Inquérito SP_D2_086

SPEAKER 3: : Bom, nós queríamos que vocês falassem sobre alimentação. Tudo. () Todas as refeições que vocês fazem. De manhã, na hora do almoço. () (), tudo. Quem começa, eu ou você? Para mim? (riso)

SPEAKER 1: : Bom, eu levanto, faço café, (pausa) na mesa eu ponho café, leite, pão, manteiga, queijo e geleia. Então isso é café da manhã. E eu? Bom, mesma coisa que todo mundo come, né? E toma. Café com leite, pão, manteiga. Não, aqui eu ponho geleia porque (pausa) a, as crianças gostam, entende? Então aqui se come o que as crianças gostam, não o que eu gosto, não. (riso) E a minha filha toma a mamadeira, que tem duas refeições em casa Tem a, a nossa e a da minha filha. Aí a gente faz o almoço. Eu não faço.

SPEAKER 3: : Mas esse leite, ah, esse leite de café da manhã, como é que ele é? Âh () Em que tem temperatura (). Bom, eu fervo o leite. Eu

SPEAKER 1: : Eu fervo o leite. () A temperatura não é muito alta, não porque as crianças não gostam, entendeu? Só um dos meus filhos é que gosta do, do leite bem quente. Os outros não, os outros tomam morno E eu gosto de café quente pela manhã. É quente. O nosso é quente. De todo mundo

SPEAKER 3: : E o, e o café, como é que prepara?

SPEAKER 1: : Bom, eu ponho ca, a água naquela vasilha ali. Como é que chama aquela vasilha? Não tem nome, porque não tem cabo, sei lá como é o nome daquilo. É uma vasilha, é um negócio. Põe no fogo, liga o fogo, espera ferver. Pego o pó de café, ponho quatro colheres dentro, mexo, espero subir, desligo, passo no coador, do coador vai para o bule. Aí eu tampo para não, para não esfriar, tiro, ponho na mesa e tomo. Mesma coisa, só () em uma caneca, uma caneca de (), gente chata é outra categoria (risos) uma caneca de () verde, Aí () pega a água, desliga, põe o pó de café. Depois, coa, né? No coador.  E coa, eu já coo direto no bule. Não tem suporte nenhum no coador (riso) E o pão? Como é que você come o pão? Ó Um dos meus filhos só come o miolo. Então, espalha bastante, bastante casca, assim pela mesa Pega o miolo, enrola no açúcar e come. O outro come pão com queijo quente. Pega o queijo, corta, põe um garfinho, quer dizer, quem corta sou eu mesmo, entendeu?  Põe no fogo, espera o queijo derreter, põe no pão e come. Eu também. Agora, a menina come só o queijo. E nenhum gosta de pão assim? Não. Só o mais velho gosta de pão assim. Gosta bastante de pão.

SPEAKER 3: : Os outros, não. E o pão é da, da manhã? Só ou você tem, assim, algum pão. Não, é o pão da manhã.

SPEAKER 1: : Amanhecido? Não tem nenhum pão amanheci Não, não tem, não. Não tem pão dormido, menina. Amanhecido aonde? E vocês não aproveitam o pão, o pão. Velho? Não dá para aproveitar porque a gente compra de manhã e eles comem tudo (risos) Mas () uma bisnaga e () Lá em casa aproveita, torra. (tosse) ### Na máquina () () muito comodismo Eu acho muito mais prático no supermercado de comprar aparelho ()  pronta e () () Mas é que não sou eu quem faz, é a doméstica. (risos) Funcionária do lar, é claro.  É a empregada quem faz. Eu não Depois eu saio correndo que nem uma louca e vou trabalhar só isso. Aí volta para comer () ai É, depois eu volto para comer de novo. Agora eu não faço comida. Então eu sento e me limito a comer o que eu encontro pronto.

SPEAKER 2: : É o almoço.

SPEAKER 1: : Picadinho. Eu falei o que eu encontro pronto, não é? Sem entrar em detalhes (risos). Outro dia ela come um picadinho. É mentira, ela () Cozinha mal. ### Que cozinha mal? ### () que eu como bem, então ela morre de inveja ### () comida comer bem. Eu bem que vi você foi chegando aqui encontrando () () milagre. Olha, ela come picadinho, bife milanesa. Ela tem que entender o seguinte, eu não estou comendo em casa, certo? () cozinheira. Ai gente Quando tem cozinheira aqui, eu acho maravilhoso, porque assim, eu, eu detesto cozinha aqui para nós, está bom? De testo! Então, se tiver pedra ensopada, eu como, bato palmas (aplausos), acho maravilhoso. Contanto que eu não tenha que fazer comida. Tá, eu não, eu gosto Cozinhar. Então, na minha casa, () Come arroz Feijão ### Carne moída. Eu que como bolo de. Bife. Âh, bife de fígado. Ai, Galinha ensopada, âh, come () Vai, vai, vai () tudo () (risos). Peixe, bastante peixe (tosse) Ah, um detalhe, o marido dela é neurótico, sabe? Tem mania de comida. Não come nada, o miserável Você convida o cara para comer na sua casa, precisa pensar o que você vai fazer. Mentira! É porque ele não come gordura. Pois é, não come nada.

SPEAKER 3: : Conclusão da história.

SPEAKER 1: : Então. E como é que você prepara as coisas? () Com, bom, está vendo? Já vê cagada, né? () Sabe o que acontece? Porque gordura não seria bem no () Ele não come nada com, sei lá, que dizem que tem Treco gordo, entende? É É, se você chegar para ele na hora, () não coma mais o pão, porque na hora de fazer o pão, eles põem uma misturadinha de gordura ele não come mais () come, não come nada que () de porco. Eu adoro porco. Banha, linguiça, salsicha, não come nada disso. Eu como Então ele gosta de comer () Âh, cozi, âh, as coisas para ele tem que ser mais cozidas ensopadas, âh () Comida de velho. () Pirão, pirão, coisa de velho mesmo. () prepara o arroz? com óleo de soja, um pingo de óleo de soja, bem ruim o arroz, diga-se de passagem, (risos) refoga um pouquinho e já põe água Agora, qualquer tipo de tempero, () não Cala a boca! Cala você () Que tempero, que tempero que você come? Não come pimenta. Eu posso ser merda mesmo, () ele não come, ele não come. Come pimenta, é que eu não ponho Come pimenta. () Eu como pimenta daquelas bem ardidas. Então eu já deixo separada a pimenta. (espirro) Porque pimenta do reino faz mal. Então, em geral. Filosofia de quem, ein? Da macrobiótica. Ai meu ### Em geral como? () digestivo. Eu como Como Sal, alho, cebola, louro. Orégano. Essas, esses temperos todos. E aqueles temperos assim que a gente compra na feira, junto com. Na  Salsa, ela está falando. Salsa. Tem esses que vêm, aquele montinho assim. Não Salsa, cebolinha verde. Cheiro verde. Cheiro verde, eu chamo de salsa, sabe? (riso) Não costumo () com cheiro verde. Eu a doro.

SPEAKER 3: : ### E depois, como é que o arroz é feito? Você ()

SPEAKER 1: : Aí eu refogo o arroz (pausa) e ponho a água fervendo e ponho para cozinhar. Abafa e.

SPEAKER 0: : E, e (risos) e depois que, sei lá, ele até secar.

SPEAKER 1: : Quando está quase seco, a gente enrola no jornal Eu nunca fiz isso na minha vida, fique sabendo. Quando eu fui obrigada a cozinhar, esse negócio de enrola o jornal. Para quê? Para não ficar papa. Nunca ficou papa, o arroz que eu fiz, sabe? Nem nunca enrolei em jornal nenhum. Isso é conversa de quem não tem o que fazer () Cala-te boca (risos). E depois, o almoço é preparado assim. e

SPEAKER 3: : Faz feijão?

SPEAKER 0: : Ah, feijão eu ponho para cozinhar na panela de pressão.

SPEAKER 3: : Mas você faz alguma coisa antes, assim no dia anterior, ou não? ###

SPEAKER 1: : Você põe de molho? ### E acontece que não sou eu quem faz feijão porque eu não sei fazer. () A minha empregada põe na panela de pressão, cozinha. Segundo ela, machuca o feijão um pouquinho. E aí engrossa. O feijão. Eu sei fazer feijão. Uma delícia. A dela fica uma bosta. Não, você tem coragem de ver isso? Eu tenho.

SPEAKER 3: : ### E como é que você faz o seu feijão? Ah Ah, eu faço.

