SPEAKER 2: Dona Zenob e Dona Maria Antonieta Ferraz, gostaríamos de saber suas opiniões a respeito dessa cidade. Bom ( ) SPEAKER 3: ( ) (risos) Bom, eu posso dizer que atualmente São Paulo está completamente diferente do São Paulo que eu conheci dentro da idade que eu te> O desenvolvimento foi desordenado, nós sentimos a cidade muito agressiva e provavelmente devido a um a uma série de problemas sociais. A superpopulação, o desnível existe no Brasil na parte cultural, de modo que sentimos isto E e se e sentimos na carne os efeitos da situação atual. ### ### A necessidade que tem o estudante de encostar na parede o professor. ### ### O professor era uma pessoa a quem ele dirigia a palavra e a resposta era acatada. E hoje há, da parte do estudante, uma uma certa agressividade, uma certa provocação, que nós não observamos. no passado. Eu me lembro que papai, que foi professor durante muitos anos na escola politécnica e que lecionou durante trinta anos, ele já sentia essa modificação que vem lentamente do passado. Não é uma coisa de hoje. (ruído) Essa transformação da atitude na sociedade nossa já vem de longe. ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### SPEAKER 0: ### SPEAKER 2: ( ) Dona Zenóbia, a senhora disse que notou e o seu pai também já vinha notando essa evolução, não é, no estudante. Eh, bom, quer dizer no ca no aspecto humano em São Paulo, já sa já se vinha notando essa evolução, não é? ( ) ### ### ### ### ### Vão ter um dia para ir lá, eles vão fazer uma exibição de filmes, explicações e visitar. ### ### E ele quer que vá, faz questão que vá. ### para a mente, né, talvez seja visando isso, talvez no menor, poder depois aplicar isso na arte como uma terapia. É ### ### Então precisa ser bem cedo, porque eles não podem fazer na hora, por isso que abre às dez horas. Então tem que ser de oito às dez da manhã. ### ### ### Eu não sei, quem procurou lá foi uma pessoa do BARD, ah chama Ana até, uma moça eh que é uma das auxi> diretoras, essa moça que, ela foi procurar o pessoal de prom de propaganda, de jornalismo lá da, e eles me chamaram para conversar com a moça. ### ### E ela não está se satisfazendo só de levar. ### ### Então, ela queria ler esse livro, queria ver as revistas que tratam disso, para poder organizar as visitas e os programas em função disso. ### E ela foi ler isto, pediu as revistas e artigos que se tratassem disso e coisas o mais recente possível. Inclusive, ela queria dados estatísticos, ### ### SPEAKER 2: ### SPEAKER 3: ### ### ### ### ### ### Porque eh tem que ser feito antes da horár> E ela que programou, que ela disse que ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### Eles identificaram muito bem os baqueles escuros e aquelas roupas da Escola Flamenga, sabe? Eles identificaram muito bem. ### uma aula. E ela disse, olha, a gente pensa, naturalmente, não vou dizer que todos tenham compreendido, mas houve gente que chegava para mim, isso é Flamengo, isso é Flamengo. E E era. ### Essas foram as duas coisas que eles conseguiram bem identificar. ### ### ### ### ### ### ### E, às vezes, eles levam até pequenas coleções. E olha que Eu acho que essa ideia de visita do de crianças que estejam estudando, principalmente nessa parte primária, essas museus É um meio de educar com os olhos, não é? SPEAKER 2: ### SPEAKER 3: ### ### Vai ficando velho, então vai deixando um pouco mais comodista, mas eu frequentei muito. ### ### ### ### ### ### em horários que elas podiam levar cento e cinquenta crianças, podiam levar c> ### ### O ano passado a mesma coisa eles fizeram com teatro. E ### ### Eles gostam que leve jovens, porque tem mais facilidade de contato com as crianças, né? Eles estão organizando também essa parte de banda, de tudo, que não tinha lá, né? ### ### Eu não sei a quem caberia melhorar, porque nós não temos verdadeiros teatros, são mais barracões que temos tido, são poucos, não é? ### ### ### ### O Maria Della Costa, aquele prédio, é um pouquinho melhor. ### ### ### ### ### de modo que essa parte de acústica, de conforto, ainda está muito a desejar para uma capital como São Paulo. ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### SPEAKER 0: ### SPEAKER 3: ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### Então, para esse grupo, a situação é maravilhosa. ### ### SPEAKER 0: ### ### SPEAKER 3: ### ### ### ### ### ### Até dizem que foi uma das causas da inflação, a introdução da de prestações. Eu não não sou economista, não entendo muito, mas eu acho que ### ### ### ### ### ### ### SPEAKER 1: ### ### ### SPEAKER 3: ### ### ### ### ### ### ### ### SPEAKER 1: ### ### ### ### ### ### ### SPEAKER 3: ### ### ### ### Isso é uma coisa necessária. Você vê, tudo que se compra hoje é é pago com alto preço. ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### SPEAKER 1: ### SPEAKER 3: ### ### É, você sabe, é tal coisa. ### ### ### ### ### Eles afastarem as indústrias muito de São Paulo. ### ### ### ### Não, é dado por um grupo por circunstâncias dessas. ### ### Faz eles ficarem sem transporte, de coisas mecanizadas, então fica muito mais difícil, né? ### E acompanhei todos esses desenvolvimentos dessas zonas dentro da própria fazenda. Porque eu vivi ligada à fazenda. De modo que eu conheço bem esse problema do campo, sabe? Inclusive da instrução, de ah de das escolas, de frequência de escola. Hoje é uma diferença muito grande. Hoje nem precisa ter mais escolas nas fazendas, né? Porque não tem ninguém morando lá. Está todo mundo na cidade, né? Eles vão lá trabalhar e voltam, né? SPEAKER 0: ### ### SPEAKER 2: Então fica aqui o nosso muito obrigado.