem está lá não quer sair. E os que estão de fora querem entrar.

SPEAKER 1: : Eu tenho a impressão que a o maquinário da imprensa, nos quinze anos para cá, multiplicou demais, né?

SPEAKER 0: : ### ### Era uma impressão em poucos... Poucos exemplares. ( ) são milhares de exemplares. Milhares de exemplares que saem em poucos mi poucos segundos. E o offset que dá mais clareza na na na na impressão dos títulos. Sim.

SPEAKER 1: : ### ### ###

SPEAKER 0: : ### Isso que você está dizendo são as rotativas.

SPEAKER 1: : ### ### ###

SPEAKER 2: : ### Processo

SPEAKER 0: : Bom, eu não sou técnico em fotografia e em jornal, mas a fotografia, ela é decalcada, como se fosse assim decalcada ela. Ela é assente sobre uma plataforma de de madeira, ela se decalca e ela, então, ela, ela, ela... Não digo que seja revelada, ela é transmitida, digamos assim, para para para o  ### ### ### ### Sumariamente falando 

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### Qualquer tipo de revista. E o que mais te prende? ### ### ### ### moda, essa tal, sabe? Você eu eu gosto ### De pós-novela são bem ridículas, idiotas, mas vale a pena você ler para distrair  ### ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### Publicando um umas historietas pequenas em quadrinhos, o a história do doutor Jekyll e do mister Hyde, em um desses grandes jornais  ### Eu estou vendo de vez em quando não dá. Vê o Doutor Jekyll e o mister Hyde. São três, quatro quadrinhos só, pequenininhos, mas distrai. A gente precisa dosar a vida, a vida cotidiana já cheia de preocupações, cheias de poluições. Hoje em dia é uma heterogeneidade de poluição que a gente não sabe. Qualquer dia nós devemos dizer que é uma poluição de poluição. De vez em quando então para a gente evitar isso e fazer uma digressão, a gente lê essas coisinhas também. Quando há, tem. Mas é gostoso. Agora eu estou vendo o Doutor Jekyll e o mister Hyde.

SPEAKER 1: : ### ### Filminhos assim também tipo filminho para criança mas pega todo mundo. Ah, eu vejo, vejo tudo isso, eu gosto mesmo. ### Sobrar tempo você vê tudo isso, é gostoso. Interessa mais do que por exemplo ficar assistindo uma novela. ### ### ###

SPEAKER 2: : ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ###  A noite, que agora eu tenho criança pequena e não posso sair à noite, a gente saia muito antes a gente assiste filme mesmo na parte de deteti ve, essas coisas procura muito assisti aque ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : ### Da noite, a gente vê, depois quando é de sábado ###

SPEAKER 0: : ### ### O filme foi só no ( ), na televisão

SPEAKER 1: : Não, deixa eu ver quem mais... Quando as traduções do filme. Agora tem esse tempo que fiquei doente, agora há quarenta dias em casa que eu não podia sair então foi bom. ### Vale a pena assistir, Tom Jerry essas coisas então foi gostoso ### Eh de sei lá lá, quinze, vinte minutos, bem bobos, idiotas Ah, meu Deus do céu, e a criança, ela tem que assistir Né, isso, então eu tinha que assistir, porque eu não tinha nada mais para fazer a não ser. Chega uma hora que você cansa de  ### ### ### ### ###

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 1: : ### Eu eu estou vendo muito show, muitas coisas, não sei o que, não me intere Normalmente eu procuro ver se o canal Dois traga alguma coisa que. ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### Encantadoras estão nos entrevistando (risos) Perguntas muito boas, estão nos deixando a vontade Para esse bate-papo descontraído aqui, muito agradável, portanto para a Sônia como para o pai dela.

SPEAKER 1: : ### Sua mãe sua filha é um ponto lin

SPEAKER 0: : lindo. É Eu pensei que fosse um daqueles programas horríveis de fantochadas. ### ### Pior que a Chacrinha é esse outro. ### ### ###

SPEAKER 1: : (risos) Nós estamos em casa e eu tenho respeito. E assim ( ) o Chacrinha todo mundo fala que é um programa assim de comunicação de massa, maravilhoso né, que é uma beleza, que todo mundo ### ### O Silvio Santos já cheguei em casa e está ligado desde manhã até de noite, que não é possível que a pessoa esteja vestindo aí que me disseram, não, já é já é Assim comum quer dizer, faz parte do ruído da casa ( ). ### ### ### ### ### Mas a audiência, porque senão o programa não existi Inclusive, eu vi no no jornal outro dia o Chacrinha dizendo que ele não pôde assistir, um programa uma homenagem foi feita a ele na França, porque ele era um um comunicador de massas muito grande, foi apresentado o programa dele e tal, muito contente (risos). ### Ele realmente comunica com a massa me

SPEAKER 0: : Há uma música aí que diz, eu não sei, eu vou ler para todos, que é Gosto Para Tudo, né?