SPEAKER 1: : Eu ponho de mo lho. Eu nunca ponho Põe na panela de feijão, () Abriu a panela, tá bom, eu ponho numa frigideira, nessa frigideira eu ponho óleo, pico assim, cebolinha verde, que ela, que ela chama, não sei do quê aí. Cheiro verde. () Minha cara salsa é uma coisa e cebola é outra, não confunda () Então eu pego assim a cebolinha, (som de assobio) pico tudo. Cebola assim, a minha tia tem um temperinho que ela mói, que eu não sei como é que faz, mas é ótimo. Ponho também, quando na hora que ele estiver assim, ó, fritando, eu ponho umas duas conchas de feijão, amasso com um garfo assim, depois despejo tudo na panela de novo, ponho o louro e deixo ele engro ssar.  ### ### E depois, você, você faz o arroz, o feijão, o que mais que tem assim na sua. Aí corta, vamos dizer que tenha bife, vamos supor, que em geral bife, sei lá, a gente faz sempre. Aí limpa a carne, tira toda a gor Corta os, corta os bifes, bate. Como é que você faz isso? Bate o Com o martelo de carne. Aquele martelinho? Aquele martelinho, é, é. Bate com o martelinho em cima da tábua. E (pausa). Que que põe? Aí põe alho, sal, limão ou vinagre. Depois que temperou, frita. Ou então faz como eu, faço numa grelhazinha de (pausa) adaptada para fogão a gás Você falou aí de bife à milanesa, o que que é? Bife à milanesa? É É aquele bife que a () que passa no ovo e na farinha de rosca. Primeiro você passa na farinha de rosca, depois você passa no ovo, depois você torna a passar na farinha de novo. Naquele ### Bom, eu não gosto de () e não, que a casca fica gro grossa para o cacete É que ela não sabe comer minha O que você quer que eu faça? Você já viu, né? Ah, sai para Ah, você tem um detalhe que você não contou. Você é a mulher da das coisas rápidas. Ah, sim. A minha comida () (som com os lábios) Acabou, acabou. Comeu o () Acabou. () comida de () ein. () ### ### ### Eu faço tudo muito rápido, em quinze minutos eu preparo um almoço. Você pode () Sai. Sai uma verdadeira maravilha. Comida de lamber os beiços () como ela é mentirosa Verdade. É a pura expressão da verdade.

SPEAKER 0: : Pode mentir desse jeito. () O que mais tem assim, por exemplo? É isso, minha

SPEAKER 1: : Digamos, digamos, digamos. Uma verdura. Uma verdura. Eu Que ela não sabe como verdura. Cala a boca. Cara de sapo. E Então, se é uma verdura crua. Hum. Eu lavo a verdura. Também? Âh Embaixo de, da torneira. Em cima da torneira () Cala a boca, porque assim, água parada. Ah, e água parada não ia sair da torneira? Ai, mas como é burra (risos) Em água corrente. Ah Água. Aí Aí eu. Explica. Ponho dentro do filtro de matar bicho de verdura. Fica duas horas dentro daquele filtro. () Ah, mas é uma maravilha a minha comida. Aí () Só como essa criatura é modesta, não é? (risos) É de uma modéstia. Aí eu (pausa), vamos dizer, aí eu pego a verdura, seja alface, agrião, rúcula, âh. O que é isso? É verdura de gente que conhece verdura. ### Erva doce. É, agora tem erva doce bastante, né. Acho que é () E o que mais () Erva doce, que mais eu posso no escorredor (pausa), tempero (pausa). Corta? Já está cortado ou não está. Não interessa. Isso não interessa. Como não intere ssa. Aí eu tempero com sal, vinagre, azeite.  Azeite e óleo são coisas diferentes, não? São. Eu chamo de óleo o que... A gente usa, em geral, para fritar. (tosse) Ou então para refogar. (tosse) Ou então para cozinhar. Esse óleo seria o, o, o óleo de algodão, de amendoim, de soja, de milho, de arroz. E o azeite. É o azeite doce.  É o azeite, sei lá, eu chamo de azeite, sabe? Bosta de estrangeira aí. Feita de oliva, né? Que tem, já argentino. Na minha casa se usa azeite galo.

SPEAKER 3: : Ah, é o mais caro, hein? É

SPEAKER 1: : Pois é. (pausa) Nunca vi mentir tanto na minha vida. É pura expressão da verdade. Vai lá, idiota. Mas olha, você estava falando de bife, né?

SPEAKER 3: : E bife é um pedaço de, de carne do quê?

SPEAKER 1: : Ah, bife é aquela carne ou de alcatra ou de contrafilé. De que bicho que é? (riso) Eh É, de boi. Não (). Tem bife de fígado também, bife de fígado. Fígado de boi. Sim, porque o peixe chama filé de peixe e todo mundo chama. Eu não chamo. Filé, ninguém fala bife de peixe, fala filé de peixe. E então só falando (), chamo postas de peixe. Ai eu também faço bife à parmegiana.  Hum. Melhor ainda, é uma maravilha, esse bife à parmegiana Bife com molho de tomate, queijo por cima, que abafe e derrete o queijo. Põe numa panela, abafa e derrete o queijo. Em cima do fogão? Enfiando em cima do fogão, que eu tenho aquela forma (), que não precisa levar no forno. ### E se você não tivesse essa forma, como é, como é que você faria? Assaria. Sabe, aqui a cozinheira faz de outra maneira. Só tem cozi, cozinheira aqui de alta categoria. Como é que é? Foi embora que não recebia. É verdade mesmo. ### A miserável foi embora porque aprontou uma negrada mesmo e se mandou. Mas que ela cozinhava bem, ela cozinhava bem Bom, conta como é o bife à parmegiana da () Ela fazia assim, ela () ### Fazia à milanesa, isso que ela disse, passava farinha, no ovo, fritava. Comia () assadeira. Depois, em cima ela punha molho de tomate, aí ela punha mussarela. Depois punha queijo ralado, aí ela levava ao forno. Esperava derreter o queijo, aí...

SPEAKER 2: : A gente comer

SPEAKER 1: : E com o que você acompanha esse tipo de carne? () Em geral, fazia salada de alface, arroz. Batata frita. Feijão () O que aquela mulher gastava na cozinha, não está nem nos livros, minha  Fazia cinquenta pratos de uma vez (riso) É verdade. () Aí a gente faz macarronada. Ai Faz do mesmo jeito. Ah Mas como é bom maca, macarronada. Aí faz macarronada com molho de tomate, com, sei lá, cozinha o macarrão, põe o molho e a macarronada. Se não é com o molho. É só com o molho de tomate que você faz? Aí que está. Se não é com molho de tomate, é macarrão, alho e óleo. Ou então é macarrão com brócolis. Macarrão com atum e Creme de leite. Macarrão com atum e creme de leite. Macarrão ao molho branco. Macarrão Tudo isso. Macarronada com molho de tomate. Aqui já te falei que aqui era nesse nível. (risos) Macarronada com molho de tomate. E você come () Macarrão, não, eu não gosto muito de massa. ### Eu como () Pastel. ### () E mais alguma? E Esfirra. Tudo isso. Essas que a gente vê, () italianas. É, Deus me chama, quero a mesma. Lasanha. Âh ### ### Já sei. ### Canelone. Eu não gosto daquele. Eu gosto daquele ### Carne de porco, com farofa. Tutu. O que é o tutu. Tutu? () (risos) Só fala como é que é o tutu. Você pega o feijão, já deve estar pronto naturalmente, porque você não é boba. Você pega uma frigideira, nessa frigideira você põe óleo (pausa), põe cebola, cebola verde sempre. Aí secou E com o que que ()? Isso é bom você fazer com linguiça, costeleta de porco. Costeleta de porco, virado a paulista. Costeleta de porco. Ovo frito. Ovo frito, couve, bem fininha, picadinha, bem fininha, e arroz. Você pega a couve, lava (pausa), depois você enrola, faz um rolo (). Põe uma folha em cima da outra, enrola bem ()... Ela é inteligente, Neuza. É evidente que você não pode enrolar uma coisa assim. Eu não disse amassa. Eu disse enrola. Faz um bom rolinho. Quem é que vai fazer a couve, eu Eu ou você? Nós duas. (risos) Eu nunca quis você () Mas eu fico a todo custo. Ai você Pega uma faca bem afiada, cuidado com os dedos, viu? Porque geral vai junto. E vai, vai cortando a couve, assim. Bem fininho. Depois põe na água. Aí você lava, fica uma água verde, assim. Aí você pega, pega no fogo, que você fez uma panela, você põe azeite doce, que a madame aqui chama de aquela bosta de azeite () Você () falou azeite estrangeiro, depois que você foi para a Bahia ()  falar azeite doce. Neuza, estava demorando você falar. Ai, que dor! () meu Deus do céu! Que ela morre de inveja, eu nunca duvido. Bom, o azeite é meu, minha cara, eu chamo como eu quiser. Bom, qualquer bobo lê lá, azeite estrangeiro, está escrito na, na Qualquer bobo, mas eu não sou qualquer bobo. Não está escrito azeite doce. O azeite é meu, minha cara, peguei o azeite, pus na panela. Você pica cebola e alho e põe a sal. Quando começar a fritar a cebolinha, você (assobio) joga a cor. Dá uma mexidinha e está pronto. Se cozinhar muito, fica horrível, como alguém te faz (). ### () O que que é linguiça? Ah, minha filha, linguiça deve ser, não sei porque eu nunca fiz. Eu sempre. Carne de porco moída e enfiada numa tripa de carneiro. Uma tripa de carneiro. Você vai enchendo aquela tripa de carneiro. ###

SPEAKER 3: : Você estava explicando da couve, né?

SPEAKER 1: : E() gostou da linguiça, o que que é, coisa e tal. Então, linguiça é a carne de porco, eles moem, temperam e depois põem numa tripa de carneiro, assim, bem fininha. Eles enchem aquela tripa.

