Inquérito SP_D2_174

SPEAKER 3: :  doutor Oswaldo, o senhor como médico e como professor, como que o senhor concilia as duas coisas? O senhor é só médico ou só professor? Como é que o senhor faz?

SPEAKER 2: : Eu sou só professor ( ) Só professor.

SPEAKER 3: : Mas o senhor não trabalha, por exemplo, assim, como como médico? O senhor fizesse uma outra função? Bom, o Vicente, professor, Professor Ibancari, o doutor Oswaldo.

SPEAKER 2: : Professor de Cências Físicas e Biológicas. Certo, agora 

SPEAKER 3: : ### Eu gostaria de saber, por exemplo, além de professor, o senhor exerce alguma outra função eh relativa à me

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 3: : ### ###

SPEAKER 2: : ### ### É aplicações de rádio

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : formado médico eu não exerci a profissão e fiquei trabalhando em cursinho, então me interes  curso de Educação Física, Medicina ligada em Educação Física, então passei a ser médico de colégio e no fim acabei me eh concentrando em colégio e fiquei ( ) e deixei a Medicina, para passar a ser professor e diretor. Mas o senhor gosta do de lecionar no magistério? Sim ### ### nenhum das duas funções, uma não interfere na outra? Não, porque a a parte ligada à medicina também ### ### ### ###

SPEAKER 3: : Mas a função de médico por exemplo o senhor disse que se dedicou a educação física liga É para atender o colégio, para trabalhar, viu? Certo, agora, por exemplo, um médico se ele quiser se especializar quais seriam os ramos para ele?

SPEAKER 2: : ### ### ###  da clínica tem as várias modalidades, né? Relacionada a clíni ### ### Então, por exemplo, os endocrinologistas né só lidam com a parte de glândulas de secreção interna. Já a parte de clínica geral já está  meio afastada agora antigamente que era comum ### ### Tratavam desde a unha encravada até... ( ) Hoje já não é possível, viu? Certo e

SPEAKER 3: : ### Você disse que é professor e bancário, né? Eh então além dessas profissões, você conhece outras, por exemplo?

SPEAKER 2: : ### Profissões geral? O que eu mais estou interessado é banqueiro e colégio ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: :  de prática ou só teoricamente?

SPEAKER 3: : Eu digo em geral, as profissões que existem e que você conhece, que vocês conhecem. Então

SPEAKER 2: : ### Então, o bancário, o comercial, o auxiliar, o comerciante industrial tudo são profissões de banqueiro, administrador, economista, o contabilista, o engenheiro. Agora, quanto a engenharia, a engenharia também, como o doutor Oswaldo disse ela pode ser ãh...ser mais ( ) diversificada. Então, sim o engenheiro do metrô, o engenheiro técnico, o engenheiro especialista em construções ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### Eles são muito bacanas  Agora, a pessoa tem que ter ser ser bem expansiva para se enquadrar no jornalismo. Depende muito de de iniciativa própria, expansivo, mu muito relações públicas para ser jornalista e conseguir suces

SPEAKER 3: : Aí essas profissões, vocês enumeraram assim algumas profissões num nível quase que universitário, né? Acho que só foi universitário. Eu coloquei aí o comerciário

SPEAKER 2: : ### obra eh servente, pedreiro. Carpinteiro ### ### mecânico. Profissão mais braçal apesar de usar a inteligência usar pensar, ter conhecimento técnico ele é uma profissão não especializada né nível de nível superior. E qual seria o material que o, por exemplo, você diz pedreiro, usaria o material para para de trabalho do pedreiro? Material dele ou material  material mesmo, de construção? É, para construir. Seria no caso tijolo, cimento, cal, areia, ferro para para estruturas, tinta, madeira, que mais...cabos de aço. ### ### Depois vem o pintor. ### No pedreiro, quando eu falei, eu já juntei uma obra completa, certo? Desde Desde o alicerce até a  ### ### Você esqueceu o azulejo ### Você esqueceu o  ### ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 2: : ### a pintura também a gente pode pôr o decorador, que a gente pode antes de fazer a pintura, pegar uma um decorador para fazer a melhor pintura que vai para com respeito aos móveis que vão ser colocados dentro.

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: :  cortar barba, por exemplo, vocês se dirigem... Não, barbeiro (risos). Barbeiro, cabeleireiro. (  ) ### ###  barbeiro, ou atualmente barbeira Homem é cabeleireiro, certo? Não se usa mais falar barbeiro. Usava barbeiro e cabeleireira. Agora, barbeiro, tanto para homem quanto para mulher, é cabeleireiro. E muitos salões são masculinos e femininos ao mesmo tempo inclusive   eu uso ele. ### ###

SPEAKER 3: : E qual seria o material, por exemplo, do do barbeiro? ( )

SPEAKER 2: :  ele não usa o material convencional, que quando a gente era garoto era aquela maquininha manual, elétrica, né? Então ele só trabalha com navalha, não usa máquina é navalha, vassoura, secador, escova. ### (  ) Usa shampoos e outras coisas lá que assentam e deixam mais macio o cabelo as técnicas que eles têm para maneirar o cabelo. ### ### No meu caso ainda é aquela maquininha né, só que é elétrica agora. Elé trica. E tesoura e a navalha  ### ### ###

SPEAKER 3: : (risos) Você estava falando por exemplo de de cabeleireiro né? Eee que há salões para senhoras e et cetera. Não, eu falei que atualmente

SPEAKER 2: : ### Saiu aquele tabu de barbeiro de homem, cabeleireiro é de mulher então ### Tanto cabelo masculino como ao feminino (  ). Agora, por exemplo, uma mulher iria num desses

SPEAKER 3: : salões só para cuidar do cabelo? Não

SPEAKER 2: : ### massagens e limpeza de pele então  faz serviço completo, certo? Inclui to todos os aspectos que seriam, no caso de estética, certo? Seja cabelo, limpeza de pele, massagem, (  ) e tudo mais para a apresentação  pessoal eles têm serviço completo e fazem tanto para homem como para 

SPEAKER 3: : Agora, por exemplo, referente à moda ãh Profissão referente a ### ###

SPEAKER 2: : ### ### ### ### São modistas e costureiros né mas normalmente, eles gostam  ### ### Costureiro é o que faz.

SPEAKER 3: : ### ### Mais ãh ao trato da casa por exemplo. É, secretária domé

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 3: : casa ãh há alguns reparos que devem ser feitos e nesse caso o senhor ãh. Não, encanador

SPEAKER 2: : ### ### ### ### ### ### de aspirador né, na parede, no eletrodoméstico. Certo, agora inclusi

SPEAKER 3: : ###  esticando um pouquinho, por exemplo, numa casa, ãh vocês falaram da da casa em si, agora no quintal, por exemplo, vocês contratariam alguém para tomar conta do quintal? Se se tiver que limpar porque atualmente as casas não tem quin

SPEAKER 2: : tal, é muito pequeno, então a maioria mora em apartamento e não tem o problema de quintal mais. (  ) ### ### Se tiver plantações, então aí precisa de alguém para cuidar da plantação. Ou então se não tiver plantação, mas tem um terreno aí que crescer capim, de vez em quando precisa de alguém lá aí cortar, porque... É, aí numa casa assim grande, que chega quase a ser mansão, não precisa ser mansão, tamanho razoável, a gente teria um guarda-noturno também, certo? ### ### Então, isso que eu disse, uma casa que já chega num lugar mais isolado, uma casa relativamente grande. Então, além, daí a gente já teria motorista, certo? Uma pessoa que tem um guarda dentro de sua casa, para vigiar sua casa. Ela tem condição de ter vários carros, então vai ter motorista, jardineiro, copeiro, cozinheiro e todas as outras coisas que se encaixam dentro de uma casa nesse estilo, né?

SPEAKER 3: : por exemplo, seria uma pessoa que estaria num nível so cial.

SPEAKER 2: : ### Elevado? Bem elevado. Bem elevado, nesse sentido que eu dei a uma casa, com todo esse pessoal de trabalho, o nível seria bem

SPEAKER 3: : E quais são as classes sociais que vocês conhecem?

