SPEAKER 0: () e a professora () Albertina travarão então agora um diálogo. SPEAKER 1: Professora Albertina, a nossa primeira pergunta seria concernente ao início das atividades educacionais neste grande colégio. Que aspectos importantes a senhora poderia salientar no que concerne ao funcionamento das primeiras classes e as acomodações que eram vi eram viáveis, que eram possíveis aqui nesta escola quando a senhora iniciou o trabalho, bem como o tempo desde quando a senhora vem lecionando SPEAKER 2: () do colégio foi muito simples, muito humilde. Os primeiros alunos eram já de certa idade, alguns eram até mais velhos do que eu, e vieram de vários estados do Brasil. E nos primeiros anos não tinham facilidade nenhuma. As aulas eram ministradas num barracão. Os professores eram, na maior parte, estrangeiros. Eu fui a primeira professora brasileira que vim para o colégio. Foi no ano de mil novecentos e dezoito, justamente quando terminou a Primeira Guerra Mundial. E o colégio não poderia continuar a funcionar se não houvesse um professor formado brasileiro para dar nome ao colégio. E eu estava trabalhando na Casa () naquele tempo. Tinha me convertido no ano anterior. E... E vim para o colégio, lecionei Português, História do Brasil, Geografia do Brasil, Matemática e Educação Física. alunos muito atenciosos, muito dedicados, esforçados, que me deram muito prazer, me estimularam no magistério, no trabalho do magistério. Depois, vários anos trabalhei, e quando o colégio foi oficializado, então passei a lecionar apenas português e latim. Aí já estávamos mais Com mais facilidade, () já tinha sido começado a ser construído. Não, já estava, já era construído. Eu dei aulas aqui. Primeiro eu dei lá no Dormitório dos Rapazes, nos primeiros anos. Depois passamos para cá. O dormitório era lá em cima. Um dormitório simples. () dormitório e o refeitório, no mesmo edifício. SPEAKER 1: Professor () não pode lembrar de, nesses primeiros anos, quais eram as atividades principais que os alunos faziam nas nas horas em que não estavam em aulas? Quais eram as atividades que eles realizavam paralelas () à educação para ter uma formação completa, como nós entendemos o nosso sistema SPEAKER 2: O nosso sistema, como o senhor () bem sabe era intelectual, profissional. Os alunos vinham para cá com com a obrigação de trabalharem algumas horas por dia. E então dividiam-se em vários setores Os que trabalham. Cozinha, lavanderia () () Todos os trabalhos exigidos no colégio, e necessários no colégio, eram feitos pelos alunos. E era uma educação maravilhosa, porque os alunos aprendiam não só a parte intelectual, como também a parte () () Se desenvolviam fisicamente e eram alunos prestimosos e trabalhadores. Todos eram Os nossos melhores alunos eram justamente, os mais tarde, quando eram mais livres, que não precisavam todos trabalhar, ãh eram justamente os que mais trabalhavam. Os que se dedicavam ao trabalho, que pagavam () o seu estudo com o trabalho, eram os melhores alunos. Aqueles que o papai pagava, esses eram mais folgados. SPEAKER 1: Professor () já que a senhora era professora mais especializada em português e latim, que atividades existiam correlatas ao sistema educacional, já que a escola não era tão grande e era possível, portanto, coordenar os trabalhos de um internato, que tipo de aspectos de atividades existiam no seu tempo para desenvolver os alunos nesse sentido também? SPEAKER 2: Cada professor, na sua matéria, procurava desenvolver nos alunos () dar um estímulo para o conhecimento daquela matéria. Eu, como era professora de português, eu fazia todo o esforço para desenvolver o gosto pelo estudo da língua. Então, havia todos os anos uma semana chamada Semana de Português. E nessa ocasião, eu aproveitava as () que eram diárias, e falava sobre a língua portuguesa, sobre o desenvolvimento, sobre certos erros cometidos pelos alunos, corrigia-os. Enfim, tínhamos uma atividade muito grande naquela semana. Tomavam parte em diálogos, em apresentações, na hora da capela e nas nos dormitórios, nas capelas dos dormitórios também. Alguns professores tomavam parte em dirigir. E... E eu dava, então, uma tese, um título para uma descrição e aquele que apresentasse o melhor trabalho recebia um prêmio. fazíamos cartazes com correções de erros muito comuns, chamando a atenção para que eles soubessem como era o certo e como deviam usar. E houve muitos () ### Por exemplo, () que os alunos gostavam muito de () não é que gostavam, usavam. Professores também usavam. Então, eu me lembro de um aluno que devia falar sobre () E ele, então, começou assim, uma cacofonia, (risos) e o pessoal caiu. Na risada, porque ele estava formando um () começando a explicação sobre... Ãh... Um outro professor, uma vez foi falar na capela e disse, na vez passada... Então nós estávamos