SPEAKER 3: : Mas tem também uma coisa dessa, assim, com sangue.

SPEAKER 1: : Olha, eu nunca comi isso. Eu não sei o nome. Chouriço. Agora, eu não gosto de nada que seja, assim, tipo, sem nada de carne (), nada de () Então, nunca me interessei nem em saber como é feito. E outro tipo de coisa, assim, dentro de tripa? ### Tem uma verme lhi nha. Salsicha. Olha, salsicha eu não sei como é que é feito. Eu não ouvi dizer que estão usando carne de cavalo. ###

SPEAKER 3: : () a salsicha?

SPEAKER 1: : Meu Deus, dentro de tripa, salsicha, linguiça, chouriço, paio. Paio.

SPEAKER 3: : E feito de fígado?

SPEAKER 1: : sarapatel Não. Mas isso não é uma comida com. Sarapatel é um tipo de comida, né? É É feita com fígado. Não, mas ela é feita () com fígado dentro de, de uma... Ah, patê. () ### Patê Ah, mas patê tem de presunto, patê de galinha... Patê de fígado. E nem todos vêm dentro dessa tripinha Alguns vêm dentro de uma latinha. Alguns vem dentro de latinha.

SPEAKER 3: : E nessas barracas de feira, não sei se vocês fazem feira, que tem essas, essas barracas com essas salsichas penduradas, o que mais você vê nessa, nessas barracas? Bom

SPEAKER 1: : Carne seca ou carne de sol, né? Bacalhau. Eh

SPEAKER 3: : Bacalhau não tem.

SPEAKER 1: : Bacalhau? Tem. A minha barraca não vende bacalhau, sabe? () Carne seca, linguiça de vários tipos, tem apimentada que chamam de calabresa (pausa), tem uma, tem uma mais grossa, uma mais fininha.

SPEAKER 3: : Uma, uma coisa assim de, de carne de porco, que usam muito para pôr dentro do feijão? ()

SPEAKER 1: : Toicinho defumado. E de porco, assim, uma coisa que passa na máquina, faz um, tira umas fatias fininhas? Presunto. Delícia Tem presunto, mussarela, âh. Mussarela é feita de porco? Não, mas tudo isso tem na, nessa barraca que ela está fa A barraca que vende muçarela é a barraca que vende queijo. A feira dela deve ser uma bagunça, minha filha, que eu nunca vi. Na que eu vou não tem muçarela na barraca. ### ### ### Bom, isso é (). Não, tem, nessa de que tem, âh, carne de porco de todo esse jeito (pausa). Tem (), é só isso (). Tem (). Mas qual a diferença entre o presunto e (), () é parece moída, a impressão que você tem quando você vê é que é um presunto moído, vamos dizer. Mas que que você chama de presunto? O que eu chamo de presunto? É um negócio que vem assim, uma forma, meio. Qual É um quadrado. Que parte do porco é essa? () Ah eu () Nem consigo. É É a, é a perna do porco. Perna de porco para mim é pernil. Porra, mas esse aí já está trabalhado. Já foi defumado, já foi o cacete, né? Então vira presunto. E tem lombinha, () tem tudo quanto é treco defumado para feijoada. Tem Lombo que é uma delícia, pena que é caro à beça. Tem rabo de porco, orelha de porco, tem defumado e salgada. Tudo isso tem nessa banca de linguiça. Você dá algum nome especial para essa banca? Banca de linguiça. Banca da linguiça, a gente sempre fala, né? Eu chamo de banca de. Banca. Da verdura. Banca das frutas. Sabe, eu chamo de banca de frutas. Aí tem a banca dos queijos. Aí na banca do Laticínios, por favor. Aí tem queijo, azeitona temperada, azeitona preta, azeitona verde. Âh Manteiga, margarina. O que mais que tem desse diabo dessa banca? Ah Doces cristalizados. Tem, eh Doce cristalizado, tem. Goiabada cascão. O que que é goiabada cascão? Para falar (), porque que ela chama cascão, eu não sei. Mas, não, não é, não sei, não. É aquela goiabada que vem com uns., deve ser por isso, né, que vem com um pedaço de casca dentro. Então por isso é goiabada cas Que consistência tem essa goiabada? Eh Porra, que consistência tem. Algumas são pastosas. É Que pastosa? A que eu compro é. É dura, é de, como que chama? É consistência de presunto. É a única pessoa que eu conheço que compra goiabada com consistência de presunto. Vocês vejam como é que se come bem essa goiabada, hein? Onde eu falei, minha filha, que o que eu () Consistência de presunto. Ah, meu Deus, eu não como essas É mais dura do que a, é mais dura que a outra goiabada. Aonde () Eu sei que marmelada é feita de chuchu. ### Aí tem mela, melada, tem doce de laranja, tem figada, pessegada, sidra, do, aquele doce verde ruim, do diabo, que mais que compro naquela banca lá, deixa eu pensar. Ah, picles. Picles. Sabe o que que é picles? O que que é? É É, picles é, isso aí é bom. Quer ver? Picles é um treco bom, que tem cebola, cenoura, couve-flor. Couve-flor. Nabo. Nabo. E que mais que tem, lá? Pepino. Tem pepino, tem, bom, essas coisas que eu falei, tempe, com tempeiro forte. É curtido no vinagre branco. É É. E tem azeitona também. Salsinha. Tudo isso. Tem o picles que eu como. Salsinha. E, e quando é que você come isso? O picles? Sim. Eu, em geral, se come de aperitivo. Não, eu, no geral, como junto com a comida mesmo. Eu Tempero a salada com esse picles, âh, porque eu acho que o, que dá um sabor melhor, dá um gosto Melhor. É muito bom para você fazer molho tártaro. () Esse molho tártaro Ah, molho de tártaro é uma delícia. Você pega molho de maionese, sabe o que é maionese Não sei. Compra pronta, é uma das () mais fáceis. Ah, eu (risos) (risos) Mas eu faço. Eu compro pronta () Compra maionese Despeja no prato, aí você pega esse picles que ela falou (tosse), põe numa tábua... Pica ele bem miudinho, bem miudinho, mistura na maionese. Põe pouquinho, umas gotinhas daquele vinagre branco que ele tem dentro, o vinagre. Mistura bem assim e come. () com salada, com batata, palmito, ervilha, ele () e mistura. E arruma direitinho uma travessa e come (). Olha, maionese, a gente chama aquela salada que vai um monte de trem. Porque quando não é esta. Não, olha, maionese é um molho, ela acabou. Cala a boca! Espera um pouquinho! () Salada, em geral, você entra no restaurante, ou então você faz em casa e usa a mesma, a mesmo nome para as coisas. Se é uma salada de alface, uma salada de alface. Se é uma salada de rúcula, de rúcula, ou então de agrião. O que que tem? Salada de agrião. () Ah Agora, quando se faz uma salada Depois põe leite de coco, cozinha aquilo tudo e você come com pirão, com vatapá. É muito bom. Mas, âh, você conhece que tipo de peixe? Âh, eu conheço cação, eu conheço tainha, deixa eu ver o que mais que eu conheço. Pesca Arrobalo, namorado. () Eles são todos, vêm todos do mesmo tipo de água? Não. Arrobalo é água, eh, parece que é água salgada. () Cação é água salgada. Pelo o que eu sei. Os outros. Sardinha. Os outros eu não De água doce que vende a, que vende normalmente, que a gente possa comer, é lambari. Eu não gosto de lambari, então não como normalmente () Pintado. (pausa) âh A camarão eu () () Linguado. Também é muito bom esse peixe linguado. Cara, olha, camarão eu gosto. Maris co. E como é que você prepara o camarão? Camarão ### Eu preparo? Não, como você gosta de comer? Ah, camarão eu como () Não é só camarão assim, vamos dizer, camarão fresco. Camarão salgado, que também é gostoso, chama mão de camarão. O que você usa para fazer? Moqueca para fazer, como chama aqui? ### () de galinha. Esse camarão aí que você usa para isso. Eu gosto muito de comida nordesti na. Então eu como tudo isso () Até moqueca de () eu já comi. () ### ### Tem um nome, como é que chama aqui? Mexilhão. Mexilhão. ### ### É muito bom () Tem que pôr bastante pimenta. Mas e aqui, aqui? Ah Aqui é. Você come, come algum tipo. Eu nunca comi isso aqui, esse e esse Mexilhão? Eu já comi mexilhão aqui. O marido ficou (). Eles chamam, eles chamam, eu sei lá, eu chamo mexilhão e todo mundo chama, porque está escrito no supermercado isso. Aquele... Trequinho, que tem uns três centímetros e é (pausa) abóbora, cor de abóbora e preto, e branco. E o marisco, é aquele que vem dentro de uma casca dura, parece uma conchinha. A Aí, tira aquele bicho, âh põe para frente, tira o bichinho de dentro, faz com arroz, a vinagrete. Esse negócio aí eu não como. Troço de casquinha aí eu não como.