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ### ### Ouço demais Gosto muito de ouvir mas de vez em quando a gente precisa ouvir rádio mesmo. ### Eu gosto de ouvir essas coisas também, de vez em quando eee. Nesse ponto eu acho... importante o rádio. Eu acho que o povo esqueceu que ### ### ### Por exemplo, quem ouve a Difusora e não sei mais quem deixa o ra o rádio ligado na Difusora ### Só... Mas seu filho é mais velho. ### ### ### ### ### Ele precisa ouvir mais nada só ouvir música americana  Mas o rádio já teve um período de auge, né? Isso você lembra bem, né?

SPEAKER 0: : ### Havia uma estação em São Paulo que era conhecidíssima e respeitadíssima. A nossa Rádio Educadora Paulista. Essa Rádio Educadora Paulista não pelo menos não é do seu tempo (risos). É claro. A Rádio Educadora Paulista é... Eu não recordo o nome da rua agora. ### ### Ali era a Rádio Educadora Paulista. Depois a a Rádio Record, a Rádio Bandeirantes. Enfim, rádios que se impuseram em São Paulo. ### Tinha um critério, tinha uma programação boa, mas também elas davam tudo, porque não havia não havia concorrência que hoje há com a televisão. Mas que não invalidou absolutamente, eu afirmo com toda segurança, que a televisão não invalidou o programa de rádio quando é bem feito eh. São linhas paralelas. Ela se prolonga, ela não se encontra. ###

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 0: : Olha, essas estações tinham todos os tipos de programas, todos. Desde aquelas que vamos dizer que hoje têm as novelas na televisão, havia as novelas também na rádio. Havia a programação estritamente musical. Havia programações políticas, jornais. ### Todas as categorias, variadas mesmo. Música para todo gosto. Desde aquelas mú aquelas músicas caipiras, o horário de cinco horas da manhã só via as cinco horas da manhã, até a música erudita. Então, grandes concertos. Eu assisti concertos maravilhosos na na na Rádio Educadora Paulista. Havia uma outra, não me recordo o nome dessa rádio, era na na eh na Praça Patriarca. Também muito criteriosa e com com concertos, com música fina, com música erudita e também com música popular então havia ( ) A rádio era um palco. E havia auditório também nas rádios. Esse auditório franqueado ao público e não é onde ### Mas hoje em dia a rádio também é válida. Eu continuo divulgando a simultaneidade. A rádio da televisão ele ( ) a simultaneidade porque é válida. ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### A maioria ouve música, assim, como função de música ( ). Rádio assim como a gente está falando rádio e assim noticiário de rádio. ### ### A maioria põe rádio como como musical.

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### Da rádio Bandeirantes você tem que estar com muita boa vontade você está achando muito simpático dá risa ### ### ### E e em termos de interior ### ### ### ### Não atinge Bem. Certo. Certo? Não, é o contrário acho que no interior eles ( ) Eles ouvem demais o rádio (tosse) eu passava férias várias vezes, eu fui para uma cidadezinha desse tamanho do Paraná, Santo Antônio da Platina, tem duas rua na cidade, todo mundo vive em função de rádio lá e essas esses programas por exemplo que meu pai disse cinco horas da manhã programa caipira é o dia inteiro porque eles gostam ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### ### Os agricultores os agrônomos iam ser entrevistados Os agrônomos por exemplo haviam ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### Nós não estamos fazendo propaganda, quem quer que seja, estamos exemplificando a ( ). ### Esse rádio Mulher ela tem uma tem uma faixa que não é exclusivamente feminina Não, tem uma faixa que agrada. Porque, imagina se eu dissesse que mulher não agrada. Seria horrível, não é? Toda mulher agrada (risos). Toda mulher é simpática. Toda mulher é vaidosa. Toda mulher é boa companhia. Toda mulher é boa conversa. Agora, imagina um rádio dirigido a mulher. O homem deve gostar disso também. E gosta que seja da rádio Mulher. ### no apresentador, extraordinário, pela doçura de voz, pela condução dos problemas, pela... deve ser psicóloga também, pela maneira válida de ela responder as cartas e pelo pelo fundo musical que ela usava, extraordinário. Isso começava às onze horas da noite. ainda existe. A mulher existe firmemente e validamente. Agora, esse é o programa que eu me refiro. Se me lembrar no curso da conversa, eu direi que Ela merece uma referência.