justamente falando sobre cacófonos e eles notaram isso e riram também muito, porque () notaram o exemplo () E assim, muitos exemplos de cacófonos interessantes que eles que eles ouviram, então provocava riso, né? Porque era o assunto da do dia. E... E eu apreciei muitíssimo o esforço dos alunos () cooperando para melhorar o o estudo da língua e aperfeiçoar o conhecimento q () Professor (), o senhor sabe, foi meu aluno, sabe que o esforço que nós fizemos para que os alunos aprendessem bem e conhecessem perfeitamente a língua portuguesa. Agora, tem melhorado muitíssimo o colégio, novos professores, com mais capacidade e com mais desenvolvimento () catedráticos e esperamos que isto se desenvolva cada vez mais. E eu gostaria de saber quais são os planos que o colégio tem para continuar esse desenvolvimeno para o futuro. SPEAKER 1: Logicamente, desde quando a senhora iniciou seus trabalhos aqui, até o tempo que eu me () seu aluno, isso já faz mais de vinte anos agora, nossa escola tem progredido de maneira extraordinária. ### Atualmente o nosso colégio tem dois mil e trezentos alunos e tem desde o curso fundamental o segundo grau também em diversas áreas, na área de técnica em química, área de magistério, área musical, técnico secretariado e técnico em contabilidade. E no curso superior nós já temos agora organizadas três faculdades a Faculdade de Teologia, que foi a primeira e que já preparava os ministros, pastores para as igrejas da própria organização e também depois conseguimos agora há seis anos organizar a Faculdade de Enfermagem e já está logicamente com duas ou três turmas na praça procurando fazer o melhor trabalho possível. e a partir de dois anos para cá organizamos a Faculdade de Educação e que já () agora no segundo semestre de atividade oficial. Os nossos planos para o futuro é organizar a Faculdade de Administração e Finanças e conseguir de que o grupo que queremos preparar possa auxiliar na a na administração da nossa própria organização. Portanto, visamos sempre preparar elementos para trabalhar para a organização Adventista, tanto no campo do magistério, como no campo das atividades ministeriais da igreja, a atividades assistenciais, a atividades que () no crescimento da própria organização Adventista. E o nosso escopo final, como projeto para chegar em mil novecentos e oitenta, portanto estamos trabalhando para isso, é conseguir a implantação da Faculdade de Odontologia e Medicina. Quando já estiver construído o nosso hospital, aqui no centro do campus do colégio, e tivermos condições de com dez anos de experiência da Faculdade de Enfermagem, implantar a () a primeira universidade adventista do Brasil. Atualmente temos cento e trinta professores, mais alguns logicamente funcionários e chefes de departamentos que trabalham incessantemente nos diversos setores do colégio. para levar avante este grande projeto que temos certeza é o principal projeto educacional da Igreja Adventista aqui no Brasil. Nós temos outras escolas, trabalhamos eh no sistema de cadeia de colégios menores que preparam os alunos até certo nível () grau e depois esses alunos vêm completar os seus estudos aqui em nosso colégio. Nos sentimos realmente contentes por estarmos ocupados neste grande projeto que visa não só o progresso da Igreja Adventista como organização, mas também a nossa contribuição para a pátria, para o Brasil, no sentido de fornecer homens preparados para o futuro e que possam levar os destinos dessa nação aos altos píncaros a que se propõe como país. SPEAKER 0: ### Vandir, sabemos da atuação da educação adventista no Brasil. () Agora nós gostaríamos de saber em que consiste a filosofia educacional adventista, principalmente no internato. Sabemos que há semanas especiais, há semanas chamadas de orações. Então gostaríamos que o senhor nos descrevesse essas atividades internas que os rapazes fazem, horas educativas, coisas dessa natureza. SPEAKER 1: Bem, a o nosso principal objetivo é for é dar um desenvolvimento harmônico, formar no aluno as eh as faculdades físicas, mentais e espirituais harmonicamente, para que possamos conseguir que o elemento seja não só algo de um aspecto externo, mas que venha realmente de dentro para fora. Então eles devem receber uma formação de caráter especial por nós padronizada. Desde que o alunos eh tenha e se dispõe a seguir os nossos princípios, nós organizamos nos internatos e promovemos semanas especiais, chamadas da juventude, ou semanas de oração, em que eles têm a oportunidade de manifestar os seus anseios, os desejos ardentes que eles têm de contribuir para o avançamento da causa da Igreja. como também colaborar para os aspectos externos. Nos internatos nós temos o sistema diário de distribuição das obrigações que o aluno deve fazer para os estudos, para os assuntos religiosos, para