SPEAKER 3: : E tem os camarões maiores ()

SPEAKER 1: : Tem camarão empanado. () Pistola. (risos) Camarão pistola. É bom () () Tem () lá de cima, aqueles grandões ### Lagosta. Menina (pausa), lagosta. Lagosta é gostoso como um purê de maçã. Eu nunca comi lagosta na minha vida. Eu nunca dei dinheiro para comprar lagosta. () Lagosta é uma delícia, eu adoro. Uma que no supermercado do meu bairro nem vende lagosta.

SPEAKER 3: : Claro que não, agora vai pôr o pé.

SPEAKER 1: : Lógico, o que eu vou fazer? No meu supermercado vende, tá? Lagosta vende. Ali no supermercado os ricos vendem. Eu tenho muita vontade de comer lagosta, mas no meu supermercado não vende, na feira não vende, e nos restaurantes que eu vou é caríssimo. Então, já, como eu escolho o prato pelo preço, não pelo gosto, () Ela vai comer no chinês () () Verdade, é ótimo lá. Você conhece o giratório, aquele restaurante giratório? ### Então, lá que eu () (espirro) Onde é? Onde é que é esse? É

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : No centro da cidade, é um restaurante (riso) que eles põem o prato e o lugar onde você senta dá uma volta Quando chegar de novo e puserem o prato, eles tiram. Se acabou, não acabou, eles tiram o Eu nunca fui nesse, mas qualquer dia eu vou Prato feito também, muito bom () Eu não como esse negócio Prato do dia. (riso) O que é prato feito? () Prato feito. Prato feito ### ### Eu como lagosta com purê de maçã, minha filha. A mulher come () Você acha que nós podemos comer no mesmo restaurante? Prato feito? Não dá. Aí do outro lado você pega um restaurante, já vem tudo junto aqui. Então você paga aquele tanto que está lá. Prato feito, quatro cruzeiros. Aí você paga os quatro cruzeiros, traz um prato, já tem em geral. Arroz, feijão, ovo frito, bife, umas rodelas de tomate, o alface. Esse que é o Pêefe Um pedaço de pão.

SPEAKER 3: : Eu nunca comi. Que tipo de pão vocês gostam?

SPEAKER 1: : Olha, o pão de água que eles chamam. É pão, pão comum, porque tem o pão francês, né? Aquele fininho. Tem o pão que eles chamam pão suíço. Aquele que, que tem mais miolo do que casca. Eu não gosto. Eu não gosto de miolo de pão. Então eu gosto, mas, eh a tal, o tal que eu vou ()

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 1: : () Cuidado com o português. Bisnaga é muito bom. () Chega lá () Só me dá uma () () (risos) Humm. E aquele () um pouquinho Que todo mundo pede. Você disse. Que todo mundo pede, como chama-se. Me dá uma bisnaga. Aqui eles pedem bisnaga, uma bengala. Bengala Bengala é aquele pão. () () O pão que todo mundo come. () Não é o grande. Médio. Quando eles pedem pequeno, eles pedem pãozinho.

SPEAKER 3: : É, pãozinho. () Quando você vai tomar assim um lanche, num, num, numa padaria, você vai pedir

SPEAKER 1: : Você pede pãozinho mesmo, que eles lhe dão. Pãozinho. E E aí, se você toma um café com leite? Média. Pão com manteiga.

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : E quando você toma café em bar, que, como é que você pede? Se você quer um puro, você pede um pouquinho de leite? ### Pingado, eles chamam. Qual que é o pingado? É o que vai um pouquinho de leite. Não, que eu saiba não. No, no bar, eu peço, porque eu sou muito de bar, botequim, né? Então, o café, aí você fala, me dê um cafezinho. Eles falam, puro ou com leite. Aí a gente fala, puro com leite. ### O pingado é aquele café servido no copo. Olha, eu não sou de botequim, sabe? Que, decididamente, eu não, eu não, eu estou por fora dessa história de botequim. O meu assunto é outro. Você pede um pingado, eles dão no copo, aquele copo maior, o café com leite. A média, em geral, em todo botequim, eles trazem na xícara, na xícara menor. Eu gosto daquele café tipo italiano que vem com creme, aquela maquininha xiii, aquele café bem grosso. E como é que chama isso? Você pede café italiano. Só tem em () É evidente, botequim ficou para você. Botequim tem pingado, ()

SPEAKER 3: : Quando vocês vão tomar lanche, tem uma () sobrando e tal, você toma lanche em um lugar alinhado, o que que você costumam? 

SPEAKER 1: : Você pega um chá completo, eles lhe trazem chá e perguntam para você se quer com limão ou sem limão, com leite ou sem leite, torrada, geleia, manteiga, aí você toma. Eu detesto chá, entendeu? Quando eu tenho uma () sobrando, eu não sou de tomar lanche Eu faço outra coisa.

SPEAKER 3: : Não, mas se você for para você ir num lugar e comer alguma coisa, que tipo de lugar você escolhe? ()

SPEAKER 1: : Lanchonete. () Eu escolheria. E eu, em vez de tomar esse chá completo que ela tomou (). Olha, () falando, eu sou muito () Se eu tiver () sobrando, eu vou num lugar onde eu possa sentar maravilhoso, entendeu? Peço um raio do chá, ou no lugar do chá eu peço chocolate e como tudo isso que ele trouxe Eu não, eu como na lanchonete. Não gosto de lanchonete, () gosto. (risos) Giratório. Giratório? () gênero? Você. Ô besta (). Sanduíche de peito de galinha, com maionese, hambúrguer. () Eu não gosto de hambúrguer. Um xis salada ###

SPEAKER 0: : Esses sanduíches eu gosto.

SPEAKER 1: : E o que mais que serve naquela lanchonete? É, hot dog, né? Cachorro quente. E todo esse tipo de sanduíche. Hambúrguer, que é o sanduíche com carne moída. Quando vem queijo, eles falam xis. Xis. Misto quente, misto frio, baúru. Baúru. Agora, baúru. O bom mesmo, minha filha, é no ponto chique. É o tipo do boteco bom para você comer. Ô Eh. É uma delícia. Baúru, que () De lá é com rosbife, né? Peito de frango com maionese. Só que é um lugar um (). Barra pesada () (risos) E tudo calmo. Mas o que eles chamam de peito de peru e Peito de frango, maionese. É um sanduíche com um pão mole, que eu não sei o nome daquele pão. Redondo, mole. Um peito de frango, um pedaço de peito de frango. ###

SPEAKER 3: : Agora, se você foi num botequinho (), tem um peito de peru, o que que é?

SPEAKER 1: : () morrer de rir na tua cara, tu não xinga. O quê Existe no botequim peito de frango com maionese.

SPEAKER 3: : Não, eu digo, o que que eles chamam de peito de peru? Se na Praça da Sé, falta um peito de peru? Ah, eu não sei.

SPEAKER 1: : Eu nunca entrei num () (risos). Para falar a verdade Na Praça da Sé a única coisa que eu gosto de comer que... Eu nunca entrei () melhor que () Eu não gosto daquilo. Começa por aí. ### Quibe eu não gosto. () Então não como, né?

SPEAKER 3: : Mas que que o pessoal tem (), assim, na hora do, na hora do almoço, vai até o, o bar e pede um san, que tipo de, de

SPEAKER 1: : Deve ser um mata-fome a essa altura. Mas que tipo de carne que? Deve ser mortadela.

SPEAKER 3: : Demorou a mortadela no país. É É que eu não gosto de mortadela. Peito de peru ()

SPEAKER 1: : () desse jeito.  Ah, na praça da Sé, () peito de peru () (risos), pede um peito de peru () () Para falar a pura expressão da verdade, eu recebo todos esses pedreiros, pessoal, eu trato com eles, né, diariamente. E eu nunca tenho ouvido eles falarem isso. Em geral, porque todo esse pessoal, Nem daqui é. Nem daqui é. E, na verdade, a impressão que a gente tem muitas vezes é que eles falam outra língua. E E, como eu já, antes de trabalhar nesse emprego que eu trabalho, eu tinha tido uma escola de alfabetização há cinco anos, quando eu entrei no emprego eu entrei de tradutora, de intérprete deles. Porque Hoje a gente entende, certo, mas existem certas pressões deles e são completas, sei lá, eles, por exemplo, quando eles chegam lá, falam assim, boi, boa tarde, doutora, eu vim aqui caçar os direitos. (risos) Certo? Eu vim aqui porque o meu patrão me mandou embora, então eu vim caçar os direitos. O seguinte é esse. () O que aconteceu, o seguinte é esse. Eu tenho uma aluna que fala uma língua que você pede para repetir porque você não entende o que ela fala.

SPEAKER 3: : Nunca aconteceu com você?

SPEAKER 1: : É procurado desde adolescente, né? Não Não. A menina chegar para você e falar, olha. Eu perguntei por que é que ela não tinha feito o mapa. Ela não respondeu porque o assunto escapa. (riso) e E eu escorreguei ### ### E eu fiquei toda arrebentada e não fiz o mapa. (risos) Tome (risos) () ### É ótimo. Eu tenho alunos, por exemplo, que saem com descendente japonês, não dobra o é E no fim você acaba falando como ele. (risos) A baraca. E você acaba na baraca, porque ele não dobra ()

SPEAKER 3: : (risos) Bom, vamos eh, fa, continuar na, na nossa área para a gente não escapar muito. Você pôs o café outra vez ali no fogo, né? Para quê?