SPEAKER 2: : Mas existem alguns outros programas

SPEAKER 1: :  e elas apresentam o programa e me parece que é no período da tarde eh eu pessoalmente ### ### Ficar vendo, ouvindo. A moça chama-se

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### Televisão, televisão eu já vi  ### Chamava--se ### ### ### Assim amiga, telespectadora, não sei, não, ela, para começar, ela não sabe nem falar direito ### ### ### Depois vem outro que vem fazer um arranjo de  Flores, eu não consigo entender como é que um programa desse pode possa prender a atenção sabe para poder assistir um inteiro, acho que tem que assistir quatro, cinco vezes para poder  ### ### Dos mais baixos possíveis mas eu acho que para ser atado, deve ser  Porque quem é que vai assistir isso? Você pensa um pouquinho Você estudou um pouco, você tem alguma coisa melhor a fazer que sentar na televisão umas três ou quatro horas da tarde. Então, se você não estudou nada, você tem que assistir daquele jeito me Porque senão você não gosta. ### É esse nível que ela deve estar querendo atingir Deve atingir, porque ela irrita. Vai, assista um dia que você vai ver se não irrita. ### ### Eu nunca tinha ouvido falar nisso. Já tinham me dito como era, mas eu nunca tinha assistido. Não sabia como era eu fiquei horrorizada com o programa. ### Programas curiosos, como o senhor citou, o programa do agricultor, que havia no rádio. Programa da lavoura, exato. Isso, quando eu era ### ### Meu pai ouvia um programa, assim, também interessante eh. Era... acho que aula de giná

SPEAKER 0: : stica. Ah, via ( ). ### ### E eu me recordo com gosto, eu sempre ali eu sempre estudei também, sempre era com música. E eu me recordo que eu já estava no tempo de ginásio, fechava essa porta, o rádio ficava em cima, assim, da do imóvel, eee e eu vou te falar, porque isso já passou também. Eu gosto muito de guitarrista, demais. Então havia uma transmissão num num cabaré aqui em São Paulo, chamado Xenu. Então é o é o orquestro de Osvaldo Patané. E o sujeito, então, não foi com a voz eh... Músicas argentinas. Ele com a voz italianada. ### ### Foi uma faixa noturna. E havia e havia esses programas também muito bons. Eu não quero dizer isso, nós nós estamos empregando o verbo no passado, mas há também, há coisas boas eu acabei de  ### Não há outros programas bons. Agora, há uns que, como a Sônia salientou muito bem, é rico. Porque eles têm aquela tendência de querer popularizar e procurando, não sabendo como popularizar, sem querer, se vulgarizam. Deturpam eu não estou É quase que torpimento, mas deturpam mesmo. Há coisas incríveis já ouvi. ### ### Descendo, já não digo ao nível da calçada, mas a sarjeta mesmo.

SPEAKER 2: : (risos) Mas agora existe uma programação

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ### ### Para eles deve ser interessante, se estão seguindo, se... Eu não conheço ninguém que esteja fazendo aquilo lá, mas deve ser interessante para quem está seguindo, que está se alfabetizando, sei lá que está melhorando de nível... Por isso que é cacete nos ( ) agora. É ### ### Eu estou vendo a sua bibliote ca. Isso não tem nada aí, que o resto é guardado. Não cabe. Não cabe, né? ### ### ### ### Aqui qual é o tipo de literatura especializada? Aqui nesta casa...Nesta casa? Nesta casa... nesta casa tem ### ### Está bem variado né. E na casa do senhor? Na minha casa

SPEAKER 0: : ### ### ### ### Aqui, a minha filha divide a casa entre entre o direito e engenharia. O direito é ela, que é advogada, e meu genro, que é engenheiro. Na minha casa, eu sou professor universitário, tenho uma literatura especializada em literatura jurídica. ### Porque livro é é sempre a alma, é a fonte do saber. Qualquer livro. E não há maus livros, há maus leitores. Até aqueles leitores que o Silveira Bueno disse que tampa o nariz porque folheando-se pode fazer mal. Até aqueles. ### Sabe selecionar esse tipo de literatura eu não tenho na minha casa, não. Eu estou apenas falando de passagem, polpação. É