o trabalho, para a alimentação, para os esportes. Então nós dividimos o tempo do aluno em horários corretos e especiais que eles se filiam a um determinado ramo de ação que muitas vezes eles levam isso para o decorrer da vida toda. Eles desenvolvem-se de tal maneira no seu caráter em levantar determinada hora do dia, aproveitar bem o seu tempo, fazer () o seu trabalho religioso em primeiro lugar e depois então iniciar com o café da manhã, ir para as aulas, ocupar-se durante o dia nas suas atividades, primeiro de trabalho, depois de esporte e à noite então ter as suas horas de estudo. E as horas da noite também são reservadas alguns minutos para o os aspectos devocionais. Então nós procuramos formar o aluno em pelo menos três faces importantes do seu caráter. E então ele tem condições de estar preparado para a vida fora. E o nosso interesse é de que tais alunos constituam lares para orientar os seus próprios filhos esta mesma filosofia educacional. Portanto, normalmente os casamentos que são eh que são realizados eh nos arredores da própria escola e que são ãh conseguidos, né, quando se encontram esses jovens, formam os mais estabelecidos e bem formados lares que nós temos proposto como filosofia de educação () SPEAKER 0: () poderia descrever a atividade de um aluno desde as primeiras horas do dia até o pernoitar. SPEAKER 1: Normalmente o aluno levanta através de um sinal quinze para seis e então ele tem os seus quinze minutos ou vinte minutos de preparo de sua higiene matinal, ele vai ao banheiro e então existem essas acomodações () para () iniciar o seu dia de de  trabalho. é exigido dele as arrumações dentro do quarto, e então ele está pronto para ir ao culto matinal. Neste culto devocional, ele recebe uma orientação e uma mensagem especial, normalmente de um trecho das escrituras sagradas, um pequeno comentário, aí são dadas algumas frases importantes de estímulo para o dia, e ele recebe algumas informações ou notícias ou recados necessários para o seu andamento normal de atividade. Às seis e meia ele vai ao refeitório, tem a sua refeição através de um sistema moderno agora de cafeteria, onde ele se serve daquilo que está sendo proposto para o café e então ele leva a sua bandeja para as mesas e junto com outros colegas, sem ter um lugar determinado, ele pode () desenvolver a sua sociabilidade com os colegas, e ele tem esses vinte minutos, vinte e cinco minutos do café. Depois disso ele tem dez ou quinze minutos para ir ao quarto e preparar os seus livros para as aulas. () () iniciam as aulas da parte da manhã e ele terá então as suas atividades até o meio dia, como estudo, no seu programa, no seu currículo escolar. Depois ele vai ao almoço no mesmo sistema de cafeteria, e logo após o almoço, meio dia e meio, quinze para uma, ele tem uns quinze minutos ou vinte minutos de preparo, outra vez, para o seu trabalho educativo. Esse trabalho é a obrigação tem de fazer, eh como desenvolver a parte física e ter o senso de obrigação, aprender uma habilidade numa oficina. E o nosso colégio tem diversos setores, como, por exemplo, desde marcenaria, lavanderia, passanderia ãh agricultura, a parte de do gado, na leiteria, na jardinagem, e enfim, todos os aspectos que rodeiam esta grande escola, como se fosse uma grande fazenda, o aluno deve se ocupar com alguns aspectos. Alguns alunos mais adiantados, são selecionados para as atividades que exigem melhor capacidade mental. Eles podem trabalhar em escritório, são auxiliares de escritório, alguns trabalham na própria limpeza, outros têm atividades de portaria, () de assessoramento, de monitoria e de colaboradores para a administração interna. Enfim, todos têm alguma ocupação. Isto normalmente até três horas da tarde. Depois, os o aluno tem a sua hora de esporte, por uma hora, uma hora e meia, quando ele tem possibilidade de desenvolver o seu coleguismo e a sua sociabilização com os amigos que ele gosta de praticar esporte. Depois, eles às cinco horas ou cinco e meia, ele se prepara para o jantar, às seis horas vem o jantar, no mesmo sistema ainda, e então à noite ele tem a sua hora de estudo. Ele deve permanecer no seu quarto, na sua atividade escolar, e nove e quarenta e cinco vem o tempo de repouso. Cremos de que cada aluno deve dormir oito horas por noite, e então das nove e quarenta e cinco até quinze para às seis, ele deve ter sua hora de re de repouso obrigatória. SPEAKER 0: Bem, esta pergunta agora para a professora Albertina. Naturalmente, a senhora como pioneira, aqui uma das primeiras professoras a lecionar nessa instituição, e é sabido também sobre o um sistema alimentar adventista um tanto diferente das outras instituições, vamos dizer assim. Então gostaria de saber se essas afirmações, por exemplo, dada pelo () professor Wandir, eh sobre a filosofia da escola, sobre