SPEAKER 2: : ( )  rica né, média né e a proletária né. Agora, o problema Essa divisão que a gente faz normalmente né. Rica, média e pobre. Eu acho que dentro da média existe várias classes médias né. Uma um pouco mais um nível um pouco mais elevado e outra se aproximando. Uma se aproxima do pobre e outra do ### ###  não dá para definir rigidamente essas três classes. (  ) ###

SPEAKER 3: : ### conheceriam algumas fórmulas de sau dação por exemplo, quando vocês se levantam. ###

SPEAKER 2: : ### Saudável. Isso ### ###

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 2: : ### ### ### Oi. Oi ### ### ( ) fala oi, tudo bem ( ) fala mais nada né? É, fica saudações seriam em determinadas horas? Ah, seria para os familiares mesmo né? ### ###  é o bom dia, né? E como vai, como passou, né? ###  fora de casa, a gente tem outro tipo de saudação. Por exemplo, se a gente levanta, às vezes a gente nem fala bom dia para a esposa. beija o rosto dela, beija o seu rosto e já representa o bom dia, certo? Se a pessoa é solteira, levanta e tem os pais, toma a benção dos pais. Isso é uma coisa que pode ser meio arcaico ainda, mas é muito usado e eu considero uma coisa de respeito Certo. Se a gente vai num ambiente de trabalho, já é um bom dia. Não vai ser outro tipo de cumprimento. Se a pessoa é muito íntima, então oi, tudo bem e tal, não precisa ser um bom dia. depende do tipo de pessoa, a gente tem um tratamento diferente para ela, certo? Adequado à relação que 

SPEAKER 3: : ### aqui no caso, vocês como professores do CAP, qual seria o relacionamento professor-aluno?

SPEAKER 2: : Olha, eu, no meu entender, inclusive... Inclusive, acho que o doutor Oswaldo. (  ) há tempo já daqui, é uma relação bem de amizade. Não tem nada de paredões, de preconceitos. É tudo no mesmo nível. Dentro da classe, na hora de aula, então a gente tem que se co se colocar no devido lugar para que tenha o respeito mas fora da classe, são todos amigos. Não há problema nenhum de preconceito, de de como que é estruturas antigas que o professor era o Deus, o aluno não podia conversar com ele em lugar nenhum. ###

SPEAKER 3: :  professor isso, professor tal, visita outro, et cetera. Não. Por enquanto não tive. Da minha parte

SPEAKER 2: : ### Eu creio que também os outros não, porque não me visitaram. E eu acho que é questão de falta de  ### ### de encontro entre professores aqui é no máximo vinte minutos, meia hora por dia.

SPEAKER 1: : Quando chega isso ###

SPEAKER 2: : Agora às vezes no intervalo a gente está tomado por alguma coisa, você encontra cinco, dez minutos quando conversa com o  professor acho que por falta de tempo hábil para bate-papo, para conversa, que há essa falta de entrosamento fora da escola. E depois o não moram perto, né? Também A distância, a dificuldade, né? E outros trabalhos viu. esses problemas de falta de con tato porque se houvesse maior contato entre a gente, acho que haveria amizade fora da escola porque se você tem uma amizade  aqui dentro, se ãh há respeito e amizade dentro da escola, pode haver tranquilamente fora da escola também não há problema nenhum. Agora, por exemplo, visitas eh

SPEAKER 3: : Não ah relacionando ### vocês visitariam as pessoas, conhecidas ou não, em algumas épocas ou não?

SPEAKER 2: : Eu também acho muito difícil viu, falta de tempo né porque. o que dá para visitar uma vez por semana, pelo menos, são os pais. Então você deixa para o sábado ou domingo, porque os outros dias eles estão trabalhando manhã, tarde e noite, não dá mesmo para fazer visita né. No sábado descansa um pouquinho e e mais é domingo. Ah eu também além disso, de concordar com isso que a gente não tem tempo para (  ) No fim de semana a gente procura encontrar os pais que num vê durante a semana. Às vezes de fim de semana a gente quer ficar junto com a família da gente, certo? Sem muita interferência  de outros então a gente procura ficar com a nossa família e ter e e aproveitar o tempo, certo? ###  nós temos muito pouco tempo para resolver problema particular. a gente procura resolver. E procura também sair, uma diversão, passatempo, para não ficar fechado durante o tempo todo. de trabalho semanal e no fim de semana ficar fechado atrás de fazer visita certo fazer um relacionamento que a gente vai piorar a situação psicológica da gente, certo? Se a gente ficar fechado a semana inteira, tem que sair e mudar um pouco o ritmo de vida no fim de semana.

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: :  aqui em São Paulo eu acho difícil um pouco de diversão o ambiente  de São Paulo, a cidade de São Paulo não não dá muita O que que seria diversão? Cinema. Apesar que os filmes atualmente não andam muito bons. Difícil encontrar filme bom. Baile, algum outro baile, algum clube que fosse conhecido. Eu tenho clube que eu frequento, às vezes. Eu gosto, é o único que eu frequento, que é o Clube Tubano. Tenho... Ir na Praça da República, domingo de manhã, na Feira de fruta, ir para Em bu porque boates, aqui em São Paulo ### Tem as poucas que podem dar condições, como o caso do Beco e outras. Se a gente vai se divertir num lugar desse, o nível de vida da gente não está muito para acompanhar isso, certo? Sair ### Muito caro essa diversão para se fazer semanalmente. Eu procuro mais diversão em viagem Eu viajo bastante. Eu gosto de passear então mesmo que seja para sair no domingo cedo, e ir para qualquer lugar perto do interior, paro num restaurante, almoço, dou uma girada e volto. Só para sair daqui de São Paulo. No meu caso, cinema, boate, já não é mais viu de modo que eh eu prefiro mesmo é viagem viu. E viagem é  ### ### ### ### Ah no domingo a gente sai, então para não enfrentar as estradas do litoral, que estão  sempre ruins né? ### ### ### ### ### ### ### Quando dá tempo ### ### Praticamente só férias, né? ### ### ### ### ### ### ### Eu só assisto, jogo é Copa Copa Mundial, então eu assisto. Eu não entendo nada de jogo. Eu gosto muito de futebol. Ãh o esporte que eu mais gosto, o que eu acho melhor, inclusive gosto de basquete, tênis um pouco, por não entender muito, certo? O jogo, mas basquete, gosto de vôlei, de futebol principalmente. Agora eu não vou muito a campo Porque para a gente ir no campo no domingo, a gente perde o domingo.

SPEAKER 1: : É o único dia que tem para se ficar com a família, como eu já havia falado anteriormente.

SPEAKER 2: : Às vezes, a gente consegue levar a esposa no campo, mas não é normal. Ela prefere outro tipo de divertimento. Então, o futebol, no meu caso ### Agora, eu gosto do esporte em si. Então o que eu falei de diversão antes, de viagem ### Agora, na minha diversão particular, eu jogo futebol no fim de semana.  todo fim de semana eu procuro jogar futebol né para passar um tempo. ###

SPEAKER 3: : ### outros tipos de jogos, por exemplo? ( )

SPEAKER 2: : ### ### ### Não, existe ainda exis

SPEAKER 0: : No cassino tinha o macará, tinha a roleta.

SPEAKER 2: : ### Há roletas que se vende em caixa de esporte, certo? ### ### ### ### ### ### jogo entre estranhos para não sair do âmbito de jogo, passa tem Certo? Acho que tudo em relação ao passatempo (  ) da diversão, do jogo, já se torna um vício e vai acarretar problema. Você não é do tempo dos cassinos né? Não ### O único cassino que eu... e tive oportunidade de entrar, que eu passei durante o dia, eu fui no Uruguai. Quando eu estive lá, não deu oportunida Ali é abertamente o jogo É, agora, tem jogos que estão por baixo do pano como o jogo do bicho, né? Tem Corrida de Cavalo, que atualmente está em promoção na tele visão você acha errado ficar promovendo uma coisa que não dá ### ### ### Então, isso que é...proíbe o jogo do bicho ### E joga mais do que jogava no no bicho  ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 2: : Estipulado dois cruzeiros, né? É ###  estava em São Lourenço ali é aberto o jogo eu até me assustei lá no hotel chegamos ### ### ### Achei gozado ### Estava eu, minha esposa e um casal de primo, então nós pegamos e jogamos mas ### ###

SPEAKER 3: : Agora, por exemplo, em uma corrida de cavalo, você disse, ah como você sabe como é realizada a coisa

SPEAKER 1: : A única coisa que eu entendo de corrida de cavalo é ver os bichos correndo e puxar 

SPEAKER 2: : em cima. E quando dão o resultado. É

SPEAKER 1: : Eu não sei como se aposta, porque ( )