SPEAKER 3: : ### ### ###

SPEAKER 0: : Bom, não vamos remontar Machado de Assis, nós vamos chegar aos atuais. Aham... Eu sou suspeito para falar de atores nacionais, porque, sei lá, a gente puxa a brasa da sardinha  ### ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### Eu eu não sou o marido eu eu tenho a a parte dele ali  Acho que não posso dizer nada ### ###

SPEAKER 0: : ### ### Acima de qualquer contestação.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : ( ) é um intelecto dirigido. É, como é uma coisa de matemática, né, um dia nós estava  conversando que na época dos pais da gente, eles puxavam muito ### ### Com certeza não vai haver mais raciocínio, né? ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### Porque uma leitura sempre é benéfica, e sempre é necessária, uma leitura diária. Nem que seja um capítulo só, um capítulo que seja quatro, cinco folhas, um  Capítulo que seja no mínimo

SPEAKER 1: : Mas você consegue convencer isso sei lá, as pessoas talvez da sua idade, que você conversa, achem isso... O pessoal que eu vou conversar tudo acha

SPEAKER 0: : ### (risos) Pois é, eu acompanho isso e procuro incutir isso em mim em primeiro primeiro lugar ### ###

SPEAKER 1: : Lê muito porque é obrigado, que não sei o que, está acostumado eu, por exemplo, a maioria dos pessoal que estudou comigo hoje não tem  ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### ### Acaba atrofiando o cérebro  ###

SPEAKER 1: : ### ### O Jeca Tatu foi assim (risos). Eh eh vocês costumam ver parte humoris

SPEAKER 2: : Ah, eu vejo. Vejo tudo.

SPEAKER 0: : ### Eu acabei de citar quando eu disse que sobra quando sobra tempo a gente lê aquela aquela charge

SPEAKER 1: : ### ### ###

SPEAKER 0: : Eu li muito o caricaturista Belmonte, por exemplo. Uhum. Não deixaram de ler Belmonte. Foi o maior cari caricaturista que nós tivemos. E hoje tem umas chargezinhas interessantes também. ### Um certo governador de São Paulo, quando quando tiraram o catálogo de perfil, e fazia umas frases umas charges interessantes dele (risos).

SPEAKER 2: : Pois é, a gente lia também isso ( ).

SPEAKER 1: : não tem assim preferência de conteúdo tal que eu tenho de preferência de filme, eu tenho preferência de cinema então eu gosto ( ). ### Não tem agora, há um filme que você chega lá e não não gosta, não beneficia do que você esperava, mas atualmente ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### Deve ser daquele jeito mesmo. É

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### Tudo cinema é para é para deleite. A gente vai raramente, assim, para procurar ver um cinema com técnica, com arte, et cetera. ### No cinema a gente vai com deleite. Então, um filme de ( ), por exemplo, é gostoso. Um filme de suspense, de qualquer forma, é gostoso a gente assistir. Além de uma de uma de uma de uma comédia, um filme com bom enredo. ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### Conversar com alguém que possa discutir alguma coisa (  ) uma bobeira ### ### Não valeu ### ### ###

SPEAKER 0: : Filme brasileiro  Eu me recordo que houve uma opinião muito controvertida acerca da censura fílmica no Brasil. Eu sou pela censura regional. Porque a arte não tem, o seu critério moral ou imoral. A arte é simplesmente amoral. Agora, esta amoralidade da arte deve cingir-se aos usos e costumes locais, eminentemente locais. Então, a censura fílmica deve ser regional. Eu me recordo que foi feita uma experiência assim em São Paulo, aliás, no Brasil. E São Paulo, ah o filme levado a efeito foi exibido para a censura, em São Paulo, na na Veracruz. ### ### Eu me recordo, a primeira missa foi muito bom. A Independência ou Morte é muito bom. Quer dizer, um ou outro a gente conta os dedos. Agora, aqueles que a gente diz filme de bilheteria, não é filme para a gente então sair falando muito bem do filme nacional. Mas se tivéssemos uma fita do Sítios do Pica-Pau Amarelo, ou sobre o Monteiro Lobato, ou as discussões deles em torno do petróleo, que o petróleo existe, existia existe ainda e vai existir mais ainda, se Deus quiser. Mas essa categoria de filme, então, não é para todo o público. Agora, falta o quê? ### Ou então, como eu vi há pouco tempo na televisão, um dos maiores cineastas brasileiros, não me recordo do nome dele agora, ele disse que a concorrência é muito grande, porque esses filmes enlatados, vendo de fora para cá, ou da Europa, ou de outra outra procedência, Vem para cá, faz uma concorrência, porque não pagam nada, surpreende nada de de impostos. Enquanto que os daqui estão pagando impostos. São taxados terrivelmente. Então a concorrência é quase que desleal e insuportável, do ponto de vista financeiro. Imagina um filme gastando milhões para se fazer, vai ser submetido à censura e lá fica parado. ### Eu acho que o cinema nacional falta muito recurso técnico, mas está aproveitando. ### Inegavelmente temos que dar um crédito de confiança. ### Um dos filmes que eu assisti que fiz a comparação, eu havia assistido em Buenos Aires e depois assisti aqui, foi Papillon ãh. ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : Mas é difícil você ter um filme nacional que tenha algum enredo, que tenha alguma coisa assim da Independência ou Morte também foi interessante. Você acha que vale? ### ###