a semana de orações, e também se isso realmente eh ocorria também na nos primórdios, se já eram instituições de antigamente. e principalmente que a senhora falasse um pouquinho sobre ah o sistema alimentar. Por que () certas abstenções, se assim nós podemos dizer? SPEAKER 2: O sistema alimentar dos adventistas do sétimo dia é vegetariano. por isso mesmo os no os nossos refeitórios não servem carne de espécie alguma. Temos bastante verdura ãh fornecida pelo próprio colégio, pelos alunos que trabalham na na horta. E temos muita variedade de verduras e... E a alimentação é completamente vegetariana. É um princípio nosso, na nossa organização e continua nos nossos colégios por toda parte. SPEAKER 0: É, prosseguindo agora o diálogo, eu gostaria que o pastor Wandir falasse sobre o departamento industrial da nossa organização. A organização Adventista, naturalmente, eh prima por atividades outras, prática hospitalar, também já foi dito, e principalmente sobre a a filantropia. na igreja Adventista, a participação do a participação dos alunos e depois também sobre a fazenda, sobre a agricultura, essas atividades assim, talvez mais detalhadas. SPEAKER 1: Bem, já que a nossa filosofia de educação e do sistema de regime alimentar é vegetariana e constituída principalmente de frutas, verduras, leite, ovos e esses principais alimentos fornecidos pela própria natureza, o o colégio se propõe a difundir e preparar alimentos até para o público fora. E nós temos a construção da fábrica de produtos alimentícios Superbom, tão conhecida principalmente quanto a questão do suco de uva Superbom, geleia e mel Superbom, que é encontrado em todos os supermercados. como também pão integral Superbom porque visamos uma uma alimentação o mais completa possível então nossas proteínas são voltadas para as proteínas vegetais e nesse sentido temos desenvolvido muito a fábrica de produtos alimentícios o nosso colégio mantém uma grande quantidade de alunos industriários que nós chamamos alunos que trabalham para se manter na escola e tem as suas horas ocupadas em atividades na própria fábrica e isso faz com que os alunos tenham oportunidade de conhecer um sistema de regime alimentar, como preparar este regime e mesmo desfrutam usando e e cuidando do seu corpo através deste regime também. Todos podem encontrar quando querem () no mercado a série de produtos manufaturados pela nossa escola e que atende realmente aos reclamos mais importantes das necessidades alimentícias. Quanto à questão da agricultura, o nosso colégio possui um plantel de gado vacum da raça holandesa e é sem dúvida a melhor raça para a produção de leite. Temos levantado os melhores prêmios () eh nas grandes exposições, principalmente na Água Branca, quando o colégio tem eh se interessado em mostrar aquilo que possui como plantel de gado. Nosso conjunto de vacas leiteiras em número de mais de oitenta fornecem leite não somente para o refeitório, para os setecentos, oitocentos alunos () internos, mais ou menos uma quantidade um pouco maior de rapazes e um pouco menor de moças, mas também fornece a toda redondeza do colégio, aos professores e seus familiares, o bom leite que o colégio pode produzir, um leite tipo a com qualidades extraordinárias. e logicamente um gado bem tratado, com todas as condições higiênicas e saudáveis e fiscalizadas, tratadas veterinariamente da melhor maneira possível. Então podemos tomar este leite sem estar fervido, sem o mínimo receio de que isto nos vá prejudicar a saúde. O colégio também tem as grandes plantações, como disse a professora Albertina, As suas hortas são manipuladas em grande parte por alunos industriários e que nos fornecem frutas, verduras em grande quantidade para que os alunos tenham vitaminas e sais minerais o suficiente para a sua saúde. Quanto à questão do trabalho de filantropia, nós cremos ser uma grande obrigação da parte da Igreja Adventista contribuir E temos em cada igreja formada uma pequena sociedade, geralmente de senhoras, que sai a preparar aquilo que é possível, angariando ãh roupas e consertando-as, angariando alimentos, aju auxiliando as pessoas que necessitam, provendo o necessário para ãh construir casas e pequenos catástrofes que () que possam acon que possam acontecer, essas pessoas são atendidas por uma sociedade chamada Sociedade de Senhoras Dorcas da Igreja Adventista. Esse nome Dorcas vem da palavra Dorcas () de uma senhora da Bíblia Sagrada que tinha por costume auxiliar os pobres. Então, nesse trabalho, a Igreja Adventista tanto se desenvolveu, que mantém hospitais, uma rede de hospitais. Por exemplo, no Brasil, nós temos três ou quatro hospitais. Um em Belém do Pará, um no Rio de Janeiro, um em São Paulo, um em Porto Alegre. para atendimento, logicamente, em não em totalmente grátis, mas faz um grande trabalho de