SPEAKER 2: : Ele dá ponta, place, dupla, tudo esse negócio, mas eu não entendo nada, eu só sei ( ) ### Dobradinho, então você escuta falar Se um rapaz aposta em série, aposta em meia dúzia em cavalo, para se entra um, se entra outro, então eu ganho aqui, ganho ali, faz dupla, faz place, é mais ou menos. Não entendo nada. Não procuro entender também certo. Agora

SPEAKER 3: : ### ### Você conhece 

SPEAKER 2: : ### ### ### ### ### ### ### cassino a gente vai incluir tanto carteado como. Até roleta. A roleta, cer ### ### ### ### ### ### ### ### ### na cidade tem umas casas aí, mas aquilo não é jogo né. Ah, ( ) isso  ### ### Tem o pebolim. ### Como é que chama? ### ### ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 2: : São quatro... São duas... Quatro bolas para cada concorrente, no caso, para cada adversário. E o que matar primeiro a bola dos outro O caçapá ganhou o jogo então ### pebolim, né? Pode ser o manual ou o eletrônico, por meio de botões. Então essas diversões eletrônicas que podem ser chamado de jogos. ### ### ### Tem aquilo de estar dirigindo carro. Eu não fiz ainda, mas falaram que sente a sensação de estar dirigindo um automóvel. Tem de ir apertando os botões, vai marcando pontos. Várias. vários jogos diferentes que não deixam de ser jogos também. Xadrez. Dominó. Dominó. Xadrez. O aquele lá Tômbola. Tômbola. que é muito usado em épocas de fim de ano certo. ( ) ### ### Reúne bastante gente, acho que é  Muita gente. Então deve ser por isso que todo fim de ano se reúne muita gen

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 2: : Quais seriam as peças? O cavalo, a torre, a dama, o rei  ### ###  cavalo, bispo, rainha, rei e  ###

SPEAKER 3: : Certo. Vocês costumam jogar, não?

SPEAKER 2: : Eu joguei quando moço, né? Eu jogava Tempo de estudantes, né?

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 2: : ### Jogo contra ele jogo com o meu irmão. ### ### Desenvolve a pessoa, porque faz pensar Passa o tempo bas bem, um tempo proveito Acho que é um dos melhores jogos jogos que tem para raciocínio certo. É uma guerra. O jogo que eu gosto para passar tempo é é carta, mas o jogo de paciência que eles chamam. Eu não conheço. ### sozinho. ### ### ###

SPEAKER 3: : O doutor Oswaldo disse que jogava muito no tempo de estudante. Ãh e se tratando, por exemplo, de uma carreira estudantil, o a pessoa começaria a estudar e entraria em qual curso antes de mais nada? Concurso? Qual curso? Ah qual

SPEAKER 2: : Qual curso?

SPEAKER 3: : Antes de? Ela entra para a escola, qual seria o primeiro curso?

SPEAKER 2: : você está está falando desde o início? Quer dizer, então, quer dizer não aprendeu nada, vai entrar no pré-primário. Atualmente tem as escolas maternais. É é é pré-primário né, que isso vai até antes dos sete anos né. Inclusive hoje eu estava lendo no jornal sobre o problema do pré-primário no nos ginásios, nos colégios oficiais, certo?

SPEAKER 1: : E eles falaram né os níveis. Então o garoto primeiro tem escola maternal, Primeiro creche, até os dois anos Dos dois aos quatro, cinco anos é maternal. E a partir daí eles pegariam o pré-primário.

SPEAKER 2: : E aos sete anos entrariam no primeiro grau. O ex-primário, né? É, ex-primário aí depois vem o ### Primeiro grau. Primeiro grau iria desde o que era o antigo primeiro primário até a quarta série ginasial. ### depois viria então a escola superior né. O colegial  O colegial? Quer dizer...não ( ) ### Esse era o colegial. ### Superior que no meu tempo era um pouquinho diferente. No meu tempo tinha o primário, Tinha o ginásio de cinco anos, depois tinha o colégio universitário de dois anos, depois vinha a escola superior

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : Era anexo à própria faculdade né, mas era específico da da carreira. Então se fosse medicina, seria o colégio ligado à medicina, né? Eee e se fosse engenharia, engenharia se podia. Então seria um tipo de preparação para o que o senhor o senhor o que o senhor iria fazer posteriormente? É Não, porque quando ( ) de seis anos, Então, existia um ano chamado pré-médico, chamado pré-politécnico, pré-jurídico, que seria uma espécie de preparatório, mas anexo à faculdade mesmo. Então, depois de ingressar na faculdade, cursava os anos  (  ) e diretamente entraria na faculdade?

SPEAKER 1: : Diretamente. Direta Não é o cursinho?

SPEAKER 2: : Não, não era o cursinho. O cursinho era para entrar no pré.

SPEAKER 3: : Ah, certo. Então, nessa época já existia 

SPEAKER 2: : Existia cursinho para o pré né quer dizer Terminava o ginásio, então para entrar no pré, fazia o cursinho é e. Depois mudou. Quer dizer depois, ao invés de seis anos de ginásio, passou a cinco anos, não é isso? Não ( ) minto, no tempo de seis anos passava diretamente para faculdade sem pré, sem nada. ### Sem vestibular, não é isso? Quando passou para cinco anos, então existia o pré. Então, cada faculdade tinha seu pré, pré-médico, pré-jurídico, pré-politécnico. Agora, mais tarde, aí resolveram passar de cinco para  Quatro anos viu quer dizer, a a, é a finalidade não era bem essa, a finalidade era fazer o curso secundário sete anos. Mas fazer sete anos, quer dizer, quem fazia cinco anos, seis anos, já eh podia reclamar, né? Então, usaram de um truque, quer dizer, baixaram o ginásio para quatro a e criaram um colégio universitário com. Três anos. Três anos viu? Certo. Então, no total deu sete. Certo. Mas ninguém reclamou porque não estava no ginásio, era um colégio universitário né Com três anos e a faculdade continua com seis anos medicina, as outras eu não sei.

SPEAKER 3: : Mas nesse caso não existia o vestibular? Passa entrava direto para a para a universidade?

SPEAKER 2: : não existia o vestibular quando o ginásio era de seis anos. Seis Quando era de cinco anos tinha vestibular. para o pré viu. Sei  E quando passou quatro anos e três de colégio, então existiu o vestibular para o primeiro ano.

SPEAKER 3: : Sei, agora mas isso

SPEAKER 2: : Sempre existiu. Sempre existiu Só no no tempo de seis anos viu. Isso foi em que época, mais ou menos? Isso foi mais ou menos que criaram univer sidade em mil novecentos e quarenta e três foi criada a universidade, então nesse momento criaram o colégio universitário de três anos né que era anexo à facul

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : Dois anos, dois anos, na Universidade de São Paulo. E depois então desligaram da universidade e passou para os colégios particulares. Com três anos. Aí criou o Técnico, o Científico, o Clássico. Científico e Clássico só. E depois veio o Téc Mais tarde fizeram. É que o no No tempo que eu peguei, certo? Então tinha Na minha época era Jardim

Inf :an

SPEAKER 1: : Não era pré-primário, né, que se falava, certo? Ah A denominação né era Jardim de

Inf :ância, que agora é pré-primário, certo?

SPEAKER 2: : Depois o primário. E quinto ano, ou admissão, quando o aluno não atingia a faixa de idade para ingressar no ginásio, aí o ginásio era de quatro anos, ou ginasial normal ou ginasial comercial, né, que existia, certo? E depois, técnico de (   ) científico ao clássico, para posterior ingressar na faculdade. E agora que eles mudaram novamente, criando desde o que seria o primeiro ano primário até o quarto ginasial, ficou tudo em cima do primeiro grau. E os cursos colegiais, ficou segundo grau. E daí para frente fica superior, certo? Porque eles querem profissionalizar o segundo grau.

SPEAKER 3: : Agora, o doutor Oswaldo que pegou essa, início da universidade foi? Início da Universidade de São Paulo? O senhor  lembra, assim, algum fato pitoresco na época? ###

SPEAKER 2: : O o fato pitoresco é que nós fizemos vestibular né para ingressar no primeiro ano  E durante o exame veio o secretário da escola avisar que nós estávamos fazendo o vestibular e não sabíamos se íamos para o primeiro ou segundo ano do colégio que tinha sido criado na universidade. Então até que naquele ano duas turmas entraram, que completou o segundo colegial e que completou o primeiro. Então em vez de oitenta entraram  Cento e sessenta alunos naquele ano. O senhor por acaso lembra qual foram os primeiros cursos criados na universidade? Ou não tem essa  Não, porque eu tinha eu estava fazendo vestibular e vim ingressar, né? Então, a única coisa que eu sei de novo foi o colégio universitário que criaram. Os dois anos antes do médico, né? Não, certo. Eu digo, esse ano foi criada... o curso foi para a medicina. Foi neste ano que o senhor ###

SPEAKER 1: : Já existia o curso?