SPEAKER 0: : ### ### Apenas eu acho que um sinãozinho, se tivesse que se procurar um defeito, foi aquela conotação dada com a Marquesa de Santos que ela absolutamente não tinha de mulher deslumbrada. Ela não era uma mulher deslumbrada. Era uma mulher fina, vivida em sociedade, e que tinha participação toda na vida de Dom Pedro. E deram uma conotaçãozinha no final, como se fosse uma mulher deslumbrada. ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ### Nenhum voto de confiança que você dá... Não, eu tenho um pouco de esperança esperança.

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 1: : Tenho esperança. Eu não tenho porque eles querem fazer bilheteria para bilheteria é isso que vende mesmo. ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### Enredo também Hoje em dia não hoje em dia ou é se

SPEAKER 1: : sexo ou é bobagem ou é ou é ( ). Como é que nós temos um filme em cartaz que é uma...Não sei ### ### É. Esse eu vi...  ### ### ### Amigos nossos que foram ver acharam tão ruim que eles desanimaram ### Não posso dizer nada que eu não vi Eu tenho a impressão que a propaganda que é feita no filme... ###

SPEAKER 0: : Realmente, é como as versões. Nós vemos as traduções, que não são traduções literárias. É. A gente olha e fica embasbacado.  Nossa senhora, é o título que eles querem. Bonito, acho simpático, ou acho vendável o título. ### ###

SPEAKER 1: : É, às vezes são filmes tão sérios. Exato ### A pessoa Foi preparada para ver uma coisa. É, é verdade.

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 1: : Mas eles normalmente aqui no Brasil chamam atenção dessa parte de sexo, qualquer coisas teve alguns né chamados nesse ponto e vai todo mundo assistir chega lá o filme ### Pessoal não gosta, lógico ### ### ### Três ou quatro filmes que a gente sabia o ( ) o que? Que o Jornal da Tarde, que é aquele mais ou menos... Um resumozinho, né? Então você não vai tão Fora, né? ### ### ###

SPEAKER 2: : E você que frequenta o cinema, por exemplo, você acha que existe algum ### ###

SPEAKER 1: : Ah, fila, que você diz, sim, é horrível, porque tem dias que você não pode ir ao cinema, né? Então tem dia que você não pode ir ao cinema, porque tem fila demais Não é, então você já chega a escolher, como, por exemplo, esse  ( )  que eu quero assistir, já quero ir assistir uma sessão de duas horas da tarde, porque eu sei que é o único jeito de eu entrar. É, esse ponto é difícil para quem mora aqui em São  Paulo e a gente tem muito ci nema né tem um número bem grande, está está bem servido, mas o número de  de habitantes é uma coisa enorme né a população aqui em São Paulo então é ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : ### E agora é assim porque, eu não sei, eu estou achando que o paulistano vê agora, não vai ver o filme, vai ao cinema, né, pelo cinema então por exemplo você vai ali. Liberty, ao Astor, eles vão ao Bristol, não é o filme, vão ao cinema. ### Então, você quer assistir tal filme, está naquele cinema, você já sabe que não entra, porque é difícil, né? Aliás ( ) 

SPEAKER 0: : tem casas de espetáculo altamente confortante e extraordinário. com telas panorâmicas, e mesmo as menores telas são as casas de espetáculos são boas, são as melhores. ### Creio mesmo, sem sem exagero, talvez as melhores da América do Sul. No Brasil, inegável. ###

SPEAKER 1: : Não, isso é verdade. ###

SPEAKER 0: : ### ### Oferecendo todo o conforto.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### Posso citar vários. Tá. Veja O Bandeirantes, que é antigo. ### ### Estou citando vários outros. ### ### ### ### Não, mudou de nome. Agora chama-se Ouro. Desculpe. Chama-se Ouro. Nossa senhora. ### Não, é a mesma coisa. E existe um na Avenida Paulista. Como é o nome dele? ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### Denominados por Deus, então acabou, São Paulo não existe não tem. ### ###

SPEAKER 1: : No centro da cidade... Oh, meu Deus, só assim... Não, existe mal frequentados.