assistência social. E para isso preparamos os nossos médicos missionários. Médicos eh realmente dedicados, que quem sabe ganhariam cem vezes mais o salário fora, mas se contentam em trabalhar para a organização adventista, pelo espírito de filantropia, E muito embora as vezes sejam médicos altamente especializados, como lá no Hospital Silvestre, no Rio de Janeiro, temos uma uma equipe de hos de médicos adventistas que faz cirurgias do coração. Mas, no entanto, ganham ãh o salário que eh um décimo, quem sabe, do custo de uma cirurgia do coração por mês. Então são médicos totalmente missionários para o sentido de de filantropia da igreja. Também temos uma cadeia de lanchas esparramadas por todos os rios do Brasil. No norte do Brasil chamam-se lanchas Luzeiro. Temos () em quantidade de quatro ou cinco lanchas que percorrem os rios do Amazonas e fazem um trabalho de assistencial nas margens ribeiras dos rios, procurando atender as populações mais necessitadas. Temos um pequeno avião anfíbio que procura socorrer os casos mais urgentes. E temos também no no sul do Brasil diversos rios, tanto no rio Araguaia, como no rio Ribeira de Iguape, no rio... alguns pequenos afluentes do sul do Brasil, como também temos uma em Paranaguá. Então essa cadeia de lanchas assistenciais faz um trabalho extraordinário de assistência da Igreja Adventista. Temos as escolas primárias. Nós cremos de que ao lado de cada igreja deve existir uma escola. São as escolas paroquiais chamadas. E visamos dar uma orientação e uma formação educacional e religiosa sempre voltada para o futuro de nossa igreja e, sem dúvida, muito correlato com o futuro da nação. Quem sabe a professora Albertina, então, poderia nos dar uma informação de como a Igreja Adventista ãh procura escudar-se no assunto de literatura. Que tipo de () e que faz a igreja para conseguir informar aos seus membros Como ela deve levar a filosofia de educação adventista avante? SPEAKER 2: O desenvolvimento intelectual e espiritual na nossa organização é feito pelos livros que nós publicamos na Casa Publicadora Brasileira, que teve o seu início no Brasil lá pelos idos de mil e novecentos, mais ou menos. Veio para São Paulo em mil novecentos e três, mil nove> () e dez. E lá, nessa Casa Publicadora, são publicados os nossos livros, as nossas revistas, que têm uma difusão muito grande em todo o país. Por meio das instruções que essas revistas e esses livros dão, a nossa família se desenvolve já nos lares com os ensinamentos adquiridos nos livros e nas revistas pelos pais e as crianças vão se desenvolvendo e adquirindo os conhecimentos necessários para se tornarem bons cristãos na igreja e bons cidadãos no país. Várias revistas temos. O Atalaia, é muito conhecido e difundido. A Vida e Saúde, revista de grande alcance para o conhecimento do desenvolvimento da nossa saúde. O... A Revista Adventista, que é o órgão oficial da igreja. ### Não posso me lembrar agora de todos os nomes, mas temos muitos livros que são difundidos por pessoas competentes que vão de lugar em lugar fazendo propaganda e vendendo, e muitos alunos ganham o seu estipêndio escolar ãh vendendo esses livros no interior do estado ou () em outros estados mesmo. SPEAKER 1: Quem sabe nós diríamos ainda que a nossa formação intelectual como igreja leva aos lares (l estabelecerem os seus filhos de uma maneira correta e honesta e então a as criancinhas quando chegam aos lares são realmente muito bem recebidas por seus pais e visam realmente como projetos alcançar a um desenvolvimento perfeito dessas próprias crianças. Por exemplo, quando as nossas crianças são levadas em volta das mesas e é servido o leite e é se servido o pão e todos os aspectos importantes daquela alimentação, Nós visamos dar realmente uma contribuição para a pátria com as crianças, que elas tenham boa boa saúde. Quanto ao nascimento de nossos filhos, as nossas mães normalmente são levadas ao hospital para dar à luz. E então elas aprendem, as crianças crescem em nosso ambiente familiar, sempre colaboradas com boa música, com expressões agradáveis, e os primeiros passos que as crianças se desenvolvem levam realmente há um desenvolvimento eh amistoso entre os pais que estão procurando criá-las no melhor caminho. Nossas crianças até cinco ou seis anos normalmente permanecem com os pais e depois são encaminhadas, antes de atingir os dez anos, elas já são encaminhadas para as nossas escolas e realmente recebem de professoras dedicadas uma continuação de nossa educação até os dez ou doze anos, quando elas já tenham uma formação melhor para poder escolher aquilo que elas querem ser na vida no futuro. Nós procuramos cuidar bem da nossa puberdade, da adolescência, Até que eles chegam a uma maior idade em que os nossos filhos podem escolher. E escolher o bem, não com sentido de