SPEAKER 1: : Para esquentar. E esse café tem que, que estar esquentado de novo? Requentado. () Eu chamo esquentar. Esquentou o café? Esquentou. E como é que eu falo? Requentado. Você põe sempre assim diretamente no fogo? Ponho ### Nunca usa o () Banho-maria? Não Não. É muito trabalho. (risos) O que que é banho-maria? Você põe um pouquinho de água numa panela, põe o bule dentro, e em vez de você pôr o bolo direto no fogo, você põe a panela, e quando aquela água ferver, o café está aqui.

SPEAKER 3: : () então, e você encontrou uns dinheiros sobrando e você vai sair com seu marido no dia do aniversário, de casamento, assim, onde é que você vai? Que tipo de lugar você gosta de Um lugar para comer.

SPEAKER 1: : (), Posso falar tudo () verdade? Eu vou imaginar isso, que é o tipo de comemoração que eu nunca fiz, tá? Nem me lembro do dia que casei, para falar a verdade. Foi em outubro ### vinte e um ou vinte e três Agora, sei lá, se eu saísse para comer, provavelmente eu iria, olha, numa pizzaria, que eu gosto de comer pizza fora. Eu não gosto de fazer pizza em casa. Eu gosto muito de comida chinesa, falando que (), broto de feijão. () é muito caro. Ótimo. Frango xadrez. Frango Eu gosto. () no chinês. Agora, se eu estivesse cagando dinheiro, vamos dizer cagando, () Me desse de brinde duzentos conto para eu jantar fora. Aí eu nem sei que restaurante que eu iria, mas aí eu ia comer lagosta. Então você podia comer lagosta no Le Cacharol? Podia que me passasse. () pegar o roteiro do jornal da tarde, ver onde é que tem essas bosta aí. O Baiá tem lagosta com purê de maçã Nunca pisei num restaurante desse. Eu já pisei em vários, quase todos. Eu nunca fui. Passei uma fome no Hungária, minha filha. Eu nunca fui nesses restaurantes, mas se eu tivesse, eu iria comer umas delí

SPEAKER 3: : cias, né? Como é que foi o negócio lá no Hungária?

SPEAKER 1: : Porque eu devia ter entrado no Hungária, devia ter pedido o estrogonofe, que eu já sabia o que era. Mas eu quis dar uma de bacana e pedi um frango () Ele trouxe um frango. Você comeu quando eu estava lá? ### Era um frango mole, com uma cara horrível, Feito com pão, que eu não gostei da cara do negócio. Fui experimentar, não estava agradável. Fui pedir uma sobremesa, que entrei pelo cano também, que eu adoro nozes. Pedi panqueca de nozes, estava horrível. Quer dizer, pagou-se um dinheirão, que tem um homem que toca violino, cada vez que ele faz assim é vinte contos, para cá mais vinte contos ### Sabe o que é que acontece? Aqui, a gente tem, sei lá, entra num restaurante (). E na certa, por toda influência italiana que existe aqui, isso todo mundo fala, esse tipo de, vamos dizer, a gente vai comer (tosse) e milhares de comidas, não tem outro nome para dar, brasola, Eu não gosto muito desse tipo de comida italiana. Eu não gosto muito de macarrão.  Como é que gosta? ### () Eu não gosto de macarrão. Eu não gosto de brachola. Então eu gosto de comida, vamos dizer, comida. (pausa) Quer ver um restaurante que eu, que eu, que eu, o tipo de comida que eu gosto, eu gosto de pato à Califórnia, porque eu adoro doces com salgado. Acho gostoso. Nunca ()  jamais comeria um pato no mundo É uma delícia o pato à Califórnia. Uma tonta. ### Entende Então eu () não gosto desse tipo de comida. Ela não

SPEAKER 3: : Eu não gosto de massa Mas tem umas casas italianas que servem também, assim, outros bichos. (risos)

SPEAKER 1: : Mas esses bichos que eles comem, não fazem meu gênero

SPEAKER 3: : Por que que o italiano gosta muito de comer? Porque tem umas ()  mais especialistas, ()

SPEAKER 1: : Olha, para falar a verdade, eu fui duas vezes na, na treze de maio. Comi macarrão. Pô, macarrão de todo jeito, pô. Lasa nha de carne. Nhoque. () Essas que servem mais, eh, carne () Que eu comi  Eu não gosto de macarrão Entendeu? Eu não gosto de nhoque. Eu não gosto. Eu não gosto disso.

SPEAKER 3: : Então não vou. Mas você estava falando de um, de um lugar aí ()

SPEAKER 1: : Não sobrou nada, nem as bebidas? Não, ah, o aperitivo é ótimo. Bem forte, assim, flambada, eles flambam na hora. E é só ver muito forte. ### Durante a refeição É vinho. Que tipo? Bom, eles pediram o () e o branco

SPEAKER 3: : E se você comer um outro tipo de coisa, assim, uma, uma carne, outro tipo de carne, um () ou uma churrascaria, você pede uma () e bebida?

SPEAKER 1: : () Eu, para falar a verdade para você, eu peço vinho porque eu não tomo cerveja. Eu não gosto de cerveja, eu não gosto de chopps Então, isso eu não tomo, realmente. Em geral, eu já disse a você que eu não tomo líquido na refeição. Agora, eu como sou uma pessoa fina, Quando se pede carne branca, minha cara não se pede vinho tinto Então eu peço um vinho rosé, certo, ou um vinho branco. Cerveja, né? Não () ### () o pessoal toma cerveja e. Não, eu detesto barzinho, eu detesto () Eu adoro. Eu posso não tomar um chopis, mas eu peço outra coisa qualquer para beber. ###

SPEAKER 3: : E essas ca, essas casas, tipo de casa grandona, onde o pessoal vai tomar chop, jantar.

SPEAKER 1: : Canecão? É, esse tipo de (pausa), esse tipo de ta, de, como é que se chama esse tipo de casa. Cantina? Não, não é bem ()

SPEAKER 3: : () esse tipo de coisa assim.

SPEAKER 1: : ### ### Não, você vai tomar cerveja, fazer comemorações e tal. Como chama? ### ### Hoje eu fui () um amigo ()

SPEAKER 3: : É, esse tipo de casa, assim. Gergarten, Gerrard, aquele lá do brigadeiro ali embaixo.

SPEAKER 1: : Diletal. A Diletal, é. Mas como é que chama esse tipo de casa?

SPEAKER 0: : Eu não sei o nome, assim. Show? ### ###

SPEAKER 1: : ### Ninguém usa outro termo. Pelo menos o tipo de gente que eu convivo não vai.

SPEAKER 3: : Que outros tipos de, de restaurante () ###

SPEAKER 1: : ### Que tipo de De vasilha. Caneca () Olha, pode ser, sei lá, eu não bebo chopis, mas eu bebo, naturalmente. Então, uma vasilha de louça grande Certo? Com uma alça, em geral, enfeitada por fora.

SPEAKER 0: : É assim. Agora, um tipo de bebida que você fosse, por exemplo, num jantar, assim de cerimônia? Que Bebidas você acha que serviria?

SPEAKER 1: : Bom, dependendo do que for servido no jantar, né? Em geral, assim. Em geral, que eu saiba. Qual poderia ser usado? Vinho, evidente, né De que tipo? Bom, se for, vamos dizer, se você for comer com carne branca, um vinho em geral que acompanha, é vinho branco ou rosé. ou (pausa) outro tipo de carne, vamos dizer, carne de boi ou massa, aí você toma vinho tinto. ()

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 1: : Dispenso. Se for um jantar () eu não vou. Acho um (), um saco de cerimônia, detesto. Ah, eu não acho que nossa comida estiver ótima, o vinho for bom. O que é que eu acho () () Também que bom. Não tenho saúde. As caras das pessoas são muito caras de babaca, não suporto, viu. Em geral, o que dá em jantar? () Manda gente babaca. ()

SPEAKER 0: : () Se vocês fossem, por exemplo, escolher o que comer de tanto, assim (pausa), saudades (). Num jantar?

SPEAKER 1: : É, a gosto. De entrada, eu pediria, ma a, a bendita da lagosta com purê de maçã que eu adoro, é uma delícia, uma das melhores coisas que eu já comi na vida. Se fosse para pedir carne, bom, eu, eu pediria, deixa eu ver. Bom, eu pediria peito de peru, farofa doce, abacaxi e arroz branco.

SPEAKER 3: : Olha, quando você dá água para sua filhinha, como é que, você faz alguma coisa? É só você dar essa água que vem da rua, não? Não, dou água filtrada E quando, numa possibilidade de ter um filtro, você faz alguma outra coisa? ### ### ### ### Eu só estou com uma fome.