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : Ah, não, sabe o cineminha de bairro também que você passa, que você vê cada coisinha tão horrorosa? ### Sempre está cheio aqui em São Paulo mas eu acho que um nível muito bom sim perto da Pauli ### Já disse. Você vai para a Argentina não quer não tem muito cinema com muito você vai para o exterior ( )

SPEAKER 0: : ### ### ### Mais um.

SPEAKER 1: : ### ### ### Eh alguma coisa mais incomoda quando você está vendo filme coisas que acontecem ao seu redor que que podem tirar a sua atenção dirigida? Tipo de pessoa que te incomoda, você tem impilcância? Criança ###

SPEAKER 0: : Casal altamente concentrado. Dando a fita, na rede mesmo (risos). ### ### ### Se vira se vira a cabeça para a direita ou para a esquerda, porque às vezes coincide as as mesmas duas em uma ca beça virada também (risos) Ah, isso não me toca né 

SPEAKER 1: : Acho que barulho de criança

SPEAKER 0: : Ou então o sujeito está ma está comendo amendoim, mascando bala, ou chiclete ou perturbando ou comentando o filme em voz alta. Isso é horrível (risos). Alguém já comentando, se antecipando as conclusões, et cetera. Mas isso raramente em São Paulo. O povo está educado. Felizmente o paulistano está muito educado. Não se comenta filmes em voz alta. ### (risos) O senhor acha?

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Olha, eu vou ao cinema, minha filha, em sessão ou das  Das dez ### Sessão das dez exatamente, eu raramente quando quando ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 1: : Não eu não posso. Aí eu não, agora para poder assistir os filmes que eu quero ver

SPEAKER 0: : Na minha infância, assim mesmo, muito remotamente ia no no no São Paulo. ### ### ### Não, nunca mais fui no ( ). Onde que era isso? São Paulo era no Lago São Paulo, ali perto da da da Rua da Glória. O Paramon era na na Brigadeiro E o Odion, Sala Azul e Sala Vermelha, na Rua da Constelação.

SPEAKER 3: : Viu? Nossa ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 1: : O senhor me lembrou uma coisa ### ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ###

SPEAKER 1: : Comer pipoca também, ia encontrar as amiguinhas, os rapazinhos, eu me lembro eu ia muito nesse

SPEAKER 0: : Nós estamos falando em mil novecentos e setenta e seis, mas se a gente for rememorar muito, muito, muito para trás, a gente chega no tempo de Sangue e Areia, com Rodolfo Valentino ( ). Também ou então a gente chega num outro tempo em que os cinemas paravam para poder trocar o rolo da fita. ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### Tanto o ( ) como o Ipiranga. O Ipiranga, quando quando, não sei se vocês estão lembradas desses três, quando foi inaugurado o o Ipiranga, ele apagava sua luz e fazia emergir do palco, e nisso vinha devagarzinho, um órgão. E este órgão ia tocando uma música até em cima. Tocava, depois então eh ( ) uma outra quando tocava a terceira, já o órgão descia e aí iniciava o filme. Pois bem, eu ia antes de uma sessão e ficava até depois da até no início da outra sessão que eu via o órgão e no no no Bandeirantes, que aliás hoje é Ouro, também havia so solo de ór Aliás, não, lá não havia órgão, lá era pianista umas músicas Notáveis ãh Chopin era era comum, Liszt, Bach. Músicas boas, quer dizer, isto contribuía para a educação do povo, inegavelmente. Tocava, oh que música gostosa, que música é aquela, acabava sabendo. Isso aqui é uma uma peça de de Mozart. Então, sabe lá quem é esse Mozart Mozart. Isto contribuía. Havia o órgão, então, no cinema Ipiranga, e havia no Bandeirante, que hoje é Ouro um uma uma um piano. Isso ia por causa da música também. ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### Desenhos animado E tal exatamente  ###

SPEAKER 1: : Como que a criançada grava isso agora  ### O pessoal ia ao cinema não é na Argentina até hoje né você vai ao cinema ouve ( ) Argentina

SPEAKER 0: : ### ### ### ###

SPEAKER 1: : Não, e tudo tem ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : A música é sempre importante.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Onde tem a cabine Som, que é geralmente ou é embutida ou é acima da, com com projeção a cabine de som. É a a sala de espetáculo, a outra é a sala de espera. Geralmente é uma bomboninha.