medo, mas com ah es eh com razão completa de que a escolha que eles fizeram é porque é o mais conveniente e é o que te traz mais benefício para sua saúde. Nós não temos medo da religião. Para nós a religião é uma bênção e permite que nós ãh vivamos uma vida muito melhor do que se não tivéssemos essa religião. Então, eh nossas esposas sentem-se felizes e contentes por terem os seus maridos e realmente eh formamos os lares mais felizes que po que podemos encontrar aqui debaixo da SPEAKER 2: A nossa organização, os Adventistas do Sétimo Dia, teve seu início ### ### SPEAKER 1: () é constituída de uma distribuição de trabalho em que delegamos poderes, desde que eles sejam devidamente registrados, a pessoas devidamente eleitas em assembleias, e é realmente uma organização mundial com estrutura oficial em cada um dos países que ela se estabelece. Nós temos uma uma direção geral nos Estados Unidos, e é constituída de uma comissão com representantes de doze divisões do mundo inteiro, que procuramos manter a igualdade de princípios, filosofia religiosa, pontos de vista denominacionais, para permitir que as pessoas tenham somente uma maneira de pensar e crer, já que a igreja é uma estrutura mundial e deve ter as mesmas bases. Então cada um desses presidentes das doze divisões que temos esparramadas no mundo, às vezes constituem uma divisão representando um continente inteiro, outras vezes uma parte dele apenas, E também esses doze que presidentes que se reúnem normalmente, elegem um presidente geral, que se fosse feita uma comparação, um paralelo, seria quem sabe o Papa Adventista, mas não com as prerrogativas ou com as atribuições que confere qualquer outra organização, mas seria o chefe administrador responsável pelo andamento das comissões e das atividades religiosas da organização mundial. Cada presidente das divisões coordena os trabalhos de suas uniões. Por exemplo, a América do Sul é dividida em cinco uniões, que nós as dividimos por regiões. Três no Brasil, região norte, região leste, região centro-sul, e duas no restante da América do Sul. Uma chamada ãh União Austral e outra chamada a União Incaica. uma com sede na Argentina e outra com sede no Peru. Então, existem cinco uniões que são coordenadas com os seus presidentes e seus trabalhos no Uruguai, onde está a sede de nossa divisão. E, dentro de uma união, por exemplo, nós mantemos diversas associações. Essas associações são autônomas na parte financeira, mas são coordenadas os trabalhos e atividades religiosas orientados por A União, por exemplo, aqui no na União Sul, nós temos uma associação no estado de São Paulo, uma associação no estado do Paraná, uma missão em Santa Catarina, porque ela não se mantém financeiramente sozinha e, portanto, chama-se missão quando recebe auxílio e subvenção de fora. e uma mis uma associação no Rio Grande do Sul. Temos ainda mais uma missão no Mato Grosso e uma missão em () Goiás. Isto, logicamente, facilita a distribuição de () de trabalho. Dentro de uma missão, nós temos os homens e presidentes e chefes responsáveis que coordenam os trabalhos das diversas igrejas. Cada igreja é autônoma em si através de uma comissão da igreja. Os membros batizados () eh têm a a livre atuação como igreja e delibera a respeito do batismo e do corte das das pessoas que a elas se filiam. A filosofia religiosa é coordenada pelos pastores que são nomeados pela Associação. Portanto a igreja não tem direto acesso a nomeação dos pastores, isto logicamente para favorecer e evitar de que o pastor possa trabalhar livremente agindo com a sua consciência. Ele não depende do salário da igreja, ele  assalariado pela associação. Portanto, a associação tira e põe, transfere o pastor quando for necessário e logicamente ele tem livre atuação para poder agir conforme a sua consciência. Esta realmente é uma das características mais notáveis e que facultam o progresso da nossa igreja como ins como instituição. Funciona harmonicamente eh em todo o sistema, nos diversos aspectos. Nós temos então o aspecto evangelístico, que é a promoção para aquisição de mais almas, batizar pessoas para a nossa igreja, temos o aspecto educacional das escolas, temos os aspectos eh de assistên de assistência social com hospitais, lanchas, casas de saúde e mesmo ambulatórios médicos, como também procuramos eh desenvolver um sentido harmônico de que o membro esteja realmente feliz em sua comunidade e auxiliar aqueles que lhe rodeiam. Professora Albertina, a senhora poderia nos contar, do tempo em que a senhora era católica, como funcionava a liturgia e a cerimônia dentro da igreja, com todos os termos típicos que realmente se usa ãh na estrutura e no funcionamento da própria igreja? SPEAKER 2: Não sei se poderei descrever muito, pormenorizadamente, o que o () perguntou Eu frequentei um colégio de