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 1: : existia curso sem ( )

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 1: : Ah, sim. Então, nesse ano aí houve a unificação dos cursos pela Universidade de São Paulo ( )

SPEAKER 2: : ### ### aqui na cidade é o jurídico, viu?

SPEAKER 1: : Ah, direito.

SPEAKER 2: : ### E separado é medicina, né? odontologia também, tudo é separado. Agora reuniram todos lá na cidade universitária né? Depois  que foi criada a universidade, né? Então, aos pouquinhos estão indo para lá. Então, as universidades começaram funcionando separadamente, aí foram se agrupando, no caso, com um comando só, mesmo não funcionando no mesmo lugar, e agora estão carregando tudo para um ponto central, certo? ###

SPEAKER 3: : Eu acho que é a única que foi

SPEAKER 2: : ###

SPEAKER 3: : Uma vez ingressado na universidade, houve aquele chamado trote.

SPEAKER 2: : Como éramos duas turmas né (  ) né, eram duas turmas, então eles tinham bastante estudantes para dar trote né. Agora, não sei o que que houve com a turma do segundo, E não se diz, não sei naquela naquele dia do trote eu estava escondido no cemitério né. ### ### Então, é, então eu ficava no cemitério apreciando o movimento. E aquele dia houve trote, não é? E os que sofreram foram os do segundo ano né do do curso colegial não é isso? Os do primeiro ficaram lá de fora né, não sei o que que houve com os alunos do segundo ano, já catou um veterano. Então houve um trote, quer dizer, eles fizeram uma fila dupla dentro do quarto andar, porque nós tínhamos aula no quarto andar, não é? Então o aluno ia descendo as escadas, no meio dessa fila dupla, e o trote era Tapa né para cá, empurrão  até chegar no primeiro andar. Né no primeiro andar jogavam farinha né e e no outro tinha uma lata de massa de tomate né Então, pegava a massa de tomate ( ), e tapava o ouvido viu, o cia de massa de tomate. Então, o calor, com massa de tomate no ouvido e farinha de trigo no rosto todo, descia para o porão e lá tinha um de mangueira esperando né (risos).

SPEAKER 1: : Eles sujavam para depois lavar.

SPEAKER 2: : É, mas não é que bem lavar ( ) molhar aquela farinha toda molhada esse foi o principal do trote

SPEAKER 1: : (  ) Apesar de pouca gente na faculdade, já existia trote e problemas com trote

SPEAKER 2: : E eram piores do que os de hoje viu, mais violentos viu. E outra brincadeira era deixar o calouro quase sem roupa e colocar dentro do bonde viu, que era o camarão antigamente. Então ele subia no bonde né, quer dizer subia colocava né com toda a roupa feito uma trouxinha nas costas né, com o sapato um para o lado um para o outro, E as gravatas todas amarradas, né? De modo que a gente, a gente já na faculdade de medicina, a gente acabava descendo lá na Rua da Consolação, entrava num posto de gasolina para se trocar, né? Mas depois até escolhia a gravata e tirava o mato, então todos misturavam.

SPEAKER 3: : Um sacrifício. E o Vicente não levou trote, não? Como é que foi?

SPEAKER 2: : O curso que eu fiz, ele é considerado nível superior, mas era de dois anos para a formação de professores Então não tinha isso de trote Certo a gente fazia o curso normalmente, sem vestibular. Mas

SPEAKER 3: : é curso superior né?

SPEAKER 2: : É considerado. E fazia o curso normalmente, mas não tinha trote nenhum. E não houve problema nenhum de trote.

SPEAKER 3: : Agora, com trote ou sem trote, vocês frequentaram uma escola. Quais seriam as dependências dessa escola?

SPEAKER 2: : ### ###

SPEAKER 3: : Ãh para assistir aula, vocês teriam que se dirigir a um determinado lugar. Desde desde... Você diz salas de aula?

SPEAKER 2: : Bom, na medicina você tem as salas de aula que são anfiteatro, né? E depois os laboratórios A gente passa mais tempo nos laboratórios do que na sala de aula. Porque as salas de aula que é anfiteatro é apenas aula teórica e durante a manhã uma aula teórica e depois o resto do tempo é o laboratório. À tarde é a mesma coisa, uma aula teórica e depois só o laboratório. Então aí você tem laboratórios diferentes, né? Laboratório de anatomia, né? Laboratório de microbiologia, né? Laboratório de anatomia patológica assim o necrotério, ligado ao necrotério. Enfim, cada cada ramo tem o seu laboratório. No meu caso seria mais de salas não tão convencionais, porque eram classes de números mais ou menos elevados então.  salões, certo? E mais aulas teóricas, que seriam um aprofundamento na parte didática, na parte técnica da matéria, e o treinamento treinamento do aluno, no caso ajeita o aluno, para lecionar, certo? Nós praticando, dando aula para os próprios colegas. Então, seriam salas convencionais. Eee uma coisa só, estágios que a gente fazia em colégios, certo? Participando de estudo em grupo, de desenvolvimento de ensino prático. Seria o laboratório do professor Oswaldo dentro da sala de aula. O que que você ia perguntar?

SPEAKER 3: : É o seguinte, por exemplo, dentro dessa sala de aula, quais o qual o material que vocês usariam ãh, próprio da escola, e também o material que vocês pudessem trazer de casa?

SPEAKER 2: : No nosso caso era caderno para anotações, apostilas, materiais de para no caso de ensino prático, de estágios. Seria documentos usados na vida prática, eh títulos de crédito, livros, fiscais contados. Então tudo que a gente teria que se utilizar na vida prática, depois, posteriormente, no caso, dentro das classes que a gente fosse selecionar para ter um conhecimento um pouco maior do que a gente já tinha, certo? Que a gente possuía, então, para aprimorar um pouco isso.

SPEAKER 3: : E no caso do senhor, do senhor Oswaldo?

SPEAKER 2: : Além do de livros e cadernos né, o material mais importante era a parte de laboratório. E nosso caso, sendo medicina, tinha que ser pinça, bisturi né, tesoura, né? E na parte já de clínica, né? Então aí as aulas eram dadas, como não existia hospital das clínicas naquele tempo, então as aulas eram dadas na Santa Fé de Misericórdia de São Paulo, né? E lá então tínhamos os doentes, né? E para isso precisava então de estetoscópio Aparelho de pressão é o que mais usamos de material

SPEAKER 3: : Agora, quanto a professor, vocês lembram assim de algum que tenha se sobressaído, por algum motivo, bom ou mal, relacionamento do aluno com o professor na universidade?

SPEAKER 2: : Só na universidade? ### ### Quando é garoto, que está no primário, então a gente não analisa os professores, certo? A gente passa a analisar o professor depois do da terceira série ginasial anteriormente, atualmente é a sétima série, primeiro grau, certo? Aí a gente começa a analisar um outro professor. Tive vários professores que eu considerava bons, ou pela maneira de dar aula, certo? Outros pelo conhecimento que demonstraram, agora, se ele não tiver um modo bom de dar aula, que a gente se adapta a ele, a gente já considera ele um mau professor. A pessoa pode ser um ótimo professor, Se a gente não se enquadra com o jeito de aula dele, então já é considerado um mau professor. Então aí depende da da análise pessoal. Eu tive muitos muitas pessoas que que de de davam aula de forma diferente, tinham que vir tradicionalmente editando matéria, tinham que entrar na classe só explicando, só falando, com explicações e quadros sinóticos, tinha os que um pouco de livro, um pouco de explicação própria, Eu acho válido o método deles e achei tanto também professores ruins, né? Que não tinham capacidade, não tinham condição de lecionar. Aí a gente passa por cima e esquece, a gente grava só os bons.

SPEAKER 1: : E o senhor?