SPEAKER 1: : Geralmente ali (risos) na sala de espera lá tinha. Ãh, eu me lembro, não sei, que eu ia ao cinema, e quando eu na Matinei, que havia essa diferença de luminosidade muito forte entre a parte interior e dentro do cinema, não havia sistema de de luzes ou qualquer coisa assim, embutido nas cadeiras. ### ### ###

SPEAKER 0: : É vagalume? Vagalume ### É. Mostrava as coisas.

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Na sua terra, qual é? ###

SPEAKER 1: : ### ### ###

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 0: : Novo Horizonte. Ah, Novo Horizonte eu não conheço. O interior é fabuloso, viu? ### Eu gosto de São Paulo. Aham. Eu Eu eu me coloco em uma posição verdadeiramente contraditória ou antípoda. Eu adoro e detesto São Paulo. Adoro, porque eu eu sou muito paulista, muitíssimo paulista, muitíssimo, vamos ( ) bem. Eu não gosto desse turbilhão que nós estamos vivendo hoje em dia. Morei no interior, trabalhei no interior, foi a época mais produtiva e mais feliz da minha vida. Eu também trabalhei no interior, em várias cidades no interior. E no litoral também, morei em Santos e São Vicente. ### ### ### ### Geralmente é uma cidade onde há um cinema só, é uma sessão por semana. Conforme a cidade. É. Ou duas vezes por semana Ou quando há mais de um cinema, então aí aí não tem problema, é uma concorrência. Então oferece melhor acomodação, oferece algumas vantagens. Oferece eh duas sessões, por exemplo, ao sábado e duas sessões aos domingos. ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### O negócio é medição de ar de poluição de ar. Eles colocaram um aparelho medidor atrás da igreja. Exatamente onde os ônibus fazem a eh fazem a manobra. A poluição sai do ônibus, quer dizer, que é o monóxido de carbono, e vai exatamente no aparelhinho para mostrar o índice de de poluição do ar. ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### Onde há o contorno de ônibus onde o monóxido de carbono é expelido, tem que ser expelido porque há uma aceleração maior no veículo por causa da curva. O veículo tem que acelerar. ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 2: : Na época o lugar era melhor. ### ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 2: : ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ###

SPEAKER 2: : O se o senhor costuma comprar jornal em banca? Não, eu

SPEAKER 0: : Como eu estava lhe dizendo, tem um que eu assino. Aham. E outros que eu compro. Às vezes eu compro dois. ### ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 0: : Toda forma de um indivíduo fazer chegar o seu pensamento ou conhecimento do outro semelhante é uma forma de comunicação. E esse meio de comunicação pode ser publicitários ou não. Pode ser então comunicação individual ou pode ser comunicação coletiva. Nós temos essa comunicação de massa, denominada comunicação de massa, então eh eh eh obtida  Pela imprensa e eu faço questão de dizer que a imprensa é jornal. O resto não é imprensa. Então o resto nós temos o rádio, temos a televisão, E temos, então, o as os anúncios visuais, que são são quase um telefone, um meio de comunicação ( )

SPEAKER 2: : E indivíduo a indivíduo?