freiras durante a minha meninice e e mocidade. E eu ia à missa, confessava no confessionário, padre. Tomava comunhão na igreja. () Não tenho muito, pormenorizadamente, conhecimento dos diversos diversos () SPEAKER 1: Problema de consciência quando só o padre tomava o vinho e a senhora só tomava a hóstia? Ou alguma Que relação a senhora sentia quanto a isso? SPEAKER 2: Não, não podia ter reação nenhuma porque eu não sabia de outra coisa. Eu não conhecia a Bíblia, não conhecia nenhum ensinamento que () Tudo que era feito na igreja era certo. E eu aceitava cegamente. ### tudo direitinho. Eu seguia os ritos todos de acordo com os ensinamentos que eu recebia lá no colégio. E não () podia ter uma opinião diferente, porque não conhecia outra coisa. SPEAKER 1: ### SPEAKER 2: Ah, gostava demais da música. O órgão Havia um órgão na igreja sublime, música sublime. Gostava demais. Eu tinha prazer de assistir à missa. as procissões, eu era filha de Maria, assistia às procissões, comungava mensalmente, era muito fervoroso. Mas eh Deus me chamou de uma maneira milagrosa, porque eu tinha horror aos protestantes pelo ensino que recebia no colégio. Mas eu fui assistir a umas conferências, sem saber o que era. E ouvimos falar sobre a Bíblia e desde aí nos interessamos pelo estudo, fomos assistindo as conferências e aprendendo, aprendendo, aprendendo até que chegamos à conclusão de que era verdade. E hoje dou graças a Deus porque sou adventista do sétimo di> SPEAKER 1: Muito bem. A mim me impressiona realmente da Igreja Católica aquele sentido de sagrado que pode ser observado dentro dos seus templos. A própria estrutura da Igreja, com o campanário, o sentido de de construir realmente os sinos e fazer com que a música seja apresentada através de um trabalho de missal muito solene. aquela música que normalmente é uma música de alta categoria faz com que a gente se sinta realmente bem dentro da estrutura daquela nave. Eu creio de que o trabalho do padre realmente se tivesse melhores coadjutores para levar avante o seu trabalho. de aqui de catequização dos membros, poderia ter amplitude e a Igreja Católica não estaria tanto eh perdendo tantos membros como está realmente hoje em dia. A quantidade de membros que se afastam da Igreja Católica, penetrando nas igrejas protestantes, é realmente assustador. E isto faz com que nós tenhamos uma quantidade enorme de trabalho como igrejas evangélicas para poder informar e orientar o povo nesse sentido também, de conhecer melhor as coisas que a igreja pode () pode pode produzir. São muito parecidos entre a igreja católica e as protestantes essas festividades de fim de ano. Por exemplo, () a comemoração do ano novo, a comemoração do Natal, A noite de Natal é realmente muito parecida entre as igrejas evangélicas e as protestantes também. Existem pontos comuns, como por exemplo as principais datas, Ascensão, Corpus Christi e algumas eh datas sagradas. que a igreja usa como católica, as igrejas protestantes também copiaram em grande parte. E dificilmente, por exemplo, seria comum em qualquer igreja evangélica ou qualquer família evangélica, numa sexta-feira santa, tomar refeição de carne. Isto é realmente eh difícil de acontecer, porque todas elas se afinam em alguns princípios básicos religiosos. A igreja católica tem realmente como estrutura as arquidioceses e os arcibispados e levam da paróquia e a casa paroquial uma estrutura muito parecida com muitas igrejas evangélicas também. SPEAKER 0: Eu gostaria, então, agora que a () colocasse, vamos dizer, as oposi> () Batismo, por exemplo, é diferente, casamento não sei se é diferente, mas que eh descrevesse uma um casamento, vamos dizer assim, na na igreja adventista, ou talvez se conhece um casamento na igreja católica, ou então a professora Albertina, que () já foi católica, pode falar sobre um casamento na igreja católica, que consiste as ativida> ### SPEAKER 1: Bem, poderia fazer um pequeno com uma uma pequena comparação, quem sabe. A Igreja Adventista tem a sua cerimônia de casamento, visando dar uma bênção espiritual aos lares que se formam, e esses casamentos devem perdurar, logicamente nós não a não adotamos o divórcio como filosofia, a menos que seja no caso de adultério. E então a cerimônia do casamento para nós na igreja é constituída de uma entrada pelos noivos e pode ser acompanhada ou modificada das diversas formas possíveis para, mas desde que seja um equilíbrio e um bom senso. Então às vezes existem noivinhas que acompanham, às vezes existem Damas de honra, às vezes eh a a música pode ser estruturada de forma diferente do que () aquela () eh tradicional, mas sempre segue uma sequência que indica a seriedade de nossa cerimônia. Os noivos chegam perante o altar, E então, em primeiro lugar, temos uma mensagem, normalmente produzida, eh proferida