SPEAKER 2: : A única coisa que que eu achava, quer dizer, que chamou atenção, né? E todo mundo eh estranhou, foi aula de microbiologia. Aliás, em medicina legal, né? em que essas aulas eram dadas pelo grupo todo na segunda pessoa do plural. ( ) A primeira aula da segunda pessoa lá chamou a atenção né e eu num num... não sei como explicar agora, mas ele seria... quer dizer, eu estava acostumado no outro tratamento né. Quando apareceu dando a segunda aula, na segunda pessoa do plural, quer dizer os alunos estranharam, mas depois acostumaram E todos os assistentes eram obrigados também a dar aula assim. ali é uma aula difícil. ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : Com o professor também nós brincávamos muito né eh. Era hábito eh usar pó de espirro, quer dizer, rapé né. E como era arquibancada, anfitea Então os assistentes também assistiam na no anfiteatro e. E nós ficamos lá na na parte mais alta né, colocava o pódio até no papel e assoprava  Aí é possível viu Eu já estava espirrando. ###

SPEAKER 1: : Era, atualmente não está muito, mas era usado em todo tipo de curso, certo? Esse tipo de brincadeira de rapé para perturbar durante as aulas.

SPEAKER 2: : Ou então nós colocávamos no no pó do giz, né? Onde fica o apagador, né? ### ### ( ) então os professores percebiam, davam risada e sabiam que era brincadeira aí isso daí era possível, no seu tempo, fazer em cursos superiores, certo? Porque nos cursos que a gente trata como primeiro grau agora ou colegial, mesmo no meu tempo, num a gente não tinha tanta liberdade com o professor, certo? Acho que houve uma mudança de uns seis seis, sete anos para cá, da condição de professor aluno. Anteriormente, o professor ficava no céu e o aluno na terra, certo? Então, qualquer brincadeira que a gente usasse, ele percebia quem tivesse feito, então, teria o seu castigo. Mesmo fora da classe, não podia se conversar normalmente com o professor como colega. Sim, tendo ele como uma pessoa bem superior a gente. E esses castigos

SPEAKER 3: : eram dados que maneira por nota ou não? Não, no caso do

SPEAKER 2: :  o de ginásio 

SPEAKER 1: : Perder nota, suspensão, advertência, mandava um bilhetinho para a casa do aluno, para o pai assinar, essas coisas assim. No primário tinha os castigos, vai para o fundo da classe, né? E tudo isso daí. Agora, o mais normal era de nota ou suspensão e advertência. Um bilhetinho para o pai assinar que tomou conhecimento da coisa.

SPEAKER 3: : Doutor Oswaldo, e castigo na na época do senhor?

SPEAKER 2: : ### Não não era o tempo da palmatória não viu (risos), já tinha passado né? É, tinha passado ### ### ### ### mas fumava-se em qualquer lugar. Então, quando aparecia alguém e pegasse uma pessoa fumando, leva correndo para a secretaria, para a diretoria, para dar bronca Acho uma coisa um tanto errada, porque tem alunos, era curso, inclusive, técnico, né? E alunos responsáveis poderiam, eram donos de si, saberiam que podem ou não fazer, certo? Acho uma coisa errada isso, essa proibição de certas atitudes que não levam a mal nenhum. Só a pessoa sabe o que deve ou não fazer.

SPEAKER 3: : ### por exemplo, no caso de vocês ãh, no final do ano, digamos no final do curso, existe alguma coisa em especial no final do curso?

SPEAKER 2: :  final do curso havia a entrega do diploma né, a solenidade, a última cola né. De cola em cola, cola o grau. A última colação é a colação de grau viu. Eee depois o baile, né? Só que no meu tempo não teve baile porque foi tempo de guerra né. Ah, que época foi? ### ### Quando  tinha afundado os navios brasileiros, então resolveram não dar baile, né? Mas a solenidade houve no No Teatro Municipal, né? ### Eu acho que é só isso de de ( ) ### É normal. Em todo final de curso, eles testam algum modo de congregar a tur Então eles fazem Famosa colação de grau Baile, às vezes, colação de grau é mais normal de acontecer e E atualmente também (tosse) são feitas viagens, programa de viagem, jantares ou alguma coisa para reunir a turma, que seria uma despedida daquela turma que conviveu um certo período de tempo juntos. Acho que não tem o que escapar disso daí. Fala-se migrar um baile, um jantar, uma viagem, uma excursão, alguma coisa assim. ###

SPEAKER 1: : ### ###

SPEAKER 2: : ### ### ### ### ###

SPEAKER 3: : (risos) Vocês são religiosos, não? É

SPEAKER 2: : eu fui batizado, né? mas não não frequento viu? Só vou à igreja em missa de defunto viu ou casamento. Eu também, mas eu vou um pouco mais à igreja. Então às vezes que eu assisto uma missa com a minha esposa, mas não sou... sou religioso, sou cristão, mas não sou frequentador assíduo, certo? Eu não vejo essa necessidade de algumas pessoas que vêm de estar todo domingo na igreja ou todo dia, quando tem pessoas que vão todos os  Eu rezo normalmente ###

SPEAKER 3: : ( ) de Igreja. Mas você percebe alguma algumas coisas na Igreja, por exemplo, certo? Como é ãh o ritual da igreja católica, por exemplo, a religião cristã? A missa em si? Qual seria o material usado? ###

SPEAKER 2: : ### ### ### tradicional representante de Deus, né? É  agora essa... anteriormente tinha os coroinhas que eram meninos escolhidos, então ficavam aqueles coroinhas que dentro da igreja eram santinhos, mas mesmo lá aprontavam alguma coisa, tanto fora da igreja, também aprontavam.

SPEAKER 1: : Atualmente a igreja, ela está procurando se enquadrar um pouco mais na atualidade para ver se chama mais gente para ir à igreja, certo?

SPEAKER 2: : ela estava numa doutrina rígida, muito... ### Sem diversificações. Então agora a gente tem padre com as músicas da igreja, já não são tão tradicionais, tem músicas atuais adaptadas, tem conjuntos dos famosos que chamavam de cabeludos, que os padres iam contra cabeludos, jovens, agora eles estão chamando essas pessoas para tocarem na igreja, para chamar a turma mais jovem Então, tem casais que, mesmo não participando da igreja, na hora são chamados para levar o cálice, né na que tem da comunhão e do vinho, tem vinho também, não sei o nome adequado para isso, que eles escolhem um casal antes da de começar a missa e bebem. Então, na hora certa, a gente avisa vocês entram pelo centro da igreja e levam até o altar para a entrega do padre os objetos para a missa. A pessoa principal da missa é o padre. Agora, sem o público, os assistentes da missa não teria necessidade de ter um padre celebrando uma missa, certo?  celebra a missa, mas precisa de quem assista. É o mesmo caso no espetáculo. É uma comparação meio esquisita, mas o cantor, se ele cantar para um palco numa pla com salão vazio, ele não está cantando para ninguém. Apesar de o cantor gostar de cantar, O padre faz a missa porque gosta da missa, é uma necessidade, certo? Se não tiver uma participação humana, não vai se completar naquela missa. Certo, agora...além do padre além

SPEAKER 3: : ### altar que você falou ãh, na igreja existem outros objetos?

SPEAKER 2: : Agora, depende da igreja. ### Tem as igrejas ainda convencionais que Tem vários santos pendurados, várias estátuas certo, vários altares, mini altares vamos chamar assim, ao redor de toda a igreja. Tem as igrejas mais modernas que não tem esses santos, esses altares. Tem um ou outro quadro de santo e a imagem de Cristo ou uma cruz no fundo no altar, certo, só aquele altar com aquela imagem e não tem mais nada em redor. E tem outros tipos de igreja de outras religiões. Eu não tenho conhecimento de muitas, eu só conheço já entrei em igreja ortodoxa, que é quase igual a igreja cristã Certo, uma...seria um tipo de igreja cristã ( ) Seria um altar um pouco diferente, o ritual, que vira um casamento na igreja ortodoxa, o ritual é diferente. Mas eu não conheço como eles fazem a prática das O senhor tem alguma coisa a dizer sobre Igreja?  ### ### ### ### ( ) O que eu poderia dividir na católica e na ortodoxa é só o casamento que é diferente. Certo? Eles têm outro tipo, eles falam a língua própria, certo? Mas no ortodoxo é muito fechado para... Libaneses, árabes, certo? Que participam muito da igreja, eles fazem o casamento usando língua própria, tem um ritual diferente que eu até achei gozado, durante um uma certa hora do casamento, certo, eles têm um ritual que os noivos põem uma coroa  e ficam dando volta ao redor do altar. Os padrinhos os acompanham.

SPEAKER 1: : Então nós ficamos dando uma meia dúzia de volta ali, então não sei para que que serve. Eu vi que foi uma diferença grande do nosso casamento, certo?