SPEAKER 0: : De indivíduo a indivíduo, então nós temos vários, porque nós temos o que nós estamos usando hoje é um gravador, é um meio de comunicação. Hoje nós temos o telefone, nós ah aí temos então aí temos o o o correio, o telégrafo, et cetera, e então os recadinhos pessoais. ### ### ### Até aqueles que não podem se comunicar, se comunicam. São os presos. São os que estão em uma enfermaria. São os que estão em um sanatório. ### ### ### Duas batidas significam sim ou uma batida, não. Ou uma batida, estou aqui ou ou ou lá. Ou então, por qualquer meio de de sinais. Sinais ou sons. Sons ou sinais as vezes é um ### ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : Você falou correio, minha filha? Corre ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### Está falando sério, minha filha? ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### ### ### ### ### Lá em determinado hotel na Rue Berger, uma placa fixada dizendo que as cartas postadas naquela caixa, até as onze horas, são entregues para Paris, são entregues no mesmo dia.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Quase fotografei essa placa. Me deu uma vontade de louco. ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ### ### ### ### Não era problema de nada, o problema era o Correio que era ruim mesmo, era um horror, os carteiros. e aquele negócio de carteiro fugir, largar a carta, jogar no meio do no no terreno baldio, essas coisas existia. Agora você vê que é diferente, você sente a diferença. Eu sinto, de uns cinco anos para cá, mais ou menos, quatro, cinco anos, uma mudança terrível na nessa parte. E não, olha, não conheço ninguém que não tenha recebido o que a gente mandou, nem que ( ) um reclame de ter escrito alguma coisa, de não ter recebido. Acho que chega, ainda mais com essa essa parte que eles organizaram também  Você coloca o CEP, é tudo por parte eletrônica, separado, não é mais manual, não é mais... depende mais da da pessoa humana sei lá do que por máquina, isso é muito mais fácil. ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 1: : ### ### ### Se você tivesse um crediário, qualquer coisa, e tivesse que fazer um depósito... Ah, eu faria  Eu faria sim, eu faria sim, sinceramente que eu acho  ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ### O estado atual não é bom. Mas esse crédito com quem nós temos que dar, porque hoje nós temos no Brasil um homem sincero, leal, competente, altamente capacitado, que chama-se Euclides Quandt de Oliveira. Este homem é extraordinário, porque ele foi o o presidente do Conselho Nacional de Telecomunicações e hoje é ministro de Telecomunicações. Ele, como ministro, ele atende pessoalmente, ele não manda ver, ele vai ver. Ele não manda ãh estabelecer uma ligação ou uma linha. Ele vai inaugurar essa linha, não apenas para cortar a fita simbólica, não. Para haver a capacitação técnica da telecomunicação. ### ### O ministro, o comandante, ele chama-se comandante Euclides Quandt de Oliveira. ### para poder melhorar o povo. ### Telecomunicações, não é comum. Telecomunicações em geral.

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 1: : Não, dinheiro assim, eu acho que não  ### ### ### ### ### ### ### Sinceramente, eu prefiro escrever do que ter que telefonar e perder meia hora de bate papo chato no telefone. Você manda um um cartão, fica muito mais gentil. Você lembrou do aniversário e não tem que ficar conversando demais no tele fone eu acho esse tipo de coisa que eu uso muito e essa ###

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 1: : Você diz que eu acredito, você pensa assim que eu acreditaria mais que eu teria registrado ou qualquer coisa desse tipo? ### ### ### ### ### Não faço nada diferente não, é a mesma coisa. E se você  ### ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 0: : A gente acostuma tanto o telefone que a gente nem vê  o gasto com os acréscimos do telefone et cetera Evidentemente que nesses casos esporádicos, como a Sônia diz, um telefone internacional, a gente procura fazer com economia, fazendo-o à noite ou fazendo-o bem restritivamente. ### Não há dúvida alguma. ###

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 0: : ### ### ###

SPEAKER 1: : E dentro do seu escritório, o senhor faz comunicação interna? Através de aparelhos? Não

SPEAKER 0: : Eh, no meu escritório eu não tenho eu tenho dois telefones, mas não tenho, assim, comunicação interna. Onde eu uso muito essa comunicação interna é a faculdade. ### Isso facilita muito, porque é um prédio muito alto e são vários departamentos e há vários setores ### ###

SPEAKER 1: : Título de curiosidade, o senhor sabe o que significa essa sigla pê bê xis?

SPEAKER 0: : Olha, tanto o pê bê xis como o pê á xis são é é uma modalidade de comunicação para para aparelhos de circuito interno. ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ###

SPEAKER 2: : São usados por... Instâncias externas.

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 2: : conversar com outra pessoa durante o dia, por exemplo? Ah

SPEAKER 0: : em São Paulo? Ah não diga uma coisa dessas, não é. Olha, não é nada fácil. ### ### ### E às vezes há interferências. Isso não é sempre. Não vamos também estar aí querendo fazer uma crítica construtiva. ### ### Não é fácil. ### Agora, já caiu de moda esse tempo de a gente pegar no fone e ficar meia hora namorando no telefone isso isso já era não é (risos). ### ### Hoje faz a comunicação necessária.

SPEAKER 1: : ### ### ### ### Naquele tempo eu acho ### ### Gente conversando no telefone para bater papo por isso que eu acho que não caiu de moda Gente que não tem o que fazer. ### Delicadamente cortar aquela conversa eu acho isso muito ruim, nesse ponto eu acho o telefone horrível ### ### ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### Uma coisa normal, acho que demora uns dois anos você tem o telefone, não é uma coisa como por exemplo ### ### ###

SPEAKER 0: : ### ###

SPEAKER 1: : ### Você levou oito anos de casado ou nove para ### ### ### de pessoas é muito maior, quer dizer, a população que está necessitando de telefone é imensa, e apesar disso a gente atende, eu acho que está melhorando também. E é esse telefone que eu tenho lá em casa

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 0: : ###