pelo pastor, que realizará a cerimônia propriamente dita. O pastor eh dá orientações e conselhos aos jovens nu eh nubentes, no sentido de que eles estejam realmente conscientes de sua nova obrigação e mostrando de que ah o casamento em si só é possível eh bons resultados quando for convidado um terceiro para habitar dentro do lar. que é, nos no no sentido mais amplo, a pessoa de Jesus com todos os seus pontos de vista, como sendo hóspede de honra no lar que se está formando. E depois desta parte, praticamente como se fosse um discurso, uma palestra, vem a cerimônia do casamento. que é intercalada normalmente por uma variação, uma poesia, um solo, um dueto, ou algo para poder descansar um pouquinho, ou tirar aquela tensão daquela palestra, e então vem a cerimônia, quando tem alguns dos () dos dizeres, que são pronunciados pelo pastor, aos quais os noivos devem di di dizer sim. E depois desta cerimônia, que os dois aceitam, () compromisso de viverem juntos, existe uma oração de bênção, que normalmente o pastor impõe as mãos sobre as mãos unidas dos dos nubentes, quando os dois são membros batizados da nossa igreja. Nós não fazemos o casamento quando um é membro da nossa igreja e o outro não. Só somos eh capazes de fazer o casamento quando nenhum dos dois é da nossa igreja. Então nós autorizamos. E, então Mas o o pastor não impõe as mãos sobre os nubentes quando dá a benção, como faz quando os dois são membros de nossa igreja. Isto para atender os reclamos da Bíblia que diz de que não devemos nos unir a um julgo desigual. Na Igreja Católica a estrutura é mais ou menos parecida, porque eles eh exigem de que a pessoa se batize, ou raros casos têm sido agora aceitos para casamentos de pessoas que não são os dois católicos. SPEAKER 0: Professora Albertina, mudando um pouco assim de de assunto, a senhora naturalmente com a sua larga experiência como mãe, como neta, e gostaria especificamente que a senhora desse um () nos desse uma um descrição sobre a apareci o aparecimento do ser humano, desde a fase da gestação e depois as suas várias atividades, () até certa idade, a fase () sabe, namoro, casamento, depois de casado, como o a relação de um filho casado, vamos dizer, para com os pais, ou talvez mesmo eh quando o filho não ainda está vinculado à casa. Falasse assim, descrevesse um pouco nesse sentido. SPEAKER 2: () lar é uma organização divina. Os pais, o esposo e a esposa devem ser educados desde a sua juventude para terem um lar feliz, bem orientados. O que nós adquirimos lendo as nossas revistas, lendo os nossos livros, que dão uma orientação básica para o desempenho dos papéis, tanto do pai como da mãe. Tudo corre, normalmente, até a chegada do primeiro filho. Então, aí, os pais têm a obrigação de transmitir à criança os ensinamentos que adquiriram durante todo o tempo de gestação. É uma benção. A vinda dos filhos a um lar adventista. Porque os pais procurando educar as crianças de maneira tal que () sejam felizes na vida, sejam preparadas para a luta da vida. E fazendo isso, estão se educando a si mesmo. E as crianças se desenvolvem pouco a pouco, aprendem na igreja e no lar o o viver justo e certo para serem bons cidadãos e para se prepararem para o reino eterno que nós aguardamos com muita ansiedade na vinda de nosso Salvador Jesus. Eu dou graças a Deus que Ele me deu um lar feliz. Eduquei os meus filhos, verdade. Hoje são pessoas de caráter, são obreiros na causa do mestre e são bons educadores dos seus filhos também. Tenho onze netos e treze bisnetos. E todos estão seguindo o mesmo o mesmo regime, a mesma orientação que eu recebi ao me converter. Dou graças a Deus por () por ter tido lá filhos que eu tive, por ter tido um esposo cristão e por ter tido filhos que continuam o mesmo () que nós tivemos desde o início. SPEAKER 1: Quando os nossos filhos saem para as aulas, eles têm realmente condições de poderem levar o material mínimo necessário para assistir a estas aulas. Nós normalmente provemos para os nossos filhos o material mínimo necessário de lápis, cadernos, os quadros e mesmo tinteiros eh, e que eles realmente tenham condições de poder desenvolver as suas habilidades. Quanto à questão de lápis coloridos e mesmo tintas, guaches, esquadros, borracha, tudo aquilo que é necessário para nós termos atendimento aos nossos filhos, procuramos fazer. SPEAKER 0: ### () falou sobre as atividades dos alunos, falou sobre a igreja, falou, enfim, sobre muito bem como a professora Albertina. Mas eu gostaria que () falasse, por exemplo, as atividades de fim de ano de uma escola adventista. as formaturas, paraninfos, como são escolhidos, () dos estudantes, a participação deles, enfim, desse um uma visão geral. SPEAKER 1: Bem, nossas atividades de formatura no final de um ano letivo agora são bem diferentes do que eram realmente