SPEAKER 2: : Para quem é cristão normal, então o nosso não tem isso daí. Eles não, eles têm fica dando voltinhas no altar, dão uma meia dúzia de voltas no altar com todos os padrinhos atrás. E eu não sei o significado disso, achei uma coisa diferente, interessante dentro da igreja

SPEAKER 3: : Agora, você você já entrou numa igreja? Ãh Você entrou para assistir a um casamento ou ou uma missa, et cetera? Missa

SPEAKER 2: : No caso. Eu já entrei em igrejas para várias motivos, para assistir missa, para casamento. Quer dizer, missa tem missa tradicional, missa de de defunto, missa de formatura, missa de bodas de prata, bodas de ouro, certo Tem as missas comemorativas e as missas de defunto, que eu não posso mais de comemorativa. Tem as missas normais, que eu também entrei para assistir Já entrei para a reza normal, sem ser hora de missa. Eu costumo ir na igreja que eu casei, certo? Com a minha esposa. Às vezes a gente vai até lá. Não para assistir missa. Simplesmente entra, reza e sai da igreja normalmente. Uma questão de respeito seria. Um agradecimento à igreja. Quer dizer, eu já entrei em igreja por vários motivos, não? Não  só para assistir a missa. Acho que isso de entrar em igreja é o que ### Vai quando acha que tem que ir. Tem aquelas vezes que a gente vai, que é obrigado em uma missa de defunto, de um parente ou amigo próximo, que a gente vai em questão de respeito à pessoa, certo? Mas não tem uma coisa definida, que você vai entrar na igreja para fazer isso ou aquilo.

SPEAKER 3: : Mas vocês nunca participaram de uma missa? Você pode participar de uma missa de várias ###

SPEAKER 2: : ### A gente participa da missa assistindo, comungando ou não. A comunhão é uma participação da missa. O assistir a missa é outra. O ajudar em alguma coisa a realização da missa é outra. No caso, deixo-me levar aqueles dois casos e tal, que não sei o nome, eu participei uma vez, entrar na igreja e ( ), até achei estranho. ### Eu fui na missa no outro dia, com a minha noiva na época, né? Entrei na missa e, enquanto isso, o padre veio e pediu para me levar no altar aquilo na hora certa, mas eu até achei esquisito, mas foi uma coisa que, apesar de eu não ser praticante, me acomodou um pouco, me sossegou um pouco Então você participa da missa assistindo, ou ajudando, ou participando na comunhão, ou somente ficando ali como presença. Quer dizer, não tem uma participação ativa, mas tem a a presença  Tem muitas pessoas que vão na missa, muitos jovens que vão na missa para ver se encontram uma menina para no domingo à tarde sair. Isso é verdade, não é brincadeira né. ### ### Agora, tem a garotada que estuda, o colégio do padre, a freira, o colégio ( ), que esses daí são obrigados a ir à missa de domingo, porque se não, na segunda-feira, se a a madre ou o padre não os viu na missa, vai diminuir a nota na escola, então se vem na obrigação. Foi o meu caso quando eu fiz o primário. Todo domingo a gente ia à missa, tinha que fazer a comunhão, e se não fizesse, na segunda-feira tinha bronca. Entrava na escola, rezava na entrada, rezava no intervalo, rezava na saída. Acho que isso daí ajuda a pessoa a não participar muito da igreja. Essa obrigação de participar tira a pessoa da ### ### ###

SPEAKER 3: : Foge. Agora, por exemplo, vocês falaram do padre... dentro da religião cristã existe o padre e existem outras pes soas na hierarquia

SPEAKER 2: : ### bispo viu, tem cardeal, tem arcebispo  ### ### E tem o supremo que seria o papa.

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : ### ### ### ### Não, batina é o que ele usa normalmente. Mas na hora da missa eles colocam uma outra ( ) Uma outra vestimenta sim, eu não sei o nome ( ). É ### ### ### ### As próprias freiras também já pode usar 

SPEAKER 3: : Agora vo, certo, agora vocês acham que isso, quanto à liberdade de de de não usar a batina, como vocês disseram, e no caso da freira, de não usar o hábito né, nesse caso vocês encontram uma certa liberdade em relação a religião ou não? Liberdade em que sentido? ( ) Ah sim

SPEAKER 2: : ### ### Deu liberdade tanto a freira como o padre né. Não não fica com uma espécie de um mito, de um de um mito ou de de um distintivo, de um uniforme né, que em qualquer lugar é é reconhecido. Mas assim ele tem toda a liberdade, tanto o padre como a freira. Não dá um outro tipo de vida para pessoa, não amarra no que ela é, certo. Apesar de eles terem as regras. ### ###  digo devem obedecer, Apesar disso, eles já têm mais liberdade de locomoção sem serem reparados como padre ou como freira, feito como pessoas normais como devem ser e devem chegar ao ponto que eles façam tudo que uma pessoa normal pode fazer, tenham liberdade para fazer, certo? Eu acho errado certos preconceitos da igreja, do padre em si ou da fleira. ### Eles vão aconselhar as pesso as eles só podem aconselhar alguém se eles participarem em tudo que essa pessoa faz. Eles têm o mesmo tipo  de vida se eles não viverem tudo que essa pessoa vive, eu acho que eles não têm condição de aconselhar. Só aconselha quem sentiu o problema e quem vê o problema.

SPEAKER 3: : Agora, vocês fariam alguma ligação da religião cristã ãh ligada ao ânimo   janeiro a dezembro, existe alguma rela ### ### ### ###

SPEAKER 2: : são com a religião cristã vocês percebem alguma coisa? ( ) as datas. Isso. ( ), o Natal né a Páscoa Eee. O Natal seria o que? O Natal é o nascimento de Jesus Cristo e a Páscoa ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : Outras datas assim, teriam? ( ) Nossa Senhora Aparecida Senhora Aparecida né. Que data? É oito de setembro né, que agora é comemorado, se não me engano, o sete de de setembro junto com a independência do Brasil. Essa data é muito comemorada no Brasil, inclusive é uma... Dizem romarias né que vão para a cidade, certo? Então, existe várias romarias para a Aparecida do Norte. O movimento ali é intenso. Normalmente, ali de fim de semana, domingo, fica um movimento bárbaro. Então, nesse dia é quase impossível a gente ficar lá. Eu digo porque quando eu era mais garoto, onde onde que eu morava, eles faziam romaria todos os anos. A gente saia de ônibus na noite do dia sete para chegar ali na madrugada do dia oito.

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 2: : tradição das famílias da rua, certo? Então, todo ano ia. Normalmente dois ônibus, depois um só ônibus, né? Mas todo ano a gente ia. Saía na noite, chegava lá na madrugada. Era bacana porque as mulheres ficavam no ônibus dormindo, e os homens saíam para andar pela rua. De manhã cedo as mulheres iam para a missa das seis horas, os homens iam dormir no ônibus.

SPEAKER 1: : Para ir na missa posteriormente.

SPEAKER 2: : Então, é... ali o que fica de gente nesse dia é impressionan

SPEAKER 3: : qual o objetivo desse pessoal?

SPEAKER 2: : Acho que seria prestar uma homenagem, não sei ### Agradecer por certas coisas. A gente vê muita pessoa pagando promessa. Eles falam muitas promessas, certo? Muitas pessoas pagando promessas e agradecendo ou pedindo proteção sobre alguma coisa, sobre a vida, sobre a família no caso ( ) Não sei se teria um objetivo qualquer, outro que esses. Só religioso

SPEAKER 3: : Então isso seria em setembro? Setembro. Setembro, né? Agora   você falou, por exemplo, o doutor Oswaldo falou de do Natal. ### ### ### ###

SPEAKER 2: : Primeira data de janeiro. Isso. Religiosa né? Isso.