SPEAKER 1: : Se é uma salada de alface, uma salada de alface. Se é uma salada de rúcula, de rúcula. Ou então de agrião. () O que que tem? Salada de agrião. () A Agora, quando se faz uma salada que vai batata, cenoura, âh beterraba âh, erva doce, Eu não ponho beterraba, viu? Azeitona, palmito, ervilha. Eu ponho maçã. Maçã, mistura tudo isto. Hum A gente diz que é, chamam de maionese, que além de tudo isso misturado, bota um molho mole por cima (), pastoso. Ah. Que é feito de ovos, limão e de sal e óleo. Ovos, limão, sal e óleo. Esse molho tem pronto para vender. E como é que você faz? O que que faz com esse óleo, com esse Faz assim. No liquidificador. Ai que beleza, liquidificador, sempre () No liquidificador bate o ovo e (pausa) quebra o ovo (pausa) do jeito que, sem nada, sem cozinhar, sem nada. ele ba, ela liga o liquidificador, e o liquidificador começa a bater o ovo. A Aí a gente abre a tampa do liquidificador, a tampinha é pequena, não espirra não, porque está muito baixo, e fica derramando óleo e azeite dentro daquele liquidificador, batendo o ovo e vai endurecendo. Aí você põe um pouquinho de limão, Põe um pouquinho de limão e sal. E está pronto o molho para a salada. E, e fica maio, e essa salada vira maionese. O molho fica mais barato, né? Depois que põe esse molho, ela vira maionese. () Aí enfeita com tomate, ovo cozido, azeitona. É isso ### E se que outros jeitos você. O que que mais você faz com o ovo além da maionese?

SPEAKER 3: : Você come ovo de outro, de outro jeito? 

SPEAKER 1: : Ovo frito. Cozido. Para criança, você não dá? ### Dou cozido, dou fri to, ou então. Quente, aqui ninguém gosta. ### ### Que outro jeito? Escaldado isso tudo, não, ninguém come. Gemada, não comemos também. Temos o, o hábito () comer gemada. O vinho do porto. Porque engorda para cacete, Deus que me perdoe. Mas nem assim, () interessante, () Ó, estou fazendo regime. () um porco. Mentira. Que outro jeito de fazer ovos? No fogo?

SPEAKER 3: : Sem, sem ser o frito?

SPEAKER 2: : Omelete ###

SPEAKER 1: : ### Ai, ovo mexido. O ovo mexido também. () come o ovo mexido? Ovo mexi do com, não. Não tem arroz, feijão, bife. Não tem outra comida. Você mexe o ovo. Quebra ele na frigideira. E mexe com uma colher ou um garfo. E fica mexido. Fica os pedaços. Aquele ovo que fica aos pedaços. Em vez de ficar o omelete, uma coisa mais compacta. Ele fica aos pedaços. É assim o ovo mexido Mistura clara, gema, tudo junto. E sopa? () Eu detesto sopa. Eu gosto, adoro () Que tipo? Âh Bom, o que eu mais gosto é sopa creme. Seja qualquer, de qualquer coisa. () Aquela sopa que é, sei lá. Fica creme, creme de ervilha, creme de aspargos, creme de espinafre, creme de palmito, eh, sopa de cebola. Tudo isso é uma, essa, essa todas essas sopas são boas. E sopa de peixe, você gosta? Nunca comi na minha vida. E sopa de feijão também, deliciosa. () Sopa de tomate. Feijão, põe, bate o feijão no liquidificador, refoga de novo, aí põe macarrão no feijão, com linguiça, paio. Chama mata-fome, conhece? () (tosse) E aquelas que são só mais fininhas? Rala. ### Eu acho uma bo sta. () Nem aquela que vem franguinho

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 1: : Canja não suporto. Huu Dá até ânsia de vômito. (risos) Sabe o que acontece quando a gente vai para a maternidade? Come canja que não para nunca mais.  Só serve canja. Eu não como. Então, a gente fica com um trauma. Quem já esteve em maternidade sai com trauma de canja. E ge, e de carne de galinha em geral.

SPEAKER 3: : E como é que é essa carne de galinha que servem na maternidade que () Sabe o que que acontece (espirro)

SPEAKER 1: : ### () Quando a gente vai dar, quando a gente dá luz, a gente não, não, sei lá tem dificuldade para cagar, né. Então, para não dar prisão de ventre (riso), eles dão essas comidas que eles acham que é leve, né. Então eles dão canja, âh, galinha com água. (riso) Para mim é galinha com á Com água e tomate e arroz. Gelatina. () Maçã. Ai, que bom. (riso) Maçã. O que mais que eles dão? Essas Esse tipo de comida que eles acham que é digestiva. Que digere mais fácil. E que, sei lá, acho que vai ser melhor absorvido. (tosse) E lá, entre uma refeição e a outra, serve () Lanche. Eu não tomo lanche. Não tomo porque eu não tenho tempo. Eu tenho só dez minutos de intervalo entre as aulas. Geralmente eu tomo café muito do mal feito. E olhe lá! Eu tomo lanche. Eu tomo iogurte, ou então tomo coalhada, ou então leite batido. Sabe o que que é leite batido? Não, o que que é? É É leite que põe no liquidificador com açúcar e bate. Só? ### Só, puro. É aquele que fica com espuma. E você não costuma pôr nada de mais dentro desse leite? Não, nem toddy, nem ovomaltine, nada disso. Alguma fruta? Não. Vitamina? Não, não gosto de vitamina. Eu só tomo leite ele e os, e seus derivados. Ou então a gente come, e aí quando está morrendo de fome, não aguente, não aguenta mais, come coxinha de galinha. Essas delícias de padaria, né? Pedaço de pizza, misto quente, hambúrguer,

SPEAKER 3: : (risos) É bem reforçado ()

SPEAKER 1: : Mas eu não estou comendo nada disso. Mas você fica () Elas estão comendo e eu tomando iogurte E onde é que você come pizza? Em que tipo de lugar? Bom, em casa, no restaurante. Na padaria. Pizza de padaria é maravilhosa. Quanto mais lixo a padaria, melhor a pizza. Mas tem alguma, algum lugar. Pizzaria Na pizza Em geral é pizzaria e churrascaria, né? Ô, o que que é churrascaria? Ah Ah, saco. É restaurante. (risos) Churrascaria é assim Chega para você e fala. Como é que quer o churrasco? Que que é churrasco (riso) Churrasco é uma carne que eles espetam num pedaço de ferro. Em geral, a carne nunca sai como você esperava. ### E trazem na sua frente aquela carne que você quando olha se arrepende de ter pedido. (riso) É verdade. Entendeu? Porque ela está du, ou ela está dura que nem um pau (pausa), ou ela tem bastante banha que ninguém gos, eu detesto. Então, né? Isso é churrascaria. Se você pedir só um churrasco, faz só carne de vaca. Se você pedir um churrasco misto, eles trazem um pedaço de carne de vaca, um pedaço de carne de porco, que em geral está muito mal assado, linguiça, tudo no mesmo ferro bendito

SPEAKER 3: : E essa carne é frita como?

SPEAKER 1: : Temperada de que maneira? Não sei. Com água e sal? Água e sal é a gaúcha. Bom, churrasco é a, pelo menos que eu saiba, é aquela carne temperada na salmoura só, E que vem com molho separado. E que pedaços de, que pedaços? Contrafilé. Você sempre pede ou filé mignon ou contrafilã, ou contrafilé. Mas, em geral, eles devem trazer filé de burro para você porque () E quando você vai a, comprar a carne, em que, em que lugar você vai? No supermercado. Eu compro no açougue do supermercado. E que tipo de carne você costuma comprar? Eh Eh, que que vocês pedem? Patinho moído. Colchão Duro, () que eu acho genial, sabe? Esses nomes de carne, eu acho de coisas maravilhosas, que em cada lugar dessa América, desse país, tem um nome. Então, quando eu descobri que no Rio de Janeiro, Colchão Mole chamava Chã de dentro, eu quase tive um desmaio epilético. (tosse) Colchão Duro, Colchão Mole, patinho. Você imaginou o pão que na Bahia chama Vara? Se a pessoa se chegar na Bahia... Alcatra. (risos) Filé Mignon.

SPEAKER 0: : Ai, que maravilha de mignon (risos) o que mais? ### (risos) Do que que estão rindo ()

SPEAKER 1: : ### ### O que aconteceu, mas vai ser engraçado chegar no () Me dá uma vara aí, moço, por favor. (risos) O que mais que eu compro? () Agora, carne de fazer sopa (). Músculo Músculo. Lagarto. Lagarto é uma carne redondinha que a gente compra em geral para, para fazer assada, sabe? Então é uma carne redondinha, bonitinha, assim, você recheia. Com o toicinho defumado, com azeitona, e depois você faz a carne assa Você pega uma panela de ferro, deixa essa carne fritar bastante por fora, fica ali meia queimadinho, aí você põe água, tampa a panela, abaixa o fogo e deixa a bebida cozinhar. Essa carne aí também, todo mundo fala carne cheia, né? É que está recheada. Carne de panela. Para mim é carne assada. É, carne assada. E depois,(tosse) () das refeições. Então, quantas refeições (tosse) ()  por dia? Eu faço três. Refeições três. ### Café da manhã, o almoço e o jantar. Mesma coisa. Café da manhã, almoço, lanche e jantar. Então, são quatro as suas? Isso. Você está comendo demais Não ouvi você falar que eram três. Depois dessa parte de comida salgada, você () Sobremesa. O quê Olha, em geral eu prefiro fruta. Eu sou muito de doce não. Que fruta? Laranja. Eu gosto muito de fruta cítrica. Laranja, abacaxi, tangerina. Isso é o que eu gosto. Mexerica.