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : ### ### ### ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 2: : ### ### Março, ( ) a Revolução de sessenta e quatro, né? ( ) Abril ### ### ### Tem a vinte e um, que era o Tiradentes E e também a o Descobrimento do Brasil, que está listado de vinte e um ou três de  ### ### Vinte e um é o Tiradentes e maio é o primeiro de maio, que é  ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### ### Antigamente tinha se não me engano em agosto um negócio do Getúlio viu? Uma data, ( ) tinha uma data não me lembro mas acho que não tem mais...setembro sete de setembro né ( ) oito agora outubro ### Doze de outubro não sei ### ### ### novembro, primeiro, que é dia de todos os santos, depois segunda é finado né, quinze de novembro, Proclamação da República é só ### ### ### ### ### Depois dezembro  ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : ### ### ###  bailes, o Réveillon, né, que eles chamam. O baile que serve né de passagem de ano e ###

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 2: : ### ### ### A gente reúne com irmãos ou com os pais, certo? Para, desde que é bom a gente estar reunidos, passar a fazer a passagem de ano reunidos, para manter a paz, certo? Sempre foi assim, para fazer algum festejo para isso inclusive Reunir a família, né? Certo. A família toda reunida. Inclusive, o festejo começa com a tradicional  ### ### esperando a corrida, que normalmente termina à meia-noite, ou um, um dois minutos antes ou depois então a turma aproveita a corrida e a partir daí já fica festejando. Seria um hábito bem do paulistano, isso? É, mesmo mesmo que ( ) sempre existiu. Agora, antigamente era não havia São Silvestre Então era mais barulho, as fábricas todas ficavam 

SPEAKER 3: : Apitando né. Mas ainda hoje existe. É? Pelo menos em bairro.

SPEAKER 2: : Em bairro pode ser, porque aqui no centro já não se houve...também não tem mais fábrica né. É além da das fábricas, os sinos das igrejas né, as buzinas, os automóveis agora, ultimamente né ( ). É que depois começou o baile. ### ### ###

SPEAKER 1: : ### E não adianta, porque agora os poços são de cimento.

SPEAKER 2: : ### Tem certos bairros que eu vi que a pessoa tem o costume de jogar pratos pela janela que dizem que dá sorte. É, eu não sabia disso.

SPEAKER 3: : Ou entrar com o pé esquerdo em casa, né? É

SPEAKER 2: :  entrar com o pé esquerdo, com o pé direito, mesmo isso de prato eu achei esquisito. ### Eu estava com o carro parado embaixo do prédio dele,

SPEAKER 1: : De repente, começaram a atirar prato pela janela. Eu assustei, né? O que que está acontecendo? Aí me explicaram que era um modo de festejar a passagem de ano que traria sorte. Então nós pegamos e aproveitamos e jogamos alguma coisa também. Essa também foi novidade para mim.

SPEAKER 3: : ### Vocês conhecem outros tipos de crença popular?

SPEAKER 2: : Ainda na passagem do ano, eh muitos usam... dizem, não sei se é verdade, que devem começar o ano comendo ervilha, né? É que traz sorte, dinheiro ### Outra coisa é usar roupas novas, outro tipo de crença popular também, de passagem de de ano...existem também os problemas  No caso aí, não sei se seria só paulista, não tem origem aqui, seria essas crenças de terreiros, de candomblé Certo? Eles fazem festejos nesse dia, certo? Fazem o seu tipo de comemoração, normalmente em praias, certo? Nesse dia eles usam bastante isso. Não só nesse dia, também no dia oito de dezembro, que é o dia de Iemanjá, se não me engano, é oito de dezembro. Então eles fazem, eu eu considero uma crença popular também. que é usado na passagem de ano e também fora da passagem de ano. Sim sim e 

SPEAKER 3: : ###  conhecem outros tipos? ãh Não só ligado a a fim de ano de crença popular. Eu tenho 

SPEAKER 2: : ### ### ### ### Passar embaixo de escada. Esse tipo de... o que eu falei agora de candomblé de terreiro, é uma crença completamente diferente das ou A macumba em si, o que eles fazem, o  ### ### ### ### ### O senhor lembra alguma assim? Não. ### ### ###

SPEAKER 3: : (risos) Escuta ãh agora você disse macumba, certo? Existe locais próprios para para a realização do ritual? Os terreiros, né?

SPEAKER 2: : Não frequentei, não sei, mas sempre ouço falar que isso é são realizados em terreiro né. Deve ser a sede dele lá.  chamam de terreiro e lá que deve ter um quintal grande, vamos dizer assim né, e lá eles realizam essas Eles realizam em terreiro, pelo que eu sei né, que os terreiros rituais ( ) Mas quando eles querem fazer alguma homenagem especial, normalmente é usado praia. Essas praias, nas nossas praias, tem muito disso. não só de São Paulo, como no Brasil todo. Muito muita coisa disso. A gente vê o que eles chamam de trabalho, né? Esquinas encruzilhadas, vela, galinha morta, litro de pinga, charuto e outras coisas, que é reflexo do terreiro. Não sei o que que eles representam com aquilo, mas é uma continuação do trabalho feito no terreiro certo Isso eles dizem que pode ser por mal, pode ser por bem, mas eu não distingo um do o Eu não conheço nenhum dos dois, nem por bem, nem por mal. Sei que existe, mas não conheço.

SPEAKER 3: : Escuta, mas existe um líder, no caso? Existe uma pessoa que lidera o ritual, uma pessoa que é centralizada, por exemplo?

SPEAKER 2: : Ali eu estava uma época na praia, e chegou uma turma para... não sei o que que eles iam fazer. ### E começaram, sentaram três pessoas, começaram a cantar, principalmente pop, ( ), e mais alguma coisa. Mais umas outras começaram a dançar em volta dele E aí ficou uma turma bem grande começando a dançar dentro daquele cercado lá que eles fizeram né. E com roupas especiais, esses vestidos longos, véus e tudo mais. Mas depois começou a chover, eu fui embora, e e não ia mais chover, não vi. Eu tenho curiosidade, eu pretendo ainda ir num dia desses de comemoração, até a praia, para ficar assistindo o que eles fazem. ### Certo como a gente vê várias coisas que acontecem, ver o tipo de trabalho deles, mesmo sem a participação, sem entender completamente. Mas eles têm um líder deles, que normalmente né eles dizem que recebem um santo, né, para poder desenvolver o trabalho. Desenvolve o trabalho depois que recebe. Na concentração recebe o santo ou coisa parecida ali para poder desenvolver o trabalho, falar, aliviar os seus problemas e tentar resolvê-los.

SPEAKER 1: : Não sei se resolve ou não. Agora ãh

SPEAKER 3: : Nessas músicas, principalmente com a Betânia, eles... Eles se referem a algumas pessoas que são famosas, principalmente na Bahia ãh, em relação a esse ritual. Vocês lembram alguma coisa? Tem a

SPEAKER 2: : ### Essa daí acho que é a mais conhecida na Bahia. Inclusive, se você pegar qualquer coisa de turismo baiano, você encontra vários terreiros, dando horários que funcionam e tudo mais. Mas eu não tenho conhecimento nenhum do que é feito, como é feito, o que que é feito lá certo. Pretendo chegar lá e assistir.

SPEAKER 3: : ### ### ( ) nesse ritual existe a dança ou só a música?

SPEAKER 2: : Pelo que eu conheço, existe dança.

SPEAKER 1: : Como que é eu não sei

SPEAKER 2: : Bom, também, eu eu assisti, ( ) assim, praia, né? E ### ### Fora a dança, existe um líder também. E me chamou a atenção porque ele fica sentado e fumando. E e tem uma pessoa que fica ao lado, é cachimbo, ele está fumando cachimbo. E eu achava graça porque Era em seguida, quer dizer acabava de de o fumo não sei se é fumo aquilo. Então, essa pessoa tirava o cachimbo, esvaziava, colocava novamente o fumo, colocava a ( ) e acendia. E ele, atendendo as pessoas, acho que iam pedir conselho, não sei o que era, porque eu não entendo. Então, ficava ali, enquanto estava conversando, ele ficava fumando. ### ### Mas, o tempo todo, A pessoa enchendo o cachimbo, esvaziando e enchendo quer dizer devia ###

SPEAKER 1: : para dar os conselhos quente.