SPEAKER 3: : Você entendeu?

SPEAKER 1: : Como é que () você não fala nunca tangerina? (tosse) O que é Tangerina? () Tangerina é aquela grande, a mexerica é a pequenininha que a senhora chama do rio. Mexerica e Poncã, que eu saiba Já que eu falo japonês no meio. Eita! Mexerica é aquela. Mexerica é aquela () Mexerica é tudo que é Mexerica. Mexerica é aquela Exatamente, é aquela pequenininha casca, é bem fininha, assim, brilha. E a, e a Tangerina é aquela maior. Não precisa ser Poncã Mexerica, melã morango (pausa), mamão, abacate, açúcar, chantilly. Chantilly. Ou então creme de leite nestlê

SPEAKER 0: : ###

SPEAKER 3: : () Né. Você não, não põe, eh () ### ### De comer com claras. Não

SPEAKER 1: : Aqui não, eles gostam mesmo com creme e. Assim mesmo só os meninos gostam, eu mesmo não gosta muito A menina come só o chantilly e deixa o morango para os outros. E o que é suspiro, então? Suspiro é clara Batida. Você bate bastante a clara na batedeira e ela, ela fica bem branquinha. Aí você pega uma assadeira, pega uma colherinha e vai pingando essa clara com açúcar, (), você bate essa clara. Você põe quatro colheres de açúcar para cada clara. () Não põe mais nada? Não põe mais nada. Um pouquinho de limão para ficar com aquele gosto miserável que tem. Aí você pinga na assadeira e leva no forno para ele ficar douradinho. Por cima você tira. Ele endurece. E a clara? Durinha como se fosse, tem algum nome? Um ponto de neve. Eh É isso? ### E antigamente o pessoal batia na mão assim? () Batia no garfo Batia até ficar em. Em ponto de neve. Em ponto de neve.

SPEAKER 3: : E além das frutas? () Para sobremesa ###

SPEAKER 1: : Não, aqui em () geral se faz doce por causa das crianças, certo? Eu gosto de alguns. Mas eu não sou assim. Dizer para você que eu gosto de doce. Aqui eles gostam de, de goiabada, eles gostam de doce em calda. Pêssego, figo Talvez gostam, doce de abóbora. Acompanha com alguma coisa? ### Um queijo em geral. Que tipo? Olha, a menina gosta de, do queijo tipo preto, aquele amarelinho E o menino gosta mais do chamado queijo fresco, queijo de minas, aquele branco. Branco leitoso. (riso) (risos) () Transparente. Pudim é bom também. Pudim é maravilhoso. Pudim de leite condensado eles gostam muito. () eles comem. ### Bolo é um negócio que você põe na batedeira com farinha. ### É uma massa. De trigo em geral. Farinha de trigo, manteiga, ovos, leite, fermento em pó. É uma massa que você põe numa forma, tenha lá o formato que você quiser. Põe no fogo, ele endurece, mas não fica duro, entende? Ele cozinha. E você põe alguma coisa na forma para un tar. Manteiga e farinha de trigo. Então, você, você joga assim. Para não pegar. Na forma Pão de fubá. Que comida feita de milho você falou do fubá, você conhece Curau. Eu adoro. Pamonha. O que vai milho eu gosto. Curau, pamonha, bolo de milho, sopa de milho. Aí essa sopa de milho, como é que ela é? A Ai, não existe as maravilhas do século. Eu não sei, que eu não gosto. Raspa () Isso para mim é curau. Aonde? Ra, rala o milho, né?  () o ralo, no ralador, que é o ralador de. De queijo. É um negócio de alumínio assim, chi, dá uma porção de buraquinho, sabe? Aí o que que você Faz, você pega a cebola, () (tosse) na manteiga. É um trabalho desgraçado, a pessoa sempre tem que ralar uma porção de milhos Rala um monte de espiga. Ah Aí, (pausa) depois que ralou (pausa), separa o milho, frita a cebola na manteiga, aí põe aquele, aquela massa da espiga ralada, Põe (pausa) leite. Quando estiver fervendo, bota um caldo maggi. Aquela caixinha que se () no supermercado. Aí está pronto. Você não põe nada? Não põe alguma verdura? Não. Com sopa de milho, era creme, né Consumei. Que mais que tem com milho que é bom? Pipoca, pudim de milho, de vinho também. Só isso que tem de milho

SPEAKER 3: : Mas e o milho, milho mesmo, falo na espiga?

SPEAKER 1: : Cozida. Você cozinha o milho puro na água e sal? Ah, e tem creme de milho. Para comer com, agora você vai me () Porque como chama aquela merda lá? Ô Que a mamãe faz de monte porque não dá trabalho? (riso) Eh É. Você sabe que a mamãe faz de () (risos) ### ### ### Merda de coisa. (risos) Conhecido, né? Aí você faz creme de milho (pausa) para comer com. Isso ela faz quando ela quer dar uma de fina () () Ela não consegue. (risos) Para comer com rosbife. Eu já como rosbife com farofa doce. Ai, que nojo. Você faz farofa e você põe passas na farofa. Tem umas passas. É evidente que ela sabe o que é uva passa. Fica horroroso, né. Bom. Muito melhor com creme de

SPEAKER 3: : E o que que vocês, bebem o que durante as refeições? Guaraná. Eu

SPEAKER 1: : ### Bebo nada, porque o líquido na refeição engorda. Laranjada, limonada, suco de maracujá, qualquer coisa.

SPEAKER 0: : E antes das refeições? ()

SPEAKER 1: : Aperitivo? Humm Ah, eu não tomo. () Eu tomo, adoro, acho ótimo. ()  Vinho ### Vinho tipo o Porto, que o Porto é muito caro. (risos) A gente compra vinho tipo o Porto, chama Cristo Dou E a gente toma, é ótimo, quer experimentar, tem

SPEAKER 3: : Aí. E, e em que tipo de vasilha você toma?

SPEAKER 1: : Nunca! Taça de cristal, menino () Ai, que coisa mais

SPEAKER 3: : Horrorosa. E que outros tipos de bebidas assim vocês tomam? Que eu gosto. Tipo.

SPEAKER 1: : Só esse? Não. Batida! (tosse) Batida de tudo, minha filha (riso) () Batida de coco, de amendoim, de mangaba, de umbu. Do que você queira Maracujá. O que que é batida? Batida você pega a pinga, Põe num copinho. Depende do que você vai fazer a batida. Eu, em geral, tomo pronta ein. Só sei fazer batida de limão. As outras eu não A batida é a pinga com, em geral, com limão. Não, a batida é com gelo. E aí você mistura a pinga com o que quiser. Se for uma batida de maracujá, com maracujá. A batida de limão, com limão. É divino o maracujá. Só a batida de coco, Não é? Batida de coco deve ser feita de outra maneira, porque não vai amassar o coco ali. Não, a batida de coco, sei lá, eu tenho uma receita de batida de coco divina. Uma lata de leite condensado (), pinga, o coco já ralado e açúcar. Fica deliciosa. ba Leite condensado e açúcar? Não (riso), essa não põe açúcar, é gelo. E bate o gelo também no liquidificador. Opa Fica delicioso. Mas tem uma outra, uma outra () feito com () não, pinga e limão, que não é a batida. Caipirinha. Ca É outro nome da, da, da batida. É Não vê diferença entre as duas? ### Eu vejo a Pelo que eu sei, a batida de limão () é o limão, é vamos dizer espremido na pinga com açúcar. Uhum. E E a caipirinha é aquele limão machucado com pilãozinho. E açúcar, vai com casca e tudo. Olha vai ### Hoje, minha filha e pede batida de cereja, é ótimo, viu? Vem pronto, você não sabe nem como é que foi feito, mas que é bom é bom?

SPEAKER 3: : ### ### ### ### Alegra o dia inteiro, isso daí. ()

SPEAKER 1: : Você falou de martíni, e o que que é? Martíni é uma bebida que a gente compra pronta, aí sei lá do que que é feito. Tem só um tipo? Não, tem doce e () Em geral, seco é melhor, porque você não fica tão tonto. Pode tomar mais. Aí você pega um copinho, ah, você põe um pedaço de gelo, né? Dá uma de fina, que nem ela quer dar Pega uma rodelinha de limão e espeta, assim, na beiradinha do cálice. Põe o bendito do martíni dentro e serve-se.

SPEAKER 3: : E tem uns assim, que é misturado vem com outra bebida branca?