SPEAKER 3: : (risos) Escuta, e quanto a música e dança, vocês conhecem algum tipo Especial de música e dança? De religião? Não não, não só ligado A religião ###

SPEAKER 2: : ### Hoje eu não entendo hoje a orquestra começa a tocar às oito e termina às quatro não sei se aquilo tem nome. Sem intervalo Antigamente tinha val sa, marcha, pop ( ), o o tango, o samba, o maxixe e tinha ainda  esse os diferentes mas ultimamente era mais samba né, tango, a marcha e a valsa Era o o ritmo de todo baile né e tinha o intervalo, quer dizer, tocava música Bisava uma, duas vezes, depois parava, depois entrava outro outro ritmo viu. Depois foi entrando rock ### Certo? Então, bolero sempre continuou, né? É o tipo de música que agrada a todos, certo? Claro que é interessante, atualmente em baile, que eles começam no rit meio passam para outro, vamos dizer, começa um bolero, muda para um samba e terminam com rock. Então, a pessoa entra pensando em dançar um tipo de música e acaba tendo que dançar três diferentes, ou para de dançar. Porque eu peguei a época que os bailes eram por intervalos e você começava a seleção de músicas, né? ### Já sabia a sequência. Então, você começava a dançar aquele ritmo e ia até o final da seleção. Porque atrapalha, né? é feita todos os tipos de de ritmos e se complica numa

SPEAKER 3: : dessa. Agora, nesses bailes, vocês ãh... as músicas eram tocadas de que maneira? ( )

SPEAKER 2: : ### Isso. Orquestradas Sim tinha algumas que usavam cantor também. Certo ( ) Orquestrada, quer dizer... Às vezes era orquestra, outras vezes chamamos de jazz band né. E no fim era, não era como hoje que eh, como se diz eh, caixa acústica e eee e... gravador né então Tem uns nomes aí, esses conjuntos. ### ### Amplificadores né então era quem estava na orquestra mesmo né, ou então jazz era só instrumentos metálicos, chamavam de jazz, e quando era ( ), era orquestra né? É, orquestra É que agora os recursos né mudaram, mesmo que fique o mesmo tipo de instrumento, os recursos que eles têm para mudar a tonalidade do som, melhorar o som e agradar mais ao público, ampliar certo, às vezes uma música do tamanho pequeninho fica espetacular e devido a aparelhagem certo?

SPEAKER 1: : Anteriormente não tinha isso.

SPEAKER 3: : Escuta, e os instrumentos usados na orquestra?

SPEAKER 2: : Por exemplo. Em orquestra de baile, né? ### ### ### ### ### ### É que eles chamam de sanfona, né? ### ### ### O violino, tinha o piano né, tinha o saxofone e a bateria. ( ) Com esse já resolvia o baile né. Eu acho que foi introduzido pouca coisa, mudado pouca coisa. Agora tem guitarra certo, tem ( ) ( ) certo? E e, não, e eu esqueci que tem agora também é o contrabaixo né. ### ### ### ### ### O clarinete né? Isso. O saxofone né, bateria e o piano. É, acho que isso daí dá para fazer um bom baile.

SPEAKER 3: : ###  eram eram realizados como em em em que ocasiões quais ocasiões?

SPEAKER 2: : ### ### Tinha os bailes às quintas-feiras, né? Que era, em geral, um baile para turma aprender a dançar, era o dia de ensaio Né e depois tinha os bailes de sábado e domingo ### ### ### ### Aí já eram festas especiais que não pertenciam ao clube. O clube apenas alugava o salário. No caso disso aí seriam clubes que existiam anteriormente, certo? De uma época para cá não existe mais esse balismo todo. Ou é um baile festejando alguma coisa, alguma data, ou fazem um baile da primavera, baile... fazem, vamos dizer, baile do Havaí, põe baile em volta de uma piscina, com fantasias próprias, ou baile de formatura, ou baile comemorando alguma casamento, aniversário. Não existe mais esse tipo de baile. Existia anteriormente clube de fim de semana né. É e mesmo, são poucos salões de baile agora na cidade né, só em clubes mesmo Antigamente tinha vários salões

SPEAKER 3: :  por exemplo, quando um rapaz ãh queria conquistar uma moça, isso eu acho que muito ãh na cidade interior, ele usava o recurso musical. Vocês têm a notícia de algum caso  E como é chamado?

SPEAKER 2: : Eu não sei se esse é um caso de conquista, mas ele podia ser brincadeira também, né? É, lógico Eh que eu conheço vão ser serenatas, né? Às vezes davam certo, outras vezes não se ( ) (risos) Eu não conhecia a serenata, eu conheço de falar certo, meus pais contam bastante sobre isso, que existi a tinha muita gente que gostava de fazer isso, normalmente fazia, no tempo que se vivia mais tranquilo na cidade. Que acho que ninguém tem condição de fazer isso. Se for fazer uma serenata em qualquer rua da cidade, você leve ovo por cima ### ### ### ### ###

SPEAKER 3: : ( ) Eh existir música em determinados locais públicos vocês têm notícia disso?

SPEAKER 2: : São Paulo eh aqui na capital, Atualmente, não sei. Eu ouvi falar, não tenho certeza, que no Jardim da Luz voltou, o tal de Retreta, né, que eles chamam. ### Antigamente era comum né, a banda da Força Pública que tocava, né. Então todo sábado, domingo, né, tinha um horário especial para tocar, né. ### Agora agora eles, antes ficava lá no palanque né, que tinha armado na parte da praça. Mas tinha um ( ) também Então, agora eles, não, agora eles estão fazendo diferente, eles ficam rodando a praça. No último último domingo que eu fui há pouco tempo, eles estavam rodando. ### ### De manhã. Eu já tive a oportunidade de ver à noite também, tocar, agora ### ###  todo todo murado. Depois derrubaram o muro, ficou uma praça. Agora, então, cercaram com uma grade, né? E depois cercaram, eu ouvi dizer que iam novamente voltar com a... com a retreta lá. Mas não sei se não tenho passado por lá, não sei. Só eu acho só tem na época que eles fazem a São Paulo Antiga, né? ### Música, põe a banda da força pública tocando, faz um estilo, as casas, como era São Paulo, para recordar e para uma diversão, um dos tipos ### ###

SPEAKER 3: : Escuta, e e teria qual finalidade seria uma reunião...seria uma reunião ou não?

SPEAKER 2: : Não, acho que seria mais para distrair. da população, não é? Seria, ao invés de ir ao cinema ou outra diversão, seria essa. Como antigamente, também não sei se faz, porque foi no tempo de criança, aí na Avenida Tiradentes né, tinha uma certa hora, todas as noites, numa determinada hora, não sei se era sete horas, eh era fanfarra. Quer dizer, eu não sei bem qual é o significado da fanfarra, mas devia ser troca de de guarda, não é? Então, eles tocavam, né? E e e E a população do bairro todo ia assistir. Toda noite ia ouvir a tal de fanfara, né? Eu acho que é porque atualmente, aqui em São Paulo, o jeito que se vive, vive a gente vive correndo. Não tem tempo para nada.  isso daí eles fizeram para dar um um repouso espiritual para as pessoas, certo? Andar num lugar que tem bastante árvore, não tem correria, não tem trânsito, acaba com qualquer um, para o pessoal poder descansar um pouco, sem sair daqui de dentro. É, é que antigamente  ao invés de ir ao cinema né e outras diversões, então era comum levar as crianças e ir ao jardim né. Além de estar ali no jardim, ouvir a música. Naquele tempo, você ouvia muita música viu. ### mas é outro tipo de música né. ### As músicas que a gente ouve na cidade hoje, Não é música que descansa, é música que atrapalha. Porque o som que se coloca para para as músicas da cidade atrapalha qualquer um Junta-se com o barulho de trânsito, com o barulho de construções, então atrapalha. Me lembro, no meu tempo de garoto, eu ia no Ibirapuera tudo, agora é difícil a gente poder passar no Ibirapuera e ter condição de levar criança para se divertir. Está muito misturado na gente, os elementos que ### Como é difícil a gente andar na cidade à noite certo. ### Além de estar ali no jardim e ouvir a música né. Naquele tempo você ouvia muita música. Hoje já é um pouco diferente. ### outro tipo de música, né? ### As músicas que a gente ouve na cidade hoje não é música que descansa, é música que atrapalha. Pelo som que se coloca para para as músicas na cidade, atrapalha qualquer um  Junta-se com o barulho de trânsito, com o barulho de construções, então atrapalha. Me lembro, no meu tempo de garoto, eu ia no Ibirapuera tudo, agora é difícil  poder passar no Ibirapuera e ter condição de levar a criança, para se divertir, está muito misturado Os elementos que, agora, a frequência não dá condição para a gente carregar uma criança ou passear tranquilamente, né? Como é difícil a gente andar na cidade mesmo, certo? ( )

SPEAKER 3: : fechado o Ibirapuera, né? ( )

SPEAKER 2: : ### É, eles iam cercar, eles vão cortar só para dar um jeito ali dentro, reformar muita coisa, melhorar a frequência. e colocar guardas para vigias ali. ### Quer dizer, tinha guarda na entrada, eram dois portões, né? De modo que Na entrada e na saída era tudo controlado ###