SPEAKER 1: : Tem um monte de coisa misturada, né? Por exemplo, tem a () Tem o, tem Hi-Fi, que é com vodka que é uma mistura de vodka com algum treco aí, laranja, sei lá. E crush, não sei que diabo que é. Tem... como chama aquele? Cuba Libre. Isso é horrível, dá uma dor de barriga, tu vai cagar. Coca-cola com rum. Tem... Ah, tem () também. Ai Você toma a pinga com coca-cola O que que acon tece Ah, é ótimo, é dois gole e um tombo, é bom mesmo Rabo de ga

SPEAKER 3: : lho. Três dias

SPEAKER 1: :  na cama, né, (). Eu nunca tomei um () Rabo de galho é pinga misturada com alguma coisa, meu Deus do Pode imaginar para chamar rabo de galho. Eu nunca tome () Eu nunca tomei rabo de galho, mas já vi pedir muito em botequim. Botequim gosto (). Aliás, a melhor batida que você toma é em botequim? Tomando bastante em botequim. Eu vejo pedir bastante rabo de galho. Todas as batidas, as melhores batidas que eu já tomei, é em botequim. Aí você pede um Tira gosto. Que aqui chama, como é que chama? Sei lá o que é que é tira gosto. Tiragosto, criatura. Como é que chama aqui Tiragosto? ### () Juro que eu não me  lembro. () deixa que eu me lembro. Tem um nome. Você quer? ### O Tira gosto? Para tirar o gosto da pinga, para enganar, assim você bebe mais, criatura. Tem um nome () Aperitivo. Que aperitivo, menina? Aperitivo é bebida. Meu Deus, qual é a verdade? Como que chama aquilo? Tão Raspadinha, não é? (risos) Tira gosto, se não tira gosto, sei lá. ### Eu também não sei. Eu sei que é um trem que você come junto com o que você está bebendo. Mas depois de uma refeição, assim. Ah, não. A gente toma café e () chá de () E depois? ###

SPEAKER 3: : E depois? Eu vou trabalhar, que () ser dura. (risos) Mas () depois

SPEAKER 1: : Aí só se você quer dar uma de fi na () Ah, isso, para falar a verdade, juro por Deus que eu nunca ousei servir isso, nunca frequentei casa de gente que serve. Eh, eh, eh. Não conheço outras pessoas, e se alguém me servir, acho que vou ficar cagada, porque eu não estou acostumada com essas frescuras, sabe? () É a minha pura expressão da verdade, na minha casa nunca se serviu isso. Tem outra bebida quando a gente está morrendo de frio, que não é pinga, que é assim forte. Conhaque. Pode ser um whisky  ### Graças a Deus eu não vou a casamento há muitos e muitos anos. () A minha irmã foi a um.

Inf :elizmente eu acreditava nessa. Encheu. A cara de champanhe francês, porque era de um judeu milionário. Que hoje em dia a champanhe francês está na casa de judeu mesmo, né? Que brasileiro, você vai tomar uma batida muito do mixuruca. Para falar a verdade, na minha casa nunca servi essas coisas. Eu Eu já tomei champanhe francês. () Só tem pinga na minha casa. Pinga tem, de todo jeito. Champanhe eu. Tem pinga de garrafão, pinga de garrafa. ### É verdade, eu compro pinga de garra, garrafão, eu lavo o garrafão e encho. () e encho. Você sabe escolher pinga? Não, eu compro da mais barata. (riso) (risos) Olha, como eu não tomo pinga pura, eu só tomo realmente pinga misturada com qualquer coisa, para mim tanto faz. Sabe o que aconte A única pinga que eu provei Foi a do sítio, né? Lá perto do papai. Não, eu provei aquela do Zezinho, lá. Tem um sítio perto da casa do meu pai O sítio do meu pai? Que tem uma () ### É. Eu tomei essa e já. Chegar eu compro lá. Eu experimentei uma outra em Santo Amaro da Purificação. Ó

SPEAKER 3: : ###

SPEAKER 1: : Dois gole eu tomo. (riso) E aí vocês () ### Eu fui. Já fui () Eu já fui () dela.

SPEAKER 2: : Eu já vi o nome da ()bela.

SPEAKER 1: : E se faz mais alguma coisa, além da pinga? Garapa. O que que é? Garapa é a cana moída, eu não gosto diga-se de passagem que dá uma dor de barriga também. É a, é  É a cana moída, é o caldo da cana, sabe? Eles moem a cana e aquele caldo que escorre, eles chamam de garapa E quando fazem isso, fica durinho assim? Rapadura. Não gosto. Eu gosto de rapadura, eu gosto. E que tipo de açúcar que vocês usam? Refinado. Aquele outro açúcar? () Cristal. Açú car. Não, ele é escuro, não. Aquele que parece pedacinho, você diz, o cristal.  É, tem o cristal, tem o, aí é refinado e aquele outro. Pessoal. Mascavo. Como chama? É moscado. Moscado? Ai meu Deus do céu  Você nunca saiu dos, dos Então você fica aí com seu açúcar refinado, que eu fico com a parte do Brasil que me coube  ###

SPEAKER 3: : E quando tem aniversário de criança, que tipo de coisa vocês procuram () Pronta, né?

SPEAKER 1: : O que apronta? Cachorro quente, que todos gostam. () Quer dizer, pão com salsicha e mostarda. Todos gostam. ###

SPEAKER 3: : Todo mundo come.

SPEAKER 1: : Porque todo mundo não. Que tipo de bolo que você faz? É um bolo enfeitado. Em geral você põe glacê. Glacê é um, uma mistura que você faz com manteiga e leite conde Eu faço com manteiga que é leite condensado Eu bato no liquidificador. É ótimo. Melhor para criança porque o creme de chantilly azeda e esse não azeda Mas o bolo tem alguma coisa dentro? É reche ado. Pode rechear com ameixa, damasco, com o que você que A fruta pura? Não. Você compra o damasco naquela banca de laticínio da feira,(pausa) entendeu? Põe um pouquinho de água numa panela, (), damasco que o miserável é duro. Eles ficam assim, pastoso Aí você põe no e, no liquidificador, bate o damasco com leite condensado. Aí você recheia o bolo com ele. Já está pronto? Só isso? É

SPEAKER 3: : É só isso? () (risos) ###

SPEAKER 1: : ###

SPEAKER 0: : Brigadeiro. ()

SPEAKER 1: : Brigadeiro é leite condensado. Você abre a lata, despeja na panela. Para cada lata de leite condensado, você põe duas de chocolate em pó e uma de manteiga. E fica mexendo ali. Tenha santo saco de ficar mexe Quando ele desgrudar daquele fundo da panela, ele está pronto. Você deixa esfriar. Aonde? Em cima da pia, na pedra mármore da pia. Depois que ele esfriar, você passa a manteiga na mão, assim. Pega uma colherinha, põe na mão, faz uma bolinha. Passa no chocolate granulado, com chocolate partidinho. E põe numa forminha. O que mais você faz no aniversário de criança Bala. Eu não faço nada que eu não () Nem bolo (). Faz bala, gelatina. Que eu já compro pronto. Criança gosta. Eu faço pipoca. () Agora eu faço um doce de damasco, eu faço ameixa recheada. () Eu faço um doce de abacaxi. Essa ameixa recheada você dá um outro nome para ela? Olho de sogra Como é que ela é fe ita. Você pega a ameixa, parte no meio e tira o caroço e recheia com um, com doce de coco e gema () Olho de sogra com hepatite. (risos) E esse de abacaxi? De abacaxi, você moe o abacaxi, põe na panela, põe açúcar, espera dar o pon Espera dar o ponto, também faz e enrola. Aí você pede um cravinho, que chama cravo da Índia, sabe aquele pretinho? Espeta assim, põe numa forminha, uma delícia.

SPEAKER 3: : E o que que você serve de bebida para as crianças?

SPEAKER 1: : Coca-Cola e Guaraná, no geral eu meio que gosto. E investimentos?

SPEAKER 3: : E na lancheira, quando vão para a escola, o que você põe? ()

SPEAKER 1: : Minha filha, né, cara, é a única que leva lanche aqui, () Então você pega o pão puma, esse pão mole, pão de forma, (pausa) passa geleia de morango, põe uma tablete de () chocolate e uma limonada. Só a limonada? Ela leva sempre () Ela Ela gosta mais de limonada. Ela gosta de () você morde outra coisa, ela ### Se não for refrigerante, guaraná, coca-cola... Você falou de suco, ela não gosta. E aquele vermelhinho que as crianças gostam bastante?

SPEAKER 3: : As crianças aqui não gostam. É ki-suco.

SPEAKER 1: : Não, aquele outro... Groselha. Ninguém gosta de groselha nessa casa. Graças a Deus, eu acho horrível. E peixe, hein? Você gosta de peixe? Eu adoro. O que é que () eu vou e faço Eu não sei fazer, portanto não me pergunte como faz. () Eu gosto de ### Você sabe o que é moqueca de peixe, não sabe? Não sei É um peixe Ensopado, que você faz com alho, com azeite de dendê, leite de coco. É uma delícia, é bom de morrer. Eu gosto, deixa eu ver que mais de peixe ### Camarão ### Eu gosto de peixe recheado. Que mais?

SPEAKER 3: : Peixe com algum tipo de Molho. Molho de camarão.

SPEAKER 1: : Não, eu gosto de. Com molho é, é moqueca, como eu lhe disse. Que você faz numa, numa panela. Você põe, assim, as postas de peixe, aqueles pedaços de peixe assim. E E aquele pedaço de peixe põe cebola. Deixa eu ver se eu me lembro Põe bastante cebola. Põe pimentão. Põe tomate. Põe azeite de dendê Depois põe leite de coco, cozinha aquilo tudo e você come com pirão, com vatapá.